Proposta para estudo - EFEITOS COLATERAIS DO KARMA

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
O ENCOSTO
Contato:

Proposta para estudo - EFEITOS COLATERAIS DO KARMA

Mensagem por O ENCOSTO »

Como explicar o masoquismo sob a ótica espirita kardecista? Seria um efeito colateral do karma?

Imagem

Não lembro de ter visto algo no Livro dos Espiritos.

Na minha opinião, os espiritos que reencarnam masoquistas são, na verdade, ex-quitadores de karmas que acabaram gostando do sofrimento e dor que passaram.

Pessoas que nasceram saudáveis nessa vida continuaram buscando o sofrimento físico graças as lembranças de suas vidas passadas.

Acho esse tema muito interessante para estudo. Oque os espiritas-kardecistas-reencarnacionistas-quanticos poderiam falar a respeito?

É isso mesmo?
O ENCOSTO

http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

Najma
Gênero: Feminino

Re.: Proposta para estudo - EFEITOS COLATERAIS DO KARMA

Mensagem por Najma »

:emoticon12:
Imagem

Leo
Contato:

Mensagem por Leo »

Pergunta isso no receptáculo de debilóides.

Certamente eles terão uma resposta em alto nível

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Ô dó...

esperto

Mensagem por esperto »

Uma curiosidade da DE que eu queria perguntar aos espíritas é como seriam as primeiras almas qdo são criadas.Seriam muito atrasadas moralmente ? Por exemplo, um psicopata como aquele Champinha, seria a 1ª encarnação dele? E todos nós, numa outra vida, fomos tão cruéis como ele?
Evoluir sempre, tal é a lei (só o espiritismo não evolui).

O ENCOSTO
Contato:

Re: Re.: Proposta para estudo - EFEITOS COLATERAIS DO KARMA

Mensagem por O ENCOSTO »

Najma escreveu::emoticon12:

Pô. Não faz assim. A minha dúvida é sincera... :emoticon11:
O ENCOSTO

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

O ENCOSTO
Contato:

Mensagem por O ENCOSTO »

esperto escreveu:Uma curiosidade da DE que eu queria perguntar aos espíritas é como seriam as primeiras almas qdo são criadas.Seriam muito atrasadas moralmente ? Por exemplo, um psicopata como aquele Champinha, seria a 1ª encarnação dele? E todos nós, numa outra vida, fomos tão cruéis como ele?

É tolice pensar em "primeiros espiritos" tendo em vista que a criação de deus nunca acaba. Se nunca acaba, não deve ter ocorrido um inicio também.
O ENCOSTO

Botanico

Re: Proposta para estudo - EFEITOS COLATERAIS DO KARMA

Mensagem por Botanico »

O ENCOSTO escreveu:Como explicar o masoquismo sob a ótica espirita kardecista? Seria um efeito colateral do karma?

Você leu?

Na minha opinião, os espiritos que reencarnam masoquistas são, na verdade, ex-quitadores de karmas que acabaram gostando do sofrimento e dor que passaram.
Como sabe que os espíritos reencarnam masoquistas? Tem alguma prova disso (ou pelo menos algum texto espírita consagrado que diga isto)? O masoquismo é um desvio de conduta, resultado da repressão sexual na infância. O máximo que se pode dizer aqui, em termos de Espiritismo, é que aquele que por problemas na infância veio a se tornar masoquista, é um espírito em processo de quitação com a Lei de causa e efeito, ou é um espírito em provação, que está passando por essa para provar seus limites e superá-los.

Pessoas que nasceram saudáveis nessa vida continuaram buscando o sofrimento físico graças as lembranças de suas vidas passadas.
Nunca soube disso. Ao menos na literatura espírita que li, não vi qualquer correlação direta. Você mesmo falou em "ex-quitadores". Se é ex, não é atual.

Acho esse tema muito interessante para estudo. Oque os espiritas-kardecistas-reencarnacionistas-quanticos poderiam falar a respeito?
Não tem muito o que falar. Acho apenas que está se confundindo sobre certas coisas.

É isso mesmo?

aknatom
Gênero: Masculino

Mensagem por aknatom »

Vou lembrar que masoquismo não está relacionado como patologia nos órgãos internacionais de psicologia e psiquiatria, não considerado uma patologia.
Dizer que ser masoquista é desvio de conduta é um preconceito tão besta quanto dizer que ser homosexual é desvio de conduta.
Além disso, o masoquismo nem sempre tem conotação sexual... existem muitos tipos de pessoa que se sentem confortáveis quando estão co problemas e sofrendo e a perspectiva de eliminar este sofrimento assusta elas.
Mas vamos nos ater aos masoquistas sexuais, queria uma explicação melhorzinha que a de cima, afinal, não entendo qual seria a "quitação kármica" ou a "provação", já que estou gostando. Pagar karma negativo e passar por provações gostando deve ser uma maravilha... por que isso só é possível para masoquistas, pessoas que tem uma preferência sexual mais, como direi, menos exótica, isso não acontece?
The Pensêitor admitindo que estava enganado: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=53315#53315
Eu concordando plenamente em algo com o VM: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=239579#239575

Imagem

Flavio Costa
Contato:

Mensagem por Flavio Costa »

aknatom escreveu:Dizer que ser masoquista é desvio de conduta é um preconceito tão besta quanto dizer que ser homosexual é desvio de conduta.

E o pior é que muitos espíritas acham que ser homossexual é desvio de conduta mesmo. Aliás, muitos ateus também pensam assim. Só que alguns espíritas gostam de dizer que é "espírito de mulher em corpo de homem", enquanto os ateus brigam para decidir entre a genética e a experiência familiar na infância.

A questão é que homossexualidade não é uma "opção", é uma orientação que se desenvolve de maneira espontânea. Não que eu ache a homossexualidade realmente saudável, mas não a vejo como algo essencialmente diferente de ser preguiçoso, consumista ou não gostar de estudar. Coisas que são vistas com muito menos preconceito na sociedade.
The world's mine oyster, which I with sword will open.
- William Shakespeare
Grande parte das pessoas pensam que elas estão pensando quando estão meramente reorganizando seus preconceitos.
- William James
Agora já aprendemos, estamos mais calejados...
os companheiros petistas certamente não vão fazer as burrices que fizeram neste primeiro mandato.
- Luis Inácio, 20/10/2006

aknatom

Mensagem por aknatom »

Flavio Costa escreveu:
aknatom escreveu:Dizer que ser masoquista é desvio de conduta é um preconceito tão besta quanto dizer que ser homosexual é desvio de conduta.

E o pior é que muitos espíritas acham que ser homossexual é desvio de conduta mesmo. Aliás, muitos ateus também pensam assim. Só que alguns espíritas gostam de dizer que é "espírito de mulher em corpo de homem", enquanto os ateus brigam para decidir entre a genética e a experiência familiar na infância.

A questão é que homossexualidade não é uma "opção", é uma orientação que se desenvolve de maneira espontânea. Não que eu ache a homossexualidade realmente saudável, mas não a vejo como algo essencialmente diferente de ser preguiçoso, consumista ou não gostar de estudar. Coisas que são vistas com muito menos preconceito na sociedade.

Pô Flavio, estragou uma das pegadinhas... fazer espiritóides admitir seus preconceitos bestas é uma das diversões ao se conversar com eles.... :emoticon12:
The Pensêitor admitindo que estava enganado: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=53315#53315
Eu concordando plenamente em algo com o VM: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=239579#239575

Imagem

Flavio Costa
Contato:

aknatom escreveu:Pô Flavio, estragou uma das pegadinhas... fazer espiritóides admitir seus preconceitos bestas é uma das diversões ao se conversar com eles.... :emoticon12:

Eu poupei-lhes do trabalho e adiantei a explicação: é espírito feminino em corpo masculino e pronto! :emoticon16:
- William Shakespeare
Grande parte das pessoas pensam que elas estão pensando quando estão meramente reorganizando seus preconceitos.
- William James
os companheiros petistas certamente não vão fazer as burrices que fizeram neste primeiro mandato.

O ENCOSTO
Contato:

Mensagem por O ENCOSTO »

Olá Bobotanico:

Como explicar o masoquismo sob a ótica espirita kardecista? Seria um efeito colateral do karma?

Você leu?

Li. Confesso que já li livros sagrados melhores. mas o que eu mais me diverti lendo foi O Livro dos Espiritos. Consegui uma versão on-line. Não acha que eu seria trouxa a ponto de comprar essa coisa em alguma loja, certo?

Como sabe que os espíritos reencarnam masoquistas?

Onde eu disse que sei? Mostre ONDE, em minha resposta eu disse "A CIENCIA DO ESPIRITO, COM BASE EM ESTUDOS REALIZADOS NA NASA (argumento Nasa é sempre muito legal), CONCLUIU QUE ESPIRITOS PODEM REENCARNAR SADOMASOQUISTAS.

Tem alguma prova disso?

Essa foi a primeira piada de 2006. Um cara que acredita em testemunhos vem me pedir PROVAS de alguma coisa.

OK. Vamos supor que o tio da sogra do cunhado da prima de um vizinho meu é Medium e recebeu essa mensagem do Chico Xavier. Agora, você vai ser obrigado a acreditar.

(ou pelo menos algum texto espírita consagrado que diga isto)?

Quais? Serve algum do mesmo livro que diz que negros são seres inferiores?

É esse tipo de idéia que eu encontro em livros consagrados pela sua seita.

Outra coisa: Não é você mesmo quem diz que espiritos são faliveis? Eles podem ter esquecido de contar isso para o Kardec.

O masoquismo é um desvio de conduta, resultado da repressão sexual na infância.

Do dicionário:

de Leopoldo Masoch, n. pr.

s. m.,
perversão sexual em que a pessoa só tem prazer sexual ao ser maltratada física ou moralmente;

por ext. prazer que se sente com o próprio sofrimento.

Ou seja: o termo é usado para classificar qualquer pessoa que sinta prazer com o sofreimento. Não necessariamente oriundo de praticas sexuais pouco convencionais.

Mas, e se for repressão sexual sofrido na infancia? Ai a minha hipótese não é valida porque o espirito pediu para sofrer repressão sexual na infancia para que assim ficasse masoquista...

Opa! na verdade, continua válido pois ele sabia que ficaria masoquista.

O máximo que se pode dizer aqui, em termos de Espiritismo, é que aquele que por problemas na infância veio a se tornar masoquista, é um espírito em processo de quitação com a Lei de causa e efeito, ou é um espírito em provação, que está passando por essa para provar seus limites e superá-los.

Pois é. O espirito resolveu pedir para sofrer repressão sexual na infancia para quitar o karma...Oque já seria masoquismo...

Na verdade, se você analisar bem, a doutrina espirita não funciona para masoquistas.

Os masoquistas sempre irão optar pelos piores karmas, pois eles se sentem bem com a dor.

Nunca soube disso. Ao menos na literatura espírita que li, não vi qualquer correlação direta. Você mesmo falou em "ex-quitadores". Se é ex, não é atual.

Ora! O cara acha que o conhecimento do espiritual já está todo publicado pela FEB... Vou te contar... Cara, seja mais humilde.

Esse conhecimento poderia ser revelado oficialmente por algum Medium a qualquer momento.

E eu disse que um "ex quitador" pode ter encontrado prazer no seu karma e depois disso tenha ficado masoquista. isso é perfeitamente possível!

Não tem muito o que falar. Acho apenas que está se confundindo sobre certas coisas.

Ah! Cara chato.
O ENCOSTO

esperto

Mensagem por esperto »

O ENCOSTO escreveu:
esperto escreveu:Uma curiosidade da DE que eu queria perguntar aos espíritas é como seriam as primeiras almas qdo são criadas.Seriam muito atrasadas moralmente ? Por exemplo, um psicopata como aquele Champinha, seria a 1ª encarnação dele? E todos nós, numa outra vida, fomos tão cruéis como ele?

É tolice pensar em "primeiros espiritos" tendo em vista que a criação de deus nunca acaba. Se nunca acaba, não deve ter ocorrido um inicio também.

Mas cada um de nós teve um começo. Eu quero saber como que o espiritismo explica os sádicos.

Najma

Mensagem por Najma »

esperto escreveu:Mas cada um de nós teve um começo. Eu quero saber como que o espiritismo explica os sádicos.

Sadismo é mais complicado de explicar mesmo... :emoticon16:

Agora masoquismo, eu fecho com uma explicação que ouvi outro dia num programa, ãhn... como direi... muito didático ( :emoticon16: ) sobre esse tema. A sádica dizia que os homens a procuravam para saciarem o desejo de serem dominados que eles aprenderam a erotizar desde a infância, quando associavam as surras recebidas da mãe, principalmente, a manifestações de carinho.
Imagem

RCAdeBH

Mensagem por RCAdeBH »

O ENCOSTO escreveu:Como explicar o masoquismo sob a ótica espirita kardecista? Seria um efeito colateral do karma?

Imagem

É isso mesmo?

Voce deve ter muito tempo DISPONÍVEL para ficar bolando essas bobagens!

Gilghamesh
Contato:

Mensagem por Gilghamesh »

rcadebh escreveu:Voce deve ter muito tempo DISPONÍVEL para ficar bolando essas bobagens!

Deve ser o mesmo tempo que vc usa para "estudar" sua doutrina mentecapta, na vã pretenção de "evoluir" espiritualmente! :emoticon12:

Eu Sou Gilghamesh!
Versão 4.6
Eu Sou Gilghamesh!
Versão: 5.1 última versão!!!! :emoticon81:
.
:emoticon81: :emoticon81: :emoticon81: :emoticon81: :emoticon81: :emoticon81:
O Mundo só será feliz à partir do dia em que enforcarmos o último político, usando como corda, as tripas do último lider religioso e cremarmos seus corpos utilizando como combustível, seus podres livros sagrados!
.
:emoticon81: :emoticon81: :emoticon81:

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

Pretensão

Bjs

Gilghamesh
Contato:

Mensagem por Gilghamesh »

salgueiro escreveu:
Pretensão

Bjs

Thanks! :emoticon16:

Eu Sou Gilghamesh!
Versão 4.6
Eu Sou Gilghamesh!
Versão: 5.1 última versão!!!! :emoticon81:
.
:emoticon81: :emoticon81: :emoticon81: :emoticon81: :emoticon81: :emoticon81:
O Mundo só será feliz à partir do dia em que enforcarmos o último político, usando como corda, as tripas do último lider religioso e cremarmos seus corpos utilizando como combustível, seus podres livros sagrados!
.
:emoticon81: :emoticon81: :emoticon81:

O ENCOSTO
Contato:

Mensagem por O ENCOSTO »

rcadebh escreveu:

Imagem

É isso mesmo?

Voce deve ter muito tempo DISPONÍVEL para ficar bolando essas bobagens!

Tempo somos nós que fazemos.

Bem. Pela qualidade intelectual, o cara deve ser o Videomaker. Não pode existir 2 espiritóides tão estupidos num mesmo forum.

Favor providenciar o bloqueio do individuo pois ainda faltam uns 3 dias para o cara voltar.
O ENCOSTO

O ENCOSTO
Contato:

Mensagem por O ENCOSTO »

salgueiro escreveu:
Pretensão

Bjs

:emoticon1:
O ENCOSTO

Botanico

Mensagem por Botanico »

Flavio Costa escreveu:

Ah! É divertido ver essa evolução do politicamente correto...

Lá nos tempos da Santa Madre Igreja mandona, qualquer prática de sexo que não fosse o papai-mamãe era pecado e CRIME. Homossexuais acabam na cadeia (os homens, em geral, pois como na Bíblia não havia condenação ao lesbianismo, não se sabia o que fazer com as lésbicas _ aliás, a Igreja até hoje não sabe o que fazer com elas).

Aí, com o seu Freud a coisa começou a ser entendida como algo que a pessoa não consegue controlar, devido a um problema relacionado com a infância, sobretudo na área sexual, e aí então se tornou DESVIO DE CONDUTA.

E agora, nessa nossa época tão politicamente correta é o que? Será opção? Será comportamento alternativo? É o que? Podem dizer o que quiserem, mas que não é igual ao convencional, isso não é!

E também não tem muito a ver com essa questão de espírito espírito mulher encarnado em corpo de homem. Leia o livro Ação e Reação, do André Luís.

Botanico

Mensagem por Botanico »

O ENCOSTO escreveu:Olá Bobotanico:

Você leu?

Li. Confesso que já li livros sagrados melhores. mas o que eu mais me diverti lendo foi O Livro dos Espiritos. Consegui uma versão on-line. Não acha que eu seria trouxa a ponto de comprar essa coisa em alguma loja, certo?
Certo! Eu já não seria trouxa nem de ler algum livro do Quevedo on-line. Mas se você achou divertido...

Como sabe que os espíritos reencarnam masoquistas?

Onde eu disse que sei? Mostre ONDE, em minha resposta eu disse "A CIENCIA DO ESPIRITO, COM BASE EM ESTUDOS REALIZADOS NA NASA (argumento Nasa é sempre muito legal), CONCLUIU QUE ESPIRITOS PODEM REENCARNAR SADOMASOQUISTAS.
Você começou com "Em minha opinião..." Opiniões são formadas com base num ponto de partida. Estava supondo, portanto, que sabia de alguma coisa que o fez opinar assim. Mas já que confessa não saber de nada...

Tem alguma prova disso?

Essa foi a primeira piada de 2006. Um cara que acredita em testemunhos vem me pedir PROVAS de alguma coisa.

OK. Vamos supor que o tio da sogra do cunhado da prima de um vizinho meu é Medium e recebeu essa mensagem do Chico Xavier. Agora, você vai ser obrigado a acreditar.
Por que o seria?

(ou pelo menos algum texto espírita consagrado que diga isto)?

Quais? Serve algum do mesmo livro que diz que negros são seres inferiores?
Serve.
É esse tipo de idéia que eu encontro em livros consagrados pela sua seita.
E nos livros consagrados pela Ciência também... Até o dia em que começaram a ser politicamente incorretos. No Origem das Espécies, Charles Darwin achava absurdo o ser humano selecionar gado e câes para melhorar sua descendência e não fazer a mesma coisa para produzir uma descendência humana mais qualificada... E ele é um monstro sagrado adorado pela comunidade cética. Certo?

Outra coisa: Não é você mesmo quem diz que espiritos são faliveis? Eles podem ter esquecido de contar isso para o Kardec.
Ou simplesmente a sua proposta não tem nada a ver e por isso não foi dita. Também pode, não?

O masoquismo é um desvio de conduta, resultado da repressão sexual na infância.

Do dicionário:

de Leopoldo Masoch, n. pr.

s. m.,
perversão sexual em que a pessoa só tem prazer sexual ao ser maltratada física ou moralmente;

por ext. prazer que se sente com o próprio sofrimento.

Ou seja: o termo é usado para classificar qualquer pessoa que sinta prazer com o sofreimento. Não necessariamente oriundo de praticas sexuais pouco convencionais.
Cuidado ao falar de perversão... Veja só a chiadeira politicamente correta acima. Mas vamos tentar entender melhor esse problema de sadomaso. A repressão sexual na infância pode resultar em problemas que desembocam na pedofilia, sadismo ou masoquismo (e outros ismos). Foi exatamente isso que a grande defesa da moral e dos bons costumes na Inglaterra vitoriana produziu: a maior geração de pedófilos e sadomasoquistas do mundo. O masoquista NÃO GOSTA DE SOFRER. O que acontece com ele é um bloqueio psicológico, oriundo daquela repressão sexual na infância, que o fez associar o prazer sexual com punição. Ter prazer sexual é coisa tão errada que tem que ser castigado por desejá-lo. Só então após (ou durante) esse castigo é que o masoquista consente sentir orgasmo. É esse o mecanismo. Com o sadista é um processo semelhante, só que no caso dele, parte-se para o revide e não para a submissão. É isso.

Mas, e se for repressão sexual sofrido na infancia? Ai a minha hipótese não é valida porque o espirito pediu para sofrer repressão sexual na infancia para que assim ficasse masoquista...

Opa! na verdade, continua válido pois ele sabia que ficaria masoquista.
Decida-se

O máximo que se pode dizer aqui, em termos de Espiritismo, é que aquele que por problemas na infância veio a se tornar masoquista, é um espírito em processo de quitação com a Lei de causa e efeito, ou é um espírito em provação, que está passando por essa para provar seus limites e superá-los.

Pois é. O espirito resolveu pedir para sofrer repressão sexual na infancia para quitar o karma...Oque já seria masoquismo...

Na verdade, se você analisar bem, a doutrina espirita não funciona para masoquistas.

Os masoquistas sempre irão optar pelos piores karmas, pois eles se sentem bem com a dor.
Sem querer debochar da sua ignorância, mas o masoquista não nasce feito. Ele é feito durante a infância. Antes disso, ele não existia e portanto o espírito NÃO PODIA SER MASOQUISTA. Sacou?

Ora! O cara acha que o conhecimento do espiritual já está todo publicado pela FEB... Vou te contar... Cara, seja mais humilde.
Falei em FEB?
Esse conhecimento poderia ser revelado oficialmente por algum Medium a qualquer momento.
Mas o problema é velho e essa revelação já deveria então ter sido feita há tempos...
E eu disse que um "ex quitador" pode ter encontrado prazer no seu karma e depois disso tenha ficado masoquista. isso é perfeitamente possível!
Acho que não, pois o masoquista, assim como o sadô e o pedófilo são assim pois a manifestação da personalidade consciente é apenas a ponta do iceberg. O espírito guarda o conhecimento integral, mas a manifestação desse conhecimento através da condição encarnada é o que vai fazer o diferencial para efeitos "kármicos".
Traduzindo, o que acontece é que durante a vida, é feita uma memória temporária (o cérebro) que acumula as experiências da vida. A criança ao levar uma surra da mãe pois cometeu a imoralidade de tirar a roupa diante de outras, associará a idéia de que sexo é bom, mas tem que ser castigado.O espírito até sabe que a mãe era uma burra moralista, mas não tem como passar isso para a memória temporária de forma clara e precisa. Ficará ali, de forma recorrente, a associação de sexo com castigo. É feito aí o masoquista. Idem para os pedófilos e sadôs e outros. Assim então, através das sensações do corpo o espírito vai ter de curtir o seu "karma".
Não sei se fui claro, mas de qualquer forma, sei que não deve adiantar muito.

Ah! Cara chato.
Chato é o Turatti, que manda estudar as tolices quevedianas.

Flavio Costa
Contato:

Botanico escreveu:Aí, com o seu Freud a coisa começou a ser entendida como algo que a pessoa não consegue controlar, devido a um problema relacionado com a infância, sobretudo na área sexual, e aí então se tornou DESVIO DE CONDUTA.

Aknatom, mesmo que eu tenha tentado, não consegui tirar sua graça. :emoticon16:

Botanico escreveu:E agora, nessa nossa época tão politicamente correta é o que? Será opção? Será comportamento alternativo? É o que? Podem dizer o que quiserem, mas que não é igual ao convencional, isso não é!

Como eu falei, a princípio não é uma opção nem escolha, é uma inclinação espontânea... mas o que você realmente deveria explicar, sobretudo sob a luz da DE, é qual é o problema de ser não convencional. É isso que está sendo falado.

Botanico escreveu:E também não tem muito a ver com essa questão de espírito espírito mulher encarnado em corpo de homem. Leia o livro Ação e Reação, do André Luís.

:emoticon12:
- William Shakespeare
- William James

cyrix

Mensagem por cyrix »

Botânico escreveu:
E também não tem muito a ver com essa questão de espírito espírito mulher encarnado em corpo de homem. Leia o livro Ação e Reação, do André Luís.

Bem, eu não sei quanto a "Ação e Reação" , mas tem este aqui, do Emmanuel:

(...)

A vida espiritual pura e simples se rege por afinidades eletivas essencias. no entanto, através de milênios, o Espírito passa por fileira imensa de reencarnações, ora em posição de feminilidade, ora em condições de masculinidade, o que sedimenta o fenômeno da bissexualidade, mais ou menos pronunciado , em quase todas as criaturas.
O homem e a mulher serão, desse modo, de maneira respectiva, acentuadamente masculino ou acentuadamente feminina, sem especificação biológica absoluta.
À face disso, a individualidade em trânsito, da experiência feminia para a masculina ou vice-versa, ao envergar o casulo físico, demonstrará fatalmente os traços da feminilidade que terá estagiado por séculos, em que pese ao corpo de formação masculina que o segregue, verificando-se análogo processo à mulher nas mesmas circunstâncias.
Obviamente compreensíve, em vista ao exposto, que o Espírito no renascimento, entre os homens, pode tomar um corpo femino ou masculino, não apenas atendendo-se ao imperativo de encargos particulares em determinado setor de ação, como também no que concerne a obrigações genésicas.
O homem que abusou de outras faculdades genésicas, arruinando a existência de outras pessoas com a destruição de uniões construtivas e lares diversos, em muitos casos é induzido a buscar renascimento físico, em corpo morfologicamente feminino, aprendendo, em regime de prisão, a reajustar os próprios sentimentos, e a mulher que agiu de igual modo é impulsionada à reencarnação em corpo morfologicamente masculino, com idênticos fins. E, ainda, em muitos outros casos, Espíritos cultos e sensíveis, aspirando a realizar tarefas específicas na elevação de si próprios, rogam aos Instrutores da Vida Maior que os assitem a própria internação no campo físico, em vestimenta carnal oposta à estrutura psicológica pela qual transitoriamente se definem. Escolhem com isso viver temporariamente ocultos na armadura carnal, com o que garantem contra arrastamentos irreversíveis, no mundo afetivo, de maneira a perseverarem, sem maiores dificuldades, nos objetivos que abraçam.
Observadas as tendências homossexuais dos companheiros reencarnados nessa faixa de prova ou de experiência, é forçoso se lhes dê o amparo educacional adequado, tanto quanto se administra instrução à maioria heterossexual. E para que isso se verifique em linhas de justiça e compreensão, caminha o mundo de hoje para mais alto entendimento dos problemas do amor e do sexo, porquanto, à frente da vida eterna, os erros e acertos dos irmãos de qualquer procedência, nos domínios do sexo e do amor, são analisados pelo elevado gabarito de Justiça e Misericórdia. Isso porque todos os assuntos nessa área da evolução e da vida se especificam na intimidade da consciência de cada um.

Vida e Sexo, Chico Xavier/ Emmanuel, cap XXI, "homossexualidade"

O que sei de opinião espírita é isso...
Onde há dúvida,há liberdade!
Reencarnação na Bíblia

esperto

Mensagem por esperto »

Oi, Cyrix, o espiritismo tem resposta pra tudo. E qto aos psicopatas e serial-killers, como o espiritismo explica esses comportamentos ?
Evoluir sempre, tal é a lei (só o espiritismo não evolui).

Trancado