Olá Bobotanico:
Como explicar o masoquismo sob a ótica espirita kardecista? Seria um efeito colateral do karma?
Não lembro de ter visto algo no Livro dos Espiritos.
Você leu?
Li. Confesso que já li livros sagrados melhores. mas o que eu mais me diverti lendo foi O Livro dos Espiritos. Consegui uma versão on-line. Não acha que eu seria trouxa a ponto de comprar essa coisa em alguma loja, certo?
Na minha opinião, os espiritos que reencarnam masoquistas são, na verdade, ex-quitadores de karmas que acabaram gostando do sofrimento e dor que passaram.
Como sabe que os espíritos reencarnam masoquistas?
Onde eu disse que sei? Mostre ONDE, em minha resposta eu disse "A CIENCIA DO ESPIRITO, COM BASE EM ESTUDOS REALIZADOS NA NASA (argumento Nasa é sempre muito legal), CONCLUIU QUE ESPIRITOS PODEM REENCARNAR SADOMASOQUISTAS.
Tem alguma prova disso?
Essa foi a primeira piada de 2006. Um cara que acredita em testemunhos vem me pedir PROVAS de alguma coisa.
OK. Vamos supor que o tio da sogra do cunhado da prima de um vizinho meu é Medium e recebeu essa mensagem do Chico Xavier. Agora, você vai ser obrigado a acreditar.
(ou pelo menos algum texto espírita consagrado que diga isto)?
Quais? Serve algum do mesmo livro que diz que negros são seres inferiores?
É esse tipo de idéia que eu encontro em livros consagrados pela sua seita.
Outra coisa: Não é você mesmo quem diz que espiritos são faliveis? Eles podem ter esquecido de contar isso para o Kardec.
O masoquismo é um desvio de conduta, resultado da repressão sexual na infância.
Do dicionário:
de Leopoldo Masoch, n. pr.
s. m.,
perversão sexual em que a pessoa só tem prazer sexual ao ser maltratada física ou moralmente;
por ext. prazer que se sente com o próprio sofrimento.Ou seja: o termo é usado para classificar qualquer pessoa que sinta prazer com o sofreimento. Não necessariamente oriundo de praticas sexuais pouco convencionais.
Mas, e se for repressão sexual sofrido na infancia? Ai a minha hipótese não é valida porque o espirito pediu para sofrer repressão sexual na infancia para que assim ficasse masoquista...
Opa! na verdade, continua válido pois ele sabia que ficaria masoquista.
O máximo que se pode dizer aqui, em termos de Espiritismo, é que aquele que por problemas na infância veio a se tornar masoquista, é um espírito em processo de quitação com a Lei de causa e efeito, ou é um espírito em provação, que está passando por essa para provar seus limites e superá-los.
Pois é. O espirito resolveu pedir para sofrer repressão sexual na infancia para quitar o karma...Oque já seria masoquismo...
Na verdade, se você analisar bem, a doutrina espirita não funciona para masoquistas.
Os masoquistas sempre irão optar pelos piores karmas, pois eles se sentem bem com a dor.
Pessoas que nasceram saudáveis nessa vida continuaram buscando o sofrimento físico graças as lembranças de suas vidas passadas.
Nunca soube disso. Ao menos na literatura espírita que li, não vi qualquer correlação direta. Você mesmo falou em "ex-quitadores". Se é ex, não é atual.
Ora! O cara acha que o conhecimento do espiritual já está todo publicado pela FEB... Vou te contar... Cara, seja mais humilde.
Esse conhecimento poderia ser revelado oficialmente por algum Medium a qualquer momento.
E eu disse que um "ex quitador" pode ter encontrado prazer no seu karma e depois disso tenha ficado masoquista. isso é perfeitamente possível!
Acho esse tema muito interessante para estudo. Oque os espiritas-kardecistas-reencarnacionistas-quanticos poderiam falar a respeito?
Não tem muito o que falar. Acho apenas que está se confundindo sobre certas coisas.
Ah! Cara chato.