Orbe escreveu:Qual o real prejuízo para nós se essas baleias desaparecerem do planeta? O que muda na minha vida e na vida dos outros cidadãos comuns?
É difícil saber exatamente. Mas diferentemente de animais de porte e populações pequenos, como araras, ararinhas e mico-leão-dourado (ou até o boto), a extinção das baleias certamente passaria bem menos despercebida, por que não tem como não ter efeito algum o desaparecimento de animais tão grandes, que não fabricam a própria massa do nada. Esse efeito pode ou não ser relevante para as pessoas. Talvez o número de alguns tipos de aves cresça demais, podendo aumentar os vetores de algumas doenças, para humanos e outros animais (ou não); populações de espécies de peixe também podem aumentar e diminuir ainda mais, de maneira que pode ou não ser benéfica a nós, etc.
Desde antes do nascimento até bem depois de morrer (até serem totalmente decompostos) os organismos estão interagindo ecologicamente com outros, formando complexas relações de inter-dependência. Em alguns casos, como por exemplo, pumas e onças, acho que provavelmente a extinção de um ou outro não tem lá grande significância uma vez que outra espécie bem provavelmente pode substituir a outra em quase tudo. Talvez até lobos ou alguns tipos de cachorros do mato, caso as duas sumissem. Mas em todo caso, a melhor opção me parece ser mudar tão menos quanto for possível o ambiente para não fazer merda (merda sendo algo que afetasse inclusive às pessoas).
Eu acho inclusive estranho que os ecologistas mais fanáticos e que não estão nem aí para a espécie humana defendam a preservação das espécies e etc.... deveriam defender exploração mais drástica possível, prevendo algum eventual colapso ecológico e extinção da humanidade, ao menos de populações locais por fome e doenças.
Não tenho a menor preocupação com perpetuação da vida na Terra, que é praticamente inextinguível, e também nem me interessa muito depois que eu morrer mesmo. A extinção de uma espécie ou outra, é inevitável, 99% de todas as espécies já existentes se extinguiram sem qualquer ação humana, então acho bem inútil a preocupação com a arara-verde-e-azul-manca-das-laranjeiras e me causam náuseas projetos conservacionistas imbecis como aquele de "ressuscitar" a quagga (uma espécie de zebra já extinta) ou o leão bárbaro. Mas há praticas que tem efeitos bem contraproducentes para as pessoas, como pesca predatória, que mina o futuro da própria pesca, e das pessoas que dependem dela de uma forma ou outra; sem contar o risco do efeito ecológico similar àqueles joguinhos de tirar uma peça de uma montoeira, um jogador de cada vez, e perde aquele que tirar uma peça que faz a montoeira toda desabar.