Abmael escreveu:Apáte escreveu:O que acha desta primeira questão:
* Pais podem contratar filhos para sua empresa (micro ou macro);
- Não vejo problema.
Abraços,
Por quê?
Abmael escreveu:Apáte escreveu:O que acha desta primeira questão:
- Não vejo problema.
Abraços,
zumbi filosófico escreveu:Como você explica as mudanças de gosto estético/moda ao longo do tempo?
zumbi filosófico escreveu:Fazer alguem ouvir pagode desde a infância não faz essa pessoa gostar de pagode.
Me parece bastante razoável supor que os gostos culturais das pessoas sejam moldados pelo ambiente cultural, resultando que, por exemplo, numa país/região/família onde um estilo musical seja bastante popular, as pessoas aí nascidas, em contato com esse estilo musical desde a infância, irão gostar desse estilo musical. Qual seria a alternativa? Genes para gostar de pagode?
zumbi filosófico escreveu:Uma coisa é fazer as pessoas copiarem o visual de um famoso qualquer. Outra bem diferente é alterar as preferências pessoais dessas pessoas a ponto de não considerarem mais uma determinada coisa bonita. Mulher que não gosta de franja, continuará a não gostar mesmo que a atriz da novela use. E vice-versa.
Esse exemplo parece um espantalho dado de bandeja. Moda de penteados muda bastante, e bem rapidamente, possivelmente até mesmo desse modo que você descreveu.
É claro que não é uma coisa como uma máquina de zumbificação em massa; aparece qualquer atriz fazendo qualquer papel com qualquer penteado, e então no dia seguinte todas vão ao cabelereiro querer o mesmo penteado.
Ora, quanta complicação, existem dois motivos:Orbe escreveu:Não sei. Ainda busco uma explicação sobre como alguem desenvolve suas preferências por cada coisa. Essa explicação do meio cultural não me convence. Conheço diversas pessoas que tem preferências totalmente divergentes do meio cultural em que foram criadas desde pequenas.
Li há algum tempo (nem lembro onde) que os 5 sentidos são bem específicos para cada pessoa. A pessoa X não ouve a mesma música que a pessoa Y da mesma exata maneira. Há diferenças mínimas. O mesmo para visão e outros sentidos. É possível que isso influencie a apreciação de um tipo de música, de um tipo de textura, de um tipo de sabor...
Ad hominem. Ah, e você não é nem original, isso se chama "posta e foge".Abmael escreveu:- Não escreve coisa com coisa, nem vou perder tempo, bye.
Abraços,
Orbe escreveu:Não sei. Ainda busco uma explicação sobre como alguem desenvolve suas preferências por cada coisa. Essa explicação do meio cultural não me convence. Conheço diversas pessoas que tem preferências totalmente divergentes do meio cultural em que foram criadas desde pequenas.
Li há algum tempo (nem lembro onde) que os 5 sentidos são bem específicos para cada pessoa. A pessoa X não ouve a mesma música que a pessoa Y da mesma exata maneira. Há diferenças mínimas. O mesmo para visão e outros sentidos. É possível que isso influencie a apreciação de um tipo de música, de um tipo de textura, de um tipo de sabor...
A moda muda facilmente, os gostos não. Uma mulher pode gostar de franja e não usar só porque não está na moda. Quando a moda volta, ela volta a usar. Enquanto há outras que nunca vão usar, independentemente de estar na moda ou não.
Eu acho dificíl que seja a mídia que molde os gostos da população. A mídia lança, elimina e ressucita modas, mas não acho que altere as preferências pessoais do público.
Anansi escreveu:Abmael escreveu:Apáte escreveu:O que acha desta primeira questão:
- Não vejo problema.
Abraços,
Por quê?
zumbi filosófico escreveu:Qual é a diferença de se contratar apenas filhos e familiares, a despeito de capacitação, e se contratar qualquer um por qualquer critério que se queira, como racial?
zumbi filosófico escreveu:Qual é a diferença de se contratar apenas filhos e familiares, a despeito de capacitação, e se contratar qualquer um por qualquer critério que se queira, como racial?
Abmael escreveu:zumbi filosófico escreveu:Qual é a diferença de se contratar apenas filhos e familiares, a despeito de capacitação, e se contratar qualquer um por qualquer critério que se queira, como racial?
- Já respondi também, porque há leis que regulam isso e estas leis dizem que não pode.
Abraços,
SickBoy escreveu:zumbi filosófico escreveu:Qual é a diferença de se contratar apenas filhos e familiares, a despeito de capacitação, e se contratar qualquer um por qualquer critério que se queira, como racial?
acho que o problema é em explicitar as causas da não-contratação.
Abmael escreveu:zumbi filosófico escreveu:Qual é a diferença de se contratar apenas filhos e familiares, a despeito de capacitação, e se contratar qualquer um por qualquer critério que se queira, como racial?
- Já respondi também, porque há leis que regulam isso e estas leis dizem que não pode.
SickBoy escreveu:zumbi filosófico escreveu:Qual é a diferença de se contratar apenas filhos e familiares, a despeito de capacitação, e se contratar qualquer um por qualquer critério que se queira, como racial?
acho que o problema é em explicitar as causas da não-contratação.
Procedure escreveu:Abmael escreveu:zumbi filosófico escreveu:Qual é a diferença de se contratar apenas filhos e familiares, a despeito de capacitação, e se contratar qualquer um por qualquer critério que se queira, como racial?
E se por acaso estivéssemos em um país onde as leis validassem a contratação, em meio privado, por critérios racistas mas não permitissem a contratação de parentes próximos? Você seria, então, favorável a isso só porque está na lei?
Não é possível que o seu senso de ética esteja tão subordinado ao que está escrito no papel da constituição.
ímpio escreveu:Isso é óbvio, mas não estamos apenas nos perguntando quais são as leis ou as possíveis interpretações delas, e sim como elas deveriam ser.
ímpio escreveu:Eu quero é saber se acham que deve realmente ser legal o nepotismo nos negócios privados, mas não contratações por critérios raciais, estéticos e outros diversos, mesmo que não se considere que influenciem na capacitação.
ímpio escreveu:O que o Ápate e os outros maniqueísto-esquerdistas
ímpio escreveu:estão argumentando é que um quase que "implica" no outro por serem bem parecidos nesse sentido de "critérios que não influem na capacitação", e de "o problema é do contratante", assim, para algo mais consistente, teria que se ter ou ambos legalizados ou ilegalizados. Ainda que, teoricamente, a lei pudesse ser tão arbitrária quanto se possa imaginar, colocando coisas como que apenas candidatos entre 20 e 25 anos podem ser discriminados racialmente, e apenas entre 25 e 30 anos por outros critérios estéticos, e que todos os canhotos albinos poliglotas devem ser contratados para qualquer vaga que seja, se se oferecerem ao cargo.
ímpio escreveu:Esses dois critérios são suficientemente diferentes para que um deva ser legal e o outro não?
Apáte escreveu:(pois ele não está pregando ódio contra negros, apenas expondo que não gosta deles)
SickBoy escreveu:Apáte escreveu:(pois ele não está pregando ódio contra negros, apenas expondo que não gosta deles)
linha tênue
-não estou pregando o ódio, só acho que.. eles são INFERIORES... (foi mal aí,TODAS AS PESSOAS da raça negra). numa boa, nada pessoal. é só por isso que não estou contratando
pra mim isso é solapar o conceito de sociedade igualitária.
dizer que só contrata a raça X ofende aqueles que são da raça X, Y e Z. Já dizer que você vai contratar o seu filho apesar da incompetência do moleque, só mostra as pessoas que você inevitavelmente ama aquela praga.
Apáte escreveu:SickBoy escreveu:Apáte escreveu:(pois ele não está pregando ódio contra negros, apenas expondo que não gosta deles)
linha tênue
-não estou pregando o ódio, só acho que.. eles são INFERIORES... (foi mal aí,TODAS AS PESSOAS da raça negra). numa boa, nada pessoal. é só por isso que não estou contratando
pra mim isso é solapar o conceito de sociedade igualitária.
dizer que só contrata a raça X ofende aqueles que são da raça X, Y e Z. Já dizer que você vai contratar o seu filho apesar da incompetência do moleque, só mostra as pessoas que você inevitavelmente ama aquela praga.
E você acha que um deputado pode contratar o filho pro seu gabinete, ganhando um salário altíssimo, sem a menor competência?
Esta é a diferença entre o particular e o público. Não é mais justo, mais nobre, mais belo, contratar um filho apenas por ser filho. Simplesmente é um critério, arbitrário e individual como qualquer outro, que o empregador deve ter a liberdade de usar.
Já inferior é uma palavra bem vaga. Moral/fisica/intelectualmente ou simplesmente quem tem menos melanina é superior?
E não importa. Se um religioso me julga inferior por não ser da igreja dele, não estou nem aí
desde que ele não pregue que eu deva ser exterminado ou coisa do tipo, pouco me importa se ele não me dá emprego na livraria evangélica dele.
Apáte escreveu:ímpio escreveu:Esses dois critérios são suficientemente diferentes para que um deva ser legal e o outro não?
Não, não são!
certo, todos podem colocar em seu comércio que não vendem para negros, não contratam negros, negros não são bem-vindos, tudo em nome da propriedade privada e da liberdade de expressão, e assim um etnia inteira será segregada. os conflitos emergeriam e nada poderia-se fazer. com a situação atual, não é dificil imaginar as pessoas fazendo isso em relação a migrantes dentro de um mesmo país, estado, região.
SickBoy escreveu:putz, não misture as coisas ápate, isso é gestão pública, ninguém pode sequer contratar por critérios arbirtrários. claro que estou me referindo a esfera privada.
Apáte escreveu:Esta é a diferença entre o particular e o público. Não é mais justo, mais nobre, mais belo, contratar um filho apenas por ser filho. Simplesmente é um critério, arbitrário e individual como qualquer outro, que o empregador deve ter a liberdade de usar.Sickboy escreveu:hummm
Sickboy escreveu:só imaginei um critério ofensivo, apenas.
Sickboy escreveu:o problema é se esse religioso te preterir num emprego ápate, e aí você é afetado diretamente
e, que eu saiba, não estamos discutindo o que o Ápate liga ou não.
Sickboy escreveu:certo, todos podem colocar em seu comércio que não vendem para negros, não contratam negros, negros não são bem-vindos, tudo em nome da propriedade privada e da liberdade de expressão, e assim um etnia inteira será segregada. os conflitos emergeriam e nada poderia-se fazer.
Sickboy escreveu:todos podem colocar em seu comércio que não vendem para negros, não contratam negros, negros não são bem-vindos, tudo em nome da propriedade privada e da liberdade de expressão, e assim um etnia inteira será segregada. os conflitos emergeriam e nada poderia-se fazer.
Sickboy escreveu:com a situação atual, não é dificil imaginar as pessoas fazendo isso em relação a migrantes dentro de um mesmo país, estado, região.
Sickboy escreveu:eu já desconfiava como era o mundo encantado do ápate, agora tenho certeza.
zumbi filosófico escreveu:certo, todos podem colocar em seu comércio que não vendem para negros, não contratam negros, negros não são bem-vindos, tudo em nome da propriedade privada e da liberdade de expressão, e assim um etnia inteira será segregada. os conflitos emergeriam e nada poderia-se fazer. com a situação atual, não é dificil imaginar as pessoas fazendo isso em relação a migrantes dentro de um mesmo país, estado, região.
[faz de conta] Mas como todas as raças podem fazer o mesmo, nenhuma é verdadeiramente afetada. [/faz de conta]
zumbi filosófico escreveu:O governo não pode fazer coisas que consideremos imorais; apenas pessoas podem. E a imoralidade, essencialmente consiste em má utilização do dinheiro público.
ímpio escreveu:só podem contratar membros da própria família até certo ponto, uma hora ou outra a família e amigos "acabam" e tem que começar a contratar gente de fora.
ímpio escreveu:E ao mesmo tempo, se todos podem fazer isso (o que nem quer dizer que farão), a coisa acaba anulando a si mesma em algum grau; eu não te contrato porque você não é da minha família, mas também você acaba sendo contratado por alguém da sua família, que por sua vez não contrata ninguém da minha ou de outra qualquer.
Apáte escreveu:A coisa complica apenas para hipotéticos eventuais órfãos e etc, ainda assim, numa situação praticamente surreal, já que não me lembro de já ter havido luta pelos direitos dos não-familiares e coisas do gênero, enquanto coisas como placas com dizeres como "proibido cães e chineses" em restaurantes não são fictícias.
Apáte escreveu:Já a discriminação racial, principalmente numa situação onde há uma maioria racial com maior poder econômico,
ímpio escreveu:tem um efeito muito mais nocivo para um número muito maior de pessoas, porque muito provavelmente terá de sobra candidatos da raça desejada que possam ser contratados (sem necessariamente perdas em qualificação, já que seriam a maioria) em detrimento de candidatos de outras raças, que tem então maior dificuldade em encontrar emprego, gerando toda a "guetização", separatismo/racismo, promoção da necessidade de políticas de cotas e bem-estar-social (ambas podendo agravar ainda mais o problema), e etc e tal.
Apáte escreveu:ímpio escreveu:só podem contratar membros da própria família até certo ponto, uma hora ou outra a família e amigos "acabam" e tem que começar a contratar gente de fora.
Então digamos que os melhores cargos ficaram para os familiares, mesmo não merecendo-os.
ímpio escreveu:E ao mesmo tempo, se todos podem fazer isso (o que nem quer dizer que farão), a coisa acaba anulando a si mesma em algum grau; eu não te contrato porque você não é da minha família, mas também você acaba sendo contratado por alguém da sua família, que por sua vez não contrata ninguém da minha ou de outra qualquer.
Você é tão retórico, mas tão retórico, que isto foi justamente o que você criticou em seu post logo abaixo.
"[faz de conta] Mas como todas as raças podem fazer o mesmo, nenhuma é verdadeiramente afetada. [/faz de conta]"
Ora, se negros não contratam brancos e brancos não contratam negros, todo mundo sai feliz, assim como o exemplo da família que você deu.
Apáte escreveu:A coisa complica apenas para hipotéticos eventuais órfãos e etc, ainda assim, numa situação praticamente surreal, já que não me lembro de já ter havido luta pelos direitos dos não-familiares e coisas do gênero, enquanto coisas como placas com dizeres como "proibido cães e chineses" em restaurantes não são fictícias.
Mesmo? Eu costumo ver "proibido fumantes"!
Apáte escreveu:Já a discriminação racial, principalmente numa situação onde há uma maioria racial com maior poder econômico,
Ora, mais eu pensei que 99% das riquezas mundiais estavam na mão de 5 famílias?
Procedure escreveu:Abmael escreveu:zumbi filosófico escreveu:Qual é a diferença de se contratar apenas filhos e familiares, a despeito de capacitação, e se contratar qualquer um por qualquer critério que se queira, como racial?
E se por acaso estivéssemos em um país onde as leis validassem a contratação, em meio privado, por critérios racistas mas não permitissem a contratação de parentes próximos? Você seria, então, favorável a isso só porque está na lei?
Não é possível que o seu senso de ética esteja tão subordinado ao que está escrito no papel da constituição.