Apáte escreveu:Sickboy escreveu:pergunto. e se um dos funcionários quiser parar? consequentemente perderá o emprego caso se manifeste, ou passará então a ser fumante passivo pra não "comprar briga" com o patrão?
Ora, se quiser parar, que pare. Duvido muito que esteja no contrato que ele é obrigado a fumar.
apesar de não estar no contrato, passivamente ele está sendo obrigado, pra trabalhar ele precisa atender as condições impostas pelo empregador, que demite quem reclama do cigarro.
o cara precisa sopesar entre a saúde e o emprego. muito bacana
O patrão dele só não é obrigado a construir uma salinha toda especial, com papel de parede de coraçãozinho pra ele.
o patrão pode simplesmente dar pequenas pausar para o fumante, assim como se faz para irem ao banheiro ou tomar um café. essa é a política de boa parte das empresas, e ninguém morre por causa disso.
Sickboy escreveu:falou bem, o folgado. fumar em locais fechados prejudica outras pessoas. não fumar não faz mal a ninguém
Não, e daí? Não é proibido fumar em escritórios
falar em proibição já depende das leis de cada país. mas em geral, costuma-se ser proibido fornecer ambientes insalubres no local de trabalho, os direitos trabalhistas já estão bem avançados. não empregam mais criança e nem mesmo e se a empresa oferece condições que prejudiquem a saúde do trabalhador, esse pode processar a empresa. vide os vários casos de LER/DORT
e foi o dono quem tomou a decisão, para não ter despesas maiores.
[ilovefoxes]
SENTIMENTALISMO. VIDEOMAKER
[/ilovefoxes]
Eu sou o primeiro aqui a defender a proibição do cigarro em locais públicos. Até mesmo na rua, não acho que seria absurdo se o cigarro fosse proibido.Sickboy escreveu:não serem perturbadas pela fumaça alheia em locais públicos.
não vejo sentido de proibição na rua, só em ambientes fechados
Sickboy, só lembrando que esta questão do emprego é diferente do entra ou não-entra em tal lugar. Fumante nenhum que eu saiba foi proibido de entrar num restaurante, nem mesmo de levar cigarros ao mesmo, só foi proibido de fumar lá dentro.
Já o emprego muitos nem contratam só por ser fumante, independente dele fumar ou não no trabalho, talvez com o argumento que fumantes sem cigarro não "se concentram". O dono deste escritório só fez a mesma coisa: como todos eram fumantes, e não-fumantes não "se concentram" quando estão sendo incomodados pelo cigarro, decidiu contratar só fumantes
Olha só. um cara que defende que empresários podem contratar por critérios raciais/sexuais, se queixando disso, é realmente engraçado.
Mas vamos lá, nos casos onde o fumante não fuma no ambiente de trabalho, atende a todos os requisitos do cargo, mas é preterido APENAS porque fuma, nesses casos eu também sou contra, e acho que o empresário também é passível um processo por discriminação, mas repare, tanto no caso onde o empresário não contrata um negro ou uma mulher por discriminação, é preciso que haja uma declaração direta por parte do empresário de que não irá contratar por tal motivo. apenas não contratar num negro, mulher ou fumante não caracteriza a discriminação
creio que é preciso se levar em consideração o fato do cigarro ser um vício