Apo escreveu:Claudio Loredo escreveu:Poderia ter morrido sem ter inspirado aquele chatice...
A Bossa Nova é conhecida no mundo inteiro. Ela está presente nos filmes americanos e europeus. Ela pode ser ouvida em qualquer parte do globo terrestre e possui admiradores no mundo inteiro. Apenas no Brasil existem pessoas que não gostam da Bossa Nova e a acham uma chatisse. No restante do mundo só existe admiração a este grande estilo musical que deveria ser motivo de orgulho para todo brasileiro.
Papo furado, contado por brasileiro e repetido eternamente. Alguns países ouvem e gostam como gostam de coisas exóticas do mundo todo. E fazem parcerias com outros estilos do mundo todo também.
Aquilo é uma chatice sem tamanho.
Se fosse esta maravilha toda,não seriam outras coisas muito mais ouvidas e vendidas no mundo todo.
Não sei que tanto orgulho.
Não precisamos ter orgulho. Precisamos apenas sentir se é bom ou não. O mundo que se dane.
E quem disse que APENAS no Brasil não gostam de bossa nova? Tem gente que gosta e gente que não gosta em qualquer lugar onde ela possa ser ouvida. Um amigo meu francês acha um saco, dá sono. Outro americano morre de rir daquele churumela.
Não é papo furado, nem exagero, não. Pra quem tem vida ativa fora do Brasil é uma surpresa perceber e ver que a Bossa Nova é profundamente admirada, cantada, estudada, tocada pela maioria das pessoas. Eu me supreendo em achar toneladas de bossa nova nos computadores de meus colegas norte-americanos e europeus.
Fui casada com um americano, e namorada de um outro, ambos encantados por Bossa Nova, bem como muito e diferentes ramos de nossas músicas, Bahia também é uma forte expressão fora da terrinha, os tambores tem poder!!
Vanessa da Mata pode ser escutada em bares alemães de pequenas cidades, as oito da noite, em plena segunda-feira. Mas quando a gente sai na noite, nos bares europeus, é impressionante o efeito quando pessoas de nacionalidades distintas, em mesas distintas, tocando muitos sons americanos conhecidos, de artistas consagrados e conhecidos nas terras tupiniquins e nordicas, se sentam ao piano e tocam diversas músicas de bossa nova.
Dai cantoras americanas e latinas, não-brasileiras (meras moças e senhoras que sairam pra paquerar, conversar e dançar na noite de sexta) saem de suas mesas e com seus sotaques, cantam em português, as letras da bossa nova.
Os colegas voltam os olhos pra mim, sempre, e querem saber se são brasileiras, e eu digo, não. Dai todos que olham pra meu estilão, de mestiça latina não-identificável sorriem: É brasileira! Brasil! E querem saber de Tom, de Vinícius, de Toquinho, das letras, de como aconteceu, alguns vieram ao Brasil, acham lindo, nos acham lindos. De Ipanema e de copacabana. como é lindo o Brasil.
É um orgulho, e nos sentimos bem, temos muito pra nos orgulharmos, principlamente de nossa arte, e de nossa capacidade e desenvoltura na dança.
Além de nossa instigante e diferencial beleza mestiça.
Viajar pelo mundo, morar em aeroportos, perder vôos e ter que dormir de país em país esperando o vôo do dia seguinte mostra que somos muito mais queridos e admirados do que pensamos. "Donde eres?", "where are you from?" Perguntam em hoteis, bares e restaurantes, quando falo o português que mais parece russo pra eles, quáquáquá! Que lingua é essa? "Ah! POrtuguês!!!!" Brasileira! E lá vem que lindo Brasil...
No mais, bom, ou não, em termos de artes é pessoal. O que não temos capacidade é pra discuitr em termos técnicos, amenos que entendamos do trem. Meu irmão é músico, professor da Villa Lobos, e sempre me diz que coisas estranhas e desagradáveis podem ser geniais, apesar de contiuarem sendo desagradáveis e estranhas aos nossos ouvidos. Arte é arte. Movimentos modernos de arte foram considerados porcarias, Van Gogh era um lixo. Não vendeu nada, só uma tela em vida.
Arte é sentir, nem sempre nos faz sentir bem, por que é emoção, e o que a emoção traz, para cada um ... bem nao é a mesma coisa!