Quem disse que o racismo parou em Kardec?

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Apo
Gênero: Feminino

Re: Re.: Quem disse que o racismo parou em Kardec?

Mensagem por Apo »

O ENCOSTO escreveu:
Benetton escreveu:
Vamos lá. Não quis justificar nada. Pelo contrário. Admiti, como os outros amigos Espíritas, que Kardec não foi canonizado e, claro, não era nenhum santo infalível. Daí sua condição de simples humano e sujeito a erros.

Apego à Doutrina? Mas estamos justamente criticando algumas de suas falhas!?! Que "apego" é esse que rejeita e reconhece falhas no legado deixado pelo principal responsável pela sua criação?

Já vi espiritas falando que Kardec era o humano mais integro na epoca. Ele era, moralmente, superior a qualquer outro habitante da europa naquele periodo.

E os espiritos superiores, por isso, o selecionaram para receber suas mensagens.

Isso é fato?

Também já ouvi. Deve ser por sua noção tão "clara" das diferenças entre as raças e seus espíritos mais ou menos superiores, tudo traduzido a ele pelos próprios espíritos, que também aceitavam isto como verdade.

Isto era integridade naqueles tempos, ou era aceito como normal, segundo dizem também alguns espíritas, aqui mesmo no RV.
Imagem

Benetton
Gênero: Masculino
Contato:

Mensagem por Benetton »

Tranca escreveu: Firinfinfar é uma expressão mais velha que cagar de cócoras.

O guitarrista que sai do tom ou erra quando sola dá uma "firinfinfada". Assim como o argumentador que se vale de raciocínios incorretos ou falácias para chegar a uma conclusão, sem utilizar-se de má-fé, dá uma firinfinfada. Erra a mão, pisa na bola. Sacou?

Já erros de digitação são perfeitamente escusáveis: no caso aludido, é "toscas" mesmo o que quis dizer.

Uia! Se o termo "Firinfinfar" é tão antigo como cagar de cócoras, então essa palavra já existia desde o tempo dos homens das cavernas? Puxa! Como o a linguagem em português "brasileiro" é antiga, não?

Mas é lógico que, pelo contexto, a palavra "Firinfinfar" dava a entender que era um "escorregão", "vacilo", etc. Eu só tava de zoação, Sr. Tranca Ruas das Almas ( É esse o seu nome completo, não? )

Tranca escreveu:Quem concorda com tudo o que foi escrito sobre a suposta inferioridade de outras "raças" perante o homem caucasiano, concorda com pontos de vista racistas, e acaba o assunto.

Só que quem se utiliza de anacronismos - tentando dizer que na época de Kardec todos pensavam assim, então ele podia pensar assim, pois era a opinião vigente até entre espíritos evoluídos que deveriam ser um pouco mais "evoluídos" :emoticon16: - e contextualização ou outros meios para tirar o do Kardec e de outros da reta, está tentando justificar.

Olha Tranca, Eu sinceramente pouco me importo se kardec seguia ou não os ditames científicos da época. Esse legado infeliz foi deixado em "Obras Póstumas", de Kardec, e não era um tratado recebido por psicografia. É certo que um segmento desse foi inserido no livro dos Espíritos, mas se não me engano, foi uma arbitrariedade da FEB.

Entenda, Tranca, o que escrevo aqui e agora não é uma tentativa de Livrar Kardec e Cia de qualquer crítica. Não estou justificando um erro cometido no passado. Pelo contrário : Estou pondo o dedo na ferida e reconhecendo uma cagada ( não de cócoras, pois essa é mais velha ) que deve ser lavada e, dada a sua total incoerência, os Espíritas de hoje não deveriam levá-la a sério e não segui-la.

Tranca escreveu:Acho você não entendeu. Apego à religião e sua aura de "religião ou doutrina mais evoluída" ou a imagem do espiritismo como uma doutrina mais evoluída ao ponto de querer justificar suas falhas, como tem sido feito, mesmo que aceitando-as.

Então os Espíritas devem abandonar todo o Espiritismo porque no passado houve algumas falhas na codificação? É isso que Você quer dizer?

Nunca disse que minha Doutrina fosse mais evoluída a ponto de querer justificar suas falhas. Tenho-a como uma filosofia, ideologia, religião, etc, que apresenta suas virtudes e defeitos. Procuro filtrar o que me parece lógico e descartar o que julgo impróprio. Isso é querer justificar algum erro? Sinceramente, não penso assim.

Tranca escreveu:Mas e eu com isso? O que eu disse é que este assunto não estava em pauta.

O problema é que a comparatividade mostra que temos liberdade de pensar, raciocinar e criticar até mesmo aquilo que os outros julgam ser sagrados para nós. Não temos nada de sagrado, santo ou infalível.

Tranca escreveu:Só que tentam "justificar", mesmo aceitando que há falhas. E isso porque parece que não é para o espírita fácil aceitar não o fato de que Kardec era humano e falível, mas que a visão de mundo construída a partir dos preceitos espíritas codificados por Kardec estaria um pouco abalada ou desencantada a cada falha reconhecida, até o ponto de colocar toda esta história de mundo espiritual em cheque. Ora, se os espíritos evoluídos disseram muita bobagem, ou eles não eram tão evoluídos assim ou a bobagem era mesmo fruto da cabeça dos médiuns - agindo conforme o comum e corrente em sua época - e os espíritos nem mesmo existem. Isso pode passar pela cabeça do espírita, ao vislumbrar as falhas, incorreções, etc. Então, para negar, tenta-se escusar Kardec, Emmanuel, o escambau de bico de algum modo. Sacou? :emoticon16:

Justificar mesmo aceitando que há falhas ... Eu não me senti assim. Posso ter sido entendido como tal, mas sinceramente não tive essa intenção.

Já disse que, o que fez Kardec escrever "Obras Póstumas" ( diga-se de passagem, esse livro não faz parte da Codificação ) foi um problema dele, não das psicografias registradas nos 5 livros básicos. Já disse que parte da "cagada" foi enxertada no LE, por arbitrariedade da FEB. Isso, na minha opinião, não é justificar os erros e sim esclarecer e reconhecer os defeitos da Doutrina.

Tranca escreveu:Just kidding.

E eu também! :emoticon16:

Tranca escreveu:
É incalculável a perda que o RV sofreu com seu banimento.

O fundo preto do fórum é sinal de luto eterno pelo seu passamento virtual aos umbrais do RV.

Arráááá!!!!!!!!!

Eu sabia que o seu amor pelo VideoMaker era verdadeiro e incontido. Não adianta tentar dar ares de brincadeira a algo tão sério. Ah, finalmente Você extravasou os seus mais puros sentimentos em relação ao VM.

E nem tente justificar dizendo que estava "Just kidding". Agora é tarde!

Essa sua confissão será usada sempre que o assunto voltar à baila. Vou mandar um e-mail para ele dizendo que Você, o Tranca Ruas das Almas está arrependido e quer declarar o seu amor por ele em público, deixando claro que o Vídeo sempre terá um lugar no seu coração que, embora empedernido por esse ateísmo cruel, ainda nutre uma atração incontrolável pela sedução que o VM lhe provocou.

Veja, não tenha vergonha de ser assim, pois isso ocorre nas melhores famílias. Observe que o mesmo acontece com o Emmmcri e o Encosto. O Emmmcri vive xingando o bom e velho Encosto, mas no fundo, todos os Foristas do RV têm plena convicção que eles são apaixonados um pelo outro. Pena que o malvado Acauan separou os dois. Mas isso só reforça esse sentimento incontido, e quando ele voltar, vai começar tudo de novo. A isso podemos chamar de "Paixão recolhida".

:emoticon12:
Editado pela última vez por Benetton em 19 Fev 2008, 09:18, em um total de 9 vezes.

" Duvidar de tudo ou acreditar em tudo são duas soluções igualmente cômodas : Ambas nos dispensam do trabalho de pensar. "

Jules Henri Poincare - Físico e Matemático Francês.

"Sempre que possivel, converse com um saco de cimento. Nessa vida só devemos acreditar no que é concreto."

Autor Desconhecido.

Apo
Gênero: Feminino

Mensagem por Apo »

O ENCOSTO escreveu:
Benetton escreveu:
Vamos lá. Não quis justificar nada. Pelo contrário. Admiti, como os outros amigos Espíritas, que Kardec não foi canonizado e, claro, não era nenhum santo infalível. Daí sua condição de simples humano e sujeito a erros.

Apego à Doutrina? Mas estamos justamente criticando algumas de suas falhas!?! Que "apego" é esse que rejeita e reconhece falhas no legado deixado pelo principal responsável pela sua criação?

Já vi espiritas falando que Kardec era o humano mais integro na epoca. Ele era, moralmente, superior a qualquer outro habitante da europa naquele periodo.

E os espiritos superiores, por isso, o selecionaram para receber suas mensagens.

Isso é fato?

Também já ouvi. Deve ser por sua noção tão "clara" das diferenças entre as raças e seus espíritos mais ou menos superiores, tudo traduzido a ele pelos próprios espíritos, que também aceitavam isto como verdade.

Isto era integridade naqueles tempos, ou era aceito como normal, segundo dizem também alguns espíritas, aqui mesmo no RV.
Imagem

Tranca

Re.: Quem disse que o racismo parou em Kardec?

Mensagem por Tranca »

Arráááá!!!!!!!!!

Eu sabia que o seu amor pelo VideoMaker era verdadeiro e incontido. Não adianta tentar dar ares de brincadeira a algo tçao sério. Ah, finalmente Você extravasou os seus mais puros sentimentos em relação ao VM.

Essa sua confissão será usada sempre que o assunto voltar à baila. Vou mandar um e-mail para ele dizendo que Você, o Tranca Ruas das Almas está arrependido e quer declarar o seu amor por ele em público, deixando claro que o VM sempre terá um lugar no seu coração que, embora empedernido por esse ateísmo cruel, ainda nutre uma atração incontrolável pelo sedução que o VM lhe provocou.

Veja, não tenha vergonha de ser assim, pois isso acontece nas melhores famílias. Observe que o mesmo acontece com o Emmmcri e o Encosto. O Emmmcri vive xingando o bom e velho Encosto, mas no fundo, todos os Foristas do RV têm plena convicção que eles são apaixonados um pelo outro. Pena que o Acauan separou os dois. Mas isso só reforça esse sentimento recolhido, e quando ele voltar, vai começar tudo de novo. A isso podemos chamar de "Paixão recolhida".

Não sei porque todo espírita quando quer pegar no pé de alguém neste fórum, inicia com questionamentos à masculinidade do interlocutor ou insinuações homossexuais.

Deve ser para extravazar alguma frustração reinante no meio onde se encontram.

Pobres almas.
Palavras de um visionário:

"Seria uma ressurreição satânica retirarmos Lula e Brizola - esse casamento do analfabetismo econômico com o obsoletismo ideológico - do lixo da história para o palco do poder."

Roberto Campos

Benetton
Contato:

Mensagem por Benetton »

Tranca escreveu:
Arráááá!!!!!!!!!

Eu sabia que o seu amor pelo VideoMaker era verdadeiro e incontido. Não adianta tentar dar ares de brincadeira a algo tão sério. Ah, finalmente Você extravasou os seus mais puros sentimentos em relação ao VM.

Essa sua confissão será usada sempre que o assunto voltar à baila. Vou mandar um e-mail para ele dizendo que Você, o Tranca Ruas das Almas está arrependido e quer declarar o seu amor por ele em público, deixando claro que o VM sempre terá um lugar no seu coração que, embora empedernido por esse ateísmo cruel, ainda nutre uma atração incontrolável pela sedução que o VM lhe provocou.

Veja, não tenha vergonha de ser assim, pois isso ocorre nas melhores famílias. Observe que o mesmo acontece com o Emmmcri e o Encosto. O Emmmcri vive xingando o bom e velho Encosto, mas no fundo, todos os Foristas do RV têm plena convicção que eles são apaixonados um pelo outro. Pena que o Acauan separou os dois. Mas isso só reforça esse sentimento incontido, e quando ele voltar, vai começar tudo de novo. A isso podemos chamar de "Paixão recolhida".

Não sei porque todo espírita quando quer pegar no pé de alguém neste fórum, inicia com questionamentos à masculinidade do interlocutor ou insinuações homossexuais.

Deve ser para extravazar alguma frustração reinante no meio onde se encontram.

Pobres almas.

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Editado pela última vez por Benetton em 15 Fev 2008, 14:41, em um total de 2 vezes.

" Duvidar de tudo ou acreditar em tudo são duas soluções igualmente cômodas : Ambas nos dispensam do trabalho de pensar. "

"Sempre que possivel, converse com um saco de cimento. Nessa vida só devemos acreditar no que é concreto."

Autor Desconhecido.

aknatom

Mensagem por aknatom »

Daí o Benê acha que quando eu falo da existência de pomba-gira na DE eu estou demonstrando ignorância quando a seita... :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:
The Pensêitor admitindo que estava enganado: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=53315#53315
Eu concordando plenamente em algo com o VM: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=239579#239575

Imagem

Tranca

Mensagem por Tranca »

Bem que dizem que quando você aponta um dedo para alguém, tem pelo menos três voltados para você - menos se você for o Lula.

"Seria uma ressurreição satânica retirarmos Lula e Brizola - esse casamento do analfabetismo econômico com o obsoletismo ideológico - do lixo da história para o palco do poder."

Roberto Campos

Benetton
Contato:

Mensagem por Benetton »

aknatom escreveu:Daí o Benê acha que quando eu falo da existência de pomba-gira na DE eu estou demonstrando ignorância quando a seita... :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Ô Budista distraído. Escreva assim ó : “eu estou demonstrando ignorância quanTo à ( "a" com crase, de preferência ) seita”. Senão não for assim, fica difícil entender o sentido correto dos seus posts!

Já disse e repito : Esse negócio de pomba-gira no Espiritismo é coisa de budista que desenvolve o terceiro olho e fica enxergando coisas demais.

Sei que o Tranca vai se sentir com toda a razão, MASSSSSSS, esse negócio de terceiro olho é coisa de boiola.

Editado pela última vez por Benetton em 15 Fev 2008, 15:41, em um total de 2 vezes.

Autor Desconhecido.

Tranca

Mensagem por Tranca »

Benetton escreveu:
aknatom escreveu:Daí o Benê acha que quando eu falo da existência de pomba-gira na DE eu estou demonstrando ignorância quando a seita... :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Ô Budista distraído. Escreva assim ó : “eu estou demonstrando ignorância quanto à ( "a" com crase, de preferência ) seita”. Senão não for assim, fica difícil entender o sentido correto dos seus posts!

Já disse e repito : Esse negócio de pomba-gira no Espiritismo é coisa de budista que desenvolve o terceiro olho e fica enxergando coisas demais.

Sei que o Tranca vai se sentir com toda a razão, MASSSSSSS, esse negócio de terceiro olho é coisa de boiola.

Já dizia seu guru, Clóvis Bornay (ou Chico Xavier, sei lá): "Em terra de cego, quem tem um olho é rei e quem dá o terceiro olho é gay".
Editado pela última vez por Tranca em 15 Fev 2008, 15:24, em um total de 1 vez.

Roberto Campos

aknatom

Mensagem por aknatom »

Benetton escreveu:

Ô Budista distraído. Escreva assim ó : “eu estou demonstrando ignorância quanto à ( "a" com crase, de preferência ) seita”. Senão não for assim, fica difícil entender o sentido correto dos seus posts!

Um simples erro de digitação... acredito com muita fé na sua capacidade de interpretação para textos com erros, afinal, vc é espírita. :emoticon16:
Quanto ao terceiro olho... Lobsang Rampa não era budista... ele estava mais para místico-espíta-transcedental... :emoticon12:
A pomba-gira são os espíritos de encosto que a maioria de vcs ganha... ou são naturalmente boiola... pelo menos vc e o VM dão essa indicação na opinião do Tranca.
The Pensêitor admitindo que estava enganado: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=53315#53315
Eu concordando plenamente em algo com o VM: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=239579#239575

Imagem

Johnny

Mensagem por Johnny »

APO_NETTON
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Botanico

Mensagem por Botanico »

Botanico escreveu: Acauan, eu sou ESSENCIALMENTE PRÁTICO em certas questões. Se os supostos postulados teóricos não são refletidos na prática, então que se danem.

Acauan escreveu:Isto não é ser prático e sim reducionista.
Por exemplo, é sabido que muitos kardecistas brasileiros também freqüentam a Umbanda ou Candomblé. Ou seja, pelo seu critério de julgamento prático, então eu poderia dizer que os postulados kardecistas que se danem e que não existe diferença entre Espiritismo e ritos afro.

Não é exatamente a mesma coisa. Se espíritas freqüentam outros cultos, então não seriam espíritas, mas apenas simpatizantes. Já nem lembro direito ao que me referia, mas acho que era quanto à questão toda ritualizada do método científico para que algo fosse considerado científico. Ela é ideal, funciona em certos limites, mas na prática é desconsiderada. Cientistas publicam seus trabalhos, mas exceto se o objeto da pesquisa for de grande interesse econômico ou teórico, ninguém vai ficar repetindo-os ou os reproduzindo a título de confirmação, conforme prescrito pelo método.

Assim então, algo é normalmente aceito pela comunidade científica, mesmo que jamais se tenham feitos trabalhos científicos sérios a respeito, aos olhos do povão esse algo é considerado "científico". É o caso do racismo nos séculos XIX e XX. O postulado de que havia raças superiores a outras era uma coisa tão óbvia e ululante que seria até alvo de gozação alguém que pretendesse fazer algum trabalho científico para demonstrá-la. Lembra-me que, salvo engano, foi você mesmo quem me citou um cientista que fez uma pesquisa logo no início do século XIX, onde mediu o volume dos crânios de brancos e negros e concluiu que eram similares, contradizendo a teoria de que os crânios dos negros seriam menores que dos brancos. Qual foi a repercussão desse trabalho na comunidade científica? Zero! Nada! Nenhuma!

Botanico escreveu: Se o racismo era ideológico e não científico mesmo no séculos XVIII e XIX, isso é IRRELEVANTE, se a comunidade científica dava apoio a ele. Afinal o apoio ou ao menos a não-negativa enfática a algo por parte desta mesma comunidade acaba atribuindo um viés científico a esse algo.

Acauan escreveu:Se assim fosse, durante séculos no Ocidente os principais cientistas foram católicos devotos, muitos inclusive clérigos ou teólogos. Poderíamos então dizer que a ciência de então era católica? Obviamente não.

E você insiste em falar em comunidade científica da época apoiando o racismo - como se fosse um consenso universal e oficializado da comunidade, quando o que se tinha eram iniciativas pessoais neste sentido.

Bem, não sei a que cientistas católicos se refere (se forem anteriores ao século XIX, isso era esperado), mas em geral, no século XIX em diante, o cientista se proclamar ateu ou agnóstico e ridicularizar religião, era uma prova de superioridade intelectual. Mais ou menos como o raciocínio dos bambambans ateus aí da mídia, que parecem dizer algo semelhante.

Mas de novo, uma coisa nada tem a ver com outra. À exceção daquele cientista, quantos outros fizeram trabalhos desmentindo o que se proclamava com viés racista? A Antropologia parece-me uma coisa um tanto recente, posterior a Kardec ou ao menos não tão saliente e sistematizada em sua época. Mas já existia a tal frenologia, hoje considerada ridícula, mas que era cientificamente levada a sério naqueles tempos. Certo?

Botanico escreveu: Cátedras? Ué? Não houve na América a tal sociedade eugênica, da qual participaram eminentes cientistas americanos e influenciaram a política para que se fizessem esterelização forçada dos indivíduos por ela qualificados como inferiores? E aqui mesmo no Brasil não tivemos a influência dessa mesma eugenia, que levava o nosso ministério das relações exteriores a vetar imigração de judeus e negros?

Acauan escreveu:Uai..., como dizem alguns brasileiros típicos. Desde quando uma sociedade que se chama eugênica poderia representar outra coisa que não um grupo que defende a eugenia? O que aqueles panacas tem a ver com a representatividade universitária mais do que a Klu Klux Klan?
E desde quando o ministério das relações exteriores do Brasil é referência científica do que quer que seja?

O problema não é o que ela representa, mas QUEM a representa. Grandes figuras da comunidade científica americana eram membros ou simpatizantes dessa dita sociedade. E suas idéias continuaram por anos, mesmo depois de ficarem mais tímidos depois dos crimes nazistas. Já falei aqui do primeiro livro de zoologia que usei, Zoologia Geral, de Troster e Uzinger, onde lá havia toda uma colocação da influência genética na desqualificação de certas famílias. Falava da família Jukes, onde em trinta gerações houve mais de 300 prostitutas, 20 mantenedoras de prostíbulos, uns tantos ladrões e outros tantos assassinos. Citava ainda o caso onde um figurão social casado com uma senhora de boa estirpe e gerou filhos inteligentes e produtivos para a sociedade; mas numa pulada de cerca, ele engravidou uma moça retardada, e seus descendentes produziram um ramo degenerado, semelhante à família Jukes. Não tenho mais esse livro para saber os detalhes (em nova edição, essas coisas foram descartadas), mas se o encontrar na biblioteca, eu os repasso.

É nisso que estou falando que a participação da comunidade científica (ao menos parte significativa dela) em coisas assim é que avalizam cientificamente o racismo... mesmo nem havendo trabalho científico algum.

Botanico escreveu: E noto, Acauan, que você e outros por aqui querem ver o racismo somente sob a ótica atual, esquecendo que ele tem toda uma história e seu alcance vai além da afirmação de que há alguma raça que seja superior a outra.

Acauan escreveu:Ou você quer chamar de racismo outras formas de discriminação que ocorreram ao longo da História, mas que por suas próprias características não podiam ser chamadas assim.

A aversão que se tem contra o racismo nos dias politicamente corretos de hoje é o fator, efetivo ou potencial, para a discriminação entre pessoas que ele é capaz de produzir. O racista Kardec nada mais fez do que constatar o fato apoiado pelos sábios de sua época: o de que algumas raças mostram-se mais bem dotadas tecnológica e culturalmente que outras. Tá incluiu-se também padrões estéticos, que poderiam ser apenas questionados com a frase: beleza está nos olhos de quem vê. Mas fora isso NADA propôs de discriminatório.

O meu ponto é que os preconceitos são o mal e um puxa o outro. Mais adiante volto a isso.

Botanico escreveu: Lá nos ditos séculos, o racismo científico era o óbvio ululante: os caucasóides constituíam povos que tinham maior cabedal científico, cultural e tecnológico sobre os outros povos, onde os negróides eram ou escravos ou um bando de primitivos que ainda viviam em choupanas e se vestiam de peles; os orientais eram um pouco mais refinados, mas eram considerados mentalmente primitivos (onde se viu soldados chineses irem para a batalha portando leques e sombrinhas?). Era preciso algum estudo científico minucioso, como aquele índice de tese que um dia você me mandou, para atestar a primitividade e a superioridade de raças nesse contexto? Seria o mesmo que eu querer demonstrar cientificamente para uma banca examinadora que uma planta aquática clorofilada, a Elodea, faz fotossíntese...

Acauan escreveu:Toda esta supremacia era conseqüência direta da revolução industrial e só. Não era difícil a nenhum observador da época concluir que superioridade tecnológica era diferente de superioridade biológica ou moral, seja lá o que entendessem por isto.
O caso é que as ideologias racistas têm sua própria História, que pouco ou nada tem a ver com o avanço cultural, social ou técnico dos povos que se confrontam, pois tais permitem apenas a interpretação greco-romana que diferenciava civilizados e bárbaros.

Qualquer pesquisa retrospectiva às origens do racismo mostra que embora o discurso materialista-cientificista fosse freqüente para tentar legitimá-lo, seu ponto de partida é sempre o retorno a algum mito de separação dos eleitos, aqueles que estariam destinados a algum futuro glorioso negado aos alienígenas. A doutrina do fardo civilizador do homem branco é exemplo notório disto.
Como tenho repetido, a gênese do racismo é mistificação esotérica, não ciência.

Seria interessante saber quais foram os observadores que não vincularam o potencial industrial, militar, cultural, etc e tal dos europeus e americanos ao fato de serem de maioria caucasóide...
Mas a suposta origem mítica do racismo é irrelevante quando nos deparamos com suas justificativas científicas...

Botanico escreveu: O racismo, Acauan, também implicava (e implica até hoje) em IDENTIDADE NACIONAL. Os europeus são de maioria caucasóide, mas os alemães, por exemplo, se achavam uma RAÇA superior às outras vizinhas. O tal Hitler dizia que lá era o único lugar onde os arianos se mantiveram puros... Os judeus e palestinos são racialmente idênticos. Mas os judeus foram os eleitos de Deus; os palestinos não... Idem para os chineses e japoneses. Também são racialmente idênticos, mas os líderes nipônicos que levaram o Japão à guerra em 1941 achavam que a RAÇA JAPONESA era a predestinada a levar a glória a Ásia.

Acauan escreveu:Mesmo entre os japoneses, tomados por nós como um povo extremamente homogêneo a ponto de considerar a si próprio uma raça separada das demais – no caso específico, de descendentes diretos do deus sol – tinham segregacionismos internos. Os Etas ou Burakumins eram estratos discriminados e segregados no Japão feudal, considerados sujos e indignos pela elite samurai dominante.

Ou seja, é bobagem querer discutir discriminação segregacionista com base em argumentos racionais, pois quando não se tem motivos concretos para diferenciar e segregar inventa-se um, como exemplifica o caso dos Etas nipônicos.

Agora existe diferença entre discriminação segregacionista e racismo e discussões acuradas devem dar aos termos os significados que de fato têm.

Tá meio confuso para mim. Temos aí no Japão um povo de MESMA raça, com segregacionismo interno... Não vamos deixar de falar de nós mesmos, lembrando o ministro que disse que a presença de nordestinos em São Paulo contribui para o aumento da criminalidade... Racismo só é irracional para quem não é racista...

Botanico escreveu: Daí então não dá para se resumir o racismo à nossa simplista visão atual. Além disso, como já falei do óbvio ululante, não é porque alguém disse ou sugeriu que tal raça tem características físicas e/ou culturais supostamente melhores em relações a outras estive embutindo intencionalmente um viés pejorativo. Eu posso achar a Daniele Hipólito mais bonita do que a Daiane e nem por isso estou sendo racista ou preconceituoso... mas embarcando no politicamente correto de hoje, alguém pode pegar essa minha opinião e me acusar de racista e preconceituoso. Como está sendo feito aqui com Kardec e Emmanuel.

Acauan escreveu:Quero crer que você entenda muito bem a diferença entre expressar uma preferência de gosto pessoal, como fez entre Daniele Hipólito e Daiane e fazer julgamentos discriminatórios de superioridade e inferioridade como fez Kardec e o tal do Emmanuel. Este último, diga-se de passagem, apresentado como uma espécie de mestre cósmico que por isto não deveria estar propagandeando tais picuinhas.

Emannuel UM MESTRE CÓSMICO? Que quer dizer com isso? Até onde sei, ele só foi um padre zé mané...

Botanico escreveu: E quanto à Blavatsky e outros, vá discutir com a Blavatsky e os outros. Eu não ligo a mínima para o esoterismo deles.

Acauan escreveu:Os espíritas não gostam da idéia, claro, mas há muitos pontos em comum entre o esoterismo de Blavatsky e o de Kardec, mas independente disto, ela foi citada apenas como prova das origens místicas e esotéricas das ideologias racistas, a começar do mito dos arianos (no qual o tal do Emmanuel, estranhamente, parece acreditar piamente), que tem suas origens em narrativas hindus, distorcidas a mais não poder pela tal madame e levadas a Europa para consumo dos membros das sociedades esotéricas fundadas ou inspiradas por ela.
Note que muitos dos tais cientistas da época freqüentavam estas sociedades. Mesmo sem contar a maçonaria. Ou seja, nestes casos o sujeito era cientista e membro de uma sociedade esotérica racista. Porque as abobrinhas que o tal cara tinha como opinião deveriam ser atribuídas à "ciência da época"?

Porque quem cala, consente. Se o cientista sabia que o racismo e os postulados racistas são cientificamente uma piada, por que não quebraram o pau com as ditas sociedades esotéricas racistas? É o que eu faria se em algum centro alguém falasse alguma besteira em contradição com a ciência. Mas se os cientistas membros das racistas sociedades esotéricas ficaram quietos, então deve ser porque a Ciência estava de acordo com o racismo das ditas sociedades...

Botanico escreveu:Acauan, eu acho que você tira uma postura muito mais do que a pertence. Então pode você me apresentar os trabalhos científicos, os discursos, as teses, etc e tal proferidas pelos órgãos oficialmente reconhecidos como representantes desses quakers e amigos dos negros que afirmam ENFATICAMENTE, que os negros, brancos e orientais são EXATAMENTE iguais racialmente falando? Sim, pois se os tratados deles se resumiam a proclamações HUMANITÁRIAS, então não temos aqui uma postura anti-racista. Os caras podiam ser contra a escravidão, mas o que diziam eles que se deveria fazer com os ex-escravos? Estamos aqui falando de RACISMO e não de HUMANITARISMO. Um não é oposto ao outro.

Acauan escreveu: O problema aqui é a tal inversão do ônus da prova. Você afirmou que todo mundo da época era racista, inclusive os abolicionistas e sou eu que tenho que provar que não eram?

Você me apresentou essas figuras como sendo a negação do racismo. Então quero saber como o negaram. E mesmo SE o negaram.

Botanico escreveu: Bem, parece que você truncou partes do meu texto, onde afirmei que as outras civilizações não-caucasóides também mostraram progresso, inclusive os índios americanos. Mas vamos por ordem:

Acauan escreveu:Independente disto, o conteúdo principal de sua explanação era a defesa de que a História, como um todo, favorecia teses racistas de supremacia da raça branca, o que não é fato, dado que esta supremacia – e apenas no campo técnico – se deu apenas após a revolução industrial, o que é historicamente recente.

De novo é a questão do que se quer dizer. Constatei um fato: as civilizações mais proeminentes e que deixaram um legado que chegou até os dias atuais eram formadas majoritariamente por caucasóides. Este é o fato. Se alguém quer fazer uma interpretação racista sobre ele, aí já não é comigo.

O tal Emannuel sugeriu que nessas civilizações encarnaram majoritariamente espíritos com conhecimento superior aos espíritos "nativos" e que outros povos não-caucasóides também foram contemplados com essas encarnações. O fator racial aqui é por acaso e não porque esta raça era mais dotada do que a outra. Talvez eu censure o Emannuel por não ter escolhido bem as suas palavras, mas as suas colocações não seriam necessariamente ilógicas.

Botanico escreveu: 1) Que reinos africanos PUJANTES (culturais, artísticos, militares e de população de maioria negra) são esses a que se refere? Eu só me lembro dos núbios.

Acauan escreveu:Etiópia, Gana, Songhai, Kanem, Mali, Bornu...
Pode-se a seguir se questionar o que é pujança e que outros eram melhores, mas aí ficaríamos nisto o resto da vida.

Se quer realmente saber a respeito, veja "Brooks, Lester – Great Civilizations of Ancient Africa".

Então paremos por aqui.

Botanico escreveu: 2) O ponto de partida foi o chute do Emannuel com relação aos exilados de Capella. Talvez eu não tenha respeitado a precisão cronológica, mas as civilizações, suméria, caldáica e egípcia antecediam à China e aos núbios. O que eu quis mostrar foi que os caucasóides teriam saído na frente como formadores da civilização. E como o Emannuel, prefiro mais achar que há componente espiritual na jogada do que algum fator racial misterioso...

Acauan escreveu:A civilização da Índia começa lá pelos 3000 AC. E agora, vai dizer que um grupo de espíritos superiores vindo de sei lá onde incorporou nos indianos da época?
Só que os indianos eram um dos povos que os racistas europeus pós-revolução industrial consideravam inferiores.

Qual é o referencial, antiguidade da civilização, primazia tecnológica ou a que for conveniente no momento?

À primeira pergunta, a resposta é SIM. Não li o livro em questão, mas numa aulinha de centro disseram-me que os capelinos encarnaram primariamente nos arianos, HINDUS, semitas e egípcios. E quanto aos racistas europeus... Lembra lá do Japão? Se entre um mesmo povo há discriminação, que esperaria você dos racistas europeus dando uma de romanos em cima dos outros povos?

Não entendi bem a segunda pergunta, mas vejamos o que dá para responder: 1) o momento histórico: quando certos povos se sobressaem em relação aos outros da mesma época. Então os egípcios e hindus seriam os "primeiros" a receberem os capelinos. Depois estes se distribuíram em outros povos, formando novas civilizações e então os "nativos" também começaram a reencarnar nesses povos e a evoluir como eles e quando lhes chegou a sua vez, puderam fazer civilizações poderosas, inclusive na era industrial.

Botanico escreveu: 3) E os exilados de Capella, se inicialmente encarnaram em caucasóides, isso foi só no início: depois se misturaram aos outros e os supostos primitivos também mostraram-se capazes de aprender com os supostos evoluídios capelinos. Assim então, no século XX já não havia mais distinção quanto a quem era quem. Tanto como você mesmo lembrou-se do Japão, este foi quem primeiro chutou o balde do racismo caucasóide: provou que o homem branco era vencível e tanto provou que depois não houve mais como sustentar o colonialismo asiático.

Acauan escreveu:De onde você tirou a idéia de que foram os japoneses que mostraram que o branco era vencível?
No auge do poder do Islã, muitos povos muçulmanos eram negros e participaram das invasões mouras na Europa, dominando e escravizando brancos europeus.

Para surpresa de alguns então, já houve na História época em que brancos foram escravos de negros, logo, se havia alguma esperança de sustentar esta linha de argumentação para defender uma coerência histórica no racismo espírita, acho que ela acaba aqui.

O mito da invencibilidade do homem branco começou em verdade no século XVII, quando puderam vencer, dominar e colonizar os outros povos não brancos. A incapacidade desses povos de resistir gerou esse mito. Aí então o Japão sob forte pressão diplomática abriu suas portas ao Ocidente e rapidamente apoderou-se da tecnologia industrial deste. Mas apesar disso ainda continuava com sua mentalidade feudal. O valorizado era o guerreiro e não o homem de negócios. O comodoro Perry invadiu a baía de Tóquio com suas naves negras, que se moviam sem ajuda do vento e os japoneses quiseram logo ter as suas próprias naves negras. Construiu uma poderosa marinha e com ela derrotou a Rússia czarista na batalha de porto Artur. Os japoneses começaram também a tomar territórios chineses, para a ira e apreensão dos europeus e americanos, que não aceitavam a idéia de ter o amarelo entrando no seu clube muito exclusivo de colonialistas. Foi essa derrota dos russos que pôs fim ao mito da invencibilidade do homem branco.

E a coisa ficou ainda pior depois quando os japoneses tomaram as colônias inglêsas, francesas e holandesas na Ásia. Eles acabaram derrotados depois... mas pelos americanos. O asiático agora não via mais o seu senhor branco com os mesmos olhos de antes. O lugar do homem branco na Ásia nunca mais seria o mesmo.

E para não ficar só nisso: os amarelos vietnamitas deram a maior surra nos branquelos americanos.

Botanico escreveu:Preconceitos mudam de roupa, mas sua essência é a mesma. Teriam existido os racistas se os povos não caucasóides houvessem resistido ao domínio destes últimos?

Acauan escreveu:Chame de preconceito ou racismo, a questão aqui é que tanto um quanto outro são incompatíveis com uma doutrina que se apresenta como guia moral da humanidade.

A doutrina a que se refere é plástica e se por acaso se serviu de conceitos errôneos anteriormente (que nem mesmo eram parte fundamental dela), então que eles sejam desconsiderados. A maior ferramenta anti-racista que temos é a nossa doutrina fundamental de reencarnação, pois nesta é dito claramente que um espírito pode reencarnar em corpos masculinos, femininos, brancos, negros, amarelos, ricos, pobres, nos States, no Sudão, etc e tal.

Botanico escreveu:
Acauan escreveu:Bem, fechamos questão quanto a Kardec ser uma Maria-Vai-Com-As-Outras, incapaz de defender idéias contrárias às reinantes em sua época, ousadia que sempre distinguiu os grandes homens ao longo da História.

Se ele não defendeu a idéia contrária que você desejava, eu sinto muito. Gosto não se discute: lamenta-se.

Acauan escreveu:Pouco me importa o que Kardec defendia, mas acho que são os espíritas que tem motivos para desejar que o fundador de suas crenças fosse algo melhor que aquilo.

Não vejo o porque. Até o Cristo, cujos crentes afirmam ter sido o próprio Deus, deixou seu trabalho incompleto, anunciando que o Espírito Santo ainda lhes ensinaria muitas coisas...

Botanico escreveu:Como para mim Astrologia, Ufologia, Teologia, Parapsicologia, FILOSOFIA e principalmente a Sociologia (ou talvez devesse incluir também essa nossa moderna Pedagogia) são culturas inúteis, eu não vou discutir.

Acauan escreveu:Não consigo imaginar como você avalia racionalmente a doutrina espírita ou as discussões deste fórum sem utilizar ferramentas criadas pela filosofia, a começar da lógica.

Quando eu digo que filosofia é cultura inútil, digo isto para homenagear a Marilena Chauí e a todos os filósofos esquerdistas do Brasil e do mundo. Mas salvo engano, você disse que o Espiritismo não é filosofia por não ter a figura do filósofo... Certo?

Botanico escreveu:Ao contrário do que dizem os cristãos, meu caro Acauan, as almas não ficam paradas no tempo, limitando-se ao máximo em receber sabedoria infusa de Deus. O tal Emannuel reencarnou outras vezes e aprendeu outras tantas coisas. E finalmente: a meu ver ele NÃO MANIFESTOU PRECONCEITO ALGUM EM TERMOS RACIAIS. Apenas disse (ELE, EMANNUEL, DISSE) que um bando de espíritos degredados encarnaram majoritariamente em povos que constituíram o grupo caucasóide. E só. Uns se acertaram e voltaram para Capella e outros esqueceram seus compromissos e ficaram por aqui para pagar pecado e eventualmente ajudar os outros espíritos primitivos. Ou seja, não se mostraram tão melhores assim.

Mas como querem encontrar qualquer pataquada para atacar o Espiritismo, fiquem à vontade.

Acauan escreveu:Cada qual ache o que quiser sobre o que o tal do Emmanuel disse, mas acho muito difícil alguém que não seja espírita ou racista não achar nada de errado naquelas palavras, mesmo que não liguem a mínima para atacar aquela religião.

Eu sempre gosto de saber o que é que está errado nas palavras pelo que elas dizem e não pelo que se acha que elas dizem.

Tranca

Mensagem por Tranca »

A pomba-gira são os espíritos de encosto que a maioria de vcs ganha... ou são naturalmente boiola... pelo menos vc e o VM dão essa indicação na opinião do Tranca.

Necas, na minha opinião, todo espírita é como o Gasparetto.

Testosterona pura. Até batem em velhinhas.

Roberto Campos

Benetton
Contato:

Mensagem por Benetton »

aknatom escreveu:
Benetton escreveu:

Um simples erro de digitação... acredito com muita fé na sua capacidade de interpretação para textos com erros, afinal, vc é espírita. :emoticon16:
Quanto ao terceiro olho... Lobsang Rampa não era budista... ele estava mais para místico-espíta-transcedental... :emoticon12:

Erro de digitação que forma uma palavra existente (Ao invés de QuanTo, você escreve quanDo. Mas que coincidência, não? ). Lapso de digitação é bem diferente. A palavra errada, geralmente, não existe, mas no seu caso ...

Tudo bem. Errar é humano. Quem não erra? Até os Espíritas erram, oras ... :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

E quem está falando de Lobsang Rampa? Terceiro olho é prática do Budismo, já disse :

"O terceiro olho, frequentemente relacionado a Buda, que se situaria em sua testa, serviria para que o próprio pudesse ver o sofrimento das pessoas e auxiliá-las em sua agonia..."

http://pt.wikipedia.org/wiki/Terceiro_olho

Tá bom que a wikipedia não é grande fonte de consultas, mas ... se não tem tu, vai tu mesmo...

"A pomba-gira SÃO os espíritos de encosto que a maioria de vcs ganha"

Escreve uma merda dessas e depois diz que é erro de digitação e reclama quando é corrigido.

Quem ganha isso É QUEM MEXE COM ISSO. Se você vir alguma referência à pomba-gira no Kardecismo, vai ganhar, além de uma pomba-gira como encosto, um prêmio Nobel de Física quântica !!! :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Editado pela última vez por Benetton em 15 Fev 2008, 16:16, em um total de 2 vezes.

Autor Desconhecido.

Benetton
Contato:

Mensagem por Benetton »

Tranca escreveu:
Benetton escreveu:

Ô Budista distraído. Escreva assim ó : “eu estou demonstrando ignorância quanTo à ( "a" com crase, de preferência ) seita”. Senão não for assim, fica difícil entender o sentido correto dos seus posts!

Já dizia seu guru, Clóvis Bornay (ou Chico Xavier, sei lá): "Em terra de cego, quem tem um olho é rei e quem dá o terceiro olho é gay".

Ahahahahah ... Quem disse isso foi o "papa" dos ateus, o sr. Sam Harris!!! :emoticon17:

Autor Desconhecido.

aknatom

Mensagem por aknatom »

Corrigir erros de português... seja erro de plural, seja uma confusão de tempo ou lugar... seja uma argumentação sua sobre uma referência da wikipédia... seja a existência ou não de pomba-gira na DE... o fato concreto é que a masculinidade dos membros desta seita, pelo menos daqueles que postam neste forum, é algo extremamente contestável. Na opinião geral o espírita mais macho que posta ou já postou no ReV é a Sal. :emoticon12:

Imagem

Benetton
Contato:

Mensagem por Benetton »

aknatom escreveu:Corrigir erros de português... seja erro de plural, seja uma confusão de tempo ou lugar... seja uma argumentação sua sobre uma referência da wikipédia... seja a existência ou não de pomba-gira na DE... o fato concreto é que a masculinidade dos membros desta seita, pelo menos daqueles que postam neste forum, é algo extremamente contestável. Na opinião geral o espírita mais macho que posta ou já postou no ReV é a Sal. :emoticon12:

Ora, é natural os budistas julgarem os outros com base em si mesmos... afinal, eles sempre fazem isso com o "terceiro olho", muito comuns aos boiolistas revianos que praticam essa seita ...

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Autor Desconhecido.

Botanico

Re: Quem disse que o racismo parou em Kardec?

Mensagem por Botanico »

Ao Fernando Silva
Desculpe-me, mas ainda não entendi direito a dinâmica do novo visual do fórum

Fernando: Os espíritos não são simples humanos sem corpo físico. Eles trazem a experiência acumulada de milhares de anos. Com ou sem "ciência da época", eles deveriam ter uma visão e uma sabedoria mais ampla que a dos encarnados desmemoriados.

Sim, podem dizer coisas erradas, mas não deveriam esquecer de tudo o que aprenderam para adotar o ponto de vista de cada época.

Resposta: Bem, para começar, essa "experiência acumulada" não é uma coisa uniforme a todos e conforme já dizia um intelectual que se suicidou: "Experiência é um farol para trás; para frente, tudo é novo". E mesmo na condição de espírito, ele não se lembra de todo o seu passado. Quando pretendem dar ensinamentos, o fazem com o que estudaram e aprenderam também, seja certo ou errado.

Um espírito Pol Pot, Hitler, Stain ou Mao qualquer poderia perfeitamente dar as caras de passar lições de que "como é importante eliminar dissidentes, etc e tal para garantir seus propósito..."

Botanico

Re:

Mensagem por Botanico »

Botanico escreveu:Seu Torrada, assim como numa classe escolar você teria alunos mais inteligentes, mais comportados e interessados em aprender, o mesmo aconteceria entre um povo: entre seus membros alguns se destacariam por apontar soluções mais eficazes ou por altruísmo, etc e tal. Estou falando no geral. Se quer saber das minúcias, então leia o LE.

Jack Torrance escreveu:O interessante é notar que há muito mais “alunos inteligentes” na Europa do que em outros lugares, há uns séculos. Estranho não?

Os espíritos mais evoluídos resolveram ficar na Europa? A diferença tecnológica e científica dos europeus no século 16, por exemplo, era avançadíssima se comparadas aos ameríndios e africanos. Concluo que os espíritos superiores encarnaram em massa na Europa, enquanto nas Américas e na África só iam uns gatos pingados.

As coisas acontecem ao longo do tempo, meu caro. E não são amplas e irrestritas: são pontuais. Certas civilizações se destacam de outras da mesma época pelo raciocínio do Emannuel seria porque nas mais antigas citadas (egípcios, semitas, árias e hindus) houve uma encarnação mais ampla dos capelinos. Nelas alguns resolveram suas pendências e voltaram para a dita Capella. Outros continuaram com os seus erros e ficaram por aqui mesmo. Certo? Desses que ficaram, o que aconteceu? Eles estiveram na influência da formação de novas civilizações, TRAZENDO PROGRESSO AOS ESPÍRITOS NATIVOS. Assim então novas civilizações foram surgindo EM DIVERSOS POVOS posteriormente a essas épocas. E de novo vem aí o problema de que quer aprender e tocar o barco para frente. Aqueles "nativos" que o fazem, podem constituir civilizações mais pujantes. Quando os capelinos terminam sua tarefa e caem fora, a civilização pode se manter, talvez menos pujante ou entrar em decadência e desaparecer, se os sucessores não souberem lidar com as mudanças e o vácuo de liderança deixado pela partida dos capelinos.

Certo, o que estou dizendo é só uma versão "espiritualizada" da dinâmica de nascimento, vida e morte de civilizações. Não tenho prova alguma do que digo, mas é uma forma de colocar o contexto das migrações espirituais e suas influências. Se aparentemente na África houve apenas se destacaram o reino núbio e uns outros citados pelo Acauan e na América houve os astecas, maias, incas e uns outros, isso tem a ver com a qualidade DOS ESPÍRITOS e não a sua condição racial.

Mas se mesmo assim o pessoal aqui quer insistir que é racismo, fazer o que?

Botanico escreveu:Quanto mais broncos forem os espíritos que reencarnam em determinado povo, mas complicado é esse trabalho.

Jack Torrance escreveu:Vieram, então, broncos em massa para as Américas e África, ou então muito pouco deles, pois a diferença da Europa para aqueles continentes eram gritantes.

Broncos há em QUALQUER população. E os semelhantes atraem os semelhantes...

Botanico escreveu:Sobre os hotentotes um pesquisador notou-lhes o seguinte: eram de uma preguiça incrível; nem a fome os tornavam diligentes. Roubavam as coisas uns dos outros, o filho tomava do pai o pátrio poder, lutando e derrotando-o em combate. É a lei do mais forte. Um missionário tentou incutir neles a questão da consciência, que ELES ABSOLUTAMENTE NÃO TINHAM. Falou-lhes do remorso que acompanha a pessoa que praticou o mal. Depois, querendo saber o que apreenderam de seus ensinamentos, recebeu essa resposta: _ Remorso deve ser cólica...

Jack Torrance escreveu:Não deve ter tido muitos espíritos superiores nessa tribo; se tiveram, deviam ser muitos broncos.

Exato, mas mesmo os melhores professores não conseguem muito resultados numa classe de péssimos alunos desinteressados...

Botanico escreveu:Note, meu caro, que a humanidade viveu mais de um milhão de anos com uma espécie, o Homo erectus, que era próximo ao H. sapiens, e NADA produziu de civilização com ele. O H. neandertalensis também não fez grande coisa. Já o H. sapiens viveu cerca de 140.000 anos também sem produzir muito. Foi só a partir de uns 8.000 anos é que as civilizações surgiram e o progresso se fez visível. Por que essa situação, sendo que aparentemente essas três espécies teriam praticamente os mesmos recursos físicos e orgânicos que os fariam progredir?

Jack Torrance escreveu:Não sei, não sou especialista na área para afirmar, mas vejo que você associa isso à estória dos capelinos.

O universo tem uns 14 bilhões de anos, mas a vida na Terra surgiu há uns 3 bilhões de anos. Será que Deus resolveu parar de descansar e fazer alguma coisa?

Sei lá sobre o ritmo de trabalho do Divino... Só sei que a Terra, mesmo com seus 3 bilhões de anos, só passou a ter vida terrestre há 400 milhões e vida inteligente só há um milhão...

Jack Torrance escreveu:Daqui a pouco eu vou inventar uma estória bonitinha igual essa dos capelinos e vou achar uma solução igual você fez.

Fique à vontade, mas cuidado com o que vai dizer: daqui a alguns anos, a sua fala pode ser considerada politicamente muito incorreta...

Botanico escreveu:Nem sempre regressões são possíveis e sobram fantasias. E elas não são recomendáveis. O que acontece com os espíritos é que aos poucos podem se lembrar de suas existências anteriores e então se dão conta das suas pisadas de bola e aí podem se perdoar ou não.

Jack Torrance escreveu:E como vem essa lembrança? Em sonho? E como saberei que é essa lembrança de uma vida passada?

A lembrança é inconsciente, meu caro. Todos nós sonhamos, pois senão, piramos. Mas eu não me lembro dos meus sonhos, ainda que saiba que sonhe...

Botanico escreveu:Sua existência é AQUI E AGORA. Não é de sua conta saber se algum parente seu foi desafeto no passado e sim cuidar de se dar bem com ele e com os outros.

Jack Torrance escreveu:Só o que eu queria propor é como que eles descobririam que foram inimigos em outra vida. Coisa que, parcialmente, você me responderá/respondeu no post anterior.

Não descobrem, ao menos enquanto encarnados. O que acontece é que nutrem em vida forte antipatia entre si, sem razão aparente.

Botanico escreveu:O que por exemplo?

Jack Torrance escreveu:Nascer no meio da guerra, ser mutilado, ser torturado, ser abusado, agonizar lentamente, morrer lentamente, sofrer diversas privações, ter sérios problemas de saúde, etc.

A semeadura é livre, meu caro, mas a colheita é OBRIGATÓRIA.

Botanico escreveu:Mesmo assim, como eu disse, acho o caso estranho, mas sem mais elementos admito ser difícil opinar. O que apenas fiz foi colocar no contexto da obra, que era anti-espírita, imaginando que o autor deveria ter atentado para o fato.

Jack Torrance escreveu:Só para constar, da mesma forma que você usou a religião para explicar isso, outros poderiam fazer o mesmo, por exemplo: crente, obra do capeta; outro espírita, obra de espíritos zombeteiros ou obsessores; feng shui, posição errada dos objetos em casa; etc.

Podemos dar QUALQUER explicação, o negócio é saber até onde ela é coerente e consistente...

Botanico escreveu:Só os que são moralmente evoluídos poderiam perdoar sem precisar de todo um processo de contornar a realidade. Já os broncos necessitam dele e os moralmente evoluídos já foram broncos anteriormente. Seria muito complicado fazer um sistema para cada indivíduo e não um geralzão, onde cada um se ajeita como pode.

Jack Torrance escreveu:Tudo bem, seria complicado, mas isso não seria nada para Deus, certo?

E eu já te mostrei o que seria pior num karma do que isso.

Acho que você não entendeu o que é a lei de causa e efeito. O perdão não é uma remissão pura e simples, ou seja, tá perdoado, tá tudo esquecido e tudo fica numa nice. O espírito culpado, arrependido de seus erros, DESEJA REPARÁ-LOS e ficar em paz com quem prejudicou. Se seu remorso não lhe permite paz, então ele pede para enfrentar em si mesmo o mal que causou a outrem, conseguindo assim a paz para si próprio. Se é bronco demais para se achar errado, então pode ser constrangido pelos seus mentores a enfrentar o mal que causou para ver se acorda.

Botanico escreveu:Seu Torrada, esse é o problema quando arrumamos inimigos. Não são apenas os inimigos de carne e osso que vemos, mas também restam os inimigos espíritos. Estes podem nos intuir e nos expor a situações que estragam a nossa vida. Talvez no caso citado, o funcionário foi inspirado a ir até o local onde os espíritos inimigos dele perceberam que era iminente uma explosão. Talvez sua intenção fosse que ele morresse ali. Não morreu, mas ficou mutilado, com a vida estragada e sem amigos.

Jack Torrance escreveu:Então mesmo um cara buscando uma evolução espiritual pode ter essa meta ferrada por causa de espíritos inimigos?

Tudo bem se fosse inimigos de carne e osso, mas os espíritos já são mais foda para ferrarem a vida de alguém.

Mas e aí, mesmo o cara gente boa que caiu numa armadilha de espíritos sem vergonha e virou um porcaria, isso será levado em conta ou ele vai ter que pagar o seu karma de novo?

As personalidade são temporárias, meu caro, permanente são os espíritos que as animaram. Revoltados, ficam inimigos, estejam encarnados ou não. Gente BOA, ou seja, espírito bom que aprendeu a ser bom, não vira uma porcaria porque caiu nas mãos de espíritos sem-vergonha. Kardec mesmo pergunta lá no LE:
P: _ Um espírito criminoso pode animar uma pessoa de bem ao encarnar-se?
R: _ Sim, se se arrependeu e se regenerou.
P: _ Pode aquele que foi bom em suas existência animar um celerado?
R: _ Nâo, pois um espírito não pode se degenerar.

Há que se distinguir as situações, entretanto. Um camarada pode aparentemente ser bom enquanto não foi exposto à situação em que seja tentado naquilo que mais gosta. Um balconista pode ter trabalhado honestamente durante anos, mas ao ser colocado em um cargo ao qual tem aceso à muita grana e aí seus olhos crescem...

Botanico escreveu:Tudo aquilo que traz prejuízo é um mal, meu caro.

Jack Torrance escreveu:Mas o que é prejuízo para uns é lucro para outros. Se uma tribo sacrifica virgem para os deuses, o que vamos dizer? Isso é para o bem da tribo, senão os deuses irão destruí-los. Como dizer que isso é um prejuízo para eles?

O prejuízo aí é para a virgem... Esse caso e outros semelhantes, seriam um tanto desculpáveis pela ignorância, mas nada fica sem acerto. Os sacerdotes dessa tribo, ao se conscientizarem de seus erros, em vidas futuras cuidarão então de dar às virgens sacrificadas a reparação de sua pisada de bola de um jeito ou outro.

Botanico escreveu:A questão colocada pela DE é que a INTENÇÃO é mais considerada do que o fato em si.

Jack Torrance escreveu:É complicado você falar de intenção. Como citei anteriormente, o sacrifício era para o bem de todos. A intenção era a melhor de todas.

Sim, a INTENÇÃO poderia ser boa, o que é uma atenuante, mas os erros não ficam sem reparação futura.

Botanico escreveu:Lá na antiga Esparta, o garoto aos 7 anos já iniciava a vida que viveria até o fim. Ele era separado de sua família e ficava exposto a situações onde tinha de cuidar de si mesmo. Se tivesse fome, talvez se visse obrigado a roubar comida. Se fosse pego, era severamente punido. Não porque roubou, mas porque se deixou descobrir. As punições eram tais que até resultavam em morte, mas o próprio castigado se sentia jubiloso.

Jack Torrance escreveu:E o que a DE tem a dizer sobre isso? É moral? É bom?

Cada família de espíritos tem as suas idiossincrasias e para aqueles espíritos NAQUELA época, isso era bom... Quando passou a ser considerado um mal, então partiram para outra.

Botanico escreveu:E cá com nós civilizados, a coisa até não é muito diferente. Nesses dias as faculdades estão recebendo os calouros e estes são submetidos a trotes, situações humilhantes que envolvem até agressão física e morte.

Jack Torrance escreveu:Para nós, isso é ruim, mas o agogê dos espartanos é infinitamente pior, aos nossos olhos.

Sim, é a isso que chamamos evolução espiritual. Mas note que os espíritos não estão todos na mesma faixa evolutiva...

Botanico escreveu:Se até entre os ditos civilizados é difícil acabar com certas mazelas, imagine entre os "primitivos".

Jack Torrance escreveu:O que é mazelas para nós é maravilhas para eles. É inegável o relativismo moral. Como podemos dizer que o agogê dos espartanos é uma mazela aos olhos deles? Talvez o trote em universidades seja uma afronta à honra para os espartanos, sendo isso infinitamente “menos pior” do que o agogê.

RELATIVISMO, meu caro Torrada, é quando não se acham os caminhos e ficamos sem eira, nem beira. Os espartanos eram simples e diretos: _ Pisou na bola, lambada na certa.

Agora veja só o relativismo que toma conta das nossas escolas: péssimos e mal comportados alunos fazem o que querem e vêm lá os pedagogos, os dereitos omanos, etc e tal exigir que NADA se faça contra eles. No máximo dê um leve sermãozinho para que a quianxinha se "conscientize" que isso não é coisa a ser feita... Isso sim é relativismo moral. Garantem-se os direitos dos errados, mas que se phoodham os direitos dos certinhos?

Botanico escreveu:E eu já lhe disse que cada um é responsável pelo que faz conscientemente. Se o cara pode fazer algo por escolha, então é plenamente responsável pela escolha que fez. Se não pode escolher o que faz, aí não pode ser responsabilizado. Um pastor tarado por crianças e com o cérebro no lugar e que ainda assim resolve fazer suas fantasias sexuais virarem realidade, é caso de cadeia sem dúvidas. Já em outro caso, teve um cidadão americano que se tornou pedófilo por causa de um tumor em seu cérebro. Operado do tumor, cessou-se esse comportamento. Depois o comportamento voltou. Motivo: o tumor voltara a crescer no mesmo lugar. Neste segundo caso, haveria então uma atenuante, pois era uma situação à qual ele não tinha controle.

Jack Torrance escreveu:Concordo. Mas esse cara do tumor, ele terá que pagar o karma de novo ou o que ele tinha que pagar já foi pago por causa do tumor?

Não sei exatamente se ele chegou a cometer algum crime efetivamente falando ou se ficou apenas em manifestações superficiais. Mas o karma a pagar seria então dar às suas vítimas a reparação necessária pelos prejuízos que lhes causou.

Botanico escreveu:Está misturando tudo, seu Torrada. O Espiritismo NÃO É UMA RELIGIÃO ANTIGA, é muito recente.

Jack Torrance escreveu:Não afirmei que o espiritismo é antigo, mas que o mesmo faz uso de conceitos de religiões antigas para si.

Sim, mas não da exata mesma forma. O reencarnacionismo hindu em nada se parece com o reencarnacionismo espírita.

Botanico escreveu:Tem consideração pelos mestres antigos no que se refere a seus ensinamentos MORAIS e não necessariamente envolvendo as elucubrações teológicas.

Jack Torrance escreveu:É que os ensinamentos morais fazem parte da elucubração teológica, já que foi ditado por Deus.

A moral é INTUITIVA, podendo ser moldada ou deformada pela maneira de como vai ser expressa. É como Jesus disse uma vez: "Aprenderam o que foi dito: amarão seus amigos e aborrecerão aos inimigos. Eu porém lhes digo para amarem também aos inimigos para serem como o Pai, que faz o Sol nascer para os justos e injustos e faz chover sobre os justos e injustos. Se só amarem a quem lhes ama, que vantagem maria leva? Não fazem o mesmo os gentios?"

Botanico escreveu:E tem mais: o Espiritismo MATOU A CHARADA DA REVELAÇÃO.

Jack Torrance escreveu:Quanta falta de humildade.

Entenda como quiser. Os cristãos me apresentam um Deus perfeito, que nos deixou uma Palavra de Deus, perfeita, exata, infalível e absolutamente verdadeira EM TUDO quanto que se manifesta. Só que ao ler essa dita palavra, encontro falhas, incoerências, contradições e situações que me fazem comparar o Deus perfeito com o Sr Adolf Hitler. Para o Espiritismo, tais revelações são obra de espíritos tribais e não do Divino.

Botanico escreveu:Enquanto temos aí as diversas religiões, cada uma com um grande mestre ou algum livro sagrado que por algum favor especial foi revelado pelo próprio Deus em pessoa, o Espiritismo identificou seus reveladores com sendo gente comum, apenas sem corpo físico. E extrapolando isso para aos outras religiões e aos seus escritos sagrados, sacou que com eles foi a mesma coisa.

Jack Torrance escreveu:Isso só porque você quer.

No cristianismo os escritores da bíblia foram inspirados por deus; no islamismo foi ditado por um anjo, etc. Todos são de origem sobrenatural, igual ao espiritismo. E só porque você quer diz que os escritos das outras religiões também foram ditados por espíritos ou coisa parecida. O interessante é que os espíritos fizeram um trabalho estranho, pois na bíblia há condenações a práticas espíritas, coisas condenadas à morte.

E porque a revelação a Kardec é a verdadeira e não a da bíblia, já que ambas, como você já disse, foram reveladas por espíritos?

Ué? Pelo mesmo motivo pelo qual um cético-ateu sábio e racional, como Stalin ou Mao mandariam liquidar qualquer suspeito de oposição a eles, os espíritos tribais dariam ordens aos seus profetas para anunciar que devem ser eliminados quaisquer concorrentes. O sacerdócio hebreu era caro: cada hebreu tinha que dar 10% do que tinha em gado ou colheita por ano a eles e fora outras tantas sacanagens. A cada pecado, tinha o hebreu que levar um boi, um cabrito, uma ovelha, uma pomba conforme as suas posses, que seriam então mortos para pagar os pecados dele. Já quando se tinha de consultar uma cartomante, pagava-se a consulta e acabou. Vá imaginando quanto futuro teria o sacerdócio hebreu se fosse permitido esse comércio...

Uma revelação verdadeira? Ué, confronte com a realidade. Na Bíblia diz que o Sol nasce e se põe e volta rapidamente ao seu ponto de partida para recomeçar o processo. É isso o que acontece?

Botanico escreveu:Vem o pastor me dizer que a Bíblia é EXATA E INFALÍVEL, ABSOLUTAMENTE VERDADEIRA EM TUDO QUANTO O QUE SE MANIFESTA E DIVINAMENTE INSPIRADA.

Jack Torrance escreveu:Coisa de crente.

Estariam eles certos ou errados?

Botanico escreveu:Só que quando analisamos tão portentosa obra com tais credenciais, notamos que é ilógica, contraditória e incoerente.

Jack Torrance escreveu:Concordo.

É por isso que dizemos que NÃO É UMA REVELAÇÃO DIVINA e sim obra de espíritos tribais...

Botanico escreveu:Como pode o mesmo Deus dar uma ordem (não matar) e depois mandar seu povo massacrar milhares de pessoas?

Jack Torrance escreveu:Contradições da bíblia.

Admitiremos que Deus é contraditório ou que os espíritos tribais o são?

Botanico escreveu:Assim então entendemos que o Deus da Bíblia é o conjunto de espíritos tribais que se revelavam os profetas bíblicos, apresentando-se como Deus, pois senão não seriam aceitos. E daí então os crentes atuais acusarem a nós espíritas de sermos coisa do Capeta.

Idem na mesma data para os outros profetas, antigos e modernos.

Jack Torrance escreveu:Isso só porque você quer. Como qualquer outra religião está cheia de contradições o judaísmo e cristianismo também, pois ambas são frutos de imaginação humana.

O interessante é que a bíblia sendo escrita por espíritos tribais que falavam muita porcaria, essa contém os grandes mestres antigos que o espiritismo adora. Por que, sabendo que a bíblia foi escrita por espíritos primitivos que falavam porcarias, os espíritas ainda dão crédito a ela e aos mestres? Não seriam esses mestres invenções dos espíritos primitivos? Seguir código moral de personagens fictícios criados por espíritos primitivos bocudos?

Acho que já disse alhures, mas nem tudo que está na Bíblia é necessariamente mau ou errado. Há coisas úteis e moralmente inatacáveis, pois os espíritos tribais não eram todos iguais e homogeneamente pensantes.

Nos livros espíritas há bons ensinamentos, mas há também aqueles escritos por mestres pseudosábios, que só causam confusão e discórdia. Veja lá o livro Vida no Planeta Marte, de Ramatis, psicografado por Hercílio Maes. É uma obra totalmente espúria, mas desde o início, no Espiritismo, foi colocado que tal coisa poderia acontecer. Está lá no LE: _ Deus nos manda os bons espíritos para nos ensinar e o maus para nos testar.

Botanico escreveu:E daí? Se até no meio da sagrada Ciência há cientistas que dizem uma coisa e outros dizem outra...

Jack Torrance escreveu:É que fica estranho juntar religiões que são avessas ao espiritismo com o próprio espiritismo, coisa que faz parte da DE. Por exemplo, citar mestres antigos que abominavam práticas espíritas.

Olha, seu Torrada, você deveria estudar melhor a coisa antes de ficar fazendo afirmações ocas. Uma coisa é citar alguém cujo dito em particular é útil e correto e outra coisa é aceitar em conjunto as suas idéias. Eu concordo plenamente com Josef Goebells, Ministro da Propanganda de Hitler, neste ponto em particular: "_ Este homem (Hitler), é muito perigoso: ele acredita no que diz." Mas significa que eu concorde com o resto, só por causa disso?
Muito que bem, nos escritos espíritas freqüentemente podemos encontrar citações de palavras e ensinamentos de Jesus, mas isso não significa que adotamos as elucubrações teológicas cristãs por conta disso. Separe o joio do trigo, meu caro.

Botanico escreveu:Então alguém concluiu algo errado: os caucasóides só surgiram na região do Cáucaso, de onde migram para a Índia, Oriente próximo, Europa e Egito. Se encarnaram no "no seio das raças primitivas", então continuaram como "raças primitivas".

Jack Torrance escreveu:O texto:

“Aquelas almas aflitas e atormentadas reencarnaram,proporcionalmente, nas regiões mais importantes, onde se haviam localizado as tribos e famílias primitivas, descendentes dos "primatas", a que nos referimos ainda há pouco. Com a sua reencarnação no mundo terreno, estabeleciam-se fatores definitivos na história etnológica dos seres.

Um grande acontecimento se verificara no planeta. É que, com essas entidades, nasceram no orbe os ascendentes das raças brancas”

Nele dá a entender que os capelinos se encarnaram em diversas tribos e com a sua reencarnação mudou a história etnológica dos seres. Houve um grande acontecimento no planeta e com os capelinos surgiram os brancos. Em nenhum momento no texto diz que os brancos surgiram em um só lugar.

O erro é do texto.

Pode estar errado, pois foi escrito em 1938, com os conhecimentos daquela época. Aliás, muito aplaudidos por Hitler & Cia Bela.

Botanico escreveu:Não. São os governantes espirituais, macacos-velhos no assunto, que sabem o que é conveniente ser revelado ou não.

Jack Torrance escreveu:Se puder me indicar alguma coisa na net que mostre como é essa hierarquia espiritual, eu agradeço.

No livro Nosso Lar dá-se um vislumbre do que seria essa organização.

Botanico escreveu:Antes mesmo que um invento aconteça na Terra, ele já foi inventado no mundo espiritual. Ao espírito que se propôs encarnar e revelar esse invento, ele nasce em condições de aprender o básico e, inspirado pelos espíritos, desenvolve o invento, fazendo sua parte no trabalho. Esse invento não nasce pronto e acabado, mas vai então sendo aperfeiçoado ao longo do tempo.

Também da mesma forma, novas idéias e propostas também estariam disponíveis no mundo espiritual e são trazidas aos poucos. Na medida certa. É como Kardec comentou no LE: "Se para se saber as coisas, bastasse perguntar aos espíritos, ora por esse preço, qualquer imbecil se tornaria o maior gênio do mundo."

Jack Torrance escreveu:Bem, não sei como é no mundo espiritual, mas devem ser estranhas certas invenções por lá, baseando-me as daqui da Terra.

P.S.: A alteração que pedi que você arrumasse, foi arrumada, Obrigado. Abraços.

Há coisas estranhas sim. A autora espiritual Patrícia, que escreveu quatro livros por meio de sua tia (Vera Lúcia M. Carvalho) fala de aparelhos que nos descreve por ANALOGIA, pois não há equivalentes terrenos e de outros DOS QUAIS NÃO TEM PERMISSÃO DE FALAR.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

Leafar, um espírita no Clube Cético, defende a superioridade da raça ariana:
http://clubecetico.org/forum/index.php/ ... 91.50.html
São a essas conclusões que o texto sobre a Teoria da Beleza nos conduz. O absolutamente mais belo é o que melhor consegue expressar alta intelectualidade e alta moralidade. A beleza perfeita, contudo, não existe na Terra.

Em segundo lugar, porque sofreríamos menos em face das diferenças. O que nos faz sofrer é querermos tirar leite de pedra e não conseguirmos. Se cada um soubesse reconhecer para si mesmo as próprias limitações e entender as limitações alheias, não ficaríamos fazendo essa ginástica mental para inventar sofismas que desculpam, mas não explicam nada. Quem mais sofre e se aborrece nessas discussões sobre superioridade ou inferioridade são os mais inteligentes e morais; porque os imorais e os ignorantes estão alheios a ela. Em outras palavras, quem mais se ofende de se considerar os hotentotes inferiores são os brancos, e não os hotentotes.

É certamente preciso levar em conta as boas intenções nessa defesa, mas ela não é necessária nem querida pelos próprios Hotentotes. Trate-os com dignidade e respeito, preocupem-se com o seu desenvolvimento, dêem-lhe boas escolas e boa instrução e não precisará considerá-los inteligentes para deixá-los felizes, ao mesmo tempo em que nós mesmos seremos mais felizes.

Só continuando a enumerar as diferenças entre os racistas tradicionais e Kardec e o Espíritos, devemos lembrar que o racista propriamente dito considera as raças inferiores uma doença, que melhor seria se fossem extintas; a maioria defende o uso da violência para atingir esse objetivo (lembram de Hitler?). Já para o Espiritismo cada raça tem a sua utilidade no mundo; ora, não é preciso corpos adaptados tanto para o maior como para o menor? Então, poderíamos dizer que cada raça é superior para o tipo de função que o espírito vem a desempenhar na Terra. Ela desaparecerá quando aquele gênero de espíritos não mais precisar ou não mais puder vir para a Terra.

O racista prega a segregação, porque não quer se misturar com raças inferiores; o Espiritismo prega a mistura e a união, porque, grandes e pequenos têm responsabilidades comuns uns com os outros. E se o racista quer fazer a segregação mesmo assim, não importa, pois Deus pode fazer espíritos inferiores nascerem no seio de suas próprias famílias e, portanto, é inútil a segregação sob esse ponto de vista, além de ser hediondo sob o ponto de vista social.

Desculpe-me, mas as diferenças são enormes e não há como não notar. Em primeiro lugar estão as diferenças entre o que cada um considera superior ou inferior. E depois o fato de que o racista considera que os corpos só evoluem pelos corpos; e o Espiritismo considera que os corpos evoluem principalmente pelos espíritos (embora o elemento corporal exerça certa influência). A Eugenia, por exemplo, é uma teoria absolutamente sem sentido para o Espiritismo, enquanto que para o racista, ela é verdadeira e fundamental.

Jack Torrance
Contato:

Re: Re:

Mensagem por Jack Torrance »

Botanico escreveu:As coisas acontecem ao longo do tempo, meu caro. E não são amplas e irrestritas: são pontuais. Certas civilizações se destacam de outras da mesma época pelo raciocínio do Emannuel seria porque nas mais antigas citadas (egípcios, semitas, árias e hindus) houve uma encarnação mais ampla dos capelinos. Nelas alguns resolveram suas pendências e voltaram para a dita Capella. Outros continuaram com os seus erros e ficaram por aqui mesmo. Certo?

Ok.

Botanico escreveu:Certo, o que estou dizendo é só uma versão "espiritualizada" da dinâmica de nascimento, vida e morte de civilizações. Não tenho prova alguma do que digo, mas é uma forma de colocar o contexto das migrações espirituais e suas influências. Se aparentemente na África houve apenas se destacaram o reino núbio e uns outros citados pelo Acauan e na América houve os astecas, maias, incas e uns outros, isso tem a ver com a qualidade DOS ESPÍRITOS e não a sua condição racial.

Mas se mesmo assim o pessoal aqui quer insistir que é racismo, fazer o que?

Novamente caímos no mesmo lugar, por que a Europa? Lá estava concentrada a nata da intelectualidade e concluo que os espíritos mais evoluídos se encarnaram em massa naquele continente. Os outros povos não-europeus que tiveram mais relevância em seus continentes tinham poucos espíritos evoluídos em seus habitantes.

Botanico escreveu:Broncos há em QUALQUER população. E os semelhantes atraem os semelhantes...

Tudo bem, mas a grande maioria estava nas Américas e na África, por isso esses continentes demoraram para evoluírem, só que essa evolução só veio depois que houve as colonizações. Em tese os povos americanos e africanos não evoluíram sozinhos, pois precisaram dos europeus. Então não deu nem tempo para encarnarem mais espíritos evoluídos nas Américas e na África, pois antes que isso acontecesse, chegaram os europeus. Sem contar que na Oceania a coisa também não era muito evoluída.

Botanico escreveu:Sei lá sobre o ritmo de trabalho do Divino... Só sei que a Terra, mesmo com seus 3 bilhões de anos, só passou a ter vida terrestre há 400 milhões e vida inteligente só há um milhão...

Logo, existe alguma coisa divina por trás disso...

Botanico escreveu:A lembrança é inconsciente, meu caro. Todos nós sonhamos, pois senão, piramos. Mas eu não me lembro dos meus sonhos, ainda que saiba que sonhe...

E como separarei em meus sonhos o que realmente fui em outra vida do que é um simples sonho?

Botanico escreveu:A semeadura é livre, meu caro, mas a colheita é OBRIGATÓRIA.

Mas aquilo lá eu considero pior do que conviver com um suposto inimigo de uma vida passada.

Botanico escreveu:Podemos dar QUALQUER explicação, o negócio é saber até onde ela é coerente e consistente...

Pelo menos as minhas e sua explicação, em minha opinião, estão no mesmo patamar.

Botanico escreveu:Acho que você não entendeu o que é a lei de causa e efeito. O perdão não é uma remissão pura e simples, ou seja, tá perdoado, tá tudo esquecido e tudo fica numa nice. O espírito culpado, arrependido de seus erros, DESEJA REPARÁ-LOS e ficar em paz com quem prejudicou. Se seu remorso não lhe permite paz, então ele pede para enfrentar em si mesmo o mal que causou a outrem, conseguindo assim a paz para si próprio. Se é bronco demais para se achar errado, então pode ser constrangido pelos seus mentores a enfrentar o mal que causou para ver se acorda.

Ah, tinha essa lei de causa e efeito no meio. Como não a conheço, não posso dizer nada. Mas acho razoável a sua explicação.

Botanico escreveu:O prejuízo aí é para a virgem... Esse caso e outros semelhantes, seriam um tanto desculpáveis pela ignorância, mas nada fica sem acerto. Os sacerdotes dessa tribo, ao se conscientizarem de seus erros, em vidas futuras cuidarão então de dar às virgens sacrificadas a reparação de sua pisada de bola de um jeito ou outro.

Hum, entendi. Mas e se a virgem também pensava que aquilo era uma coisa boa, aí muda o jogo?

E por que essas coisas, como sacrifícios de virgens, são ruins? Baseados em quê? Coisas aceitáveis há séculos hoje são abomináveis...

Botanico escreveu:Cada família de espíritos tem as suas idiossincrasias e para aqueles espíritos NAQUELA época, isso era bom... Quando passou a ser considerado um mal, então partiram para outra.

Então o conceito de bem ou mal dentro da DE também é relativo? Eles se adaptam com a mudança da moralidade de cada época em cada lugar?

Botanico escreveu:Sim, é a isso que chamamos evolução espiritual. Mas note que os espíritos não estão todos na mesma faixa evolutiva...

Você se refere a casos de pessoas boas e más? Uns são gente boa, outros são porcarias?

Botanico escreveu:RELATIVISMO, meu caro Torrada, é quando não se acham os caminhos e ficamos sem eira, nem beira. Os espartanos eram simples e diretos: _ Pisou na bola, lambada na certa.

Agora veja só o relativismo que toma conta das nossas escolas: péssimos e mal comportados alunos fazem o que querem e vêm lá os pedagogos, os dereitos omanos, etc e tal exigir que NADA se faça contra eles. No máximo dê um leve sermãozinho para que a quianxinha se "conscientize" que isso não é coisa a ser feita... Isso sim é relativismo moral. Garantem-se os direitos dos errados, mas que se phoodham os direitos dos certinhos?

Mas esse relativismo, dentro da nossa cultura, é errado. Diferente de coisas que são regra e ninguém discorda em outras culturas.

Botanico escreveu:Não sei exatamente se ele chegou a cometer algum crime efetivamente falando ou se ficou apenas em manifestações superficiais. Mas o karma a pagar seria então dar às suas vítimas a reparação necessária pelos prejuízos que lhes causou.

A reparação às vítimas é feita mesmo nessas condições, quando um cara não tem consciência do que faz? E deficientes mentais que acabam prejudicando pessoas?

Botanico escreveu:Sim, mas não da exata mesma forma. O reencarnacionismo hindu em nada se parece com o reencarnacionismo espírita.

O que acontece é que os mitos copiados não chegam de forma fiel e integral em relação ao original. O que se nota é a influência, coisa que não sei se o espiritismo kardecista é ou não hindu.

Botanico escreveu:A moral é INTUITIVA, podendo ser moldada ou deformada pela maneira de como vai ser expressa. É como Jesus disse uma vez: "Aprenderam o que foi dito: amarão seus amigos e aborrecerão aos inimigos. Eu porém lhes digo para amarem também aos inimigos para serem como o Pai, que faz o Sol nascer para os justos e injustos e faz chover sobre os justos e injustos. Se só amarem a quem lhes ama, que vantagem maria leva? Não fazem o mesmo os gentios?"

Se a moral intuitiva, então por que tantos povos tinham sua moral com tanta imoralidade?

Botanico escreveu:Entenda como quiser. Os cristãos me apresentam um Deus perfeito, que nos deixou uma Palavra de Deus, perfeita, exata, infalível e absolutamente verdadeira EM TUDO quanto que se manifesta. Só que ao ler essa dita palavra, encontro falhas, incoerências, contradições e situações que me fazem comparar o Deus perfeito com o Sr Adolf Hitler. Para o Espiritismo, tais revelações são obra de espíritos tribais e não do Divino.

Realmente vocês, espíritas, têm o direito de achar da forma que quiserem. Só que isso acaba sendo incoerente em algum momento, como espíritos primitivos ditando práticas antiespíritas. Era só pra confundir os homens?

Botanico escreveu:Ué? Pelo mesmo motivo pelo qual um cético-ateu sábio e racional, como Stalin ou Mao mandariam liquidar qualquer suspeito de oposição a eles, os espíritos tribais dariam ordens aos seus profetas para anunciar que devem ser eliminados quaisquer concorrentes.

Os concorrentes, quem eram? Outros espíritos?

E como você tem tanta certeza de que a bíblia foi escrita por espíritos tribais e não por inspiração divina? Por que você não acha que o espiritismo é obra do capeta, como a bíblia descreve? Quem sabe os espíritos são demônios que querem desvirtuar do homens do encontro com Deus?

Botanico escreveu:Uma revelação verdadeira? Ué, confronte com a realidade. Na Bíblia diz que o Sol nasce e se põe e volta rapidamente ao seu ponto de partida para recomeçar o processo. É isso o que acontece?

Ué, eles estavam restritos a realidade da época, da mesma forma que Kardec, ao elaborar a sua teoria racista. O diferencial é que a bíblia é considerada perfeita, coisa que não é.

Botanico escreveu:Estariam eles certos ou errados?

Errados.

Botanico escreveu:É por isso que dizemos que NÃO É UMA REVELAÇÃO DIVINA e sim obra de espíritos tribais...

E eu digo que é mais uma religião que sofreu influências de outras de sua região e que no final acaba se contradizendo por ser apenas uma obra humana.

Botanico escreveu:Admitiremos que Deus é contraditório ou que os espíritos tribais o são?

Vide resposta acima, mas é seu direito achar que é uma obra de espíritos primitivos.

Botanico escreveu:Acho que já disse alhures, mas nem tudo que está na Bíblia é necessariamente mau ou errado. Há coisas úteis e moralmente inatacáveis, pois os espíritos tribais não eram todos iguais e homogeneamente pensantes.

Então não há problemas se acatarmos estórias moralmente bonitinhas de personagens fictícios?

É que o diferencial do espiritismo é que esse aceita as supostas incongruências que podem aparecer, até mesmo atacando o próprio fundador da seita, no caso, Kardec. Diferente das religiões monoteístas dominantes...

Botanico escreveu:Olha, seu Torrada, você deveria estudar melhor a coisa antes de ficar fazendo afirmações ocas. Uma coisa é citar alguém cujo dito em particular é útil e correto e outra coisa é aceitar em conjunto as suas idéias. Eu concordo plenamente com Josef Goebells, Ministro da Propanganda de Hitler, neste ponto em particular: "_ Este homem (Hitler), é muito perigoso: ele acredita no que diz." Mas significa que eu concorde com o resto, só por causa disso?
Muito que bem, nos escritos espíritas freqüentemente podemos encontrar citações de palavras e ensinamentos de Jesus, mas isso não significa que adotamos as elucubrações teológicas cristãs por conta disso. Separe o joio do trigo, meu caro.

É que a DE faz como os crentes: quando a ciência, ou melhor, a pseudociência o é favorável a suas crenças, eles as usam; quando não é, eles as abominam. Até mesmo quando a ciência é útil a eles isso acontece. No caso do espiritismo, um exemplo seria que Jesus condenou tal prática, isso a DE não mostra, mas quando ele falava as coisas bonitinhas, isso interessava. Não sei se a DE também fala de Moisés, mas se fala, é interessante notar que o mesmo fez leis antiespíritas, se não me engano.

Botanico escreveu:Pode estar errado, pois foi escrito em 1938, com os conhecimentos daquela época. Aliás, muito aplaudidos por Hitler & Cia Bela.

Também aplaudido (não neste caso) por Kardec (a ciência da época...). E só para constar, Hitler não era ateu, e ele fez afirmações contra o ateísmo, caso não saiba. Diferente de afirmações anti-religiosas, coisa que ele não fez.
“No BOPE tem guerreiros que matam guerrilheiros, a faca entre os dentes esfolam eles inteiros, matam, esfolam, sempre com o seu fuzil, no BOPE tem guerreiros que acreditam no Brasil.”

“Homem de preto qual é sua missão? Entrar pelas favelas e deixar corpo no chão! Homem de preto o que é que você faz? Eu faço coisas que assustam o Satanás!”

Soldados do BOPE sobre BOPE

Jack Torrance
Contato:

Mensagem por Jack Torrance »

Botanico escreveu:Um espírito Pol Pot, Hitler, Stain ou Mao qualquer poderia perfeitamente dar as caras de passar lições de que "como é importante eliminar dissidentes, etc e tal para garantir seus propósito..."

Acho que isso é o suficiente para mostrar e acabar com a xaropada de que HItler era ateui:

viewtopic.php?p=325872#p325872

Botanico escreveu:
Fernando Silva escreveu:
Botanico escreveu:E quem decidir liquidar as crianças de rua com esse pretexto, só precisa achar um profeta que fala com o Divino... Não deve ser coisa muito difícil...

Religiosos podem justificar qualquer coisa citando seu livro sagrado.
Ateus estão limitados à razão e à ética.

No que é que a razão e a ética limitaram a ação de valorosos ateus como Hitler, Stalin, Mao-Tsé-Tung, Pol Pot & Cia Bela?

Hitler ateu?

"Estamos convencidos de que o povo precisa e pede esta fé. Assim, assumimos a luta contra o movimento ateu, e não somente com algumas declarações teóricas: nós o extinguimos." Adolf Hitler, 1933.

"Os interesses da Igreja certamente coincidem com os nossos em nossa luta contra os sintomas de degeneração no mundo de hoje, em nossa luta contra o movimento ateu, contra a criminalidade". Adolf Hitler, 1934.
“No BOPE tem guerreiros que matam guerrilheiros, a faca entre os dentes esfolam eles inteiros, matam, esfolam, sempre com o seu fuzil, no BOPE tem guerreiros que acreditam no Brasil.”

“Homem de preto qual é sua missão? Entrar pelas favelas e deixar corpo no chão! Homem de preto o que é que você faz? Eu faço coisas que assustam o Satanás!”

Soldados do BOPE sobre BOPE

Benetton
Contato:

Mensagem por Benetton »

Essa questão de Hitler ser ateu ou religioso é tão polêmica quanto a de Einsten.

Apenas para obter mais subsídios a este fato, copio e colo aqui, um depoimento acerca desse assunto :

"O paganismo ariano não só existiu historicamente e foi utilizado por Hitler, como não pode nem deve ser confundido com o Arianismo do teólogo Arius, que viveu já depois de Cristo. O que me parece é que se faz essa confusão. O próprio símbolo do nazismo tem origem no paganismo ariano.

Hitler perseguiu gente que incomodava o seu regime, incluindo padres católicos, como Maximilian Kolbe ou pastores luteranos como Dietrich Bonhoeffer. Perseguiu os homossexuais efeminados, porque os homossexuais “machos” de tipo espartano, já foram acarinhados pelo nazismo (ver “pink swastika”).

Vamos falar verdade: eu não digo que Hitler era ateu, nem que Hitler era areligioso; o que digo é que Hitler não suportava o cristianismo, assim como Nietzsche nunca o suportou. Vejam mais comentários sobre :

HITLER ERA MESMO UM CRISTÃO ?
http://www.answers.org/apologetics/hitquote.html

Perante factos, chama-se de “livro obscuro” à opinião de Hitler sobre o cristianismo. Vamos ser honestos, meu caro. Essa de Hitler acreditar que um judeu como Jesus Cristo era um “combatente ariano”, brada aos céus – não lembra ao diabo. Quando Hitler se aliou ao Islamismo internacional, não foi por acaso: cristãos e judeus estavam no mesmo saco.

Sobre as citações do Mein Kampf – que Hitler escreveu na prisão, nos anos vinte: como disse, Hitler serviu-se do cristianismo alemão para subir ao poder, tal qual Tony Blair se tornou católico para assumir as funções de Durão Barroso. Esta é uma comparação que toda a gente entende, e por isso, esta comparação incomoda quem não quer que as pessoas entendam."

http://espectivas.wordpress.com/2007/12 ... a-verdade/

Autor Desconhecido.

Acauan
Moderador

Mensagem por Acauan »

Benetton escreveu:Essa questão de Hitler ser ateu ou religioso é tão polêmica quanto a de Einsten.

Mas nem esticando o conceito de "cristão" até limites absurdos poderíamos dizer que Hitler era um.
Quando muito, há evidências de que o ditador tolerava o cristianismo como fator de unidade da civilização e cultura ocidental - se opondo ao judaísmo e comunismo -, enquanto não era substituído pela cultura nazista, que dado sua natureza puramente totalitária intencionava controlar o Homem até o nível espiritual, muito além da simples dominação política.

A única certeza é que Adolf Hitler acreditava em Adolf Hitler, a quem possivelmente idolatrava como única divindade pessoal que enxergava acima de si próprio.

Se ele era ateu, místico-paganista, herege cristão ou seja lá o que for é irrelevante.
O fato é que o cara era maluco. Um maluco obstinado e poderosamente convincente, mas ainda assim doido.

É perda de tempo discutir a religiosidade dos psicopatas, exceto nos casos específicos em que a religião dá uma forcinha à psicopatia, como no caso dos terroristas suicidas islâmicos.

Fora isto, acho difícil alguém demonstrar com evidências objetivas que fosse ele ateu ou católico, isto de alguma forma influenciou diretamente Hitler a decidir que conquistaria o poder absoluto na Alemanha, imporia uma ditadura tirânica, conquistaria todos os países a volta e exterminaria ou escravizaria os povos de quem não gostasse.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Benetton
Contato:

Mensagem por Benetton »

Acauan escreveu:
Benetton escreveu:Essa questão de Hitler ser ateu ou religioso é tão polêmica quanto a de Einsten.

Mas nem esticando o conceito de "cristão" até limites absurdos poderíamos dizer que Hitler era um.
Quando muito, há evidências de que o ditador tolerava o cristianismo como fator de unidade da civilização e cultura ocidental - se opondo ao judaísmo e comunismo -, enquanto não era substituído pela cultura nazista, que dado sua natureza puramente totalitária intencionava controlar o Homem até o nível espiritual, muito além da simples dominação política.

Desculpe-me voltar e insistir neste ponto, mas gostaria de entender melhor : Isso poderia significar que houve uma forte probabilidade de Hitler, dado à sua psicopatia, ser "O último abencerrage", usar e manipular o cristianismo em prol de seus interesses de dominação, como fez Tony Blair, numa tentativa de apaziguar a altercação com a Irlanda do Norte, e assim escrever seu nome na História da Inglaterra e do mundo? Muitos candidatos a mandatários de nações fazem isso. Não precisamos ir muito longe : Basta lembrar de Fernando Henrique Cardoso que, para se reeleger em 1998, num país de esmagadora maioria Cristã, OMITIU sua condição ateísta. Ou seja, de uma forma ou de outra, ele "manipulou" o Cristianismo em favor de si mesmo.

Acauan escreveu:Fora isto, acho difícil alguém demonstrar com evidências objetivas que fosse ele ateu ou católico, isto de alguma forma influenciou diretamente Hitler a decidir que conquistaria o poder absoluto na Alemanha, imporia uma ditadura tirânica, conquistaria todos os países a volta e exterminaria ou escravizaria os povos de quem não gostasse.

O que influenciou Hitler, pela sua resposta, independente da condição Cristã ou Não-Cristã, foi tão somente a psicopatia e extrema determinação de tornar a Alemanha uma potencia mundial? Mas para arregimentar e unificar o séquito nazista cada vez maior, não poderia ele, independente de suas convicções íntimas, fazer-se de "cristão de fachada" para facilitar o escopo de dominação? A laicidade na Alemanha nunca foi sequer considerada antes da segunda guerra mundial. Basta lembrar que os jovens que se formavam nas Escolas Militares alemãs do final do século XIX juravam obediência a Deus e ao Kaiser. Dizer-se ateu, numa condição dessas, seria assinar sua própria derrota política.

Sabemos perfeitamente que, alguns políticos podem ser ladrões e corruptos, mas burros eles não são. E manipular religiões seria apenas mais uma dentre as muitas características que os levam a agir em causa própria.

===================

No nazismo, Adolf Hitler era ocasionalmente comparado com Jesus, ou tido como um Messias enviado por Deus.

Em alguns orfanatos, era habitual esta oração:

"Führer, meu Führer, que me foste enviado por Deus, protege-me e mantém-me vivo por muito tempo.
Salvastes a Alemanha da mais profunda miséria, a ti te devo o meu pão de cada dia
Führer, meu Führer, minha fé, minha luz
Führer meu Führer, não me abandones."

Poewe, Karla Poewe; Irving Hexham, “Jakob Wilhelm Hauer's New Religion and National Socialism”, Journal of Contemporary Religion, Vol. 20, Nº 2, May 2005, pp. 195-215

"O Führer é profundamente religioso, embora completamente anti-Cristão"

Diário de J. Goebbels, 28 de Dezembro de 1939.
Editado pela última vez por Benetton em 19 Fev 2008, 16:11, em um total de 1 vez.

Autor Desconhecido.

Trancado