Se uma garota pode rejeitar um cara por causa da Raça...

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Aranha
Gênero: Masculino
Contato:

Se uma garota pode rejeitar um cara por causa da Raça...

Mensagem por Aranha »

“Se uma garota pode desprezar um pretendente por sua raça porque um comerciante também não pode se negar a atender um cliente pelo mesmo motivo?”

- A princípio não consegui perceber a falha da analogia acima, em princípio ela parecia perfeita, há um objeto (afeição da menina ou mercadoria do comerciante) que um lado fornece (comerciante/garota) e o outro deseja (pretendente/cliente).

- No entanto, a falha está implícita em um elemento que a analogia despreza: - A relação.

- Relações envolvendo Fonte/Objeto/Consumidor são normais na natureza, ocorrem entre presa/carne/predador, entre flores/pólen/abelhas, árvore/fruta/macaco.

- Na nossa sociedade humana ocorre entre prostituta/sexo/homem, pai/educação/filho, filho/respeito/pai, homem/fidelidade/mulher, papai-noel/presentes/crianças, etc.

- No caso da analogia apresentada temos de um lado uma relação de cunho íntimo-sentimental pretendente/afeição/pretendido e do outro lado uma típica relação comercial comerciante/mercadoria/cliente.

- Não é preciso pensar muito para saber o quanto estas relações são diferentes, no caso foi selecionada propositalmente uma relação onde a rejeição por preconceito racial é moralmente aceita, uma vez que ela se confunde com critérios estéticos.

- No entanto, a relação comercial é regulada por princípios morais completamente diferentes, não cabendo aí comparar MORALMENTE uma coisa com outra.

- Exemplos:
. Numa relação pai/filho é moralmente válido que o pai se intrometa na vida particular do filho, numa relação patrão/empregado não.

. Numa relação marido/mulher é moralmente válido que um faça sexo com o outro, na relação mãe/filho não.

. Numa relação réporter/entrevistado é moralmente válido que um divulgue o que o outro falou, numa relação padre/pecador não.

- Logo, a analogia é falsa.

Abraços,
"Grandes Poderes Trazem Grandes Responsabilidades"
Ben Parker

Apo
Gênero: Feminino

Mensagem por Apo »

Esta é uma das analogias mais improcedentes e tendenciosas que eu já vi. Serve bem à ideologias maniqueístas, e da pior espécie: as que gostam de confundir o espectador da platéia.

Uma garota não é um estabelecimento aberto ao público. A menos que ela seja uma prostituta em um bordel. Aqui as relações são análogas e envolvem interesses meramente transitórios ( fidelidade e lealdade à marcas e estabelecimentos são figuras de mercado que oscilam de acordo com contextos e escolas adminstrativas voltadas à relações mercadológicas) Ou seja, há alguém explicitamente disposto à troca de mercadorias.

As demais relações envolvem emoção, vínculo, responsabilidade prévia ( como pais/filhos ), compromisso e até dependência.

Mesmo havendo códigos morais e éticos envolvendo a maioria das relações, as que envolvem produto, serviço ou mercadoria, envolvem interesses diferentes das demais.

Seria melhor perguntar: “Se uma garota DE PROGRAMA pode desprezar um pretendente por sua raça, por que um comerciante também não pode se negar a atender um cliente pelo mesmo motivo?”

A resposta é óbvia: a garota representa o bordel, assim como os funcionários do estabelecimento comercial representam o mesmo. SE um pode, o outro, em tese, também deveria poder.

O que uma garota em suas escolhas livres e pessoais tem a ver com isto? NADA.
Imagem

zumbi filosófico

Re.: Se uma garota pode rejeitar um cara por causa da Raça..

Mensagem por zumbi filosófico »

A idéia é justamente não haver essa distinção... como se todas relações fossem negócios/relações informais. Se não me engano, o próprio Adam Smith era contrário a coisas que os esquerdinhas também abominam, como grandes corporações/ACIONISMO*.

* Mercado de ações + ISMO.
Imagem

Apo
Gênero: Feminino

Re: Re.: Se uma garota pode rejeitar um cara por causa da Ra

Mensagem por Apo »

zumbi filosófico escreveu:A idéia é justamente não haver essa distinção... como se tudo fossem negócios informais. Se não me engano, o próprio Adam Smith era contrário a coisas que os esquerdinhas também abominam, como grandes corporações/ACIONISMO*.

* Mercado de ações + ISMO.

O grande problema da esquerda é este baú de gatos entre relações pessoais, desejosamente livres ( respondendo ao código civil e culturalmente moldadas intra-cultura, mas ainda respeitando o desejo de escolhas do indivíduo) e liberdade de mercado, onde há códigos éticos e morais definidos pelo próprio mercado e seus interessados, e não pelo Estado.

Parede a mesma coisa, mas não são.

Fazer analogias entre as duas é apenas induzir ao erro de pensamento que leva à idéia de totalitarismo de direita, quando ele não é óbvio e nem necessário.
Imagem

Aranha
Contato:

Mensagem por Aranha »

zumbi filosófico escreveu:A idéia é justamente não haver essa distinção... como se todas relações fossem negócios/relações informais.

- Permitindo absurdos como: "- Já que dou pro meu namorado para ganhar afeição, Posso dar pro meu chefe para conseguir uma promoção.", "- Já que consumo meu amor comendo minha mulher, posso comer mamãe também".

- Se é sob essa espécie de lixo ideológico que se baseia o libertarianismo, não me espanta o tipo de idéias ingênuas e ridículas que seus partidários defendem.

Abraços,
Ben Parker

Johnny

Mensagem por Johnny »

Já que a mulher do meu chefe dá pra mim, então posso comer ele também...
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Johnny

Mensagem por Johnny »

Já que a mulher do meu chefe dá pra mim, então posso comer ele também...
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Apáte
Contato:

Mensagem por Apáte »

Abmael escreveu:- Exemplos:
. Numa relação pai/filho é moralmente válido que o pai se intrometa na vida particular do filho, numa relação patrão/empregado não.

. Numa relação marido/mulher é moralmente válido que um faça sexo com o outro, na relação mãe/filho não.

. Numa relação réporter/entrevistado é moralmente válido que um divulgue o que o outro falou, numa relação padre/pecador não.

- Logo, a analogia é falsa.

Em 3 anos de fórum, esta foi a coisa mais sem noção que li.

Bah, já cansei desse blablablá todo. Se o Procedure tiver mais paciência que eu...

Só me sinto vítima de RACISMO porque entendo que uma escola é um estabelecimento aberto ao público, e quando fui negado no Convent School britânico, ninguém veio me defender. :emoticon11: :emoticon11:

Chora, pode chorar...
"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi

Apáte
Contato:

Mensagem por Apáte »

Johnny escreveu:Já que a mulher do meu chefe dá pra mim, então posso comer ele também...

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:
"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi

Herf

Mensagem por Herf »

Só o que se fez foi simplesmente postular que o único caso em que não é válido estabelecer uma relação com uma pessoa pelo critério que se queira é aquele em que é visada a obtenção de renda. Em todos os outros vale. Só naquele caso não pode. Não entendi por quê.

. Numa relação réporter/entrevistado é moralmente válido que um divulgue o que o outro falou,
numa relação padre/pecador não.

Eu não sei aonde você quis chegar com essas analogias.

Em todos os casos que você escreveu, as duas partes estão interagindo uma com a outra da maneira como estão porque assim concordaram. Não há nenhum agente externo as regulando. Se o padre não quisesse ouvir as confissões do fiel porque ele é torcedor do Vitória/usa piercing/é anão/está mal vestido, ele não as ouviria.

Herf

Mensagem por Herf »

E por libertário comumente se entende aquele que defende a ausência total ou quase total do estado, um anarco-capitalista. Eu não sou um destes só por achar que alguém pode estabelecer os próprios critérios em uma contratação ou em uma outra relação qualquer.

É como se eu começasse a tratar todo aquele que apresenta a mais leve queda à social-democracia como um stalinista.

Ilovefoxes

Re: Se uma garota pode rejeitar um cara por causa da Raça...

Mensagem por Ilovefoxes »

Porque não é moralmente aceito?

Aranha
Contato:

Re: Re.: Se uma garota pode rejeitar um cara por causa da Raça..

Mensagem por Aranha »

Procedure escreveu:Em todos os casos que você escreveu, as duas partes estão interagindo uma com a outra da maneira como estão porque assim concordaram. Não há nenhum agente externo as regulando.

- Um atitude em tipo de interação não implica na mesma atitude no outro tipo, e não é porque uma relação não tem agente externo regulando que outra não tenha que ter necessariamente.

Procedure escreveu:Se o padre não quisesse ouvir as confissões do fiel porque ele é torcedor do Vitória/usa piercing/é anão/está mal vestido, ele não as ouviria.

- Então você diria: "Já que um padre só atende o fiel, que quiser um médico pode não atender o doente numa emergência se ele é torcedor do Vitória/usa piercing/é anão/está mal vestido", " Se um padre só atende o fiel se quiser, um soldado só obedece o sargento se ele não é torcedor do Vitória/usa piercing/é anão/está mal vestido".

- Analogias inválidas. assim como a inicial.

Abraços,
Ben Parker

Herf

Mensagem por Herf »

Abmael escreveu:- Então você diria: "Já que um padre só atende o fiel, que quiser um médico pode não atender o doente numa emergência se ele é torcedor do Vitória/usa piercing/é anão/está mal vestido".

Não, eu não diria.

Aranha
Contato:

Mensagem por Aranha »

Procedure escreveu:
Abmael escreveu:- Então você diria: "Já que um padre só atende o fiel, que quiser um médico pode não atender o doente numa emergência se ele é torcedor do Vitória/usa piercing/é anão/está mal vestido".

Não, eu não diria.

- Ah, bom!

Abraços,
Ben Parker

Trancado