Palhaçada Espírita

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
chagas
Gênero: Masculino

Re: Palhaçada Espírita

Mensagem por chagas »

Ilovefoxes escreveu:Um dia alguém vai te entender NadaSei.

Eu acho engraçado essa sua balança com o ceticismo. Vem com "estudo de historinhas" afirmando que provam algo. Mas quando a gente alega que pessoas com lençóis são fraude, vem dizer que não se pode afirmar nada.

Ainda por cima, quando a Apo fala em Papai Noel, aí você alega falsa analogia. Isso que é engraçado, Papai Noel a gente pode afirmar que não existe, fantasmas não. Ê "ceticismo" coerente o seu. Talvez você não saiba o que signifique "falsa analogia" e só está repetindo depois de ler em algum lugar.

É claro que é possível que por coinscidência fantasmas sejam iguais a fantasias mal-feitas com papelão. Mas acho bem improvável e acima de tudo suspeito.

Eu acho justo que quem determina qualquer coisa como fraudulenta sejam a esta pessoa solicitada instrumentos, para mostrar como aconteceu a fraude. Seja com a repetição da "experiência" ou apontar como ela foi feita.
Parece-me por outro lado não ser justo colocar tudo no mesmo bojo, comparar a existência de espíritos, pois estes se baseiam em fatos que tem certa relevância para a vida do ser humano, com mitos que apenas fazem parte do imaginário infantil ou coisa que se valha.
E digo com tranqüilidade, pois ainda não vi nada de sobrenatural e não estou convencido que espíritos existem.

Ilovefoxes

Mensagem por Ilovefoxes »

Maniqueísmo esquerdista.
chagas escreveu:Eu acho justo que quem determina qualquer coisa como fraudulenta sejam a esta pessoa solicitada instrumentos, para mostrar como aconteceu a fraude. Seja com a repetição da "experiência" ou apontar como ela foi feita.
Sim, e no caso dessas "materializações" não é muito difícil. Aqui no meu quarto, acabei de puxar o lençol da minha cama e pus sobre minha cabeça.
chagas escreveu:Parece-me por outro lado não ser justo colocar tudo no mesmo bojo, comparar a existência de espíritos, pois estes se baseiam em fatos que tem certa relevância para a vida do ser humano, com mitos que apenas fazem parte do imaginário infantil ou coisa que se valha.
O lado emocional não muda em nada a existência de algo.

chagas

Mensagem por chagas »

Ilovefoxes escreveu:Maniqueísmo esquerdista.
chagas escreveu:Eu acho justo que quem determina qualquer coisa como fraudulenta sejam a esta pessoa solicitada instrumentos, para mostrar como aconteceu a fraude. Seja com a repetição da "experiência" ou apontar como ela foi feita.
Sim, e no caso dessas "materializações" não é muito difícil. Aqui no meu quarto, acabei de puxar o lençol da minha cama e pus sobre minha cabeça.
chagas escreveu:Parece-me por outro lado não ser justo colocar tudo no mesmo bojo, comparar a existência de espíritos, pois estes se baseiam em fatos que tem certa relevância para a vida do ser humano, com mitos que apenas fazem parte do imaginário infantil ou coisa que se valha.
O lado emocional não muda em nada a existência de algo.

Quando colocava um lençol na cabeça, lá na minha infância, era para dar beijocas na minha vizinha, veja como as coisas mudam.
Dizem os espíritas, que espíritos são pessoas antes vivas, não me parece assim tão ilógico então que se fale com espíritos, afinal foram pessoas, e pessoas eu tenho certeza que existem.
Se tivesse que escolher entre eles (espíritos) e o Papai Noel, acho que ficaria com o primeiro.
Por enquanto eu só desconfio.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

chagas escreveu:Se tivesse que escolher entre eles (espíritos) e o Papai Noel, acho que ficaria com o primeiro.

Sinto falta de Papai Noel. Não sinto falta de Deus.

chagas

Mensagem por chagas »

Fernando Silva escreveu:
chagas escreveu:Se tivesse que escolher entre eles (espíritos) e o Papai Noel, acho que ficaria com o primeiro.

Eu sinto muito por você.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

chagas escreveu:
Fernando Silva escreveu:

Eu sinto muito por você.

Pedir a Papai Noel dava resultados concretos. Pedir a Deus nunca adiantou de nada.

Ilovefoxes

chagas escreveu:
Fernando Silva escreveu:

Eu sinto muito por você.
Quando eu deixei de dar credibilidade em Papai Noel, a magia do Natal se foi.
Quando deixei de dar credibilidade a paranormalidade, fiquei livre de assombrações, e ficar me escondendo debaixo dos cobertores com medo dos sons do meu quarto...

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Eu acho engraçado essa sua balança com o ceticismo. Vem com "estudo de historinhas" afirmando que provam algo.

Nunca falei sobre estórinhas provando nada, falo sempre sobre estudar, investigar e comprovar pessoalmente.
Ilovefoxes escreveu:Mas quando a gente alega que pessoas com lençóis são fraude, vem dizer que não se pode afirmar nada.

Ainda por cima, quando a Apo fala em Papai Noel, aí você alega falsa analogia. Isso que é engraçado, Papai Noel a gente pode afirmar que não existe, fantasmas não. Ê "ceticismo" coerente o seu. Talvez você não saiba o que signifique "falsa analogia" e só está repetindo depois de ler em algum lugar.

É claro que é possível que por coinscidência fantasmas sejam iguais a fantasias mal-feitas com papelão. Mas acho bem improvável e acima de tudo suspeito.

Quem acusa de usar "espantalhos" e "ad homine" fora do contexto é você.
Eu só aponto a falácia quando ela é legitima.

Na falsa analogia temos que considerar as diferenças pertinentes, no caso em questão, nessa fotos tiradas por jornalistas em uma ambiente onde os próprios puderam investigar, não se pode comparar com shows de mágica nem com fotos de papai noel de shopping center.
As diferenças são gigantescas.

Mesmo em outros casos, onde temos apenas "relatos duvidosos" de aparições de espíritos, a analogia pertinente seria com relatos duvidosos sobre avistamentos de ETs e OVINIs, não com papai noel.
A questão é que o único intuito da comparação é fazer chacota, dai não pensam direito e não percebem as diferenças pertinentes, por isso caem em uma falácia tão básica quanto a falsa analogia.
Reitero que principalmente no caso em questão, dado o contextos em que as fotos foram tiradas.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

chagas

Mensagem por chagas »

Ilovefoxes escreveu:
chagas escreveu:
Fernando Silva escreveu:

Eu sinto muito por você.
Quando deixei de dar credibilidade a paranormalidade, fiquei livre de assombrações, e ficar me escondendo debaixo dos cobertores com medo dos sons do meu quarto...

Acho que sempre fui muito cético, sempre soube que meu pai é que comprava meus presentes, e nunca tive medo de assombração.
E nada disso me tirou o direito de desconfiar.

Apo
Gênero: Feminino

Mensagem por Apo »

chagas escreveu:
Ilovefoxes escreveu:
chagas escreveu:
Fernando Silva escreveu:

Eu sinto muito por você.

Acho que sempre fui muito cético, sempre soube que meu pai é que comprava meus presentes, e nunca tive medo de assombração.

E quem cuidava de você quando estava doente: seus pais e os médicos ou o Papai do Céu?
Imagem

chagas

Mensagem por chagas »

Fernando Silva escreveu:
chagas escreveu:
Fernando Silva escreveu:

Eu sinto muito por você.

Pedir a Papai Noel dava resultados concretos. Pedir a Deus nunca adiantou de nada.

Nunca pedi nada a nenhum dos dois!
O primeiro por ter certeza da sua inexistência, o segundo por saber que se ele existe, deveria saber do que preciso e se mereço.

chagas

Mensagem por chagas »

Apo escreveu:
chagas escreveu:
Ilovefoxes escreveu:
chagas escreveu:
Fernando Silva escreveu:

Eu sinto muito por você.

E quem cuidava de você quando estava doente: seus pais e os médicos ou o Papai do Céu?

Às vezes ate a vizinha!
Se Deus esteve por lá, naqueles momentos, não me deu tempo de agradecê-lo, passou e nem vi.

Ilovefoxes

NadaSei escreveu:

Eu acho engraçado essa sua balança com o ceticismo. Vem com "estudo de historinhas" afirmando que provam algo.
Nunca falei sobre estórinhas provando nada, falo sempre sobre estudar, investigar e comprovar pessoalmente.
Pobre Brasil, até quando??
NadaSei escreveu:Quem acusa de usar "espantalhos" e "ad homine" fora do contexto é você.
Claro, porque você não usa as falácias que usa.
Aliás, essa sua desculpa de "fora do contexto" já está velha, NadaSei, você usa isso para tudo, depois de um tempo enjoa cara.
NadaSei escreveu:Eu só aponto a falácia quando ela é legitima.
Eu tenho minhas dúvidas.
NadaSei escreveu:Na falsa analogia temos que considerar as diferenças pertinentes, no caso em questão, nessa fotos tiradas por jornalistas em uma ambiente onde os próprios puderam investigar, não se pode comparar com shows de mágica nem com fotos de papai noel de shopping center.
As diferenças são gigantescas.

Mesmo em outros casos, onde temos apenas "relatos duvidosos" de aparições de espíritos, a analogia pertinente seria com relatos duvidosos sobre avistamentos de ETs e OVINIs, não com papai noel.
A questão é que o único intuito da comparação é fazer chacota, dai não pensam direito e não percebem as diferenças pertinentes, por isso caem em uma falácia tão básica quanto a falsa analogia.
Reitero que principalmente no caso em questão, dado o contextos em que as fotos foram tiradas.
Jornalistas? Investigar? Alguém por um acaso tentou tirar do espírito? Ooops...

E é exatamente igual, ambos são shows de mágica com fotos em centros comerciais.

Trancado