Vídeo legendado de Christopher Hitchens detonando a religião

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Fernando Silva
Administrador
Gênero: Masculino
Contato:

Vídeo legendado de Christopher Hitchens detonando a religião

Mensagem por Fernando Silva »

Achei no Clube Cético:

Um vídeo legendado em português do Christopher Hitchens detonando os fundamentos da religião.
São 2 partes, num total de 13 minutos:

http://www.youtube.com/watch?v=JEYvbQlkF_s
http://www.youtube.com/watch?v=QtZLU6rOkys

Esta idéia é interessante:

É um insulto à espécie humana afirmar que, até que Moisés subisse o Sinai e recebesse as Tábuas da Lei, nossos antepassados não sabiam que matar, roubar e cometer adultério era errado.

Ou esta:

O deus do Antigo Testamento era um monstro, mas pelo menos a tortura acabava com a morte. O doce e humilde Jesus nos ameaça com tortura até mesmo após a morte e por toda a eternidade.

Ou esta:

Será ético apagar os pecados de um criminoso sacrificando-se uma pessoa inocente?
Se eu me oferecer para ser executado no lugar de um bandido, ele será perdoado? Deixará de ser culpado?

Deise Garcia
Gênero: Feminino

Re: Vídeo legendado de Christopher Hitchens detonando a religião

Mensagem por Deise Garcia »

Fernando Silva escreveu:Achei no Clube Cético:

Um vídeo legendado em português do Christopher Hitchens detonando os fundamentos da religião.
São 2 partes, num total de 13 minutos:

http://www.youtube.com/watch?v=JEYvbQlkF_s
http://www.youtube.com/watch?v=QtZLU6rOkys

Esta idéia é interessante:

É um insulto à espécie humana afirmar que, até que Moisés subisse o Sinai e recebesse as Tábuas da Lei, nossos antepassados não sabiam que matar, roubar e cometer adultério era errado.

Ou esta:

O deus do Antigo Testamento era um monstro, mas pelo menos a tortura acabava com a morte. O doce e humilde Jesus nos ameaça com tortura até mesmo após a morte e por toda a eternidade.

Ou esta:

Será ético apagar os pecados de um criminoso sacrificando-se uma pessoa inocente?
Se eu me oferecer para ser executado no lugar de um bandido, ele será perdoado? Deixará de ser culpado?

Que realização, né Nandinho? Mas ninguém precisa disso para firmar sua descrença, não é mesmo?
Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre, tal é a lei.

Fedidovisk

Mensagem por Fedidovisk »

Seria espírita se não fosse cristão, digo... se o espiritismo não tomasse o "envangelho" como base, seria talvez o único a se safar de certas "acusações".

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Fedidovisk escreveu:Seria espírita se não fosse cristão, digo... se o espiritismo não tomasse o "envangelho" como base, seria talvez o único a se safar de certas "acusações".

Mesmo que não houvesse nenhuma acusação contra uma religião, ainda seria preciso provar que ela era verdadeira.
Não sinto necessidade de ter uma religião, mas parece que algumas pessoas precisam porque precisam se apoiar em uma.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Deise Garcia escreveu:Que realização, né Nandinho? Mas ninguém precisa disso para firmar sua descrença, não é mesmo?

Esses defeitos me fizeram abrir os olhos e parar de aceitar as coisas sem discutir, mas, realmente, eles são apenas os defeitos de uma das milhares de religiões existentes.
Na verdade, antes de procurar qualidades e defeitos numa crença, é preciso se perguntar:
Para que eu preciso de uma religião? Como eu sei que uma religião é verdadeira?

Deise Garcia

Mensagem por Deise Garcia »

Fernando Silva escreveu:
Fedidovisk escreveu:Seria espírita se não fosse cristão, digo... se o espiritismo não tomasse o "envangelho" como base, seria talvez o único a se safar de certas "acusações".

Mesmo que não houvesse nenhuma acusação contra uma religião, ainda seria preciso provar que ela era verdadeira.
Não sinto necessidade de ter uma religião, mas parece que algumas pessoas precisam porque precisam se apoiar em uma.

Da forma como você coloca, eu também não preciso dela. É preciso, no entanto, que alguma coisa além da ciência materialista explique muitos casos que fogem do entendimento comum. Assim como eu fui discriminada preciso da religião para me sentir igual, embora diferente da maioria.

Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre, tal é a lei.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Deise Garcia escreveu:Da forma como você coloca, eu também não preciso dela. É preciso, no entanto, que alguma coisa além da ciência materialista explique muitos casos que fogem do entendimento comum.

Eu não preciso dessas explicações. Aceito minha ignorância e a possibilidade de a ciência nunca explicar tudo sem apelar para fantasias.

SickBoy

Mensagem por SickBoy »

achei do caralho o vídeo

Apo

Mensagem por Apo »

Um fenômeno muito interessante que se pode observar é que, aos inocentes e ignorantes no assunto, toda religião começa a ser impregnada com base no concreto nela inserido: as estorinhas, contos, figurinhas...como a arca e os bichos, as águas se abrindo, o pão e o vinho, o sangue escorrendo, a vaquinha, o burrinho, o menino, a cruz e o templo...as pragas, o castigo, a dor, o céu e o inferno, os anjinhos... Se estas fuguras e imagens puderem ser "armazenadas" o suficientemente sem muita constestação, a alegoria se unem valores desejáveis e uma certa anuência com o senso de segurança por elas provocado ( em contraposição ao medo e à submissão). Se tudo correr bem, está feita a conversão pelos religiosos e crentes chamada de "natural" na gênsese humana.

Caso alguma ovelhinha comece a pensar por si e ponderar sobre o naturalmente ponderável...aí as coisas são adaptadas: o concreto começa a virar metáforas, parábolas, o tempo que parecia tão real e concreto passa a ser abstraído do discurso, relativizado para "caber" na descrição.

Se a ovelha continuar tentando se desgarrar, há ainda a fase do apelo ao fato ( incontestável) de que não nos é possível compreender tudo o que cabe no reino do criador. E que as estorinhas servem apenas como referência, que podem ou precisam ser levadas ao cabo da interpretação ou da simples aceitação de que não somos ninguém para tentar entender a onipresença, o onipotência, o onisciência ...

E por fim, se continuada a "teimosia", vem o esculacho e a condenação, que todos aqui já sabem a baixaria que é.
Imagem

Fedidovisk

Mensagem por Fedidovisk »

Fernando Silva escreveu:
Deise Garcia escreveu:Da forma como você coloca, eu também não preciso dela. É preciso, no entanto, que alguma coisa além da ciência materialista explique muitos casos que fogem do entendimento comum.

Eu não preciso dessas explicações. Aceito minha ignorância e a possibilidade de a ciência nunca explicar tudo sem apelar para fantasias.

Rpz, to lendo um livro chamado "vagabundos iluminados" que parece muito com sua resposta. :emoticon33:

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Apo escreveu:Se estas fuguras e imagens puderem ser "armazenadas" o suficientemente sem muita constestação, a alegoria se unem valores desejáveis e uma certa anuência com o senso de segurança por elas provocado ( em contraposição ao medo e à submissão). Se tudo correr bem, está feita a conversão pelos religiosos e crentes chamada de "natural" na gênsese humana.

Quem acredita em que come a carne de seu deus e bebe seu sangue é capaz de acreditar em qualquer coisa. Só precisa de um tempo para se acostumar com a idéia.

Apo

Mensagem por Apo »

Deise Garcia escreveu:
Fernando Silva escreveu:

Da forma como você coloca, eu também não preciso dela. É preciso, no entanto, que alguma coisa além da ciência materialista explique muitos casos que fogem do entendimento comum. Assim como eu fui discriminada preciso da religião para me sentir igual, embora diferente da maioria.

Hummm...é...não, eu realmente não careço de qualquer coisa " do além " apenas para explicar casos e coisas que não precisam ou não tem realmente explicação. Quando eu encontrar uma razão mais forte para ficar catando, aceitando ou criando fantasias ( que invadem a seara do real), quem sabe religiões passem a ter utilidade...
Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

Fernando Silva escreveu:
Apo escreveu:Se estas fuguras e imagens puderem ser "armazenadas" o suficientemente sem muita constestação, a alegoria se unem valores desejáveis e uma certa anuência com o senso de segurança por elas provocado ( em contraposição ao medo e à submissão). Se tudo correr bem, está feita a conversão pelos religiosos e crentes chamada de "natural" na gênsese humana.

Quem acredita em que come a carne de seu deus e bebe seu sangue é capaz de acreditar em qualquer coisa. Só precisa de um tempo para se acostumar com a idéia.

Ou sente atração por vampiros e carniceiros. Vai entender esta necessidade de lidar com a antropofagia através da divindade....
Imagem

DaviDeMogi

Mensagem por DaviDeMogi »

Coincidentemente estava pesando algo relacionado a isso ontem (02/03), após ver numa parede de um comércio crente: "Jesus morreu na cruz por voce! O que voce faz por ele?" .
Eu não consigo imaginar um fiapo de lógica justificativa na idéia de que um "pai" condenaria o "filho unico" ao sofrimento e à morte, pra que fossem redimidos os pecados dos outros filhos dele.
Quem idéiazinha mais fuleira, hein? Como pode bilhoes de cristãos se sentirem "gratos" como uma coisa tão imoral, como classifica o Hitchens?
Creio na morte, única amante absolutamente fiel,
Creio na estupidez humana, única força com que se pode contar sempre,
E creio no humor, única forma de encarar a primeira e suportar a segunda.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

DaviDeMogi escreveu:Eu não consigo imaginar um fiapo de lógica justificativa na idéia de que um "pai" condenaria o "filho unico" ao sofrimento e à morte, pra que fossem redimidos os pecados dos outros filhos dele.

Ainda por cima um pecado que não cometemos, mas do qual temos que nos sentir culpados.

Sem falar em que não tem lógica a humanidade se redimir do crime de comer uma fruta ao matar o filho do dono da fruta.

Apo

Mensagem por Apo »

DaviDeMogi escreveu:Coincidentemente estava pesando algo relacionado a isso ontem (02/03), após ver numa parede de um comércio crente: "Jesus morreu na cruz por voce! O que voce faz por ele?" .

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Esta é ótima! Só o que me faltava era pendurar isto no caixa do estabelecimento ao lado das famosa : " Este lugar pertence a Jesus ".

Põe fuleiragem nisto! :emoticon12:
Imagem

DaviDeMogi

Fernando Silva escreveu:
DaviDeMogi escreveu:Eu não consigo imaginar um fiapo de lógica justificativa na idéia de que um "pai" condenaria o "filho unico" ao sofrimento e à morte, pra que fossem redimidos os pecados dos outros filhos dele.

Ainda por cima um pecado que não cometemos, mas do qual temos que nos sentir culpados.

Sem falar em que não tem lógica a humanidade se redimir do crime de comer uma fruta ao matar o filho do dono da fruta.

Fernando: Voce à quem muito admiro pelo conhecimento do assunto, por ter uma paciência de Jó (!) com os crentes e, imagino, consegue compreender o porquê da obtusa forma que eles pensam; responda-me:

"Ò Admirável Guru", qual é a lógica dessa cobrança chantagística, que é imposta aos crentes cristãos? Matar o pródigo filho-deus pra dar uma nova chance pr´os outros ingratos e pecadores filhos...

DaviDeMogi

Apo escreveu:
DaviDeMogi escreveu:Coincidentemente estava pesando algo relacionado a isso ontem (02/03), após ver numa parede de um comércio crente: "Jesus morreu na cruz por voce! O que voce faz por ele?" .

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Esta é ótima! Só o que me faltava era pendurar isto no caixa do estabelecimento ao lado das famosa : " Este lugar pertence a Jesus ".

Apo, você que é profissional da criação de idéias, sugira-me uma resposta pra essa pergunta, que é pra eu pichar lá! :emoticon12:

Wallace

Mensagem por Wallace »

Pois eu achei o video (o 1º pois só tive saco pra ver ele), tão patético quando TJ tentando fazer aceitar o Jesus deles nos Sábados!!!!

Ou seja, achei o video um merda!!!

SickBoy

Mensagem por SickBoy »

Wallace escreveu:Pois eu achei o video (o 1º pois só tive saco pra ver ele), tão patético quando TJ tentando fazer aceitar o Jesus deles nos Sábados!!!!

Legal, conte mais. diga-nos o porquê.

Wallace

Mensagem por Wallace »

SickBoy escreveu:
Wallace escreveu:Pois eu achei o video (o 1º pois só tive saco pra ver ele), tão patético quando TJ tentando fazer aceitar o Jesus deles nos Sábados!!!!

Legal, conte mais. diga-nos o porquê.

Porque sim.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

DaviDeMogi escreveu:"Ò Admirável Guru", qual é a lógica dessa cobrança chantagística, que é imposta aos crentes cristãos? Matar o pródigo filho-deus pra dar uma nova chance pr´os outros ingratos e pecadores filhos...

É a lógica da culpa. A culpa nos faz submissos.
Quanto a matar Deus para salvar as criaturas, é uma coisa comum a várias religiões anteriores ao cristianismo.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

DaviDeMogi escreveu:
Apo escreveu:Esta é ótima! Só o que me faltava era pendurar isto no caixa do estabelecimento ao lado das famosa : " Este lugar pertence a Jesus ".

Apo, você que é profissional da criação de idéias, sugira-me uma resposta pra essa pergunta, que é pra eu pichar lá! :emoticon12:

Você pode chegar lá e pegar o que quiser sem pagar. Se Jesus não gostar que venha lhe cobrar, já que é tudo dele.

DaviDeMogi

Fernando Silva escreveu:
DaviDeMogi escreveu:"Ò Admirável Guru", qual é a lógica dessa cobrança chantagística, que é imposta aos crentes cristãos? Matar o pródigo filho-deus pra dar uma nova chance pr´os outros ingratos e pecadores filhos...

É a lógica da culpa. A culpa nos faz submissos.
Quanto a matar Deus para salvar as criaturas, é uma coisa comum a várias religiões anteriores ao cristianismo.

Bem pensado.

Trancado