O Estado deve reservar postos de trabalho para deficientes?

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Apo
Gênero: Feminino

Re: O Estado deve reservar postos de trabalho para deficientes?

Mensagem por Apo »

Apo escreveu:
spink escreveu:nussa!!! :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:
aqui escrevo de maneira informal...
gramática perfeita e vazia de argumentos vc encontra no blog do titio.

Você é tão...estranho...

UFA! Pensei que eu estava com início de Alzheimer.
Imagem

spink
Gênero: Masculino
Contato:

Mensagem por spink »

Apo escreveu:
Apo escreveu:
spink escreveu:nussa!!! :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:
aqui escrevo de maneira informal...
gramática perfeita e vazia de argumentos vc encontra no blog do titio.

Você é tão...estranho...

vc não tem idade para isso... ainda :emoticon12:
falando nisso; vc consegue esse contorcionismo do seu avatar?
"Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma." (Joseph Pulitzer).

Apo

Mensagem por Apo »

spink escreveu:
Apo escreveu:
Apo escreveu:Você é tão...estranho...

vc não tem idade para isso... ainda :emoticon12:

Você que pensa.

falando nisso; vc consegue esse contorcionismo do seu avatar?

Só quando eu respiro.
Imagem

spink
Contato:

Mensagem por spink »

apesar das nossas divergências vc é ótima :emoticon12:
"Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma." (Joseph Pulitzer).

Apo

Mensagem por Apo »

spink escreveu:apesar das nossas divergências vc é ótima :emoticon12:

Obrigada, igualmente!
Imagem

Aranha
Contato:

Mensagem por Aranha »

Apo escreveu:
- A questão é que as empresas nem cogitam a possibilidade de contratar por puro preconceito, para quebrar o preconceito o estado dá um incentivo para contratação, mas veja bem, NÃO ESTOU ME REFERINDO A COTAS.

Que empresas? Algumas sim, outras não. Fazer o quê? Obrigar? Incentivar através de redução de impostos não cria uma espécie de mercado onde a chantagem financeira é quem comanda? O que garante que desta forma o contratado terá aceitação e ambiente promissor para trabalhar e se desenvolver? Isto seria chover no molhado. Não sei não se isto é saudável. Ainda acho que é um tipo de cota disfarçada. Desta vez, pagando ao empregador para "aturar" um problema que ele não quer de graça. Sei lá.

- A partir de tudo que você escreveu aí acima conclui que...., Sei lá, entende?

Apo escreveu:Ah...aqui sim é algo interessante, desejável para todas as partes e produtivo. Mas o contratado não pode e nem deve ser um peso, deve se empenhar assim como todos os outros, sendo cobrado e premiado igualmente ( dentro de suas capacitações óbvio e em funções compatíveis), sendo incentivado como os demais em nome do desenvolvimento da empresa e de sua carreira.

- Obviamente.

Beijos,
"Grandes Poderes Trazem Grandes Responsabilidades"
Ben Parker

Johnny

Mensagem por Johnny »

Resondendo à pergunta: Sim, pode reservar postos de trabalho desde que eles passem também a pagar os mesmos impostos que os que não são deficientes e deixem de ganhar beneficio da previdencia. Se podem trabalhar, podem pagar impostos.

Simples assim.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

Abmael escreveu:
Apo escreveu:
- A questão é que as empresas nem cogitam a possibilidade de contratar por puro preconceito, para quebrar o preconceito o estado dá um incentivo para contratação, mas veja bem, NÃO ESTOU ME REFERINDO A COTAS.

Que empresas? Algumas sim, outras não. Fazer o quê? Obrigar? Incentivar através de redução de impostos não cria uma espécie de mercado onde a chantagem financeira é quem comanda? O que garante que desta forma o contratado terá aceitação e ambiente promissor para trabalhar e se desenvolver? Isto seria chover no molhado. Não sei não se isto é saudável. Ainda acho que é um tipo de cota disfarçada. Desta vez, pagando ao empregador para "aturar" um problema que ele não quer de graça. Sei lá.

Comer feijão todo dia resolve.

Apo escreveu:Ah...aqui sim é algo interessante, desejável para todas as partes e produtivo. Mas o contratado não pode e nem deve ser um peso, deve se empenhar assim como todos os outros, sendo cobrado e premiado igualmente ( dentro de suas capacitações óbvio e em funções compatíveis), sendo incentivado como os demais em nome do desenvolvimento da empresa e de sua carreira.

- Obviamente.

Beijos,[/quote]

[/quote]

É. Complexo mesmo.

Abs.
Imagem

Aranha
Contato:

Mensagem por Aranha »

Apo escreveu:
Abmael escreveu:
Apo escreveu:

Comer feijão todo dia resolve.

Abs.

- Ok Mamãe, Seguirei o conselho.

Beijos,
Ben Parker

Lúcifer
Contato:

Mensagem por Lúcifer »

Johnny escreveu:Resondendo à pergunta: Sim, pode reservar postos de trabalho desde que eles passem também a pagar os mesmos impostos que os que não são deficientes e deixem de ganhar beneficio da previdencia. Se podem trabalhar, podem pagar impostos.

Simples assim.

Concordo contigo.
Acho que forcei a barra ao dizer "À força".
Concordo que o deficiente deva estar na empresa por seus méritos e conquistas, mas e se algumas empresas barram a pessoa, não por suas qualificações, mas sim por uma deficiência que, por algum tipo de adaptação, ele possa se desenvolver de uma maneira produtiva, como os ditos "normais"?

Um número de cotas somente para aqueles que tem como provar o seu valor. Se ele não provar que está capacitado, que dê lugar para outro, mas eu digo NÃO À DISCRIMINAÇÃO por parte de algumas empresas que preferem dar emprego a pessoas sem muita qualificação só porque é "normal" do que uma pessoa que é "superior" profissionalmente só porque tem algum tipo de deficiência.
Imagem

Ilovefoxes

Mensagem por Ilovefoxes »

Mas porque não posso dizer que uma pessoa paraplégica é profissionalmente inferior a outra? Já não é "discriminação" quando dizem que o Ronaldinho joga melhor que eu?

Lúcifer
Contato:

Mensagem por Lúcifer »

Ilovefoxes escreveu:Mas porque não posso dizer que uma pessoa paraplégica é profissionalmente inferior a outra? Já não é "discriminação" quando dizem que o Ronaldinho joga melhor que eu?

Se for o caso de um trabalho que exija uma forma braçal, concordo que então um deficiente (por exemplo, um paraplégico) seria inferior por causa de suas limitações. Mas em um emprego que (novamente o exemplo do paraplégico) exiga somente digitação, cálculos e coisas assim, uma pessoa deficiente pode ser, muito bem, superior a um "normal".

Agora, se disser que o Ronaldinho joga melhor do que você não é discriminação. É constatação. :emoticon16: :emoticon16:
Imagem

Ilovefoxes

Lúcifer escreveu:Agora, se disser que o Ronaldinho joga melhor do que você não é discriminação. É constatação. :emoticon16: :emoticon16:
Falou de gozação, mas chegou bem no ponto que eu queria: o mercado já é seleção; não existe "discriminação", isso é choro perdedor.
Lúcifer escreveu:Mas em um emprego que (novamente o exemplo do paraplégico) exiga somente digitação, cálculos e coisas assim, uma pessoa deficiente pode ser, muito bem, superior a um "normal".
São inúmeros os fatores que levam a contratar alguém. Por exemplo, se é para criar cotas para "deficientes", deveriam criar para "feios", pessoas bonitas tem muito mais chances de serem contratadas, o que não tem nada a ver com a profissão na maioria dos casos.

Johnny

Mensagem por Johnny »

Lucifer, o problema é que tem deficientes fisicos estudando em áreas que não lhe permitem desenvolver tudo o que é possível. POr exemplo, eu trabalhava com inspeção e instalação de secionadoras de alta tensão. Tem déficit de MO especializada nesta área. O que apareciam eram pessoa obesas e infelizmente neste caso não tem como contratar pois precisam andar am mata, escalar torres de alta tensão, subir e descer constantemente, etc. Era feito a seleção e na entrevista já iam cortando. Isso também serve para a área de telecom. Tem que entrar debaixo de marquises, escalar torres, postes, etc.

Inventar um cargo só para privilegiar esta classe de trabalho é estupidez. Meu vizinho é um puta dum artista (pintor) e é paraplégico. Sabe muito sobre informática (estudou óbvio) mas não tem como uma empresa de TI contratá-lo pois são normalmente postos de trabalho que precisam de sincronia e pontualidade, o que não é muito usual de paraplégicos pos, como sairiam de casa as 2 da manhã em 15 minutos para atender uma emergência de rede corporativa?

Abraços!
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Lúcifer
Contato:

Mensagem por Lúcifer »

Johnny escreveu:Lucifer, o problema é que tem deficientes fisicos estudando em áreas que não lhe permitem desenvolver tudo o que é possível. POr exemplo, eu trabalhava com inspeção e instalação de secionadoras de alta tensão. Tem déficit de MO especializada nesta área. O que apareciam eram pessoa obesas e infelizmente neste caso não tem como contratar pois precisam andar am mata, escalar torres de alta tensão, subir e descer constantemente, etc. Era feito a seleção e na entrevista já iam cortando. Isso também serve para a área de telecom. Tem que entrar debaixo de marquises, escalar torres, postes, etc.

Inventar um cargo só para privilegiar esta classe de trabalho é estupidez. Meu vizinho é um puta dum artista (pintor) e é paraplégico. Sabe muito sobre informática (estudou óbvio) mas não tem como uma empresa de TI contratá-lo pois são normalmente postos de trabalho que precisam de sincronia e pontualidade, o que não é muito usual de paraplégicos pos, como sairiam de casa as 2 da manhã em 15 minutos para atender uma emergência de rede corporativa?

Abraços!

Entendo o que você quis dizer. Nesse caso não é discriminação, mas critérios do serviço. Existem serviços onde os deficientes são limitados e, no caso, as obesas. Realmente não tem como uma pessoa nessas condições exercerem esse tipo de trabalho. Agora, em um escritório, onde bastaria apenas algumas adaptações, se não empregassem um deficiente, isso sim seria discriminação.

Resumindo, locais de trabalho onde podem ser adaptados para deficientes e não o fazem, eu chamo de discriminação. Mas, dependendo dos critérios do serviço, é perfeitamente normal não aceitarem pessoas cujas limitações físicas o impossibilitem.
Abraços
Imagem

Ilovefoxes

Mas, se tomar isso como partida, não se resume a esse caso.
O serviço também poderia ser adaptado ao obeso. Basta dar-lhe serviços que não precise ou de esforço físico ou lugares pequenos. Ou então, o artista paraplégico, basta dar-lhe horários que não precise disso.
Se alguém não é contratado por X motivos no lugar de outro, já não é automaticamente "critérios do serviço"?

Johnny

Mensagem por Johnny »

Por que raios eu sou obrigado a gastar meu dinheiro da minha empresa para fazer adaptações para contratar pessoas no lugar de outras que não teria que gastar? Me expliquem isso por favor...

Não estamos falando de uma cadeira especial. Estamos falando de rampas, elevadores, sistemas de segurança, etc, etc, etc...
No caso de um incêndio o tal deficiente vai sair correndo como? Teletransporte?

Se o governo bancasse os custos daí sim, mas daí seria mais um programa eleitoreiro...

Além de não bancar, usa de ditadura para impor uma lei desse tipo. Idem para cinema com cadeira reservada para gordos. Deviam fazer cinema com telas em braile também...ou quem sabe um tradutor em tempo real...

Imagem

Aranha
Contato:

Mensagem por Aranha »

Johnny escreveu:Por que raios eu sou obrigado a gastar meu dinheiro da minha empresa para fazer adaptações para contratar pessoas no lugar de outras que não teria que gastar? Me expliquem isso por favor...

Não estamos falando de uma cadeira especial. Estamos falando de rampas, elevadores, sistemas de segurança, etc, etc, etc...
No caso de um incêndio o tal deficiente vai sair correndo como? Teletransporte?

Se o governo bancasse os custos daí sim, mas daí seria mais um programa eleitoreiro...

Além de não bancar, usa de ditadura para impor uma lei desse tipo. Idem para cinema com cadeira reservada para gordos. Deviam fazer cinema com telas em braile também...ou quem sabe um tradutor em tempo real...

- Mais uma vez repito meu mote, isto é decisão da sociedade, você inclusive, a questão é se devemos deixar os aleijados a mercê da sorte, deixar que as famílias e os que se dispuserem a ajudar que cuidem ou vamos todos nos solidarizar para ajudá-los, não é uma questão puramente econômica, não se trata de ter equipamentos apenas para os trabalhadores, aqui em Brasília todos os prédios foram obrigrados a colocar rampas e os condomínios tiveram que pagar os custos com taxas extras, os condóminos que tinham parentes paraplégicos adoraram e os demais não reclamaram, logo eu creio que a sociedade aceita ser solidária, inclusive quem é empresário, afinal empresário pode ter filho deficiente também, lucro não é tudo nessa vida.

Abraços,
Ben Parker

Ilovefoxes

Abmael escreveu:afinal empresário pode ter filho deficiente também, lucro não é tudo nessa vida.
O que tem a ver?
Eu "posso" ter um filho que cometa crimes, mas não é por isso que sou contra o encarceramento.

Aranha
Contato:

Mensagem por Aranha »

Ilovefoxes escreveu:
Abmael escreveu:afinal empresário pode ter filho deficiente também, lucro não é tudo nessa vida.
O que tem a ver?
Eu "posso" ter um filho que cometa crimes, mas não é por isso que sou contra o encarceramento.

- Nem vou perder meu tempo respondendo essa analogia absurda.

Abraços,
Ben Parker

Ilovefoxes

Analogia absurda porque? Ambas são situações hipotéticas com descendentes com o intuito de atacar pessoalmente os envolvidos.

Johnny

Mensagem por Johnny »

Os pobres e os desempregados também estão à mercê da sorte. Mas isso é tão natural...

Imagem

Ilovefoxes

Johnny escreveu:Os pobres e os desempregados também estão à mercê da sorte. Mas isso é tão natural...
Depois vai dizer que eu não sei o que é um comunista pardal, Abmael?

Aranha
Contato:

Mensagem por Aranha »

Ilovefoxes escreveu:
Johnny escreveu:Os pobres e os desempregados também estão à mercê da sorte. Mas isso é tão natural...
Depois vai dizer que eu não sei o que é um comunista pardal, Abmael?

- Está querendo dizer que o Johnny é comunista? - Deixo prá ele responder.

Abraços,
Ben Parker

Ilovefoxes

Abmael escreveu:Deixo prá ele responder.
Maniqueísmo esquerdista, como esperado.

Trancado