King In Crimson escreveu:Afinal, quando começa a vida?
E não adianta dizer "com a formação do sistema nervoso", pois essa é gradual e, dependendo do ponto de vista, dura até o final da vida.
A vida não "começa" nos animais, ela é ininterrupta, até a morte.
Carl Sagan escreveu:Apesar das muitas afirmações em contrário, a vida não começa com a concepção: é uma cadeia ininterrupta que se estende quase até à origem da Terra, há 4,6 biliões de anos. E a vida humana também não começa na concepção: é uma cadeia ininterrupta que vem desde a origem da nossa espécie, há centenas de milhares de anos. Qualquer espermatozóide ou óvulo humano está, sem sombra de dúvida, vivo. Não são seres humanos, evidentemente. Mas o mesmo poderia dizer-se de um óvulo fertilizado.
é possível ser ao mesmo tempo "pró-vida" e "pró-escolha"?
Ninguém diz que a vida começa com a formação do sistema nervoso (bem, alguns podem dizer, mas nem sabem bem o que estão dizendo), mas que essa é a condição que torna a vida (mais especificamente, a humana) especialmente preciosa, em vez de simplesmente células e metabolismo, uma membrana citoplasmática com reações químicas ocorrendo lá dentro, ou mesmo conjuntos de tecidos menos importantes.
Eu acho isso tão claro... já disse algumas vezes... até mesmo entre uma célula diplóide com ADN humano e um animal com o cérebro completamente formado, mesmo que seja um coelho ou um camundongo, sou mais "pró-vida" dos últimos do que da célula. E pouco me importa que naquela célula tem algumas cadeias moléculas dentro do padrão da espécie humana (que diferem apenas em cerca de 40% das desses animais); não acho significativamente mais diferente do que células do meu corpo que morrem diariamente. E eu nem sou vegetariano.