MENINOS E MENINAS DEVEM ESTUDAR SEPARADOS?

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.

SIM
1
7%
NÃO
13
93%
NÃO SEI
0
Não há votos registrados

Total de votos: 14

Lúcifer
Gênero: Masculino
Contato:

Mensagem por Lúcifer »

Essa reportagem é de uma revista que eu ganhei nessa semana cujo nome é "Revista da Semana". Site dela é: http://www.revistadasemanda.com.br

A discussão ganha força com novas pesquisas que comprovam a diferença neurológica estre os sexos.

O tracidional ´Colégio São Bento, no Rio, está prestes a capitular: a partir de 2010 ele aceiotará também meninas. | mudança será gradual. No início, informa O Estado de S. Paulo, eles e elas permanecerão em salas de aula separadas, encontrando-se na hora do recreio. É decisão que alimenta uma antiga briga pedagógica, renovada por estudos recentes.

ACHAM QUE SIM

Há dois campos entre os defensores da educação separada de meninos e meninas: aqueles que defendem a idéia porque acreditam numa diferença biolóigica entre os sexos e aqueles que apontam necessidades sociais distintas para eles e para elas.

Leonard Sax, médico americano que se tornou advogado da causa, disse ao New York Times, que meninos não escutam tão bem quanto as meninas, o que exigiria tom de voz diferente do professor. Os garotos tem sistema visual mais afeito a perceber ações - as garotas são melhores para perceber nuances de cor.

No aspecto social, defende-se as classes isoladas porque as meninas, quando submetidas ao convívio com os meninos, deixam de crescer, habituando-se errada e prematuramente à opressão da sociedade, no avesso da revolução sexual dos anos 60.

Um dilúvio de pesquisas brotou8 para comprovar os ritmos diferentes de aprendizado dos dois grupos. Martha Denckla, diretora da Clinica de Neurologia e Desenvolvimento Cognitivo, em Maryland, nos EUA, informa que, aos 5 anos de idade, elas já têm formação intelectual e emocional que eles aprensentarão aos 6 anso, o que imporia classes diferentes.

Para dom Tadeu Lopes, diretor do Colégio São Bento, no Rio, ouvido pela revista Piauí, a possibilidade de aceitar meninas na escola masculina é acolhida com a mesma cautela com que foram recebidos os primeiros computadores, há dez anos. "Não consigo enxergar ainda o valor pedagógico deles", resume. Lopes leembra-se da reação provocada, em 1973, com a contratação de uma psicóloga. "Os mais velhos torceram o nariz. Diziam que o colégio ia perder a sua alma, ia produzir..." Dom Tadeu, narra a Piauí, fez uma pausa em busca de um termo adequado a um religioso para concluir a sentença - e saiu: "...ia produzir efeminados.

ACHAM QUE NÃO

O principal argumento de quem defende escolas por gênero é que as meninas são prejudicadas pelos meninos. Mas a´te isso é mito, segundo estudo da Universidade de Buckinghan, na Inglaterra, diz o jornal The Observer. A pesquisa compilou dados de diversos países. Na Bélgica, alunos e alunas que estudam juntos tiveram desempenho escolar melhor do que os que estudavam em escolas separadas - e 40% dos pais do primeiro grupo queriam pôr seus filhos para estudar com coleguinhas de ambos os sexos.

O raciocícnio da diferença neurológica de meninas e meninas - eles mais agitados, elas mais contemplativas - é atacado com virulência. "Parecem nos querer dizer que homens são mais ativos e mulheres mais passivas", afirma Michael Younger, da Universidade Cambridge, nos EUA. "O próximo passo é dizer que os homens vão ao trabalho para ganhar dinheiro e as mulheres devem ficar em casa, cuidando dos bebês".

Separar alunos e alunas reforçaria estereótipos e preconceitos. Das meninas espera-se que jamais voltem sujas do recreio. Dos meninos é tolerado que tenham o material incompleto. "Qualquer deslize nesses padrões seria sinal de aleta de uma inversão do que se espera de uma atitude feminina ou masculina", diz a Revista Educação, do site UOL.

A divisão do gêneto é considerada atitude conservadora. Em 2002, o governo Bush voltou a dar verba aos colégios separados por sexo nos EUA, depois de 30 anos sem repasses federais. Delá para cá, mais de 220 escolas públicas americanas criaram salas separadas. "Muitos pais parecem querer proteger suas filhas das atenções e tentações dos meninos. Para meninas gays, no entanto, escolas separadas podem estar cheias de tensão sexual", ironiza a revista The Atlantic.

E vocês? O que acham? Será que seria mesmo melhor que meninos e meninas estudassem separados? Eu acho que não. Acredito que muitas experiências interessantes se perderiam na separação.
Imagem

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Re: MENINOS E MENINAS DEVEM ESTUDAR SEPARADOS?

Mensagem por Fernando Silva »

Estudar junto faz parte do aprendizado. Nem tudo se aprende nos livros.

-=|†¡xä|=-
Gênero: Feminino
Contato:

Mensagem por -=|†¡xä|=- »

Fernando Silva escreveu:Estudar junto faz parte do aprendizado. Nem tudo se aprende nos livros.

Não poderia estar mais de acordo.
Se separar-mos os meninos das meninas, então como poderão aprender a viver em sociedade (uma sociedade mista).
Penso que tanto rapazes como raparigas têm o direito de conviver juntos, até porque é essencial que aprendam a "ver" o outro como igual e a compreender-se mutuamente, algo que deve acontecer desde a infância.
Nunca ande por caminhos já traçados, pois eles conduzem somente até onde os outros já foram
Os mais ignorantes são aqueles que procuram respostas de joelhos e de olhos fechados
A diferença entre a genialidade e a estupidez é que a genialidade tem os seus limites
Eu sou melhor do que as pessoas pensam e pior do que elas imaginam
A única igreja que ilumina é aquela que arde
O último a morrer é cobarde

Apo

Mensagem por Apo »

EIN?

Colégios do Sudeste tão desenvolvido ainda tem escolas com separação por sexo? Não creio...

Viva o atraso!

Meninos e meninas são diferentes, sim. Meninos não prestam tanta atenção, são mais bagunçados, escutam menos e enxergam o que está a volta de forma diferente. A percepção dos dois sexos é notada claramente em sala de aula e qualquer professor sabe disto. E vai assim em alguns casos até o nível médio. Isto porque o desenvolvimento dos hemisférios cerebrais se dá em momentos e de formas diferentes. Mas o convívio é saudável e ensina os sexos a se conhecerem.

Os meninos costumam atrasar o andamento da aula, sim. As meninas sempre se queixam disto. É difícil que queiram escolhê-los para trabalhos em grupo ou dupla, por exemplo. Dizer que os meninos atrasam as meninas é verdade sob este ponto de vista e não pela opressão, porque elas não costumam ver por este lado, até porque os professores dialogam mais com elas, trocam mais idéias com elas e isto é característico do tipo de relacionamento que a mulher estabelece desde cedo: a que colabora, que se preocupa com o todo.

No entanto, o ambiente escolar não é só estudo, é socialização. Mesmo se "implicando" mutuamente, há toda a aprendizagem afetiva e cognitiva que envolve as trocas entre os sexos.
E depois de passada a fase da chatice dos meninos, eles são umas gracinhas, não há como negar! :emoticon19:
Imagem

-=|†¡xä|=-
Contato:

Apo escreveu:(...) Meninos não prestam tanta atenção, são mais bagunçados, escutam menos e enxergam o que está a volta de forma diferente. (...)

Os meninos costumam atrasar o andamento da aula, sim. As meninas sempre se queixam disto. É difícil que queiram escolhê-los para trabalhos em grupo ou dupla, por exemplo. (...)

Aaahhhh??!!??

Uma ideia completamente retrógada e sexista. Aquela ideia formada que as pessoas têm mas que não é completamente verdade.
Claro que há rapazes assim, como descreves, mas há raparigas que também o são, ou até piores. E eu digo isto por experiência própria. Não só eu sou uma dessas meninas como, na minha sala, geralmente, que provocava mais distúrbios eram as meninas, embora fossem os meninos que ficassem com as culpas (ideias pré-concebidas).

Sempre ouve aquela ideia que os meninos são os "maus da fita" e que se uma menina é mal comportada está a ser influenciada por eles. Mas já alguém pensou que o contrário também pode acontecer?

E claro que, se há "meninas santinhas", também há muitos meninos assim.

A divisão de sexos nas escolas não traria nada mais do que frustração e falta de convívio e conhecimento entre as crianças e jovens. Não mudaria nada no decorrer das aulas nem na rapidez de aprendizagem dos alunos.
Nunca ande por caminhos já traçados, pois eles conduzem somente até onde os outros já foram
Os mais ignorantes são aqueles que procuram respostas de joelhos e de olhos fechados
A diferença entre a genialidade e a estupidez é que a genialidade tem os seus limites

Apo

Mensagem por Apo »

-=|†¡xä|=- escreveu:
Apo escreveu:(...) Meninos não prestam tanta atenção, são mais bagunçados, escutam menos e enxergam o que está a volta de forma diferente. (...)

Os meninos costumam atrasar o andamento da aula, sim. As meninas sempre se queixam disto. É difícil que queiram escolhê-los para trabalhos em grupo ou dupla, por exemplo. (...)

Aaahhhh??!!??

Uma ideia completamente retrógada e sexista. Aquela ideia formada que as pessoas têm mas que não é completamente verdade.

Negativo. Sou mãe de adolescente e já dei aula para adolescentes. Meu marido é professor também. Nada de sexista, é observação mesmo. As meninas estão mais espertas no tocante a fazer bagunça junto com eles e outras coisas. Mas é biológico que a forma de atenção é difrenciada entre homens e mulheres nos primeiros anos de vida.
Claro que há rapazes assim, como descreves, mas há raparigas que também o são, ou até piores. E eu digo isto por experiência própria. Não só eu sou uma dessas meninas como, na minha sala, geralmente, que provocava mais distúrbios eram as meninas, embora fossem os meninos que ficassem com as culpas (ideias pré-concebidas).

Eu já fui menina. Sei como é. Não é questão de distúrbio apenas. É de concentração mesmo. Ambos sexos conversam, colam e gostam de bagunça. Mas as meninas se importam muito mais com o bom andamento da aula, são mais responsáveis e costumam ser mais compartilhadoras. Os meninos ou não estão nem aí ou apenas obedecem a normas criadas pelo grupo de meninas ou pelo professor.

Sempre ouve aquela ideia que os meninos são os "maus da fita" e que se uma menina é mal comportada está a ser influenciada por eles. Mas já alguém pensou que o contrário também pode acontecer?

Já. Mas não é o comum.

E claro que, se há "meninas santinhas", também há muitos meninos assim.

Não sei o que você quer dizer com santinhos..Há meninos apáticos, mas isto não é bom também.

A divisão de sexos nas escolas não traria nada mais do que frustração e falta de convívio e conhecimento entre as crianças e jovens. Não mudaria nada no decorrer das aulas nem na rapidez de aprendizagem dos alunos.

No que me diz respeito, concordo plenamente comisto, como se pode ver no meu post.
Imagem

-=|†¡xä|=-
Contato:

Apo escreveu:Negativo. Sou mãe de adolescente e já dei aula para adolescentes. Meu marido é professor também. Nada de sexista, é observação mesmo. As meninas estão mais espertas no tocante a fazer bagunça junto com eles e outras coisas. Mas é biológico que a forma de atenção é difrenciada entre homens e mulheres nos primeiros anos de vida.

Talvez assim o pareça a quem observa, e talvez até tenha sido assim em tempos, mas nos tempos que correm não é bem assim. Eu desisti da escola a meio deste ano, e posso dizer-te convictamente que essa ideia de que os meninos são mais desatentos e que fazem mais bagunça está mais que ultrapassada.
É certo que há diferenças entre meninos e meninas, mas há sempre uma tendência para o exagero e a generalização.

Apo escreveu:Eu já fui menina. Sei como é. Não é questão de distúrbio apenas. É de concentração mesmo. Ambos sexos conversam, colam e gostam de bagunça. Mas as meninas se importam muito mais com o bom andamento da aula, são mais responsáveis e costumam ser mais compartilhadoras. Os meninos ou não estão nem aí ou apenas obedecem a normas criadas pelo grupo de meninas ou pelo professor.

Generalização outra vez…
Por vezes até se verifica isso, mas eu penso que se deve pura e simplesmente ao facto das meninas já terem aquela ideia de que devem ser bem comportadas e têm um certo "receio".
Eu (assim como grande parte das meninas da minha sala) nunca me importei com o decorrer da aula, nunca fui minimamente responsável.
E assim como muitos meninos não estão nem aí, muitas meninas também não estão.

A grande maioria dos meninos da minha sala sempre foram mais responsáveis e mais preocupados com o bom andamento da aula do que eu (e outras meninas)

Apo escreveu:Já. Mas não é o comum.

Era o comum… já não é
Cada vez menos se notam essas diferenças.
Penso que os papeis estão a inverter-se… ou melhor, a aproximarem-se

Apo escreveu:Não sei o que você quer dizer com santinhos..Há meninos apáticos, mas isto não é bom também.

"Santinhos" pode ser entendido com bem comportados, responsáveis, essas tretas toda que é suposto as menina serem

Quanto a meninos e meninas apáticas… nem vale a pena comentar, de bom não tem nada.

*A Stained Sin*
Contato:

Mensagem por *A Stained Sin* »

Isto é assim:
Venha lá quem vier, tanto meninos como meninas podem ser mal comportados.
Não me parece que o comportamento na sala de aula esteja relacionado com o sexo da pessoa.
Se há meninos mal comportados e que atrasam a aula, também ha meninas que o fazem. E muitas delas são até bem piores (as ideias pré-concebidas das pessoas é que culpam sempre os rapazes).
Sei do que falo. Sou estudante, menina e mal comportada (a pior da turma, segunda a maioria dos meus colegas). E, muitas vezes já vi colegas meus (rapazes) serem culpados de algo que eu fiz, simplesmente porque os professores acham que uma menina não faria tal coisa.

Acho uma perfeita estupidez que se separem meninos e meninas. Toda a gente sabe que isso nunca daria bom resultado. E está mais que provado que, para terem um bom desenvolvimento, crianças e adolescentes têm que conviver com pessoas do sexo oposto. Se não o fizerem na escola, vão fazê-lo onde?

Tenho dito!

Cumprimentos
A Stained Sin
Alguns homens vêem as coisas como são e dizem: "Porquê?"
Eu sonho com as coisas que nunca foram e digo: "Porque não?"

-=|†¡xä|=-
Contato:

*A Stained Sin* escreveu:Se há meninos mal comportados e que atrasam a aula, também ha meninas que o fazem. E muitas delas são até bem piores (as ideias pré-concebidas das pessoas é que culpam sempre os rapazes).
Sei do que falo. Sou estudante, menina e mal comportada (a pior da turma, segunda a maioria dos meus colegas). E, muitas vezes já vi colegas meus (rapazes) serem culpados de algo que eu fiz, simplesmente porque os professores acham que uma menina não faria tal coisa.

Como eu te compreendo...
Eu e muitas outras meninas na mesma situação... (que eu conheço umas quantas)

Se bem que por vezes é bom ter alguém para levar com as culpas e manter aquela reputação de menina "santinha", mas para alem de não ser justo, também não me parece que a reputação de "santinha" seja assim tão boa, mas isso depende de cada um... e eu já estou a divagar...

Apo

Mensagem por Apo »

Acho que estamos a falar de coisas diferentes. Não estou a falar de comportamento, mas de personalidades. Homens e mulheres são diferentes. Isto não é sexismo e nem preconceito. Já passei há muito desta fase. Não há porque negar que estamos muito mais próximos e mais amigos, mais companheiros. Ainda bem. Mas a ciência demonstra padrões mentais diversos desde sempre.

O que acho é que meninos e meninas obviamente têm que estudar juntos, ser colegas e compartilhar tudo. É bom para os dois lados. Meus melhores amigos sempre foram meninos, embora avoados e bagunceiros, eram divertidos. As meninas podem ser muito, muito chatas.

Entenderam que nada tenho contra, apenas que são diferentes, mas se complementam?

Então tá. Beijos ao além-mar!
Imagem

-=|†¡xä|=-
Contato:

Apo escreveu:Acho que estamos a falar de coisas diferentes. Não estou a falar de comportamento, mas de personalidades. Homens e mulheres são diferentes. Isto não é sexismo e nem preconceito. Já passei há muito desta fase. Não há porque negar que estamos muito mais próximos e mais amigos, mais companheiros. Ainda bem. Mas a ciência demonstra padrões mentais diversos desde sempre.

Percebo a tua opinião, mas ainda assim, em termos de personalidade, não penso que exista tanta diferença assim.
Eu, por exemplo, já fui vária vezes confundida com um rapaz, não pelo meu aspecto, ou pelo meu comportamento, mas pela minha personalidade.
E já me disseram muitas vezes "sabes porque é que eu curto tar contigo?… porque tu és um gajo"

Pelos vistos eu tenho a mentalidade de um rapaz. E acredito que o mesmo que se passa comigo se passe também com outra meninas.

Apo

Mensagem por Apo »

-=|†¡xä|=- escreveu:
Apo escreveu:Acho que estamos a falar de coisas diferentes. Não estou a falar de comportamento, mas de personalidades. Homens e mulheres são diferentes. Isto não é sexismo e nem preconceito. Já passei há muito desta fase. Não há porque negar que estamos muito mais próximos e mais amigos, mais companheiros. Ainda bem. Mas a ciência demonstra padrões mentais diversos desde sempre.

Percebo a tua opinião, mas ainda assim, em termos de personalidade, não penso que exista tanta diferença assim.
Eu, por exemplo, já fui vária vezes confundida com um rapaz, não pelo meu aspecto, ou pelo meu comportamento, mas pela minha personalidade.
E já me disseram muitas vezes "sabes porque é que eu curto tar contigo?… porque tu és um gajo"

Pelos vistos eu tenho a mentalidade de um rapaz. E acredito que o mesmo que se passa comigo se passe também com outra meninas.

Já foi comprovado por exames de imagem que os hemisférios se desenvolvem diferentemente durante a primeira e a segunda infância, sim. E depois na adolescência o fator hormonal faz as meninas se desenvolverem muito antes, é visivel e notório. Tanto que mulheres sempre ´referem os meninos mais adiantados e "desprezam" os da turma, que curtem as mais velhas, mas acabem indo nas festinhas das mais jovens, porque os gajos ( adoro isto!) mais velhos são mais interessantes para elas. :emoticon12:

Eu também sou assim com uma mente mais masculina. Sou competitiva e decidida. Mas até isto pode ser preconceito, o fato é que gosto de engenharia pesada e de fazer coisas que mulheres detestam. E me sinto muito feliz sendo assim. Mas oa meninos são um charme, não são? :emoticon4:
Imagem

*A Stained Sin*
Contato:

Apo escreveu: Mas a ciência demonstra padrões mentais diversos desde sempre.
que cada vez estão mais parecidos...

-=|†¡xä|=- escreveu:em termos de personalidade, não penso que exista tanta diferença assim.
tambem não creio... é certo que noutros tempos isso se verificava (muito até pelos preconceitos da altura - as meninas não podiam "pensar pela propria cabeça" e acabavam por criar uma personalidade que agradasse aos demais), mas nos dias que correm, todos pensamos e agimos como entendemos, independentemente do sexo.

-=|†¡xä|=- escreveu:Eu, por exemplo, já fui vária vezes confundida com um rapaz, não pelo meu aspecto, ou pelo meu comportamento, mas pela minha personalidade.
Lá está, cada vez mais as personalidades se aproximam... deixa de existir um fosso entre meninos e meninas. Tanto há meninos que agem como meninas, como meninas que agem como meninos.
Penso que devemos "por de lado" os conceitos de menino e menina e passar a usar o conceito pessoa/individuo.

Verificamos que ao contrário de há uns anos (em que as meninas SÓ tinham amigas e os meninos SÓ tinham amigos), hoje em dia cada vez mais vimos grupos mistos, o que prova mais uma vez que a convivência entre os dois sexos é bastante saudável

-=|†¡xä|=- escreveu: Pelos vistos eu tenho a mentalidade de um rapaz. E acredito que o mesmo que se passa comigo se passe também com outra meninas.
Acho que sou uma dessas…

Apo escreveu:Já foi comprovado por exames de imagem que os hemisférios se desenvolvem diferentemente durante a primeira e a segunda infância, sim. E depois na adolescência o fator hormonal faz as meninas se desenvolverem muito antes, é visivel e notório. Tanto que mulheres sempre ´referem os meninos mais adiantados e "desprezam" os da turma, que curtem as mais velhas, mas acabem indo nas festinhas das mais jovens, porque os gajos ( adoro isto!) mais velhos são mais interessantes para elas. :emoticon12:
Inteiramente de acordo.
O que se passa é que deixou de haver um estereotipo e cada vez mais nos desenvolvemos de forma convergente

Apo escreveu:Mas oa meninos são um charme, não são? :emoticon4:
Sim, é claro que são! E aí está mais uma razão para estudarmos todos juntos... de certo que eles pensam ou mesmo de nós (ou pelo menos a maioria, mas não vamos entrar por aí...)

rapha...
Administrador

Mensagem por rapha... »

A principal atração das aulas nos períodos tenros da adolescência é ficar olhando os, ainda sob amadurecimento, belos corpos das gurias.

Samael
Contato:

Mensagem por Samael »

Apo escreveu:EIN?

Colégios do Sudeste tão desenvolvido ainda tem escolas com separação por sexo? Não creio...

Viva o atraso!

Meninos e meninas são diferentes, sim. Meninos não prestam tanta atenção, são mais bagunçados, escutam menos e enxergam o que está a volta de forma diferente. A percepção dos dois sexos é notada claramente em sala de aula e qualquer professor sabe disto. E vai assim em alguns casos até o nível médio. Isto porque o desenvolvimento dos hemisférios cerebrais se dá em momentos e de formas diferentes. Mas o convívio é saudável e ensina os sexos a se conhecerem.

Os meninos costumam atrasar o andamento da aula, sim. As meninas sempre se queixam disto. É difícil que queiram escolhê-los para trabalhos em grupo ou dupla, por exemplo. Dizer que os meninos atrasam as meninas é verdade sob este ponto de vista e não pela opressão, porque elas não costumam ver por este lado, até porque os professores dialogam mais com elas, trocam mais idéias com elas e isto é característico do tipo de relacionamento que a mulher estabelece desde cedo: a que colabora, que se preocupa com o todo.

No entanto, o ambiente escolar não é só estudo, é socialização. Mesmo se "implicando" mutuamente, há toda a aprendizagem afetiva e cognitiva que envolve as trocas entre os sexos.
E depois de passada a fase da chatice dos meninos, eles são umas gracinhas, não há como negar! :emoticon19:

Talvez. Mas em compensação, só vi "gênios" homens, apesar da maioria feminina. :emoticon12:

zumbi filosófico

Mensagem por zumbi filosófico »

"Gênios" são bem debatíveis, eu acho. Acho que mesmo em ciências a "genialidade" é em muitos casos mais um fenômeno social do tipo "moda" (meio como "gênios da moda" também) do que uma coisa "de verdade". A história vai sendo contada de uma maneira mais caricata e se perde o lado "humano" no processo. Os gênios mais "de verdade" com capacidades mais altas, parece que tendem a se juntar em clubinhos do tipo mensa e não fazer nada tão genial no fim das contas...

As coisas mais importantes na ciência, acho que foram na maior parte do tempo descobertas por pessoas um pouco mais medianas, ainda que estivessem em situações propícias... mas não estavam sozinhos, sempre haviam outros tantos correndo na mesmoa direção, e esses que "perderam" na corrida das descobertas, mesmo por um nariz de distância, correm o risco de entrarem para o esquecimento.

Isso sem falar de incorreções históricas de modo geral, como a idéia praticamente universal do Pasteur não defender a hipótese de geração espontânea quando ele acreditava que vermes parasíticos se originavam assim. Meio como Wallace e outros pré-darwinistas defendendo coisas já bem parecidas; e para citar ao menos umas mulheres, Rosalind Frankin e a molécula do ADN, e a mulher do Einstein - que diga-se de passagem, uns defendem ser um tipo de quase-plagiador do Poincaré.

Artigo que parece interessante a esse respeito, mas ao qual não tenho acesso completo:

Objectivity or Heroism? On the Invisibility of Women in Science
Naomi Oreskes

http://links.jstor.org/sici?sici=0369-7827(1996)2%3A11%3C87%3AOOHOTI%3E2.0.CO%3B2-2
Imagem

zumbi filosófico

Mensagem por zumbi filosófico »

Não se pode esquecer também do aspecto estatístico da coisa... menos mulheres acabam indo para o ramo das ciências por diversos motivos não relacionados a diferente potencial, e há um número mais ou menos limitado de coisas que se pode fazer para se ser considerado "genial", que foi decrescendo com o passar do tempo. Há quem defenda que estamos mais ou menos no "fim da ciência", que tudo que já podia ser mais objetivamente descoberto já foi, e que provavelmente vamos ficar só descobrindo picuinhas menores e filosofando em outras questões menos sondáveis cientificamente.

Se fosse para se defender que essa desproporção se deve a diferenças de potencial sem levar em conta esse aspecto, então a humanidade toda deve estar sofrendo "disgenia", todos estão ficando cada vez mais geneticamente burros, inclusive os homens, porque nunca houve um outro Newton, um outro Darwin, outro Einstein, outro Da Vinci, outros filósofos/matemáticos/pré-cientistas gregos, etc - apesar da população ter aumentado muito desde então. :emoticon12:
Imagem

-=|†¡xä|=-
Contato:

Samael escreveu:Talvez. Mas em compensação, só vi "gênios" homens, apesar da maioria feminina. :emoticon12:

Usuário deletado escreveu:Exato. Se elas são tão boas assim, por que até hoje não se vê gênios do sexo feminino? Talvez isso demonstre ainda mais sua inaptidão para a questão, mesmo se esforçando não conseguem. :emoticon22:

Isso depende do que consideras granes génios.

Mas de qualquer forma, é normal haver mais grandes génios homens do que mulheres, visto que até há bem pouco tempo não era dada as mulheres a oportunidade de estudarem nem de se pronunciarem.

Deduzo que estejam a referir-se a génios como DaVincci ou Aristoteles, etc... os génios antigos, aqueles que toda a gente conhece. Nessa altura o mundo reduzia-se aos homens, as mulheres não passavam de instrumentos, não tinham direitos...

Mas existem vários génios femininos, e não só na modernidade

Lúcifer
Contato:

Mensagem por Lúcifer »

-=|†¡xä|=- escreveu:
Samael escreveu:Talvez. Mas em compensação, só vi "gênios" homens, apesar da maioria feminina. :emoticon12:

Usuário deletado escreveu:Exato. Se elas são tão boas assim, por que até hoje não se vê gênios do sexo feminino? Talvez isso demonstre ainda mais sua inaptidão para a questão, mesmo se esforçando não conseguem. :emoticon22:

Isso depende do que consideras granes génios.

Mas de qualquer forma, é normal haver mais grandes génios homens do que mulheres, visto que até há bem pouco tempo não era dada as mulheres a oportunidade de estudarem nem de se pronunciarem.

Deduzo que estejam a referir-se a génios como DaVincci ou Aristoteles, etc... os génios antigos, aqueles que toda a gente conhece. Nessa altura o mundo reduzia-se aos homens, as mulheres não passavam de instrumentos, não tinham direitos...

Falou e disse, minha linda gata lusitana (errr, desculpe a ignorância minha, ok? Eu não sei como se define aí, mas aqui "gata" é moça bonita, interessante, tudo de bom, ok?) Bom, como eu ia dizendo, existem muitas mulheres gênios da humanidade. E, só como exemplo tem a fabulosa.../color]

[color=#FFFF00]Marie Curie

Foto oficial do Prêmio Nobel de 1911.

Nascimento Maria Skłodowska
7 de Novembro de 1867
Varsóvia, Reino da Polônia
Falecimento 4 de Julho de 1934
Sancellemoz, França
Anemia aplástica
Residência Polônia, França
Nacionalidade polonesa
francesa
Campo(s) física e química
Instituições Sorbonne e ESPCI
Alma mater Sorbonne
Orientador(es) Antoine Henri Becquerel
Orientado(s) André-Louis Debierne
Marguerite Catherine Perey
Conhecido(a) por Radioatividade
Prêmio(s) Prêmio Nobel de Física (1903)
Prêmio Nobel de Química (1911)
Cônjuge(s) Pierre Curie
Postura religiosa agnóstica
Assinatura
Foi a única pessoa a ganhar dois Prêmios Nobel em diferentes categorias científicas. Linus Pauling também ganhou dois prêmios, porém um foi na categoria Paz.

Casa onde nasceu em VarsóviaMarie Curie, nome assumido após o casamento por Maria Skłodowska, (Varsóvia, 7 de Novembro de 1867 — Sallanches, 4 de Julho de 1934) foi uma cientista francesa de origem polaca. Foi laureada com o Prémio Nobel de Física de 1903 (dividido com seu esposo Pierre Curie e Becquerel) pelas suas descobertas no campo da radioatividade (que naquela altura era ainda um fenómeno pouco conhecido) e com o Prémio Nobel de Química de 1911 pela descoberta dos elementos químicos rádio e polônio. Foi uma diretora de laboratório reconhecida pela sua competência.

[editar] Biografia
Nascida na capital da Polónia - à época sob domínio do Império Russo - com o auxílio financeiro de sua irmã mudou-se já na juventude para Paris. Licenciou-se em primeiro lugar em Ciências Matemáticas e Física, na Sorbonne. Foi a primeira mulher a lecionar neste prestigiado estabelecimento de ensino. Casou-se em 1895 com Pierre Curie (de quem recebeu o sobrenome pelo qual é conhecida) que também era aí professor de Física. Em 1896, Henri Becquerel incentivou-a a estudar as radiações, por ele descobertas, emitidas pelos sais de urânio. Juntamente com o seu marido, Maria começou, então, a estudar os materiais que produziam esta radiação, procurando novos elementos que, segundo a hipótese que os dois defendiam, deveriam existir em determinados minérios como a pechblenda (que tinha a curiosa característica de emitir mais radiação que o urânio que dela era extraído). Efetivamente, em 1898 deduziram essa explicação: haveria, com certeza, na pechblenda, algum componente liberando mais energia que o urânio; em 26 de Dezembro desse ano, Maria Skłodowska Curie anunciava a descoberta dessa nova substância à Academia de Ciências de Paris.

Após vários anos de trabalho constante, através da concentração de várias classes de pechblenda, isolaram dois novos elementos químicos. O primeiro foi nomeado polônio, em referência a seu pais nativo, e o outro rádio, devido à sua intensa radiação, do qual conseguiram obter em 1902 0,1 g. Posteriormente partindo de oito toneladas de pechblenda, obtiveram mais 1 g de sal de rádio. Nunca patentearam o processo de obtenção desenvolvido. Os termos radioativo e radioatividade foram inventados pelo casal para caracterizar a energia liberada espontaneamente por este novo elemento químico.

Com Pierre Curie e Antoine Henri Becquerel, recebeu o Prêmio Nobel de Física, em 1903 "em reconhecimento pelos extraordinários serviços obtidos em suas investigações conjuntas sobre os fenômenos da radiação, descoberta por Henri Becquerel". Foi a primeira mulher a receber tal prêmio.

Diploma do Prêmio Nobel de Física que recebeu em 1903.
[editar] Reconhecimento
Oito anos depois recebeu o prêmio Nobel de Química, 1911 «em reconhecimento pelos seus serviços para o avanço da química, pelo descobrimento dos elementos rádio e polônio, o isolamento do rádio e o estudo da natureza dos compostos deste elemento». Com uma atitude desinteresada, não patenteou o processo de isolamento do rádio, permitindo a investigação das propriedades deste elemento por toda a comunidade científica.

Conferência de física (1933)O prémio Nobel da Química foi-lhe atribuído no mesmo ano em que a Academia de Ciências de Paris a rejeitou para sócia, após uma votação ganha por Edouard Branly, tendo perdido a admissão apenas por um voto.

Foi a primeira pessoa a receber dois Prêmios Nobel em campos diferentes. A única outra pessoa, até hoje, foi Linus Pauling. No entanto, Marie Curie foi a única pessoa a receber dois prémios Nobel em áreas científicas.

Em 1906, sucedeu ao seu marido na cadeira de Física Geral, na Sorbonne.

Depois da morte do seu marido teve um romance amoroso com o físico Paul Langevin, que era casado, resultando num escândalo jornalístico, que se misturou a referências xenófobas, devido à sua ascendência polaca.

Durante a Primeira Guerra Mundial, Curie propôs o uso da radiografia móvel para o tratamento de soldados feridos. Em 1921 visitou os Estados Unidos, onde foi recebida triunfalmente. O motivo da viagem era arrecadar fundos para a pesquisa. Nos seus últimos anos foi assediada por muitos físicos e produtores de cosméticos, que usavam material radioativo sem precauções.

Foi ainda a fundadora do Instituto do Rádio, em Paris, onde se formaram cientistas de importância reconhecida. Em 1922 tornou-se membro associado livre da Academia de Medicina.

Marie Curie morreu perto de Salanches, França, em 1934 de leucemia, devido, seguramente, à exposição maciça a radiações durante o seu trabalho. Sua filha mais velha, Irène Joliot-Curie, também recebeu o Prêmio Nobel de Química, em 1935, ano seguinte da morte de Marie.

O seu livro "Radioactivité" (escrito ao longo de vários anos), publicado a título póstumo, é considerado um dos documentos fundadores dos estudos relacionados com a Radioactividade clássica.

Em 1995 seus restos mortais foram transladados para o Panteão de Paris, tornando-se a primeira mulher a ser sepultada neste local.

Durante o período da hiperinflação nos anos 90, sua efígie foi impressa nas notas de banco de 20000 zloty da sua Polônia natal.

A sua filha, Éve Curie, escreveu a mais famosa das biografias da cientista, que foi amplamente traduzida em vários idiomas. Em Portugal, é editada pela editora "Livros do Brasil". Esta obra deu origem ao argumento de um filme de 1943: "Madame Curie", realizado por Mervyn LeRoy e com Greer Garson no papel de Marie.

Foram também feitos dois telefilmes sobre a sua vida: "Marie Curie: More Than Meets the Eye" (1997) e "Marie Curie - Une certaine jeune fille" (1965), além de uma mini-série francesa, "Marie Curie, une femme honorable" (1991).

O elemento 96 da tabela periódica, o Cúrio, símbolo Cm foi baptizado em honra do Casal Curie.

Vencedor do Prémio Nobel de Física de 1903

Vencedor do Prémio Nobel de Química de 1911

http://pt.wikipedia.org/wiki/Marie_Curie
Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

Samael escreveu:
Apo escreveu:EIN?

Viva o atraso!

Talvez. Mas em compensação, só vi "gênios" homens, apesar da maioria feminina. :emoticon12:

Interessante colocação. Sabe que a história ( escrita ou reescrita por homens por razões óbvias ) sempre contemplou e premiou os varões ( começando pelo apoio e preferência desde o berço ). Aos meninos sempre foi dada a melhor chance de ascenção, sendo eles colocados em melhores escolas ( quando às meninas não impedidas de freqüentá-las, ficando em casa a cuidar dos irmãos menores). Conheço absurdamente algumas raras famílias que ainda dão ao filho homem o primeiro carro, antes de dar à filha mulher. Tem uma em especial de um fazendeiro no Mato Grosso, em que a filha ( por tradição familiar) não herdará do pai mais do que manda a lei. O resto todo que por ventura escapar da lei, ele dará ao filho, já que os homens da família tem a obrigação de levar o patrimônio adiante. A filha que se vire ou se case bem casada. Parece piada, mas a menina ( primogênita ) não tem tv no quarto, enquanto o irmão ( caçula obviamente) tem desde cedo. Sabe-se lá por quê.
Muitas mulheres foram simplesmente riscadas na história, inclusive por infuência das religiões ( veja a santa ceia e o papel de Maria e Maria Madalena). E assim continua. As mulheres como Tatcher e outras mais ( há várias, inclusive a esposa de Einstein ) são devidamente mantidas em segundo plano e com o tempo, esquecidas.
Mas há outra coisa importante aqui, talvez fruto da evolução humana: as mulheres simplesmente não têm esta ânsia pela "genialidade" que os homens demonstram. Elas tiram as melhores notas nas primeiras séries e ninguém acha genial. Quando são os meninos eles são superdotados. É estranho isto. Talvez elas tenham desistido de querer "mostrar serviço". Apenas pensam, produzem e trabalham ( cada vez mais, mas discretamente).
Provavelmente suas aptidões geniais não estejam calcadas no valor vigente dominante masculino. As inteligências são variadas. Um homem com grave comprometimento de algumas funções neurológicas pode ser um exímio pianista desde a infância. Isto acontece com meninas também.
Mas parece que mulheres não fazem força alguma por aparecer nestes moldes tidos como importantes para o mundo masculino, não é uma ambição relevante. O que não é um demérito. Há outros tipos de ambição intelectual e profissional que passam ao largo de prêmios nóbeis. Cada uma na sua.

Isto me lembra um conhecido de internet sobre o qual publiquei um tópico aqui certa vez. Não sei se lembras. Ele não é Físico, mas se diz. Tem uma fixação na tal teoria dele revolucionária que contraria a lei da relatividade, a tal TQG ( ou algo assim). Para mim ele é um maluco total. Vive dizendo que o mundo vai mudar quando ele conseguir patentear a invenção dele e tal. Cansei da conversa dele. É tipo o Pensador, só que gasta uma fortuna do que ganha numa factoring dele mesm ( leia-se agiotagem), só construindo uns monstrengos quânticos numa garagem.

Mas enfim...
Imagem

*A Stained Sin*
Contato:

[quote="Lúcifer]E, só como exemplo tem a fabulosa...
Marie Curie [/quote]
Aí está uma grande mulher e uma "génia" ainda maior!!!
Tomara muitos homens terem metade da sua genealidade...

Simpplesmente,... (sem palavras para descrever tal personagem)

-=|†¡xä|=-
Contato:

Lúcifer escreveu:
-=|†¡xä|=- escreveu:Isso depende do que consideras granes génios.

[color=#FF0000]Falou e disse, minha linda gata lusitana (errr, desculpe a ignorância minha, ok? Eu não sei como se define aí, mas aqui "gata" é moça bonita, interessante, tudo de bom, ok?) Bom, como eu ia dizendo, existem muitas mulheres gênios da humanidade. E, só como exemplo tem a fabulosa.../color]

Obrigado pelo elogio…

Merie Curie, realmente uma verdadeira "Génia"

Como ela temos muitas outras
Deixo aqui alguns exemplos (que sirvam de lição para certos ignorantes maxistas)

Hipatia (370 - 415 d.C.)
Conhecida como filósofa, cientista e erudita, foi a primeira mulher a destacar-se na matemática.
Nasceu na Alexandria. O seu pai, professor universitário de matemática, orientou a sua educação. Alunos de diferentes regiões do país procuravam as suas aulas, porque Hipatia era considerada uma espécie de oráculo e uma fonte de conhecimento.

Émilie du Chatelet (1706 – 1749)

De origem francesa, o seu nome era Gabrielle Emilie le Tonnelier de Breteuil. Casou com o marquês Florent Claude du Chatelet Lomont. Era matemática e cientista e conduziu experimentos sobre a óptica de Isaac
Newton. Traduziu em dois volumes os Princípios Matemáticos de Filosofia Natural, de Newton, ao qual acrescentou seus comentários.

Caroline Herschel (1750 - 1848)
Astrônoma famosa e admirada, o seu trabalho foi pioneiro ao abrir o caminho da astronomia para outras mulheres. Nasceu em Hannover, Alemanha. O seu irmão William, astrônomo do rei, descobriu o planeta Urano, e ambos realizavam cálculos durante horas. Caroline descobriu três nebulosas e, em agosto de 1786, tornou-se a primeira mulher a descobrir um cometa.
Ela e o irmão instituíram a astronomia sideral (o estudo das estrelas).
Foi a primeira mulher a ser nomeada assistente oficial de um astrónomo da corte inglesa.

Marie Lavoisier (1758 - 1836)

O seu nome era Marie Anne Pierette Paulze. Casou com Antoine Lavoisier que, na época, já era um químico bem estabelecido. As suas traduções do latim e do inglês eram importantes para os tratados de química. As suas gravuras em cobre, os desenhos e aguarelas originais feitos para a obra Método de Nomenclatura Química são consideradas as suas obras mais famosas.

Sophie Germain (1776 - 1831)
Estudou matemática na biblioteca do seu pai, em Paris, e era fascinada pelas obras de Arquimedes, matemático grego. Adoptou o pseudónimo de “Monsieur Le Blanc”, com o qual se correspondia com diversos eruditos e cientistas. Em 1816 ganhou o grande prémio da Academia Francesa pela sua fórmula matemática da Lei da Vibração de Superfícies Elásticas.

Mary Fairfax Somerville (1780 – 1872)
Considerada uma heroína no meio científico de sua época, cresceu no vilarejo costeiro de Burtisland, Escócia. O jornal The London Post, no seu obituário, a aclamou “Rainha da Ciência do Século 19”. Estudou obras de
Euclides e Newton, além de botânica, meteorologia, astronomia, matemática avançada e física. A sua última obra, Sobre a Ciência Molecular e Microscopia (1869), incluiu da teoria anatómica até um catálogo de plantas.

Ada Lovelace (1815 - 1852)

Nascida em Londres, era filha do poeta Lord George Byron. Ela e Mary Fairfax
Somerville eram amigas e compartilhavam do gosto pelas ciências. Ada estudou as diferenças finitas, base matemática da Máquina de Diferenças, obra do inventor e cientista Charles Babbage, acrescentando
anotações que desenvolveram bastante a ideia original. Descreveu como alimentar a máquina com informações usando cartões perfurados. Da mesma forma que os cartões perfurados de computador, os padrões dos furos
correspondiam a símbolos matemáticos. Por isso, ficou conhecida como a primeira a descrever completamente o processo que hoje é conhecido como programação de computador.

Amelia Earhart (1897 - 1937)
Pioneira da aviação feminina, a norte-americana tornou-se heroína nacional em 1928 por ser a primeira mulher a cruzar o Oceano Atlântico pelo ar. A experiência está relatada no seu livro Vinte Horas, Quarenta Minutos.
Fundou a Ninety-Nines, organização internacional de aviadoras. Foi a primeira mulher a receber a Distinta Cruz da Aviação. Em 1935, foi a primeira mulher a voar sobre o Oceano Pacífico. Pretendia ser também a primeira a circunavegar a Terra seguindo a linha do Equador. O seu avião desapareceu em 21 de maio de 1937. Acredita-se que tenha ficado sem combustível, e que ela e o navegador Fred Noonan tenham caído no mar.

Valentina Tereshkova (1937 -)
Nasceu numa fazenda perto da vila de Maslennikovo, na Rússia. Começou a saltar de pára-quedas como desporto. Quando entrou para o programa espacial já tinha saltado 126 vezes. Em 1961, ofereceu-se como voluntária para o treinamento físico e técnico de que os cosmonautas participavam. Em 16 de junho de 1963, tornou-se a primeira mulher a ser lançada no espaço. Valentina foi nomeada Heroína da União Soviética e recebeu a Ordem de Lênin e a Medalha da Estrela de Ouro. Na solenidade, Kruchev, então chefe do governo soviético, lembrou que ela “tinha
permanecido no espaço por mais tempo do que todos os quatro astronautas norte-americanos (até aquela data) do sexo masculino juntos”.

Apo

Mensagem por Apo »

"A única igreja que ilumina é aquela que arde"

Bom. Quem terá dito isto? Aquele maluco que incendiava igrejas?
Imagem

Lúcifer
Contato:

Mensagem por Lúcifer »

Apo citou
"EIN?

Viva o atraso!

Apo-pô, se você notar bem no início do texto, é um colégio comandando por padres.
Você acredita realmente que eles queiram meninas se misturando com seus preciosos menininhos??
Eu creio que não.
Para mim há mais coisas escondidas nessa proibição idiota de meninas estudando com meninos.

Aproveitando, quero dar os parabéns aos foristas. Por enquanto está todo mundo concordando com algo. Até que enfim. :emoticon12: :emoticon12:
Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

-=|†¡xä|=- escreveu:[Como ela temos muitas outras
Deixo aqui alguns exemplos (que sirvam de lição para certos ignorantes maxistas)

Hipatia (370 - 415 d.C.)
Conhecida como filósofa, cientista e erudita, foi a primeira mulher a destacar-se na matemática.
Nasceu na Alexandria. O seu pai, professor universitário de matemática, orientou a sua educação. Alunos de diferentes regiões do país procuravam as suas aulas, porque Hipatia era considerada uma espécie de oráculo e uma fonte de conhecimento.

Émilie du Chatelet (1706 – 1749)

De origem francesa, o seu nome era Gabrielle Emilie le Tonnelier de Breteuil. Casou com o marquês Florent Claude du Chatelet Lomont. Era matemática e cientista e conduziu experimentos sobre a óptica de Isaac
Newton. Traduziu em dois volumes os Princípios Matemáticos de Filosofia Natural, de Newton, ao qual acrescentou seus comentários.

Caroline Herschel (1750 - 1848)
Astrônoma famosa e admirada, o seu trabalho foi pioneiro ao abrir o caminho da astronomia para outras mulheres. Nasceu em Hannover, Alemanha. O seu irmão William, astrônomo do rei, descobriu o planeta Urano, e ambos realizavam cálculos durante horas. Caroline descobriu três nebulosas e, em agosto de 1786, tornou-se a primeira mulher a descobrir um cometa.
Ela e o irmão instituíram a astronomia sideral (o estudo das estrelas).
Foi a primeira mulher a ser nomeada assistente oficial de um astrónomo da corte inglesa.

Marie Lavoisier (1758 - 1836)

O seu nome era Marie Anne Pierette Paulze. Casou com Antoine Lavoisier que, na época, já era um químico bem estabelecido. As suas traduções do latim e do inglês eram importantes para os tratados de química. As suas gravuras em cobre, os desenhos e aguarelas originais feitos para a obra Método de Nomenclatura Química são consideradas as suas obras mais famosas.

Sophie Germain (1776 - 1831)
Estudou matemática na biblioteca do seu pai, em Paris, e era fascinada pelas obras de Arquimedes, matemático grego. Adoptou o pseudónimo de “Monsieur Le Blanc”, com o qual se correspondia com diversos eruditos e cientistas. Em 1816 ganhou o grande prémio da Academia Francesa pela sua fórmula matemática da Lei da Vibração de Superfícies Elásticas.

Mary Fairfax Somerville (1780 – 1872)
Considerada uma heroína no meio científico de sua época, cresceu no vilarejo costeiro de Burtisland, Escócia. O jornal The London Post, no seu obituário, a aclamou “Rainha da Ciência do Século 19”. Estudou obras de
Euclides e Newton, além de botânica, meteorologia, astronomia, matemática avançada e física. A sua última obra, Sobre a Ciência Molecular e Microscopia (1869), incluiu da teoria anatómica até um catálogo de plantas.

Ada Lovelace (1815 - 1852)

Nascida em Londres, era filha do poeta Lord George Byron. Ela e Mary Fairfax
Somerville eram amigas e compartilhavam do gosto pelas ciências. Ada estudou as diferenças finitas, base matemática da Máquina de Diferenças, obra do inventor e cientista Charles Babbage, acrescentando
anotações que desenvolveram bastante a ideia original. Descreveu como alimentar a máquina com informações usando cartões perfurados. Da mesma forma que os cartões perfurados de computador, os padrões dos furos
correspondiam a símbolos matemáticos. Por isso, ficou conhecida como a primeira a descrever completamente o processo que hoje é conhecido como programação de computador.

Amelia Earhart (1897 - 1937)
Pioneira da aviação feminina, a norte-americana tornou-se heroína nacional em 1928 por ser a primeira mulher a cruzar o Oceano Atlântico pelo ar. A experiência está relatada no seu livro Vinte Horas, Quarenta Minutos.
Fundou a Ninety-Nines, organização internacional de aviadoras. Foi a primeira mulher a receber a Distinta Cruz da Aviação. Em 1935, foi a primeira mulher a voar sobre o Oceano Pacífico. Pretendia ser também a primeira a circunavegar a Terra seguindo a linha do Equador. O seu avião desapareceu em 21 de maio de 1937. Acredita-se que tenha ficado sem combustível, e que ela e o navegador Fred Noonan tenham caído no mar.

Valentina Tereshkova (1937 -)
Nasceu numa fazenda perto da vila de Maslennikovo, na Rússia. Começou a saltar de pára-quedas como desporto. Quando entrou para o programa espacial já tinha saltado 126 vezes. Em 1961, ofereceu-se como voluntária para o treinamento físico e técnico de que os cosmonautas participavam. Em 16 de junho de 1963, tornou-se a primeira mulher a ser lançada no espaço. Valentina foi nomeada Heroína da União Soviética e recebeu a Ordem de Lênin e a Medalha da Estrela de Ouro. Na solenidade, Kruchev, então chefe do governo soviético, lembrou que ela “tinha
permanecido no espaço por mais tempo do que todos os quatro astronautas norte-americanos (até aquela data) do sexo masculino juntos”.

Para verem como as mulheres nem são citadas. São relegadas e esquecidas. Como estas há de haver muitas mais, mesmo impossibilitadas de mostrar suas idéias, acabaram por deixar alguma obra.
Esta primeira, Hipatia, nunca ouvi falar. Interessante.

Parece que os homens sempre foram mais ouvidos, mas descritos em seus pensamentos pós-morte, mais biografados, mais citados. O papel das mulheres seria outro. O que nunca as impediu de pensar, mesmo que sem registro algum. Talvez elas mesmas nem se preocupassem de registrar alguma coisa. Com que apoio?
Outra questão é o tipo de genialidade. Filósofos eram tidos como gênios. Talvez fossem apenas pensadores que escreveram suas idéias ou foram seguidos por outros homens.
Imagem

Trancado