VOCÊ COMERIA INSETOS??

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.

VOCÊ COMERIA INSETOS??

SIM, SEM PROBLEMAS
4
40%
NÃO, QUE NOJO!
0
Não há votos registrados
NÃO TENHO NOJO, MAS NÃO COMERIA
0
Não há votos registrados
SÓ SE NÃO TIVESSE OUTRA COISA PARA SE COMER
6
60%

Total de votos: 10

Lúcifer
Gênero: Masculino
Contato:

VOCÊ COMERIA INSETOS??

Mensagem por Lúcifer »

Outra matéria da Revista da Semana que achei interessante.

POR QUE AINDA COMEREMOS INSETOS
Larvas de mariposa e gafanhoto são ricos em proteínas e podem ajudar a combater a fome, dizem estudos

A proposta é séria e foi debatida na semana passada em encontro da FAQ, a Organização para Comida e Agricultura da ONU. Reunidos em Chiang Mai, no norte da Tailândia, mais de 30 cientistas de 15 países apresentaram estudos sobre o alto valor nutricional dos insetos e fizeram campanha pelo seu consumo. Estamos prontos para isso?

Qual a vantagem de comer insetos?
Insetos são altamente nutritivos. Segundo nutricionistas da FAQ, larvas desidratadas de mariposa, por exemplo, possuem todos os minerais necessários para o ser humano, como potássio, cálcio, zinco e fósforo. São também uma excelente fonte de energia e proteína. Cada 100 gramas equivalem a 430 calorias. Gafanhotos grelhados tem 60% de proteína e apenas 6% de gordura.

Estamos prontos para comê-los?
Insetos já estão no cardápio de cerca de 90 países da África, Ásia e América Latina. De acordo com a FAQ, 1462 espécies são consideradas comestíveis. Libélulas são degustadas na Indonésia, escorpiões em Cinggapura, içás (parte traseira das formigas) no Brasil. No Japão, larvas gratinadas de mosca com molho shoyu é prato fino. Insetos ainda são gostoso, asseguram os apreciadores. Formigas têm um gosto levemente avinagrado. Já as traças lembram amêndoas.

E no Ocidente?
O tabú é forte. Os países europeus aprendem lentamente a apreciar essa exótica comida, mas os consumidores ainda são, na maioria, imigrantes. O Congo exporta cerca de 8 toneladas de diversas espécies por ano para a França e a Bélgica. Em mercados tradicionais como La Boqueria, em Barcelona, barracas vendem aranhas e escorpiões desidratados. Livros de receitas, como Eat-A-Bug Cookbook (algo como O Livro de Receitas dos Insetos) são vendidos pela internet. Cabe lembrar que os insetos eram apreciados nas antigas culturas ocidentais. O historiador Plínio, o Velho (23d.C. - 79 d.C.), autor de Naturalis História, conta que larvas de besouro eram degustadas com vinho nas festas dos aristocratas romanos. O filósofo grego Aristóteles (384a.C. - 322a.C.) ensinava que a melhor época para comer cigarras fêmeas era depois da cópula, quando elas estavam cheias de ovos.

Em que momento comer insetos passou a ser repugnante?
Depois que a Europa se tornou agrária os insetos passaram a ser vistos mais como destruidores de lavoura do que fonte de energia, disse Gene DeFoliart, professor de entomologia da Universidade de Wisconsin-Madison, nos EUA, à revista National Geographic. Comida é questão cultural. Assim como insetos, lagostas e camarões são artrópodes. Na tradição judaica são considerados sujos por se alimentar de resto de comida. Para todos os outros povos são iguarias.

Comer insetos resolveria o problema da fome?
Não, mas ajudaria. Cerca de 850 milhões de pessoas no mundo estão subnutridas. Em 2020 esse número poderá chegar a 1,2 bilhão. "Insetors podem beneficiar muita gente e se tornar um ótimo complemento para a dieta", afirma Tina van den Briel, nutricionista da World Food Program,a agência da ONU encarregada de programas de combate à fome, em entrevista ao site Fox News. "Mas a maioria das espécies e sazonal. Haveria dificuldades para conservá-los e transportá-los a longa distâncias."

Cachorro é comida?
Para os coreanos, sim. Cada povo cultiva seus hábitos.
Não são apenas os insetos. O consumo de animais também varia de acordo com cada cultura. Nos paises ocidentais, cachorros são animais de estimação. Na Coréia e na China estão confinados em fazxendas e abatedouros para fornecimento de carne. Os porquinhos-da-[india são usados como cobaia na Europa e nos EUA. Nos Andes peruanos viraram fonte de energia e de medicina popular.

O sangue de vaca é ingrediente da morcilla espanhola, mas está vetado pelas religiões judaica e islâmica. A necessidade também dita regras alimentares. Há registros de pessoas comendo gato na favela do Rosário, na Argentina. Muitos vezes, os tabus surgem de questões de saúde pública. Carne de porco mal cozida pode levar à teníase, assim como frutos do mar oferecem riscos de intoxicação - e por isso acabaram sendo vetados em tantas culturas.
Imagem

Apo
Gênero: Feminino

Re: VOCÊ COMERIA INSETOS??

Mensagem por Apo »

Um dos problemas dos insetos, para mim, é aquela crocância da queratina. Pelos e patinhas também são nojentos. Sem contar o interior um tanto ou quanto...desnecessário descrever...
O cheiro também não ajuda e o sabor costuma ser amargo.
Imagem

Lúcifer
Contato:

Mensagem por Lúcifer »

Bem, talvez um espetinho de escorpião com uma cervejinha do lado caia bem.
Sei lá, acho que na hora da necessidade, vai quase qualquer coisa.
.
Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

Até hoje só engoli inteira uma mosca ( boca aberta demais dá nisto) e um monte de formigas vivas.
Ácido fórmico queima como pimenta.
Imagem

Jack Torrance
Contato:

Mensagem por Jack Torrance »

Apo escreveu:Um dos problemas dos insetos, para mim, é aquela crocância da queratina.

Não seria quitina?
“No BOPE tem guerreiros que matam guerrilheiros, a faca entre os dentes esfolam eles inteiros, matam, esfolam, sempre com o seu fuzil, no BOPE tem guerreiros que acreditam no Brasil.”

“Homem de preto qual é sua missão? Entrar pelas favelas e deixar corpo no chão! Homem de preto o que é que você faz? Eu faço coisas que assustam o Satanás!”

Soldados do BOPE sobre BOPE

Aranha
Contato:

Mensagem por Aranha »

Apo escreveu:Um dos problemas dos insetos, para mim, é aquela crocância da queratina. Pelos e patinhas também são nojentos. Sem contar o interior um tanto ou quanto...desnecessário descrever...

- Como você sabe que é amargo? - Já Experimentou?

- Conheci gente que comia bunda de tanajura (no bom sentido), me disseram que é muito gostoso (no bom sentido também).

Beijos
"Grandes Poderes Trazem Grandes Responsabilidades"
Ben Parker

Apo

Mensagem por Apo »

Jack Torrance escreveu:
Apo escreveu:Um dos problemas dos insetos, para mim, é aquela crocância da queratina.

Não seria quitina?

É quitina? Então deve ser! Tudo proteína "crocante" do mesmo jeito! Queratina é no cabelo e na unha.
Aquela parte dura das asas dos insetos e da carcaça...
Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

Abmael escreveu:
Apo escreveu:Um dos problemas dos insetos, para mim, é aquela crocância da queratina. Pelos e patinhas também são nojentos. Sem contar o interior um tanto ou quanto...desnecessário descrever...

- Conheci gente que comia bunda de tanajura (no bom sentido), me disseram que é muito gostoso (no bom sentido também).

Beijos

Olha, formiga é amargo. Dizem que sentimos no paladar aquilo que o olfato envia para o cérebro. Pelo cheiro, insetos me parecem amargos, não te parecem? Num programa daqueles da NatGeo os caras que comeram insetos em outros países disseram que é amargo.
Imagem

Anna

Mensagem por Anna »

sim. Mas prefiro comer outras coisa.
Cérebro é uma coisa maravilhosa. Todos deveriam ter um.

Anna

Mensagem por Anna »

Quitina. Exoesqueleto quitinoso.

Apo

Mensagem por Apo »

Anna escreveu:

Quitina. Exoesqueleto quitinoso.

É. O Jack já me corrigiu. Eu confundo queratina com quitina.
Agora já aprendi.
Imagem

Anna

Mensagem por Anna »

Apo escreveu:
Jack Torrance escreveu:

Não seria quitina?

É quitina? Então deve ser! Tudo proteína "crocante" do mesmo jeito! Queratina é no cabelo e na unha.

É.
Queratina é no cabelo, e ai é pêlo e relacionado a mamíferos. Quitina no exoesqueleto dos artrópodes (inseto incluso) e relacionado a invertebrados, responsável por sua rigidez e proteção contra perda de água.

Apo

Mensagem por Apo »

Anna escreveu:
Apo escreveu:
Jack Torrance escreveu:

Não seria quitina?

É.
Queratina é no cabelo, e ai é pêlo e relacionado a mamíferos. Quitina no exoesqueleto dos artrópodes (inseto incluso) e relacionado a invertebrados, responsável por sua rigidez e proteção contra perda de água.

Ahã. Mas em off: eu tenho problemas com aranhas, então este teu avatar me causa "coisas". :emoticon12:
Imagem

Lúcifer
Contato:

Mensagem por Lúcifer »

Abmael escreveu:

Beijos

Citação
"içás (parte traseira das formigas) no Brasil"

As Içás, em algumas regiões do Brasil se chamam Tanajuras. Eu já comi quando era criança na farofa. Que eu me lembre, não era ruim não.
Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

E por que alguém colocaria tanajuras na farofa de uma criança? Por que não azeitonas, ovos cozidos, passas? Mas tanajuras? :emoticon28:
Imagem

Ilovefoxes

Mensagem por Ilovefoxes »

Em todos os programas de sobrevivência da National Geographic os caras elogiam o cheiro dos grilos e outro insetos assados.

Johnny

Mensagem por Johnny »

Se for gostoso, sim, comeria. O que seria nojo? Ostra dá nojo? Pra quem? Camarão dá nojo? Pra quem? Minha filha tem nojo de camarão, de ostra, de acarajé...

Eu como o que é gostoso para mim. Estou com vontade por exemplo de experimentar içá, muito consumido aqui no nordeste. Uma vez quando moleque, estava na casa de um amiguinho caipira que tinha "colhido" muitas içás e frito e eu já ira botar na boca mas meu pai não deixou. Fazer o que...Também não deixou eu fazer agronomia pois não dava dinheiro...

Ainda bem que morreu...
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

Johnny escreveu:Se for gostoso, sim, comeria. O que seria nojo? Ostra dá nojo? Pra quem? Camarão dá nojo? Pra quem? Minha filha tem nojo de camarão, de ostra, de acarajé...

Eu como o que é gostoso para mim. Estou com vontade por exemplo de experimentar içá, muito consumido aqui no nordeste. Uma vez quando moleque, estava na casa de um amiguinho caipira que tinha "colhido" muitas içás e frito e eu já ira botar na boca mas meu pai não deixou. Fazer o que...Também não deixou eu fazer agronomia pois não dava dinheiro...

Ainda bem que morreu...

:emoticon22: Mas que barbaridade!
Imagem

Johnny

Mensagem por Johnny »

Apo escreveu: :emoticon22: Mas que barbaridade!

Por que?
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

Johnny escreveu:
Apo escreveu: :emoticon22: Mas que barbaridade!

Por que?

Ainda bem que morreu...
Imagem

DaviDeMogi

Mensagem por DaviDeMogi »

Adoro içá. Esses bichinhos saem dos formigueiros lá pra outubro ou novembro, quando há chuva fortes com trovões e o reaparecimento do sol em seguida. Alguns membros da minha familia estão permanentemente engajados na tarefa de capturar os bichinhos para o posterior deleite do papai aqui numa farofa. Infelizmente, aqui pras minhas bandas andam rareando ultimamente, por isso mais dia menos dia, terei que me mudar para o Vale do Paraíba onde sua ocorrência ainda é abundante. :emoticon16:
Creio na morte, única amante absolutamente fiel,
Creio na estupidez humana, única força com que se pode contar sempre,
E creio no humor, única forma de encarar a primeira e suportar a segunda.

Apo

Mensagem por Apo »

Pombas, que negócio é este de Içá? Alguma especiaria? Aqui não tem este negócio.
Imagem

DaviDeMogi

Mensagem por DaviDeMogi »

Apo escreveu:Pombas, que negócio é este de Içá? Alguma especiaria? Aqui não tem este negócio.

São as formigas rainhas:
Imagem

Tem alta concentração de proteina e iodo, daí seu forte gosto e cheiro caracteristicos quando estão sendo preparados. Aquele francês (ex-marido da Debora Bloch) Olivier Anquier que fazia um programa sobre gastronomia exótica brasileira, fez há algum tempo uma visita numa cidade do Vale do Paraiba, acho que Pindamonhangaba, e se deliciou ao consumir a iguaria (receita).
Creio na morte, única amante absolutamente fiel,
Creio na estupidez humana, única força com que se pode contar sempre,
E creio no humor, única forma de encarar a primeira e suportar a segunda.

Johnny

Mensagem por Johnny »

Apo escreveu:Pombas, que negócio é este de Içá? Alguma especiaria? Aqui não tem este negócio.

[Pobre sub-desenvolvido faminto on] Içá é o nome que se dá em algumas regiões à rainha das formigas saúva, também conhecidas como bitu, vitu, tanajura entre outras. Bem explicado pelo DaviTheMogi, em tempos de verão, ao cair as chuvas, as rainhas voam para multiplicarem os formigueiros. Antes porém voam as "iscas" ou camikases, formigas aladas com tamanho próximo aos das rainhas mas com o abdome menor, que servem para distrair os predadores (normalmente pardais, bem-te-vis, etc.) enquanto algumas rainhas tentam encontrar o local ideal para perfurarem o chão e formarem um novo formigueiro. O que se faz é colher cada rainha desta, extrair o abdome, fritá-lo e comer como especiaria tipo numa farofa. Resumindo APO, BUNDA DE FORMIGA SAÙVA GRANDE KCTPobre sub-desenvolvido faminto off]

Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

DaviDeMogi escreveu:

São as formigas rainhas:
Imagem

Tem alta concentração de proteina e iodo, daí seu forte gosto e cheiro caracteristicos quando estão sendo preparados. Aquele francês (ex-marido da Debora Bloch) Olivier Anquier que fazia um programa sobre gastronomia exótica brasileira, fez há algum tempo uma visita numa cidade do Vale do Paraiba, acho que Pindamonhangaba, e se deliciou ao consumir a iguaria (receita).

Ah tá louco! Eu gosto de queimar formiga com lupa no sol, mas não para comer! :emoticon12:
Imagem

Trancado