Contra aborto, igreja usa réplica de feto durante missa

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
SickBoy

Mensagem por SickBoy »

Em nova ofensiva contra o aborto, a Igreja Católica do Rio passou a usar fetos de resina e vídeos durante missas e palestras. Jovens chegaram a passar mal, com náuseas e vômitos, após assistir às imagens com cenas de aborto, ´´chocantes´´.

Em paróquias do Rio, como a Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, zona sul, uma almofada com a escultura de um feto é levada até o altar nas missas dominicais e é mostrada entre os freqüentadores. Na igreja Santa Margarida, na Lagoa, o ´´feto´´ está dentro de um vidro com gel, como se tivesse na placenta, exposto no altar.

Foram confeccionados 600 bonecos em forma de feto para serem distribuídos nas 264 paróquias da cidade e usados nas missas de domingo durante a Quaresma. A utilização do ´´símbolo´´ não é obrigatória, mas muitas paróquias aderiram à proposta, segundo dom Antônio Augusto Dias Duarte, bispo-auxiliar do Rio.

A orientação da arquidiocese, disse, foi para que o símbolo ficasse bem visível. Algumas igrejas aderiram e o mantêm no altar durante a semana. O combate ao aborto é tema da campanha da fraternidade deste ano da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). O lema é ´´Escolhe, pois, a vida´´.

Ainda mais polêmica é a exibição de quatro vídeos com cenas reais de fetos sendo retirados de mulheres. Neles, médicos descrevem como é feito o procedimento. Segundo o bispo, ele tem feito uma palestra por dia sobre o tema. De acordo com o público, é ele quem escolhe um dos vídeos disponíveis.

Em Ipanema, por exemplo, uma trilha sonora dramática acompanhava uma das imagens mais chocantes: um feto sendo arrancado pela cabeça.

Depois da reunião, jovens saíram passando mal e ficaram calados por meia hora. Algumas meninas saíram chorando, contou o publicitário Carlos Lins, 26. ´´É chocante, mas se faz necessário para conscientizar, para as pessoas terem noção do que é o aborto. É como se fosse a cena de alguém sendo morto. A diferença é que é um ser totalmente indefeso.´´

O bispo afirmou que o vídeo não foi o mais forte. Para ele, é importante que os adolescentes assistam a ´´uma cena que se tenta apagar´´. Segundo ele, os vídeos são feitos por ONGs a favor da vida, com imagens das próprias clínicas de aborto.

Defesa da vida

A utilização de símbolos pela CNBB é recorrente, diz o bispo. Em 2007, por exemplo, foram usados mapas e produtos da Amazônia para tratar do tema ´´Fraternidade e Amazônia´´.

A intenção dos bonecos, diz, é reforçar a defesa da vida desde a concepção. A mesma tese foi defendida no julgamento da ação direta de inconstitucionalidade pelo STF (Supremo Tribunal Federal) contra uso de embriões em pesquisas, na semana passada.

Desde 10 de fevereiro, quando a campanha começou, nas nove missas na igreja de Ipanema todos os domingos, a réplica de um feto de 12 semanas faz parte da procissão do ofertório. Com a hóstia e o vinho, a escultura é levada até o altar.

Depois que o dízimo é recolhido, o ´´feto´´ fica no centro do altar, visível, até o final da missa. Pouca gente repara na cena, mesmo após o padre dizer: ´´Este feto representa a luta pela vida. A vida desde o princípio´´.

Na missa dos jovens, às 19h30, há mais gente informada sobre o feto de resina. ´´A figura simboliza o nosso compromisso quaresmal de defender a vida em todos os instantes´´, diz o padre Jorge Luiz Pereira da Silva, conhecido como padre Jorjão, evangelizador de jovens.

Folha de São Paulo, 11 de março de 2008

Apo
Gênero: Feminino

Re: Contra aborto, igreja usa réplica de feto durante missa

Mensagem por Apo »

Nunca deixem seus filhos irem à missas. Pode ser danoso à boa formação deles e de extremo mau gosto.
Há lugares mais inteligentes para se freqüentar e aprender as "coisas da vida".
Imagem

Joe
Gênero: Masculino

Mensagem por Joe »

Chama logo Cap. Nascimento pra fazer o aborto, faca na caveira.

Ilovefoxes

Mensagem por Ilovefoxes »

SickBoy escreveu:Em nova ofensiva contra o aborto, a Igreja Católica do Rio passou a usar fetos de resina e vídeos durante missas e palestras. Jovens chegaram a passar mal, com náuseas e vômitos, após assistir às imagens com cenas de aborto, ´´chocantes´´.
Qualquer vídeo sobre cirurgia me dá náuseas. Não sei porque, mas acho que não é motivo para terminarmos com a medicina...

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

Acho que apelar para a emoção das pessoas não é a melhor maneira de se provar alguma coisa.

Apo

Mensagem por Apo »

Fernando Silva escreveu:Acho que apelar para a emoção das pessoas não é a melhor maneira de se provar alguma coisa.

Famoso chute no saco.
Imagem

zumbi filosófico

Mensagem por zumbi filosófico »

Ilovefoxes escreveu:
SickBoy escreveu:Em nova ofensiva contra o aborto, a Igreja Católica do Rio passou a usar fetos de resina e vídeos durante missas e palestras. Jovens chegaram a passar mal, com náuseas e vômitos, após assistir às imagens com cenas de aborto, ´´chocantes´´.
Qualquer vídeo sobre cirurgia me dá náuseas. Não sei porque, mas acho que não é motivo para terminarmos com a medicina...

Chega de MUTILAÇÃO conduzida em nossos irmãos por açougueiros materialistas sem fé, sem respeito pela vontade de Deus!

Quanto a pílulas anticoncepcionais: chega de CASTRAÇÃO QUÍMICA por sugestão subliminar!
Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

zumbi filosófico escreveu:
Ilovefoxes escreveu:

Chega de MUTILAÇÃO conduzida em nossos irmãos por açougueiros materialistas sem fé, sem respeito pela vontade de Deus!

Quanto a pílulas anticoncepcionais: chega de CASTRAÇÃO QUÍMICA por sugestão subliminar!

Perfeito.
Imagem

chagas

Mensagem por chagas »

Quando a discussão passa para a realidade, nua e crua, vêm os famosos "mas isso não era necessário!" Ninguém quer expor a verdade dos fatos quando isto é contrario ao que se prega.
A igreja apenas contra ataca.

zumbi filosófico

Mas quer dizer que não está se falando da realidade nua e crua quando se pergunta sobre que diferença haveria de tão importante nas cadeias de moléculas que distinguem o óvulo do óvulo fecundado, ou um óvulo fecundado através de coito e outro no qual penetração vaginal não esteve envolvida?

Ou quando se expõe que praticamente ninguém realmente considera os embriões como pessoas quando tem que escolher entre a vida de DEZ "pessoas" em estágio embrionário em detrimento da vida de só UM bebê recém-nascido? (se fosse escolher entre dez bebês ou um bebê apenas seria fácil, não?)

E quando falamos dos diversos pesos e medidas diferentes e arbitrários que se dá para as mesmas coisas (supostamente pessoas) dentro da ideologia pró-vida?

Que "verdade dos fatos" que está sendo exposta aí que não foi levada em conta no restante das discussões? Na verdade, aí tem menos de "verdade dos fatos" e mais de apelo à emoção, aos instintos básicos. (Não que defensores da legalidade do aborto também não possam ir para esse lado, de qualquer maneira)

Esse é um espantalho da igreja, reduzindo o aborto ao estágio fetal, esquecendo de tudo que vem antes. O irônico disso, é que com essa estratégia baixa e repulsiva, eles que implicitamente admitem a própria fraqueza dessa posição. Por que não colocam, em vez de um boneco de um feto, um pôster de uma célula-ovo? Ou um "chaveirinho" de um embriãozinho em tamanho real, quando ainda mal se consegue distinguir o embrião humano do embrião de um gato? Porque só no estágio fetal, devido ao nível de desenvolvimento, a formação, a se aproximar mais de um bebê, que a idéia do aborto é realmente repulsiva. É aí que bate contra nossos instintos, é aí que têm que jogar o anzol. Se tem uma "verdade dos fatos" sendo exposta aí é essa.

Ninguém questiona que aborto tardio, mesmo antes do início da atividade cerebral, tem um aspecto especialmente repugnante pela maior similaridade com um bebê. Mas será que isso é realmente um embasamento racional para a ilegalidade? Nós também teríamos essa mesma sensação (ou maior) de repugnância ao assistir uma cena de remoção de um feto que soubéssemos ser natimorto. Acho que com isso se conclui que a repugnância pura e simples não é critério suficiente. Poderia-se então levantar a questão da diferença do feto natimorto e de que o feto ainda sem atividade cerebral, não é, e virá a ter atividade cerebral; mas novamente, voltamos ao problema de que isso é verdade para todos os estágios anteriores, incluindo o óvulo.
Imagem

SickBoy

Mensagem por SickBoy »

já falei que sou fã do Danniel? (com dois ennes né?) :emoticon16:

Apo

Mensagem por Apo »

É...realidade não é debater cientifica ou humanamente ( razão e emoção). Precisa chocar, mostrar sangue, músculos, entranhas e dor. A Opus Dei deve ter dado as coordenadas.
Imagem

King In Crimson

Mensagem por King In Crimson »

Acho muito correto.
A Igreja mostrou alguma coisa falsa?

chagas

Mensagem por chagas »

King In Crimson escreveu:Acho muito correto.

Perfeito.

Fedidovisk

Mensagem por Fedidovisk »

Raciocina com eu!

Se o aborto hoje é crime, então logicamente é crime a exibição desses vídeos, o que pressupõe o procedimento e a conivência ou cumplicidade de quem filma e de quem exibe.

chagas

Mensagem por chagas »

Fedidovisk escreveu:Raciocina com eu!

Se o aborto hoje é crime, então logicamente é crime a exibição desses vídeos, o que pressupõe o procedimento e a conivência ou cumplicidade de quem filma e de quem exibe.

Ontem a tv mostrou trombadinhas que assaltavam em plena luz do dia, deveria então a emissora de tv se enquadrar no mesmo raciocínio, considerando que roubar é crime e ela filma e exibe?

Fedidovisk

Mensagem por Fedidovisk »

chagas escreveu:

Ontem a tv mostrou trobadinhas que asaltavam em plena luz do dia, deveria então a emissora de tv se enquadrar no mesmo raciocinio, considerando que roubar é crime e ela filma e exibe?

Oras!

Quer comparar um crime explícito à luz do dia, com um que exige toda uma preparação em um consultório e logicamente alguém posicionado para filmar, no caso dos trombadinhas se trata de um flagrante, até no caso do aborto o crime já é premeditado inclusive por quem filma e portanto por quem exibe também.

chagas

Mensagem por chagas »

Fedidovisk escreveu:
chagas escreveu:

Ontem a tv mostrou trobadinhas que asaltavam em plena luz do dia, deveria então a emissora de tv se enquadrar no mesmo raciocinio, considerando que roubar é crime e ela filma e exibe?

Oras!

Quer comparar um crime explícito à luz do dia, com um que exige toda uma preparação em um consultório e logicamente alguém posicionado para filmar, no caso dos trombadinhas se trata de um flagrante, até no caso do aborto o crime já é premeditado inclusive por quem filma e portanto por quem exibe também.

Não foi um flagrante, a câmera ficou posicionada onde diariamente aconteciam os assaltos, já se sabia que ali iria acontecer aquele fato. Não tem o mesmo propósito que a TV, aquele que filma e mostra como acontece um aborto? Um mostra o perigo das ruas nas grandes cidades, a outra a crueldade com um ser em formação.

King In Crimson

Mensagem por King In Crimson »

Muito provavelmente, as filmagens foram feitas em países com permissão para o feticídio.

zumbi filosófico

Só torço para que TJs e outros tipos fanáticos não se aproveitem dessa lógica de mostrar verdades seletas para os casos contra a contracepção, contra transplante de órgãos, contra transfusão sangüínea, contra medicina de modo geral (como o pessoal da "ciência" cristã), contra o critério de morte cerebral, ortotanásia e etc. Tem como fazer edições comoventes de coisas a favor de todos esses pontos de vista, usando só material verdadeiro. Se tiver narração e trilha sonora então...
Imagem

Samael
Contato:

Mensagem por Samael »

Acho que poderiam usar coisas análogas como açougueiros retirando órgãos de um cadáver de maneira brutal com um slogan: "Você quer que isso aconteça com o seu corpo?! Não doe seus órgãos."

E, claro, a Igreja usa fetos. Visto que nenhum pró-escolha que eu conheça defende o aborto de FETOS, a informação é maliciosa e falsa. É análoga a mostrar vídeos de bebês sendo sacrificados e fazer algum tipo de comparação com o aborto.

Apo

Mensagem por Apo »

zumbi filosófico escreveu:

Só torço para que TJs e outros tipos fanáticos não se aproveitem dessa lógica de mostrar verdades seletas para os casos contra a contracepção, contra transplante de órgãos, contra transfusão sangüínea, contra medicina de modo geral (como o pessoal da "ciência" cristã), contra o critério de morte cerebral, ortotanásia e etc. Tem como fazer edições comoventes de coisas a favor de todos esses pontos de vista, usando só material verdadeiro. Se tiver narração e trilha sonora então...

Exatamente. É uma boa política. A partir de agora, a educação deveria ser assim, ao vivo e a cores, para tudo. A Igreja deveria fazer matinês de pedofilia também. Com trilha, narração e efeitos luminotécnicos. Mas isto eles preferem não ensinar às claras, não é tão sedutor.

Estes métodos me lembram coisa de cientista sádico, de torturador, que senta o assistente amarrado numa cadeira e fica demonstrando, narrando e anotando os efeitos na mente do espectador.

Para mim, isto é doença e da pior espécie.
Quando minha mãe abortou, a cunhada dela ( solteirona e recalcada), esperou-a em casa com uma foto colorida de um feto morto. Católica fervorosa. Vai ver queria ensinar alguma coisa para os meus pais.... :emoticon49:
Imagem

zumbi filosófico

Samael escreveu:Acho que poderiam usar coisas análogas como açougueiros retirando órgãos de um cadáver de maneira brutal com um slogan: "Você quer que isso aconteça com o seu corpo?! Não doe seus órgãos."

Com ainda especulações sobre pessoas que podem ter sido mortas para pessoas ricas e mesquinhas terem os órgãos dela, tráfico de órgãos, homossexualismo, ritais satânicos, sexo, drogas e rock and roll. Rejeição de órgãos implantados também é algo interessante a ser levantado.

E, claro, a Igreja usa fetos. Visto que nenhum pró-escolha que eu conheça defende o aborto de FETOS, a informação é maliciosa e falsa. É análoga a mostrar vídeos de bebês sendo sacrificados e fazer algum tipo de comparação com o aborto.

Na verdade, o período que muitos defendem como legal inclui uma parte do estágio fetal, que começa a partir de 8 semanas. O texto do Carl Sagan defende até aproximadamente as 23ª-30ª semanas:

É claro que as coisas acontecem no cérebro — principalmente nas camadas superiores da "massa cinzenta" convoluta a que se chama córtex cerebral. Os cerca de 100 biliões de neurónios do cérebro constituem a base material do pensamento. Os neurónios estão ligados uns aos outros e as suas sinapses desempenham um papel fundamental no acto de pensar. Mas a interligação de neurónios em larga escala só começa entre a 24ª e a 27ª semanas de gravidez — o sexto mês.

Através da colocação de eléctrodos inofensivos na cabeça de um paciente, os cientistas medem a actividade eléctrica produzida pela rede de neurónios existente dentro do crânio. Tipos diferentes de actividade mental produzem tipos diferentes de ondas cerebrais. Mas as ondas cerebrais de padrão regular características do cérebro humano adulto só são detectadas no feto por altura da 30ª semana de gravidez — à entrada do 3.º trimestre. Antes disso o feto não tem a necessária arquitectura cerebral. Ainda não pode pensar.

Aceder a matar qualquer criatura viva, em especial uma que possa mais tarde transformar-se num bebé, é perturbador e doloroso. Mas nós rejeitámos os extremos do "sempre" e do "nunca" e isto coloca-nos — quer queiramos, quer não — na rampa escorregadia. Se nos obrigam a escolher um critério de desenvolvimento, então é aqui que traçamos a linha: mal se torna possível o começo do pensamento caracteristicamente humano.

Trata-se, efectivamente, de uma definição muito conservadora: raramente se detectam em fetos ondas cerebrais regulares. Talvez mais investigação ajudasse. (Nos babuínos e nos fetos de ovinos as ondas cerebrais bem definidas também só começam no fim da gestação.) Se quiséssemos tornar o critério ainda mais rigoroso, prevendo a eventualidade de casos de desenvolvimento cerebral fetal precoce, podíamos traçar a linha aos seis meses. Por acaso foi aí que o Supremo Tribunal a traçou em 1973 — embora por razões completamente diferentes.
- Carl Sagan & Ann Druyan - "Aborto: é possível ser ao mesmo tempo pró-vida e pró-escolha?"

Poderia ser ainda mais tardio se o feto for anencefálico. Mas ninguém "defende o aborto de fetos", como "abortem seus fetos!". Na verdade praticamente ninguém defende nem o aborto em si, mesmo do zigoto que seja, porque contraceptivos são preferíveis (exceto pela ICAR e outros pró-vida), e da mesma forma, quanto menos tardio for o aborto, melhor.
Imagem

zumbi filosófico

O governo federal parece ter começado com uma campanha de planejameto familiar. Espero que a ICAR não implique ao menos com isso.
Imagem

chagas

Mensagem por chagas »

zumbi filosófico escreveu:O governo federal parece ter começado com uma campanha de planejameto familiar. Espero que a ICAR não implique ao menos com isso.

Isto sim é uma atitude louvável.
"Deus" permita que a igreja fique de fora.

Trancado