Tôpico Pró-Lula (só prá Chatear...)

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Aranha
Gênero: Masculino
Contato:

Tôpico Pró-Lula (só prá Chatear...)

Mensagem por Aranha »

11/03/2008

FHC X LULA: A COMPARAÇÃO INEVITÁVEL

Tenho muita raiva de quando os petistas usam como "desculpa" aos crimes cometidos por alguns integrantes o fato de que antecessores já fizeram coisa pior. Isso não é argumento; não merece respeito.

Mas uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. E é justo, SIM, comparar as gestões de Lula e FHC.

Qualquer um que acompanhe este blog sabe que estou longe de ser petista, mas seria uma estupidez negar que Lula ganha de lavada. É uma verdadeira surra. Chega a dar dó do Príncipe Henriquinho I.

Separei por temas. As análise são minhas e, como não sou contra o debate, quem discorda pode muito bem usar a caixa de comentários para falar o que quiser, me xingar etc.

Vamolá:

Economia

FHC: Passamos por maus bocados. Péssimos, eu diria. E a "culpa" jamais foi imputada à incompetência de sua equipe. Que nada! Foram crises internacionais que nos jogaram na lama - mesmo quando houve a indesculpável espera para mudar o sistema cambial, a fim de que as eleições de 1998 ocorressem de forma menos conturbada.

Lula: Manteve a política econômica dos dois governos anteriores, o que para muitos é visto como uma "derrota" petista - mas vejo como vitória. É importante ressaltar que o Plano Real NÃO É DE FHC. Não o elaborou nem colocou seu pescoço. Pela ordem, os que o fizeram foram: Pérsio Arida, Edmar Bacha, Adré Lara Resende e, na outra categoria, Itamar Franco, Ciro Gomes e Rubens Ricupero. Por fim, em termos de "Crise Internacional", enquanto FHC enfrentou as turbulências de mercados asiáticos, do México e, sei lá, do Zimbábue, Lula vem enfrentando nada menos do que uma crise DOS ESTADOS UNIDOS. E nem por isso quebrou o Brasil. Ponto para Lula.

Ética

FHC: Passou por um sem-número de escândalos que fazem o Mensalão parecer bobagem. Privatização das Teles; Denúncia de Compra de Votos Para a Reeleição; Pavilhão de Hannover (o filho recebeu milhões de dólares para organizar uma feira na Alemanha); Primeiro-Genro na Agência Nacional de Petróleo (com direito a ser exonerado tão-logo se separou da primeira-filha); Sacanagem Eleitoral com o Câmbio Fixo; Acusação de que o Presidente do BACEN Passava Informações Privilegiadas; Fisiologismo na Base de Apoio etc etc etc.

Lula: Mensalão (sim, ele existiu, e é idiota negá-lo - a explicação mais idiota é dizer que não foram pagamentos mensais, como se o fato de se pagar "à vista" diminui a criminalidade da coisa); Fisiologismo na Base de Apoio; Aliança com os Piores da República; Gastos com Cartões Corporativos etc. É uma triste competição em que ambos marcam gol, mas Lula cometeu BEM menos deslizes. Bem menos, mesmo.

Transparência

FHC: Engavetador-Geral; CPIs Vetadas; Apoio Maciço da Imprensa etc. O Ernesto Geisel foi mais fiscalizado do que FHC. E mais democrático quanto às regras de transparência.

Lula: A denúncia mais contundente contra o Governo veio justamente do Procurador-Geral que ele indicou; Portal da Transparência; Imprensa Investigando seu Governo Como Poucas Vezes se Viu na História Recente do Brasil. Ponto para Lula.

Ações Sociais

FHC: Sua grande bandeira é dizer que foi o "pai" dos programas atuais. FHC deveria ter esse mesmo empenho paternal para assumir os filhos de verdade, não é?

Lula: Pode ser que o pai seja FHC, ou o bispo, ou sei lá quem, mas é ÓBVIO que ele ampliou e melhorou todos os programas. Isso é um fato cuja contestação se divide entre o ridículo e o esquizofrênico. Ponto para Lula, novamente.

Política Externa

FHC: Os defensores do tucano dizem que Lula perdeu a "liderança" na América Latina, ou mesmo na América do Sul. Pergunto: QUAL ERA A LIDERANÇA DE FHC? Seu papel de líder consistia em fazer bons discursos no exterior, o que de fato merece aplauso, mas não passava disso. FHC nunca liderou coisa alguma, nem mesmo seu governo - que era conduzido mais pela vontade dos aliados do que por suas próprias decisões.

Lula: Tornou-se uma espécie de "fenômeno pop", em especial na Europa. Tudo aquilo que a classe média dizia sobre ser uma "vergonha" ter um Presidente como Lula acabou se tornando o exato inverso. Ninguém nem se lembra de FHC; enquanto Lula se transformou num ícone mundial. Convenhamos, "liderar a América do Sul" - que raio de coisa é essa? - parece uma bela porcaria perto do papel que Lula exerce em todo o plano internacional. Mais um tento para Lula. Goleada.

Não venham me chamar de "petista", porque o partido que mais leva bordoada por aqui é justamente o PT. Essas análises são fruto da mais pura razoabilidade e, como já disse, seria estupidez negar a realidade por motivos de simpatia ou antipatia por esta ou aquela legenda.

E é exatamente isso que tento transmitir aos leitores. Ser "independente" é, muitas vezes, falar bem de quem a gente não gosta e mal de quem a gente gosta, sempre em nome do que acreditamos ser o mais honesto.

Distorcer realidades para que o universo dos fatos se enquadre ao que acreditamos é algo que repudio e sempre vou repudiar, por mais bonitinhas que sejam as "intenções" dos que fazem esse tipo de coisa.

E vamoquevamo.

FONTE: Imprensa Marrom

Abraços,
"Grandes Poderes Trazem Grandes Responsabilidades"
Ben Parker

Apo
Gênero: Feminino

Re: Tôpico Pró-Lula (só prá Chatear...)

Mensagem por Apo »

Esqueceu das viagens, as viagens!

FONTE: Imprensa Marrom

:emoticon265: :emoticon265: :emoticon265: :emoticon265:
Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

Abmael

Por que tu quer chatear? :emoticon26:
Imagem

Aranha
Contato:

Mensagem por Aranha »

Apo escreveu:Abmael

- Meu expediente acabou, estou esperando a chuva acabar, não tem nada melhor prá passar o tempo.

Beijos,
Ben Parker

Apo

Mensagem por Apo »

Abmael escreveu:

- Meu expediente acabou, estou esperando a chuva acabar, não tem nada melhor prá passar o tempo.

Beijos,

Ah tah.
Imagem

Wallace

Mensagem por Wallace »

Funcionário Público coçando, é foda!!!! :emoticon10:

Tulio
Administrador

Mensagem por Tulio »

Ae galera, é só apontar pro saco do lula, que o aranha leva um tiro na testa :emoticon252:
TULIO

ImagemWE ARE ALL MONKEYS

Apo

Mensagem por Apo »

Tulio escreveu:Ae galera, é só apontar pro saco do lula, que o aranha leva um tiro na testa :emoticon252:

:emoticon22:

Que cena! Que cena! Posso desenhar? :emoticon12:
Imagem

Wallace

Mensagem por Wallace »

Apo escreveu:
Tulio escreveu:Ae galera, é só apontar pro saco do lula, que o aranha leva um tiro na testa :emoticon252:

:emoticon22:

Que cena! Que cena! Posso desenhar? :emoticon12:

Então desenhe ele com um tiro nos dentes... :emoticon22:

spink
Contato:

Mensagem por spink »

quando a transição democrática ocorrer - que seja em 2010 ou 2014 - teremos 90% dos dentes dos foristas espatifados. :emoticon12:
"Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma." (Joseph Pulitzer).

Wallace

Mensagem por Wallace »

spink escreveu:quando a transição democrática ocorrer - que seja em 2010 ou 2014 - teremos 90% dos dentes dos foristas espatifados. :emoticon12:

Tansição para ditadura comunista, você quiz dizer, né?

E outra, não conte com adesão de foristas, pois a grande maioria não é maluca e não recebe bolsa compra-voto do governo...

Aranha
Contato:

Mensagem por Aranha »

- Viu como chateei?

Abraços,
Ben Parker

Tulio
Administrador

Mensagem por Tulio »

Abmael escreveu:

- Viu como chateei?

Abraços,

:emoticon17:

RicardoVitor

Mensagem por RicardoVitor »

Imagem
Logical, responsible, practical.
Clinical, intellectual, cynical.
Liberal, fanatical, criminal.
Acceptable, respectable, presentable, a vegetable!

Trancado