Você é RACISTA? Faça um teste científico e saiba a verdade

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
NadaSei
Gênero: Masculino

Re: Você é RACISTA? Faça um teste científico e saiba a verdade

Mensagem por NadaSei »

Johnny escreveu:
Fernando Silva escreveu:
Johnny escreveu:
Fernando Silva escreveu:Eu tenho direito à minha opinião, aos meus gostos e desgostos, às minhas taras, perversões e preferências.
O que eu não posso é exercê-las se isto prejudicar os outros. A não ser para os religiosos, não se peca por pensamentos, apenas por palavras e atos.

Fernando, não entendi a última parte. Pode explanar?

Quis dizer que eu posso gostar de coisas consideradas abomináveis e detestar meio mundo e ninguém tem nada com isto.
Posso ter fantasias de que estou metralhando um bando de gente que eu detesto, por exemplo, mas não posso fazer isto na vida real.
E ninguém pode me condenar por ter vontade de fazer essas coisas.

Até aqui eu tinha entendido. Não entendi a parte religiosa...

Pelo que me consta: Mateus 5:28) - Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela.

Ouo seja, segundo as religiões cristãs, o mal começaria no pensamento. Para mim faz sentido. Não conheço ninguém que saia por aí pulando na primeira mulher que vê pelo cheiro de ferormônio dela...

Será que os criminosos não possuem um pré-pensamento antes de um crime? Nunca parei para verificar isso...

Tudo começa no pensamento... mas esse não é o centro da questão "pecado em pensamento".
Eles apenas apontam onde está o problema, no julgamento e no vicio, duas coisas que tem origem nos pensamentos... controle os pensamentos e resolverá o problema.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Fernando Silva escreveu:Quis dizer que eu posso gostar de coisas consideradas abomináveis e detestar meio mundo e ninguém tem nada com isto.
Posso ter fantasias de que estou metralhando um bando de gente que eu detesto, por exemplo, mas não posso fazer isto na vida real.

Se fosse assim tão simples...
O estado mental é uma coisa que diz respeito a nós mesmo, o que somos.
Se é mentalmente ruim, pior pra você.

O problema é que não só pra você, mas pro resto também.
Se você julga, é racista, machista ou coisa do tipo, não tem como se comportar de forma diferente daquilo que você é.
Você pode até tentar se "policiar", mas por vezes vai agir de acordo com o que "julga", mesmo por incapacidade de se policiar o tempo todo, agindo de forma automática e outras vezes de forma inconsciente.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

Apo
Gênero: Feminino

Mensagem por Apo »

NadaSei escreveu:
Fernando Silva escreveu:Quis dizer que eu posso gostar de coisas consideradas abomináveis e detestar meio mundo e ninguém tem nada com isto.

Se fosse assim tão simples...
O estado mental é uma coisa que diz respeito a nós mesmo, o que somos.
Se é mentalmente ruim, pior pra você.

Se você julga, é racista, machista ou coisa do tipo, não tem como se comportar de forma diferente daquilo que você é.
Você pode até tentar se "policiar", mas por vezes vai agir de acordo com o que "julga", mesmo por incapacidade de se policiar o tempo todo, agindo de forma automática e outras vezes de forma inconsciente.

Ruim não precisa ser, necessariamente. Pode ser bem pior ser obrigado a fazer o que não se gosta, ou conviver com o que não se quer ( e gosto não se discute ).

Mas então, qual a conclusão que se chega com isto? Se perdemos por vezes o domínio ( por sermos obrigados a não externar ), acaba que um olhar denuncia, um gesto de afastamento, a negação em pertencer a tal grupo, uma recusa para um evento. E nem poderia ser diferente.

O que não entendo é por que não posso ter esta liberdade? E por que é diferente fazer piadas sobre mulher, piadas sobre judeu, piadas sobre professores, piadas sobre médicos, piadas sobre português, piadas sobre caminhoneiro, piadas sobre pobres, piadas sobre EMOS, piadas sobres gays ou piadas sobre negros. De certa forma, todo ser humano se enquadra em alguma categoria em que foi ou é discriminado ( e cada um reage diferentemente e percebe de forma distinta a suposta discriminação).

A piada e a crítica, assim como a discussão sobre atrações e repulsas é de natureza genuinamente humana. Como estão a dizer, nasce mesmo no pensamento, nas sensações, nas primeiras, segundas, terceiras e até definitivas impressões. Para pessoas educadas e civilizadas, atacar frontalmente, moralmente mediante subjugação, impedir o direito de ir e vir no meio público são ações que, previstas ou não em lei, são tidos como errado por princípio.
Mas querer coibir o preconceito do meu pensamento, os meus conceitos acerca do que acho ou deixo de achar de culturas, raças, costumes, comportamentos, comunidades, é no mínimo repressão que apenas reforça que a realidade da repulsa existe. E você sabe, quanto mais nos forçam a agir de um jeito que não condiz com nossas preferências, pior é.

Para mim, nada mais repugnante do que vozes que dão xiliques mediante quem assume do que gosta ou do que não gosta. E eu não sei como pode um mundo deste tamanho, tão heterogêneo, querer-se que todos se admirem mutuamente e com a mesma intensidade.
Imagem

King In Crimson

Mensagem por King In Crimson »

Your data suggest a moderate automatic preference for Dark Skin compared to Light Skin.

Achei uma bela charlatanice.

zumbi filosófico

Mensagem por zumbi filosófico »

Não é charlatanice... na verdade, não é um diagnóstico de racismo também, apenas verifica, ou verificaria, "associações implícitas", que podem ou não ter racismo por trás ou causado por elas.

Se não houver algum problema com a metodologia, como que, na verdade temos tendência a errar de forma estatísticamente significante não levada em consideração por estarmos momentâneamente acostumados com a "tarefa" anterior, me parece que é algo "real" sim, ainda que possa ser uma faceta oculta de nós mesmos que é meio desagradável. Eles inclusive chegaram a receber ameaças de morte, se não me engano.
Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

Eles inclusive chegaram a receber ameaças de morte, se não me engano.

Fundamentalismo é pior do que racismo.
Imagem

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Apo escreveu:Ruim não precisa ser, necessariamente. Pode ser bem pior ser obrigado a fazer o que não se gosta, ou conviver com o que não se quer ( e gosto não se discute ).

Se não gosta de alguém que não conhece, apenas pela cor da pele... então é racismo.
E isso é ruim não temos escolha em conviver ou não com negros, nem temos que basear nosso "querer" em coisas irracionais como a cor da pele.

Ter preconceito é não usar a razão, isso como já disse, nada diz a respeito de nossas preferências.
Apo escreveu:Mas então, qual a conclusão que se chega com isto? Se perdemos por vezes o domínio ( por sermos obrigados a não externar ), acaba que um olhar denuncia, um gesto de afastamento, a negação em pertencer a tal grupo, uma recusa para um evento. E nem poderia ser diferente.

O que não entendo é por que não posso ter esta liberdade?

Liberdade para ser racista até temos, só não podemos fazer chacota de alguém, nem incorrer em perseguição moral por conta disso.
Apo escreveu:E por que é diferente fazer piadas sobre mulher, piadas sobre judeu, piadas sobre professores, piadas sobre médicos, piadas sobre português, piadas sobre caminhoneiro, piadas sobre pobres, piadas sobre EMOS, piadas sobres gays ou piadas sobre negros. De certa forma, todo ser humano se enquadra em alguma categoria em que foi ou é discriminado ( e cada um reage diferentemente e percebe de forma distinta a suposta discriminação).

Mas não existe diferença, só na cabeça das pessoas.
Nossa sociedade é preconceituosa, temos inclusive preconceito positivo, como o das ações afirmativas que favorecem mulheres, gays, pretos, índios, etc...
Temos também preconceito contra o branco (que já é logo tachado de playboy), contra o rico, contra o famoso, etc...
Apo escreveu: A piada e a crítica, assim como a discussão sobre atrações e repulsas é de natureza genuinamente humana. Como estão a dizer, nasce mesmo no pensamento, nas sensações, nas primeiras, segundas, terceiras e até definitivas impressões. Para pessoas educadas e civilizadas, atacar frontalmente, moralmente mediante subjugação, impedir o direito de ir e vir no meio público são ações que, previstas ou não em lei, são tidos como errado por princípio.
Mas querer coibir o preconceito do meu pensamento, os meus conceitos acerca do que acho ou deixo de achar de culturas, raças, costumes, comportamentos, comunidades, é no mínimo repressão que apenas reforça que a realidade da repulsa existe.

Preconceito todos podemos ter, mas o fato é de que o preconceito é uma afronta ao uso da razão e ao bom senso... isso não adianta tentar negar, só por ser "natural" não significa que seja "bom", nem que não seja possivel colocar a cabeça pra trabalhar e mudar isso.

Agora, o problema esta em tomar atitudes contra alguém, ou favorecendo outro, baseado apenas na cor da pelo, sexo, orientação sexual, etc...
Apo escreveu:E você sabe, quanto mais nos forçam a agir de um jeito que não condiz com nossas preferências, pior é.

Para mim, nada mais repugnante do que vozes que dão xiliques mediante quem assume do que gosta ou do que não gosta. E eu não sei como pode um mundo deste tamanho, tão heterogêneo, querer-se que todos se admirem mutuamente e com a mesma intensidade.

Podemos ter nossas preferências... Mas é uma questão de puro bom-senso basearmos nossas opiniões no individuo em si e não no seu sexo ou em sua cor.
É como o machismo ou o feminismo, não dá pra tentar justificar que homens são mais inteligentes que mulher e, por isso, só contrato homens em minha empresa... isso é sexismo, algo irracional e discriminatório, algo prejudicial a sociedade.
Entenda que se a opinião de uma pessoa não atrapalhar as outras, não tem prejuízo... mesmo que estúpida, é da conta apenas dela, mas se afeta a sociedade, é da conta de todos nós.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

NadaSei escreveu:
Fernando Silva escreveu:E ninguém pode me condenar por ter vontade de fazer essas coisas.

Até aqui eu tinha entendido. Não entendi a parte religiosa...

Pelo que me consta: Mateus 5:28) - Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela.

Ouo seja, segundo as religiões cristãs, o mal começaria no pensamento. Para mim faz sentido. Não conheço ninguém que saia por aí pulando na primeira mulher que vê pelo cheiro de ferormônio dela...

Muitas vezes me confessei ao padre, não por ter feito alguma coisa, mas por ter pensado nela.
Para os cristãos, basta pensar para se pecar, como em Mateus acima.
O pensamento é livre e não há um deus Big Brother controlando nossos mínimos desejos.
Podemos ter as fantasias que quisermos desde que tenhamos a racionalidade de não transformá-las em realidade.
Reprimí-las não é saudável.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

NadaSei escreveu:

Errado. Se eu fizesse tudo o que eu quero, já estaria preso há muito tempo.
Há um monte de gente que gosta de mim e nem imagina o quanto eu as desprezo.

Minha racionalidade está acima dos meus gostos e desgostos (ou preconceitos, se você preferir).

Eu me comporto de forma diferente daquilo que eu gostaria. É o que todos fazem. A vida em sociedade seria impossível sem isto. Somos todos hipócritas. Os sinceros estão presos.

Johnny

Mensagem por Johnny »

Fernando Silva escreveu:Eu me comporto de forma diferente daquilo que eu gostaria. É o que todos fazem. A vida em sociedade seria impossível sem isto. Somos todos hipócritas. Os sinceros estão presos.

Nunca na minha vida (ou na história deste país) eu li uma coisa tão perfeita e que mostra a realidade, a verdade como ela é como a que você colocou.

Perfeito até demais!
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

NadaSei escreveu:
Apo escreveu:Ruim não precisa ser, necessariamente. Pode ser bem pior ser obrigado a fazer o que não se gosta, ou conviver com o que não se quer ( e gosto não se discute ).

Se não gosta de alguém que não conhece, apenas pela cor da pele... então é racismo.
E isso é ruim não temos escolha em conviver ou não com negros, nem temos que basear nosso "querer" em coisas irracionais como a cor da pele.

Também acho. Mas eu tenho como não conviver, sim, pelo menos não não procuro lugares onde pessoas que não me afinam estou ( seja lá por cor da pele ou do cabelo, ou da planta do pé).
Mas junto com a cor da pele ( que em tese, define raça e cultura ), vêm outras características. É destas que eu falo. Não sou obrigada a gostar.

Ter preconceito é não usar a razão, isso como já disse, nada diz a respeito de nossas preferências.

Usa a razão e muito. Ninguém gosta porque um belo dia acordou e inventou que não gosta. A gente vai vendo, convivendo e decidindo que tipo de cultura ou comportamento gosta de conviver. Exemplo: os japoneses cheiram e exalam a peixe. Nem quem não goste de ficar perto deles. Eles dizem que cheiramos a carniça. Eles têm o direito de não ficar perto de gente que cheira a carniça, portanto podem dizer que não gostam de quem cheira a carniça e que não gostam de nós. Qual o problema?

Apo escreveu:Mas então, qual a conclusão que se chega com isto? Se perdemos por vezes o domínio ( por sermos obrigados a não externar ), acaba que um olhar denuncia, um gesto de afastamento, a negação em pertencer a tal grupo, uma recusa para um evento. E nem poderia ser diferente.

O que não entendo é por que não posso ter esta liberdade?

Liberdade para ser racista até temos, só não podemos fazer chacota de alguém, nem incorrer em perseguição moral por conta disso.

E quem disse que precisa fazer chacota? Mas não preciso contratar algum grupo como qual não me afino. Não me afino com religioso que fica falando em Deus e Jesus e colocando santinho em cima da mesa. Não contrato. Misturou as coisas, azar o dele. Isto não é fazer chacota.

Apo escreveu:E por que é diferente fazer piadas sobre mulher, piadas sobre judeu, piadas sobre professores, piadas sobre médicos, piadas sobre português, piadas sobre caminhoneiro, piadas sobre pobres, piadas sobre EMOS, piadas sobres gays ou piadas sobre negros. De certa forma, todo ser humano se enquadra em alguma categoria em que foi ou é discriminado ( e cada um reage diferentemente e percebe de forma distinta a suposta discriminação).

Mas não existe diferença, só na cabeça das pessoas.
Nossa sociedade é preconceituosa, temos inclusive preconceito positivo, como o das ações afirmativas que favorecem mulheres, gays, pretos, índios, etc...
Temos também preconceito contra o branco (que já é logo tachado de playboy), contra o rico, contra o famoso, etc...

Pois é. Mas todo mundo te chama de preconceituoso e faz caras e bocas quando tem algum elemento destas categorias que se acha vitimizado. Problema é dele.
Apo escreveu: A piada e a crítica, assim como a discussão sobre atrações e repulsas é de natureza genuinamente humana. Como estão a dizer, nasce mesmo no pensamento, nas sensações, nas primeiras, segundas, terceiras e até definitivas impressões. Para pessoas educadas e civilizadas, atacar frontalmente, moralmente mediante subjugação, impedir o direito de ir e vir no meio público são ações que, previstas ou não em lei, são tidos como errado por princípio.
Mas querer coibir o preconceito do meu pensamento, os meus conceitos acerca do que acho ou deixo de achar de culturas, raças, costumes, comportamentos, comunidades, é no mínimo repressão que apenas reforça que a realidade da repulsa existe.

Preconceito todos podemos ter, mas o fato é de que o preconceito é uma afronta ao uso da razão e ao bom senso... isso não adianta tentar negar, só por ser "natural" não significa que seja "bom", nem que não seja possivel colocar a cabeça pra trabalhar e mudar isso.

Já expliquei que é racional. Até demais. Impede que nos aproximemos de forma afetiva. Quando a cabeça decidiu racionalmente que não gosta de gays ou japoneses ou fumantes, está decidido. Não vou fazer minha cabeça funcionar ao contrário, para fazer a vontade de aceitação do outro, que eu não aceito e pronto. O problema é este: o respeito pela forma de pensar de cada um. Ninguém pode me dizer que devo mudar minha firma de pensar. Que me façam uma lobotomia à força, então.

Agora, o problema esta em tomar atitudes contra alguém, ou favorecendo outro, baseado apenas na cor da pelo, sexo, orientação sexual, etc...

Não é contra. A pessoa é que se sente como sendo contrariada e o problema é dela. Eu exijo respeito com as minhas preferências e respeito as dos outros. Cada um na sua. Ando com quem eu quero, com quem me agrada e tem a ver comigo. Não preciso ser amiga, nem contratar, nem aceitar coisas dos outros que não me dizem respeito. Não quero fumantes na minha casa e não gosto de religiosos perto de mim. E tenho minhas razões. Alguém vai querer me obrigar? Nem por decreto.
Apo escreveu:E você sabe, quanto mais nos forçam a agir de um jeito que não condiz com nossas preferências, pior é.

Podemos ter nossas preferências... Mas é uma questão de puro bom-senso basearmos nossas opiniões no individuo em si e não no seu sexo ou em sua cor.
É como o machismo ou o feminismo, não dá pra tentar justificar que homens são mais inteligentes que mulher e, por isso, só contrato homens em minha empresa... isso é sexismo, algo irracional e discriminatório, algo prejudicial a sociedade.
Entenda que se a opinião de uma pessoa não atrapalhar as outras, não tem prejuízo... mesmo que estúpida, é da conta apenas dela, mas se afeta a sociedade, é da conta de todos nós.

Afeta a sociedade? Mas se somos todos indivíduos, apenas a lei é geral, de resto cada um na sua.
Isto me lembra aquele papinho idiota de pais que dizem que o filhinho (a) deles vai conviver ou aprender a conviver em todos os meios e com todo tipo de gente blablabla! Isto me dá um nojo, é mentira dele ou ele não está nem aí pro filho. Meu filho convive em lugares e com pessoas nas quais eu confio, que eu julgo serem benéficos e que trarão uma formação saudável a ele. É loucura dizer a um filho que ele pode andar com qualquer um e confiar em todo mundo.
E influência boa faz bem sim. Boto meu filho em escola particular, pois posso e o ambiente das escolas públicas não é bom para ele. Se convidam para uma festa funk na periferia, não vai, não. Se convidam para uma festa nos clubes que eu conheço, pode ir, de acordo com as minhas condições e do pai dela.
Assim é com tudo.
Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

Johnny escreveu:
Fernando Silva escreveu:Eu me comporto de forma diferente daquilo que eu gostaria. É o que todos fazem. A vida em sociedade seria impossível sem isto. Somos todos hipócritas. Os sinceros estão presos.

Nunca na minha vida (ou na história deste país) eu li uma coisa tão perfeita e que mostra a realidade, a verdade como ela é como a que você colocou.

Perfeito até demais!

Não entendi muito bemo Fernando. Talvez ele tenha sido meio radical aqui.
Nem tudo o que eu faço ( comportamento ) me levaria à prisão ( aqui no sentido de ser condenada pela sociedade ).
Se fosse assim, todos usaríamos uniformes ( como no Islã) ou na era Mao, na China.
Acho que posso ser e fazer muita coisa que os outros não aceitam.
Se ele está falando de dizer às pessoas o que elas merecem ouvir ( segundo a nossa opinião e parecer), eu digo que mesmo assim, ainda temos saídas.
Mesmo que a lei me diga que posso me auto-declarar negra e entrar pelas cotas no vestibular ( mesmo tirando a vaga de quem tem uma nota muito mais alta que a minha), eu posso escolher não usar este provilégio e estudar em dobro. Isto é uma forma de não ser hipócrita com o beneficiamento racista das cotas ( e desprestigiador, ao contrário do que querem os cínicos "inclusores sociais" e uma parte da população que aceita isto).

Isto é ser sincero e coerente consigo mesmo.
Imagem

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Fernando Silva escreveu:Errado. Se eu fizesse tudo o que eu quero, já estaria preso há muito tempo.
Há um monte de gente que gosta de mim e nem imagina o quanto eu as desprezo.

Minha racionalidade está acima dos meus gostos e desgostos (ou preconceitos, se você preferir).

Eu me comporto de forma diferente daquilo que eu gostaria. É o que todos fazem. A vida em sociedade seria impossível sem isto. Somos todos hipócritas. Os sinceros estão presos.

Sim, ninguém se comporta como gostaria, ou como acha que gostaria... mas isso não tem haver com a questão do preconceito, nem se pode cultivar preconceitos e manter a razão acima deles.
O preconceito pressupõe algo não raciocinado ou mal raciocinado, mera opinião passional que contraria a razão.

Não gostar de certas pessoas e manter a social, não é o mesmo que preconceito.

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Apo escreveu:Usa a razão e muito. Ninguém gosta porque um belo dia acordou e inventou que não gosta. A gente vai vendo, convivendo e decidindo que tipo de cultura ou comportamento gosta de conviver. Exemplo: os japoneses cheiram e exalam a peixe. Nem quem não goste de ficar perto deles. Eles dizem que cheiramos a carniça. Eles têm o direito de não ficar perto de gente que cheira a carniça, portanto podem dizer que não gostam de quem cheira a carniça e que não gostam de nós. Qual o problema?

O problema é que o racismo não trata disso.
Eu não gosto de pagode, pagode é coisa de preto, não gosto de X por ele ser preto então naturalmente pagodeiro... Isso é preconceito, mesmo que X seja um violinista classico preto e odeio pagode.

Da mesma forma, nem todo japones cheira a peixe, discriminar um japonês ocidental que cheira a lavanda, só porque ele tem olhos puxados... isso é racismo, algo completamente irracional.
Se não gosta é do cheiro de peixe, não existem motivos reais para não se aproximar de alguém cheirando a lavanda com a acusação de que ele cheira a peixe. (algo que não é verdade).
Apo escreveu:E quem disse que precisa fazer chacota? Mas não preciso contratar algum grupo como qual não me afino. Não me afino com religioso que fica falando em Deus e Jesus e colocando santinho em cima da mesa. Não contrato. Misturou as coisas, azar o dele. Isto não é fazer chacota.

Estás a falar de outra coisa.
Eu não sou obrigado a ir a um baile funck se não gosto disso, não existe preconceito nenhum nisso, é apenas uma questão de gosto.
Apo escreveu:Pois é. Mas todo mundo te chama de preconceituoso e faz caras e bocas quando tem algum elemento destas categorias que se acha vitimizado. Problema é dele.

Sim, problema dele e preconceito dele.
As pessoas tem preconceito contra si próprias e espelham isso nos outros.
É como a lésbica que me acusou de ser homofobico, pelo fato deu ser celibatário e bissexual.

É ela quem não se sente bem com o que é, nem sabe lidar com o julgamento alheio, então vê coisa onde ela não existe.
Ou como o negro que acusou sua amiga de ser racista, só por ela não querer ficar com ele.
O preconceito foi dele, não dela.
Apo escreveu:Já expliquei que é racional. Até demais. Impede que nos aproximemos de forma afetiva. Quando a cabeça decidiu racionalmente que não gosta de gays ou japoneses ou fumantes, está decidido.

O problema é que a cabeça só cai nisso, quando o raciocínio está errado, quando cai em erros de raciocínio.
Um erro de raciocínio não é o que se chamaria de "racional", pois a racionalidade pressupõe questionamento adequado.
O raciocínio pode ser atrapalhado por preconceito e passionalidade.
Apo escreveu:Não vou fazer minha cabeça funcionar ao contrário, para fazer a vontade de aceitação do outro, que eu não aceito e pronto. O problema é este: o respeito pela forma de pensar de cada um. Ninguém pode me dizer que devo mudar minha firma de pensar. Que me façam uma lobotomia à força, então.

Todos tem direito a errar, por isso defendo o direito dos KKK de se expressarem e pensarem como pensam, mas evidente é que não estão sendo racionais em suas opiniões.
Apo escreveu:Não é contra. A pessoa é que se sente como sendo contrariada e o problema é dela. Eu exijo respeito com as minhas preferências e respeito as dos outros. Cada um na sua. Ando com quem eu quero, com quem me agrada e tem a ver comigo. Não preciso ser amiga, nem contratar, nem aceitar coisas dos outros que não me dizem respeito. Não quero fumantes na minha casa e não gosto de religiosos perto de mim. E tenho minhas razões. Alguém vai querer me obrigar? Nem por decreto.

Existe uma linha que divide o preconceito e discriminação, das preferências.
Impedir um fumante de fumar em sua casa, é direito seu e dever do fumante em não faze-lo. (alias, não fumar na casa de não fumantes, é puro bom senso).
Não gostar de carolas proselitistas que ficam pregando jesuis, também é questão de gosto.

A coisa muda de figura, se você impedir um fumante de entrar em sua casa, só por ele ser fumante, ou se não quiser amizade com um teista ou religioso de bom senso, que não fica fazendo proselitismo, só por ele ser teísta ou religioso.
Apo escreveu:Afeta a sociedade? Mas se somos todos indivíduos, apenas a lei é geral, de resto cada um na sua.
Isto me lembra aquele papinho idiota de pais que dizem que o filhinho (a) deles vai conviver ou aprender a conviver em todos os meios e com todo tipo de gente blablabla! Isto me dá um nojo, é mentira dele ou ele não está nem aí pro filho. Meu filho convive em lugares e com pessoas nas quais eu confio, que eu julgo serem benéficos e que trarão uma formação saudável a ele. É loucura dizer a um filho que ele pode andar com qualquer um e confiar em todo mundo.
E influência boa faz bem sim. Boto meu filho em escola particular, pois posso e o ambiente das escolas públicas não é bom para ele. Se convidam para uma festa funk na periferia, não vai, não. Se convidam para uma festa nos clubes que eu conheço, pode ir, de acordo com as minhas condições e do pai dela.
Assim é com tudo.

Se tudo fosse simples assim...
Somos indivíduos apenas em parte, mas somos coletivos também, somos todos "um".

Os nudistas podem ter a opinião deles sobre não usar roupas, mas vivem em uma sociedade onde outros pensam diferente e isso afeta sim os demais.
O que os outros fazem ou deixam de fazer, pensam ou deixam de pensar, diz respeito a nós sim.
A menos que se viva sozinho em uma ilha deserta, a vida do outro diz respeito a nós e nossa vida diz respeito aos outros também.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Apo escreveu:Não entendi muito bem o Fernando. Talvez ele tenha sido meio radical aqui.
Nem tudo o que eu faço ( comportamento ) me levaria à prisão ( aqui no sentido de ser condenada pela sociedade ).

Exatamente. É por isto que eu evito arrumar confusão com as pessoas ou fazer o que é ilegal, mas ninguém vai me impedir de dirigir sem camisa ou de andar esculhambado. Não há lei contra isto.
Sou um esquisito bem educado :emoticon16:

Trancado