http://juliosevero.blogspot.com/2008/02 ... asa-e.html
Paiseco subdesenvolvido é FODA

SickBoy escreveu:tenho bastante dúvidas quanto a isso.
acho que há problemas em delegar aos pais a educação da criança.
1- se essas crianças estarão estudando mesmo. e não apenas cuidando da loja do pai, ou dos irmãos mais novos.
2- O que essa criança estudará. É admirável que elas falem hebráico, mas também precisam estudar geografia, física, português, etc. há uma enorme probabilidade de os pais preterirem matérias por não as considerarem "importantes"
Mas poderiam os pais, caso assumissem a educação dos filhos, tomar esse partido? querer ensinar "esquerdismo" ou "direitismo" aos próprios filhos?
Lembrando que como a criança não teria acesso a educação formal, elas estaria bem mais sujeita às crenças ideológicas dos pais. Falo isso porque alguém pode concluir que os pais de fato já exercem essa influência, mas a criança tendo acesso a outros meios, fica evidente que elas não terão mais condições de firmar as próprias idéias.
SickBoy escreveu:curioso que dependendo do que se está defendendo, há mérito em passar no vestibular(qualquer um), e até esquecem de considerar o nível dos vestibulares atuais da maioria das escolas particulares. como a faculdade não foi citada na reportagem, é bem possível que seja uma uniesquina da vida
Não estou querendo defender com isso que os moleques sejam burros, acho até bem provável que os pais eduquem os moleques bem melhor que em muitas escolas. mas mantenho as minhas dúvidas quanto ao conteúdo
Pra sair um pouco da dicotomia direita/esquerda. Que vocês acham de pais ensinando criacionismo aos filhos?
SickBoy escreveu:Curiosidade. Creio que a maioria aqui defende que o conteúdo curricular das escolas não devam ser politizados, ou no mínimo o menos possível, mostrando-se onde as opiniões divergem, as diferentes óticas, etc.
Mas poderiam os pais, caso assumissem a educação dos filhos, tomar esse partido? querer ensinar "esquerdismo" ou "direitismo" aos próprios filhos?
Lembrando que como a criança não teria acesso a educação formal, elas estaria bem mais sujeita às crenças ideológicas dos pais. Falo isso porque alguém pode concluir que os pais de fato já exercem essa influência, mas a criança tendo acesso a outros meios, fica evidente que elas não terão mais condições de firmar as próprias idéias.
SickBoy escreveu:tenho bastante dúvidas quanto a isso.
acho que há problemas em delegar aos pais a educação da criança.
SickBoy escreveu:1- se essas crianças estarão estudando mesmo. e não apenas cuidando da loja do pai, ou dos irmãos mais novos.
SickBoy escreveu:2- O que essa criança estudará. É admirável que elas falem hebráico, mas também precisam estudar geografia, física, português, etc. há uma enorme probabilidade de os pais preterirem matérias por não as considerarem "importantes"
SickBoy escreveu:3- A própria escola também tem por finalidade a socialização do aluno.
SickBoy escreveu:Curiosidade. Creio que a maioria aqui defende que o conteúdo curricular das escolas não devam ser politizados, ou no mínimo o menos possível, mostrando-se onde as opiniões divergem, as diferentes óticas, etc.
SickBoy escreveu:Lembrando que como a criança não teria acesso a educação formal,
SickBoy escreveu:elas estaria bem mais sujeita às crenças ideológicas dos pais. Falo isso porque alguém pode concluir que os pais de fato já exercem essa influência, mas a criança tendo acesso a outros meios, fica evidente que elas não terão mais condições de firmar as próprias idéias.
2- O que essa criança estudará. É admirável que elas falem hebráico, mas também precisam estudar geografia, física, português, etc. há uma enorme probabilidade de os pais preterirem matérias por não as considerarem "importantes"
Há? Poderia demonstrar? Por que os pais não ensinariam Geografia e Português aos filhos?
oi
SickBoy escreveu:respondendo ao Joe.
Não levantei a questão de se eles estariam aprendendo ou não em relação aos moleques do tópico, mas no geral, caso qualquer pai queira educar a criança em casa. e perceba que não haveria dúvidas somente a quanto a se eles estudariam, mas quanto ao conteúdo.
Samael escreveu:Não entendo qual é a grande diferença em se trocar um padrão educacional dominante dado pelo Estado por vários padrões menores, dados por organizações igualmente menores, que são as famílias.
Minto, sei qual é a diferença sim: a ação do Estado pressupõe que esses padrões sejam abertos a todos, inclusive a críticas. E que se formem pessoas especializadas em educação.
Dar essa capacidade toda de autoridade às famílias é absurdo, pra mim.
RicardoVitor escreveu:Você acha que pode educar melhor uma pessoa do que seus próprios pais?
como a faculdade não foi citada na reportagem
Apo escreveu:Se estes pais de Minas provaram que os filhos estão bem educados e orientados a ponto de seus filhos passarem com ótimas notas, qual o problema?
RicardoVitor escreveu:Dois adolescentes educados em casa e não na escola passam no vestibular em Minas, e com uma ótima classificação. Mas os pais correm o risco de perder a guarda dos filhos por isso.
http://juliosevero.blogspot.com/2008/02 ... asa-e.html
Paiseco subdesenvolvido é FODA
Orbe escreveu:Apo escreveu:Se estes pais de Minas provaram que os filhos estão bem educados e orientados a ponto de seus filhos passarem com ótimas notas, qual o problema?
Vestibular prova alguma coisa? Prova. Prova que o adolescente tem ótima capacidade de memorização. O que certamente é algo muito útil. Mas e daí?
Apo escreveu:Orbe escreveu:Apo escreveu:Se estes pais de Minas provaram que os filhos estão bem educados e orientados a ponto de seus filhos passarem com ótimas notas, qual o problema?
Vestibular prova alguma coisa? Prova. Prova que o adolescente tem ótima capacidade de memorização. O que certamente é algo muito útil. Mas e daí?
Nem tudo no vestibular é memorização. De onde você tirou isto? Claro que tem vestibular mais fraco e mais forte. Estou a ponderar se o Estado tem moral e presta melhor serviço do que estes pais. E não presta.