Orbe escreveu:Não tem que aprender em escolas obrigatoriamente. Elas tem que ficar sob os cuidados de profissionais e instituições de educação competentes, não de curiosos. Se a educação pública não vai bem, os contribuintes que exijam uma educação melhor ou matriculem seus filhos em escolas particulares, em vez de colocá-los nas mãos de gente que nem sabe o significado da palavra educação.
Teoricamente era para as escolas terem profissionais muito bem formados. Se não tem e os incomodados com isso não fazem nada, vai continuar a mesma porcaria.
Esses possivelmente, e eu diria que provavelmente, irão ensinar melhor que a escola e ponto. Não importa se na teoria deveriam de ser X, não é assim coisa alguma.
Não entendo nada da sua visão de "profissional da educação"... não sei como você pode confiar tanto em um sistema com milhões de funcionários de salários baixos.
Deixa eu ver se entendi bem: os pais não podem ensinar os filhos porque isso se deve aos profissionais, mas se os profissionais não são melhores que os pais,
eles deveriam de ser.
Será que esse "deveria de ser" não é um firmamento meio frágil?
Quantos teóricos, filósofos, e afins tem querendo melhorar a educação? Que acham que é péssimo desde o ensino básico até os profissionalizantes?
Orbe escreveu:Discordo. Se você aplica a punição que o bandido merece e que ele receberia se os advogados e juízes do caso fosse competentes, eu considero justo apesar de ilegal.
Eu me referia a justo no sentido de legal mesmo.
Orbe escreveu:Quantas pessoas você conhece que podem realizar uma cirurgia em casa melhor que em um hospital? Não apele para absurdos...
Apelar o que, você esqueceu o assunto que você estava falando? Você que fez as comparações, você que deveria de lembrar a qual comparação você se refere.
É óbvio que é muito mais improvável alguém saber realizar uma cirurgia do que dar uma aula melhor que um professorzinho com salário mínimo.
Isso é culpa da sua comparação não ser equivalente, e depois que você induziu a situação vem me acusar?
Orbe escreveu:Não. Mas nós não estamos discutindo avaliação na escola. Estamos discutindo a eficiência e a viabilidade da educação em casa, no Brasil.
Estamos sim, se você mesmo diz que deve caber aos "profissionais", portanto é válido comparar com a qualidade das escolas.
Orbe escreveu:Se não há fiscalização sobre o que acontece nas salas de aula é falha da educação pública e dos pais. Isso deve ser mudado.
E todos os problemas sempre é culpa de X...
Que bela linha de pensamento... Então que tal eu também tentar:
o estado têm que ser socialista [
os alunos têm que aprender na escola]
, porque o socialismo funciona melhor que o capitalismo [
porque eles ensinam melhor que em casa]
, e se até agora não funcionou [
e se não são melhores]
, é culpa dos governantes [
é culpa do sistema público de educação].
Não sei, essa historinha do "culpa do sistema", "profissionais qualificados"...
Eu acho que em todo lugar tem (ou basta protestar para o governo) uma Harvard do ensino fundamento gratuíta e que não é preciso seleção para entrar...
Orbe escreveu:Idem para as escolas não senhor.
Se não há fiscalização sobre o que acontece nas salas de aula é falha da educação pública e dos pais. Isso deve ser mudado. Além disso, qualquer pai pode ir a escola do filho e conversar com os professores, observar algumas aulas, ler os textos passados aos filhos dele, conversar com o próprio filho para saber se está sendo doutrinado ou educado de verdade. Qualquer pai pode se informar sobre o que acontece em determinada escola e espalhar a informação. Não fica sabendo quem não quer.
Mas com isso acontecendo em casa, ninguem fica sabendo. Quando o resto da sociedade se dá conta já tem um novo preconceituoso ou fundamentalista religioso formado circulando por aí.
"Pode"
Pode também um assistente social retirar a guarda do filho. Porque o meu "pode" tá podendo menos que o seu "pode"? Se as assistentes sociais não tem essa qualidade, culpa do sistema público de proteção ao menor.
Orbe escreveu:Ter graduação tem relação com saber o que, como, quando e para quem ensinar. Tem relação com saber o que é ensinar, com pensar sobre o ensinar e com toda uma base teórica que pode te ajudar muito a aplicar a metodologia correta para cada situação.
Os mesmos que aplicam essas provas finais que não provam nada?
Eles têm cursos extensivos em como educar jovens ou coisa parecida?
Você não confia demais no que um diplominha significa na capacitação de alguém?
Orbe escreveu:Tem muita coisa errada na educação para ser corrigida. Mas home schooling, no Brasil, não é solução. Só vai agravar o problema.
Por mim, no Brasil, qualquer coisa é melhor que suas escolas. No mundo, não qualquer coisa, mas muitas.
Nenhum aluno que sai do segundo grau entende que seno ou coseno são eixos X e Y em um circulo. Eles passaram o tempo todo fazendo formulazinhas, passam na prova e não sabem nada.
Eu, por exemplo, fiquei sabendo porque pesquisei, quando quis programar um foguete que gira em um eixo em um jogo.
Me diga, você lembra desses nomes, "seno", "coseno", não? Você lembra o que era, ou só lembra de círculos com traços e fórmulas que você deveria de decorar?
Veja um copo d'água, ele tem tanto conhecimento quanto os alunos que passam nas provas e de série.