UMA "SESSÃO ESPÍRITA" PARA SALVAR O BRASIL

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Samael
Gênero: Masculino
Contato:

Re: Re.: UMA "SESSÃO ESPÍRITA" PARA SALVAR O BRASI

Mensagem por Samael »

Luiz Roberto Turatti escreveu:
rcadebh escreveu:Este padre Quevedo!
Uma questão que venho me perguntando a muito tempo:
Se Quevedo não acredita em nada supostamente "sobrenatural", nao deve acreditar em Deus, nos milagres de Jesus e muito menos na trindae Pai , Filho e Espirito santo.
Como este senhor ainda é padre?

A Fé tem que ser racional, inteligente, meu caro "rcadebh", caso contrário, ela se transforma numa escravidão, num sofrimento, como é o caso do espiritismo e todos os seus ramos espiritistas.

Fé racional é uma contradição óbvia, estrupício acéfalo...

RCAdeBH

Mensagem por RCAdeBH »

Samael escreveu:
rcadebh escreveu:Este padre Quevedo!
Uma questão que venho me perguntando a muito tempo:
Se Quevedo não acredita em nada supostamente "sobrenatural", nao deve acreditar em Deus, nos milagres de Jesus e muito menos na trindae Pai , Filho e Espirito santo.
Como este senhor ainda é padre?

A Fé tem que ser racional, inteligente, meu caro "rcadebh", caso contrário, ela se transforma numa escravidão, num sofrimento, como é o caso do espiritismo e todos os seus ramos espiritistas.

Fé racional é uma contradição óbvia, estrupício acéfalo...

Ainda não me respondeu a pergunta....
Se este pseudo "padre" fosse "racional" em relação ao que ele acredita, ele não vestiria a batina.
Sofrimento?
Quem deve sofrer são os padres que não podem nem sentir o cheiro de uma mulher, quer dizer, não "deveriam" pelos esdrúxulos dogmas que sua triste religião apregoa. Não me refiro aqui a luxuria ou a qualquer desejo pecaminoso, o instinto do macho desejar a fêmea é natural e se não for trabalhado, causa sérias doenças psicológicas ( vide a quantidade de padres pedófilos).Lembre-se que o primeiro "papa" da história dos católicos foi Pedro que inegávelmente era casado. Diga ao Quevedo que se seus pensamentos fossem feitos a 500 anos, ele seria posto na "fogueira santa".

Aurelio Moraes
Contato:

Re.: UMA "SESSÃO ESPÍRITA" PARA SALVAR O BRASIL

Mensagem por Aurelio Moraes »

Parece que virou moda no rv religiosos malucos, prepotentes e arrogantes assassinarem a física...

9) Se a velocidade de um obnjeto supera a velocidade molecular, então esseobjeto desintegra-se, porque vence a força de atração das partículas que o constituem.

Imagem

Vitor Moura

Mensagem por Vitor Moura »

Olá, Anátema

comentando:

o anátema escreveu:Esse site tem cada coisa........
Vitor Moura escreveu:Há um link interessante de uma pessoa que alega ter sofrido forte grosseria da parte de Randi ao tentar se inscrever no desafio paranormal. O relato está no link abaixo:

http://www.alternativescience.com/randi-retreats.htm

O "infeliz" incluiu a carta que recebeu de Randi, no link abaixo:

http://www.alternativescience.com/randi%27s-letter.htm

O próprio Randi comentou o caso no site dele, no link abaixo:

http://www.randi.org/jr/070502.html

Pelo que dá a entender desse link do Randi, Randi teria inclusive sugerido posteriormente ao "paranormal" tentar suicídio, ou algo similar.

Não encontrei isso no trecho relativo ao Kolodzey, ao menos não nessa página.

***Aqui está a sugestão:

"Although I VERY MUCH DOUBT that he can do any such thing, I do not think that you did yourself any favors by, in effect, telling him to go jump in a lake. YOU are the guy who puts up the proud $1 Million challenge to all comers. Should have tested him out Randi."

A carta de Randi é a abaixo:

Date: 6/18/99 12:03 PM (18 de junho de 1999)

Mr. Kolodzey:

Don't treat us like children. We only respond to responsible claims.

Are you actually claiming that you have not consumed any food products except water, since the end of 1998? If this is what you are saying, did you think for one moment that we would believe it?

If this is actually your claim, you're a liar and a fraud. We are not interested in pursuing this further, nor will we exchange correspondence with you on the matter.

Signed, James Randi.

Nossa, que grosseria!

Bem, o cara alega ter ficado seis meses sem comer. Merece a resposta de Randi acima? Talvez nem isso, pois que alguns mamíferos ficam uns dois meses sem comer, hibernando. Agora, imagine se o cara ficou em um estado similar a isso, por algum motivo. E o mais importante é que Randi está desconsiderando a possibilidade de o cara ser louco.

o anátema escreveu:Acho que existem mais loucos por atenção do que loucos de fato...

...e não duvido que se o Randi fosse bem mais gentil e cauteloso, mencionando a possibilidade do cara ser louco, o autor do texto então teria escrito esse mesmo texto, mas criticando pela acusação de loucura!!!

***Isso é algo que não podemos avaliar.

o anátema escreveu:"Randi insulta gratuitamente, num tom sarcástico tentanto se passar por preocupado e educado, essa pobre pessoa, que talvez, por motivos psicológicos, só quisesse chamar atenção. Vejam pessoas. Esse é James Randi. Ele mente para você e sugere que você é louco. Sem ao menos ter a coragem para afirmar que a pessoa é mesmo louca, apenas sugere, como maneira de desqualificar a pessoa. Entendem agora por que os verdadeiros paranormais só devem fugir de Randi?"

Porque tem que criticar, de alguma forma...

***Anátema, eu mesmo quando tenho que lidar com pessosas que aparentemte tem problemas mentais, indico sempre a ajuda de um profissional da saúde de um jeito que não pareça ofensivo. Até hoje, só recebi agradecmientos por isso.

o anátema escreveu:Não vou comentar trecho por trecho.... mas olhem só esse:

Acusação 9 de Randi (p 37): Randi would have the reader believe that the compass sequence and spoon-bending sequence of the SRI film "Experiments with Uri Geller" are examples of where SRI scientists were taken in by magic tricks.
Puthoff rebate: With regard to the compass sequence the film narration states: "The following is an experiment which in retrospect we consider unsatisfactory as it didn't meet our protocol standards. Here the task is to deflect the compass needle . . . However, according to our protocol, if we could in any way debunk the experiment and produce the effects by any other means, then that experiment was considered null and void even if there were no indications that anything untoward happened. In this case, we found later that these types of deflections could be produced by a small piece of metal, so small in fact that they could not be detected by the magnetometer. Therefore, even though we had no evidence of this, we still considered the experiment inconclusive and an unsatisfactory type of experiment altogether."
With regard to the spoon-bending sequence, the film states: One of Geller's main attributes that had been reported to us was that he was able to bend metal. . . In the laboratory we did not find him able to do so. . . [It] becomes clear in watching this film that simple photo interpretation is insufficient to determine whether the metal is bent by normal or paranormal means . . . It is not clear whether the spoon is being bent because he has extraordinarily strong fingers and good control of micro-manipulatory movements, or whether, in fact, the spoon 'turns to plastic' in his hands, as he claims."
Randi apresenta sua tréplica: Yes, the film contains a disclaimer. Then why, gentlemen, were these "inconclusive and . . . unsatisfactory" sequences included in a "scientific" film at a leading university in this official unveiling of the wonders of the "Psychic World" discovered at Stanford Research Institute, a leading center of scientific endeavor? To add glamour and to fluff up a very poor effort, obviously. The film belongs with the Mack Sennett epics.
Meus Comentários: Randi admite que o filme continha o alerta de que nem o dobramento da colher e nem o desvio da bússola haviam sido comprovados pelos pesquisadores. Ficou claro que Randi exagerou, mentiu, nesse ponto em seu livro Flim Flam. Mas... ele não quer admitir. Veja que ele substitui a acusação inicial (to be taken in by Geller, ou seja, foram enganados por Geller) pela acusação de sua tréplica (to add glamour, ou seja, os pesquisadores não estavam mais sendo enganados, e sim estavam querendo adicionar glamour ao filme...). A diferença da acusação inicial, to be taken in, para a acusação final, to want to add glamour, é simplesmente astronômica. Randi mente.

o anátema escreveu:"diferença astronômica"?

Coisa nenhuma....... ou os cientistas que produziram o filme são uns palhaços para ficarem colocando coisas que poderiam muito mais provavelmente ser truques de mágica se não achassem que também pode ser real???Claro que eles tem que livrar o deles da reta, colocando um "disclaimer" sobre esses trechos, mas a diferença entre isso e não ser enganado de fato por truques de mágica é enorme. Se alguém sempre tivesse se apresentado como mágico, e de repente viesse e dissesse, "revelasse" ser paranormal, será que teriam feito um filme qualquer que fosse sobre isso? Com um "disclaimer", dizendo que pode ser na verdade tudo truque de mágica?

***O fato de poder ser real e ter colocado isso no filme em NADA pesa contra os investiogadores. isso serve para chamar a atenção para maiores estudos, investigar outros fenômenos. Já o Randi dizer que foram enganados é TOTALMENTE diferente de admitir que os cientistas alertaram que não houve controle suficiente para afirmar um efeito paranormal.

o anátema escreveu:Impressionante o esforço que é feito para crititicar o Randi, e qual é o ponto, afinal?

***O ponto é: não usem o prêmio de Randi para negar fenômenos paranormais. O Randi não é de forma alguma isento.

o anátema escreveu:Talvez seja - "o Randi é um mentiroso, logo há fenômenos paranormais". Aí os coitatinhos paranormais se isentam de ter que comprovar, porque o Randi é um mentiroso e não admitiria

***Nada disso está dito no texto.

Um abraço,
Vitor

Vá estudar!

Mensagem por Vá estudar! »

[center]Imagem
Vão estudar, vão![/center]

Vitor Moura

Eu sou francamente favorável à expulsão do Turatti do ReV. Ele em nada contribui à discussões e não responde às perguntas feitas.

Um abraço,
Vitor

Aurelio Moraes
Contato:

Refute o que eu e o Fayman postamos derrubando sua teoria retardada de aporte..refuta , vai . Deixa de ser calhorda. Vá estudar você.

Vá estudar!

Vitor Moura escreveu:Eu sou francamente favorável à expulsão do Turatti do ReV. Ele em nada contribui à discussões e não responde às perguntas feitas.

Um abraço,
Vitor

Se não respondo, como o senhor e alguns acham, por acharem, sei que com minhas réplicas os aborreço, os importuno, e isso me dá a certeza, a segurança de que minhas postagens de certa forma os deixam perdidos, temerosos, com preguiça de pesquisarem seriamente, de todos os pontos de vista, principalmente das religiões, só porque se acham ateus/céticos. Refutem com inteligência, com VERDADE, sem tentarem me intimidar, o que não conseguirão! AMARELOU, Sr. Vitor Moura?

VAMOS ESTUDAR, SÉRIO, GENTE...

Samael
Contato:

Mensagem por Samael »

Vitor Moura escreveu:Eu sou francamente favorável à expulsão do Turatti do ReV. Ele em nada contribui à discussões e não responde às perguntas feitas.

Um abraço,
Vitor

Somos dois, Vitor.

Deise Garcia
Gênero: Feminino

Mensagem por Deise Garcia »

Um abraço,
Vitor

Ué, e qual é o problema? Isto é ofensivo? Viola as regras do fórum? Seja mais explícito! Interpretando a Magda --- não estou ennntenndenndooooo!

:emoticon54:

Aurelio Moraes
Contato:

Refutem com inteligência, com VERDADE, sem tentarem me intimidar, o que não conseguirão! AMARELOU, Sr. Vitor Moura?

Fayman escreveu:Algumas considerações se fazem necessárias pelo flagrante assassinato da Física:

2) A extensão dos corpos (macroscópios, visíveis) é devida a velocidade em movimento circulatório das partículas que os constituem (em função de três variáveis: massa, energia e vetor velocidade)

De fato, não. Essa visão do átomo como “mini sistema solar” é totalmente desatualizada e sem sentido, sendo o átomo convenientemente explicado apenas com uma visão Quântica. Em última análise, a “extensão dos corpos” se deveria a CAMPOS e suas interações, o que nada tem a ver com velocidade das partículas.

3) É pela maior ou menor velocidade das suas partículas que os objetos são mais ou menos extensos e que nos dão a ilusão de continuidade.

Isto não tem o menor sentido em Física.

4) Mas os corpos, na realidade profunda, são como redes de partículas microscópicas (massa-energia).

5) A massa (quantidade de matéria, coeficiente de inércia) é mínima em relação à energia e velocidade.

A observação 5, relativa à MASSA, não tem sentido. Há inclusive a confusão dos conceitos de MASSA e MATÉRIA.

Segue um texto bastante explicativo a respeito:

http://www.ufsm.br/gef/MasEne.htm

6) Ora, todo corpo é permeável para qualquer forma de energia e velocidade superiores à sua. Por exemplo, o magnetismo: a energia radiante do campo eletro magnético atravessa qualquer campo porque tem a velocidade da luz (300.000 km/s) que é superior à velocidade molecular (27.000 km/s) dos corpos atravessados.

Isso é um absurdo completo, para falar o mínimo!! Se radiação eletromagnética conseguisse atravessar “corpos materiais” porque se deslocam à velocidade da luz, como conseguimos enxergar as coisas à nossa volta? Ou seja, pelo texto, qualquer coisa que se desloque com velocidade acima de 27.000 km/s atravessaria os corpos materiais, portanto, como a luz se desloca muito acima disso, pouco importando aqui o meio no qual se desloca, tudo deveria ser invisível, já que a luz não refletiria e consequentemente, não conseguiríamos ver os objetos!!

Com essa “teoria” como se explica que os corpos refletem a luz visível, que se desloca a 300.000 km/s, e não os Raios X, que também se deslocam à mesma velocidade?

A “penatrabilidade” da radiação é função de sua freqüência; qualquer livro primário de Física mostra isso.

Aproveitando: o que significa “à velocidade molecular (27.000 km/s) dos corpos”? Quer dizer que as moléculas, por exemplo, do meu corpo se deslocam a 27.000 Km/s???? Se deslocam onde? Vão para onde? Afinal, em praticamente 13 segundos elas alcançam a Lua; com um pouco mais de uma hora e meia, já chegaram ao Sol!!

Incrível, e eu convicto de que estava paradinho, sentado em minha cadeira!!

Só esta já merecia um Red Monkey!!

7) Mais ainda, a própria massa dos corpos em movimento varia com a velocidade, segundo um dos teoremas da teoria da relatividade de Einstein.

8) Também está demonstrado por experiência de laboratório (desintegração de átomos, etc) que a massa pode se transformar em energia.

O link postado acima esclarece estes “equívocos populares”.

9) Se a velocidade de um obnjeto supera a velocidade molecular, então esseobjeto desintegra-se, porque vence a força de atração das partículas que o constituem.

Pelo amor do Coelhinho da Páscoa!!!! Quer dizer que, se acelerarmos um corpo apenas à 27.000 km/s, isso é suficiente para romper as ligações Elétrons / Núcleo? E pelo visto, mais que isso; vamos romper as ligações nucleares!!! E que dizer da força inter-quarks? Já que o corpo se “desintegra”, devem-se romper as ligações entre os Quarks, também!!

Nem ficção-científica de quinta categoria conseguiria imaginar algo assim!!

Quer dizer que, quando se acelera PRÓTONS em Aceleradores Lineares, basta se superar 27.000 km/s e teremos Quarks livres??????!!!!!!!!!!!

Curioso que os Prótons são acelerados a 99% da velocidade da luz, aproximadamente! Mas provavelmente, os Físicos estão enganados...

Tendo-se tudo isto em vista...

Tendo-se tudo isto em vista, só posso finalizar com uma fase, em relação à FÍSICA:

VAMOS ESTUDAR, GENTE... E PAREM DE ASSASSINAR A FÍSICA!!

AGORA REFUTA O FAYMAN, TURATI.

Aurelio Moraes
Contato:

Refutem com inteligência, com VERDADE, sem tentarem me intimidar, o que não conseguirão! AMARELOU, Sr. Vitor Moura?

Mr.Hammond escreveu:
6) Ora, todo corpo é permeável para qualquer forma de energia e velocidade superiores à sua. Por exemplo, o magnetismo: a energia radiante do campo eletro magnético atravessa qualquer campo porque tem a velocidade da luz (300.000 km/s) que é superior à velocidade molecular (27.000 km/s) dos corpos atravessados.

7) Mais ainda, a própria massa dos corpos em movimento varia com a velocidade, segundo um dos teoremas da teoria da relatividade de Einstein.

8) Também está demonstrado por experiência de laboratório (desintegração de átomos, etc) que a massa pode se transformar em energia.

Quem escreveu isso é um imbecil que não entende nada de física.
Desintegração de átomos é feito em laboratório com condições especiais. Um corpo humano não tem capacidade para fazer este tipo de coisa. Do contrário, demonstre estudos fisiológicos e biológicos que demonstram o contrário. Quem escreveu a merda acima não conhece os princípios básicos da teoria da relatividade. Einstein nunca previu nada como " aporte".
Quanta distorção calhorda e desonesta da física!
Em laboratório conseguiram teleportar INFORMAÇÃO de partículas e não átomos inteiros!

O aporte existe e é relativamente frequente.

Documentos. Mostre algum estudo do meio acadêmico internacional que demonstre isso. Afirmação desprovida de referências e de evidências. Troca um mito por outro. Turatti, não seja tão calhorda e arrogante, nem pretencioso. Pare de fazer afirmações que você sabe que não pode provar. Apelar ao nome do quevedo e do clap não cola neste fórum. Pare de ser tão torpe, estúpido e imbecil. As pessoas passam pelo e rv e devem rir de você.

b) Transforma a massa do objeto em energia: o objeto "desaparece" e a sua energia atravessa qualquer obstáculo

Demonstre o suposto mecanismo disso. Nada desaparece. Se desaparecesse, seria detectável. Qualquer fonte de energia é detectável. Falar em aporte é como falar em teletransporte do jornada nas estrelas. A física não prevê isso e sim transporte de informação. Demonstre um só físico que apoia sua teoria de retardado mental ou cale a boca.

c) Exerce o influxo em determinada área do obstáculo, diminuindo ou neutralizando (durante um décimo de segundo), a velocidade molecular: essa área do objeto ficaria praticamente sem massa, permeável.

Mostre uma universidade de física só que apoie esta teoria retardada. Você parece o "pensador" falando merda sobre física.

Lastima porém, que não analisaram as lágrimas, sangue e suor da própria vidente. Seriam sem dúvida, do mesmo tipo que as gotas que corriam sobre a imagem as SS. Virgem.

Prove que Maria morreu virgem cientificamente e que é "santíssima".

É realmente admirável, mas a realidade é que o ser humano, inconscientemente, sem nem sequer suspeitar que ele mesmo é o autor, pode fazer com que um objeto atravesse qualquer obstáculo e apareça de novo.

Prove.

Agulhas atravessam a própria pele sem ferida, o sangue sai do corpo, passa pela roupa sem manchá-la, e cai sobre o Cristo. Os objetos (copos,talheres, etc) atravessam paredes, vidros, madeiras, sem rompê-los, e de novo aparecem repentinamente do outro lado, a uns metros de distância.

Mostre isso empiricamente. Mostre publicações científicas que corrobem esta tese. Não troque um mito por outro, Turatti. Seja honesto.

a sua energia corporal transformada e exteriorizada (dirigida pelo inconsciente)

Defina o conceito de "energia corporal", cientificamente e estritamente dentro da biologia e da física. Demonstre algum estudo sério que corrobe esta tese.

Um grupo de físicos do Instituto de Informação e Ótica Quântica de Innsbruck, na Áustria, anunciaram hoje, quarta feira, que conseguiram "teletransportar" informação de um átomo a outro pela primeira vez no mundo.

Anton Zeilinger, reconhecido por seus experimentos com os denominados "fótons cruzados", também participou da pesquisa, que estampa a capa da prestigiada revista científica "Nature".

Estes tipos de partículas têm as mesmas propriedades e se transformam da mesma maneira, estejam onde estiverem, e qualquer característica que uma das duas adquire é transferida à outra no mesmo instante.

Os cientistas deram hoje mais um passo e conseguiram transportar informação quântica contida em um íon de cálcio situado em um átomo a outro diferente.

Os físicos sabem, pelas minúsculas dimensões dos objetos de seus experimentos, que qualquer observação pode alterar o resultado de suas pesquisas.

Para resolver este problema, eles utilizam estas "partículas cruzadas", criadas com raios laser a uma temperatura próxima ao zero absoluto (-273 graus) para poder quase deter o movimento molecular.

Assim, tomam-se dois átomos com este tipo de íons "cruzados", o número 2 e o 3, ambos com as mesmas características.

Se a partícula número 2 é modificada por uma terceira, como a número 1, esta mudança é transferida imediatamente à número 3, que esta "cruzada" com a 2.

É assim como os cientistas explicaram o "teletransporte" de uma informação contida no íon 1 ao íon 3, utilizando como mediação o íon 2.

Os físicos austríacos também trabalham no desenvolvimento de computadores quânticos, de uma velocidade muito superior aos binários e com uma capacidade para armazenar informação praticamente infinita.
EFE

http://noticias.terra.com.br/ciencia/in ... 38,00.html

O que esperar de um padre ignorante que mentiu sobre o Dr.Tart? Desconhece a física e afirma coisas sem
embasamento!

. Analisados por um professor da Universidade de Akita, verificou-se que eram sangue, lágrimas e suor humanos.

Cale a boca. Diga o nome do professor, o registro da pesquisa...suas alegações são anedóticas!

Um detalhe importante em todos os casos de aporte (e para qualquer fenômeno parapsicológico de efeito físico): afastem da casa, a mais de 50 metros, todas as pessoas; e encham a casa de filmadoras, gravadores, máquinas fotográficas automáticas, sensores de movimento, sensores de calor, etc...NADA ACONTECE.

É abolutamente necessário a presença do ser humano. Porque é a sua Telergia, a sua energia corporal transformada e exteriorizada (dirigida pelo inconsciente) a responsável pelo fenômeno aqui e agora. Não age sobre o passado, nem no futuro.

Fique quieto.
A "telergia" é apenas uma possibilidade interpretativa para a "ação da mente sobre a matéria". Se soubéssemos como essa ação sé dá, ganharíamos o Prêmio Nobel... e não estou sendo irônico! Teoria: esse é o problema em PP. Ao considerar a telergia, há que se avaliar as suas bases empíricas/dados. Assim, quem propõe tal interpretação tem que demonstrar sua validade apresentando estudos que se valham de metodologia científica aceita; resultados que sejam suficientes para a criação e manutenção dessa interpretação; replicação dos estudos por terceiros; publicações idôneas em que tais estudos/dados tenham sido publicados... A comunidade psi internacional não aceita a telergia/ou outra "substância física qualquer" para explicar a "ação da mente sobre a matéria" pela carência/insuficiência/falha... nos dados apresentados.

Mostre um só centro de pesquisa psi estrangeiro que corrobe as idéias do Quevedo.[/b]

Uma tentativa de explicação:

Tentou totalmente desprovido de conhecimento da física. Se tal coisa acontecesse, físicos já teriam anunciado e ganhado um nobel.

A hipótese de telergia é frágil diante das evidências em contra ela, como já apresentei:
a. Estudos de alegados fenômenos físicos em que a distância não influencia na performance (sem ação do quadrado da distância, como a telergia implicaria);
b. Estudos que evidenciam efeitos físicos supostamente numa dimensão extra-temporal (o que não poderia ser explicado com a telergia);
c. Casos Poltergeist em que a ação física se comporta diferentemente como prevista na hipótese da telergia (ex: as pessoas são agredidas diretamente por objetos SEM O EFEITO RICOCHETE!!!)

Todas as reportagens dos casos guardados no CLAP serviriam como dados empíricos para sustentar a alegação da telergia?
Não de uma hipótese, mas de um tipo específico de ocorrência/fenômeno! Como afirmei acima, os pesquisadores psi estão por aí exatamente para estudar essas alegações. Não há quem afirme que essas ALEGAÇÕES não existam. O que é necessário dissociar é a alegação/fenômeno de sua explicação, da hipótese que é usada para interpretá-lo. E é aí que a hipótese da telergia é extremamente frágil!

Agora empirismo, Turatti! Mostre os documentos científicos, dê referências de pesquisas que não sejam as mentiras forjadas do Clap.
Mostre algum pesquisador psi que afirme que existem "doenças parapsicológicas".

O clap é tão imbecil que nem levanta a hipótese de ser colocado sangue ou tinta na imagem, ou um tubo dentro da imagem para se fazer tal coisa. Já levanta uma hipótese pseudo-científica, desprovida de empirismo . Totalmente ignorante e estúpida.

ME REFUTE, TURATI.

Aurelio Moraes
Contato:

Mr.Hammond escreveu:
Mr.Hammond escreveu:DOCUMENTOS, TURATTI! CITE ESTUDOS CIENTÍFICOS! CITAR QUE O CLAP AFIRMA NÃO BASTA, NÃO TEM VALOR CIENTÍFICO! SUAS ALEGAÇÕES NÃO VALEM NADA! EM QUE PERIÓDICOS CIENTÍFICOS INTERNACIONAIS SÃO PUBLICADOS OS ESTUDOS SOBRE APORTE? MOSTRE OS DOCUMENTOS!
ESSA TESE DE APORTE NÃO POSSUI EVIDÊNCIAS. VOCÊ ESTÁ DESATUALIZADO NO MEIO DA PESQUISA PSI.

A "telergia" é apenas uma possibilidade interpretativa para a "ação da mente sobre a matéria". Se soubéssemos como essa ação sé dá, ganharíamos o Prêmio Nobel... e não estou sendo irônico! Teoria: esse é o problema em PP. Ao considerar a telergia, há que se avaliar as suas bases empíricas/dados. Assim, quem propõe tal interpretação tem que demonstrar sua validade apresentando estudos que se valham de metodologia científica aceita; resultados que sejam suficientes para a criação e manutenção dessa interpretação; replicação dos estudos por terceiros; publicações idôneas em que tais estudos/dados tenham sido publicados... A comunidade psi internacional não aceita a telergia/ou outra "substância física qualquer" para explicar a "ação da mente sobre a matéria" pela carência/insuficiência/falha... nos dados apresentados.

Isso não significa dizer que a "telergia" não exista: apenas que não se considera que hajam evidências para sua existência. Atualmente, também não se aceita facilmente a teoria de Rhine (da não-fisicalidade de PK) por se considerar que nossa compreensão do mundo físico tem se tornado extremamente complexa e que os limites entre o chamao "mundo físico" e o "mundo "não-físico" é meramente pedagógico e talvez inadequado. Depois da Física Relativista e da Mecânica Quântica, há verdadeiro reconhecimento de necessidade de humildade e de ponderação a respeito desses temas. Quevedo se vale de estudos realizados no final do século XIX e começo do século XX. A metodologia empregada à época atualmente não seria considerada adequada. Um exemplo claro disso pode ser visto nos estudos de Crookes. Recentemente (2004) foi publicado o livro "Estudando o invisível: William Crookes e a nova força", de Juliana Mesquita. Trata-se do resultado de um estudo de mestrado em História da Ciência. Nele, Juliana apresenta e analisa o trabalho do gênio Crookes em relação aos fenômenos psi e defende a idéia, dentre outras, de que a metodologia empregada não seria compatível com a atualmente aceita. Esse é apenas um exemplo em História da Ciência que apresenta evidências de como podemos ser traídos ao aceitar argumentos de pesquisadores que empregaram métodos que seriam frouxos atualmente, ainda que estivessem na "crista da onda" em sua época. Atualmente, considera-se a necessidade de que a metodologia seja claramente descrita, de modo que seja possível a qualquer pessoa replicá-la. Além disso, as condições do estudo devem ser definidas por antecipação e estar a cargo dos pesquisadores; e para que um estudo seja considerado válido, é necessário que outros cientistas realmente repliquem o estudo e que estes (na média) apresentem os mesmos resultados. A avaliação de toda essa complexa "maquinaria" metodológica não parece sustentar a idéia de "telergia". Mas.... há os furos também.

Há estudos, como o de Dean Radin e pesquisadores já mencionados, que ocorrem a 10.500 milhas de distância entre o sujeito/pesquisador e o alvo (rng e culturas de células), com resultados significativos e compatíveis nas replicações realizadas. Mesmo no tempo de Rhine houve estudos, , também já mencionados, em que o aumento da distância entre o sujeito/pesquisador e a fonte de lançamento dos dados AUMENTAVA a performance do sujeito!!! Esses estudos são resumidos no livro Mind Over Matter, de Louisa E. Rhine.

Você deve saber que, dado o considerável volume de dados novos a cada ano em nossa área, os pesquisadores escrevem artigos de revisão da literatura. Há, inclusive, uma publicação periódica que publica tais artigos, o Advances in Parapsychological Research, editado por Stanley Krippner. Vejamos o que um artigo de revisão publicado nessa série tem a dizer sobre os estudos parapsicológicos de efeitos físicos. Este tópico tem sido discutido em quase todos os números da série (que está na oitavo número, com mais de 300 páginas cada) pela conhecida pesquisadora Gertrudes Schmeidler, uma pioneira da PP. No volume 3 ela diz, especificamente a respeito da variável "distância" nos estudos de efeitos físicos:

"The few experimental comparisons of PK at different distances have shown no differences. Recently, Cox reports null data for both near and far targets; and Dickstein and Davis, although they found a significant PK effect for feedback in one series, did not find differences in scoring between conditions when targets were very colse and when they were seven miles distant (with feedback provided by a telephone line to the instrument near the subject). Poltergeist effects seem to lessen rapdly as distance increase up to a few meters, but this may be only a function of the key person´s attitude. Especiallly because ESP data indicate that thousands of kilometers do not attenuate extrachnce scores, we dare not assume that a large spatial distance will shield PK observer or experimenter from the apparatus."

Essas palavras nos dão conta de que não foram observadas diferenças de resultados em diferentes resultados (ainda que haja sujeitos que tenham diferentes tendências de performance como acima fiz referência). Também há a menção de estudos que passam, em muito, os 50 metros de ação, falando de um estudo em que a distância foi de 7 milhas, mais de 11 Kms!!!

Por fim, para não apresentar mais do que alguns poucos argumentos, se a idéia de telergia estivesse correta, não teríamos efeitos nem a mais de 50 metros (mais ou menos), ou teríamos um efeito de declínio progressivo (lei do quadrado das distâncias)... e NÃO TERÍAMOS EFEITOS FÍSICOS TEMPORALMENTE AFASTADOS. Mas, Helmut Schmidt tem realizado estudos de retro-pk co o uso de random number generators, em que o sujeito procura afetar fitas pre-gravadas com ruídos distribuídos nos dois canais (esquerdo e direito):

"Schdmit has repetedly found significant extrachances correspondences between what subjects were asked to do and what the tapes show, both in his original work and more recently.
Advances 3, pag 128"

Outros pesquisadores têm obtido resultados similares. Esse estudo aponta para a possibilidade de os sujeitos poderem afetar fisicamente as fitas no momento em que eram gravadas (no passado), ainda que outras interpretações sejam possíveis.

Tendo esses dados em mente... eu diria que a aposta pela aceitação da telergia é, no mínimo, temerária.

A hipótese de telergia é frágil diante das evidências em contra ela, como já apresentei:
a. Estudos de alegados fenômenos físicos em que a distância não influencia na performance (sem ação do quadrado da distância, como a telergia implicaria);
b. Estudos que evidenciam efeitos físicos supostamente numa dimensão extra-temporal (o que não poderia ser explicado com a telergia);
c. Casos Poltergeist em que a ação física se comporta diferentemente como prevista na hipótese da telergia (ex: as pessoas são agredidas diretamente por objetos SEM O EFEITO RICOCHETE!!!)

Todas as reportagens dos casos guardados no CLAP serviriam como dados empíricos para sustentar a alegação da telergia?
Não de uma hipótese, mas de um tipo específico de ocorrência/fenômeno! Como afirmei acima, os pesquisadores psi estão por aí exatamente para estudar essas alegações. Não há quem afirme que essas ALEGAÇÕES não existam. O que é necessário dissociar é a alegação/fenômeno de sua explicação, da hipótese que é usada para interpretá-lo. E é aí que a hipótese da telergia é extremamente frágil!

Agora refuta com dados, Turatti.

Já refutei a sua teoria sem embasamento dos 50 metros, furatti. Então cale a boca ou refute o que eu postei!
Suas alegações não valem nada, desprovidas de documentos e referências científicas do meio acadêmico. Pare de bancar o imbecil que só é humilhado no rv.

Mostre caráter, Turatti. Refute o que eu postei.

Vá estudar!

"Os incomodados que se retirem", ou melhor, REFUTEM-ME!!! :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Aurelio Moraes
Contato:

Você é retardado? Já te refutamos. Agora é a sua vez de nos refutar. Você não entende nada de debate, estúpido?
Você não passa de um troll, um spammer ou coisa parecida , Turatti. Você ignora tudo o que te refuta. Você lê, sabe que não tem o que dizer e diz que não te refutaram. Postura de mal-caráter.Tenha hombriedade, turati.

Vitor Moura

Deise Garcia escreveu:

Um abraço,
Vitor

Ué, e qual é o problema? Isto é ofensivo? Viola as regras do fórum? Seja mais explícito! Interpretando a Magda --- não estou ennntenndenndooooo!

:emoticon54:

Oi, Deise

bem, é ofensivo sim. O que o Turatti posta ofende a inteligência dos listeiros (realmente não creio que nesse caso eu precise falar só por mim).

E acredito que seja contra o objetivo do fórum que é discutir, trocar idéias. O turatti não quer trocar idéias, e sim enfiar goela abaixo as idéias dele.

Um abraço,
Vitor

Vá estudar!

Seja inteligente, preparado, e não me permita adentrar a sua goela nem de seus pares, com ARGUMENTOS, meu caro...

Vitor Moura

Luiz Roberto Turatti escreveu:Seja inteligente, preparado, e não me permita adentrar a sua goela nem de seus pares, com ARGUMENTOS, meu caro...

Ah, eu não tenho a menor preocupação quanto a isso. Quando você arranjar um argumento que preste, eu já vou estar com...digamos... 80 anos? :emoticon19:

Um abraço,
Vitor

Vá estudar!

Vitor Moura escreveu:
Luiz Roberto Turatti escreveu:Seja inteligente, preparado, e não me permita adentrar a sua goela nem de seus pares, com ARGUMENTOS, meu caro...

Ah, eu não tenho a menor preocupação quanto a isso. Quando você arranjar um argumento que preste, eu já vou estar com...digamos... 80 anos? :emoticon19:

Um abraço,
Vitor

Não tem problema, não: "Antes tarde do que nunca." :emoticon14:

Vitor Moura

Vitor Moura escreveu:

Um abraço,
Vitor

É, só que como vc nasceu em 1955 e eu em 1980, ou vc viverá até os 105 anos, o que duvido, ou o seu argumento terá que vir por vias mediúnicas :emoticon19:

Ah, claro, vc pode reencarnar também :emoticon12:

Um abraço,
Vitor

Vá estudar!

[center]“A doutrina da reencarnação é a maior idiotice que a imbecilidade humana conseguiu imaginar.” PROFESSOR DOUTOR Padre Oscar González-Quevedo[/center]

Vitor Moura escreveu:
Vitor Moura escreveu:

Um abraço,
Vitor

É, só que como vc nasceu em 1955 e eu em 1980, ou vc viverá até os 105 anos, o que duvido, ou o seu argumento terá que vir por vias mediúnicas :emoticon19:

Ah, claro, vc pode reencarnar também :emoticon12:

Um abraço,
Vitor

[center]“A ignorância é o mais comum dos crimes.” Daniel Piza[/center]

Aurelio Moraes
Contato:

O cristianismo em si é mais imbecil e retardado que a reencarnação.

Vitor Moura

Mr.Hammond escreveu:O cristianismo em si é mais imbecil e retardado que a reencarnação.

Hammond,

reencarnação, se existir, é um fenômeno natural. Vc não diz: "como a gravidade é retardada!".

Stevenson, Titus Rivas, Keil, Parisha, Jim Tucker, Antonia Mills e eu mesmo todos possuímos evidências sugestivas de reencarnação, sem nenhuma conotação religiosa envolvida.

Seria bom que você lesse os artigos disponíveis em http://geocities.yahoo.com.br/existem_e ... nacao.html

Um abraço,
Vitor

Aurelio Moraes
Contato:

Você incluiria a hipótese psi nestes casos, além de erros ao recolher as histórias etc?

Vá estudar!

[center]Imagem

(http://www.clap.org.br)

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: [/center]

Trancado