Proposta para estudo - EFEITOS COLATERAIS DO KARMA

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
cyrix
Gênero: Masculino

Re: Re.: Proposta para estudo - EFEITOS COLATERAIS DO KARMA

Mensagem por cyrix »

esperto escreveu:Oi, Cyrix, o espiritismo tem resposta pra tudo. E qto aos psicopatas e serial-killers, como o espiritismo explica esses comportamentos ?

Não sei...
Também não sei se tem resposta pra tudo (acredito que muitos dos adeptos dirão que não). As obras de Kardec são um tanto omissas nessa parte relativa à sexualidade. Aí ele eles têm que se virar com literatura "complementar". Interessante que Kardec tinha uma visão bem liberal quanto ao divórcio, mas o "Vida e sexo" de Emmanuel já não é tanto assim... (não quer dizer que o proíba em absoluto).
Onde há dúvida,há liberdade!
Reencarnação na Bíblia

Botanico

Mensagem por Botanico »

Flavio Costa escreveu:
Botanico escreveu:Aí, com o seu Freud a coisa começou a ser entendida como algo que a pessoa não consegue controlar, devido a um problema relacionado com a infância, sobretudo na área sexual, e aí então se tornou DESVIO DE CONDUTA.

Aknatom, mesmo que eu tenha tentado, não consegui tirar sua graça. :emoticon16:

Botanico escreveu:E agora, nessa nossa época tão politicamente correta é o que? Será opção? Será comportamento alternativo? É o que? Podem dizer o que quiserem, mas que não é igual ao convencional, isso não é!

Como eu falei, a princípio não é uma opção nem escolha, é uma inclinação espontânea... mas o que você realmente deveria explicar, sobretudo sob a luz da DE, é qual é o problema de ser não convencional. É isso que está sendo falado.
Inclinação espontânea? Ah gostei dessa! Vai contra tudo o que aprendi em Psicologia da Criança no meu curso de Licenciatura (tá certo que foi lá em 1988, mas...). É inclinação para a direita ou esquerda? Ou para frente ou para trás? Meu caro, um garoto homossexual já é percebido como tal desde os 6-7 anos. E não é porque ele fica no meio dos garotos fazendo coisa feia com eles não. Em geral ele fica no meio das meninas e fazendo brincadeiras de meninas. Vou ficar só aqui para não alongar muito. Essa de inclinação (ou entrotamento, sei lá o que) NÃO EXISTE. NINGUÉM se torna homossexual por acaso. Ela já é feito na infância por falha na superação do complexo de Édipo.

Agora quanto à visão da DE em relação o problema de ser não-convencional... Que eu saiba não há problema algum. Se um casal homossexual se ama e vive bem nessa condição, não tem problema algum; se o promíscuo se cuida de não pegar doenças e vive bem assim, então não tem problema algum. Para a DE, o problema é quando a coisa prejudica a pessoa e/ou a outros. É aí que o mal começa.

Uma vez que o Espiritismo não se baseia na Bíblia, então o que a Bíblia diz a respeito é de pouco valor para nós.

Botanico escreveu:E também não tem muito a ver com essa questão de espírito espírito mulher encarnado em corpo de homem. Leia o livro Ação e Reação, do André Luís.

:emoticon12:
Exatamente. O espírito não tem sexo. Este é apenas biológico.

Botanico

Mensagem por Botanico »

cyrix escreveu:
Botânico escreveu:
E também não tem muito a ver com essa questão de espírito espírito mulher encarnado em corpo de homem. Leia o livro Ação e Reação, do André Luís.

Bem, eu não sei quanto a "Ação e Reação" , mas tem este aqui, do Emmanuel:

(...)

A vida espiritual pura e simples se rege por afinidades eletivas essencias. no entanto, através de milênios, o Espírito passa por fileira imensa de reencarnações, ora em posição de feminilidade, ora em condições de masculinidade, o que sedimenta o fenômeno da bissexualidade, mais ou menos pronunciado , em quase todas as criaturas.
O homem e a mulher serão, desse modo, de maneira respectiva, acentuadamente masculino ou acentuadamente feminina, sem especificação biológica absoluta.
À face disso, a individualidade em trânsito, da experiência feminia para a masculina ou vice-versa, ao envergar o casulo físico, demonstrará fatalmente os traços da feminilidade que terá estagiado por séculos, em que pese ao corpo de formação masculina que o segregue, verificando-se análogo processo à mulher nas mesmas circunstâncias.
Obviamente compreensíve, em vista ao exposto, que o Espírito no renascimento, entre os homens, pode tomar um corpo femino ou masculino, não apenas atendendo-se ao imperativo de encargos particulares em determinado setor de ação, como também no que concerne a obrigações genésicas.
O homem que abusou de outras faculdades genésicas, arruinando a existência de outras pessoas com a destruição de uniões construtivas e lares diversos, em muitos casos é induzido a buscar renascimento físico, em corpo morfologicamente feminino, aprendendo, em regime de prisão, a reajustar os próprios sentimentos, e a mulher que agiu de igual modo é impulsionada à reencarnação em corpo morfologicamente masculino, com idênticos fins. E, ainda, em muitos outros casos, Espíritos cultos e sensíveis, aspirando a realizar tarefas específicas na elevação de si próprios, rogam aos Instrutores da Vida Maior que os assitem a própria internação no campo físico, em vestimenta carnal oposta à estrutura psicológica pela qual transitoriamente se definem. Escolhem com isso viver temporariamente ocultos na armadura carnal, com o que garantem contra arrastamentos irreversíveis, no mundo afetivo, de maneira a perseverarem, sem maiores dificuldades, nos objetivos que abraçam.
Observadas as tendências homossexuais dos companheiros reencarnados nessa faixa de prova ou de experiência, é forçoso se lhes dê o amparo educacional adequado, tanto quanto se administra instrução à maioria heterossexual. E para que isso se verifique em linhas de justiça e compreensão, caminha o mundo de hoje para mais alto entendimento dos problemas do amor e do sexo, porquanto, à frente da vida eterna, os erros e acertos dos irmãos de qualquer procedência, nos domínios do sexo e do amor, são analisados pelo elevado gabarito de Justiça e Misericórdia. Isso porque todos os assuntos nessa área da evolução e da vida se especificam na intimidade da consciência de cada um.

Vida e Sexo, Chico Xavier/ Emmanuel, cap XXI, "homossexualidade"

O que sei de opinião espírita é isso...

Bem, em termos de OPINIÃO, esta é a opinião de UM ESPÍRITO em particular, que assina a mensagem e portanto assume a responsabilidade por ela. Não seria portanto, um ensino de vários espíritos para constituir foro de doutrina.
Contudo, no geral concordo com o dito por Emmanuel. Se espíritos passam muitas encarnações sucessivas sempre no mesmo sexo (digamos o feminino para servir de exemplo), evoluem amplamente as características inerentes a este sexo. Quando levados a reencarnar no sexo oposto (é inevitável que isso aconteça, pois a evolução espiritual exige isso) ele sente um certo desajuste O QUE NÃO QUER DIZER QUE VÁ NECESSARIAMENTE SER HOMOSSEXUAL. Apenas digamos não encontrará uma parceira certa, no mesmo nível de evolução do sexo feminino que já atingira. Assim, embora até tenha atração sexual por mulheres, sua tendência é ficar solteiro. Se encontra uma mulher que lhe agrade, será um daqueles maridos que aparecem a cada virada de século. Um marido excelente que tratará sua esposa como as esposas querem ser tratadas. Tudo isso em vista do cabedal que já adquiriu da evolução do espírito na condição feminina.

Também como diz o Emmanuel, o tirano sexual, aquele que faz da condição do seu sexo uma arma contra a condição do sexo oposto (mais no caso dos homens; no das mulheres seria a jogada de sedução e armadilhas das mulheres fatais...), então a encarnação neste sexo "odiado" seria um desajuste ainda pior, pois é uma condição que abomina. Talvez seja o caso de muitos transexuais...
No importante é isso, mas se tiver algo a criticar, manda bala...

cyrix

Mensagem por cyrix »

Botânico escreveu:No importante é isso, mas se tiver algo a criticar, manda bala...

Por quê? Não estou brigando contigo...
Mas há algo a comentar, sim. Vc recomendou, mais acima, a leitura de uma obra ditada pelo André Luis. Independente do conteúdo dela, é um relato/opinião de UM espírito, portanto sem peso doutrinal, também. Seria bom ter feito esse alerta antes, não?

Mas tanto André Luis, Emmanuel, Joanna de Angelis não são quaisquer espíritos levianos que entraram numa brincadeita do copo. São verdadeiros "formadores de opinião", cujos textos, apesar de não terem o estatus do Pentateuco espírita; acabam sendo doutrina "de fato" para muitos. Ainda mais nesse tema, em que o Pentateuco é omisso.
Editado pela última vez por cyrix em 07 Jan 2006, 15:49, em um total de 1 vez.
Reencarnação na Bíblia

Jack Torrance
Contato:

Mensagem por Jack Torrance »

cyrix escreveu:
Botânico escreveu:No importante é isso, mas se tiver algo a criticar, manda bala...

Mas há algo a comentar, sim. Vc recomendou ao Encosto a leitura de uma obra ditada pelo André Luis. Independente do conteúdo dela, é um relato/opinião de UM espírito, portanto sem peso doutrinal, também.

Mas tanto André Luis, Emmanuel, Joanna de Angelis não são quaisquer espíritos levianos que entraram numa brincadeita do copo. São verdadeiros "formadores de opinião", cujos textos, apesar de não terem o estatus do Pentateuco espírita; acabam sendo doutrina "de fato" para muitos.

Cyrix, desculpe-me se a pergunta for idiota, mas você é espírita? É que lia pouco os seus posts.
“No BOPE tem guerreiros que matam guerrilheiros, a faca entre os dentes esfolam eles inteiros, matam, esfolam, sempre com o seu fuzil, no BOPE tem guerreiros que acreditam no Brasil.”

“Homem de preto qual é sua missão? Entrar pelas favelas e deixar corpo no chão! Homem de preto o que é que você faz? Eu faço coisas que assustam o Satanás!”

Soldados do BOPE sobre BOPE

cyrix

Mensagem por cyrix »

Karasu escreveu:Cyrix, desculpe-me se a pergunta for idiota, mas você é espírita? É que lia pouco os seus posts.

Bom sou o que chamam de ex-pírita, tal como Apodman. Atualmente agnóstico.

Mas uma os espíritas do fórum talvez tenham direito de reclamar: pessoal deveria se informar mais quanto à doutrina (e seus derivados) antes de sair criticando qualquer coisa.
Reencarnação na Bíblia

Jack Torrance
Contato:

cyrix escreveu:
Karasu escreveu:Cyrix, desculpe-me se a pergunta for idiota, mas você é espírita? É que lia pouco os seus posts.

Bom sou o que chamam de ex-pírita, tal como Apodman. Atualmente agnóstico.

Mas uma os espíritas do fórum talvez tenham direito de reclamar: pessoal deveria se informar mais quanto à doutrina (e seus derivados) antes de sair criticando qualquer coisa.

Mas, pelo que vejo, você se apronfundou e muito na doutrina, não é?
“No BOPE tem guerreiros que matam guerrilheiros, a faca entre os dentes esfolam eles inteiros, matam, esfolam, sempre com o seu fuzil, no BOPE tem guerreiros que acreditam no Brasil.”

“Homem de preto qual é sua missão? Entrar pelas favelas e deixar corpo no chão! Homem de preto o que é que você faz? Eu faço coisas que assustam o Satanás!”

Deise Garcia
Gênero: Feminino

Re: Proposta para estudo - EFEITOS COLATERAIS DO KARMA

Mensagem por Deise Garcia »

O ENCOSTO escreveu:Como explicar o masoquismo sob a ótica espirita kardecista? Seria um efeito colateral do karma?

Imagem

Não lembro de ter visto algo no Livro dos Espiritos.

Na minha opinião, os espiritos que reencarnam masoquistas são, na verdade, ex-quitadores de karmas que acabaram gostando do sofrimento e dor que passaram.

Pessoas que nasceram saudáveis nessa vida continuaram buscando o sofrimento físico graças as lembranças de suas vidas passadas.

Acho esse tema muito interessante para estudo. Oque os espiritas-kardecistas-reencarnacionistas-quanticos poderiam falar a respeito?

É isso mesmo?

:emoticon12: Eu tinha que viver pra ler! :emoticon22: :emoticon22:

:emoticon54:

Deise Garcia
Gênero: Feminino

Mensagem por Deise Garcia »

aknatom escreveu:.
Dizer que ser masoquista é desvio de conduta é um preconceito tão besta quanto dizer que ser homosexual é desvio de conduta.

Realmente é um preconceito e o espiritismo tem uma explicação bem melhor do que esta. Aliás a explicação é bem mais convincente do que aquela que diz que o homossexual tem uma pomba-gira aflorada. :emoticon55:

:emoticon54:

cyrix

Mensagem por cyrix »

Karasu escreveu:Mas, pelo que vejo, você se apronfundou e muito na doutrina, não é?

Meu pai era espírita e me deu um ponta-pé inicial. Freqüentei o estudo doutrinário na mocidade espírita. Basicamente, um estudo do Livro dos espíritos e a leitura-debate de uma obra de Chico Xavier. Na época do verão, o estudo passava a ser alguma obra mais "leve", tipo Richard Simonetti (q ainda vive se não me engano).
Apesar de participar de campanhas, estudos, visitas a instituições, etc; nunca adentrei na parte "prática" do espiritismo: nunca freqüentei uma sessão mediúnica, passe só tomei uma vez, não sei quase nada do Livro dos Médiuns...

Por isso me abstenho em comentar a validade dessa parte ou não: falta-me vivência.

ps: vc tinha algum nick no RV velho?
Reencarnação na Bíblia

Jack Torrance
Contato:

cyrix escreveu:
Karasu escreveu:ps: vc tinha algum nick no RV velho?

Sim! Lá e aqui, até há uns tempos atrás, meu nick era Moisés.

[]'s

Botanico

Mensagem por Botanico »

cyrix escreveu:

Mas há algo a comentar, sim. Vc recomendou, mais acima, a leitura de uma obra ditada pelo André Luis. Independente do conteúdo dela, é um relato/opinião de UM espírito, portanto sem peso doutrinal, também. Seria bom ter feito esse alerta antes, não?

Mas tanto André Luis, Emmanuel, Joanna de Angelis não são quaisquer espíritos levianos que entraram numa brincadeita do copo. São verdadeiros "formadores de opinião", cujos textos, apesar de não terem o estatus do Pentateuco espírita; acabam sendo doutrina "de fato" para muitos. Ainda mais nesse tema, em que o Pentateuco é omisso.

Tem razão. Na verdade já fiz muitas vezes esse alerta de que os espíritos são apenas os humanos sem o corpo físico e já desde Kardec se sabia que não tinham nem a suprema sabedoria, nem a suprema moralidade.
Infelizmente essa é uma tecla que não é bem soada nos centros e daí acabam por se fazer de certos espíritos o equivalente a santos da Igreja e de certos médiuns o equivalente a profetas bíblicos. André Luís, Emmanuel, Joana de Angelis são de fato formadores de opinião, mas nem por isso são infalíveis. Acho que o Júlio Siqueira apontou uma série de falhas nos dizeres de tais excelsas entidades.
Portanto, todo espírita deveria ficar esperto quanto a isso, pois temos aí os Turattis da vida, que acham um pêlo em ovo ou caspa em bola de bilhar e com só isso querem invalidar todo o resto.
E Pentateuto espírita é tolice. Os três livros básicos são O que é o Espiritismo, Livro dos Espíritos e Livro dos Médiuns. O resto é só perfumaria complementar. Salvo engano foi a FEB que saiu com essa bobagem de Pentateuto.

Tudo bem que Kardec não tratou de tudo quanto foi picuinha para deixar tudo bem explicadinho nos mínimos detalhes (tinha um humorista que usava muito deste bordão, alguém aqui lembra quem é? ). No geral é que quando se enfrenta situações adversas na vida encarnada, pode ser por motivo de expiação e/ou provação. Agora os detalhes...

O ENCOSTO
Contato:

Re.: Proposta para estudo - EFEITOS COLATERAIS DO KARMA

Mensagem por O ENCOSTO »

Resumindo oque o Bobotanico postou: Esses livros não são confiáveis.

Pode ser que o Medium tenha conseguido contato com algum espirito pentelho que ficava só dando pitaco nos assuntos que não entendia.

A saída: Precisamos estudar mais a Lei da Ação e Reação proposta por Newton. A Teoria da Relatividade já mostrou que as Leis da mecânica clássica não podem explicar tudo.

É bem provável que Newton não tenha pensado nos efeitos colaterais que podem acarretar essa lei de Ação X Reação. Além disso, Einsten não teve tempo em vida para estudar melhor o assunto.
O ENCOSTO

http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

Trancado