A família te atrapalha?

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Joe
Gênero: Masculino

A família te atrapalha?

Mensagem por Joe »

Eu costumo viver numa família religiosa, mas preguiçosa quanto a seguir alguns preceitos. Para alguns é apenas formular sua crença e pronto, viver e curtir. Se é que uma conclusão ideológica vem derivada de alguma crença existêncial, e sim apenas da curiosidade de alargar o conhecimento do Eu crítico e pessoal e não ser suscetível a certos comportamentos definidos como moralmente éticos e certas posturas prejudiciais que poucos religiosos vêem de maneira clara, quiçá nenhum.

Certas vezes minha família quer me convencer que estou errado e isso sem olhar pra certas posturas erradas dele e confirmarem que são hipócritas e não conseguem viver suas vidas sem compreender a outra pessoa é completamente divergente das suas posições.

Dizem que ateu é isso e aquilo e as vezes me pego rindo sobre certas posturas ''proselitistas'' dele em explicar que a visão deles é mais certa que a minha. As vezes não percebem a questão respeito ideológico deve ser posta em primeiro lugar e se quiser colocar um debate, primeiramente deve se portar a assumir que esteja errado em certo ponto, em ser acrescentado e não em impor certas visões.

Certos comportamentos familiares me irritam, como essa discussão ''leve'' de pessoas mais velhas dizendo que viveram muito e que eu sou jovem demais para entender as coisas do mundo, como se as experiências dele fossem determinadas as respostas do mundo.

Não sei se eu sou a partir do que falei, mas quem aqui é respeitado por suas posições ideológicas?

Ilovefoxes

Re: A família te atrapalha?

Mensagem por Ilovefoxes »

Pode-se acusar-lhes de serem medievais e quererem te por na fogueira...

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

Joe escreveu:Certos comportamentos familiares me irritam, como essa discussão ''leve'' de pessoas mais velhas dizendo que viveram muito e que eu sou jovem demais para entender as coisas do mundo, como se as experiências dele fossem determinadas as respostas do mundo.

Quem viveu muito tem uma visão mais ampla dos assuntos humanos que um jovem. Já fez, já errou, já viu acontecer um monte de vezes e já sabe qual será o resultado.

Entretanto, isto não se aplica a qualquer assunto. Alguém pode ter sido cristão por 80 anos e nunca aprendeu nada sobre lógica, nunca questionou sua fé, apenas a seguiu de olhos fechados. Não se pode falar em experiência de vida validando sua opinião sobre Deus, apenas em experiência em ser cristão.

Apáte
Contato:

Mensagem por Apáte »

Um branco católico conservador heterossexual consumidor moderado de tabaco e álcool tendo suas posições ideológicas respeitadas? Tá difícil.
"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi

Dick

Mensagem por Dick »

O mais velho não merece mais respeito por tal, pura e simplesmente. Merece respeito por sua evolução intelectual. E isto não é sinônimo direto de "velhice". Os meus pais não abrem mais a boca para fazer proselitismo comigo. Sabem que é melhor me terem por perto, ainda que em uma posição extremamente discordante. Mas há um certo respeito. O que certamente também há é um lamento: "pôxa, ele lê tanto e estuda tanto mas não vê deus ao seu lado". Mas que se dane. Para nascermos de verdade precisamos destruir a casca, vocês sabem disto. Hoje, ao contrário de antes, não respeito idade. Respeito argumentos. E acabo sendo mais respeitado por isso.
docdeoz escreveu:
"Você vai apertando a "coisa" e encontra um livro- "Variedades da Experiência Científica" que que CARL SAGAN afirma que há evidências de uma entidade chamada DEUS...
PASMEM!"

CADÊ O TRECHO? EM QUÊ PÁGINA? DE QUAL EDIÇÃO? EM QUAL CONTEXTO? SUA HONESTIDADE INTELECTUAL É IGUAL A UMA TEMPERATURA DE - 274 GRAUS CENTÍGRADOS, NÃO É MESMO?

Orbe

Mensagem por Orbe »

Ignore-os e seja feliz.

Apáte
Contato:

Mensagem por Apáte »

Orbe escreveu:Ignore-os e seja feliz.

Ignorar a família. Ótima dica.
"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi

Wallace

Mensagem por Wallace »

Apáte escreveu:
Orbe escreveu:Ignore-os e seja feliz.

Ignorar a família. Ótima dica.

Pois é, depois não querem que eu tenha a reação igual a do Alborguetti no meu avatar quando leio esses posts do Orbe.

Joe

Mensagem por Joe »

Fernando Silva escreveu:
Joe escreveu:Certos comportamentos familiares me irritam, como essa discussão ''leve'' de pessoas mais velhas dizendo que viveram muito e que eu sou jovem demais para entender as coisas do mundo, como se as experiências dele fossem determinadas as respostas do mundo.

Quem viveu muito tem uma visão mais ampla dos assuntos humanos que um jovem. Já fez, já errou, já viu acontecer um monte de vezes e já sabe qual será o resultado.

Entretanto, isto não se aplica a qualquer assunto. Alguém pode ter sido cristão por 80 anos e nunca aprendeu nada sobre lógica, nunca questionou sua fé, apenas a seguiu de olhos fechados. Não se pode falar em experiência de vida validando sua opinião sobre Deus, apenas em experiência em ser cristão.

Sim, dessa maneira que eu queria me expressar, mas não encontrei as palavras certas. Obrigado, Fernando.

Trancado