Religião é Veneno. Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico.
Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Marcela de Jesus Ferreira, a menina sem cérebro, completou um ano de vida em 19/11/2007.
Não sei como podem achar uma cena dessas bonita... a fé das pessoas é de apavorar.
Para aqueles que tem fé (e não só em Deus), não há sentimento melhor.
E esta cena é belíssima, com agravante da imagem de Nossa Senhora ao fundo.
chagas escreveu:Às vezes a fé é o que os mantêm vivos, é o que os fazem seguir em frente. Acho que não podemos tirar o direito de quem tem fé, e vive por ela. Mesmo que não consigamos entende-los.
SickBoy escreveu:minha samambaia passa bem. rego ela todos os dias
Típico.
Fedidovisk escreveu:Tem dois caras nesse forum que poderiam fazer o seriado "Casal Gay"...
Quanto ao tópico, fica a impressão de um egocentrismo sem tamanho, cada qual querendo afirmar sua fé e "convicções" na pobre criancinha.
"Avemos à vida!!!!!!!!!"
Fernando Silva escreveu:
Samael escreveu:
SickBoy escreveu:minha samambaia passa bem. rego ela todos os dias
Sua samambaia não é um humanóide não desenvolvido...daí, a analogia (ao menos a nível ético) não procede, infelizmente...
Pois é. Sua samambaia se viraria sozinha se estivesse na natureza, assim como os antepassados dela já se viravam antes mesmo de surgirem os dinossauros.
E daí?
Samael escreveu:Exatamente. E agora, somos obrigados a assistir essa tragicomédia de péssimo gosto: uma mulher que cria uma criança sem cérebro.
Poderíamos pedir a ela para criar aqueles tumores do tópico do Beto também, que acha?
Não força, Sama.
Johnny escreveu:Samambaias não dão gargalhadas e não interagem e a menina assim está demonstrando. Mas esqueço que tem muito vidente por aqui para prever com anos de antecedência (pelo menos 16)...
...sendo um caso raríssimo em medicina, principalmente...
Quanto à ser feia e tudo mais, bem, tem muito neguinho sadio por aí que Frankstein seria Tom Cruise perto dele...
Os perfeitinhos politicamente corretos querendo varrer quem é diferente deles. Normal.
chagas escreveu:Eu acho que existem pessoas que se apegam e se dedicam a tampinhas de refrigerante, e são apaixonadas. Penso que se esta mãe dá o carinho que esta criança precisa, e que isso a torna uma pessoa melhor, qual o problema? E na verdade, ninguém é obrigado a assistir coisa nenhuma.
Perfeito.
chagas escreveu:Bom dia Johnny. As reações desta criança já devem ser motivo de muita alegria e satisfação para seus pais. E trocar uma samambaia por um ser humano que precisa de amor e carinho? Acho realmente que não merece nenhum comentário uma decisão desta ordem. Um abraço.
Perfect². Chagas Wins
Samael escreveu:Cara, NAS FORMAS menos graves, e principalmente, com uma CERTA POSSIBILIDADE PRIMITIVA DE CONSCIÊNCIA.
Se você vê humanidade nisso, admiro seu otimismo.
Pelo menos admira o otimismo.
Samael escreveu:Considero que qualquer coisa que não possua, ao menos, uma possibilidade de consciência e/ou capacidade de abstração como um "ser humano".
Considero que qualquer um que tenha um cromossomo a mais ou a menos não é humano, e deve ser servido no nosso jantar.
chagas escreveu:A ignorância é o que atrapalha o progresso.
Uma pena.
"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi
Orbe escreveu:Boa idéia!! Como não pensei nisso antes... Você é um gênio, Apáte.
Mas, voltando ao assunto da anencéfala, qual o sentido em manter viva uma coisa que é menos que um animal? Só porque ela tem aparência humana e DNA humano não significa que ela seja um humano na totalidade do sentido dessa palavra.
Ela só está ali para enfeitar o berço e para satisfazer o moralismo irracional dos pais.
Se a anencefalia foi detectada durante a gestação, o aborto era a decisão mais inteligente.
Fiz esta mesma cara de chupando limão da Regina do seu avatar quando li isso. Só que, por mais que eu tente, não consigo ter o mesmo desprezo por você que o desprezo que você tem por seres humanos.
Os pais desta garota não desejam que todos passem por uma situação tão triste para forçá-los a sentir na pele o que estão sentindo. Diferente de você, que deve sentir a mais profunda ambição que todos os anti-abortistas sejam obrigados a passar por isso para mudarem de lado na força.
Editado pela última vez por Apáte em 22 Mar 2008, 16:48, em um total de 1 vez.
"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi
Samael escreveu: Considero que qualquer coisa que não possua, ao menos, uma possibilidade de consciência e/ou capacidade de abstração como um "ser humano".
1- Ela está conciente!
2- Conheço muita gente que não tem capacidade de abstração... E provo isso oferecendo, como exemplo, seu último post.
chagas escreveu:Em um outro tópico você disse e assumiu que não entraria em certas áreas que não tivesse algum conhecimento, esta não seria uma destas? Porem se são apenas achismos, fique a vontade para avaliar como melhor lhe convier. Todo ser "pensante" tem permissão para achar o que quiser.
Os fatos estão dados. Invasão de "área de conhecimento" seria eu tentar fazer qualquer avaliação da capacidade cognitiva de um anencéfalo dependendo da gravidade da situação, o que não é o caso. Estou apenas me embasando na notícia mais antiga que o Johnny postou novamente agora para colocar minha opinião novamente.
Cara, ela não tem consciência, não tem tronco cerebral. A notícia afirmou e o King afirmou que toda e qualquer reação dela é puro reflexo. Se você vê qualquer humanidade nisso, vai fundo. Só não me peça pra concordar.
Samael escreveu:Pelo menos admira o otimismo.
E olhe lá...
Apáte escreveu:Considero que qualquer um que tenha um cromossomo a mais ou a menos não é humano, e deve ser servido no nosso jantar.
Que elevação ao absurdo! Delineia-se, costumeiramente x fatores para dizer que um ser é humano ou não. Eu simplesmente afirmei que esse não é pela ausência de x fatores e você me acusa de MANIQUEÍSMO ESQUERDISTA???
Medinesp 2007: 150 anos em busca da integração corpo-mente-espírito Ricardo Sallum: O aborto do anencéfalo
Fátima Barbosa
No painel Questões Bioéticas e Espiritualidade, ocorrido no início do segundo dia do Medinesp 2007, o congresso internacional da Associação Médico-Espírita do Brasil, em junho, em São Paulo (SP), Ricardo Sallum, professor da Faculdade de Medicina e membro da Associação Médico-Espírita de Santos, tratou do tema O Aborto do Anencéfalo. Após sua apresentação, ele falou à Folha Espírita, que relata abaixo os principais pontos discutidos:
Folha Espírita : O que é anencefalia? O termo está correto? Ricardo Sallum : O termo não está correto porque o feto tem o cérebro reptiliano. A existência dessa parte do encéfalo garante que ele tenha as atividades que são básicas, normais para o funcionamento do corpo humano: ele respira, tem batimentos cardíacos, função gástrica, enfim, o metabolismo que dá suporte à vida. Isso permite que ele viva ou sobreviva por algum tempo. De acordo com a Medicina ortodoxa, o que ele não tem é a parte consciencial, nem tampouco a emocional mais profunda. Ele não vai aprender nada, nunca, porque não tem a parte do córtex, ou seja, as circunvoluções cerebrais, responsáveis pelas nossas emoções, pela fala, pela inteligência, pela maioria dos órgãos do sentido. Como frisamos, ele possui apenas as atividades básicas que um ser humano precisa para sobreviver. Diante disso, você deve estar se perguntando: mas espere aí... Então ele só sobrevive, tem morte certa? Ora, todos nós temos morte certa, o problema, então, é uma questão de lapso de tempo. Se você imaginar dessa maneira uma criança que tem uma doença cardíaca, uma agenesia de ventrículo esquerdo , antes fatal, perdi uma filha assim, hoje já se conseguiria alguma coisa , então, por causa disso, vamos matá-la imediatamente quando ela nascer, vamos fazer esse aborto?
FE : Como você vê o caso da menina do município paulista de Patrocínio Paulista? Sallum : Até a médica da pequena Marcela, que não é espírita, está impressionadíssima com a interatividade entre a mãe e a filha. Esse caso introduz um novo paradigma no trato do feto, e, creio, vai mudar o conceito dos profissionais que não são espíritas. No caso dessa menina, tendo em vista que só possui uma pequena parte do encéfalo, ela não poderia gostar, amar, ter carinho. Mas, como disse sua médica, quando vê a mãe, o pai, ela interage. Então ela interage com o quê? Uma das hipóteses é que o cerebelo poderia desenvolver algo mais para fazer as vezes da parte cortical. A outra hipótese é a de que haja ali um espírito comandando tudo. Para mim, é esta a hipótese correta.
FE : O aborto no Brasil é crime. Só não se aplica a lei penal em dois casos: no chamado aborto necessário, para salvar a vida da gestante por risco de morte iminente, e quando a gravidez é resultado de estupro. No caso do anencéfalo, você acha que o aborto deveria ser permitido? Sallum : Sou contrário a qualquer tipo de aborto, mas temos de observar uma série de situações. No caso de perigo de morte iminente para a gestante, não há dúvida nenhuma que temos de fazer uma opção entre a vida do nenê e da mãe. E é claro que vamos intervir para salvar a vida da mãe. Com relação ao estupro, sou contra! Estou certo de que não devemos legalizá-lo, mas é um tema muito difícil. Não sendo legal, a gestante que não conseguir carregar a gestação até ao fim, por não suportar a prova, fará uso do seu livre-arbítrio, quanto à decisão a tomar. Não podemos ser fundamentalistas em nada, mas gostaríamos de lembrar que um crime não justifica o outro. Certo dia, um colega nosso dava uma palestra sobre aborto, quando uma senhora perguntou: Se a sua esposa fosse estuprada, o senhor a faria praticar o aborto? Ele respondeu com sinceridade , porque o conheço , que não, que iria pedir para ela não fazê-lo e que faria de tudo para amar a criança como se fosse seu filho.
FE : No caso do anencéfalo como fica a questão espiritual? Há muitas pessoas que acreditam que um feto assim não possui espírito conectado ao corpo. Isso é verdade? Sallum : Claro que não. Veja, por exemplo, o caso da anencéfala que sobrevive até hoje. A menina, Marcela, tem todas as atividades basais que lhe dão suporte à existência e, ao mesmo tempo, ela interage com a mãe e o pai. Então, quem interage, se ela não tem todas as condições neurológicas necessárias? O espírito! Não tem outra explicação.
FE : Segundo o Conselho Federal de Medicina, os exames complementares a serem observados para constatação de morte encefálica deverão demonstrar ausência de atividade elétrica cerebral, ausência de atividade metabólica cerebral ou ausência de perfusão sanguínea cerebral. Ainda segundo o CFM, em sua resolução nº 1752/04, os anencéfalos são natimortos cerebrais, e por não possuírem córtex, e apenas o tronco encefálico, são inaplicáveis e desnecessários os critérios de morte encefálica. Você concorda com essa resolução? É contra a retirada dos órgãos do anencéfalo com a finalidade de transplante? Sallum : Não concordo com a resolução, acho que é homicídio doloso. O grande problema é que os critérios de morte cerebral não se aplicam muito bem ao anencefálico, devido à sua peculiar fisiologia cerebral. Se há atividade elétrica cerebral e você não consegue mensurar, se não há como monitorar neurologicamente a parte do cérebro existente, duas coisas podem acontecer: você pode tirar os órgãos da criança ainda com vida ou esperar que ela morra para removê-los, o que é uma péssima idéia para quem trabalha nessa área, uma vez que não se faz transplante com o coração parado. Esses critérios de morte encefálica são, portanto, inaplicáveis. Os pais têm de ser informados quanto a isso. Devem saber que, se forem tirar os órgãos dessa criança, ela está viva! Acho que, no caso de anencefalia, o bebê não deve ser abortado. Ele tem de ser mantido vivo até que a morte ocorra naturalmente, para que cumpra o tempo necessário de vida na Terra, porque a gente sabe que é processo de resgate, tanto para ele quanto para os pais. Sabe-se lá o que está acontecendo por trás disso tudo. Não devemos vê-lo jamais como um potencial doador de órgãos, pois se assim o fizermos estaremos matando-o.
FE : Por que o espírito tem de passar por essa prova? E por que para ele é importante viver até o último suspiro nessa condição? Sallum : Na área encefálica, o perispírito tem dois chacras: o coronário e o frontal. O coronário está na área mais alta do nosso perispírito e é o mais importante, o mais nobre. Ele tem comunicação direta com o frontal. E é este que está mais lesado no caso do anencéfalo. Nós sabemos que as lesões nessa área são as mais difíceis para nós expurgarmos, porque temos de entender que a doença do corpo é o expurgo da doença da alma. Ou seja, através do perispírito vai para o corpo. Os nossos irmãos que usaram de maneira inadequada a inteligência, os órgãos do sentido, enfim, a parte cerebral, lesaram de tal maneira o perispírito que precisam passar pela experiência corpórea para corrigir o desequilíbrio, porque eles não conseguem remover lá do outro lado da vida. Então vêm aqui passar por essa situação muito difícil, tanto para eles como para os pais. É preciso lembrar, no entanto, que, muitas vezes, os pais já têm evolução espiritual suficiente para aceitar a missão e ajudar o espírito que tem necessidade de passar por essa provação para alcançar o reequilíbrio. A anencefalia é o top de linha, ou seja, é uma coisa gravíssima. Acho que tudo faz parte do processo de resgate, tanto para o espírito reencarnante, quanto para os pais, como para nós, que, como sociedade, temos de nos posicionar quanto a essa questão.
FE : Você acha que toda mulher que gera um anencéfalo deveria receber assistência psicológica e espiritual? Pergunto isso por que a gente só ouve falar da pressão sobre elas para fazer o aborto, mas não para lhes dar amparo psicológico. Sallum : Você não só não deve como não pode pressioná-la a abortar, e deve dar todo o suporte psicológico para que ela leve a gestação a termo. E depois que a criança nasce, quando houver o luto, que é inevitável, que ela possa continuar a ser amparada junto aos membros de sua família. O processo de luto é muito importante, faz parte você ver o morto, assimilar aquilo. Faz parte se preparar para o luto também. Estudos modernos mostram que os pais de bebês anencefálicos, que levaram a gestação adiante, estão muito melhor do que os pais que praticaram aborto, que negaram a gravidez ou não quiseram ver a criança. Isso o Espiritismo mostra com muita clareza para os que quiserem ver.
Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre, tal é a lei.
A outra hipótese é a de que haja ali um espírito comandando tudo. Para mim, é esta a hipótese correta.
E é claro que vamos intervir para salvar a vida da mãe.
As leis de Deus são sempre justas, nunca falham! Aborto é assassinato!1111 Nunca uma vida pela outra!!111
Estou certo de que não devemos legalizá-lo, mas é um tema muito difícil.
ahhhh... claro, assim como Crivella "irá" intervir na liberdade de "falhar" com o livre-arbítrio divino, as pessoas não mais devem ter a liberdade de ir para o Cáucaso!
FE : No caso do anencéfalo como fica a questão espiritual? Há muitas pessoas que acreditam que um feto assim não possui espírito conectado ao corpo. Isso é verdade? Sallum : Claro que não. Veja, por exemplo, o caso da anencéfala que sobrevive até hoje. A menina, Marcela, tem todas as atividades basais que lhe dão suporte à existência e, ao mesmo tempo, ela interage com a mãe e o pai. Então, quem interage, se ela não tem todas as condições neurológicas necessárias? O espírito! Não tem outra explicação.
E os instintos de sobrevivência, por mais inteligente, o homem será sempre um animal!
FE : Por que o espírito tem de passar por essa prova? E por que para ele é importante viver até o último suspiro nessa condição? Sallum : Na área encefálica, o perispírito tem dois chacras: o coronário e o frontal. O coronário está na área mais alta do nosso perispírito e é o mais importante, o mais nobre. Ele tem comunicação direta com o frontal. E é este que está mais lesado no caso do anencéfalo. Nós sabemos que as lesões nessa área são as mais difíceis para nós expurgarmos, porque temos de entender que a doença do corpo é o expurgo da doença da alma. Ou seja, através do perispírito vai para o corpo. Os nossos irmãos que usaram de maneira inadequada a inteligência, os órgãos do sentido, enfim, a parte cerebral, lesaram de tal maneira o perispírito que precisam passar pela experiência corpórea para corrigir o desequilíbrio, porque eles não conseguem remover lá do outro lado da vida. Então vêm aqui passar por essa situação muito difícil, tanto para eles como para os pais. É preciso lembrar, no entanto, que, muitas vezes, os pais já têm evolução espiritual suficiente para aceitar a missão e ajudar o espírito que tem necessidade de passar por essa provação para alcançar o reequilíbrio. A anencefalia é o top de linha, ou seja, é uma coisa gravíssima. Acho que tudo faz parte do processo de resgate, tanto para o espírito reencarnante, quanto para os pais, como para nós, que, como sociedade, temos de nos posicionar quanto a essa questão.
Quanto sadismo, ausência de prazer e de dor, vazio pleno, a ignorância é uma benção. Privemos os cegos de ver!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
FE : Você acha que toda mulher que gera um anencéfalo deveria receber assistência psicológica e espiritual? Pergunto isso por que a gente só ouve falar da pressão sobre elas para fazer o aborto, mas não para lhes dar amparo psicológico. Sallum : Você não só não deve como não pode pressioná-la a abortar, e deve dar todo o suporte psicológico para que ela leve a gestação a termo. E depois que a criança nasce, quando houver o luto, que é inevitável, que ela possa continuar a ser amparada junto aos membros de sua família. O processo de luto é muito importante, faz parte você ver o morto, assimilar aquilo. Faz parte se preparar para o luto também. Estudos modernos mostram que os pais de bebês anencefálicos, que levaram a gestação adiante, estão muito melhor do que os pais que praticaram aborto, que negaram a gravidez ou não quiseram ver a criança. Isso o Espiritismo mostra com muita clareza para os que quiserem ver.
Eu teria até mais respeito por essa mulher se ela tivesse feito uma cara mais séria, ao invés de uma de gozo de auto-satisfação, próximo do "ORGULHO". Um riso de satisfação pela própria provação e não tanto pela filha... poses minha querida! poses para a foto! Martirize-se!!! Vamos, faças PARECER o seu papel de mulher!!! A mulher medieval, "casta" "pura" e fiel ao seus deveres de mãe determinados pela sociedade!
Enquanto o pai.........................................................................
E orgulho é uma coisa que a DE condena até debaixo de outra DE...
Apáte escreveu:E eu ERA a favor do aborto neste caso até pouquíssimo tempo atrás.
Parabéns. A vida humana, por mais rudimentar que seja, sempre é mais preciosa do que a manutenção do estado de funcionamento e condições gerais da incubadora. Há quem fique antropomorfizando, se preocupando com a incubadora e chegando a propor até que ela tivesse aspectos psicológicos com os quais devessemos nos preocupar! Mas há loucos para tudo, há quem atribua a mesma personalidade ao próprio carro, é uma tendência natural que temos ao animismo.
Em outro tópico você postou um texto que dizia que a alma já estava no óvulo antes da fecundação, que a alma que escolhia se o espermatozóide era X ou Y, e logo se seria menino ou menina, de acordo com o sexo da alma.
Então, se você pode decidir não engravidar apesar de ovular, e assim impedir que uma alma que já estava naquele óvulo continue essa encarnação, por não pode fazer o mesmo depois da fecundação, em estágio embrionário?
Tem a ver com aquilo do anjo Gabriel ter dito para o Chico Xavier que o Brasil entraria em guerra civil caso o aborto fosse legalizado, apenas? É mais uma questão de evitar essa profecia do que um problema da ética espírita?
Então, se você pode decidir não engravidar apesar de ovular, e assim impedir que uma alma que já estava naquele óvulo continue essa encarnação, por não pode fazer o mesmo depois da fecundação, em estágio embrionário?
Sei tão pouco sobre espiritismo, mas vou me arriscar me parece que o espírito só esta presente depois do óvulo fecundado, logo a sua interrogação não tem tanto sentido. A moça em questão deve explicar melhor.
A Deise postou nesse fórum um texto no qual era relatado pela embriologia espírita que o espírito, já encarnado no óvulo, vibraciona vibratoriamente os espermatozóides ao seu redor, e assim seleciona um que condiz com sua sexualidade:
Deise Garcia, no tópico ''o que é o homossexualismo?'', escreveu:[...] As peculiaridades psicossexuais de um espírito determinam, desta forma, a sua expressão física ou sua organização biológica no que tange ao aspecto do seu corpo astral. Portanto, o corpo espiritual é reflexo de sua mente. Reencarnar, o espírito ligando-se ao óvulo transmite suas vibrações, tipificando, automaticamente sua polaridade sexual. Em razão dessa polaridade sexual transmitida pelo corpo espiritual ao óvulo, este irá atrair o espermatozóide X (feminino) ou Y (masculino) que determinará o sexo biológico da futura encarnação. Conclui-se, por este motivo, que o sexo biológico será sempre adequado às características psicossexuais do espírito.[...]
Fedidovisk escreveu:Esses dias mesmo estavas eu a ler se não me engano Obras Póstumas de Kardec, e ele afirmava que o óvulo já apresentava o espírito após a fecundação.
Fedidovisk escreveu:Esses dias mesmo estavas eu a ler se não me engano Obras Póstumas de Kardec, e ele afirmava que o óvulo já apresentava o espírito após a fecundação.
"A união da alma com o corpo, começa na concepção, mas só se completa com o nascimento"
Detalhe, esse filme teve como inspiração para os diálogos de Kardec o livro de obras póstumas.
vocês não entendem nada de DE.
A DE não fica parada no tempo, ela avança com os fatos, e o texto que a Deise postou é mais recente, atualizado com as descobertas da embriologia espírita.
Assim como, por exemplo, CX achava que havia vida humanóide na superfície de Marte, mas hoje sabe-se que o mais provável é que seja subterrânea ou apenas microbiana, com almas elevadas encarnadas em micróbios. Isso ou talvez eles tenham, nesse interim, deixado Marte e ido ao plano espiritual ou à outro planeta; ainda não está bem confirmado, de qualquer forma. Está aí no fórum o Botânico para explicar tudo para vocês.
Apáte escreveu:Considero que qualquer um que tenha um cromossomo a mais ou a menos não é humano, e deve ser servido no nosso jantar.
Que elevação ao absurdo! Delineia-se, costumeiramente x fatores para dizer que um ser é humano ou não. Eu simplesmente afirmei que esse não é pela ausência de x fatores e você me acusa de MANIQUEÍSMO ESQUERDISTA???
Impressionante. Especialistas honestos em neurociencia, psicologia e correlatos teriam muito mais cuidado ao fazer certas afirmacoes categoricas que muitos leigos daqui desse forum.
Pessoas que sequer sabem da problematica em torno de estipular um metodo cientifico que avalie se existe ou nao consciencia num individuo fazem afirmacoes a esmo apenas para justificar seus pontos de vista ideologicos.
Chamar suas opinioes de "achismos" e ate suave.
E com base nesses "achismos" eles pretendem estabelecer criterios para matar ou nao-matar outros seres humanos.
"Let 'em all go to hell, except cave 76" ~ Cave 76's national anthem
user f.k.a. Cabeção escreveu: Impressionante. Especialistas honestos em neurociencia, psicologia e correlatos teriam muito mais cuidado ao fazer certas afirmacoes categoricas que muitos leigos daqui desse forum.
Pessoas que sequer sabem da problematica em torno de estipular um metodo cientifico que avalie se existe ou nao consciencia num individuo fazem afirmacoes a esmo apenas para justificar seus pontos de vista ideologicos.
Chamar suas opinioes de "achismos" e ate suave.
E com base nesses "achismos" eles pretendem estabelecer criterios para matar ou nao-matar outros seres humanos.
A mesma técnica de relativização do conceito de consciência dos anti-escolha na questão do aborto.