Pergunta aos espiritas
Pergunta aos espiritas
Qual teria sido o karma da pequena Isabella para merecer uma morte tão cruel, hein?
Que ginástica retórica vocês fariam para explicar tamanha monstruosidade praticada contra a menina?
Que ginástica retórica vocês fariam para explicar tamanha monstruosidade praticada contra a menina?
Editado pela última vez por Wallace em 19 Abr 2008, 20:52, em um total de 1 vez.

- Fedidovisk
Re: Pergunta aos espiritas
Eles falam que existe livre arbítrio, mas ao mesmo tempo dizem que não haverá injustiçados... e toda lógica absurda típica das religiões, que eles em especial dizem não ser uma religião.
Absurda foi as colocações de uns sobre o João Hélio... que ele foi um romano que arrastava pessoas pela biga e toda a lógica espírita!
Pior ainda são os desencarnes coletivos, algo diga-se de passagem, extremamente determinista para não dizer cruel, mas abstenho-me de classificar como cruel já que é relativo, partimos na questão do ponto de vista da DE e portanto mereceram... mas...
Onde fica o livre-arbítrio... e que ciclo vicioso de "violência é esse... não diria violência, mas de ações e reações de karma acumula e paga é esse ?!
Absurda foi as colocações de uns sobre o João Hélio... que ele foi um romano que arrastava pessoas pela biga e toda a lógica espírita!
Pior ainda são os desencarnes coletivos, algo diga-se de passagem, extremamente determinista para não dizer cruel, mas abstenho-me de classificar como cruel já que é relativo, partimos na questão do ponto de vista da DE e portanto mereceram... mas...
Onde fica o livre-arbítrio... e que ciclo vicioso de "violência é esse... não diria violência, mas de ações e reações de karma acumula e paga é esse ?!
- Fernando Silva
- Administrador
- Gênero: Masculino
- Contato:
Wallace escreveu:Qual teria sido o karma da pequena Isabella para merecer uma morte tão cruel, hein?
Que ginástica retórica vocês fariam para explicar tamanha monstruosidade prática contra a menina?
Foi ela que escolheu a vida que teria (antes de reencarnar). Talvez quisesse quitar o carma mais depressa.
Se eu fosse um pai que tivesse sua filha morta desta maneira (não este pai em específico que, se realmente for culpado, provavelmente será trucidado na prisão - merecidamente), e ouvisse as típicas argumentações espíritas, infelizmente teria que abdicar de toda e qualquer razão e moral em minha pessoa. Minha parte babuína certamente tomaria seu lugar. E pobre do animal que estivesse em minha frente falando estas coisas.
docdeoz escreveu:
"Você vai apertando a "coisa" e encontra um livro- "Variedades da Experiência Científica" que que CARL SAGAN afirma que há evidências de uma entidade chamada DEUS...
PASMEM!"
CADÊ O TRECHO? EM QUÊ PÁGINA? DE QUAL EDIÇÃO? EM QUAL CONTEXTO? SUA HONESTIDADE INTELECTUAL É IGUAL A UMA TEMPERATURA DE - 274 GRAUS CENTÍGRADOS, NÃO É MESMO?
"Você vai apertando a "coisa" e encontra um livro- "Variedades da Experiência Científica" que que CARL SAGAN afirma que há evidências de uma entidade chamada DEUS...
PASMEM!"
CADÊ O TRECHO? EM QUÊ PÁGINA? DE QUAL EDIÇÃO? EM QUAL CONTEXTO? SUA HONESTIDADE INTELECTUAL É IGUAL A UMA TEMPERATURA DE - 274 GRAUS CENTÍGRADOS, NÃO É MESMO?
Fedidovisk escreveu:Absurda foi as colocações de uns sobre o João Hélio... que ele foi um romano que arrastava pessoas pela biga e toda a lógica espírita!
Pois é, foi lembrando do que falaram do caso dele que me veio a mente fazer essa pergunta!!!!

Esta pergunta também cabe para adeptos de outras religiões reencarnacionistas: hindus e budistas, por exemplo.
Crie sua camisa com frases ateístas ou de qualquer religião, frases tipo "DARWIN TEM AMA" ou fotos que você quiser, são camisas personalizadas, voce manda fazer a estampa, clique abaixo no link e saiba mais:
http://www.CamisaOnline.com.br/?id=449
http://www.CamisaOnline.com.br/?id=449
Wallace escreveu:Qual teria sido o karma da pequena Isabella para merecer uma morte tão cruel, hein?
Bem... Pergunta cretina mereceria uma resposta cretina.
Seu wall (street?), é só uma questão do que é que nos satisfaz pessoalmente.
1) Para o pessoal cético foi só uma questão de AZAR. Deu azar que o garoto nasceu por conta de um pai meio fora de esquadro, que quando perdia a calma, PERDIA MESMO e casou-se com outra que morreu de ciúmes e esqueceu de cair e aí deu o azar de que um dia juntou dois mais dois...
Se o pessoal cético fica MUITO satisfeito de ter tudo explicado na base do AZAR, quem sou eu, ou o papa ou o Lutero, ou o Maomé, ou o Buda ou sabe lá mais qual teólogo para dizer que eles estão errados?
Gosto não se discute, lamenta-se.
2) Pros cristãos, muçulmanos, e outros por aí que tem alguma crença em alguma coisa além do mundo que se vê, fica tudo por conta da sabedoria de Deus. Deus sabe o que faz e quando lá estivermos cara-a-cara com o Divino então sim saberemos porque isso aconteceu, como se fez a justiça divina, etc etc e etc.
Ficamos aqui e agora sem respostas, mas se isso deixa satisfeitos os cristãos, muçulmanos & Cia Bela, quem sou eu ou o pessoal cético para dizer que estão errados?
3) E pra nós espíritas foi nos dado um vislumbre que implica em uso do livre-arbítrio. Acho que já respondi em outro lugar, seu wall (street?), que o uso do livre-arbítrio CAUSA um DETERMINISMO nesta vida ou em outras futuras. Certo, tenho o livre-arbítrio que não querer esperar um semáforo abrir pois estou com pressa e cruzar o sinal vermelho. Vem outro na embalada, bate bem na porta do condutor, quebra-me em alguns pedaços e lá fico eu tendo de gastar uma nota para indenizar o cara e curtir as seqüelas do problema. E aí vem um wall(street?) para me dizer que isso é injusto, pois onde está o meu livre-arbítrio de surfar na praia agora que fiquei sem uma perna? É por aí o seu raciocínio, ô meu?
Se nós espíritas ficamos satisfeitos com essa explicação que nos dá uma razão de causa e efeito e nos permite entender um mundo aparentemente justo, quem é você, o papa, o Lutero & Cia Bela e mais a comunidade cética para nos dizer que estamos errados?
É isso.
Botanico escreveu:Se nós espíritas ficamos satisfeitos com essa explicação que nos dá uma razão de causa e efeito e nos permite entender um mundo aparentemente justo, quem é você, o papa, o Lutero & Cia Bela e mais a comunidade cética para nos dizer que estamos errados?
Um honesto intelectual não inventa explicações para ficar simlesmente satisfeito. Ele inventa explicações que possuem um excesso de conteúdo corroborado, ou seja, uma previsão testável a partir de suas explicações iniciais. Ou seja, há uma heurística fortemente compromissada como a natureza ao nosso redor: a explica, a prevê, a modifica segundo os preceitos previstos. É assim que transformamos areia em um pentium 4, é assim que transformamos areia em um emissor de laser. Nossas explicações superam a mera subjetividade para "ficarmos satisfeitos". Sim, gosto se lamenta. E muito.
docdeoz escreveu:
PASMEM!"
PASMEM!"
Let me think for a while escreveu:Botanico escreveu:Se nós espíritas ficamos satisfeitos com essa explicação que nos dá uma razão de causa e efeito e nos permite entender um mundo aparentemente justo, quem é você, o papa, o Lutero & Cia Bela e mais a comunidade cética para nos dizer que estamos errados?
Um honesto intelectual não inventa explicações para ficar simlesmente satisfeito. Ele inventa explicações que possuem um excesso de conteúdo corroborado, ou seja, uma previsão testável a partir de suas explicações iniciais. Ou seja, há uma heurística fortemente compromissada como a natureza ao nosso redor: a explica, a prevê, a modifica segundo os preceitos previstos. É assim que transformamos areia em um pentium 4, é assim que transformamos areia em um emissor de laser. Nossas explicações superam a mera subjetividade para "ficarmos satisfeitos". Sim, gosto se lamenta. E muito.
Seu letalgumacoisa, a HONESTIDADE INTELECTUAL não está subordinada ao método científico. Vocês falam todo eufóricos do Kardec, mas as melhores (ou piores segundo o ponto de vista) teses sobre superioridade racial surgiram na comunidade científica. É meu caro. Houve uma época em que a zelites intelectuais emprestaram o peso de seu prestígio na defesa de uma coisa que hoje as mesmas elites dizem ser pseudociência. Cadê a honestidade intelectual? Cadê a infabilidade do método científico?
Há muita coisa que não passa por esse método e nem por isso deixa de ser honesta e ter conseqüências boas. Se houve quem fez e ainda hoje faz mau uso da religião é culpa do usuário ou da coisa? Os intelectuais racistas também fizeram mau uso da Ciência, mas você a invoca para falar do Pentium 4... Mas a coisa errada não deixou de ser errada e nem suas conseqüências viraram nada só por causa do Pentium 4.
Ah! Ao menos nós os espíritas nos saímos melhor com o método científico. Pudemos observar pessoas ditas médiuns que falavam de coisas que o falecido sabia e o médium não tinha como saber. E às vezes coisas que SÓ O FALECIDO SABIA (como o caso de um que morreu na queda em um abismo e seu corpo nunca foi encontrado. Um ano após sua morte, ele informou através de um médium a localização do cadáver). É uma maneira, senão a única no momento, de se provar que há uma continuidade da nossa consciência mesmo sem o corpo físico...
Quanto às suas explicações... quais são mesmo elas para o caso apontado?
Botanico escreveu:Wallace escreveu:Qual teria sido o karma da pequena Isabella para merecer uma morte tão cruel, hein?
Cretina? Só porque esse tipo de pergunta desnuda a imbecilidade dessa doutrina religiosa? E mais, cretino é definido como alguém ou aluma coisa desprovido de inteligência ou estúpida. No contexto não poderia haver coisa mais burra e estúpida do que os Kardecistas justificando o injusticável por meio de falácias utilizando essa doutrina não menos cretina.
Botanico escreveu: 1) Para o pessoal cético foi só uma questão de AZAR. Deu azar que o garoto nasceu por conta de um pai meio fora de esquadro, que quando perdia a calma, PERDIA MESMO e casou-se com outra que morreu de ciúmes e esqueceu de cair e aí deu o azar de que um dia juntou dois mais dois...
Se o pessoal cético fica MUITO satisfeito de ter tudo explicado na base do AZAR, quem sou eu, ou o papa ou o Lutero, ou o Maomé, ou o Buda ou sabe lá mais qual teólogo para dizer que eles estão errados?
Lembro-me de você um dia ter sido um cara menos boçal, apesar de religioso! Pelo menos falando por mim, creio o cético acredite na imbecilidade humana, que haja pessoas com psicopatias, que o ser humano é capaz de qualquer monstruosidade e que tais devam ser julgados pelo seu igual e não numa soposta vida vindora ou numa inteligência superior.
Botanico escreveu:2) Pros cristãos, muçulmanos, e outros por aí que tem alguma crença em alguma coisa além do mundo que se vê, fica tudo por conta da sabedoria de Deus. Deus sabe o que faz e quando lá estivermos cara-a-cara com o Divino então sim saberemos porque isso aconteceu, como se fez a justiça divina, etc etc e etc.
Tal como seu item anterior você não tem a menor idéia do que está falando, ja começo a duvidar que saiba sobre o que está falando no seu próximo item, mas pelo que sei, o Deus cristão não é agente de nada e somente permitiu pelo livre-arbítrio que houvesse tal mazela entre os homens, inclusive conceito roubado pela sua doutrina idiota, só que no cristianismo Deus é quem julga e pune, e na sua doutrina o julgamento não é bem definido quem o faz, se "Deus ou o Capeta".
Botanico escreveu:3) E pra nós espíritas foi nos dado um vislumbre que implica em uso do livre-arbítrio. Acho que já respondi em outro lugar, seu wall (street?), que o uso do livre-arbítrio CAUSA um DETERMINISMO nesta vida ou em outras futuras. Certo, tenho o livre-arbítrio que não querer esperar um semáforo abrir pois estou com pressa e cruzar o sinal vermelho. Vem outro na embalada, bate bem na porta do condutor, quebra-me em alguns pedaços e lá fico eu tendo de gastar uma nota para indenizar o cara e curtir as seqüelas do problema. E aí vem um wall(street?) para me dizer que isso é injusto, pois onde está o meu livre-arbítrio de surfar na praia agora que fiquei sem uma perna? É por aí o seu raciocínio, ô meu?
Se nós espíritas ficamos satisfeitos com essa explicação que nos dá uma razão de causa e efeito e nos permite entender um mundo aparentemente justo, quem é você, o papa, o Lutero & Cia Bela e mais a comunidade cética para nos dizer que estamos errados?
É isso.
De fato vocês espiritas, têm o livre-arbítrio de crer nisso ou em qualquer outra merda, assim como o assassino da pobre menina Isabelle também teve condições de escolha... Com o seu exemplo, que veio muito a calhar, todo o resultado de uma má escolha têm um reflexo que você explicaria imediatamente... Se não esperou o sinal abrir pra você e você se fodeu, bem feito, está todo quebrado, vai ter que indenizar a sua vítima e tal - E ótimo você sabe que errou e está pagando por isso!!!! E a pobre menina, que pela sua doutrina imbecil, nada sabe do que fez numa suposta outra vida para passar pelo que passou? Ou seja, sua doutrina é falha, mentirosa, imbecil e burra! Além de injusta!
Em tempo: Não é a toa que você tem sucitado a ira de foristas com seus posts imbecis e irônicos!

Botanico escreveu:Vocês falam todo eufóricos do Kardec, mas as melhores (ou piores segundo o ponto de vista) teses sobre superioridade racial surgiram na comunidade científica.
Mas, ao contrário de suas doutrinas julgadas como verdades a anteriori, nós corrigimos nossos erros.
Botanico escreveu:Ah! Ao menos nós os espíritas nos saímos melhor com o método científico. Pudemos observar pessoas ditas médiuns que falavam de coisas que o falecido sabia e o médium não tinha como saber. E às vezes coisas que SÓ O FALECIDO SABIA (como o caso de um que morreu na queda em um abismo e seu corpo nunca foi encontrado. Um ano após sua morte, ele informou através de um médium a localização do cadáver). É uma maneira, senão a única no momento, de se provar que há uma continuidade da nossa consciência mesmo sem o corpo físico...
Besteiras anedotas. Na minha frente, nunguém consegue fazer isto.
Botanico escreveu:Quanto às suas explicações... quais são mesmo elas para o caso apontado?
Um ato reptiliano de violência natural no ser humano desequilibrado. A vítima não não tem nenhuma culpa para além do fato de existir e ter a casualidade de vir a existir perto de pessoas desequilibradas que, certamente, pagarão por isto nesta vida.
docdeoz escreveu:
PASMEM!"
PASMEM!"
- Apo
- Gênero: Feminino
Let me think for a while escreveu:Se eu fosse um pai que tivesse sua filha morta desta maneira (não este pai em específico que, se realmente for culpado, provavelmente será trucidado na prisão - merecidamente), e ouvisse as típicas argumentações espíritas, infelizmente teria que abdicar de toda e qualquer razão e moral em minha pessoa. Minha parte babuína certamente tomaria seu lugar. E pobre do animal que estivesse em minha frente falando estas coisas.
2,3 e 4

- Apo
Explicação espírita desesperada: A menina deu azar mesmo por ter sido filha de quem foi.
Pessoal espírita: vocês vão fugir de seguir a doutrina e explicar olho no olho que a menina ( assim como o menino João Hélio e outras milhões de crianças que DEUS manda para a Terra apenas para penar no Inferno absoluto desde que nascem) QUE ELAS MERECERAM???? Que covardia. Assumam.
Pessoal espírita: vocês vão fugir de seguir a doutrina e explicar olho no olho que a menina ( assim como o menino João Hélio e outras milhões de crianças que DEUS manda para a Terra apenas para penar no Inferno absoluto desde que nascem) QUE ELAS MERECERAM???? Que covardia. Assumam.

Botanico escreveu:Wallace escreveu:Qual teria sido o karma da pequena Isabella para merecer uma morte tão cruel, hein?
Wallace escreveu:Cretina? Só porque esse tipo de pergunta desnuda a imbecilidade dessa doutrina religiosa? E mais, cretino é definido como alguém ou aluma coisa desprovido de inteligência ou estúpida. No contexto não poderia haver coisa mais burra e estúpida do que os Kardecistas justificando o injusticável por meio de falácias utilizando essa doutrina não menos cretina.
Por resposta cretina eu diria que "no passado o espírito dela esteve encarnado num cruzado que gostava de jogar heréticos muçulmanos pela janela". E respostas cretinas semelhantes são de todos aqueles que se apressam em dizer que "aconteceu isso, porque no passado fez aquilo". Cada caso é um caso e USUALMENTE não nos é revelado pelos espíritos o passado das pessoas. Isso não costuma acabar bem.
O que a "imbecilidade" desta doutrina religiosa expõe é que há uma causa para o sofrimento pessoal, que está no passado de cada espírito encarnado. Assim então liquida-se "a vontade de Deus" e o "puro azar" dos céticos. Agora você tem uma doutrina melhor que nos deixa mais conformados e me permitiria aceitar o fato como tendo uma causa que satisfaça à justiça? Apresente-a, por favor.
Botanico escreveu: 1) Para o pessoal cético foi só uma questão de AZAR. Deu azar que o garoto nasceu por conta de um pai meio fora de esquadro, que quando perdia a calma, PERDIA MESMO e casou-se com outra que morreu de ciúmes e esqueceu de cair e aí deu o azar de que um dia juntou dois mais dois...
Wallace escreveu:Lembro-me de você um dia ter sido um cara menos boçal, apesar de religioso! Pelo menos falando por mim, creio o cético acredite na imbecilidade humana, que haja pessoas com psicopatias, que o ser humano é capaz de qualquer monstruosidade e que tais devam ser julgados pelo seu igual e não numa soposta vida vindora ou numa inteligência superior.
Ô meu caro! Que "patias" quaisquer explicam o ato cometido, eu entendo. Aliás os Dereitos Omanos acham injusto punir um criminoso, qualquer que seja ele, se não se levar em contar as injustiças sociais, o fato de ter andado descalço na infância, etc e tal. Que devam ser julgados, apesar dos apelos dos Dereitos Omanos, eu não ponho em questão. O problema é que ao longo de toda a vida da Humanidade, sempre houve criminosos e vítimas, as quais nada mais podiam fazer além de esquecer o caso, pois os criminosos estavam acima da justiça humana. E até hoje é assim. Nosso código penal, por exemplo, é uma PIADA. Dá até a impressão de ter sido feito pelos próprios bandidos... e pelo que me disseram foi sim, só que os tais bandidos eram chamados "presos políticos..."
Diante da situação aflitiva de não ver a justiça feita aqui e agora, é que surgem as tais doutrinas tão execradas pela comunidade cética, que se acha no direito de demoli-las, pois não atendem às exigências científicas por ela estabelecidas.
Uma pena.
E quanto a ser boçal e irônico, bem, não sou doce para ninguém gostar de mim. Falo conforme o público e como tenho visto que vários dos integrantes da comunidade cética costumam ser também boçais e irônicos, então desço ao nível deles para lhes falar à altura.
Botanico escreveu:2) Pros cristãos, muçulmanos, e outros por aí que tem alguma crença em alguma coisa além do mundo que se vê, fica tudo por conta da sabedoria de Deus. Deus sabe o que faz e quando lá estivermos cara-a-cara com o Divino então sim saberemos porque isso aconteceu, como se fez a justiça divina, etc etc e etc.
Wallace escreveu:Tal como seu item anterior você não tem a menor idéia do que está falando, ja começo a duvidar que saiba sobre o que está falando no seu próximo item, mas pelo que sei, o Deus cristão não é agente de nada e somente permitiu pelo livre-arbítrio que houvesse tal mazela entre os homens, inclusive conceito roubado pela sua doutrina idiota, só que no cristianismo Deus é quem julga e pune, e na sua doutrina o julgamento não é bem definido quem o faz, se "Deus ou o Capeta".
O Deus dos cristãos JULGA E PUNE? Os únicos a serem submetidos ao julgamento neste caso é se tiverem sido heréticos durante a vida, sem nunca ter ouvido falar do cara ou se professaram outra fé que não o Cristianismo, ou seja, que não aceitaram ao Cristo como seu Salvador. Aí sim Deus vai julgar e punir. Mas se o cara está dentro do Cristianismo, então está salvo pela fé. Perguntei a um cristão o que aconteceria se Hitler houvesse se arrependido de seus pecados, houvesse convertido e aceito Cristo como seu Salvador pouco antes de morrer. Ele me disse que ele SE SALVARIA e iria pro Céu feito anjinho.
Cadê o julgamento e a punição, meu caro?
Se for o catolicismo, aí ele teria de passar uma LOOOOONGA temporada no purgatório, mas no caso dos protestantes, não teria de fazer essa escala.
Nessa questão de justiça pela fé cristã e outras assemelhadas, há tantas possibilidades de escape quanto os habeas-corpus, pedidos de vista, recursos, liminares, dereitos omanos & Cia Bela que os nossos advogados usam para garantir impunidade aos seus clientes.
Botanico escreveu:3) E pra nós espíritas foi nos dado um vislumbre que implica em uso do livre-arbítrio. Acho que já respondi em outro lugar, seu wall (street?), que o uso do livre-arbítrio CAUSA um DETERMINISMO nesta vida ou em outras futuras. Certo, tenho o livre-arbítrio que não querer esperar um semáforo abrir pois estou com pressa e cruzar o sinal vermelho. Vem outro na embalada, bate bem na porta do condutor, quebra-me em alguns pedaços e lá fico eu tendo de gastar uma nota para indenizar o cara e curtir as seqüelas do problema. E aí vem um wall(street?) para me dizer que isso é injusto, pois onde está o meu livre-arbítrio de surfar na praia agora que fiquei sem uma perna? É por aí o seu raciocínio, ô meu?
É isso.
Wallace escreveu:De fato vocês espiritas, têm o livre-arbítrio de crer nisso ou em qualquer outra merda, assim como o assassino da pobre menina Isabelle também teve condições de escolha... Com o seu exemplo, que veio muito a calhar, todo o resultado de uma má escolha têm um reflexo que você explicaria imediatamente... Se não esperou o sinal abrir pra você e você se fodeu, bem feito, está todo quebrado, vai ter que indenizar a sua vítima e tal - E ótimo você sabe que errou e está pagando por isso!!!! E a pobre menina, que pela sua doutrina imbecil, nada sabe do que fez numa suposta outra vida para passar pelo que passou? Ou seja, sua doutrina é falha, mentirosa, imbecil e burra! Além de injusta!
Parece que o seu problema se resume na inconsciência: se não se sabe o motivo, é injusto sofrer por conta disso.
Bem, a doutrina imbecil e burra na sua opinião entende que a vida encarnada é um processo de APRENDIZADO E EVOLUÇÃO DO ESPÍRITO, ou seja, é como uma escola, onde a cada ano o aluno aprende mais e mais para se formar um cidadão habilitado a ingressar profissionalmente na vida adulta (é claro que eu não estou falando das escolas públicas brasileiras, com a tal orientação pedagógica que determina a aprovação por decreto...). Muito que bem, o aluno aprendeu direito? Então passa de ano. Não aprendeu? Repete. Ajudou colegas, foi simpático e gentil? Boa, fez mais amigos. Brigou, bateu em colegas, foi estúpido e grosseiro? Pior para ele: fez mais inimigos. O exemplo não é perfeito, mas assim são as sucessivas reencarnações e o que o espírito faz em cada uma delas.
O fundamental é que ele ESQUEÇA o seu passado ao iniciar cada vida. Ele traz consigo a intuição de seus aprendizados, que afloram na vida presente. A suposta injustiça de não se lembrar de seus atos passados e ter de enfrentar suas conseqüências, é explicada pela necessidade de evolução na vida presente. Se antigos inimigos se reencontram numa mesma família, eles têm mais chance de se acertarem se não se lembrarem de suas antigas intrigas. Tente imaginar o contrário. Aquele que vai ter de passar por um momento difícil, como uma morte sofrida, como será sua vida se desde o início souber disso? Levará uma vida tranquila e esperançosa? Ou ficará sempre na angústia pelo momento ruim em futuro próximo?
Mesmo assim o sistema não funciona à perfeição. Vamos IMAGINAR que a Isabella aí reencarnou pela ação de uma mãe que só assumiu o compromisso de trazê-la ao mundo, mas seu pai e a madrasta tinham sido antigos desafetos, que levaram a pior noutra vida. A proposta seria de eles se reencontrarem e tentarem acertar suas diferenças. Caso tivessem conseguido, ótimo. Mas infelizmente não conseguiram. Os antigos desafetos preferiram a vingança. É o uso do livre-arbítrio, meu caro. Ambos estavam perfeitamente conscientes do que faziam, caso realmente tenham sido eles os criminosos (ao menos os apelos dos advogados para a ação de uma terceira, quarta, quinta pessoas não encontrou o menor respaldo na perícia).
Wallace escreveu:Em tempo: Não é a toa que você tem sucitado a ira de foristas com seus posts imbecis e irônicos!
Os foristas podem ficar irados comigo o quanto quiserem. O que eu e nem eles podem fazer é violar as regras do fórum.
Botanico escreveu:Vocês falam todo eufóricos do Kardec, mas as melhores (ou piores segundo o ponto de vista) teses sobre superioridade racial surgiram na comunidade científica.
Let me think for a while escreveu:Mas, ao contrário de suas doutrinas julgadas como verdades a anteriori, nós corrigimos nossos erros.
Ih, meu caro, mas no Espiritismo não temos verdades anteriores. Não nos dizemos donos da verdade. Recebemos ensinamentos dos espíritos, QUE SÃO APENAS HUMANOS SEM CORPO FÍSICO, MAS COM AS MESMAS LIMITAÇÕES INTELECTUAIS E MORAIS. Sendo assim, temos de corrigir os erros que surgem entre nós. Ao contrário dá fé cristã, no Espiritismo não temos profetas divinamente inspirados.
Botanico escreveu:Ah! Ao menos nós os espíritas nos saímos melhor com o método científico. Pudemos observar pessoas ditas médiuns que falavam de coisas que o falecido sabia e o médium não tinha como saber. E às vezes coisas que SÓ O FALECIDO SABIA (como o caso de um que morreu na queda em um abismo e seu corpo nunca foi encontrado. Um ano após sua morte, ele informou através de um médium a localização do cadáver). É uma maneira, senão a única no momento, de se provar que há uma continuidade da nossa consciência mesmo sem o corpo físico...
Let me think for a while escreveu:Besteiras anedotas. Na minha frente, nunguém consegue fazer isto.
Nem na minha... vou ter que colher um caso assim de passagem. Esse é o problema das provas mediúnicas: elas não são garantidas de serem produzidas à vontade. É preciso colhê-las de passagem. A única coisa que a fé cética pode dizer é o que você disse: _ são anedotas. Mas e daí? Os crentes céticos também aceitam QUALQUER ANEDOTA, deste que ela confirme a fé cética. Toma lá e dá cá em termos de anedota.
Exceto que no nosso caso, gente NÃO-ESPÍRITA, que exercia profissão de caráter científico e até entrou nessa exatamente para provar a fraudulência de tudo, acabou confirmando as ditas anedotas. Coisa que não se viu entre a comunidade cética, até porque os céticos nunca fizeram experimentos para provar seu ponto de vista.
Botanico escreveu:Quanto às suas explicações... quais são mesmo elas para o caso apontado?
Let me think for a while escreveu:Um ato reptiliano de violência natural no ser humano desequilibrado. A vítima não não tem nenhuma culpa para além do fato de existir e ter a casualidade de vir a existir perto de pessoas desequilibradas que, certamente, pagarão por isto nesta vida.
Ato reptiliano... é, lá no Pará e Amazonas, há alguns fazendeiros que adotaram o ato reptiliano de contratar jagunços, com ordem de atirar em qualquer animal de duas pernas que use boné vermelho na cabeça... Já uma outra fazendeira (que já apareceu duas vezes, teve sua casa incendiada, as mudas roubadas... e algum dia a governadora (do PT) vai mandar a polícia tomar uma providência... que se resumirá na saída pacífica dos invasores, pois eles não pessoas pacíficas, que nunca cometem atos de violência.
Bem, só que o problema permanece: o "ser humano desequilibrado" explica o ato, mas se tudo acaba aí, então é como eu disse da explicação cética: tudo se resume a um AZAR.
Ah! E estou rindo à toa da sua confiança de que essas pessoas desequilibradas CERTAMENTE pagarão por isso nesta vida...
Apo escreveu:Explicação espírita desesperada: A menina deu azar mesmo por ter sido filha de quem foi.
Apô,
A explicação do puro AZAR é dos CÉTICOS e não dos espíritas.
E fato é que as crianças que você mencionou (e não apenas elas) penam no tal inferno absoluto INDEPENDENTE de qualquer doutrina que se apresente para explicar o fato. Pela DE, DEUS NÃO MANDA NADA: ele só dá a oportunidade de quem tem culpa no cartório de nascer e tentar consertar seu problema da melhor ou pior maneira possível.
Que mereceram o que passaram não há menor dúvida pela DE, agora se é covardia, então que me dê você uma doutrina melhor e mais consoladora e cientificamente verificável que torne todo esse inferno absoluto uma coisa sensata e lógica.
Vá em frente.
- Apo
Botanico escreveu:Apo escreveu:Explicação espírita desesperada: A menina deu azar mesmo por ter sido filha de quem foi.
Apô,
E fato é que as crianças que você mencionou (e não apenas elas) penam no tal inferno absoluto INDEPENDENTE de qualquer doutrina que se apresente para explicar o fato. Pela DE, DEUS NÃO MANDA NADA: ele só dá a oportunidade de quem tem culpa no cartório de nascer e tentar consertar seu problema da melhor ou pior maneira possível.
Que mereceram o que passaram não há menor dúvida pela DE, agora se é covardia, então que me dê você uma doutrina melhor e mais consoladora e cientificamente verificável que torne todo esse inferno absoluto uma coisa sensata e lógica.
Vá em frente.
Veja bem, Botânico: não é dos céticos, não. Eles estão a ironizar a única explicação viável dos crentes para tais desgraças abomináveis, de tal forma que Deus não saia culpado desta.
Sempre que crentes ou teístas se vêem nesta situação em que não há como manter sua teoria acerca da bondade, misericórdia e justiça e amor incondicional divinos, acionam uma droga de interruptor que o exime de responsabilidade ou ainda o eleva a um patamar não racionalmente compreensível para nós, seus pobres e limitados filhos. Só pode ser obra do azar, e não uma bênção.
Se você acha que deve se consolar com uma doutrina que apenas dá um jeito de safar Deus de suas responsabilidades como criador, vá em frente também. Cada um veste a venda que lhe serve...se quiser.
Mas que é nauseante ouvir falar que estas crianças ( anjinhos...) mereceram, isto é. Mais um motivo para desprezar a DE.
Abraços.

Botanico, não adianta. Chegamos sempre na mesma: precisas de um aconchego subjetivo para dar sentido às vicissitudes da vida. Eu não. Daí, evidentemente, só ficaremos no embate metafísico, uma vez que precisas de maiores informações dos espíritos para entender porque uma menina foi assassinada, o que certamente não tens, e eu precisaria de uma explicação que te confortasse, o que certamente não será possível. Eu me contento com a bestialidade humana fruto da natureza, você só se contenta com a explicação metafísica forçada. Para mim o evento não tem um significado maior que ele mesmo, para você faz parte de uma história de reencarnações. Independentemente do que venha a aconter como o assassino, a culpa será somente do homem presente. Do homem que não soube julgar, do homem que não soube avaliar, do homem que não acredita na justiça e navega conforme a maré. Mas sempre ele: o homem presente. E espero que não me venhas com aquela de que esta é minha conjetura, de que também estou sendo subjetivo. Quem afirma que existe algo além do homem presente é você, não? Conheces muito bem as falácias argumentativas.
docdeoz escreveu:
PASMEM!"
PASMEM!"
então que me dê você uma doutrina melhor e mais consoladora e cientificamente verificável que torne todo esse inferno absoluto uma coisa sensata e lógica.
Está vendo? Você precisa de consolo...
docdeoz escreveu:
PASMEM!"
PASMEM!"
- Apo
Let me think for a while escreveu:então que me dê você uma doutrina melhor e mais consoladora e cientificamente verificável que torne todo esse inferno absoluto uma coisa sensata e lógica.
Sim, e eles não negam isto. O video vivia apelando para o dualismo arbitrário que cabe a nós escolher se queremos sofrer mesmo ou se preferimos nos enganar com a bengala de vidro da DE. Espíritas escolhem a bengala assumidamente. Melhor para eles.

Apo escreveu:Botanico escreveu:Apo escreveu:Explicação espírita desesperada: A menina deu azar mesmo por ter sido filha de quem foi.
Apô,
Vá em frente.
Veja bem, Botânico: não é dos céticos, não. Eles estão a ironizar a única explicação viável dos crentes para tais desgraças abomináveis, de tal forma que Deus não saia culpado desta.
Sempre que crentes ou teístas se vêem nesta situação em que não há como manter sua teoria acerca da bondade, misericórdia e justiça e amor incondicional divinos, acionam uma droga de interruptor que o exime de responsabilidade ou ainda o eleva a um patamar não racionalmente compreensível para nós, seus pobres e limitados filhos. Só pode ser obra do azar, e não uma bênção.
Se você acha que deve se consolar com uma doutrina que apenas dá um jeito de safar Deus de suas responsabilidades como criador, vá em frente também. Cada um veste a venda que lhe serve...se quiser.
Mas que é nauseante ouvir falar que estas crianças ( anjinhos...) mereceram, isto é. Mais um motivo para desprezar a DE.
Abraços.
Apô
O problema aí com Deus é que NÓS FAZEMOS DEUS À NOSSA IMAGEM E SEMELHANÇA. Tentamos conceber uma entidade que seja a causa primária de tudo. Alguns povos fizeram deuses guerreiros entre si e o mais bem dotado, que reunia em si poder e sabedoria (embora não necessariamente bondade) ficava por cima da carne seca. Vai fazer o que? Essa é uma idéia que vem acompanhando a Humanidade desde quando ela começou a pensar. Desconhece-se a existência de algum povo que tenha sido plenamente ateu. Nem com toda a lógica e racionalidade justificadas, os regimes socialistas não conseguiram abolir a idéia de Deus entre seus governados.
Pois bem, somos aqui os herdeiros de um povo monoteísta e daí surgiu a tal religião cristã, que é triteísta embora não queira admitir, mas que propõe a existência de um Deus que seja supremamente bom. E aí vem o problema de se encaixar esse Deus no mundo com a situação ruim de sempre. Como fazer de um Deus bom que seja ao mesmo tempo omisso com a situação ruim? Vem aí as teses de que Deus "está dando tempo para que fique provado que o homem não é capaz de governar a si próprio e está tirando do Diabo a desculpa que não houve tempo para provar seu ponto de vista, etc e tal... Mas como você disse, não há lógica nisso.
A DE pode ser "nauseante" para você, mas eu não conheço outra melhor, ou pelo menos até agora não me apresentaram nenhuma que resolvesse a maior parte das questões levantadas. Se é assim, fazer o que?
Let me think for a while escreveu:Botanico, não adianta. Chegamos sempre na mesma: precisas de um aconchego subjetivo para dar sentido às vicissitudes da vida. Eu não. Daí, evidentemente, só ficaremos no embate metafísico, uma vez que precisas de maiores informações dos espíritos para entender porque uma menina foi assassinada, o que certamente não tens, e eu precisaria de uma explicação que te confortasse, o que certamente não será possível. Eu me contento com a bestialidade humana fruto da natureza, você só se contenta com a explicação metafísica forçada. Para mim o evento não tem um significado maior que ele mesmo, para você faz parte de uma história de reencarnações. Independentemente do que venha a aconter como o assassino, a culpa será somente do homem presente. Do homem que não soube julgar, do homem que não soube avaliar, do homem que não acredita na justiça e navega conforme a maré. Mas sempre ele: o homem presente. E espero que não me venhas com aquela de que esta é minha conjetura, de que também estou sendo subjetivo. Quem afirma que existe algo além do homem presente é você, não? Conheces muito bem as falácias argumentativas.
Mas meu letalgumacoisa,
É pecado, é problema, é sinal de fraqueza precisar ou ter necessidade de aconchego ou como queira chamar a nossa necessidade de ter algum sentido na vida? Os sábios céticos querem entender que sim. Mas isso é problema deles, pois tendo essa minha necessidade satisfeita, pouco me lixo para a opinião de los otros.
Quanto a falácias argumentativas, ora, eu já as tenho visto tanto entre a comunidade cética. A mais engraçadas são aquelas como as de Gustave Le Bon, que escreveu todo um livro para mostrar que os sábios podiam falhar no raciocínio. O que explicaria por que um cientista do calibre de William Crookes se deixou levar por essa questão de Espiritualismo. E como prova disso, citou o jornalista Jules Bois, que disse ter sido amante da médium Florence Cook e que esta lhe revelou os truques BOBOS E INFANTIS com os quais enganou o sábio cientista. Parece que Le Bon no fim caiu na sua própria argumentação. Afinal ele punha em dúvida a capacidade de Crookes em se deixar enganar... Ah! Mas ele, Le Bon, não se deixou enganar por um jornalista que apenas dizia (sem nunca ter provado) que foi amante da médium e que até testara os truques bobos e infantis, mas NUNCA os apresentou, nem disse quais eram. E o sábio cético não achou falta alguma nisso.
Se os céticos só me apresentam outras falácias argumentativas para refutar supostas falácias argumentativas, então é trocar seis por meia-dúzia.
Estás em boa medida certo, Botanico. Porém, evidentemente, as falhas de raciocínio são assintoticamente eliminadas com o tempo e a boa vontade. Mas, como já dito, existe uma postura epistemológica mutuamente excludente entre a gente. Você trabalha pelo conforto espiritual, eu trabalho pela verdade assintótica onde o conforto é desejável, mas não o objetivo precípuo.
docdeoz escreveu:
PASMEM!"
PASMEM!"
- Apo
Apo escreveu:Botanico escreveu:Apo escreveu:Explicação espírita desesperada: A menina deu azar mesmo por ter sido filha de quem foi.
- Consertar sendo torturado e jogado pela janela? Quem sabe pelos próprios pais ( a quem Deus manda amar e respeitar)?
- Se Deus é todo poderoso e não manda, quem manda então?
E não venha com este papo de oportunidade...o cara é um sádico.
Apô
O problema aí com Deus é que NÓS FAZEMOS DEUS À NOSSA IMAGEM E SEMELHANÇA.
Sim. E que cara ele teria se não fosse a nossa? Não conhecemos outra e ainda nos achamos o centro de tudo. A prova disto é o egocentrismo e a prepotência de cada uma das religiões e crenças ao redor do mundo e através dos tempos, que se fazem de bonzinhos e matam usando seus deuses como bode.
Tentamos conceber uma entidade que seja a causa primária de tudo. Alguns povos fizeram deuses guerreiros entre si e o mais bem dotado, que reunia em si poder e sabedoria (embora não necessariamente bondade) ficava por cima da carne seca. Vai fazer o que? Essa é uma idéia que vem acompanhando a Humanidade desde quando ela começou a pensar.
Eu não faço nada, não penso desta forma e esta fatalidade acerca do pensamento humano como um todo não diz respeito à quem raciocina e assume sua vida sem precisar se esconder atrás de crendices e insanidades ( como ritualizar gente e bichos por uma suposta necessidade que seus deuses malucos teriam de receber algo de "presente" - desde que não sejam eles mesmos, covardes FDP).
Não coloque toda a humanidade dentro deste balaio podre de gatos, que isto é uma afronta aos bons de coração.
Além do mais, não sei como isto tudo pode justificar sua crença na DE. É só porque os homens são assim "criativos" que você resolveu aderir a alguma doutrina também? Que fraqueza de espírito....
Desconhece-se a existência de algum povo que tenha sido plenamente ateu. Nem com toda a lógica e racionalidade justificadas, os regimes socialistas não conseguiram abolir a idéia de Deus entre seus governados.
Irrelevante como justificativa final. Comunista ou capitalista ou vegan, ninguém precisa misturar ideologia política com deuses e demônios.
Pois bem, somos aqui os herdeiros de um povo monoteísta e daí surgiu a tal religião cristã, que é triteísta embora não queira admitir, mas que propõe a existência de um Deus que seja supremamente bom. E aí vem o problema de se encaixar esse Deus no mundo com a situação ruim de sempre. Como fazer de um Deus bom que seja ao mesmo tempo omisso com a situação ruim? Vem aí as teses de que Deus "está dando tempo para que fique provado que o homem não é capaz de governar a si próprio e está tirando do Diabo a desculpa que não houve tempo para provar seu ponto de vista, etc e tal... Mas como você disse, não há lógica nisso.
É. Não há lógica. Só uma necessidade emocional imatura: criar amigos e inimigos imaginários, assim como regras e auto- punição ( isto quando somos criados num ambiente propício ao medo e à culpa por não saber todas as respostas.
[/quote]A DE pode ser "nauseante" para você, mas eu não conheço outra melhor, ou pelo menos até agora não me apresentaram nenhuma que resolvesse a maior parte das questões levantadas. Se é assim, fazer o que
Ou seja, você concorda que antes mal acompanhado do que só. Antes fazer de conta, do que enfrentar a verdade: nada somos, não sabemos porque e nem de onde viemos. Melhor colocar a culpa das dores de cada um neles mesmos, já que se acreditamos e propagamos da onipotência e da bondade absoluta de Deus, não haveria sentido em imaginarmos que ele fosse o responsável pelo bem e pelo mal de forma premeditada. Como tememos questioná-lo neste dogma máximo, é prudente não pagar para ver.
Não sabemos para quê estamos e nem para onde vamos. Então, é melhor inventar qualquer estorinha e fazer o possível para arrebanhar o maior número possível de trouxas que acreditem nestas bobagens. Assim ( e só assim) não não sentimos tão desgarrados, desgraçados e tão sós. Tá certo.
Parabéns.

Let me think for a while escreveu:Estás em boa medida certo, Botanico. Porém, evidentemente, as falhas de raciocínio são assintoticamente eliminadas com o tempo e a boa vontade. Mas, como já dito, existe uma postura epistemológica mutuamente excludente entre a gente. Você trabalha pelo conforto espiritual, eu trabalho pela verdade assintótica onde o conforto é desejável, mas não o objetivo precípuo.
É... mas até hoje não me consta que tenham sido eliminadas as supostas falhas de raciocínio dos pesquisadores mediúnicos senão pela introdução de novas falhas de raciocínio pelos que se apresentam como eliminadores das supostas falhas.