Deus

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
APODman

Re: Deus

Mensagem por APODman »

Márcio escreveu:
emmmcri escreveu:
Joe escreveu:Emmmcri,

Ateu se torna por uma conclusão racional e não porque deseja ser um. Isso se chega com base em pensamentos, estudos e não por refutar uma experiência subjetiva como as suas citadas no texto.

Eu querer ser ateu ??????????????
"Joe eu já fui um ateu "racional".

E o que exatamente te tornou um teísta ''irracional''? :emoticon16:

Brincadeira Edson!

Mas fiquei curioso àcerca das suas experiências pessoais com deus.

Eu acho que inclusive o relato destas expriências é fundamental para continuidade do debate afinal a cada argumento colocado por nós o Emmcri replica que "suas experiências dizem o contrário".

Sendo este seu único argumento deveria descreve-los mais detalhadamente para que possamos analiza-lo.

[ ]´s
You wanna fuck with me? Okay. You wanna play rough? Okay. Say hello to my little friend!
Tony Montana

Mantra diário dos Criacionistas:
"Que mal poderia haver se um homem dissesse uma grande mentira para o bem e para a igreja Cristã... uma mentira sem necessidade, uma mentira útil, tais mentiras não seriam contra Deus, ele as aceitaria."
Martinho Lutero
-----//-----
Imagem

emmmcri
Gênero: Masculino

Mensagem por emmmcri »

APODman escreveu:
Márcio escreveu:
emmmcri escreveu:
Joe escreveu:Emmmcri,

Ateu se torna por uma conclusão racional e não porque deseja ser um. Isso se chega com base em pensamentos, estudos e não por refutar uma experiência subjetiva como as suas citadas no texto.

Eu querer ser ateu ??????????????
"Joe eu já fui um ateu "racional".

E o que exatamente te tornou um teísta ''irracional''? :emoticon16:

Brincadeira Edson!

Mas fiquei curioso àcerca das suas experiências pessoais com deus.

Eu acho que inclusive o relato destas expriências é fundamental para continuidade do debate afinal a cada argumento colocado por nós o Emmcri replica que "suas experiências dizem o contrário".

Sendo este seu único argumento deveria descreve-los mais detalhadamente para que possamos analiza-lo.

[ ]´s

Certo pessoal, na verdade não tem mais sentido continuar sem relatar minhas experiências, afinal elas são
o meu melhor argumento.
Abraços
"Assombra-me o universo e eu crer procuro em vão, que haja um tal relógio e um relojoeiro não.
VOLTAIRE

Porque tanto se orgulhar de nossos conhecimentos se os instrumentos para alcançá-los e objetivá-los são limitados e parciais ?
A Guerra faz de heróis corajosos assassinos covardes e de assassinos covardes heróis corajosos .
No fim ela mostra o que somos , apenas medíocres humanos.

Imagem

Fenrir

Mensagem por Fenrir »

A mente humana é poderosa. Basta saber o que cria a imaginação de um esquizofrênico (já viu "uma mente brilhante"?) ou de um autista.

Não estou sugerindo que você é esquizofrênico ou autista, note bem.
Apenas dei exemplos extremos de "realidades" que a mente humana pode criar.

Em quais bases você julga que o que experimentou vem mesmo de um Deus e que este Deus é o Deus cristão? (note que são duas pergntas e não só uma!)
Como saber que a experiência que passou não foi uma criação de sua psique?

Mesmo que não fosse uma criação sua, como transferir na íntegra esta experiência, que é pessoal e subjetiva para outrem? Através de palavras ou testemunhos? Impossível!
"Man is the measure of all gods"
(Fenrígoras, o sofista pós-socrático)

"The things are what they are and are not what they are not"

"As mentes mentem"
(Fenrir, o mentiroso)

emmmcri

Mensagem por emmmcri »

Fenrir escreveu:A mente humana é poderosa. Basta saber o que cria a imaginação de um esquizofrênico (já viu "uma mente brilhante"?) ou de um autista.

Não estou sugerindo que você é esquizofrênico ou autista, note bem.
Apenas dei exemplos extremos de "realidades" que a mente humana pode criar.

Em quais bases você julga que o que experimentou vem mesmo de um Deus e que este Deus é o Deus cristão? (note que são duas pergntas e não só uma!)
Como saber que a experiência que passou não foi uma criação de sua psique?

Mesmo que não fosse uma criação sua, como transferir na íntegra esta experiência, que é pessoal e subjetiva para outrem? Através de palavras ou testemunhos? Impossível!

O que experimentei tem base Bíblica, é sempre respaudado na Bíblia.
O Deus a quem entreguei a minha existência é o Deus Bíblico, isso me faz ter a certeza que é dele que vêm tais prodígios/experiências/respostas, dificil acreditar que seja um deus sacana me enganando.
Quando defendo minha fé contando experiências, tenho a intensão de mostrar o outro lado da pedra para amigos ateus e céticos, não de tranferir na íntegra estas esperiências, o que seria mesmo impossível.
Abraços.
Abraços
"Assombra-me o universo e eu crer procuro em vão, que haja um tal relógio e um relojoeiro não.
VOLTAIRE

Porque tanto se orgulhar de nossos conhecimentos se os instrumentos para alcançá-los e objetivá-los são limitados e parciais ?
A Guerra faz de heróis corajosos assassinos covardes e de assassinos covardes heróis corajosos .

Imagem

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

emmmcri escreveu:O que experimentei tem base Bíblica, é sempre respaudado na Bíblia.

Os fiéis de outras religiões poderiam dizer o mesmo. Seria sua palavra contra a deles.
emmmcri escreveu:O Deus a quem entreguei a minha existência é o Deus Bíblico, isso me faz ter a certeza que é dele que vêm tais prodígios/experiências/respostas, dificil acreditar que seja um deus sacana me enganando.

Apesar disto, pode ser que um deus sacana esteja lhe enganando.

emmmcri

Mensagem por emmmcri »

Fernando Silva escreveu:
emmmcri escreveu:O que experimentei tem base Bíblica, é sempre respaudado na Bíblia.

Os fiéis de outras religiões poderiam dizer o mesmo. Seria sua palavra contra a deles.
emmmcri escreveu:O Deus a quem entreguei a minha existência é o Deus Bíblico, isso me faz ter a certeza que é dele que vêm tais prodígios/experiências/respostas, dificil acreditar que seja um deus sacana me enganando.

Apesar disto, pode ser que um deus sacana esteja lhe enganando.

Os fiés de outras religiões com livro sagrado que você esta se referindo ?
Eles têm experiências de milagres,comunicação,etc...com seus Deuses , é isso que você está afirmando ?
Abraços.
VOLTAIRE

Imagem

Fernando Silva
Administrador
Contato:

emmmcri escreveu:Os fiés de outras religiões com livro sagrado que você esta se referindo ?
Eles têm experiências de milagres,comunicação,etc...com seus Deuses , é isso que você está afirmando ?
Abraços.

As outras religiões também têm milagres, experiências místicas, contactos com Deus etc.
Não há novidade no cristianismo.
E não vejo diferença entre uma pessoa estrebuchando no terreiro de macumba e uma pessoa estrebuchando no chão da igreja.
"Receber o santo" e "repousar no Espírito" é a mesma coisa para mim.
São os crentes que atribuem todas as outras manifestações ao Diabo e apenas a deles a Deus.

emmmcri

Mensagem por emmmcri »

Fernando Silva escreveu:
emmmcri escreveu:Os fiés de outras religiões com livro sagrado que você esta se referindo ?
Abraços.

As outras religiões também têm milagres, experiências místicas, contactos com Deus etc.
Não há novidade no cristianismo.
E não vejo diferença entre uma pessoa estrebuchando no terreiro de macumba e uma pessoa estrebuchando no chão da igreja.
"Receber o santo" e "repousar no Espírito" é a mesma coisa para mim.
São os crentes que atribuem todas as outras manifestações ao Diabo e apenas a deles a Deus.

Repito a pergunta:
Religiões com um livro sagrado de um Deus que diz ser Deus , o Deus.
VOLTAIRE

Imagem

Lúcifer
Contato:

Mensagem por Lúcifer »

Cri-cri, embora eu respeite as suas argumentações, colocar o seu gosto por deus em um fórum ateísta é até engraçado.

Agora, você disse que teve muitas experiências com deus e é por isso que você crê nele. Tá, eu também tive muitas experiências com "ele", e posso lhe dizer que, com as minhas experiências, "ele" não passa de um sacana que só lhe "ajuda" mediante a vontade de um tirano que quer escravizá-lo para que você o sirva eternamente. Ele pode até te ajudar, mas o preço é alto e nunca é do jeito que você quer ou espera. E, em sua maioria das vezes, a ajuda dele causa mais dor e desespero do que sem a ajuda. É por isso que meu voltei para o lado de Lúcifer. Pelo menos se ele me sacanear, vai ser por uma entidade que é mais honesta que deus só pelo mérito de ele ser sacana assumido e não um pseudo-libertador que só te fode no final.

Agora, se nenhuma das duas entidades existirem, foda-se. Pelo menos eu vou viver a minha vida do jeito que eu quero e não pelo pretexto de nenhum ente imaginário.

Abraços.
Imagem

Joe

Mensagem por Joe »

A criação de Deus

Desejo, necessidade, carência, emoções, sentimento, prazer e dor. Essas são as forças que comandam o ser humano. Elas originaram todas as criações humanas. Não importa o quão importantes ou insignificantes tenham sido essas realizações. Que necessidades e sentimentos deram origem às religiões? Várias emoções deram origem às crenças religiosas. Sem dúvida, o medo foi a emoção que mais provocou esses sentimentos no homem primitivo.

Medo da fome, de animais, de doenças, da morte e mais uma infinidade. Como o conceito de causa e efeito era mal desenvolvido nesses seres primitivos, eles atribuíam causas sobrenaturais a todos os fenômenos naturais. Como o ser humano era capaz de manipular a matéria e criar artefatos, ele calculou que o mundo era uma espécie de artefato criado por um outro ser ou seres maiores que ele, mas análogo a si próprio. E atribuiu as desgraças e felicidades que lhes aconteciam a esses seres.

Assim, explicavam os acontecimentos recorrendo a causas sobrenaturais. Tudo era explicado através de lendas e mitos. Pois tudo era causado por deuses ou demônios. Não existiam causas naturais em suas concepções. Se tinham um ferimento ou uma moléstia qualquer, não procuravam uma causa natural para os mesmos, já sabiam as causas. Os deuses ou demônios tinham sido contrariados de algum modo. A única maneira de acabar com o sofrimento era através de súplicas a esses seres sobrenaturais. Às vezes, esses deuses ou demônios exigiam sacrifícios.

E os primitivos não hesitavam em obedecer. O conceito de deuses e demônios evoluiu com o tempo, mas, no entanto, a idéia central foi passada de geração em geração. Tanto que ninguém nunca questionou ou questiona até hoje essas idéias. Idéias desenvolvidas pelo homem primitivo. Geradas principalmente pelo medo.

Logo alguns perceberam que esses deuses e demônios podiam ser usados de modo lucrativo. Através deles o povo podia ser levado à obediência. Mães e pais começaram a propagar esse tipo de crença e a gerar demônios aos montes, afinal, é mais fácil controlar uma criança pelo medo do que pela razão. Tanto que, até hoje, existem mais demônios que deuses. A criança ficava mais fácil de ser manipulada se tivesse medo do bicho papão e de todos os tipos de monstros que pudessem imaginar.

Cedo surgiu uma classe de pessoas que se diziam mediadoras entre demônios e deuses e o povo. Diziam que tinham poderes especiais para aplacar a ira desses seres terríveis. Deu-se inicio aos rituais. Assim surgiu provavelmente a mágica, pois o povo precisa de um espetáculo para acreditar que alguém tem poderes especiais. E o que era uma simples mágica se tornava milagres incríveis para o cidadão comum, e dado o desejo de impressionar que motiva a maioria dos humanos, esses truques se tornavam milagres cada vez maiores de geração em geração. Nunca subestime o poder de exagerar do ser humano.

Lógico que toda tribo, todo povo, tinha um líder ou líderes. E esses líderes logo perceberam que o poder que os mediadores entre o natural e o sobrenatural tinham sobre o povo podia lhes ser muito útil. Os líderes tinham o poder da força. Podiam obrigar o povo a fazer o que quisessem. No entanto, nenhum líder quer um cidadão rebelde. Quanto mais mansos, melhores. Ao menos, mansos em relação ao líder. Seria muito mais fácil para eles que os cidadãos aceitassem obedecer de livre e espontânea vontade, e se possível ainda deveriam ficar felizes em fazer a vontade do líder. Daí surgiu um outro uso para a religião.

Quando um líder administrava mal sua tribo, logo achava um demônio ou deus que “estava” atrapalhando seus planos. E pedia aos sacerdotes que aplacassem a ira do mesmo. Afinal, eles não podiam admitir que eram incompetentes. Tudo deveria ser causado por deuses ou demônios. Não existiam causas naturais.

O povo também às vezes se rebelava por achar que o líder tinha atraído a ira de um deus ou demônio. Convinha ao líder respeitar os mediadores, pois os mesmos podiam levar o povo a crer que o único modo de melhorar as circunstâncias era eliminando o líder que tinha atraído a ira dos deuses ou demônios. Daí surgir o respeito dos líderes às autoridades eclesiásticas. O líder tinha a força como poder, mas os mediadores tinham deuses e demônios como ferramentas. E que forças terríveis elas são.

E assim o poder secular e o poder eclesiástico começaram o seu reino. E religião e política sempre andaram ligadas desde então. Um casamento duradouro. Outros fatores contribuíram para o advento da religião, é claro.

Nos baseamos nas qualidades de nossos pais e líderes para explicarmos as qualidades e defeitos de Deus. Todos os atributos, bons e ruins, vieram desse tipo de comparação. Queremos o apoio e o carinho de nossos pais, e é claro, queremos o mesmo de Deus. Agradamos nossos pais e líderes, e sendo Deus uma superautoridade, queremos agrada-lo mais ainda. Tememos nossos pais e líderes e o mesmo acontece com Deus.

Esse Deus social pune e recompensa. Apóia e auxilia. Nos conforta em tempos difíceis. Nos protege quando estamos em perigo. Esse Deus tanto pode ser pessoal, como tribal ou pode incluir até mesmo toda a raça humana. Mas ele veio de uma comparação com as autoridades em nossa vida. Daí muitas religiões pregarem que a rebeldia contra uma autoridade qualquer seja uma rebeldia contra Deus. Desobedecer ao pai seria semelhante a desobedecer a Deus. Desobedecer ao rei é desobediência à Divindade.

O medo da morte é uma outra grande motivação para as religiões. Todos morrem. Nossos pais morrem. Nossos filhos morrem. A morte está em toda parte. Para que você viva, algo tem que morrer. A morte é o preço da vida. Afinal, ninguém pode viver comendo pedras. Só seres vivos podem nos dar a energia para continuarmos vivendo.

O problema é que ninguém quer morrer. Todos se agarram à vida. É um instinto natural em todos os animais. Mesmo quando a vida é insuportável, os seres se agarram a ela. Seres humanos não poderiam escapar a esse apego ferrenho. Todos tentam preserva-la a todo custo.

Como os seres humanos são provavelmente os únicos animais a saberem que vão morrer, como essa idéia nunca os abandona, como esse medo é mórbido, a criação de um Deus não poderia ficar de fora.

Um único Deus não poderia explicar todos os fenômenos, daí todas as religiões terem demônios para explicar as coisas ruins, e daí também a idéia de um Grande Diabo. O chefão de todos os demônios. Pelo que eu saiba, nenhuma religião conseguiu escapar da criação desse ser. De algum modo, ele sempre existe.

Com o passar dos tempos, os seres humanos não se contentaram mais em simplesmente ter uma vida boa. Precisavam de algo mais. E também não suportavam a vida que levavam, pois a mesma sempre foi cheia de problemas. Tinham que defender seu conceito de Deus diante de tantas desventuras, daí o Diabo. Mas achavam que tinha que haver um plano de existência em que o Diabo não participasse, um plano perfeito, pois ninguém conseguia acreditar que essa nossa vida imperfeita fosse a única.

O ser humano começou a imaginar como seria uma vida sem a necessidade da morte. A morte, a grande destruidora. A morte, que torna todos os esforços inúteis. A morte, que sempre interrompe os planos dos mais prudentes. A onipresente morte. O ser humano tem uma imaginação estupenda. Quando concebe algo, tem o poder de criar as formas mais incríveis de realidade. E como a vaidade nos leva a nos agarrarmos a nossas idéias, e dado o fato de a ciência não existir num passado muito remoto, chegamos a acreditar veementemente em nossas idéias e imaginações. Não importando o quão sublimes ou ridículas elas fossem.

Do fato de não nos conformarmos com a morte, de desejarmos viver, não importando em que condições, surgiram todas as idéias sobre vida depois da morte. Afinal, como justificar um Deus todo bondade, se não inventarmos uma realidade em que o mal não existe? E para que Deus seja bondoso, como queremos que seja, precisamos inventar um céu. O céu é aquilo que o mundo deveria ser segundo expectativas humanas. As escrituras judaicas exemplificam bem tanto a religião do medo como a religião da moral, pois contêm ambos os fatores em seus dogmas. Deus está sempre ali tanto para punir como para recompensar, e é um moralista em todas as áreas da existência humana.

Todas as religiões tratam da moral e da ética e dos bons costumes. Mas, muitas vezes, o fato de fixarem pensamentos em forma escrita dificulta a evolução moral. Muitos acham que o que está escrito foi escrito por Deus e, portanto, é imutável. Mas o que deu origem à moral foi um fato passado que muitas vezes não existe mais. A religião moral é superior à do medo. No entanto, quase nenhuma religião contém somente um elemento, mas elementos tanto de medo como de moral. Geralmente os elementos mais avançados da sociedade seguem mais a religião da moral, e os mais atrasados a do medo.

Deus sempre é antropomórfico. Deus é sempre um homem gigantesco na maioria das religiões. Com todas as qualidades e defeitos do homem. Defeitos e qualidades ampliadas a proporções gigantescas, é claro. Isso acontece porque o homem não consegue conceber algo além daquilo que é. Ou daquilo que seus sentidos mostram.

Outros acreditam que Deus é algo inconcebível. Daí termos que acreditar pela fé ou não acreditar, pois não temos como provar a existência de tal ser. Ele está além de nossos sentidos, além do natural. Ou seja, ele é sobrenatural. Mas é impossível ao homem falar de algo que não conhece pelos sentidos. Daí usarem um palavreado incompreensível aos não iniciados.

Poucos indivíduos passam desse nível de Deus antropomórfico. Só as camadas mais avançadas da população chegam a conceber um Deus como uma força, algo totalmente diverso do ser humano. Algo transcendente. As religiões do Oriente chegaram a transferir esse pensamento para muitos dos membros da população. Mesmo assim, o povo, na sua maioria, não consegue conceber Deus como uma força. As religiões do Oriente não conseguiram passar esse pensamento nem para as camadas mais avançadas, muitos tem esse pensamento, mas a maioria ainda ora para um Deus pessoal. Parecido com ele mesmo, e a idéia de que o homem é a imagem de Deus ainda torna esse pensamento mais difícil de mudar.

Existe uma outra forma de conceber Deus. Podemos concebe-lo como o Cosmo. O Universo. Tudo que existe. Essa forma se chama Panteísmo. Que é uma forma de adorar o Universo chamando-o de Deus. Essa forma de adoração esta presente em todos os níveis. Muitas tribos primitivas adoram a natureza e a chama de Deus, e muitas pessoas avançadas são atéias, mas veneram tanto o Universo que o mesmo se torna Deus.

Alguns indivíduos adoram a ordem que permeia o Universo como a um Deus. Sentem um sentimento de encanto ante a imensidão do cosmo, a ordem e as leis que o regulamentam. Sentem grande prazer em descobrir tudo sobre esse cosmo. Esses são, em geral, cientistas que se contentam em deixar seus desejos mundanos (ligados ao mundo) de lado, e se concentram em descobrir os mistérios que os permeiam. Esse mistério e seu desvendamento se tornam uma religião para eles. Einstein é um exemplo desse tipo de pensamento, assim como Espinosa.

Eles procuram experimentar o Universo como um todo harmônico. E para isso, têm que se desvencilhar dos pensamentos voltados para si próprios, dos desejos e problemas individuais – e se concentram no cosmo e seus mistérios como missão de vida, e não em dinheiro e problemas pessoais.

É claro que esse tipo de religião nunca agradou a maioria. Essa maioria está mais interessada nos problemas do dia-a-dia e precisam de um Deus mais mundano que possa lhes ajudar a superá-los. Precisam de um Deus pessoal que lhes entenda e lhes ajude nas horas mais difíceis. E o Universo ou cosmo é indiferente às suas criaturas. O Universo não é nem bom nem ruim. Ele simplesmente é neutro. Não se preocupa com as criaturas que nascem dele.

O ser humano quer ser visto, de algum modo, quer se sentir importante, importante para alguém, sua vaidade não vai deixar essa idéia morrer facilmente. Dessa forma percebemos qual é a grande diferença entre religião e ciência. A ciência se baseia nas leis da Causa e Efeito e, portanto, não pode conceber que exista um ser mudando as leis segundo caprichos de sua vontade. Para a ciência, tudo tem uma explicação natural, não sobrenatural. As causas de todos os males ou bens do ser humano são naturais e não sobrenaturais.

Um cientista não acredita nem na religião do medo e nem na da moralidade. Moralidade concerne somente aos seres humanos e não ao Cosmo. Um Deus que pune e recompensa é inconcebível para ele.

Todas as idéias dos homens vêm de fora de algum modo. Da sociedade que o cerca, dos livros que lê, das influencias da sua vida. Além de influencias de sua própria natureza. Pois cada um tem um modo de ser que é determinado pelos seus próprios genes. Alguns nascem calmos, outros agitados. Uns com propensão à violência, outros não.Uns são tigres, outros coelhos assustados. Uns tem corpos altos e fortes, outros são baixos e fracos. E assim por diante.

Como pode Deus castigar ou punir alguém quando pelo menos 90% da personalidade de uma pessoa são determinados por causas acima de seu controle? Além do mais, existem várias religiões na Terra. Cada uma com regras específicas para se entrar no céu. Sendo assim, como pode uma pessoa ser salva simplesmente por ter tido a sorte de nascer no local adequado? Sabemos muito bem que 90% das pessoas adotam a religião de seu local de origem ou uma variante da mesma. E mesmo quando mudam de religião radicalmente nunca conseguem deixar por completo as crenças adquiridas na infância. Mudam de religião, mas seu comportamento continua compatível com as crenças anteriores. Cercado como está de influências tanto internas como externas acima de seu controle, que critério usaria Deus para julgar o homem?

O comportamento ético de um ser humano deve se basear em suas necessidades sociais e individuais, a religião não precisa entrar nessas questões. O melhor guia para o comportamento social é a razão. Tudo gera conseqüências. Toda causa gera um efeito. Regras fixas de comportamento não são compatíveis com o ser humano, pois fatos sociais mudam o tempo todo. O exemplo do sexo que dei acima é um deles. Quando a religião tenta engessar um tipo de comportamento, está indo contra o próprio progresso humano, pois tenta fixar aquilo o que não deve ser fixado. O ambiente muda o comportamento. E um comportamento mal adaptado leva ao sofrimento. Todo organismo deve fazer tudo para sobreviver da melhor maneira possível, e a maneira pela qual um ser humano sobrevive é usando sua mente para seu benefício e para o benefício da sociedade como um todo. Se cuidar de progredir, acabará ajudando a todos.

A educação tem um papel fundamental como meio de influenciar o comportamento dos indivíduos. Convém ensinar as pessoas a pensar e a agir em sociedade. As escolas deveriam se voltar para formar um bom cidadão e não somente fazer com que pessoas acumulem conhecimentos que nunca serão utilizados. A escola deveria ensinar lógica, matemática e línguas desde o começo. A lógica serve para evitar que as pessoas sejam presas fáceis de qualquer aproveitador que apareça pela frente.

A religião mantém as pessoas na infância eterna. Sempre se entregando a alguém para resolver seus problemas pessoais. A falta de consciência em suas faculdades mentais e o complexo de inferioridade faz com que muitos parem de pensar logicamente e se entreguem a todo tipo de pensamento, por mais absurdo que seja.

As pessoas raramente analisam as tradições de seu povo. Simplesmente aceitam tudo. Será que isso é bom para a raça como um todo? Será que não precisamos de mais rebeldes ao invés de mais conformistas? Todo avanço foi uma rebeldia. Uma rebeldia contra os padrões vigentes. Rebeldia não significa ser do contra, significa ser verdadeiro consigo próprio. Fazer as coisas em que se acredita, e não fazê-las simplesmente por que todos fazem. Rebeldia também não é ir contra tudo só para ser diferente. Rebeldia é fidelidade à nossa natureza intima. Não é ser do contra ou a favor. É ser integro com o que se acredita.

Sobre o autor: José Moreira da Silva é formado em Filosofia pela Universidade de Nova Iorque e atualmente é professor de inglês, tradutor e intérprete, e dedica-se ao estudo da natureza humana através da psicologia, filosofia e religião.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

emmmcri escreveu:Repito a pergunta:
Religiões com um livro sagrado de um Deus que diz ser Deus , o Deus.

Se você quer dizer "monoteístas", temos o espiritismo, o judaísmo, o zoroastrismo e o islamismo, entre outras.
E sim, seus livros sagrados dizem que seu deus é o Deus.
Krishna diz: "eu sou aquele que é" e "eu sou o início, o fim e o meio". Parece familiar?

Apo
Gênero: Feminino

Mensagem por Apo »

cricri e todo teísta que se preze, claro escreveu:Creio que este Deus é um ser que escapa a nossa capacidade de cognição

E eis que isto convence a todos, quando não há mais explicação plausível.

Ai que sono...

Talvez algum ser estranho à nossa cognição exista, ou vários deles ( e existem mesmo ). Talvez algum ou um grupo inumerável deles esteja mexendo os pauzinhos todos e equilibrando mal e procamente as forças universais. Sabem o que significa este Deusinho minúsculo e facilmente refutável e seu pretenso livrinho escrito por uns caras iguaizinhos a nós, prováveis miguxos de um cara que teria se chamado Jesus ( entre tantos outros que se dizem filhos de um Deus qualquer, visto que qualquer ser humano pode se sentir especial, visionariamente dotado de poderes), e que nunca escreveu uma só palavra em livro algum, porque provavelmente suas palavras e sua estória foram criadas e manipuladas para que uma determinada idéia fixa fosse disseminada pelo mundo nos últimos 2 mil anos apenas (apenas, sim, perto de tantos e tantos delírios igualmente genuínos surgidos no seio da história da raça humana em muitos milhões de anos)?

Pó.
Imagem

Deise Garcia

Mensagem por Deise Garcia »

APODman escreveu:
emmmcri escreveu:Eu creio no Deus da Bíblia, creio não por uso da razão apenas, mais por meio de experiências com ele e da fé em sua palavra.
...
Sou sincero ao dizer que com minhas experiências com ele, seria impossível a mim nele descrer, seria contra a minha razão!Seria irracional de minha parte.

Abraços.

Assim disse o matuto que anda no meio do mato a noite:

"Eu creio no Boitatá, creio não por uso da razão apenas, mais por meio de experiências com ele e da fé no que em suas histórias.
...
Sou sincero ao dizer que com minhas experiências com ele, seria impossível a mim nele descrer, seria contra a minha razão!Seria irracional de minha parte."
[ ]´s

Como é?
Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre, tal é a lei.

APODman

Mensagem por APODman »

Deise Garcia escreveu:
APODman escreveu:
emmmcri escreveu:Eu creio no Deus da Bíblia, creio não por uso da razão apenas, mais por meio de experiências com ele e da fé em sua palavra.
...
Sou sincero ao dizer que com minhas experiências com ele, seria impossível a mim nele descrer, seria contra a minha razão!Seria irracional de minha parte.

Abraços.

Assim disse o matuto que anda no meio do mato a noite:

"Eu creio no Boitatá, creio não por uso da razão apenas, mais por meio de experiências com ele e da fé no que em suas histórias.
...
Sou sincero ao dizer que com minhas experiências com ele, seria impossível a mim nele descrer, seria contra a minha razão!Seria irracional de minha parte."
[ ]´s

Como é?

É muito complexo para vc entender Deise.

[ ]´s
You wanna fuck with me? Okay. You wanna play rough? Okay. Say hello to my little friend!
Tony Montana

"Que mal poderia haver se um homem dissesse uma grande mentira para o bem e para a igreja Cristã... uma mentira sem necessidade, uma mentira útil, tais mentiras não seriam contra Deus, ele as aceitaria."
Martinho Lutero
-----//-----
Imagem

Anna

Mensagem por Anna »

eu também creio que as plantas se tranformam em seres antropóides de acordo com minhas experiências com Ayahuasca...
Cérebro é uma coisa maravilhosa. Todos deveriam ter um.

emmmcri

Mensagem por emmmcri »

Anna escreveu:eu também creio que as plantas se tranformam em seres antropóides de acordo com minhas experiências com Ayahuasca...

Ana você têm fé na ciência pelas suas experiências com ela que te mostram resultados satisfatórios as suas indagações, pesquisas, testes etc...
Eu tenho e em Deus pelo mesmo motivo ou seja experiências que trazem respostas a minhas indagações e acontecimentos não explicados apenas com o uso da razão.
Minha fé provém de experiências o que a torna racional, como ignora-las ?
Abraços
VOLTAIRE

Imagem

APODman

Mensagem por APODman »

emmmcri escreveu:
Anna escreveu:eu também creio que as plantas se tranformam em seres antropóides de acordo com minhas experiências com Ayahuasca...

Ana você têm fé na ciência pelas suas experiências com ela que te mostram resultados satisfatórios as suas indagações, pesquisas, testes etc...
Eu tenho e em Deus pelo mesmo motivo ou seja experiências que trazem respostas a minhas indagações e acontecimentos não explicados apenas com o uso da razão.
Abraços

Acredito que a Ana não considere que existam plantas antropóides apenas pq viu tais plantas em um estado alterado de conciência.

Não posso responder por ela mas acho que sabe que tal experiência é uma manifestação de representações simbólicas de sentimentos e idéias do seu inconsciente.

O que difere é que vc alega que suas experiências são a manifestações de um ser sobrenatural REAL !

Emmcri, novamente, relate suas experiências, algumas delas pelo menos, para que possamos entender o que sustenta sua fé.

Uma curiosidade: quando era ateu o que sustentava seu ateismo ? Quais eram as dúvidas, críticas, lógicas que o mantinham ateu ?

[ ]´s
Tony Montana

Martinho Lutero
-----//-----
Imagem

Anna

Mensagem por Anna »

emmmcri escreveu:

Abraços

Edson,
Um dia eu acreditei, como vc, que tais experiências eram Deus, mas não é, elas são o seu próprio interior emocional, uma parte da sua mente, nada além. Eu sinto muito em quebrar o seu vaso de flores rosas, nem gosto de fazer isso mas você veio a esse fórum e aqui pede nossa opinião e nossos porquês. Não posso me furtar a te dizer.

Tive a oportunidade de encontrar com meu ex-marido recentemente, e conversando ele quase ciau duro quando lhe contei que era completamente atéia há anos, ele disse: "How come? I can not believe because you know so much." Eu respondi que talvez fosse exatamente por isso, começando a saber eu cresci.

Anna

Mensagem por Anna »

APODman escreveu:
emmmcri escreveu:

Abraços

Acredito que a Ana não considere que existam plantas antropóides apenas pq viu tais plantas em um estado alterado de conciência.

Não posso responder por ela mas acho que sabe que tal experiência é uma manifestação de representações simbólicas de sentimentos e idéias do seu inconsciente.

O que difere é que vc alega que suas experiências são a manifestações de um ser sobrenatural REAL !

Emmcri, novamente, relate suas experiências, algumas delas pelo menos, para que possamos entender o que sustenta sua fé.

Uma curiosidade: quando era ateu o que sustentava seu ateismo ? Quais eram as dúvidas, críticas, lógicas que o mantinham ateu ?

[ ]´s

É isso mesmo.

Edson, não acho que plantas antropóides existam, mas existem no meu inconsciente, em função de considerar que todos somos iguais, da relação de respeito e consideração que tenho por todas as formas vivas, elas se apresentam com a forma humana no meu universo insconsciente. Isso é apenas uma representação emblemática de um conceito pessoal - ancestral meu. Se é que dá pra entender. :emoticon38:

Agora pensa se a partir dessas minhas experiências eu saio por ai pregando que plantas antróides são enviados de Deus!!!!! :emoticon28:

Fernando Silva
Administrador
Contato:

emmmcri escreveu:Eu tenho e em Deus pelo mesmo motivo ou seja experiências que trazem respostas a minhas indagações e acontecimentos não explicados apenas com o uso da razão.

Só porque a razão ainda não explicou não significa que nunca irá explicar.
Você está se precipitando.

De qualquer modo, se um dia a razão explicar, desconfio que muita gente vai continuar preferindo a explicação mística. Ou vai dizer que "no meu caso, é a ação de Deus".

emmmcri

Mensagem por emmmcri »

emmmcri escreveu:Pessoal, é claro que sei que a Ana não acredita que existam plantas antropóides, mas sei que ela acredita na ciência e baseada em suas experiências com esta. Repito:
Eu tenho fé em Deus pelo mesmo motivo ou seja experiências que trazem respostas a minhas indagações e acontecimentos não explicados apenas com o uso da razão.
VOLTAIRE

Imagem

Fenrir

Mensagem por Fenrir »

emmmcri escreveu:

Abraços

Emmmcri, o que você chama de experiência (a sua experiência) não corresponde de forma alguma ao que os cientistas entendem por experiência.
"Man is the measure of all gods"

"The things are what they are and are not what they are not"

"As mentes mentem"
(Fenrir, o mentiroso)

Lúcifer
Contato:

Mensagem por Lúcifer »

Cri-cri, será que você poderia colocar apenas 'UMA" experiência onde você acredita que veio de uma fonte mística e que nenhum cientista conseguiria explicar??

Abraços.
Imagem

emmmcri

Mensagem por emmmcri »

Lúcifer escreveu:Cri-cri, será que você poderia colocar apenas 'UMA" experiência onde você acredita que veio de uma fonte mística e que nenhum cientista conseguiria explicar??

Abraços.

Eu vou escrever e colocar em um tópico, tenham paciência meus amigos ateus.
Abraços
VOLTAIRE

Imagem

Anna

Mensagem por Anna »

Cri-cri para com maluquice! :emoticon33:

Trancado