Outras perguntas aos espíritas

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
RCAdeBH

Re: Outras perguntas aos espíritas

Mensagem por RCAdeBH »

Suyndara escreveu:E se tem uma coisa que eu acho besta na DE é essa idolatria ao sofrimento (alguns falam como se tivessem concorrendo a milhas, como na TAM :emoticon12: )...

Entendo que quem vê a doutrina por folear alguns livros e participar de bate-papos virtuais não sabe o que está falando.
Não idolatramos a dor. Somente a entendemos de forma diferente. Para nós ela serve como instrumento para o aperfeiçoamento espiritual de quem não quer sair do lugar.
" ...I'm running to stand still... "

Benetton
Gênero: Masculino
Contato:

Mensagem por Benetton »

Suyndara escreveu:Há décadas que a ICAR proibiu que se cobrasse por missas, mesmo as especiais :emoticon45:

Se ainda há ricaços e famosos que paguem é tão somente para aparecer mesmo!

A não ser que vc peque contra o ES, não iria ao inferno direto, todos teriam a chance de se redimir no purgatório, com a diferença de que saberiam exatamente o motivo pelo qual estariam sendo castigados :emoticon4:

Claro que todo discurso de "misericórdia divina" é balela tanto para a DE como para a ICAR, no fundo deus é sempre sádico...

E essa estória de cada caso é um caso em termos de expiação só funciona no discurso, os espíritas estão sempre com as línguas bem afiadas para fazer julgamentos preconceituosos e apressados sobre a dor alheia :emoticon45:

E se tem uma coisa que eu acho besta na DE é essa idolatria ao sofrimento (alguns falam como se tivessem concorrendo a milhas, como na TAM :emoticon12: )...

Bom, lembro-me, ainda criança, comentários de meu pai sobre como iria encomendar a missa, em um horário diferenciado ( ele trabalhava de manhã até à noite ) e os valores envolvidos. É certo que morávamos em uma cidade do interior. Não sei se o mesmo acontecia em cidades maiores.

Se a Igreja proíbe isso ou aquilo, não quer dizer que cada paróquia obedeça cegamente. Tanto que o Concílio Vaticano II até hoje não é aceito por muito católicos conhecidos e formadores de opiniões e até por autoridades da área.

A experiência ou conhecimento que você tem do Espiritismo é um, outros céticos terão outras informações e assim vai. Mesmo Eu que já li quase uma centena de livros sobre o assunto não me julgo suficientemente capacitado para dizer o que é absolutamente certo ou errado dentro da D.E. Apenas defendo os pontos que são claros para mim e para muitos outros pares.

Quando você diz "OS ESPÍRITAS estão sempre com as línguas bem afiadas para fazer julgamentos preconceituosos " ... talvez fosse melhor dizer "ALGUNS ESPÍRITAS" ou "OS ESPÍRITAS QUE TIVE A OPORTUNIDADE DE CONHECER", pois a generalização nesses casos acaba por distorcer o que é ou não aceito dentro da Doutrina.

Você me viu opinar aqui sobre o sofrimento daquela menina cruelmente assassinada? Fiz algum julgamento preconceituoso e apressado sobre a dor alheia?

Aqui mesmo no RV, os espíritas não concordam 100% entre si. Acho normal e nem dou importância para isso. A unanimidade é burra, já dizia Nelson Rodrigues...

E quem idolatra sofrimento é masoquista. Nunca fiz qualquer apologia nesse sentido. Pelo que li, alguns espíritas tentam explicar o porquê do sofrimento, e não que o idolatrem. Existe uma enorme diferença entre "Idolatrar" e "Tentar Explicar" o sofrimento. Agora, aceita quem quiser. Ninguém é obrigado a acreditar em nada. Cada um deve ficar com as suas próprias convicções.

Editado pela última vez por Benetton em 25 Abr 2008, 15:42, em um total de 2 vezes.

" Duvidar de tudo ou acreditar em tudo são duas soluções igualmente cômodas : Ambas nos dispensam do trabalho de pensar. "

Jules Henri Poincare - Físico e Matemático Francês.

"Sempre que possivel, converse com um saco de cimento. Nessa vida só devemos acreditar no que é concreto."

Autor Desconhecido.

Johnny

Mensagem por Johnny »

RCAdeBH escreveu:
Johnny escreveu:Por que existe a biblia, Jesus está na biblia e o Kardecismo é baseado (no mal sentido :emoticon8: ) em Jesus.

Não entendi...

O que? O mal sentido? Ah, baseado, sacou? baseado...

RCAdeBH escreveu:
Johnny escreveu:Esse sempre será o maior erro de Kardec. Tentou legitimar o inelegitimável pois o próprio livro, que possui zilhões de interpretações, diz que o espiritismo OU bruxaria OU previsão de futuro OU adivinho OU médiuns OU saci pererê OU inimigos do monstro de espaguete voador OU gasparzinho são coisas de satanás e ponto final. Mesmo que a globo passe a televisionar o mundo espiritual, Xico Xavier no CADRC (Centro de Adaptação as Desencarnados Recém Chegados), isso ainda será obra de satanás pois ASSIM ESTÀ ESCRITO NA BIBLIA. Sem choro nem vela.

Hum... sei... suponho que o amigo tenha escutado isso de algum padre ou pastor. Bem, na verdade a coisa fica complicada porque o próprio Cristo invocou os mortos em várias partes do que chamam de "bíblia sagrada" pois falou com Elias e Moisés. Se não estou realmente começado a ficar louco acredito que eles estavam mortos na ocasião.

Não, frequento outros locais e faço perguntas diversas sobre temas diversos. Por exemplo, ando lá no Yahoo Respostas (é, uma merda, mas acredite, a gente escuta cada uma...) e uma delas foi sobre o que você disse. Elias e Moisés foram arrebatados ao céu e por isso estão junto de Deus. Fim de papo! Quer brigar, brigue com a biblia...

RCAdeBH escreveu:
Johnny escreveu:Mas vou deixar uma perguntinha aqui para quem quiser se arriscar a responder pois acho muito séria. Algum religioso teria interpretado uma parabola de Jesus EXATAMENTE como sua religião prega? (estou supondo que a tal parábola tenha sentido, claro!)

Vou arriscar porque até gosto de folear a bíblia escrita pela igreja caótica (...oopsss...católica)!
Vamos em Mateus 9, versículos 1 a 6:
" E entrando num barco passou para a outra banda e chegou a sua cidade. E eis que lhe trouxeram um paralítico deitado numa maca.
E Jesus vendo a fé deles disse ao paralítico: Filho, tende bom ânimo, perdoados te são seus pecados. Levanta e anda!
E levantando foi para sua casa. "

Interessante notar que Jesus disse : " PERDOADOS TE SÃO SEUS PECADOS "
Então a efermidade física daquele homem estava condicionada a pecados cometidos por ele. Talvez em outra vida?

Esqueceu de citar o pecado original que está explicitamente explicito na biblia. Os pecados que Jesus disse estar perdoado foi o pecado original. Além do que Deus permite que pessoas venham com deficiências como uma provação (SIC) para outras pessoas colocarem sua fé em prova (Dãã)

Tudo bem explicadinho por evangélicos, mórmons, Testemunhas de Jeová e católicos. Por que o espiritismo deveria ser o correto?

Uma coisa que eu sempre coloco em questões espiritismo x biblia é que, se Jesus realmente soubesse a merda que iria acontecer depois da morte dele, ele teria sido mais explícito afinal, morrer ele ia mesmo, então que soltasse o verbo de uma vez. Agora, o espiritismo teve uma espoleta, uma taxa de crescimento e agora está decaindo com o catolicismo e deixando o evangelismo, seitas mormons e o islão crescerem. Só com um milagre para o espiritismo emplacar...
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

ade

Mensagem por ade »

Benetton escreveu:O Deuteronômio 18, proíbe a necromancia, ou seja :

“Quando entrares na terra que Iahvéh, teu Deus, te dá, não aprendas a fazer as abominações daquelas nações. Não se achará entre ti quem faça passar seu filho ou sua filha pelo fogo, nem advinhador, nem feiticeiros, nem agoureiro, nem cartomante, nem bruxo, nem mago ou semelhante, nem quem consulte o necromante e o advinho, nem quem exija a presença dos mortos." ( Destaques meus ).

E complementa:
Benetton escreveu:Aqueles que usam essa Passagem de Deuteronômio 18, se esquecem que necromancia é a comunicação com os mortos visando advinhações.

E deduz:
Benetton escreveu:O termo Adivinhação, nesse caso, provoca uma diferença substancial.

Não concordo, acho até que é irrelevante, visto que a condenação é contra a necromancia em sí, isto é, a evocação ou contato com os mortos, veja outra citação sua:

Benetton escreveu:Expressão Traduzida Resultante do Original Hebraico :
“E o homem ou a mulher que for necromante ou adivinho será condenado à morte. Eles serão apedrejados. Seus sangues contra eles.”

Ou seja, são duas categorias as condenadas, OS NECROMANTES E OS ADIVINHOS; Em Isaías 8;19 tambem está claro:

Quando, pois, vos disserem: Consultai os que têm espíritos familiares e os adivinhos, que chilreiam e murmuram: Porventura não consultará o povo a seu Deus? A favor dos vivos consultar-se-á aos mortos?
"É dificil levar alguem a entender algo quando sua fé depende de que não entenda" - Ditado mais velho que a humanidade.

Apo
Gênero: Feminino

Mensagem por Apo »

RCAdeBH escreveu:Oi Apo! E aí, como é que foi o show do Iron em Porto Alegre?

Apo escreveu:Perguntinha sobre o caso Isabella e outros no gênero:
- O espírito da menina ( que estava devendo alguma coisa pro pai dela e prá madastra)

Como é que voce sabe disso?
Talvez não.

Ué, foi um espírita daqui que me disse, tentando justificar o acontecido. Eu não sei de nada. Qual seria a explicação espírita para o fato e tantos outros?

Apo escreveu: vai ficar se encontrando em futuras encarnações sempre com o espírito do pai e da madrasta até que eles "zerem" esta bagunça toda de possibilidades montada pelo Criador sádico?

Com certeza estes espíritos são ligados por compromissos em outras vidas, sabe lá em que proporções, mas esta questão de "ficarem se encontrando" é o que mais acontece entre nós. Sempre deixamos assuntos não resolvidos por nossas passagens em carne pela terra. Certamente, estes espíritos irão se encontrar novamente em alguma situação em que tenham que testificar o aprendizado referente ao amor que parece que alguns deles ainda não cultivam e se não aprenderem, vão fazer a coisa se tornar um círculo vicioso até acontecer o inevitável que é o aprendizado. Pena que tem pessoas que escolhem aprender pela dor, que parece ser o caso destes infelizes.

Então vocêconcorda que ela estava devendo alguma coisa bem tirana para eles? Deus é uma gracinha com estas brincadeiras de Jason...

Apo escreveu:- Os espíritos sempre têm contas a acertas com vários outros ou é meio "fila de espera"?

Se estamos encarnados neste mundo é porque temos muito ainda o que aprender. Claro, isso em vários níveis. Alguns tem que aprender a não matar, outros tem isso em seu íntimo, outros tem que aprender a renunciar seus desejos primitivos e etc, etc...

Não foi isto que eu perguntei. Eu quero saber se é um acerto de cada vez ou dá prá ir jogando em várias frentes. Pode ser que eu esteja me estressando com a minha vizinha, e devesse mais é encher o saco do professor da minha filha. Tô perdendo tempo por falta de foco e burrice espíritual?

Apo escreveu:Se não for, o espírito de Isabella pode aproveitar este tempo a voltar noutro corpo em outro lugar do planeta para acertar contas com outros espíritos encarnados?

Certamente que sim, mas acredito que não da mesma forma que ocorreu enquanto Izabela.

Por quê? Pode ser pior, não pode? Talvez ela fosse uma torturadora serial. Deve ter um monte de coisas para ela pagar. Portanto, deve nascer de novo e começar o " trabalho " várias vezes.

Apo escreveu:- Quando espíritos têm contas a acertar (suponho eu vem para esta Terra apenas com este propósito, pois a dor pode culminar em morte e acaba aqui na Terra um round), Deus providencia para que eles nasçam geograficamente próximos, ou pode nascer do outro no outroi lado do planeta e o "destino" fará com que eles atravessem o planeta para quitar as diferenças?

Algumas situações são programadas para acontecer irremediavelmente e o que voce chama de "destino" pode ser sim o agente para que isso ocorra.

Pois é, destino é Deus dando as cartas. Irremediavelmente e tiranamente, já que para ele isto deve fazer algum sentido. Um jogo que só interessa para ele. Podia ter feito tudo diferente. Mas fez assim. Fazer o quê? Ler jornal...

Apo escreveu:Aguardo respostas inteligíveis.

Ok, te desejo toda "sorte" do mundo e que o "azar" nunca te ronde aonde quer que esteja.
Bem inteligível, heim?
[/quote]

Não acredito em sorte e nem em azar. Não sabemos porque estamos aqui e nem para onde vamos. O fato é que existem seres humanos com instintos assassinos controlados e outros em que ele aflora quando menos se espera. É assim e não há consolo que não seja auto-engano. Simples assim.
Imagem

ade

Mensagem por ade »

Apo escreveu:Não acredito em sorte e nem em azar. Não sabemos porque estamos aqui e nem para onde vamos. O fato é que existem seres humanos com instintos assassinos controlados e outros em que ele aflora quando menos se espera. É assim e não há consolo que não seja auto-engano. Simples assim.

Simples e irredutivel, concordo totalmente. Expliquem, baseado na teoria do carma, fatos como a existencia de eremitas, que se afastam de todos porque querem, ou pessoas que morrem fazendo o que mais gostam, por exemplo um piloto de corridas que sai da pista e morre, como o Senna. Eles estão quitando "carmas" ou adquirindo outros?
"É dificil levar alguem a entender algo quando sua fé depende de que não entenda" - Ditado mais velho que a humanidade.

RCAdeBH

Mensagem por RCAdeBH »

Apo escreveu:Ué, foi um espírita daqui que me disse, tentando justificar o acontecido. Eu não sei de nada. Qual seria a explicação espírita para o fato e tantos outros?

Apo escreveu:Então você concorda que ela estava devendo alguma coisa bem tirana para eles? Deus é uma gracinha com estas brincadeiras de Jason...

Certamente um caso como esse tem a explicação mais lógica sendo a lei da causa X efeito. Mas quem pode afirmar alguma coisa? Eu não me atrevo. Estamos supondo uma situação que achamos ser a mais racional excluindo as variáveis sorte X azar por motivos óbvios.

Apo escreveu:Não foi isto que eu perguntei. Eu quero saber se é um acerto de cada vez ou dá prá ir jogando em várias frentes.

Pode-se "jogar em várias frentes" quando o espírito está apto a tamanho calvário. Isso raramente acontece. Pode ter acontecido com esta menina Izabela. Talvez nós merecessemos o mesmo calvário dela e não temos coragem de aceitar o fato e ir protelando a coisa por séculos. É ruim ouvir isso, né... mexe com nossos brios. Eu entendo. Tambem sou um covarde nessa área.

Apo escreveu:Pode ser que eu esteja me estressando com a minha vizinha, e devesse mais é encher o saco do professor da minha filha. Tô perdendo tempo por falta de foco e burrice espíritual?

Neste caso, se voce fosse evoluida espiritualmente, saberia que encher o saco dos outros não resolve nada... É só ir levando a vida numa boa que os desafios virão ao seu encontro sem choro nem vela.

Apo escreveu:Por quê? Pode ser pior, não pode? Talvez ela fosse uma torturadora serial. Deve ter um monte de coisas para ela pagar. Portanto, deve nascer de novo e começar o " trabalho " várias vezes.

Talvez... quem sabe?

Apo escreveu:
Pois é, destino é Deus dando as cartas. Irremediavelmente e tiranamente, já que para ele isto deve fazer algum sentido. Um jogo que só interessa para ele. Podia ter feito tudo diferente. Mas fez assim. Fazer o quê? Ler jornal...

Sim, leia o jornal, porem saiba que o que acontecer de ruim contigo foi uma reação natural de algo que voce fez no passado e isso ao invés de ser um castigo vai te servir de aprendizado.
Deus não criou o homem para ser infeliz, nós procuramos a nossa infelicidade.

Apo escreveu:Não acredito em sorte e nem em azar. Não sabemos porque estamos aqui e nem para onde vamos.

Oppsssss... algum lampejo de espiritualidade?

Benetton
Contato:

Mensagem por Benetton »

ade escreveu:
Não concordo, acho até que é irrelevante, visto que a condenação é contra a necromancia em sí, isto é, a evocação ou contato com os mortos

Você não precisa concordar com nada. Aliás, se tivesse lido os detalhes da morfologia da palavra, perceberia que necromacia tem a mesma formação das palavras cartomancia e quiromancia. Ou seja, TODAS as palavras envolvem adivinhação. No caso da necro, é o contato com mortos VISANDO EXCLUSIVAMENTE adivinhações. No Kardecismo isso não é admitido. O contato é feito objetivando admoestações, orientações e alento aos sofredores. Qualquer coisa diferente disso deixa de ser admitida na D.E.

ade escreveu:
Benetton escreveu:Expressão Traduzida Resultante do Original Hebraico :
“E o homem ou a mulher que for necromante ou adivinho será condenado à morte. Eles serão apedrejados. Seus sangues contra eles.”

Ou seja, são duas categorias as condenadas, OS NECROMANTES E OS ADIVINHOS...

Mas isso SÓ CONFIRMA o que Eu já havia dito antes. Necromantes e advinhos são categorias semelhantes pois tem em comum o interesse em adivinhações.

ade escreveu: Em Isaías 8;19 tambem está claro:
Quando, pois, vos disserem: Consultai os que têm espíritos familiares e os adivinhos, que chilreiam e murmuram: Porventura não consultará o povo a seu Deus? A favor dos vivos consultar-se-á aos mortos?

Essa frase está vinculada justamente na continuação dessa prática contida na Bíblia. Eu havia dito :

"Mesmo assim essa proibição não adiantou e esse costume não foi desenraizado, convertendo-se em objeto de um tráfico, assim como o atestam passagens seguintes do profeta Isaías (Cap. VIII, v 19, Cap XLIV, v. 25), ou seja :

E quando vos disserem: Consultai os mágicos e os adivinhos, que falam em segredo em seus encantamentos, respondei-lhes: “Cada povo não consulta seu Deus? E vai-se falar aos mortos daquilo que diz respeito aos vivos ?”

-Sou eu quem faço ver a falsidade dos prodígios da magia; que tornam insensatos aqueles que se intrometem em adivinhar; que transtorna o espírito dos sábios, e que convence de loucura a sua vã ciência.

Estas palavras são inequívocas; provam claramente que, nesse tempo, as evocações tinham por objetivo a adivinhação, e que delas se fazia um comércio; estavam associadas às práticas da magia e da feitiçaria, e mesmo acompanhadas de sacrifícios humanos. Moisés, pois, tinha razão em proibir essas coisas, e de dizer que Deus as tinha em abominação. Essas práticas supersticiosas se perpetuaram até a Idade Média."

" Duvidar de tudo ou acreditar em tudo são duas soluções igualmente cômodas : Ambas nos dispensam do trabalho de pensar. "

"Sempre que possivel, converse com um saco de cimento. Nessa vida só devemos acreditar no que é concreto."

Autor Desconhecido.

RCAdeBH

Mensagem por RCAdeBH »

Johnny escreveu:O que? O mal sentido? Ah, baseado, sacou? baseado...

Hum...

Johnny escreveu:Não, frequento outros locais e faço perguntas diversas sobre temas diversos. Por exemplo, ando lá no Yahoo Respostas (é, uma merda, mas acredite, a gente escuta cada uma...) e uma delas foi sobre o que você disse. Elias e Moisés foram arrebatados ao céu e por isso estão junto de Deus. Fim de papo! Quer brigar, brigue com a biblia...

Então voce acredita no arrebatamento de um ser humano? Pô Johnny... nem os católicos caem mais nessa.

Johnny escreveu:Esqueceu de citar o pecado original que está explicitamente explicito na biblia. Os pecados que Jesus disse estar perdoado foi o pecado original.

"Perdoados estão oS seus pecadoS". Havia mais de um, então, não é? :emoticon5:

Johnny escreveu:Tudo bem explicadinho por evangélicos, mórmons, Testemunhas de Jeová e católicos. Por que o espiritismo deveria ser o correto?

Não entendo com mínimamente racional as explicações dos evangálicos, mórmons e afins...

Apo

Mensagem por Apo »

RCAdeBH escreveu:
Apo escreveu:Ué, foi um espírita daqui que me disse, tentando justificar o acontecido. Eu não sei de nada. Qual seria a explicação espírita para o fato e tantos outros?

Apo escreveu:Então você concorda que ela estava devendo alguma coisa bem tirana para eles? Deus é uma gracinha com estas brincadeiras de Jason...

Certamente um caso como esse tem a explicação mais lógica sendo a lei da causa X efeito. Mas quem pode afirmar alguma coisa? Eu não me atrevo. Estamos supondo uma situação que achamos ser a mais racional excluindo as variáveis sorte X azar por motivos óbvios.

Pois eu acho que pode-se criar a teoria extraterrena que se quiser. Nem precisa fazer muito sentido, basta que convença ou que console a quem precisa de consolo. Supor é mesmo apenas livre pensar, cogitar, imaginar, o vôo é livre...

Apo escreveu:Não foi isto que eu perguntei. Eu quero saber se é um acerto de cada vez ou dá prá ir jogando em várias frentes.

Pode-se "jogar em várias frentes" quando o espírito está apto a tamanho calvário. Isso raramente acontece. Pode ter acontecido com esta menina Izabela. Talvez nós merecessemos o mesmo calvário dela e não temos coragem de aceitar o fato e ir protelando a coisa por séculos.

Protelando? Aceitar? Eu pensei que você tinha dito que era irremediável uando tem que acontecer. Não sabia que eu tinha que simplesmente concordar em me submeter, mesmo sem ter consciência.
Por este raciocínio "lógico", não devemos fugir da dor, nem nos privar de um calvário qualquer e quando alguma criança for estuprada ou torturada, devemos deixar que aconteça e para tanto, nem precisa existir lei ou justiça humana. Se Deus quer e este é o caminho certo para a salvação ( ou sei lá que objetivo há na purificação), por que lutar, coibir, punir? Estamos todos errados?
É estrano pensar assim e ainda achar que isto é um consolo. Na verdade é tão doente quanto povos primitivos que sacrificavam virgens, crianças ou aleijados em nome de uma verdade maior.
Ou seja, a DE é nazista.

É ruim ouvir isso, né... mexe com nossos brios. Eu entendo. Tambem sou um covarde nessa área.

Por quê acha ruim? Como espírita e sabendo que esta é a estrada para a evolução ( sei lá de que e em que parâmetros), você deveria se entregar ao primeiro bandido agressivo que aparecer na frente. Devemos ser renegados com o "destino" e nos entregar à verdade sempre. E a DE sabe que a verdade é esta. Portanto, be happy!

Apo escreveu:Pode ser que eu esteja me estressando com a minha vizinha, e devesse mais é encher o saco do professor da minha filha. Tô perdendo tempo por falta de foco e burrice espíritual?

Neste caso, se voce fosse evoluida espiritualmente

Ué, um medium me disse que eu era evoluída, sim. Devo ser, então.

, saberia que encher o saco dos outros não resolve nada... É só ir levando a vida numa boa que os desafios virão ao seu encontro sem choro nem vela.

HUHUHUHUH

Não encher o saco por nada. É que eu vivo a vida numa boa, mas ela é uma síndica incompetente, os ladrilhos do muro de trás estão caindo e ela não faz nada. Imagino que seja justa a minha pegação no pé dela. Mas talvez meu verdadeiro jogo deva ser com a professora da minha filha, que não ensina a matéria e sou eu que pago o salário dela. Eu só quero saber se posso encher o saco de dois ao mesmo tempo e assim quitar minha diferença com eles mais rápido. Tudo vivendo numa boa, claro...

Apo escreveu:Por quê? Pode ser pior, não pode? Talvez ela fosse uma torturadora serial. Deve ter um monte de coisas para ela pagar. Portanto, deve nascer de novo e começar o " trabalho " várias vezes.

Talvez... quem sabe?

A DE deve saber.

Apo escreveu:

Sim, leia o jornal, porem saiba que o que acontecer de ruim contigo foi uma reação natural de algo que voce fez no passado e isso ao invés de ser um castigo vai te servir de aprendizado.

Até quando aumentam o preço da cesta básica para todo mundo? É quitação coletiva?

Deus não criou o homem para ser infeliz, nós procuramos a nossa infelicidade.

Tá. Já sabemos que Deus é bonzinho. Mas pela teoria da DE não procuramos a nossa infelicidade, o sofrimento é necessário para o enfrentamento das nossas dívidas. Quem falou em covardia foi você, não eu.

Apo escreveu:Não acredito em sorte e nem em azar. Não sabemos porque estamos aqui e nem para onde vamos.

Oppsssss... algum lampejo de espiritualidade?

Não sabia que admitir que não se sabe o que outros acham que sabem seja lampejo de espiritualidade. Que espiritualidade? Um dia eu nasci e depois vou morrer. Além desta verdade, não sei de nada. É muita prepotência afirmar que eu sei. Eu não sei.
Imagem

ade

Mensagem por ade »

Benetton escreveu:...nem quem consulte o necromante e o advinho, nem quem exija a presença dos mortos."

Benetton, voce dizer que a condenação era somente das adivinhações (como aliás podem ser consideradas tambem as " consultas" com o alem para ver como está um ente querido morto, por exemplo), não me convenceu, e me explique então o que seria a complementação da frase, aquele "nem quem exija a presença dos mortos.", que eu entendo como sendo exatamente o que fazem ainda hoje os "médiuns espiritas"...
Editado pela última vez por ade em 25 Abr 2008, 16:58, em um total de 1 vez.

Suyndara

Mensagem por Suyndara »

RCAdeBH escreveu:
Suyndara escreveu:E se tem uma coisa que eu acho besta na DE é essa idolatria ao sofrimento (alguns falam como se tivessem concorrendo a milhas, como na TAM :emoticon12: )...

Entendo que quem vê a doutrina por folear alguns livros e participar de bate-papos virtuais não sabe o que está falando.
Não idolatramos a dor. Somente a entendemos de forma diferente. Para nós ela serve como instrumento para o aperfeiçoamento espiritual de quem não quer sair do lugar.

Entendo que você não me conheça e argumente com a velha falácia de que o argumentador desconhece os fatos :emoticon26:

"Idolatrar" é força de expressão, nenhum católico admite que idolatra imagens marianas embora acenda velas e chore diante delas :emoticon45:

Aperfeiçoamento espiritual? Aqui é que está, existem centenas de formas de aprendizado e deus escolheu a mais estúpida e desumana de todas! Supervalorizar a dor é apenas demonstração de fraqueza e impotência diante dos fatos da vida.

[]s
"Deus empurra para a morte tudo o que lhe resiste. Em primeiro lugar a razão, depois a inteligência e o espírito crítico" (Onfray)

"Your God is dead and no one cares" (Sartre)

ade

Mensagem por ade »

Repetindo o que postei antes, mas parece que o interessado não viu...
RCAdeBH escreveu:E entrando num barco passou para a outra banda e chegou a sua cidade. E eis que lhe trouxeram um paralítico deitado numa maca.
E Jesus vendo a fé deles disse ao paralítico: Filho, tende bom ânimo, perdoados te são seus pecados. Levanta e anda!
E levantando foi para sua casa. "

Interessante notar que Jesus disse : " PERDOADOS TE SÃO SEUS PECADOS "
Então a efermidade física daquele homem estava condicionada a pecados cometidos por ele. Talvez em outra vida?

Não força, RCA...
Se analisarmos todos os versículos, vemos que Jesus não condicionou a enfermidade aos pecados, na verdade parece que só curou o paralítico após ser provocado, para evidenciar que tinha autoridade para perdoar; e de onde voce deduziu o "Talvez em outra vida"?
Versão integral = versiculos 1 a 6:

E, ENTRANDO no barco, passou para o outro lado, e chegou à sua cidade. E eis que lhe trouxeram um paralítico, deitado numa cama. MT 09 ; 01
E Jesus, vendo a fé deles, disse ao paralítico: Filho, tem bom ânimo, perdoados te são os teus pecados. MT 09 ; 02
E eis que alguns dos escribas diziam entre si: Ele blasfema. MT 09 ; 03
Mas Jesus, conhecendo os seus pensamentos, disse: Por que pensais mal em vossos corações? MT 09 ; 04
Pois, qual é mais fácil? dizer: Perdoados te são os teus pecados; ou dizer: Levanta-te e anda? MT 09 ; 05
Ora, para que saibais que o Filho do homem tem na terra autoridade para perdoar pecados (disse então ao paralítico): Levanta-te, toma a tua cama, e vai para tua casa. MT 09 ; 06

Anna

Mensagem por Anna »

Benetton escreveu:Em outro post, de outro tópico, Eu lhe perguntei o que significava o seu avatar, mas não houve oportunidade de você me responder.

É que antes você tinha um avatar lindo, arrojado e esteticamente belo.

Esse atual já é bem diferente. É só isso.

Sempre achei que os avatares, de alguma forma, tem algo a ver com o Forista. É uma simples opinião pessoal.

Mas admito que muitos escolhem os seus apenas porque gostam e pronto.

Ieu sou assim mesmo. Acho que o avatar deve ter a ver comigo sim... esse por exemplo deixa claro o meu componente bichos escrotos saiam dos esgotos e venham enfeitar meu lar. :emoticon33:

É o meu lado sombrio e sinistro que nem todo mundo consegue vislumbrar, aceitar ou entender como convivem em harmonia com o meu lado antropomoralísticodivinal, característico de minha preciosa, maravilhosa, e altruística natureza humana, os quais nenhum outro ser vivo em categoria inferior é capaz de possuir.

Deixando de lado o discurso intelctualóide e preconceituoso. Além de tudo dito acima é uma homenagem aos odiados seres sombrios aos quais dedico a minha vida de maneira incondicional: os maravilhosos, lindos, fantásticos Arachnida. :emoticon262:

Se eu não trabalhasse com Arachnida eu trabalharia com lagartos ou cobras, se fosse mamífero seria morcego, se fosse peixe seria tubarão.. e por ai vai... sempre coisas sombrias, malvadas, vistas como do lado negro da força.
:emoticon265: :emoticon258:
Editado pela última vez por Anna em 25 Abr 2008, 17:07, em um total de 1 vez.
Cérebro é uma coisa maravilhosa. Todos deveriam ter um.

Benetton
Contato:

Mensagem por Benetton »

ade escreveu:
Benetton escreveu:...nem quem consulte o necromante e o advinho, nem quem exija a presença dos mortos."

Benetton, voce dizer que a condenação era somente das adivinhações (como aliás podem ser consideradas tambem as " consultas" com o alem para ver como está um ente querido morto, por exemplo), não me convenceu, e me explique então o que seria a complementação da frase, aquele "nem quem exija a presença dos mortos.", que eu entendo como sendo exatamente o que fazem ainda hoje os "médiuns"...

Não estou preocupado em convencer ninguém aqui.

Adivinhação é a base da necromancia. E esta pode se aplicar às religiões afro variantes do Espiritualismo, mas não à D.E. Existe uma diferença substancial entre saber como se encontra um ente querido e querer adivinhar quem vai ganhar as próximas eleições.

Médiuns do Kardecismo não exigem absolutamente nada. As manifestações são espontâneas nas Sociedades Espíritas que promovem doutrinações de espíritos sofredores. O que ocorre no mundo espiritual e é manifestado no material, não é resultante de nenhuma exigência dos médiuns, que se dispõem apenas a recebê-los para orientação e doutrinação.

Autor Desconhecido.

Suyndara

Mensagem por Suyndara »

Bom, lembro-me, ainda criança, comentários de meu pai sobre como iria encomendar a missa, em um horário diferenciado ( ele trabalhava de manhã até à noite ) e os valores envolvidos. É certo que morávamos em uma cidade do interior. Não sei se o mesmo acontecia em cidades maiores.

Se a Igreja proíbe isso ou aquilo, não quer dizer que cada paróquia obedeça cegamente. Tanto que o Concílio Vaticano II até hoje não é aceito por muito católicos conhecidos e formadores de opiniões e até por autoridades da área.

A experiência ou conhecimento que você tem do Espiritismo é um, outros céticos terão outras informações e assim vai. Mesmo Eu que já li quase uma centena de livros sobre o assunto não me julgo suficientemente capacitado para dizer o que é absolutamente certo ou errado dentro da D.E. Apenas defendo os pontos que são claros para mim e para muitos outros pares.

Quando você diz "OS ESPÍRITAS estão sempre com as línguas bem afiadas para fazer julgamentos preconceituosos " ... talvez fosse melhor dizer "ALGUNS ESPÍRITAS" ou "OS ESPÍRITAS QUE TIVE A OPORTUNIDADE DE CONHECER", pois a generalização nesses casos acaba por distorcer o que é ou não aceito dentro da Doutrina.

Você fez generalizações sobre a Icar :emoticon45:

É normal do ser humano e eu não baseio meus comentários em relação aos espíritas por alguns foristas que conheço e sim pelo grupo geral, pelo que é dito pelos palestrantes da federação e aplaudido por todos os presentes, por exemplo (Você e o Vitor Moura mesmo não são nem um pouco, digamos, ortodoxos :emoticon16: ...e aproveite, não costumo elogiar muito :emoticon13: )

Acredito que se estamos falando de uma doutrina, devemos nos ater ao que é "verdade" para a maioria dos seus adeptos e não por uma minoria irrisória :emoticon45:

Você me viu opinar aqui sobre o sofrimento daquela menina cruelmente assassinada? Fiz algum julgamento preconceituoso e apressado sobre a dor alheia?

Aqui mesmo no RV, os espíritas não concordam 100% entre si. Acho normal e nem dou importância para isso. A unanimidade é burra, já dizia Nelson Rodrigues...

E quem idolatra sofrimento é masoquista. Nunca fiz qualquer apologia nesse sentido. Pelo que li, alguns espíritas tentam explicar o porquê do sofrimento, e não que o idolatrem. Existe uma enorme diferença entre "Idolatrar" e "Tentar Explicar" o sofrimento. Agora, aceita quem quiser. Ninguém é obrigado a acreditar em nada. Cada um deve ficar com as suas próprias convicções.

Não. Mas vc me viu acusá-lo de algo aqui? Não, também não viu!

Não julgue a DE por vc, julgue-a por ela mesma :emoticon45:

Se o caso fosse só tentar dar uma "desculpa" para o sofrimento até passaria, mas a coisa ultrapassa em muito esses limites...

[]s
"Deus empurra para a morte tudo o que lhe resiste. Em primeiro lugar a razão, depois a inteligência e o espírito crítico" (Onfray)

"Your God is dead and no one cares" (Sartre)

Apo

Mensagem por Apo »

Eu adoro lagartixas e cobras. As primeiras são uma graça e tem muito a ver comigo. As segundas, se pensar racionalmente são temidas pela dor da picada e pelo veneno. Não vejo nada de demoníaco.

Tinha fobia por morcegos, mas depois que vi um programa onde os morcegos tomavam mamadeira enrolados num cobertorzinho, minha fobia desaparecer. Meu lado maternal falou mais alto...nhé...hehehe
Imagem

ade

Mensagem por ade »

Anna escreveu:...meu lado antropomoralísticodivinal

Olá, Anna, hummm, deduzo então que voce é uma divinal=divina, mo=morena, antropo=belo especime humano, estou certo? :emoticon32:
:emoticon12: :emoticon12: brincadeirinha, desculpe, não resisti...

Benetton
Contato:

Mensagem por Benetton »

Anna escreveu:
Benetton escreveu:Em outro post, de outro tópico, Eu lhe perguntei o que significava o seu avatar, mas não houve oportunidade de você me responder.

Sempre achei que os avatares, de alguma forma, tem algo a ver com o Forista. É uma simples opinião pessoal.

Ieu sou assim mesmo. Acho que o avatar deve ter a ver comigo sim... esse por exemplo deixa claro o meu componente bichos escrotos saiam dos esgotos e venham enfeitar meu lar. :emoticon33:

É o meu lado sombrio e sinistro que nem todo mundo consegue vislumbrar, aceitar ou entender como convivem em harmonia com o meu lado antropomoralísticodivinal, característico de minha preciosa, maravilhosa, e altruística natureza humana, os quais nenhum outro ser vivo em categoria inferior é capaz de possuir.

Deixando de lado o discurso intelctualóide e preconceituoso. Além de tudo dito acima é uma homenagem aos odiados seres sombrios aos quais dedico a minha vida de maneira incondicional: os maravilhosos, lindos, fantásticos Arachnida. :emoticon262:

Se eu não trabalhasse com Arachnida, eu trabalharia com lagartos ou cobras, se fosse mamífero seria morcego, se fosse peixe seria tubarão.. e por ai vai... sempre coisas sombrias, malvadas, vistas como do lado negro da força.

Adorei sua resposta. Sincera, direta, original e bem humorada.

Você é uma pessoa que ainda faz valer a pena frequentar esse Fórum.

Se pelo menos 1% dos ateus fossem iguais a Você, deixaria de lado o Espiritismo e seria mais um cético a sacanear tudo quanto é religioso. :emoticon12:

Pronto! Agora o "Let" poderá se vingar de mim e me chamar de puxa-saco também. :emoticon16:

:emoticon105:

Autor Desconhecido.

ade

Mensagem por ade »

Benetton escreveu:Adivinhação é a base da necromancia. E esta pode se aplicar às religiões afro variantes do Espiritualismo, mas não à D.E. Existe uma diferença substancial entre saber como se encontra um ente querido e querer adivinhar quem vai ganhar as próximas eleições.

É? engraçado, eu acho tão parecido o invisivel e o inexistente...

Benetton escreveu:Médiuns do Kardecismo não exigem absolutamente nada. As manifestações são espontâneas nas Sociedades Espíritas que promovem doutrinações de espíritos sofredores. O que ocorre no mundo espiritual e é manifestado no material, não é resultante de nenhuma exigência dos médiuns, que se dispõem apenas a recebê-los para orientação e doutrinação.

Tá bão, então eles só pedem, não exigem. Mas explique o que significa mesmo o "...quem exija a presença dos mortos."

Anna

Mensagem por Anna »

Apo escreveu:Eu adoro lagartixas e cobras. As primeiras são uma graça e tem muito a ver comigo. As segundas, se pensar racionalmente são temidas pela dor da picada e pelo veneno. Não vejo nada de demoníaco.

Tinha fobia por morcegos, mas depois que vi um programa onde os morcegos tomavam mamadeira enrolados num cobertorzinho, minha fobia desaparecer. Meu lado maternal falou mais alto...nhé...hehehe

Lagartixa é uma graça mesmo, eu tab sempre adorei! Mas a família inteira no qual elas estão inseridas (eu acho que ainda estão lá) é muito bonitinho mesmo, Geko, tem cada espécie...inacreditavelmente lindos!!!! Vc ia ficar boquiaberta. Pena que é muito dificil de ver, tem que fazer busca específica e andar de noite no mato. :emoticon16: :emoticon16:

Cobra é demais! ô bichos bacana, são lindas tb!!!!

Eu amo morcego!!! Adoro, de paixão!! São os mamíferos mais legais de todos! :emoticon16: Na casa que eu morava tnha meus próprios morceguinhos :emoticon16: . Eles moravam nas frestas dos Aquaricaras que sustentavam a casa, eram ruivinhos, liiiiiiiiiiindos! Quando a gente falava alto perto dos buracos eles reclamavam :emoticon22: com um barulhinho muito bunitinhu.
Um dia um deles ficou fazendo pirueta, pra lá e pra cá, na frente do meu gato, até que o Oxossi (meu gato) pegou o bichinho e ficou sobre ele com as duas patas dianteiras segurando as asas (tipo Cristo crucificado sabe? Que horror), e com o focinho encostado no morceguinho contra o chão. Cara, eu berrei tanto com Oxossi e consegui puxar ele segundos antes que o gato fizesse a festa sanguinolenta. Ia fica muito triste e puta da vida se Oxossi matasse o meu morcego!
:emoticon2:

Anna

Mensagem por Anna »

ade escreveu:
Anna escreveu:...meu lado antropomoralísticodivinal

Olá, Anna, hummm, deduzo então que voce é uma divinal=divina, mo=morena, antropo=belo especime humano, estou certo? :emoticon32:
:emoticon12: :emoticon12: brincadeirinha, desculpe, não resisti...

Oi Ade! Quanto tempo!

Eu sou divina, como o divino Marquês de Sade. :emoticon22: :emoticon22:
Lindamente esculpida pela seleção natural, deriva gênica e eventos vicariantes :emoticon202: , obra do diabo, mas infelizmente não sou morena, não saiu uma expressão sequer da negrada africana no meu fenótipo. Que raiva viu? Sou bem branquela.
:emoticon2:

bem agora eu vou embora que tô enrolando pacas e tenho que estudar!
:emoticon23:
Editado pela última vez por Anna em 25 Abr 2008, 17:31, em um total de 1 vez.

Anna

Mensagem por Anna »

Benetton escreveu:
Anna escreveu:

Se eu não trabalhasse com Arachnida, eu trabalharia com lagartos ou cobras, se fosse mamífero seria morcego, se fosse peixe seria tubarão.. e por ai vai... sempre coisas sombrias, malvadas, vistas como do lado negro da força.

Adorei sua resposta. Sincera, direta, original e bem humorada.

Você é uma pessoa que ainda faz valer a pena frequentar esse Fórum.

Se pelo menos 1% dos ateus fossem iguais a Você, deixaria de lado o Espiritismo e seria mais um cético a sacanear tudo quanto é religioso. :emoticon12:

Pronto! Agora o "Let" poderá se vingar de mim e me chamar de puxa-saco também. :emoticon16:

:emoticon105:

Tá vendo? Eu sou uma maravilha, gente!!!! :emoticon22:

Benetton
Contato:

Mensagem por Benetton »

Você fez generalizações sobre a Icar :emoticon45:

O que fiz foi pontuar algo que aconteceu comigo, na minha infância e citar o CV II, como norma da Igreja.

É normal do ser humano e eu não baseio meus comentários em relação aos espíritas por alguns foristas que conheço e sim pelo grupo geral, pelo que é dito pelos palestrantes da federação e aplaudido por todos os presentes, por exemplo (Você e o Vitor Moura mesmo não são nem um pouco, digamos, ortodoxos :emoticon16: ...e aproveite, não costumo elogiar muito :emoticon13: )

Não disse que o sofrimento não existia. Ele existe e está na nossa frente. Basta saírmos às ruas. Talvez muito do que Você tenha ouvido em palestrantes de federações abrangem o cotidiano que é recheado de casos tristes. É só abrir os jornais e 90% são de notícias preocupantes. Agora daí para dizer que invariavelmente tudo é pago com sofrimento vai uma bela diferença.

Se não sou ortodoxo e isso é um elogio, então obrigado. Você sempre me pareceu mesmo uma pessoa gentil.

Não. Mas vc me viu acusá-lo de algo aqui? Não, também não viu!

Não julgue a DE por vc, julgue-a por ela mesma :emoticon45:

Se o caso fosse só tentar dar uma "desculpa" para o sofrimento até passaria, mas a coisa ultrapassa em muito esses limites...

O que disse foi apenas para dar base ao meu raciocínio anterior.

Julgar a D.E por mim??????????????????????

Mas nunquinha faria isso. Nem por "reza braba". Sou pequeno demais para me atrever a julgar uma Doutrina baseado no que penso. Tenho muito chão pela frente. Só dei o 1º passo.

E quem está justificando o sofrimento talvez continue a fazê-lo, com base em seu conhecimento doutrinário. Não gosto dessa parte, pois não me sinto capacitado para debater esse prisma da D.E. Aqueles que quiserem, que o façam.

Hoje é sexta-feira.

Bom fim de semana a todos.

FUI !

Autor Desconhecido.

ade

Mensagem por ade »

Anna escreveu:Um dia um deles ficou fazendo pirueta, pra lá e pra cá, na frente do meu gato, até que o Oxossi (meu gato) pegou o bichinho e ficou sobre ele com as duas patas dianteiras segurando as asas (tipo Cristo crucificado sabe? Que horror), e com o focinho encostado no morceguinho contra o chão. Cara, eu berrei tanto com Oxossi e consegui puxar ele segundos antes que o gato fizesse a festa sanguinolenta. Ia fica muito triste e puta da vida se Oxossi matasse o meu morcego!

Pô, Anna, voce atrapalhou a quitação de carma do morceguinho, ele estava predestinado a morrer nas garras do gato, agora voce vai pagar por isso na proxima encarnação...

Mas não exagere com os "segundos antes que o gato fizesse a festa sanguinolenta", os gatos gostam de brincar (ou torturar) as vitimas uma meia hora antes de devorá-las...

E o que são os tais "Aquaricaras"?

Deixe para estudar depois, tem todo o fim de semana...

Trancado