Desafio de Matemática ao PENSADOR.

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
o pensador

Mensagem por o pensador »

Vc interpreta que o cálculo estatístico tem como método de cálculo a operaçâo da adiçâo e da subtraçâo e raciocina segundo este modelo.

Mas o número absoluto de possibilidades numa determinada amostra nâo pode ser ultrapassado por um número restrito de possibilidades dentre o número absoluto,isso é como dizer que a probabilidade de que eu retire 3 moedas dum bolso cheio com 10 moedas em uma única vez é 130% pois 10(número total de possibilidades) + 3(número de possibilidades sortedas)=13.

E o o núemro máximo também nâo pode ser subtraído do número sorteado.Isso seria como afirmar que a probabilidade de que eu retire 3 moedas dum bolso cheio com 10 moedas numa única vez é 70% pois 10(número total de possibilidades) - 3(número de possibilidades sorteadas)=7.Isso resultaria no completo absurdo que é afirmar que o número de moedas sorteadas é simultâneamente maior e igual a si mesmo.

:emoticon10: :emoticon10:

Perseus

Re.: Desafio de Matemática ao PENSADOR.

Mensagem por Perseus »

Isso além de não resolver o problema, não diz o que esta errado em minha resposta.

De novo:

Se tenho 10 livros, posso organiza-los de 10! maneiras diferentes concorda?

Este é o espaço amostral (coisa que você não conhece, e por isso, não sabe usar).

Agora os 7 livros de Biologia, podem ser organizados de 7! maneiras diferentes. Certo.
Porém, como são livros iguais, temos de considerar os 7 livros, como sendo um só.

Suponhamos que os outros 3 livros sejam de Administração.
Assim, não poderemos ter na estante algo assim: Bio. Adm. Bio... E sim sempre Bio.Bio.Bio e etc., mas nunca um livro de Administração no meio. Por isso, podemos contar os 7 livros de Biologia, como sendo um só. (isso não influe na resolução do problema, mas é só para mostrar como você não tem este tipo de raciocinio lógico)

Como os 7 livros, valem por 1, temos no total, 4 livros, que podem ser arranjados de 4! maneiras diferentes.

Ou seja:

7! . 4! dividido por 10!.

Isso da 1 chance, em 30 de ao colocarmos os 10 livros ALEATORIAMENTE na estante, os 7 de Biologia estarem lado a lado.
"Uau! O Brasil é grande"

Reação de Bush, quando Lula mostrou um mapa do Brasil. Essa frase foi finalista em 2006 do site StupidityAwards.com, na categoria "Afirmação mais estúpida de Bush".

Perseus

Mensagem por Perseus »

E dessa vez, antes de escrever qualquer merda que vier a cabeça, atente à palavra "ALEATORIAMENTE".

Se você soubesse o que isso significa, perceberia o absurdo que é a resposta 7/10.
"Uau! O Brasil é grande"

Reação de Bush, quando Lula mostrou um mapa do Brasil. Essa frase foi finalista em 2006 do site StupidityAwards.com, na categoria "Afirmação mais estúpida de Bush".

o pensador

Ah..

E vc também raciocina com base na multiplicaçâo,multiplicando o número máximo de possibilidades pelo número de possibilidades sortedas.

Esta presunçâo também resulta no absurdo de que a probabilidade de eu retirar três moedas de um bolso cheio com 10 moedas é 300% pois 10(100%;número absoluto de possibilidades) multiplicado por 3(número de possibilidades sorteadas) é igual a 30(300%).Ou seja, se eu retirar três moedas dum bolso cheio com 10 moedas restarâo 30 moedas para mim...milagre da multiplicaçâo :emoticon13:

Perseus

Mensagem por Perseus »

Bom, as resoluções estão todas ai para todo mundo ver.

Bola pra frente:

Suponha que em um campeonato de sei la... bocha. Isso.. nesse campenato, na primeira fase, são realizados 78 jogos , sendo que cada jogador joga uma vez contra todos os demais.

Qual é o número de jogadores?

Posso manda outro? (esse você ja errou, nem preciso ver sua resposta)
"Uau! O Brasil é grande"

o pensador

Re: Re.: Desafio de Matemática ao PENSADOR.

Perseus escreveu:Isso além de não resolver o problema, não diz o que esta errado em minha resposta.

De novo:

Se tenho 10 livros, posso organiza-los de 10! maneiras diferentes concorda?

Este é o espaço amostral (coisa que você não conhece, e por isso, não sabe usar).

Agora os 7 livros de Biologia, podem ser organizados de 7! maneiras diferentes. Certo.
Porém, como são livros iguais, temos de considerar os 7 livros, como sendo um só.

Suponhamos que os outros 3 livros sejam de Administração.
Assim, não poderemos ter na estante algo assim: Bio. Adm. Bio... E sim sempre Bio.Bio.Bio e etc., mas nunca um livro de Administração no meio. Por isso, podemos contar os 7 livros de Biologia, como sendo um só. (isso não influe na resolução do problema, mas é só para mostrar como você não tem este tipo de raciocinio lógico)

Como os 7 livros, valem por 1, temos no total, 4 livros, que podem ser arranjados de 4! maneiras diferentes.

Ou seja:

7! . 4! dividido por 10!.

Isso da 1 chance, em 30 de ao colocarmos os 10 livros ALEATORIAMENTE na estante, os 7 de Biologia estarem lado a lado.

O fator de cálculo nâo é a disciplina mas o livro.Nâo importa se o livro é de matemática ou de filosofia,nâo estamos tratando de quantidades de disciplinas.

ora..disciplinas nem sâo entidades reais..Estamos tratando de livros,estes sim entidades reais...O próprio enunciado do problema nâo menciona a requisiçâo de qualquer cálculo estatístico de disciplinas mas sim de livros.

Perseus

Mensagem por Perseus »

Não resolveu o problema, nem demonstrou o que está errado em minha resolução.

Pode dar o nome que você quiser aos livros.
Alias, pode até chamar de outro objeto qualquer se quiser.

Você escolhe.

O que importa, é que você errou, e vai errar todos os outros.
"Uau! O Brasil é grande"

o pensador

Desisto cara..Estou cansado e vou dormir...

Incrível como vc nâo enxerga os erros primários de cálculo que comete,invertendo operaçôes de divisâo(probabilísticas,estatísticas)por operaçôes de subtraçâo e multiplicaçâo..

Cara,nenhum resultado por ser superior à 100% e todos os problemas matemáticos desta categoria estipulam um número absoluto(100%),e nenhum resultado pode ser ao mesmo tempo igual e maior que a si mesmo.Logo nâo devemos multiplicar e nem devemos subtrair para realizar cálculos estatísticos e sim dividir.Vc deve estar de brincadeira,nâo sei porque perdi meu tempo..Fala sério...

Perseus

Mensagem por Perseus »

Exato, e agora, apresento-lhe a minha premissa que embasa minha conclusão de que você não conhece nada de matemática:

Todos os problemas que coloquei, não deram resultado em porcentagem. Você é tão estúpido em matemática, mas tão estúpido, que acha que probabilidade = porcentagem.

Se você reparar, todas as respostas que eu dei não estão em porcentagem, e sim em n chances em m.

No caso dos bilhetes, a chance não não é de "120%" como você supos. apenas um ignorante e analfabeto matematico iria enxergar algo assim.
Quem estudou este assunto ao menos uma vez na vida, sabe que a resposta é de 120 chances, em 203 tentativas, e não "120%"

Como querer discutir matemática com alguém que não tem capacidade mental para perceber algo tão banal?

Durma com os números.

o pensador

Ressaltando que a divisâo a que me refiro é o fracionamento da quantidade sorteada pela quantidade máxima de possibilidades e nâo uma divisâo literal.

Vc tambem inverte a ordem dos fatores,que neste caso altera profundamente o produto.Vc emprega o número máximo de possibilidades como fator primário de cálculo quando é meramente um fator secundário.

A operaçâo correta é dividir o número sorteado pelo número máximo de possibiliidades,pois se fizermos o contrário estaremos calculando a probabilidade do absoluto,o que é contraditório.

Fim por hoje...

Perseus

Mensagem por Perseus »

E novamente, não resolveu o problema e não conseguiu demonstrar qualquer erro no que apresentei como respostas.

Apenas palavras soltas e frases balbuciadas sem nenhum sentido e aplicação prática nos problemas.

Durma que seu cérebro deve estar exausto de tanto 'pensar' por hoje uh?

o pensador

Perseus escreveu:Exato, e agora, apresento-lhe a minha premissa que embasa minha conclusão de que você não conhece nada de matemática:

Todos os problemas que coloquei, não deram resultado em porcentagem. Você é tão estúpido em matemática, mas tão estúpido, que acha que probabilidade = porcentagem.

Se você reparar, todas as respostas que eu dei não estão em porcentagem, e sim em n chances em m.

No caso dos bilhetes, a chance não não é de "120%" como você supos. apenas um ignorante e analfabeto matematico iria enxergar algo assim.
Quem estudou este assunto ao menos uma vez na vida, sabe que a resposta é de 120 chances, em 203 tentativas, e não "120%"

Como querer discutir matemática com alguém que não tem capacidade mental para perceber algo tão banal?

Durma com os números.

Rapaz...Toda probabilidade pode ser repsentada em percentagem.Vc sabe o que significa a palavra percentagem?

Percentagem é uma porçâo específica retirada de uma quantidade absoluta especificada.Logo todo cálculo probabilístico pode ser referido em termos de porcentagem.

120 chances em 203 tentativas nâo é nem um número exato.
Por acaso 1,8 bilhete pode sorteado.A nâo ser que rasguemos o bilhete é evidente que nâo..Que erro primário e feio Perseus...

Perseus

Mensagem por Perseus »

Ora, como não?

1/2 não representa 1 chance em duas tentativas?

120/203 representa 120 chances em 203 tentativas.
Se quiser, pode transformar em porcentagem se quiser.

Por motivos óbvios e práticos, a resposta correta fica como 120/203.

se você multiplicar ambos por 100/203, você chegara à resposta de aproximadamente 60%.

Feliz?

Perseus

Mensagem por Perseus »

Antes que você faça merda, me refiro a esta conta:

120 . 100/203

e

203 . 100/203

Isso vai dar 59,8578463 sobre 100.
"Uau! O Brasil é grande"

o pensador

Perseus escreveu:Ora, como não?

1/2 não representa 1 chance em duas tentativas?

120/203 representa 120 chances em 203 tentativas.
Se quiser, pode transformar em porcentagem se quiser.

Por motivos óbvios e práticos, a resposta correta fica como 120/203.

Nâo estou discutindo a resposta,apenas a fraçâo 120/203.É possível haver 120 sorteios de um bilhete específico em 203 tentativas.O impossível é que a chance de que um determinado número de bilhetes dentre um número total seja sorteado na primeira tentativa seja de 120/230.

Perseus

Mensagem por Perseus »

Essa é a probabilidade de nenhum dos 3 bilhetes serem premiados quando COMPARADOS ENTRE SI.

E a fração, como ja demonstrei, da uma porcentagem satisfatória.

A metade dos "120%" com que você sonhou.
Editado pela última vez por Perseus em 04 Nov 2005, 03:10, em um total de 1 vez.

o pensador

Perseus escreveu:Antes que você faça merda, me refiro a esta conta:

120 . 100/203

e

203 . 100/203

Isso vai dar 59,8578463 sobre 100.

Correto.E por isso o cálculo está errado,numa primeira tentativa somente bilhetes inteiros podem ser sorteados e nâo existem outras alternativas para modificar a probabilidade de sorteio de determinados bilhetes.Logo 5,787.. bilhetes nâo podem ser sorteados na primeira tentativa.

Vc deve saber que neste tipo de operaçâo se o primeiro cálculo estiver errado todos os cálculos restantes estarâo
comprometidos

Perseus

Mensagem por Perseus »

Quem falou em "primeira tentativa" cara pálida? Da onde você tirou isso?
"Uau! O Brasil é grande"

o pensador

Perseus escreveu:Essa é a probabilidade de nenhum dos 3 bilhetes serem premiados quando COMPARADOS ENTRE SI.

E a fração, como ja demonstrei, da uma porcentagem satisfatória.

A metade dos "120%" com que você sonhou.

O referencial dos bilhetes sorteados nâo sâo eles mesmos mas sim o o espaço amostral do qual eles foram retirados.

A situaçâo original é o referencial para qualquer situaçâo posterior derivada da quantidade absoluta inicial,o número absoluto de fatores é o referencial para se medir a probabilidade de que um determinado número limitado de fatores sejam destacados dentr o Total.Falha grave de raciocínio...

o pensador

Perseus escreveu:Quem falou em "primeira tentativa" cara pálida? Da onde você tirou isso?

Eu falei.Todas as retiradas tem um potencial estatístico concatenado e vinculado.Dentre 10 fatores em 3 retiradas a probabilidade de que um fator seja selecionado diminui na seguinte proporçâo:1/10,1/9,1/8,1/7..

Se o primeiro cálculo estiver erado o resultado da equaçâo estará também errado pois terá sido comprometido.

Perseus

Mensagem por Perseus »

Falou falou e não disse porra nenhuma.

1. O que você escreveu acima não tem nenhum significado. Afinal o que caralho é o tal número absoluto de fatores que é o referencial para se medir a propabilidade de um determinado número limitado de fatores?

2. A pergunta, é matemática. Onde está a resposta matemática? Onde estão os calculos? Porque não expressa esse lero lero non-sense em forma de número?

A coisa é muito mais simples do que essas suas bobagens de 'referencias' e 'numeros absolutos'.
É assim: Temos 30 bilhetes, dos quais 4 são premiados.

Se desses 30, pegarmos 3, qual sera a probabilidade de nenhum ser o premiado, e apenas um ser o premiado?

O desafio: Expresse exatamente o que você escreveu acima, numericamente e de a resposta, também numericamente.
Palavras, apenas para demonstrar isso: 'número 'X' representa o tal "número absoluto de fatores' e ponto.
"Uau! O Brasil é grande"

Perseus

Mensagem por Perseus »

o pensador escreveu:
Perseus escreveu:Quem falou em "primeira tentativa" cara pálida? Da onde você tirou isso?

Eu falei.Todas as retiradas tem um potencial estatístico concatenado e vinculado.Dentre 10 fatores em 3 retiradas a probabilidade de que um fator seja selecionado diminui na seguinte proporçâo:1/10,1/9,1/8,1/7..

Se o primeiro cálculo estiver erado o resultado da equaçâo estará também errado pois terá sido comprometido.

Então resolva matematicamente o problema proposto ao invés de ficar inventando fábulas.

o pensador

Perseus escreveu:Falou falou e não disse porra nenhuma.

1. O que você escreveu acima não tem nenhum significado. Afinal o que caralho é o tal número absoluto de fatores que é o referencial para se medir a propabilidade de um determinado número limitado de fatores?

2. A pergunta, é matemática. Onde está a resposta matemática? Onde estão os calculos? Porque não expressa esse lero lero non-sense em forma de número?

A coisa é muito mais simples do que essas suas bobagens de 'referencias' e 'numeros absolutos'.
É assim: Temos 30 bilhetes, dos quais 4 são premiados.

Se desses 30, pegarmos 3, qual sera a probabilidade de nenhum ser o premiado, e apenas um ser o premiado?

O desafio: Expresse exatamente o que você escreveu acima, numericamente e de a resposta, também numericamente.
Palavras, apenas para demonstrar isso: 'número 'X' representa o tal "número absoluto de fatores' e ponto.

Teu raciocínio está ridiculamente errado,como vou discutir com vc??Nâo há nem campo neutro por meio do qual possamos solucionar o problema.Só escrevi este post para dizer o óbvio de que eu já demonstrei matematicamente meu raciocínio.E com dez unidades...Desisto...Sua lógica é muito fraca e sem sentido.

Perseus

Mensagem por Perseus »

Responda ao problema, expressando matematicamente esta frase:

A situaçâo original é o referencial para qualquer situaçâo posterior derivada da quantidade absoluta inicial,o número absoluto de fatores é o referencial para se medir a probabilidade de que um determinado número limitado de fatores sejam destacados dentr o Total

A pergunta é:

Temos 30 bilhetes, dos quais 4 são premiados.

Aplique suas palavras na resolução do problema. Transforme toda esta merda sem sentido que eu citei em números e resolva o problema. Isso aqui é matematica e não portugues.

Quero números e não lero lero.

Perseus

Mensagem por Perseus »

Para te ajudar:

Indique qual número representa a "quantidade absoluta inicial"
Qual número representa "o número absoluto de fatores"
Qual número representa "o referencial para se medir a probabilidade de que um determinado número limitado de fatores sejam destacados dentr o Total"
"Uau! O Brasil é grande"

Trancado