Efeito Dunning-Kruger no RV

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Res Cogitans

Efeito Dunning-Kruger no RV

Mensagem por Res Cogitans »

Quer coisa mais recorrente que essa no RV?

http://pt.wikipedia.org/wiki/Efeito_Dunning-Kruger

O Efeito Dunning-Kruger é o fenômeno pelo qual indivíduos que possuem pouco conhecimento sobre um assunto acreditam saber mais que outros melhor preparados.

O fenômento foi demonstrado em uma série de experimentos realizados por Justin Kruger e David Dunning, à época ambos da Universidade de Cornell. Seus resultados foram publicados no Journal of Personality and Social Psychology em dezembro de 1999.[1]

Kruger e Dunning perceberam que vários estudos anteriores sugeriam que em habilidades tão distintas como compreensão de leitura, operação de veículos motorizados, e jogar xadrez ou tênis,

"ignorância, com mais freqüência do que o conhecimento, gera confiança".

Eles propuseram as seguintes hipóteses, dada uma habilidade típica que humanos possam possuir em maior ou menor grau:

1. Indivíduos incompetentes tendem a superestimar seu próprio nível de habilidade,
2. Indivíduos incompetentes não reconhecem habilidade genuína em outros,
3. Indivíduos incompetentes não reconhecem o grau extremo de sua inadequação,
4. Se treinados substancialmente para melhorar seu nível de habilidade, estes indivíduos serão capazes de reconhecer e admitir sua prévia falta de habilidade.

Eles testaram estas hipóteses em alunos da Universidade de Cornell registrados em vários cursos de psicologia.

Numa série de estudos, Kruger e Dunning examinaram auto-avaliações de habilidade lógica, habilidade gramática, e humor. Depois de confrontados com suas notas nos testes, pediu-se aos avaliados que novamente estimassem seu nível de habilidade. Neste momento o grupo compentente na habilidade estimou seu nível corretamente, enquanto o grupo incompetente na habilidade superestimou seu nível. Dunning e Kruger constatam:

"Em 4 estudos, os autores detectaram que participantes com notas integrando o quartil mais baixo da pesquisa em avaliações de humor, gramática, e lógica superestimaram de forma brutal sua performance na avaliação e sua própria habilidade. Apesar do resultado de seus exames os colocar no 12º percentil, eles estimaram estar no 62º."

Enquanto isso, pessoas com real conhecimento tenderam a subestimar sua competência.

Um estudo seguinte sugere que estudantes imcompetentes melhoram seu próprio nível de habilidade e sua habilidade de estimar seu nível perante seus pares apenas depois de extenso treinamento nas habilidades que eles não possuíam.

Dunning e Kruger receberam o prêmio IgNobel pelo seu trabalho.[2]

Referências

1. ↑ Justin Kruger; David Dunning (1999). "Unskilled and Unaware of It: How Difficulties in Recognizing One's Own Incompetence Lead to Inflated Self-Assessments". Journal of Personality and Social Psychology 77 (6): 1121–34.
2. ↑ The 2000 Ig Nobel Prize Winners. Improbable Research. Página visitada em 2007-06-23.
*Estou REALMENTE muito ocupado. Você pode ficar sem resposta em algum tópico. Se tiver sorte... talvez eu lhe dê uma resposta sarcástica.

*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.

Joe
Gênero: Masculino

Re: Efeito Dunning-Kruger no RV

Mensagem por Joe »

Realmente.

Dick

Mensagem por Dick »

"Eu não concordo com as conclusões destes pesquisadores. Parece-me que eles não são tão bons quanto eu em analisar os resultados destes experimentos. Eu é quem deveria ter ganho o IgNobel". :emoticon12:
docdeoz escreveu:
"Você vai apertando a "coisa" e encontra um livro- "Variedades da Experiência Científica" que que CARL SAGAN afirma que há evidências de uma entidade chamada DEUS...
PASMEM!"

CADÊ O TRECHO? EM QUÊ PÁGINA? DE QUAL EDIÇÃO? EM QUAL CONTEXTO? SUA HONESTIDADE INTELECTUAL É IGUAL A UMA TEMPERATURA DE - 274 GRAUS CENTÍGRADOS, NÃO É MESMO?

rapha...
Administrador

Mensagem por rapha... »

Proponho uma lista dando nome aos bois.

Res Cogitans

Mensagem por Res Cogitans »

rapha... escreveu:Proponho uma lista dando nome aos bois.

A lista é grande mas posso citar 3 grandes exemplos:
Carlus-pensador
NadaSei
Deise
*Estou REALMENTE muito ocupado. Você pode ficar sem resposta em algum tópico. Se tiver sorte... talvez eu lhe dê uma resposta sarcástica.

*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

Realmente, quem sabe pouco sobre um assunto também não sabe o quanto ainda existe para se aprender e não tem idéia da própria ignorância.

Anna
Gênero: Feminino

Mensagem por Anna »

Res Cogitans escreveu:
rapha... escreveu:Proponho uma lista dando nome aos bois.

A lista é grande mas posso citar 3 grandes exemplos:
Carlus-pensador
NadaSei
Deise

Há vários exemplos mesmo, por isso eu frequentemente cito a ignorância arrogante que assola muitos, um fenômeno que sempre me impressionou!!
Cérebro é uma coisa maravilhosa. Todos deveriam ter um.

Trancado