Pergunta aos espiritas

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Botanico

Re: Pergunta aos espiritas

Mensagem por Botanico »

ade escreveu:
Fenrir escreveu:Como a aplicação desta lei torna possível moldar toda uma sequência tremendamente complexa de eventos de tal forma que eles conspirem para que fulano de tal sofra exatamente o que a lei prescreve?

Exatamente, e se colocarmos então junto o tal "livre arbitrio", o resultado será uma impossibilidade total, e não adianta dizer que é deus que dirige o processo, neste caso "livre arbitrio" não existiria...

No mesmo lugar onde colocamos o livre-arbítrio por aqui mesmo. Como já disse mais acima, na pressa eu posso atravessar o sinal vermelho e aí bumba! Acidente e eu todo quebrado. E aí pergunto:
_ Mas no domingo que vem eu ia surfar na praia e como vou fazer agora que me falta uma perna? Cadê o meu livre-arbítrio?
Parece que esta é a pergunta que vocês céticos fazem...

Benetton
Gênero: Masculino
Contato:

Mensagem por Benetton »

Fedidovisk escreveu:
Absurda foi as colocações de uns sobre o João Hélio... que ele foi um romano que arrastava pessoas pela biga e toda a lógica espírita!

E tem gente que ainda acredita nessa história ardilosamente inventada "de um romano que arrastava pessoas com bigas" e atribuída ao menino e supostamente realizada no CELD. Desmascarei o autor do tópico, mas ele aos poucos foi se desviando da besteira que fez mas chuveu céticos em sua defesa, apesar das provas de que tudo não passou de uma FLAGRANTE MENTIRA plantada contra o citado CELD, seja por pseudo-espíritas ou não :

"Psicografia" atribuída a João Hélio, por Ateu Tímido :
viewtopic.php?f=1&t=10791&start=0&st=0&sk=t&sd=a

" Duvidar de tudo ou acreditar em tudo são duas soluções igualmente cômodas : Ambas nos dispensam do trabalho de pensar. "

Jules Henri Poincare - Físico e Matemático Francês.

"Sempre que possivel, converse com um saco de cimento. Nessa vida só devemos acreditar no que é concreto."

Autor Desconhecido.

Fenrir

Mensagem por Fenrir »

Botanico escreveu:
ade escreveu:
Fenrir escreveu:Como a aplicação desta lei torna possível moldar toda uma sequência tremendamente complexa de eventos de tal forma que eles conspirem para que fulano de tal sofra exatamente o que a lei prescreve?

Exatamente, e se colocarmos então junto o tal "livre arbitrio", o resultado será uma impossibilidade total, e não adianta dizer que é deus que dirige o processo, neste caso "livre arbitrio" não existiria...

No mesmo lugar onde colocamos o livre-arbítrio por aqui mesmo. Como já disse mais acima, na pressa eu posso atravessar o sinal vermelho e aí bumba! Acidente e eu todo quebrado. E aí pergunto:
_ Mas no domingo que vem eu ia surfar na praia e como vou fazer agora que me falta uma perna? Cadê o meu livre-arbítrio?

Confesso que não entendi sua colocação.
O que quis dizer, é que a DE prescreve (corrija-me se estiver errado) que um espírito antes de se encarnar pode escolher o tipo de vida que levará e que este tipo de vida envolve a quitação de algumas de suas faltas, aprendizado, etc.
A pergunta é:
Dado que o espírito fez sua escolha e que portanto o seu destino já estará ao menos em parte determinado antes mesmo de nascer, qual é o mecanismo que torna possível que uma sequência de eventos, de causas-efeito na vida daquela pessoa (e envolvendo possivelmente outras pessoas e outros carmas e escolhas, livre-arbítrio, etc, tornando a coisa ainda mais complexa...) funcionem de forma a realizar o que a pessoa escolheu antes de nascer?
"Man is the measure of all gods"
(Fenrígoras, o sofista pós-socrático)

"The things are what they are and are not what they are not"

"As mentes mentem"
(Fenrir, o mentiroso)

Anna
Gênero: Feminino

Mensagem por Anna »

Benetton escreveu:
Fedidovisk escreveu:
Absurda foi as colocações de uns sobre o João Hélio... que ele foi um romano que arrastava pessoas pela biga e toda a lógica espírita!

E tem gente que ainda acredita nessa história ardilosamente inventada "de um romano que arrastava pessoas com bigas" e atribuída ao menino e supostamente realizada no CELD. Desmascarei o autor do tópico, mas ele aos poucos foi se desviando da besteira que fez mas chuveu céticos em sua defesa, apesar das provas de que tudo não passou de uma FLAGRANTE MENTIRA plantada contra o citado CELD, seja por pseudo-espíritas ou não :

https://antigo.religiaoeveneno.com.br/viewtopic.php?f=1& ... &sk=t&sd=a

Oi Benneton!

Tudo bem que tem muita coisa na intenet que é falsa sobre espiritismo, ambos sabemos, mas a prática de atribuir estórias passadas em Roma, Egito, Grécia, China, etc a morte traumática das pessoas, acontece, e aconteceu muito no passado espírita. Lembro-me bem na época da morte de Cazuza, e daquela outra atriz que morreu quando um barco afundou durante um ano novo, que aparecera psicografias as quais foram inclusive mostradas na rede globo. Enfim, a culpa é em parte dos próprios espíritas.

Quanto a mentiras associando o nome do Espiritismo na net bnão são maiores do que as atrocidades absurdas que associam o nome da ciência, tanto nas religiões, como nas pseudo-religiões. A Nasa e física quântica coitadas são as grandes vítimas. E eu sinceramente não vejo ninguém em casa espírita alguma, ou fora dela, se preoucupar em buscar a verdade científica antes de aceitar a balela. Eu acho pior aceitar um dogma mentiroso, do que pensar verdadeira uma mentira sobre o dogma, pois para uma acusção do dogma os praticantes e simpáticos rapidamente usam do ceticismo, o que não fazem quando é o contrário.
Mas diferentemente do espiritismo, que tem, ou teve no passado, por hábito a prática de lançar mensagens por ai com contúdo sobre fatos púbblicos associados ao mundo reencarnatório, a pobre ciência nada fez por merecer sua inclusão nas mentiras e barbáries espiritualísticas.
Cérebro é uma coisa maravilhosa. Todos deveriam ter um.

ade

Mensagem por ade »

Botanico escreveu:No mesmo lugar onde colocamos o livre-arbítrio por aqui mesmo. Como já disse mais acima, na pressa eu posso atravessar o sinal vermelho e aí bumba! Acidente e eu todo quebrado. E aí pergunto:

Olá, Botanico. Acho que não me fiz entender, eu falo de como seria possivel compatibilizar um determinado evento que seria necessário para completar a tal "provação" supostamente necessaria a quitação do tal "carma" com a noção de livre-arbitrio de todas as pessoas do mundo, já que o que um faz interfere no que outros farão em seguida, suponhamos no caso que voce usou acima, que a "prova" prevista para o nosso surfista fosse ser devorado por um tubarão no domingo que vem, enquanto surfava, mas alguem atravessou o sinal vermelho, já que tem livre-arbitrio para isso, e arrancou a perna do ex-surfista, evitando que este cumpra o que deveria, como fica então? e se o surfista tivesse simplesmente morrido, a tal "provação" ficaria adiada para a próxima vida, e assim por diante?
"É dificil levar alguem a entender algo quando sua fé depende de que não entenda" - Ditado mais velho que a humanidade.

Fedidovisk

Mensagem por Fedidovisk »

o determinista não teria nada demais se não fosse inclinado para o caos e violência...

Benetton
Contato:

Mensagem por Benetton »

Anna escreveu:
Benetton escreveu:
Fedidovisk escreveu:

Oi Benneton!

Tudo bem que tem muita coisa na intenet que é falsa sobre espiritismo, ambos sabemos, mas a prática de atribuir estórias passadas em Roma, Egito, Grécia, China, etc a morte traumática das pessoas, acontece, e aconteceu muito no passado espírita. Lembro-me bem na época da morte de Cazuza, e daquela outra atriz que morreu quando um barco afundou durante um ano novo, que aparecera psicografias as quais foram inclusive mostradas na rede globo. Enfim, a culpa é em parte dos próprios espíritas.

Olá Anna,

Concordo que na Comunidade Espírita existem pessoas que se deixam levar por tudo quanto é bobagens que aparecem por aí, e passam a creditá-las como verídicas.

O fato é que, em qualquer corpo social integrado por ideologias, surgem aqueles que querem ser "mais realistas do que o rei", e se arvoram a veicular aquilo que deveria se limitar às suas próprias especulações e vontades, justamente por faltar o respaldo da investigação séria e comprometida com a verdade. Tive a oportunidade de comprovar isso acerca do comportamento de Diretores da STR e também de um conhecido cético aqui do RV, Luiz Dantas. Os links a seguir resumem bem este exemplo :

1) viewtopic.php?p=234681#234681 ( Manipulações de Souto maior e Leo Vines )

2) viewtopic.php?f=1&t=15084&p=316669#p316669 ( Manipulações de Luiz Dantas, espalhando mentiras favoráveis ao ateímo )

Enfim, esse mal que assola ateísmos e religiões ainda deve continuar por muito tempo.

Anna escreveu:Quanto a mentiras associando o nome do Espiritismo na net bnão são maiores do que as atrocidades absurdas que associam o nome da ciência, tanto nas religiões, como nas pseudo-religiões. A Nasa e física quântica coitadas são as grandes vítimas. E eu sinceramente não vejo ninguém em casa espírita alguma, ou fora dela, se preoucupar em buscar a verdade científica antes de aceitar a balela.

(...)

Mas diferentemente do espiritismo, que tem, ou teve no passado, por hábito a prática de lançar mensagens por ai com contúdo sobre fatos púbblicos associados ao mundo reencarnatório, a pobre ciência nada fez por merecer sua inclusão nas mentiras e barbáries espiritualísticas.

Casas Espíritas realmente não se constituem ambiente propício para divulgar ciência. Elas existem para a prática da Doutrina e só. Se quiserem ler algo sobre o que Cientistas estudaram sobre alguns princípios espíritas devemos nos reportar ( apenas para citar dois exemplos ) aos estudos de Patrick Drouot, Ph.D. em física quântica, cujo doutorado foi obtido na Universidade de Columbia, N.Y - USA e com trabalhos expostos no Monroe Institute - USA, ou ao Ph.D. em física nuclear, Amit Goswami, pesquisador do Instituto de Ciências da Universidade de Oregon (EUA).

Um Tópico recente resume esses fatos :

REVISTA 'ISTO É' - MAR/2008 : Terapia de Vidas Passadas
viewtopic.php?f=1&t=16227&st=0&sk=t&sd=a

Isso sem contar as já conhecidas NDEs - Near Death Experiences, também cunhada como autoscopia, cujos estudos tiveram início com o Dr. Raymoond Moody, americano, e depois foram desenvolvidos e pesquisados com novas metodologias pelos Médicos Britânicos Sam Parnia, Peter Fenwick, pelo Médico Holandês Van Lommel e Michael Sabom, americano, os quais tiveram seus estudos publicados no "The Lancet", periódico de respeitabilidade mundial.

" Duvidar de tudo ou acreditar em tudo são duas soluções igualmente cômodas : Ambas nos dispensam do trabalho de pensar. "

"Sempre que possivel, converse com um saco de cimento. Nessa vida só devemos acreditar no que é concreto."

Autor Desconhecido.

Dick

Mensagem por Dick »

Anna escreveu:
Benetton escreveu:
Fedidovisk escreveu:

Oi Benneton!

Quanto a mentiras associando o nome do Espiritismo na net bnão são maiores do que as atrocidades absurdas que associam o nome da ciência, tanto nas religiões, como nas pseudo-religiões. A Nasa e física quântica coitadas são as grandes vítimas. E eu sinceramente não vejo ninguém em casa espírita alguma, ou fora dela, se preoucupar em buscar a verdade científica antes de aceitar a balela. Eu acho pior aceitar um dogma mentiroso, do que pensar verdadeira uma mentira sobre o dogma, pois para uma acusção do dogma os praticantes e simpáticos rapidamente usam do ceticismo, o que não fazem quando é o contrário.

Isto sim é que é reconfortante. Sobriedade na medida certa.
docdeoz escreveu:
"Você vai apertando a "coisa" e encontra um livro- "Variedades da Experiência Científica" que que CARL SAGAN afirma que há evidências de uma entidade chamada DEUS...
PASMEM!"

CADÊ O TRECHO? EM QUÊ PÁGINA? DE QUAL EDIÇÃO? EM QUAL CONTEXTO? SUA HONESTIDADE INTELECTUAL É IGUAL A UMA TEMPERATURA DE - 274 GRAUS CENTÍGRADOS, NÃO É MESMO?

Benetton
Contato:

Mensagem por Benetton »

Let me think for a while escreveu:
Anna escreveu:
Benetton escreveu:
Fedidovisk escreveu:

Oi Benneton!

Isto sim é que é reconfortante. Sobriedade na medida certa.

Puxa-Saco !

:emoticon12:

Autor Desconhecido.

Anna

Mensagem por Anna »

:emoticon17: :emoticon17:
Cérebro é uma coisa maravilhosa. Todos deveriam ter um.

Fedidovisk

Mensagem por Fedidovisk »

se Jesus fala em dar a outra face, como pode a organização por trás do "universo da DE" sustentar o Karma, é aquele ditado, violência só gera violência.

Botanico

Mensagem por Botanico »

ade escreveu:
Botanico escreveu:No mesmo lugar onde colocamos o livre-arbítrio por aqui mesmo. Como já disse mais acima, na pressa eu posso atravessar o sinal vermelho e aí bumba! Acidente e eu todo quebrado. E aí pergunto:

Olá, Botanico. Acho que não me fiz entender, eu falo de como seria possivel compatibilizar um determinado evento que seria necessário para completar a tal "provação" supostamente necessaria a quitação do tal "carma" com a noção de livre-arbitrio de todas as pessoas do mundo, já que o que um faz interfere no que outros farão em seguida, suponhamos no caso que voce usou acima, que a "prova" prevista para o nosso surfista fosse ser devorado por um tubarão no domingo que vem, enquanto surfava, mas alguem atravessou o sinal vermelho, já que tem livre-arbitrio para isso, e arrancou a perna do ex-surfista, evitando que este cumpra o que deveria, como fica então? e se o surfista tivesse simplesmente morrido, a tal "provação" ficaria adiada para a próxima vida, e assim por diante?

Se o "carma" dele fosse ser devorado por um tubarão (na verdade nas coisas não são tão preto-e-branco assim), então com o acidente ele não pôde surfar naquele dia, mas nada o impedia de navegar e aí num dia de azar ele sai para passear de barco com os amigos e num balanço maior do que devia ele cai ao mar e o tubarão o pega...

Mas como eu disse, a coisa não é preto-e-branco. Tem um outro livro, cujo nome não lembro agora, em que um camarada formado em medicina sofreria um resgate passado por doença e morte ainda relativamente jovem. Contudo, sua avó espírita conseguiu-lhe uma ajuda de cura, onde lhe foi dada a oportunidade de, em vez de sofrer e morrer jovem, ele poderia dedicar-se ao trabalho de ajuda no centro de sua avó. Mas em vista da oposição da esposa e de sua mãe e por problemas de horário, ele acabou não indo e poucos anos depois cumpriu-se então o programado anterior: ele ficou doente de novo e morreu.

Essa questão da Lei de Causa e Efeito ter de ser cumprida sob rígido cronograma, mediante roteiro pré-estabelecido minuciosamente e sendo inadmissível qualquer flexibilização é coisa do espiritismo inventado por vocês céticos, mas não do Espiritismo real.
Editado pela última vez por Botanico em 05 Mai 2008, 15:01, em um total de 1 vez.

Apo

Mensagem por Apo »

Não sei se rio, se choro ou se compro um saco para dar pipocas aos macacos no parquinho.
Imagem

chagas

Mensagem por chagas »

Botanico escreveu:
Essa questão da Lei de Causa e Efeito ter de ser cumprida sob rígido cronograma, mediante roteiro pré-estabelecido minuciosamente e sendo inadmissível qualquer flexibilização é coisa do espiritismo inventado por vocês céticos e do Espiritismo real.

Tenho observado exatamente isto. Tenho lido um pouco sobre a sua doutrina.

chagas

Mensagem por chagas »

Apo escreveu:Não sei se rio, se choro ou se compro um saco para dar pipocas aos macacos no parquinho.

Acho que você deveria responder com palavras adequadas e argumentos inteligentes. Fazer apenas este comentário não explica muito o que você acha.

Botanico

Mensagem por Botanico »

Fedidovisk escreveu:se Jesus fala em dar a outra face, como pode a organização por trás do "universo da DE" sustentar o Karma, é aquele ditado, violência só gera violência.

Mas seu Fedido, quanta gente neste mundo faz o que esse tal de Jezuis falou? Ué, se um cara ferra com a vida de outro e esse outro fica puto da vida e resolve revidar, vamos ter dois espíritos jogando carma um no outro até que se cansem. Finalmente há espíritos que perdoam. Ao contrário do que é ensinado na verdadeira fé cristã, de que o perdão é uma REMISSÃO pura e simples, ou seja, ao ser perdoado, os pecados, crimes, atrocidades, etc e tal se tornam NADA, na DE isto não acontece. O espírito pode ser perdoado, mas ele próprio não se sente em paz, pois ao errar com outros, ele sente a necessidade de fazer alguma coisa para reparar estes erros. Ele pode fazê-lo com trabalho em favor daqueles a quem prejudicou, mas se o remorso é grande, então ele sente necessidade de sofrer o que fez a outros sofrerem por processo parecido, mas não necessariamente igual. Um inquisidor que pôs gente para morrer na fogueira, pode pagar sua culpa sofrendo o fogo-selvagem, ou morrer num acidente com fogo, sem que NINGUÉM mais tenha de se culpar por isso.

Contudo, crimes também podem ser aproveitados para situação de resgate cármico. Assim a vítima de um criminoso não seria casual, mas estava no lugar errado e hora errada e aí babau. Só que neste caso, então a sua "conta cármica" fica então "transferida" para quem cometeu o crime. No caso dos cristãos, muçulmanos e hebreus é que se podem cometer crimes "a mando de Deus"...

Botanico

Mensagem por Botanico »

chagas escreveu:
Botanico escreveu:
Essa questão da Lei de Causa e Efeito ter de ser cumprida sob rígido cronograma, mediante roteiro pré-estabelecido minuciosamente e sendo inadmissível qualquer flexibilização é coisa do espiritismo inventado por vocês céticos e do Espiritismo real.

Ei Chagas, cometi um erro de digitação no final, mas você já tinha respondido antes de eu corrigir. Quis dizer que a tal proposta de inflexibilidade é coisa do espiritismo inventado pela comunidade cética (religiosa também), MAS NÃO DO ESPIRITISMO REAL.

Apo

Mensagem por Apo »

chagas escreveu:
Apo escreveu:Não sei se rio, se choro ou se compro um saco para dar pipocas aos macacos no parquinho.

Acho que você deveria responder com palavras adequadas e argumentos inteligentes. Fazer apenas este comentário não explica muito o que você acha.

Meu caro, tanto faz o que eu penso, embora todos aqui saibam de cor e salteado. Argumentos inteligentes contra uma doutrina como a DE já se mostraram irrelevantes. Não perderei mais meu tempo, para ouvir coisas como: Você não entende nada de espiritismo, o clichê mais batido da história das religiões em geral.

E esta explicações inequívocas da DE me dão sono, quando não são nauseantes.
Imagem

Fenrir

Mensagem por Fenrir »

Botanico escreveu:
chagas escreveu:
Botanico escreveu:

Ei Chagas, cometi um erro de digitação no final, mas você já tinha respondido antes de eu corrigir. Quis dizer que a tal proposta de inflexibilidade é coisa do espiritismo inventado pela comunidade cética (religiosa também), MAS NÃO DO ESPIRITISMO REAL.

Esta consideração não isenta os espíritas de terem que explicar o mecanismo pelo qual a lei do carma funciona! Como ela molda ou interfere nos eventos, por mais flexíveis que sejam os roteiros!

Seria mais honesto admitir que os espíritas ainda não sabem dizer como a lei age, somente sabem que ela age e pretendem explicar o como algum dia

ou então mostrar que os espíritas já conseguiram explicar o tal mecanismo e que o Fenrir aqui não conhece muito da DE.
"Man is the measure of all gods"

"The things are what they are and are not what they are not"

"As mentes mentem"
(Fenrir, o mentiroso)

Apo

Mensagem por Apo »

MAS NÃO DO ESPIRITISMO REAL.

Por Deus, o que é este tal espiritismo real, o que os céticos nunca conhecem? Qual a chave para desvendar tal enigma ( que nos faria a todos compreender e acreditar plenamente nele)? O que consta dos livros de Kardec? Ou tem mais alguma coisa escondida em algum canto que faz dos espíritas depositários de tanta sabedoria que céticos ignorantes não conseguem entender? Mostrem-nos, por favor. Também queremos estudar e entender. Pode apostar que somos capazes.

Se o que consta na obra de Kardec, sinto-vos dizer que é deste que falamos em sua plenitude e ele é simplesmente irracional, fantasioso, delirante, prepotente e bizarro. A De fala de uma espécie de Matrix o tempo todo, girando em círculos estonteantes que não se explicam racionalmente jamais. Só faz sentido por uma questão de fé e apenas por isto.
Imagem

chagas

Mensagem por chagas »

Botanico escreveu:
chagas escreveu:
Botanico escreveu:

Tinha observado isto também. Levei em consideração na minha conclusão e resposta o seu erro de digitação.

chagas

Mensagem por chagas »

Apo escreveu:

Por Deus, o que é este tal espiritismo real, o que os céticos nunca conhecem? Qual a chave para desvendar tal enigma ( que nos faria a todos compreender e acreditar plenamente nele)? O que consta dos livros de Kardec? Ou tem mais alguma coisa escondida em algum canto que faz dos espíritas depositários de tanta sabedoria que céticos ignorantes não conseguem entender? Mostrem-nos, por favor. Também queremos estudar e entender. Pode apostar que somos capazes.

Se o que consta na obra de Kardec, sinto-vos dizer que é deste que falamos em sua plenitude e ele é simplesmente irracional, fantasioso, delirante, prepotente e bizarro. A De fala de uma espécie de Matrix o tempo todo, girando em círculos estonteantes que não se explicam racionalmente jamais. Só faz sentido por uma questão de fé e apenas por isto.

Tenho acompanhado já algum tempo as respostas que o Botânico tem dado aos seus interlocutores. Tem ficado claro pra mim que existem equívocos doutrinários, nos argumentos postos quanto ao conhecimento da doutrina, daqueles que tentam refutá-lo. Por isso o "Espiritismo Real" por ele colocado.
Confesso que apesar de ser um ser desconfiado por natureza, passei a olhar tal doutrina com mais carinho.

Apo

Mensagem por Apo »

chagas escreveu:
Apo escreveu:

Tenho acompanhado já algum tempo as respostas que o Botânico tem dado aos seus interlocutores. Tem ficado claro pra mim que existem equívocos doutrinários, nos argumentos postos quanto ao conhecimento da doutrina, daqueles que tentam refutá-lo. Por isso o "Espiritismo Real" por ele colocado.
Confesso que apesar de ser um ser desconfiado por natureza, passei a olhar tal doutrina com mais carinho.

Ok siga sua intuição e amadurecimento. Eu só posso dizer que há muito passei desta fase de olhar doutrinas e religiões com uma certa curiosidade simpática ou "carinho". Primeiro que não preciso de nenhuma delas, nem para crer em algo superior ou maior, nem para obter respostas ao que não faz sentido e jamais fará ( portanto não adianta inventar coisas do além, pois não muda nada em nossa vida mesmo) e muito menos quando se sabe que religiões são um tanto quanto egocêntricas: se você é doutrinado por uma, esqueça as outras - ou será um traidor.
Quanto aos equívocos doutrinários, esta é mais velha que andar para frente. Sempre que se questiona frontalmente um dogma, a saída desesperada é sempre o velho e fajuto clichê: você não conhece a doutrina, você precisa estudar mais um pouco, você precisa se apronfundar nos ensinamentos, você está ouvindo informações equivocadas, as pessoas que você diz serem espíritas não o são na verdade, o centro que você freqüenta não deve ser mesmo espírita. Isto é a coisa mais prepotente que se ouve sempre, sempre e sempre. E não são só os espíritas, sempre tem alguém disposto a lhe mostrar a "verdade".
Acontece que não há verdade a não ser uma: as pessoas que conhecemos ou o centro que freqüentamos é genuíno, sim. A gente já freqüentou, sim. A gente já leu bastante a respeito, sim. Já chegamos às nossas soberanas conclusões a respeito, sim. Mas os crentes e doutrinados não aceitam que se possa desmarcarar a "verdade".

Ou seja, não há equívoco algum. Basta ler a obra de Kardec e ver do que se trata. Está tudo lá.
Estou para ver alguma novidade interessante ou racionalmente aceita na DE. Quando aparecer alguma coisa que não sejam delírios, quem sabe eu volte a ver cientificamente as provas que ela apresenta como provas da existência de espíritos. Sem contar os absurdos dogmáticos do Karduco e seus discípulos.
Imagem

Aranha
Contato:

Mensagem por Aranha »

Apo escreveu:Ou seja, não há equívoco algum. Basta ler a obra de Kardec e ver do que se trata. Está tudo lá.
Estou para ver alguma novidade interessante ou racionalmente aceita na DE. Quando aparecer alguma coisa que não sejam delírios, quem sabe eu volte a ver cientificamente as provas que ela apresenta como provas da existência de espíritos. Sem contar os absurdos dogmáticos do Karduco e seus discípulos.

- A base da filosofia espírita é interessante: "- Quando você entender se converte, se ainda não entendeu leia mais", baseado nessa máxima, todos nós descrentes somos idiotas que lêem, lêem e nunca entendem, mesmo assim mentes superiores como Videomaker, Deise e Botânico estão aqui para nos encorajar a ler mais e entender.

Beijos,
"Grandes Poderes Trazem Grandes Responsabilidades"
Ben Parker

Suyndara

Mensagem por Suyndara »

Abmael escreveu:
Apo escreveu:Ou seja, não há equívoco algum. Basta ler a obra de Kardec e ver do que se trata. Está tudo lá.

- A base da filosofia espírita é interessante: "- Quando você entender se converte, se ainda não entendeu leia mais", baseado nessa máxima, todos nós descrentes somos idiotas que lêem, lêem e nunca entendem, mesmo assim mentes superiores como Videomaker, Deise e Botânico estão aqui para nos encorajar a ler mais e entender.

Beijos,

:emoticon45: :emoticon45: :emoticon45:
"Deus empurra para a morte tudo o que lhe resiste. Em primeiro lugar a razão, depois a inteligência e o espírito crítico" (Onfray)

"Your God is dead and no one cares" (Sartre)

Trancado