Distribuição de riquezas e pagamento de Impostos

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
emmmcri
Gênero: Masculino

Distribuição de riquezas e pagamento de Impostos

Mensagem por emmmcri »

Acabei de ver no Jornal da Record :

75% das riquezas estão nas mãos de 10% dos brasileiros .
Pobres pagam impostos a mais de que os ricos !

http://br.news.finance.yahoo.com/15052008/25/financas-ipea-10-dos-brasileiros-concentram-75-da-riqueza.html

Ipea: 10% dos brasileiros concentram 75% da riqueza
Qui, 15 Mai, 14h06

Três quartos da riqueza existente no Brasil está concentrada nas mãos de apenas 10% da população. A informação consta do estudo "Justiça Tributária: Iniqüidade e Desafios", divulgado hoje pelo presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Márcio Pochmann, durante seminário sobre reforma tributária, promovido pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES).

De acordo com o estudo, o índice de Gini, que mede a desigualdade social de uma população, foi de 0,56 no Brasil em 2006 - o índice varia de 0 a 1, sendo 0 a perfeita igualdade e 1 a completa desigualdade. Segundo Pochmann, isso significa que a desigualdade social diminuiu no Brasil em 2006, mas ainda está no patamar do período militar e em nível pior do que antes do golpe de 1964.

Carga tributária

Para Pochmann, "é evidente que o sistema tributário que temos aprofunda a desigualdade". Ele destacou que no grupo dos 10% mais pobres, a tributação representa 32,8% da renda. Já nos 10% mais ricos, a tributação total é referente a 22,7% da renda. "Quem é pobre no Brasil está condenado a pagar mais impostos", afirmou.

O presidente do Ipea mostrou que desde 1995 tem havido aumento na carga tributária, determinado basicamente pelo governo federal. Ressaltou, porém, que há uma grande desigualdade na arrecadação entre os Estados brasileiros. Ele mostrou que houve um aumento na participação da carga tributária brasileira nos impostos sobre renda, propriedade e patrimônio, no período de 1995 até 2007, que passaram de 21,1% para 29%.

Pochmann defendeu que o Imposto de Renda para a pessoa física tenha mais alíquotas de tributação e assim avance na questão da redução da desigualdade social. Para Pochmann, o sistema atual com duas alíquotas reduz o potencial do imposto de renda como fator de redução da desigualdade.
Editado pela última vez por emmmcri em 15 Mai 2008, 23:04, em um total de 2 vezes.
"Assombra-me o universo e eu crer procuro em vão, que haja um tal relógio e um relojoeiro não.
VOLTAIRE

Porque tanto se orgulhar de nossos conhecimentos se os instrumentos para alcançá-los e objetivá-los são limitados e parciais ?
A Guerra faz de heróis corajosos assassinos covardes e de assassinos covardes heróis corajosos .
No fim ela mostra o que somos , apenas medíocres humanos.

Imagem

Fedidovisk

Re: Distribuição de riquezas e pagamento de Impostos

Mensagem por Fedidovisk »

O que sugere que nós pobres façamos, soneguemos ?

Orbe

Mensagem por Orbe »

Primeiramente, os pobres são em maior número. Óbvio que vão ser responsáveis pela maior parte dos impostos pagos.

Segundo, pobres gastam muito mais consumindo, portanto pagando mais impostos, porque insistem em gerar novas criancinhas remelentas todo ano, insistem em fazer churrascadas regadas a cerveja e cachaça todo fim de semana e insistem em fazer novos puxadinhos em seus barracos imundos todo mês.

Devemos nos comover porque essas criaturas são imbecis demais para evoluir?

emmmcri

Mensagem por emmmcri »

Orbe escreveu:Primeiramente, os pobres são em maior número. Óbvio que vão ser responsáveis pela maior parte dos impostos pagos.

Segundo, pobres gastam muito mais consumindo, portanto pagando mais impostos, porque insistem em gerar novas criancinhas remelentas todo ano, insistem em fazer churrascadas regadas a cerveja e cachaça todo fim de semana e insistem em fazer novos puxadinhos em seus barracos imundos todo mês.

Ipea: 10% dos brasileiros concentram 75% da riqueza
Qui, 15 Mai, 14h06

Três quartos da riqueza existente no Brasil está concentrada nas mãos de apenas 10% da população. A informação consta do estudo "Justiça Tributária: Iniqüidade e Desafios", divulgado hoje pelo presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Márcio Pochmann, durante seminário sobre reforma tributária, promovido pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES).

De acordo com o estudo, o índice de Gini, que mede a desigualdade social de uma população, foi de 0,56 no Brasil em 2006 - o índice varia de 0 a 1, sendo 0 a perfeita igualdade e 1 a completa desigualdade. Segundo Pochmann, isso significa que a desigualdade social diminuiu no Brasil em 2006, mas ainda está no patamar do período militar e em nível pior do que antes do golpe de 1964.

Carga tributária

Para Pochmann, "é evidente que o sistema tributário que temos aprofunda a desigualdade". Ele destacou que no grupo dos 10% mais pobres, a tributação representa 32,8% da renda. Já nos 10% mais ricos, a tributação total é referente a 22,7% da renda. "Quem é pobre no Brasil está condenado a pagar mais impostos", afirmou.

O presidente do Ipea mostrou que desde 1995 tem havido aumento na carga tributária, determinado basicamente pelo governo federal. Ressaltou, porém, que há uma grande desigualdade na arrecadação entre os Estados brasileiros. Ele mostrou que houve um aumento na participação da carga tributária brasileira nos impostos sobre renda, propriedade e patrimônio, no período de 1995 até 2007, que passaram de 21,1% para 29%.

Pochmann defendeu que o Imposto de Renda para a pessoa física tenha mais alíquotas de tributação e assim avance na questão da redução da desigualdade social. Para Pochmann, o sistema atual com duas alíquotas reduz o potencial do imposto de renda como fator de redução da desigualdade.

http://br.news.finance.yahoo.com/150520 ... queza.html
"Assombra-me o universo e eu crer procuro em vão, que haja um tal relógio e um relojoeiro não.
VOLTAIRE

Porque tanto se orgulhar de nossos conhecimentos se os instrumentos para alcançá-los e objetivá-los são limitados e parciais ?
A Guerra faz de heróis corajosos assassinos covardes e de assassinos covardes heróis corajosos .

Imagem

Fedidovisk

Orbe escreveu:Primeiramente, os pobres são em maior número. Óbvio que vão ser responsáveis pela maior parte dos impostos pagos.

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Fedidovisk

pobre é o kralho, quem mais paga impostos é a classe média e é também a que menos recebe o retorno, inclusive em proporções pagas... tem nego que não paga um centavo e usufrui bem mais do que lhe é devido.

será que a GameCorp paga seus impostos? :emoticon23:

emmmcri

Mensagem por emmmcri »

Orbe escreveu:...Devemos nos comover porque essas criaturas são imbecis demais para evoluir?...

Sinto nojo disso q vc escreveu !
VOLTAIRE

Imagem

Fedidovisk

As vezes parece que uns tratam o forum como um refúgio emocional e como válvula de escape para as idealizações, manifestando muito mais do que fatos, também opiniões pessoais sobre aquilo que as vezes ficaria contido na vida real... muitas vezes ao nos indignarmos ante uma notícia de jornal, isso ficaria retido em nós mesmos, não faria sentido algum sair pela rua dizendo o quanto desaprova tal notícia, a não ser em conversas informais bemmmm banais... conversas essas que tem como única finalidade o entretenimento (prazer próprio) e o engrandecimento.

O problema é que o forum é algo bem objetivo para tratar-se tão informalmente, procedendo-se assim passa-se por louco, afinal tudo que é dito aqui tem um objetivo maior do que simplemente alimentar o Ego, e portanto dever ter uma razão clara, e obviamente lógica.

Manifestar nojo por uma opinião, beira à uma espera de aprovação pré-concebida pelo que foi proposto, do contrário é manifestado o "nojo", mas a questão não é uma afinidade de opiniões é o que se pode tirar de construtivo e efetivo. pelo que foi apresentado.

Imagem

Apo, sua psique quando ainda na infância não permitiu ser conhecedora que é sempre importante copiar um texto depois de pronto, isso é uma atração sexual maternal, que agora se manifesta em páginas frustradas supostamente "expiradas".

Fedidovisk

Poupando o Usuário deletado,

Winners Don't Use Drugs

emmmcri

Mensagem por emmmcri »

A frase é discriminatória, ponto final!!
VOLTAIRE

Imagem

Apo
Gênero: Feminino

Mensagem por Apo »

Sinto muito quem se incomoda com o fato, mas é verdade genericamente falando. Além do mais, riqueza não costuma cair do céu. Entre estes 10% há os que se esforçam e muito, estudam muito, viram noites trabalhando ( ao contrário do "operário" padrão, que bate ponto e sai fora com sol ainda alto). Destes que dão muito duro, custeando seus estudos e pós graduações, uma grande parcela consegue se colocar muito bem no mercado de trabalho, ou virando empreendedores ou pequenos e médios empresários, dando emprego e gerando riqueza.

Mesmo assim, sabem que a bocona dos impostos está sempre aberta para corroer 30% do que ganham. Fora a sobretaxação toda, da qual nem nos damos conta no dia-a-dia.

Querem ainda cobrar isto dos 10%? Quem produz mais e leva o país nas costas deveria é receber subsídios ( como as agremiações religiosas, alimentadas duplamente pelos seus fiéis, que para o dízimo tem dinheiro de sobra, 10%!).

Abraços.
Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

Fedidovisk escreveu:As vezes parece que uns tratam o forum como um refúgio emocional e como válvula de escape para as idealizações, manifestando muito mais do que fatos, também opiniões pessoais sobre aquilo que as vezes ficaria contido na vida real... muitas vezes ao nos indignarmos ante uma notícia de jornal, isso ficaria retido em nós mesmos, não faria sentido algum sair pela rua dizendo o quanto desaprova tal notícia, a não ser em conversas informais bemmmm banais... conversas essas que tem como única finalidade o entretenimento (prazer próprio) e o engrandecimento.

O problema é que o forum é algo bem objetivo para tratar-se tão informalmente, procedendo-se assim passa-se por louco, afinal tudo que é dito aqui tem um objetivo maior do que simplemente alimentar o Ego, e portanto dever ter uma razão clara, e obviamente lógica.

Manifestar nojo por uma opinião, beira à uma espera de aprovação pré-concebida pelo que foi proposto, do contrário é manifestado o "nojo", mas a questão não é uma afinidade de opiniões é o que se pode tirar de construtivo e efetivo. pelo que foi apresentado.

Imagem

Apo, sua psique quando ainda na infância não permitiu ser conhecedora que é sempre importante copiar um texto depois de pronto, isso é uma atração sexual maternal, que agora se manifesta em páginas frustradas supostamente "expiradas".

EIN? Bebeste, Guilherme?
Imagem

Fedidovisk

nem cobrarei pela consulta!

Apo

Mensagem por Apo »

Fedidovisk escreveu:nem cobrarei pela consulta!

O Guilherme está sob uso de medicamentos, está?
Imagem

emmmcri

Mensagem por emmmcri »

Como sempre, enquanto eu apresento números/provas meus caros amigos debatedores apresentam suas opiniões ou suposições fantasiosas, nada que mereça uma contra argumentação de minha parte.
Abraços
VOLTAIRE

Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

emmmcri escreveu:Como sempre, enquanto eu apresento números/provas meus caros amigos debatedores apresentam suas opiniões ou suposições fantasiosas, nada que mereça uma contra argumentação de minha parte.
Abraços

Que números você quer? É assim: a classe média e os "ricos" não fazem as asneiras que a maioria dos pobres costuma fazer. Quem é responsável, não joga o único dinheiro que tem pela janela. Então não se queixe dos impostos. Tá bem cobrado.
Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

Ah sim, antes de mais nada: o Brasil de Lula não tinha diminuído as desigualdades e os dendentados tão estavam todos mais felizes?

Queixem-se pro Lula, o "pobre" mais gastador deste país.
Imagem

emmmcri

Mensagem por emmmcri »

Apo escreveu:
emmmcri escreveu:Como sempre, enquanto eu apresento números/provas meus caros amigos debatedores apresentam suas opiniões ou suposições fantasiosas, nada que mereça uma contra argumentação de minha parte.
Abraços

Que números você quer? É assim: a classe média e os "ricos" não fazem as asneiras que a maioria dos pobres costuma fazer. Quem é responsável, não joga o único dinheiro que tem pela janela. Então não se queixe dos impostos. Tá bem cobrado.

Te lembro q vc já argumentou aqui que a classes mais favorecidas pagavam mais impostos cara Apo.
Quero números para quem defende que o sistema é justo e que os pobres são uns incopetentes.
Abraços
VOLTAIRE

Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

emmmcri escreveu:
Apo escreveu:
Abraços

Te lembro q vc já argumentou aqui que a classes mais favorecidas pagavam mais impostos cara Apo.
Quero números para quem defende que o sistema é justo e que os pobres são uns incopetentes.
Abraços

Pobre pode ser muita coisa, inclusive preguiçoso, burro e incompetente. Ou não? Normal de uma parte da raça humana. Os mais fortes vencem. Fato.
Se o distema é injusto, a gente não ajuda ele votando num analfabeto, que tem um irmão e um filho safados e que enriqueceram depois que o barbudo assumiu a presidência. Se o sistema é injusto, a gente não fica se gabando que as coisas estão bem. Se o sistema é injusto, a gente não aceita a corrupção e facilitação das coisas, entrando pela porta dos fundos onde outros se matam para entrar dignamente. Se o sistema é injusto a gente não disperdiça, não paga dízimo, não dá festa com cervejada, não compra DVD e 3 celulares, não gasta com fantasia de carnaval, não alimenta contrabando só para dizer que usa tênis "de bacana". Se o sistema é injusto, a gente não faz mais filho que rico. Se o sistema é injusto a gente para de choramingar e põe a mão na consciência: quem será que está alimentando este sistema que não é a maioria - ou seja, nós?

Precisa de números para isto? Não conheces a população brasileira? Pegue as pesquisas das últimas e das penúltimas urnas para presidente.

Abraços!
Imagem

emmmcri

Mensagem por emmmcri »

Apo escreveu:
emmmcri escreveu:
Apo escreveu:
Abraços

Abraços

Pobre pode ser muita coisa, inclusive preguiçoso, burro e incompetente. Ou não? Normal de uma parte da raça humana. Os mais fortes vencem. Fato.
Se o distema é injusto, a gente não ajuda ele votando num analfabeto, que tem um irmão e um filho safados e que enriqueceram depois que o barbudo assumiu a presidência. Se o sistema é injusto, a gente não fica se gabando que as coisas estão bem. Se o sistema é injusto, a gente não aceita a corrupção e facilitação das coisas, entrando pela porta dos fundos onde outros se matam para entrar dignamente. Se o sistema é injusto a gente não disperdiça, não paga dízimo, não dá festa com cervejada, não compra DVD e 3 celulares, não gasta com fantasia de carnaval, não alimenta contrabando só para dizer que usa tênis "de bacana". Se o sistema é injusto, a gente não faz mais filho que rico. Se o sistema é injusto a gente para de choramingar e põe a mão na consciência: quem será que está alimentando este sistema que não é a maioria - ou seja, nós?

Precisa de números para isto? Não conheces a população brasileira? Pegue as pesquisas das últimas e das penúltimas urnas para presidente.

Abraços!

Não confunda as coisas, eu não votei no Lula. Minha defesa é das classes menos favorecidas.Pela maneira q vc coloca parece que eles estão muito bem.Saiba que mais da metade de nossa população não possui nem esgotos, FATO! A maioria não tem acesso a bom estudo, Fato !Não têm alimentação adequada, FATO!
Não têm direito a um bom sistema de saúde , FATO !
Este sistema é o que estou falando !
Abraços,
VOLTAIRE

Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

Culpa da classe média e dos "ricos"? Não. Culpa deles mesmos que votam em quem eles votam e ainda apóiam populismo e tudo o que eu falei nos posts acima. Eu não disse que você votou em x ou y. Eu disse justamente que a situação está como está, porque os desdentados do país só sabem dar risada numa hora e se fazer de coitados em outra ( depende da lente que está mostrando).
Imagem

Orbe

Mensagem por Orbe »

Não entendi nada... Apo e emmmcri são a mesma pessoa??? :emoticon38:

Fenrir

Mensagem por Fenrir »

emmmcri,

Ainda que os pobres não pagassem por nada, boa parte do dinheiro extra seria dado de mão beijada aos vigar... ops! pastores de igrejas do calibre da IURD ou então àqueles templos-garagem de periferia com suas cadeiras de bar ou ainda em coisas inúteis como cachaça, cigarros mata-rato, revistas baratas de fofoca e horóscopo ou mesmo drogas.

O problema não é só monetário não...
"Man is the measure of all gods"
(Fenrígoras, o sofista pós-socrático)

"The things are what they are and are not what they are not"
(Fenrígoras, o sofista pós-socrático)

"As mentes mentem"
(Fenrir, o mentiroso)

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

Abraços

Sobre os impostos, reclame com seu presidente (porque meu ele não é).
Quanto a os ricos serem minoria, as pessoas capacitadas, esforçadas e persistentes também são minoria.
Virtude e inteligência não são a regra, são a exceção.
Mesmo eliminando-se toda a injustiça e dando-se a todos as mesmas chances, no longo prazo voltaríamos a uma minoria de ricos.

Injustiça seria igualar à força os desiguais. O que o governo tem que fazer é acabar com a miséria, não garantir igualdade.

Apo

Mensagem por Apo »

Fenrir escreveu:emmmcri,

Ainda que os pobres não pagassem por nada, boa parte do dinheiro extra seria dado de mão beijada aos vigar... ops! pastores de igrejas do calibre da IURD ou então àqueles templos-garagem de periferia com suas cadeiras de bar ou ainda em coisas inúteis como cachaça, cigarros mata-rato, revistas baratas de fofoca e horóscopo ou mesmo drogas.

O problema não é só monetário não...

Exatamente. O problema é cultural. Baixamente cultural.
Imagem

Trancado