Cresce tensão no campo entre paraguaios e brasileiros

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Acauan
Moderador
Gênero: Masculino

Re: Cresce tensão no campo entre paraguaios e brasileiros

Mensagem por Acauan »

Apo escreveu:Já a respeito de Solano Lopez...sou cria da capital gaúcha. Mas convivi durante os tempos de estudo na escola com alguns colegas vindos do interior. Especialmente na fronteira, costuma-se enaltecer Solano Lopez. O machismo e a "grossura" reinante nos pampas gosta de personalidades estúpidas ( no modo de ver, estúpidas ). Rompantes e dentes à mostra, assim como facas fora da bainha demonstram valores altruístas. Quando alguns falavam de Solano Lopez, era com orgulho e alterações vocais.

:emoticon9:

De fato Lopez tinha fama de cabra macho, e devia ser de certa forma, já que até o exército brasileiro, na versão oficial, reconhece que Solano morreu como soldado, com a arma na mão - o que entre os militares é um baita de um elogio.

Mas tem tanta coisa podre na biografia do cara que é muito difícil ter qualquer simpatia com ele quando se a conhece um pouco mais.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

waldon escreveu:Com estas fotos dos participantes da Guerra do Paraguai está sugerindo que o Brasil invada o país?

Certa vez, conversando com um casal de uruguaios, eles me perguntaram: "Por que vocês saíram do Uruguai? Deveriam ter nos anexado!"

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Abmael escreveu:
waldon escreveu:Com estas fotos dos participantes da Guerra do Paraguai está sugerindo que o Brasil invada o país?

- Já tá invadido, empresários brasileiros ou brasileiros naturalizados são donos de tudo por lá.

Não sei por que, mas me lembrei do Zimbabwe: o ditador tomou a terra dos fazendeiros brancos há uns 5 anos e a entregou aos veteranos de guerra (ou disputas tribais, melhor dizendo).
Resultado: fome, já que os novos donos não conseguem produzir nada.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Acauan escreveu:A carência só terminou com a publicação de "Maldita Guerra - Nova História da Guerra do Paraguai", do Doratioto, um trabalho de pesquisa exaustiva e baseado em fontes primárias documentadas e citadas uma a uma nas notas. Talvez a obra definitiva sobre o assunto e um golpe fatal no revisionismo sobre aquela guerra, espera-se.

O que diz o livro sobre a alegação de que a guerra dizimou a população masculina de origem européia e que isto atrasou em muito o desenvolvimento do Paraguai?

Acauan
Moderador

Mensagem por Acauan »

Fernando Silva escreveu:
Acauan escreveu:A carência só terminou com a publicação de "Maldita Guerra - Nova História da Guerra do Paraguai", do Doratioto, um trabalho de pesquisa exaustiva e baseado em fontes primárias documentadas e citadas uma a uma nas notas. Talvez a obra definitiva sobre o assunto e um golpe fatal no revisionismo sobre aquela guerra, espera-se.

O que diz o livro sobre a alegação de que a guerra dizimou a população masculina de origem européia e que isto atrasou em muito o desenvolvimento do Paraguai?

Que eu me lembre Doratioto não aborda isto diretamente, mas considerando que a família Lopez era o topo da elite dentre estes tais de origem européia, sei lá se seriam eles que salvariam o futuro do Paraguai.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Apo
Gênero: Feminino

Mensagem por Apo »

Acauan escreveu:
Apo escreveu:Acauan, desejo sobremaneira saber em que fontes históricas bebes. Quero estudar sobre este assunto. Como saber qual o "estória" mais aproximada da realidade?

Apo,

Um dos motivos pelos quais farsantes como o Chiavenatto encontram tanta repercussão por aqui é que eles se aproveitam de um vácuo terrível que existe na divulgação da História do Brasil.

Como e onde professores ( que nos ensinavam - ou talvez ensinem ainda :emoticon8: ) apreendiam conhecimento a respeito? O problema da falta de informação neste país parece ser uma herança maldita.
Os vestibulares de história do Brasil abordam esta parte da história baseados em que fontes?

Se tudo isto vem sendo renegado à nossos cidadãos desde o básico, passando pela preparação para o vestibular, então o país nunca tem acesso a informações históricas fiéis? Fico imaginando que apenas professores muito curiosos e amantes do assunto, contrariando currículos medíocres, tenham seus próprios livros, desconectados do que é mandado ensinar...Não que eu não saiba que isto sempre ocorreu ( inclusive com professores meus), mas este estado de coisas destruiria totalmente a validade dos cursos de História em nível de graduação e pós-graduação ( que são aqueles que darão aula e o ciclo maléfico se fecha em si mesmo). Lamentável.

Uma das coisas que me impressionaram em Buenos Aires foi a quantidade e tamanho das livrarias, mas principalmente a facilidade com que se encontrava várias biografias de qualquer grande personagem da história argentina.

Sim, o Brasil é atrasado culturalmente. Nossas livrarias são destinadas a lazer, café com amigos e lugar de circular socialmente. Não que livrarias do mundo moderno não tenham estas características agregadas ( isto é tendência mundial ), mas aqui esquecem da finalidade primeira: cultura de boa qualidade.
Tente encontrar na Siciliano, Saraiva ou Cultura uma biografia que preste de Caxias.

Encontram-se livros importados de boa qualidade, mas não de autores nacionais.
O que me leva a crer que o problema não está nas livrarias, e sim na qualidade de nossos historiadores e suas editoras. Em algum ponto isto começa.
Sobre a Guerra do Paraguai, por anos tive que recorrer a trabalhos universitários indicados por alguns amigos bem informados e às fontes militares, que eram um tanto hagiográficas quanto aos oficiais brasileiros, claro, e bastante parciais, claros, mas no geral muito precisas e bem documentadas.

Fontes militares costumam usar dados numéricos gerados internamente por suas divisões específicas, como cartografia, logística e outras que apóiam serviços de campo em geral. Historicamente falando, biografias de seus membros são compiladas de acordo com seus feitos, vida militar, campanhas e carreira. Mas tirando isto,há um componente ideológico fortíssimo. Temo pela montagem final entre dados e personalidades.

A carência só terminou com a publicação de "Maldita Guerra - Nova História da Guerra do Paraguai", do Doratioto, um trabalho de pesquisa exaustiva e baseado em fontes primárias documentadas e citadas uma a uma nas notas. Talvez a obra definitiva sobre o assunto e um golpe fatal no revisionismo sobre aquela guerra, espera-se.

Talvez eu leia. Mas sou cética quanto a isto. Em campo, muita coisa se perde, inclusive a própria história. Como eu sempre digo, metade se inventa e metade se omite.
O mais importante é que a noção geral seja dada pelo menos, num sentido mais perto do que representou, mesmo que alguns detalhes sejam aproximados. Disparates é que são criminosos.

Gracias.
Imagem

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Apo escreveu:Talvez eu leia. Mas sou cética quanto a isto. Em campo, muita coisa se perde, inclusive a própria história. Como eu sempre digo, metade se inventa e metade se omite.
O mais importante é que a noção geral seja dada pelo menos, num sentido mais perto do que representou, mesmo que alguns detalhes sejam aproximados. Disparates é que são criminosos.

Gracias.

Quando o autor pesquisa bastante e cita as fontes, você tem a oportunidade de verificar por conta própria.

Apo
Gênero: Feminino

Mensagem por Apo »

Fernando Silva escreveu:
Apo escreveu:Talvez eu leia. Mas sou cética quanto a isto. Em campo, muita coisa se perde, inclusive a própria história. Como eu sempre digo, metade se inventa e metade se omite.

Gracias.

Quando o autor pesquisa bastante e cita as fontes, você tem a oportunidade de verificar por conta própria.

Bem, em parte é verdade. O problema é a idoneidade das fontes, Fernando. O que é uma fonte biográfica, por exemplo? É uma visão meio pessoal de uma personalidade. O que é a descrição de um fato, ou a narrativa? Uma visão pessoal igualmente. É complicado.
Imagem

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Apo escreveu:
Fernando Silva escreveu:Quando o autor pesquisa bastante e cita as fontes, você tem a oportunidade de verificar por conta própria.

Bem, em parte é verdade. O problema é a idoneidade das fontes, Fernando. O que é uma fonte biográfica, por exemplo? É uma visão meio pessoal de uma personalidade. O que é a descrição de um fato, ou a narrativa? Uma visão pessoal igualmente. É complicado.

A História é uma coleção de opiniões aceitas, é o cenário que parece mais provável aos historiadores com base nas informações disponíveis.
A HIstória nunca será uma ciência exata. Se 50 mil pessoas assistem a um jogo num estádio, no final teremos 50 mil opiniões diferentes sobre o que se passou diante dos olhos de todos.

Trancado