emmmcri escreveu: Empresários não sonegam impostos, é isso ??
Tá brincando ?
A resposta para as duas perguntas é não e não.
emmmcri escreveu:A maioria dos Empresários sonega sim, a maioria dos ricos também e quando são molestado por fiscais cometem corrupção colaborando assim para o crescimento desta desonestidade nos País.
Acauan escreveu:A corrupção não é privilégio dos ricos e os pobres não são modelos de virtude no quesito, como sua abordagem piegas da questão quer fazer crer.
Todo favelado que faz um puxadinho sem recolher os impostos devidos à prefeitura comete sonegação fiscal, sendo que é hábito comum incluir no custo da obra a propina ao agente público fiscalizador.
De onde foi que você tirou que eu afirmei ser a corrupção privilégio de ricos ??? Piegas é a sua interpretação... Quando coloquei que pobre não tem dinheiro para sonegar foi uma força de expressão (e você sabe disso ).
Quanto a sonegação de Classe média e ricos dá uma olhadinha aqui:
..."Nos últimos seis anos, a Secretaria da Receita Federal apertou o cerco para impedir mais a sonegações de impostos das pessoas físicas, apesar de, em termos de valor, as empresas responderem por mais de 90% das autuações. As multas refletem uma parte da sonegação identificada."
No ano passado, a fiscalização da Receita Federal em empresas e pessoas físicas fez autuações no valor total de R$ 55 bilhões. Esse montante não inclui multas referentes a contribuições previdenciárias. Desse total, 92,5% se referem a empresas e 7,5%, a pessoas físicas, segundo cálculos do Departamento de Estudos Técnicos do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal (Unafisco). Entre 2001 e 2006, a fatia das pessoas físicas nas autuações dobrou, passando de 3,6% para 7,5%. Já a participação das empresas diminuiu: era 96,4% em 2001 e recuou para 92,5% em 2006.
"...o comércio varejista sonega, em média, 60% do que vende..."
http://www.estadao.com.br/economia/not_eco48525,0.htm Atenção : Nenhum agente público fiscal sobe numa favela para receber/cobrar propina ou fiscalizar.
emmmcri escreveu: Os mais ricos alimentam descaradamente a corrupção, praticam a chamada corrupção passiva,...
Acauan escreveu:Você evidencia não saber o que é corrupção passiva, uma vez que esta, segundo o direito penal, é ato exclusivo do funcionário público que se vale do exercício da função para receber vantagens indevidas. Não consta que os ricos brasileiros sejam, tipicamente, funcionários públicos para praticar corrupção passiva.
Quando eu coloquei os termos corrupção passiva/ativa falei de modo genérico e não específico conforme o Código Penal artigos 317 e 333, eu não estava falando na corrupção ativa/passiva pela definição das leis e sim pelo que diz no dicionário : Ação de corromper, suborno, etc...(e você sabe disso);
Já que você quer definições EXATAS :
Corrupto : Que sofreu corrupção , corrompido , devasso , pervertido ; Corruptor Que , ou o que corrompe
emmmcri escreveu:...quando não são os próprios corruptos ativos, que oferecem a propina para ganhar concorrência, tomadas de preços, etc...
Não muito diferente dos pobres que molham a mão do guarda para escapar da multa de trânsito. Cada qual é corrupto na proporção de suas possibilidades, o que não implica que o corrupto menor seja moralmente melhor.
Mais uma vez você insinua que eu acho que pobre não pratica corrupção (que absurdo) , explicado a cima.
emmmcri escreveu: Pobres não tem dinheiro nem para viver quanto mais para sonegar, alguém aqui viveria com R$ 450.00?
Acauan escreveu:Qual a relação necessária entre ganhar pouco e sonegar ou não?
Nenhuma.
emmmcri escreveu: ...Vocês acham certo um pai de família ganhar isso ?
Acauan escreveu:Irrelevante para o assunto em discussão.
Não para quem defende os menos favorecidos, esta situação coloca estes numa situação muito mais propícia a cometer corrupção do que os ricos , mas, me responda caro Acauam, você acha justo esse salário ???
emmmcri escreveu: Me poupem...
Acauan escreveu:Mais irrelevante ainda.
Repito, me poupem ...