user f.k.a. Cabeção escreveu:Samael escreveu:Constantino é um idiota. No debate entre o MA Garcia e o Bob Fields a coisa se desenvolveu de forma muito mais interessante.
Nao, Constantino nao e um idiota. Ele nao e brilhante como Roberto Campos foi, e seu trabalho no blog e nos livros que escreve consiste basicamente em resenhar autores (esses sim, em grande maioria geniais). Mas eu diria que so pela sua escolha de autores ele ja se separa da gigantesca massa de opinadores e articulistas debeis mentais que temos no Brasil.
Mas qualquer comparacao com Roberto Campos e injusta, tanto por este ter sido um intelectual de primeira linha, quanto por ele tambem ter tido sua experiencia politica de longa data, como ministro, deputado e senador. Ou seja, "Bob Fields" tambem conhecia as malandragens da profissao e sabia desarmar bestas-quadradas como Marco Aurelio Top-Top.
Agora botar um moleque como Constantino para bater de frente logo com um "peixe grande" como Ciro Gomes e desleal.
Se fosse alguem de maior calibre, iria usar a conversa que o Ciro puxou sobre a Colombia contra o governo, dizendo que o governo de Alvaro Uribe procura restaurar a democracia em seu pais, com coragem e amplo apoio dos cidadaos colombianos, mesmo se for preciso atacar o inimigo no seu refugio atras da fronteiras. E que a hostilidade "pseudo-democratica" contra a acao de Uribe e na verdade uma fachada para a alianca formal com as FARC, e uma subserviencia as atas do foro de Sao Paulo. Guerrilheiros estavam enviando assassinos para aterrorizar os camponeses colombianos, e esses assassinos vinham da fronteira com o Equador, que nada fez quanto a isso. Deveria ter dito tambem que se a auto-determinacao dos povos interessasse tanto ao governo ele teria investigado melhor as operacoes do exercito venezuelano no espaco aero e terrestre brasileiro, dentro de reservas indigenas na Amazonia, onde o Exercito Brasileiro nao tem autonomia para operar. Teria acusado o governo Lula de traicao a Constituicao brasileira e de substituicao da mesma pelas atas do Foro.
Ficar nesse papinho de "Michael Dell isso, Sony Vaio aquilo", isso nao ganha esse tipo de debate, mesmo que sejam exemplos validos.
Eu não entrei no mérito do debate. Constantino escreveu alguns textos ridiculamente idiotas, como aquele sobre a questão do desmatamento da Amazônia ou aquele sobre o livre-arbítrio. Ainda assim, eu não sou economista e não vou discutir economia nos textos dele.
Eu só fiz essa afirmação baseado numa coisa muito simples: Ciro pode estar o quão errado quiser, ele apresenta números e não fica num blá blá blá de citar frase clássica de algum grande autor e numa teórica lógica mecânica que o mercado ou o que quer que fosse deveria assumir. O Campos se deu ao trabalho, tanto quanto em respeito a si mesmo quanto ao adversário ideológico, de trabalhar com a realidade, de citar fatos, questões, números. Eu não critiquei o SPAMTA pelo espectro ideológico, mas sim, pela total incapacidade que ele teve de defender uma causa que outros defenderiam de modo muito mais rigoroso e inteligente.