Suyndara escreveu:Ok Botânico,
Acho que não iremos chegar mesmo a lugar algum com essa discussão, então encerro os questionamentos nesse ponto, já tenho as respostas que eu queria e também já percebi os pontos falhos e imutáveis na questão...
Deixa quieto.
Como queira, Sra Ap... Bem, melhor chamá-la Suyndara, já que se acha desvalorizada por ser chamada Sra Apodman, ainda que seja só de brincadeira... Já vi que você não do tipo que tem senso de humor.
Suyndara escreveu:1. Enquanto vc insistir nessa estória de "comunidade cética" como se houvesse uma seita lutando bravamente para "ridicularizar" o espiristismo, acho que é inútil discutir...
Já disse que chamo de "comunidade cética" os céticos/ateus militantes, como Theodore Flournoy, Robert Amadou, Trevor Hall, Ray Hyman, George Price, James Randi, Peter Brookesmith e toda essa claque barulhenta que, por favor não negue, estão sim lutando bravamente para ridicularizar o que não lhes agrada e incomoda o seu ceticismo. Se quer que eu chame essa gente de outro nome que não comunidade cética, estou aberto a sugestões.
Suyndara escreveu:2. Se espíritas não precisam de comprovações científicas para viver sua fé e sua mediunidade, também deveriam se abster de ficar citando experimentos falhos na tentativa de tentar convencer não-crentes. É uma luta desnecessária e irrelevantes para vcs![]()
Esse detalhe é interessante: aquele que já está SATISFEITO RELIGIOSA E FILOSOFICAMENTE falando, NÃO PRECISA de dados científicos para se convencer. É como o evangélico, que já está satisfeito com o relato da história de Adão e Eva e não precisa recorrer à Ciência para comprová-lo. Apesar de que desesperadamente há todo um grupelho evangélico que tenta coar mosquitos aqui e ali para justificar cientificamente tal relato...
Para mim, o trabalho feito pelos pesquisadores passados foi substancial e não vi qualquer negativa cética demoli-los, mostrando seus erros e falhas. Nem você fez isso. Apenas quer me convencer de um "circo de horrores" e de um não verificado desconhecimento geral das artes mágicas por parte dos pesquisadores. Como se isso não fosse a primeira coisa que houvessem pensado.
Na França, principalmente André Dumas, quis fazer do Espiritismo uma seita neoparapsicológica. Eliminou dele os conceitos religiosos e filosóficos, afirmando ser isso "um outro Kardec" (houve mais de um Kardec?). E quebrou a cara e o Espiritismo, pois lá nos anos 1990 não havia mais que mil espíritas em toda a França... Se o Espíritismo é o que é no Brasil, deve-se exclusivamente à preservação desses dois aspectos e a pouca valorização do científico.
Suyndara escreveu:3. Se vc mesmo afirmou que deixa a parte de estatística e MC para os "bons-entendedores", então eu prefiro restringir minhas colocações aos pesquisadores e parapsicólogos que eu conheço, se tiver alguma novidade por aí eu divulgo...
Tomara que tenha mais sucesso do que seus predecessores. Quero só ver como vai se virar quando vier a comunidade cética (ou outro nome com o qual queira chamar os céticos militantes) quando lhe disserem que tudo não passa de evidência anedota...
Suyndara escreveu:4. Continuar insistindo que os "shows" de mediunidade de décadas atrás são provas irrefutáveis nunca irá convencer nenhum cético. Se os pesquisadores da época não descobriram fraudes é pq não as estudaram direito...imagina, nem mesmo a luz eles eram capazes de acender!
Enfim, show de horrores não convence ninguém![]s
Bem, como pude ver você DESCONHECE os shows de horrores, pois houve aqueles em que havia iluminação, não tão forte, mas o suficiente para se ver o ambiente e as pessoas dentro dele.
Bem, desde a minha participação no terceiro debate da Távola Redonda até hoje, os céticos nada me acrescentaram de novo sobre esses shows de horrores. Tudo o que podem fazer é o que você faz. Apelar para uma burrice e incompetência dos pesquisadores que não vejo refletida nos protocolos por eles apresentados.
Desafiei você a aplicar o seu índice acima num show de horrores, mas...
Se esses shows de horrores não são passíveis de serem estudados cientificamente, então fazem bem os médiuns em não abrir acesso a eles aos que se apresentam como cientistas...