casal que não quer filhos é considerado família?
casal que não quer filhos é considerado família?
ambos não queremos...
o que vocês pensam a respeito?
"Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma." (Joseph Pulitzer).
Re: casal que não quer filhos é considerado família?
Minha irmã é casada há 12 anos e não tem filhos, e são muito felizes.
Acho que é um direito de escolha, do casal.
Acho que é um direito de escolha, do casal.
"Deus empurra para a morte tudo o que lhe resiste. Em primeiro lugar a razão, depois a inteligência e o espírito crítico" (Onfray)
"Your God is dead and no one cares" (Sartre)
"Your God is dead and no one cares" (Sartre)
- user f.k.a. Cabeção
- Moderador
- Contato:
spink escreveu:ambos não queremos...
Como assim? Desde que voce nao mate ou maltrate seus filhos simplesmente porque nao os quer, eu nao tenho nada com isso...
"Let 'em all go to hell, except cave 76" ~ Cave 76's national anthem
- Apáte
- Gênero: Masculino
- Contato:
Eu também não tenho nada com isso, mas acho uma boa escolha.
"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi
- Apo
- Gênero: Feminino
Parece-me subjacente à pergunta do spink, uma espécie de preocupação ou questionamento social quanto à caracterizar como família apenas o modelo tradicional pai-mãe-filhos. Desde que tenha havido uma célula destas algum dia, um dos pais pode falecer que moralmente perante a sociedade a família permanece com tal status.
Aqueles que têm esta preocupação perante a sociedade, sentem-se pressionados a ter filhos uma vez consumado o casamento. Não vejo porque devamos dar importância a rótulos de status se um casal decide não ter filhos. Se for casal é casal e se basta. Mas se quiser se considerar família, que se considere. A sociedade costuma esperar que famílias tradicionais se formem pois isto reforça uma série de preceitos morais, não necessariamente válidos ou positivos para a convivência social. Convém lembrar que há algumas décadas e algumas sociedades, valores respectivos significavam que famílias numerosas eram mais sólidas, mais comprometidas, que o casal estava mais ocupado com a criação e o incremento das atividades religiosas, laborais e econômicas. A mulher ficava presa no lar, mas o homem podia ter vários filhos, criando outros núcleos familiares.
Hoje em dia, não se cobra mais tais papéis nem de homens, nem de mulheres, e há tipos alternativos de famílias que não permitem mais esta linearidade.
Mesmo assim, há quem se sinta estranho por ter filhos e não cumprir um script mínimo. O que traz um pouco de ansiedade, dependendo da pressão exercida pelos familiares e amigos.
Há a fase em que todos se casam, e nos sentimos estranhos e fora do grupo. Depois há a fase das barrigas e da migração para o mundo desconhecido dos adultos que se tornaram irremediavelmente pais.
Se o que importa é a conceituação, ela varia bastante, considerando como família algum grau de parentesco e descendência até um grupo com idéias e interesses afins vivendo sob um mesmo teto.
A seguir, cito 2:
Aqueles que têm esta preocupação perante a sociedade, sentem-se pressionados a ter filhos uma vez consumado o casamento. Não vejo porque devamos dar importância a rótulos de status se um casal decide não ter filhos. Se for casal é casal e se basta. Mas se quiser se considerar família, que se considere. A sociedade costuma esperar que famílias tradicionais se formem pois isto reforça uma série de preceitos morais, não necessariamente válidos ou positivos para a convivência social. Convém lembrar que há algumas décadas e algumas sociedades, valores respectivos significavam que famílias numerosas eram mais sólidas, mais comprometidas, que o casal estava mais ocupado com a criação e o incremento das atividades religiosas, laborais e econômicas. A mulher ficava presa no lar, mas o homem podia ter vários filhos, criando outros núcleos familiares.
Hoje em dia, não se cobra mais tais papéis nem de homens, nem de mulheres, e há tipos alternativos de famílias que não permitem mais esta linearidade.
Mesmo assim, há quem se sinta estranho por ter filhos e não cumprir um script mínimo. O que traz um pouco de ansiedade, dependendo da pressão exercida pelos familiares e amigos.
Há a fase em que todos se casam, e nos sentimos estranhos e fora do grupo. Depois há a fase das barrigas e da migração para o mundo desconhecido dos adultos que se tornaram irremediavelmente pais.
Se o que importa é a conceituação, ela varia bastante, considerando como família algum grau de parentesco e descendência até um grupo com idéias e interesses afins vivendo sob um mesmo teto.
A seguir, cito 2:
Quanto ao tipo de relações pessoais que se apresentam numa família, LÉVI-STRAUSS (cit. por PINHEIRO, 1999), refere três tipos de relação. São elas, a de aliança (casal), a de filiação (pais e filhos) e a de consanguinidade (irmãos). É nesta relação de parentesco, de pessoas que se vinculam pelo casamento ou por uniões sexuais, que se geram os filhos.
Segundo ATKINSON e MURRAY (cit. por VARA, 1996), a família é um sistema social uno, composto por um grupo de indivíduos, cada um com um papel atribuído, e embora diferenciados, consubstanciam o funcionamento do sistema como um todo. O conceito de família, ao ser abordado, evoca obrigatoriamente, os conceitos de papéis e funções, como se têm vindo a verificar.

- Fernando Silva
- Administrador
- Gênero: Masculino
- Contato:
Diga como o personagem de Machado de Assis: "Não leguei a ninguém a miséria da condição humana".
user f.k.a. Cabeção escreveu:spink escreveu:ambos não queremos...
Como assim? Desde que voce nao mate ou maltrate seus filhos simplesmente porque nao os quer, eu nao tenho nada com isso...
minha mulher tomou anticoncepcional por vários anos.
hoje sou vazectomizado.
satisfeito?
"Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma." (Joseph Pulitzer).
- user f.k.a. Cabeção
- Moderador
- Contato:
spink escreveu:satisfeito?
Na verdade, nao me interessa.
(Caso vc seja dislexo, autista ou sofra de alguma outra deficiencia de compreensao de texto, "Como assim?" e pergunta retorica que expressa espanto ou indignacao com alguma colocacao feita. Neste caso, referia-se a pergunta sobre a opiniao dos outros num tema onde a decisao e exclusivamente pessoal. Nao necessariamente requer uma resposta, como no presente caso.)
"Let 'em all go to hell, except cave 76" ~ Cave 76's national anthem
user f.k.a. Cabeção escreveu:spink escreveu:satisfeito?
Na verdade, nao me interessa.
(Caso vc seja dislexo, autista ou sofra de alguma outra deficiencia de compreensao de texto, "Como assim?" e pergunta retorica que expressa espanto ou indignacao com alguma colocacao feita. Neste caso, referia-se a pergunta sobre a opiniao dos outros num tema onde a decisao e exclusivamente pessoal. Nao necessariamente requer uma resposta, como no presente caso.)
penso que esse questionamento é uma espécie de retorno.
ententeu?