Ciência e religião não devem se misturar

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
mig r
Gênero: Masculino

Re: Ciência e religião não devem se misturar

Mensagem por mig r »

Bem visto

Fernando

Mensagem por Fernando »

Apo escreveu:
Fernando escreveu:
Apo escreveu:Não esquente, não consigo levar as coisas assim à ponta de faca. É frustrante mesmo, mas basta relaxar e a gente consegue aprender e se divertir.

Fiquei interessado em saber como vc pensa esta questão de aprender no meio de um tópico "atemporalmente inútil".

Agora algo que eu não entendo é qual é a diversão.

O tópico não é atemporalmente inútil como exercício. O que é atemporalmente inútil é a discussão eterna a respeito do assunto. Mas isto para toda a humanidade, já que é apenas uma queda de braços, em determinados pontos.

A diversão é só uma questão de ter senso de humor. Mas isto é pessoal...você pode não entender porque não consegue se divertir com isto. Lamento.

Eu não acho nem um pouco divertido ter que defender idéias no meio de pessoas que não apenas não concordam, mas não querem concordar com o que eu afirmo.

Eu gosto muito de me divertir quando converso com alguém que tem um ponto diferente do meu. O ponto é que aqui vcs estão em um número muito maior de pessoas que pensam parecido e acabam se defendendo em conjunto e me atacando ao mesmo tempo.

Muitos acham que eu sou mal humorado. Mas não tem como ser alegre e descontraido num meio com tanta pressão. Quer dizer, é fácil fazer o que eu sei que muitos ateus aqui fazem, de entrar em foruns cristãos completamente armados com todos os seus preconceitos bobos, depois voltar aqui pra ficar rindo com a turminha. Mas pra mim isso é besteira. Quando eu posto aqui é pq realmente acho que tenho a aprender algo com vcs. Eu leio cada mensagem séria como se o meu interlocutor pudesse me fazer ver algo que eu não estava vendo. Eu deixo meus preconceitos de lado, e simplesmente leio o que têm a escrever. Mas vcs não fazem isso. Só o fato de eu me declarar cristão já é um motivo pra discordar em qualquer vírgola.

Eu sei que sempre terei este tipo de tratamento por aqui. Então tenho que defender não apenas pra provar o que penso, mas pra provar que o que eu provei que penso não é uma asneira. Vcs não percebem o quanto são preconceituosos.

Eu acho que até que tenho conseguido rir bastante.
"Nada tem valor algum senão dentro do coração, e não como coisa" (Hegel)

francioalmeida
Contato:

Mensagem por francioalmeida »

Fernando escreveu:
Apo escreveu:
Fernando escreveu:
Apo escreveu:Não esquente, não consigo levar as coisas assim à ponta de faca. É frustrante mesmo, mas basta relaxar e a gente consegue aprender e se divertir.

Fiquei interessado em saber como vc pensa esta questão de aprender no meio de um tópico "atemporalmente inútil".

O tópico não é atemporalmente inútil como exercício. O que é atemporalmente inútil é a discussão eterna a respeito do assunto. Mas isto para toda a humanidade, já que é apenas uma queda de braços, em determinados pontos.

A diversão é só uma questão de ter senso de humor. Mas isto é pessoal...você pode não entender porque não consegue se divertir com isto. Lamento.

Eu não acho nem um pouco divertido ter que defender idéias no meio de pessoas que não apenas não concordam, mas não querem concordar com o que eu afirmo.

Eu gosto muito de me divertir quando converso com alguém que tem um ponto diferente do meu. O ponto é que aqui vcs estão em um número muito maior de pessoas que pensam parecido e acabam se defendendo em conjunto e me atacando ao mesmo tempo.

Muitos acham que eu sou mal humorado. Mas não tem como ser alegre e descontraido num meio com tanta pressão. Quer dizer, é fácil fazer o que eu sei que muitos ateus aqui fazem, de entrar em foruns cristãos completamente armados com todos os seus preconceitos bobos, depois voltar aqui pra ficar rindo com a turminha. Mas pra mim isso é besteira. Quando eu posto aqui é pq realmente acho que tenho a aprender algo com vcs. Eu leio cada mensagem séria como se o meu interlocutor pudesse me fazer ver algo que eu não estava vendo. Eu deixo meus preconceitos de lado, e simplesmente leio o que têm a escrever. Mas vcs não fazem isso. Só o fato de eu me declarar cristão já é um motivo pra discordar em qualquer vírgola.

Eu sei que sempre terei este tipo de tratamento por aqui. Então tenho que defender não apenas pra provar o que penso, mas pra provar que o que eu provei que penso não é uma asneira. Vcs não percebem o quanto são preconceituosos.

Isso me lembra alguns fóruns evangélicos que tem como proibição o questionamento da crença dos participantes. Por que será?

Apo
Gênero: Feminino

Mensagem por Apo »

francioalmeida escreveu:"É...só que eu prefiro ler "escraviZado". Pode ser? "

Apo, poison!

:emoticon32:
Imagem

Fernando

Mensagem por Fernando »

Apo escreveu:
Fernando escreveu:
Apo escreveu:Portanto Deus é irrelevante ao processo todo, muito mais amplo e complexo do que "Ele". Ou "ele"...hehehe
Deus não passa de poeira no espaço...da cabeça dos homens.

hehehehe calma, tudo é uma questão de como se colocam os problemas... :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Uma das coisas que a vida acadêmica memostrou com mais profundidade, é que não importa a opinião que vc tenha.

Só a SUA vida acadêmica? A nossa não nos mostrou coisa parecida? :emoticon12:

O mais importante é como vc relaciona de forma lógica e sistemática uma cadeia de raciocínios, e como estas pode ser deduzidas das premissas. Vc pode chegar a lugar algum.

É mesmo??? Puxa, que coisa...

E a sua conclusão pode ser cética (mas cética de verdade, não esse ceticismo fajuto de vcs :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:).

Vocês quem? O que é um ceticismo fajuto? Quais os seus critérios para avaliar o que seria o "nosso" ceticismo?

Ou seja, pode ser que o fim de toda a sua investigação é "não tem como resolver este problema". O mais importante não é onde vc chegou e sim o percurso que realizou.

:emoticon12: Estou impressionada....

É claro que isso é mais possível na Filosofia. Afinal a filosofia é um saber absolutamente livre, que não precisa ser determinado (leia-se escravisado) pela experiência.

É...só que eu prefiro ler "escraviZado". Pode ser?

Chegar ou não a algum lugar não faz diferença alguma. Importa o quanto se aprendeu com o caminho.

Embora eu concorde, acho que argumentar com isto é tão...sei lá...piegas...

Claro que isso não pode ser aceito num modelo político-pedagógico dos colonos da América do Norte :emoticon12: :emoticon12: . Afinal existem impresas que pagam caro para a obtenção de resultados praticamente imediatos ao financiar as pesquisas dos pesquisadores.

Academicamente seriam Empresas. Mas tudo bem. Não sei o que isto tem a ver com as calças em questão...

Infelizmente essa merda vem pra cá, e aí nós temos as pessoas conversando como se fossem as donas da verdade absoluta quando apenas aprenderam a responder meia dúzia de problemas fáceis (pq a realidade como uma totalidade é simplesmente desgraçada de tão complicada de explicar, eu tenho dúvidas se alguém já conseguiu chegar perto disso alguma vez em toda a história da humanidade).

E eu acho que você tá começando a ficar com sono...

Eu consegui rir com a sua resposta. :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

O problema é que vc não para de me exigir alguma prova da existência de Deus, como se o meu raciocínio tivesse que dar conta de todas as vírgolas do Universo. Eu não sou Deus pra ter que provar até mesmo o que é pressuposto e que está sendo assumido descaradamente como pressuposto, e seu fosse iria fazer todos vcs queimarem no colo do capeta! hauhauahuahuaha

Fernando

Mensagem por Fernando »

francioalmeida escreveu:Isso me lembra alguns fóruns evangélicos que tem como proibição o questionamento da crença dos participantes. Por que será?

Vc já passou ou assistiu alguma banca de defesa de tese? Por certo que lhe lembrariam a proibição dos mensionados fóruns evengélicos.

Apo

Mensagem por Apo »

Fernando escreveu:
Apo escreveu:
Fernando escreveu:

Não querem? E a gente precisa, só para satisfazer você?

Você assume uma postura prepotente. Este é o problema. Tente se divertir. Mas não é por isto que vamos concordar com você.

Muitos acham que eu sou mal humorado. Mas não tem como ser alegre e descontraido num meio com tanta pressão.

Depois você acostuma com a tal pressão. Respira fundo que passa.

Quer dizer, é fácil fazer o que eu sei que muitos ateus aqui fazem, de entrar em foruns cristãos completamente armados com todos os seus preconceitos bobos, depois voltar aqui pra ficar rindo com a turminha. Mas pra mim isso é besteira.

Para mim também. Não perco tempo em foruns crentes. Nem cristãos.

Quando eu posto aqui é pq realmente acho que tenho a aprender algo com vcs. Eu leio cada mensagem séria como se o meu interlocutor pudesse me fazer ver algo que eu não estava vendo.

Não parece que haja assim algo a aprender quando já se tem tanta experiência acadêmica e considera-se que não concordar com você ou com o cristianismo seja muita pressão.

Eu deixo meus preconceitos de lado, e simplesmente leio o que têm a escrever. Mas vcs não fazem isso. Só o fato de eu me declarar cristão já é um motivo pra discordar em qualquer vírgola.

Negativo. Paranóia, sua. Este forum tem um título, bem claro. VírgUla ou não VírgUla, temos ambiente para discutir com o humor que o assunto merecer.

Cristão falando em preconceito dos outros é complicado...
Provar o que você pensa? Como assim? Pensar é livre, é só pensar. E você pode pensar asneiras dentro do que consideramos asneira, sim. Por que não? Não estamos presos a dogmas.

Mas que bom! Isto é construtivo.
Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

Fernando escreveu:
francioalmeida escreveu:Isso me lembra alguns fóruns evangélicos que tem como proibição o questionamento da crença dos participantes. Por que será?

Vc já passou ou assistiu alguma banca de defesa de tese? Por certo que lhe lembrariam a proibição dos mensionados fóruns evengélicos.

Esqueceu-se de um detalhe: a banca nos questiona, mas está sempre do nosso lado.
Imagem

francioalmeida
Contato:

Mensagem por francioalmeida »

Fernando escreveu:

A bancada que passei prefiro não menCionar

Apo

Mensagem por Apo »

Fernando escreveu:
Apo escreveu:
Fernando escreveu:
Apo escreveu:Portanto Deus é irrelevante ao processo todo, muito mais amplo e complexo do que "Ele". Ou "ele"...hehehe
Deus não passa de poeira no espaço...da cabeça dos homens.

hehehehe calma, tudo é uma questão de como se colocam os problemas... :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Uma das coisas que a vida acadêmica memostrou com mais profundidade, é que não importa a opinião que vc tenha.

Só a SUA vida acadêmica? A nossa não nos mostrou coisa parecida? :emoticon12:

O mais importante é como vc relaciona de forma lógica e sistemática uma cadeia de raciocínios, e como estas pode ser deduzidas das premissas. Vc pode chegar a lugar algum.

É mesmo??? Puxa, que coisa...

E a sua conclusão pode ser cética (mas cética de verdade, não esse ceticismo fajuto de vcs :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:).

Vocês quem? O que é um ceticismo fajuto? Quais os seus critérios para avaliar o que seria o "nosso" ceticismo?

Ou seja, pode ser que o fim de toda a sua investigação é "não tem como resolver este problema". O mais importante não é onde vc chegou e sim o percurso que realizou.

:emoticon12: Estou impressionada....

É claro que isso é mais possível na Filosofia. Afinal a filosofia é um saber absolutamente livre, que não precisa ser determinado (leia-se escravisado) pela experiência.

É...só que eu prefiro ler "escraviZado". Pode ser?

Chegar ou não a algum lugar não faz diferença alguma. Importa o quanto se aprendeu com o caminho.

Embora eu concorde, acho que argumentar com isto é tão...sei lá...piegas...

Claro que isso não pode ser aceito num modelo político-pedagógico dos colonos da América do Norte :emoticon12: :emoticon12: . Afinal existem impresas que pagam caro para a obtenção de resultados praticamente imediatos ao financiar as pesquisas dos pesquisadores.

Academicamente seriam Empresas. Mas tudo bem. Não sei o que isto tem a ver com as calças em questão...

Infelizmente essa merda vem pra cá, e aí nós temos as pessoas conversando como se fossem as donas da verdade absoluta quando apenas aprenderam a responder meia dúzia de problemas fáceis (pq a realidade como uma totalidade é simplesmente desgraçada de tão complicada de explicar, eu tenho dúvidas se alguém já conseguiu chegar perto disso alguma vez em toda a história da humanidade).

E eu acho que você tá começando a ficar com sono...

Eu consegui rir com a sua resposta. :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Que beleza!

O problema é que vc não para de me exigir alguma prova da existência de Deus, como se o meu raciocínio tivesse que dar conta de todas as vírgolas do Universo.

Eu??? :emoticon13:
Deus é questionado desde sempre. Acredita nele quem quiser. É uma questão de fé apenas. Por que não exigiríamos provas de algo que crentes afirmam existir com veemência? Se eu me postar aqui a lhe afirmar que vi uma estrela caindo no meu quintal...você vai achar normal?

Eu não sou Deus pra ter que provar até mesmo o que é pressuposto e que está sendo assumido descaradamente como pressuposto, e seu fosse iria fazer todos vcs queimarem no colo do capeta! hauhauahuahuaha

:emoticon12:

Mas o capeta existe! É diferente né? :emoticon12: Não é pressuposto! :emoticon22:
Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

francioalmeida escreveu:
Fernando escreveu:

A bancada que passei prefiro não menCionar

Francio, poison ²!
Imagem

Márcio
Contato:

Mensagem por Márcio »

Márcio escreveu:
Fernando escreveu:
Márcio escreveu:Então o seu possível DEUS é um sistema especializado pré existente, que poderia ter dado origem ao universo, configurando alguma estrutura, parte de si mesmo?

Que meu possível Deus? Não estou falando de nenhum ente. O tópico é pra discutir uma possível comunhão entre fé e ciência. Nesse tópico só estou falando só de teorias e de nada mais. Eu estou pouco me lixando se as minhas teorias têm alguma correspondência sequer entre pensamento e extensão. Eu quero que se exploda o correlato do pensamento, o ideado da idéia. Principalmente pq não estou discorrendo em nenhuma vírgola sobre isso. Se Deus realmente existe ou não existe, não tem absolutamente nada a ver com as coisas que eu estou falando.

Ok! Desculpe-me o desvio.
Desconsidere o que eu disse.

Entretanto, só há religião por causa da fé em um deus (ou deuses).
E fé não tem a ver necessariamente com religião ou deuses.
E talvez alguns cientistas teístas tentem achar evidências que possam provar suas crenças. Alguns nem tentam, deixam suas crenças bem longe dos laboratórios.
O ateísmo é uma consequência em mim, não uma militância sistemática.

'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)

Não importa se você faz um pacto com deus ou o demônio, em quaisquer dos casos é a sua alma que será perdida, corrompida...!

Fernando

Mensagem por Fernando »

"Cristão falando em preconceito dos outros é complicado..."

Lógico, ser cristão é sinônimo de ser preconceituoso. É justamente por estes e outros preconceitos que eu não consigo me divertir muito. É como vc diz, o nome do fórum já diz todo o preconceito. Não é o caso de que eu queira que vcs concordem. Preste atenção no que eu escrevi. "Não apenas não concordam, mas não querem concordar com o que eu afirmo". Preste atenção na palavra QUERER. Querer se liga à vontade, que geralmente é pensada como independente da razão, e portanto arbitrária. Em outras palavras, eu não assumo a pressão de querer provar tudo pra todos. Mas de ter que me esforçar mais do que uma simples conversa entre duas ou mais pessoas que não concordam, pq eu converso com pessoas que não QUEREM concordar só pelo fato de eu ser cristão. É como vc mesma disse acima. O fato de eu ser cristão não me dá direito de falar de preconceito de ninguém. Por isso eu insisto. Uma coisa é não concordar, outra bem diferente é não QUERER concordar. Assim como vc não aceita que eu sequer critique qualquer preconceito pelo simples fato de ser cristão. Não estou pedindo pra que vcs mudem o seu arbítrio. Só estou dizendo que o esforço é muito maior. E por isso comparei a situação a uma banca que, quisera eu que vc estivesse 100% certa, nem sempre quer ajudar. Conheço muitas pessoas que se realizam em desmoralizar outros em público. Algumas delas são professores. Muitos estão preocupados apenas em massagear o seu próprio ego. E vc tem que estar pronto pra isso. É este aspecto mais complicado ao qual me refiro. Não a parte positiva de aprender com os erros.

Só pra esclarecer, eu não falei da minha vida acadêmica pra me gabar. Mas pq eu não gosto muito de estar na academia pq todo mundo acha que sabe muito sobre tudo. É incrível, vc vai conversar sobre rebinboca da parafuseta e já levanta um se achando o especialista, mesmo que não entenda nada do assunto. E se tem algo que eu valorizo na vida acadêmica é justamente que os meios são mais importantes que os fins. Se vc acha isso óbvio, ótimo! Fico feliz por vc. Pq o que eu mais vejo na academia é o povo achando vantagem escapar de problema X ou Y.

Veja bem, de forma alguma era a intenção era ser prepotente. Tem muita coisa que eu estou falando na base da brincadeira. Como por exemplo do ceticismo. É que vcs se dizem céticos mas não afirmam que o conhecimento é possível. Sepegarmos céticos como Montaigne veremos que ele não afirma nem que não sabe. Mas apenas faz uma pergunta (obviamente sem resposta): Que sei eu? Tem várias outras brincadeiras nos textos, como chamar os americanos de colonos. Isso tem a ver com a forma como os britânicos geralmente acham que tudo que vêm do continente não é bom. E os colonizados por eles são iguais.

Já sobre os erros de português, eu matei as aulas, a prof era muito chata, nem ligue. hauhauhauha

Apo

Mensagem por Apo »

Fernando escreveu:"Cristão falando em preconceito dos outros é complicado..."

Lógico, ser cristão é sinônimo de ser preconceituoso. É justamente por estes e outros preconceitos que eu não consigo me divertir muito. É como vc diz, o nome do fórum já diz todo o preconceito. Não é o caso de que eu queira que vcs concordem. Preste atenção no que eu escrevi. "Não apenas não concordam, mas não querem concordar com o que eu afirmo". Preste atenção na palavra QUERER. Querer se liga à vontade, que geralmente é pensada como independente da razão, e portanto arbitrária. Em outras palavras, eu não assumo a pressão de querer provar tudo pra todos. Mas de ter que me esforçar mais do que uma simples conversa entre duas ou mais pessoas que não concordam, pq eu converso com pessoas que não QUEREM concordar só pelo fato de eu ser cristão.

Não. Você está invertendo as coisas. Nós nada temos a ver com o que você Fernando necessita em termos de aprovação do que você pensa. Nós não concordamos com os preceitos e dogmas cristãos. A maioria aqui é ateísta ou não tem religião. Então, se você tiver qualquer idéia a repeito da existência ou poderes divinos ( seja lá que deuses forem estes) já não poderá contar com a nossa aceitação, PORQUE nós pensamos diferente. Agora, se entrar religião no meio, fica mais difícil ainda se você esperar que a gente aceita porque quer que a gente QUEIRA. Nós não nascemos robôs programados para aceitar ou não. Temos raciocínio próprio, experiências variadas ( como eu que me criei católica, mas sempre achei aquilo tudo um circo nojento). Então, EU TENHO uma vida por trás da minha forma de ver as coisas.

É como vc mesma disse acima. O fato de eu ser cristão não me dá direito de falar de preconceito de ninguém. Por isso eu insisto. Uma coisa é não concordar, outra bem diferente é não QUERER concordar. Assim como vc não aceita que eu sequer critique qualquer preconceito pelo simples fato de ser cristão.

Eu aceito que você critique preconceitos. Mas a questão é que não tenho preconceito contra cristãos. Eu simplesmente não vejo sentido no cristianismo e nem preciso deste cristo para coisa alguma na minha vida. Ficou claro? Espero que sim.

Não estou pedindo pra que vcs mudem o seu arbítrio. Só estou dizendo que o esforço é muito maior.

Esforço? Que esforço? Aquele clichê prepotente e batido dos crentes em convencer os outros, que insiste que o que não concorda é porque não se esforçou? Às vezes eu posso ver um crente ou religioso fazendo tanta força como se estivesse num vaso sanitário com constipação ou em trabalho de parto. Mas não pensem que temos alguma necessidade nisto. Não temos.

E por isso comparei a situação a uma banca que, quisera eu que vc estivesse 100% certa, nem sempre quer ajudar.

Quer, sim. Não sei em que curso você se pós graduou. Mas algum trauma neste ponto deve ter sido algum tipo de paranóia sua. Ou o professor da banca não gostava de você. Mas isto é outra coisa...

Conheço muitas pessoas que se realizam em desmoralizar outros em público. Algumas delas são professores. Muitos estão preocupados apenas em massagear o seu próprio ego. E vc tem que estar pronto pra isso. É este aspecto mais complicado ao qual me refiro. Não a parte positiva de aprender com os erros.

E? Há mais gente na banca e um orientador.

Só pra esclarecer, eu não falei da minha vida acadêmica pra me gabar. Mas pq eu não gosto muito de estar na academia pq todo mundo acha que sabe muito sobre tudo. É incrível, vc vai conversar sobre rebinboca da parafuseta e já levanta um se achando o especialista, mesmo que não entenda nada do assunto.

Você está tendo exatamente esta postura aqui, embora negue.

E se tem algo que eu valorizo na vida acadêmica é justamente que os meios são mais importantes que os fins. Se vc acha isso óbvio, ótimo! Fico feliz por vc. Pq o que eu mais vejo na academia é o povo achando vantagem escapar de problema X ou Y.

Você deve ter tido uma experiência não muito boa. Embora me pareça claro que você está fazendo uma transferência ou uma projeção do que você é e faz. E deve ter ouvido algumas críticas por isto...

Veja bem, de forma alguma era a intenção era ser prepotente. Tem muita coisa que eu estou falando na base da brincadeira. Como por exemplo do ceticismo. É que vcs se dizem céticos mas não afirmam que o conhecimento é possível.

Ein? Que conhecimento? Ciência e liberdade de pensamento ( sem dogmas religiosos ditados por outros) é conhecimento. Religião e crença são hermetismo.

Sepegarmos céticos como Montaigne veremos que ele não afirma nem que não sabe. Mas apenas faz uma pergunta (obviamente sem resposta): Que sei eu?

Ué, para bom entendedor isto significa que talvez ele não saiba mesmo. Aliás, céticos admitem que não sabem. Ao contrário dos crentes e religiosos, que têm livros com respostas para tudo, até para a criação! Veja só! Eu não sei quem criou tudo isto e ninguém sabe. Admita você.

Já sobre os erros de português, eu matei as aulas, a prof era muito chata, nem ligue. hauhauhauha

Ligo, sim. Saber a língua é mais importante do que saber sobre deuses e suas onipotências. Se matou as aulas de Português durante todo o tempo, todas as professoras eram chatas. Tá certo.
Imagem

Fernando

Mensagem por Fernando »

Apo,

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

É normal que julguemos algo ou alguém por aquilo que conhecemos. Vcs estão tão acostumado com a crentarada vindo fazer vcs engolir guela abaixo o cristianismo que já ficam munidos e completamente armados contra as coisas que eu falo. :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: Por exemplo, eu não disse que Deus existe. No entanto todo mundo pediu provas direta ou indiretamente da existência de Deus. :emoticon22: Eu não disse que a religião é a verdade, e se disse tb deixei claro em alguns posts que eu não exijo que vcs aceitem que a religião é verdadeira. Mas pra vcs eu já estou assumindo a religião como verdadeira (aliás, posso provar que religião e ciência devem andar juntos mesmo que a religião seja completamente falsa). :emoticon1: Só essas já seriam suficientes pra mostrar como eu preciso fazer uma ginástica a mais do que eu conversasse com alguém que não estivesse tão preocupado em dizer no final "mas eu estou certo e vc está errado, vai se catar seu crente fedido". :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: Pode parecer um clichê de crente. Mas vcs realmente vão embolando o meio de campo, afirmando e exigindo provas de um monte de coisas que eu não estou pedindo que vcs aceitem.

Pode soar clichê, mas vcs distorcem mesmo o que eu falo. E tecem toda uma crítica de coisas com as quais eu não estou me comprometendo. É mais do que óbvio que eu tenho que me esforçar mais do que normalmente. Não pq eu discordo de vcs. Mas pq vcs distorcem o que eu falo.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

Fernando escreveu:
mig r escreveu:OK, pode-se tentar algo assim:
http://www.gocreate.com/workouts/wx079.htm

Não resultou. Aliás, resultou ao contrário :emoticon22:

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Como pode ser tão insano assim? Querer provar o poder da oração por um experimento. :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: Como tem gente maluca nesse mundo...

Que opção temos? Ou funciona ou não funciona. Se não funciona, podemos esquecê-la.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Fernando escreveu:Quer dizer, é fácil fazer o que eu sei que muitos ateus aqui fazem, de entrar em foruns cristãos completamente armados com todos os seus preconceitos bobos, depois voltar aqui pra ficar rindo com a turminha. Mas pra mim isso é besteira.

Fiz isto uma vez, anos atrás, num tópico sobre ateus, mas desisti. Não gosto de ficar onde as pessoas gostariam que eu morresse.
Minhas discussões são com crentes que aparecem em sites ateus com frases profundas do tipo "Você é um idiota", "Jesus te ama" ou "Vou orar por você".

Fernando

Mensagem por Fernando »

Fernando Silva escreveu:
Fernando escreveu:

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Como pode ser tão insano assim? Querer provar o poder da oração por um experimento. :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: Como tem gente maluca nesse mundo...

Que opção temos? Ou funciona ou não funciona. Se não funciona, podemos esquecê-la.

Se fosse possível estabelecer uma ciência sólida e bem fundamentada acerca de fenômenos sobrenaturais, ela com certeza já existiria. Dado o interesse que muitos tem nisso. Mas o fato é que essa ciência não existe. Talvez pq estes relatos são falsidade. Talvez só pq por sua própria essência não seja se repetir de forma constante.

Imagine a situação. Vc vê uma pessoa flutuar no ar por alguns poucos segundos enquanto dorme. Só vc viu e mais ninguém. Como vc vai repetir essa experiência? Digamos que nunca mais em toda a sua vida vê algo sequer semelhante. É óbvio que seria do seu interesse saber explicar esse movimento, afinal se vc conseguisse, a pesquisa científica poderia ter novos rumos, pois se descobririam casos onde a gravidade não se aplica, mesmo dentro do nosso planeta.

O que vc faria nessa ocasião?

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Fernando escreveu:O que vc faria nessa ocasião?

Admitiria minha incapacidade de provar o que vi e talvez nem contasse a ninguém.

Fernando

Mensagem por Fernando »

Fernando Silva escreveu:

Admitiria minha incapacidade de provar o que vi e talvez nem contasse a ninguém.

Pq vc não contaria pra ninguém? Vc não ficaria curioso com o assunto e iria querer saber mais sobre? QUer dizer, pode ser que depois de muito tempo vc até esquecesse disso. Mas quando aconteceu vc não teria uma atitude de tentar compreender como um fenômeno desses é possível?

mig r

Mensagem por mig r »

Fernando escreveu:
Fernando Silva escreveu:

Pq vc não contaria pra ninguém? Vc não ficaria curioso com o assunto e iria querer saber mais sobre? QUer dizer, pode ser que depois de muito tempo vc até esquecesse disso. Mas quando aconteceu vc não teria uma atitude de tentar compreender como um fenômeno desses é possível?

O problema é que o cérebro humano é um simulador sofisticado. Visões da Virgem e Cavalos alados não dão trabalho nenhum ao cérebro... em situações de desiquilibrio... em indisposições... drogas, etc. Como podemos saber se o que vemos é real ou não? Penso que este casos é mais sensato fazer como David Hume e perguntar o que é mais provável: uma alucinação, ou uma suspensão temporária das leis fisicas? Suspender o Juizo é mais ajuizado do que ficar convencido de que assistimos a um milagre e iniciar um culto. E tanto mais é porque até não temos nenhuma forma de avaliar cientificamente estes casos...

Apo

Mensagem por Apo »

Fernando escreveu:
Fernando Silva escreveu:
Fernando escreveu:

Se fosse possível estabelecer uma ciência sólida e bem fundamentada acerca de fenômenos sobrenaturais, ela com certeza já existiria. Dado o interesse que muitos tem nisso. Mas o fato é que essa ciência não existe. Talvez pq estes relatos são falsidade. Talvez só pq por sua própria essência não seja se repetir de forma constante.

Imagine a situação. Vc vê uma pessoa flutuar no ar por alguns poucos segundos enquanto dorme. Só vc viu e mais ninguém. Como vc vai repetir essa experiência? Digamos que nunca mais em toda a sua vida vê algo sequer semelhante. É óbvio que seria do seu interesse saber explicar esse movimento, afinal se vc conseguisse, a pesquisa científica poderia ter novos rumos, pois se descobririam casos onde a gravidade não se aplica, mesmo dentro do nosso planeta.

O que vc faria nessa ocasião?

Eu ficaria muito assustada, tentaria acordar ( pois pensaria que estava dormindo). Olharia para o lado e pediria socorro ao meu marido. Tentaria pensar se tomei algum alucinógeno. Por fim, chegaria à conclusão que estou ficando esquizofrênica. O que é bem mais plausível. Procuraria um médico.
Imagem

Fernando

Mensagem por Fernando »

É possível que o que vcs dois falem seja verdadeiro. Mas qual é o critério pra discernir uma possível esquizofrenia de uma experiência real?

Quanto ao que disse nosso amigo lusitano,

Veja bem. Uma coisa é considerar que as leis físicas estão em suspensão. Outra é pensar que temos um possível fenômeno que não seria previsto pelas teorias físicas conhecidas. Se alguma sistematização desse fato ocorresse, e fosse possível repetí-lo novamente, então poderia haver uma nova revisão da teoria da gravidade. É assim que a ciência funciona.

mig r

Mensagem por mig r »

No caso da anti gravidade... não é por falta de tentativa. Mas este tópico não era sobre a ciencia e sobrenatural?

Apo

Mensagem por Apo »

"mas eu estou certo e vc está errado, vai se catar seu crente fedido".

:emoticon22:

Não sabia que crente fedia também! HAUHAUHAUHAUHAUHAUHAUAHUAH

Se bem que aqueles cabelinhos em coque e aqueles vestidões escondem falta de banho... :emoticon16:
Imagem

Trancado