Igreja respeita ateus e espera ser respeitada
- francioalmeida
- Gênero: Masculino
- Contato:
Igreja respeita ateus e espera ser respeitada
O Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, assegurou esta Quinta-feira que a Igreja respeita os ateus e espera o mesmo respeito por parte destes.
Num encontro com jornalistas, no qual foi questionado a respeito da criação da Associação Ateísta Portuguesa (AAP), o Patriarca assegurou que “cá estaremos para respeitar e dialogar, esperando também ser respeitados”.
A recém-criada AAP manifestou-se contra várias tomadas de posição da Igreja Católica em relação ao ateísmo, incluindo uma do próprio Cardeal D. José Policarpo. Na sua homilia de Natal de 2007, este responsável afirmou que “todas as expressões de ateísmo, todas as formas existenciais de negação ou esquecimento de Deus, continuam a ser o maior drama da humanidade”.
Hoje, aos jornalistas, o Patriarca de Lisboa voltou a sublinhar que “se eu acredito que Deus é essencial na vida do homem, desconhecê-lo é um problema fundamental na vida do homem”.
Assegurando que “é um direito” a organização em associações deste género, o Cardeal português não deixou de afirmar que “não gostei da fundamentação” com que surgiu a AAP.
A associação foi oficialmente constituída na Sexta-feira, 30 de Maio, em Lisboa, por cerca de meia centena de pessoas, tendo na altura sido denunciada uma “generalizada ofensiva clerical a que Portugal não ficou imune”. As críticas subiram de tom numa carta da AAP ao Presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, tornada pública, na qual se afirma que “alguns bispos têm atacado o ateísmo e os ateus”.
A missiva é particularmente dura em relação ao Cardeal Saraiva Martins, apresentado como “pesquisador de milagres e criador de beatos e santos” e acusado de ter presidido em Fátima, no passado mês de Maio, a uma alegada “peregrinação contra o ateísmo na Europa”. O prefeito da Congregação para as Causas dos Santos criticou, na sua homilia do 13 de Maio, as "ideologias ateias e materialistas, que procuraram sufocar a luz da Fé no coração dos homens" durante o século XX, numa peregrinação subordinada ao tema «Não levantar falsos testemunhos - "Viver na verdade"».
“É o espírito belicista dos cruzados que ainda corrói a mente do vetusto cardeal da Cúria?”, questiona o texto, assinado por Carlos Esperança.
Neste contexto, D. José Policarpo disse que “temos um grande respeito pelo ateísmo, uma atitude conhecida já no Antigo Testamento”, mas frisou que “nem todos os ateus são iguais”.
“O que para mim é novo é que o ateísmo se transforme em comunidade ateia, parecida com as comunidades crentes”, frisou, antes de referir que “o ateísmo e o agnosticismo não são a mesma coisa”.
Fonte http://www.paroquias.org/noticias.php?n=7464
Num encontro com jornalistas, no qual foi questionado a respeito da criação da Associação Ateísta Portuguesa (AAP), o Patriarca assegurou que “cá estaremos para respeitar e dialogar, esperando também ser respeitados”.
A recém-criada AAP manifestou-se contra várias tomadas de posição da Igreja Católica em relação ao ateísmo, incluindo uma do próprio Cardeal D. José Policarpo. Na sua homilia de Natal de 2007, este responsável afirmou que “todas as expressões de ateísmo, todas as formas existenciais de negação ou esquecimento de Deus, continuam a ser o maior drama da humanidade”.
Hoje, aos jornalistas, o Patriarca de Lisboa voltou a sublinhar que “se eu acredito que Deus é essencial na vida do homem, desconhecê-lo é um problema fundamental na vida do homem”.
Assegurando que “é um direito” a organização em associações deste género, o Cardeal português não deixou de afirmar que “não gostei da fundamentação” com que surgiu a AAP.
A associação foi oficialmente constituída na Sexta-feira, 30 de Maio, em Lisboa, por cerca de meia centena de pessoas, tendo na altura sido denunciada uma “generalizada ofensiva clerical a que Portugal não ficou imune”. As críticas subiram de tom numa carta da AAP ao Presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, tornada pública, na qual se afirma que “alguns bispos têm atacado o ateísmo e os ateus”.
A missiva é particularmente dura em relação ao Cardeal Saraiva Martins, apresentado como “pesquisador de milagres e criador de beatos e santos” e acusado de ter presidido em Fátima, no passado mês de Maio, a uma alegada “peregrinação contra o ateísmo na Europa”. O prefeito da Congregação para as Causas dos Santos criticou, na sua homilia do 13 de Maio, as "ideologias ateias e materialistas, que procuraram sufocar a luz da Fé no coração dos homens" durante o século XX, numa peregrinação subordinada ao tema «Não levantar falsos testemunhos - "Viver na verdade"».
“É o espírito belicista dos cruzados que ainda corrói a mente do vetusto cardeal da Cúria?”, questiona o texto, assinado por Carlos Esperança.
Neste contexto, D. José Policarpo disse que “temos um grande respeito pelo ateísmo, uma atitude conhecida já no Antigo Testamento”, mas frisou que “nem todos os ateus são iguais”.
“O que para mim é novo é que o ateísmo se transforme em comunidade ateia, parecida com as comunidades crentes”, frisou, antes de referir que “o ateísmo e o agnosticismo não são a mesma coisa”.
Fonte http://www.paroquias.org/noticias.php?n=7464
- Apo
- Gênero: Feminino
Re: greja respeita ateus e espera ser respeitada
Este pressuposto nega a "belicosidade" da Igreja historicamente? Ou insinua que ateus também são do mal?
Não pertenço a esta laia, não. E não respeito. Danem-se.

Não pertenço a esta laia, não. E não respeito. Danem-se.

francioalmeida escreveu:A recém-criada AAP manifestou-se contra várias tomadas de posição da Igreja Católica em relação ao ateísmo, incluindo uma do próprio Cardeal D. José Policarpo. Na sua homilia de Natal de 2007, este responsável afirmou que “todas as expressões de ateísmo, todas as formas existenciais de negação ou esquecimento de Deus, continuam a ser o maior drama da humanidade”.
UAI..., e o que queriam que o homem dissesse?
É como se o presidente da Mancha Verde protestasse publicamente contra uma declaração do presidente da Gaviões da Fiel, na qual ele disse que é melhor torcer para o Corinthians do que para o Palmeiras.
Nós, Índios.
Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.
Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!
Acauan Guajajara
Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!
- francioalmeida
- Contato:
Isso me lembra o velho jargão: Amamos o pecador, mas não o pecado.
A coisa que mais me diverte é faltar com o respeito com a fé alheia. Sempre que debato com religiosos procuro ofender ao máximo com ironia a falta de respeito os seus dogmas idiotas e figuras religiosas, chamo jesus de filho da puta e uso a bíblia para provar:
"Se jesus nasceu, na certa a virgem maria não era virgem, então ela deu sim, e se deu, não foi pro José, seu marido, e se não deu pro marido, então é puta. Logo se teve um filho este filho é um filho da puta!!!"
Como disse Pat Condell, se insultarmos mais e ridicularizarmos mais os dogmas religiosos perde-se o respeito conquistado indevidamente pelos mesmos. A religião ocupa lugares onde não deveria estar e com um respeito desmerecido.
Por várias vezes perguntei para crentes:
"Por que você conhece Jesus? Não importa qual fosse a resposta eu sempre retrucava dizendo:
Você está enganado, você conhece esta lenda porque em 1500 pessoas vieram com ela pra cá, as outras lendas que aqui haviam foram destruídas, quem se recusava a aceitar a lenda importada morria, quem aceitou também morreu, foi escravizado estuprado etc...foi assim que sua religião se propagou pelo mundo
sempre matando, escravizando, estuprando, quem duvidava dela. Eu teria vergonha de me dizer cristão, e vejo você aí ostentado a bíblia, o mesmo nojo que tenho de figuras religiosas eu tenho de Hitler".
"Se jesus nasceu, na certa a virgem maria não era virgem, então ela deu sim, e se deu, não foi pro José, seu marido, e se não deu pro marido, então é puta. Logo se teve um filho este filho é um filho da puta!!!"
Como disse Pat Condell, se insultarmos mais e ridicularizarmos mais os dogmas religiosos perde-se o respeito conquistado indevidamente pelos mesmos. A religião ocupa lugares onde não deveria estar e com um respeito desmerecido.
Por várias vezes perguntei para crentes:
"Por que você conhece Jesus? Não importa qual fosse a resposta eu sempre retrucava dizendo:
Você está enganado, você conhece esta lenda porque em 1500 pessoas vieram com ela pra cá, as outras lendas que aqui haviam foram destruídas, quem se recusava a aceitar a lenda importada morria, quem aceitou também morreu, foi escravizado estuprado etc...foi assim que sua religião se propagou pelo mundo
sempre matando, escravizando, estuprando, quem duvidava dela. Eu teria vergonha de me dizer cristão, e vejo você aí ostentado a bíblia, o mesmo nojo que tenho de figuras religiosas eu tenho de Hitler".
Quando vejo um religioso protestando, irritado, exigindo respeito às suas crenças idiotas, penso logo...BOM SINAL! Sinal de que alguém esta fazendo alguma coisa certa.
- Fernando Silva
- Administrador
- Contato:
Re: Igreja respeita ateus e espera ser respeitada
A Igreja nunca respeitou os ateus. Agora que perdeu o poder, ela diz que respeita e quer ser respeitada por eles. Está se sentindo encurralada.
Não foi a Igreja que acabou com a Inquisição, foi Garibaldi e seus soldados.
Fernando Silva escreveu:A Igreja nunca respeitou os ateus. Agora que perdeu o poder, ela diz que respeita e quer ser respeitada por eles. Está se sentindo encurralada.
É por iso que eu acho bastante contrutivo o debate com religiosos onde os dogmas são ridicularizados, em outros tempos, perguntas desconcertantes eram punidas com a fogueira, mas e agora? Li os livros de Cristopher Hitchens (Deus não é grande) e Dawkins (Deus um delírio), o segundo com umas falhas meio toscas, mas nada que comprometa a grandeza da obra. Gostei muito e acho que o discurso deve ser neste tom.
Quando vejo um religioso protestando, irritado, exigindo respeito às suas crenças idiotas, penso logo...BOM SINAL! Sinal de que alguém esta fazendo alguma coisa certa.
- francioalmeida
- Contato:
Não havia pensado nisso!:)
francioalmeida escreveu:"Se jesus nasceu, na certa a virgem maria não era virgem, então ela deu sim, e se deu, não foi pro José, seu marido, e se não deu pro marido, então é puta. Logo se teve um filho este filho é um filho da puta!!!"

Judas escreveu:francioalmeida escreveu:"Se jesus nasceu, na certa a virgem maria não era virgem, então ela deu sim, e se deu, não foi pro José, seu marido, e se não deu pro marido, então é puta. Logo se teve um filho este filho é um filho da puta!!!"
Sim, e ela corneou José com ninguem menos que Deus...
O pobre homem não tinha nem como pedir satisfações

Alguns escritos antigos (nao aceitos pela igreja) consideram Cristo como bastardo...
infelizmente nao me lembro do nome deles agora.

"Man is the measure of all gods"
(Fenrígoras, o sofista pós-socrático)
"The things are what they are and are not what they are not"
"As mentes mentem"
(Fenrir, o mentiroso)
"The things are what they are and are not what they are not"
"As mentes mentem"
(Fenrir, o mentiroso)
- francioalmeida
- Contato:
Fenrir escreveu:Judas escreveu:francioalmeida escreveu:"Se jesus nasceu, na certa a virgem maria não era virgem, então ela deu sim, e se deu, não foi pro José, seu marido, e se não deu pro marido, então é puta. Logo se teve um filho este filho é um filho da puta!!!"
Sim, e ela corneou José com ninguem menos que Deus...
O pobre homem não tinha nem como pedir satisfações
Alguns escritos antigos (nao aceitos pela igreja) consideram Cristo como bastardo...
Seria ele então o corno mais famoso do mundo.

- francioalmeida
- Contato:
Eu ia esquecendo...
Essa estorinha parece com aquela que acontece na Amazônia, a mocinha aparece grávida e o pai é o boto. :>)
Essa estorinha parece com aquela que acontece na Amazônia, a mocinha aparece grávida e o pai é o boto. :>)
Fenrir escreveu:Alguns escritos antigos (nao aceitos pela igreja) consideram Cristo como bastardo...
Talmud.
Nós, Índios.
Acauan Guajajara
Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!
Acauan Guajajara
Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!
Acauan escreveu:Fenrir escreveu:Alguns escritos antigos (nao aceitos pela igreja) consideram Cristo como bastardo...
Talmud.
Há, também, escritos de adversários pagãos que negavam o nascimento virginal dessa forma. O pagão Celso escreveu no século II um livro anti-cristão que trazia exatamente essa tese. O original se perdeu, mas dá para ter uma idéia de praticamente todo o livro através de uma refutação feita no século III pelo teólogo Orígenes, que citava Celso amplamente. No livro "Contra Celso" I, cap 28
And since, in imitation of a rhetorician training a pupil, he introduces a Jew, who enters into a personal discussion with Jesus, and speaks in a very childish manner, altogether unworthy of the grey hairs of a philosopher, let me endeavour, to the best of my ability, to examine his statements, and show that he does not maintain, throughout the discussion, the consistency due to the character of a Jew. For he represents him disputing with Jesus, and confuting Him, as he thinks, on many points; and in the first place, he accuses Him of having invented his birth from a virgin, and upbraids Him with being born in a certain Jewish village, of a poor woman of the country, who gained her subsistence by spinning, and who was turned out of doors by her husband, a carpenter by trade, because she was convicted of adultery; that after being driven away by her husband, and wandering about for a time, she disgracefully gave birth to Jesus, an illegitimate child, who having hired himself out as a servant in Egypt on account of his poverty, and having there acquired some miraculous powers, on which the Egyptians greatly pride themselves, returned to his own country, highly elated on account of them, and by means of these proclaimed himself a God. Now, as I cannot allow anything said by unbelievers to remain unexamined, but must investigate everything from the beginning, I give it as my opinion that all these things worthily harmonize with the predictions thatJesus is the Son of God.
http://www.newadvent.org/fathers/04161.htm
Orígenes alega que Celso recebeu a informação de um judeu, não sei se por anti-semitismo. Parece que essa história já circulava bem antes da compilação dos Talmudes.
Onde há dúvida,há liberdade!
Reencarnação na Bíblia
Reencarnação na Bíblia
- Apo
Por que perdem tempo decifrando a virgindidade de Maria? Nem sabemos se nasceu algum Jesus mesmo. Se nasceu...e se a mãe se chamava Maria, é óbvio que Jesus era filho de Maria e de algum homem. Não há necessidade de perder a virgindade para engravidar. Aliás, o que é perder a virgindade? Alguém fez algum exame em Maria para saber de que tipo era o hímen dela? Querem convencer alguém de que ela e José tinham um casamento de mentirinha? Ou depois que Jesus nasceu ( tirando a virgindade da mãe ), José se tornou inúitl para todos os efeitos sexuais? E o que importa se Jesus nasceu de uma mulher virgem? Cristãos e muçulmanos são tão parecidos...

- Jeanioz
Acauan escreveu:francioalmeida escreveu:A recém-criada AAP manifestou-se contra várias tomadas de posição da Igreja Católica em relação ao ateísmo, incluindo uma do próprio Cardeal D. José Policarpo. Na sua homilia de Natal de 2007, este responsável afirmou que “todas as expressões de ateísmo, todas as formas existenciais de negação ou esquecimento de Deus, continuam a ser o maior drama da humanidade”.
UAI..., e o que queriam que o homem dissesse?
É como se o presidente da Mancha Verde protestasse publicamente contra uma declaração do presidente da Gaviões da Fiel, na qual ele disse que é melhor torcer para o Corinthians do que para o Palmeiras.
Justamente.
O respeito não vem da crença, mas sim do comportamento. Um mancha verde pode não alguma inimizade com um gavião, mas se essa inimizade não se tornar um comportamento agressivo, então há o respeito.
É a mesma coisa entre ateus e crentes.
"Uma sociedade sem religião é como um navio sem bússola."
Napoleão Bonaparte
"Religião é uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas."
Napoleão Bonaparte
Napoleão Bonaparte
"Religião é uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas."
Napoleão Bonaparte
- francioalmeida
- Contato:
Apo escreveu:Por que perdem tempo decifrando a virgindidade de Maria? Nem sabemos se nasceu algum Jesus mesmo. Se nasceu...e se a mãe se chamava Maria, é óbvio que Jesus era filho de Maria e de algum homem. Não há necessidade de perder a virgindade para engravidar. Aliás, o que é perder a virgindade? Alguém fez algum exame em Maria para saber de que tipo era o hímen dela? Querem convencer alguém de que ela e José tinham um casamento de mentirinha? Ou depois que Jesus nasceu ( tirando a virgindade da mãe ), José se tornou inúitl para todos os efeitos sexuais? E o que importa se Jesus nasceu de uma mulher virgem? Cristãos e muçulmanos são tão parecidos...
[Cristão on] Mulher virgem é pura! [cristão off]
- Apo
francioalmeida escreveu:Apo escreveu:Por que perdem tempo decifrando a virgindidade de Maria? Nem sabemos se nasceu algum Jesus mesmo. Se nasceu...e se a mãe se chamava Maria, é óbvio que Jesus era filho de Maria e de algum homem. Não há necessidade de perder a virgindade para engravidar. Aliás, o que é perder a virgindade? Alguém fez algum exame em Maria para saber de que tipo era o hímen dela? Querem convencer alguém de que ela e José tinham um casamento de mentirinha? Ou depois que Jesus nasceu ( tirando a virgindade da mãe ), José se tornou inúitl para todos os efeitos sexuais? E o que importa se Jesus nasceu de uma mulher virgem? Cristãos e muçulmanos são tão parecidos...
Só se for na orelha.

- francioalmeida
- Contato:
Apo escreveu:francioalmeida escreveu:Apo escreveu:Por que perdem tempo decifrando a virgindidade de Maria? Nem sabemos se nasceu algum Jesus mesmo. Se nasceu...e se a mãe se chamava Maria, é óbvio que Jesus era filho de Maria e de algum homem. Não há necessidade de perder a virgindade para engravidar. Aliás, o que é perder a virgindade? Alguém fez algum exame em Maria para saber de que tipo era o hímen dela? Querem convencer alguém de que ela e José tinham um casamento de mentirinha? Ou depois que Jesus nasceu ( tirando a virgindade da mãe ), José se tornou inúitl para todos os efeitos sexuais? E o que importa se Jesus nasceu de uma mulher virgem? Cristãos e muçulmanos são tão parecidos...
Só se for na orelha.

- Lúcifer
- Contato:
É engraçado. Em mais de 1.500 anos, nós presenciamos o amor e o respeito dos católicos para os não-católicos. Agora que estão perdendo terreno querem respeito?? Eles é que vão pra PQP e tomar na rodela muito bem tomado, ora pois.
Em relação à Maria e sua virgindade, temos que entender que o Jose (é difícil de aparecer nas escrituras mas suspeita-se) ele já era velho quando casou com Maria, que devia ter seus 16 para 17 anos. Já que ele não conseguia um herdeiro mesmo... bom, tem aquele lance de se gozar fora, né? Quer dizer, é meio difícil fecundação assim, mas não impossível.
Em relação à Maria e sua virgindade, temos que entender que o Jose (é difícil de aparecer nas escrituras mas suspeita-se) ele já era velho quando casou com Maria, que devia ter seus 16 para 17 anos. Já que ele não conseguia um herdeiro mesmo... bom, tem aquele lance de se gozar fora, né? Quer dizer, é meio difícil fecundação assim, mas não impossível.