Ciência e religião juntas, a quem isso interessa mesmo?

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Judas

Re: Ciência e religião juntas, a quem isso interessa mesmo?

Mensagem por Judas »

Fernando escreveu:
Judas escreveu:
Fernando escreveu:Mas eu já respondi isso no outro tópico:

http://antigo.religiaoeveneno.com.br/viewtopic.php?f=1&t=16 ... 50#p341085

Eu não vou considerar sua resposta porque sua resposta é um absurdo. Respeitar as pessoas não importa qual seja a crença é o mínimo que se deve fazer, mas deixar que religiões se infiltrem em salas de aula é um absurdo. Influenciar crianças a adotar crenças ao invés de fatos é um absurdo, colocar a questão
Criacionismo x Evolucionismo é um absurdo, meste ultimo caso um absurdo nescessário apenas para desmoralizar uma idéia tão imbecil como a arca de Noé.
A religião deveria ser um apêndice, mas não é porque também é uma droga que vicia, é lícita, e hereditária. O tempo de contribuição da religião para humanizar a humanidade através do medo da punição já passou.

Não basta dizer que é absurdo. Tem que provar.

E eu não estou pedindo pra influenciar crianças a adotarem crenças ao invés de fatos. Estou apenas afirmando que o educador precisa respeitar a opinião do aluno e dos pais do aluno. Afinal de contas a teoria da evolução não é uma prova do ateísmo. E o método experimental não é do ateísmo, como já expliquei no outro tópico, mas de toda a humanidade. Vcs se consideram donos de um método que não é exclusivo de vcs.

Xerife!! você é um fanfarrão xerife!!!
O método ciêntífico está À disposição de quem quiser, agora basta vocês fazerem o seguinte:
USEM o método ciemtífico para provar que o criacionismo É CIENTÌFICO, após isto vamos incluir esta matéria no currículo escolar. Caso contrário só posso zombar da arca de noé e de quem acredita nela.
Quando algém precisa exigir respeito (como a religião faz) é porque não o merece, caso o contrário já o teria.
Editado pela última vez por Judas em 13 Jun 2008, 22:10, em um total de 1 vez.
Quando vejo um religioso protestando, irritado, exigindo respeito às suas crenças idiotas, penso logo...BOM SINAL! Sinal de que alguém esta fazendo alguma coisa certa.

Judas

Mensagem por Judas »

Apo escreveu:
Fernando escreveu:
Judas escreveu:E só pra esclarecer, a pergunda aqui é :

"A quem interessa conciliar a religião com a ciência?"

Interessa a toda a sociedade, pelos motivos já expostos na minha mensagem.

O problema é que ateu é geralmente tão irreverente que não sabe discordar com educação. O problema fé X religião só é problema pra mentes que consideram que outras pessoas não tenham o direito de acreditar no que queiram (mesmo sem provas), e que essas pessoas não devem ser tratadas com respeito.

Ainda bem que muitos ateus desse fórum não têm poder político. Pois caso contrário, em meio a toda essa atitude tirânica e profundamente anti-democrática, já teriam mandado perseguir e matar religiosos. :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Olha isto! :emoticon22: :emoticon22: :emoticon22:

Cara de pau.

Qualquer piada que fazemos sobre os dogmas idiotas deles são vistos como falta de educação. Aliás os livros religiosos já são piadas prontas, nem disso temos culpa.
Quando vejo um religioso protestando, irritado, exigindo respeito às suas crenças idiotas, penso logo...BOM SINAL! Sinal de que alguém esta fazendo alguma coisa certa.

Judas

Mensagem por Judas »

Fernando Silva escreveu:
Fernando escreveu:Ainda bem que muitos ateus desse fórum não têm poder político. Pois caso contrário, em meio a toda essa atitude tirânica e profundamente anti-democrática, já teriam mandado perseguir e matar religiosos. :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Por que será que ninguém incomoda os ufólogos?
Talvez porque eles não incomodem ninguém e nunca tenham matado quem não acredita neles.

Sua generalização, lamento dizer, é ridícula. Daqui a pouco você vai citar Stalin e Mao como exemplo de ateus típicos.

Generalização ridícula mesmo. E digo mais, existem religiosos que merecem ser perseguidos (não mortos)mesmo, mas não tem político com peito( e interesse) pra fazer isso, o que me dizem meus colegas aqui do comportamento de Silas Malafaia, R.R. Soares, Edir Macedo e derivados. E imaginem estes caras metendo o bedelho em assuntos científicos, podendo os manipular em causa própria.

Judas

Mensagem por Judas »

Fernando escreveu:
Judas escreveu:
Fernando escreveu:Mas eu já respondi isso no outro tópico:

viewtopic.php?f=1&t=16656&start=150#p341085

Não que o fato da religião existir me incomode, afinal não tenho um amigo ateu sequer, mas exatamente por questões politicas é que quero ver a religião o mais longe possível da esfera pública. Vide as discussões sobre aborto, controle de natalidade e pesquisas com embriões humanos. Todos estes temas tem adversários não religiosos, mas os religiosos, não sei porque cargas d"agua são sempre os consultados quando o assunto é ser "do contra" as pesquisas científicas, eles não têm o menor pudor em cagar pela boca suas crenças estúpidas para comover as massas.

Que atitude mais anti-democrática, e até, anti-científica, heim? Eu tb queria que todos os meus irmãos morressem pra que não exista mais discussão sobre como vamos dividir a herança. Todos eles acham que a melhor parte deve ficar com eles, e eu acho que deve ficar comigo, será que eles não percebem que eu estou certo? :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Analogia porca. A questão é que enfiar dogmas religiosos(os mais absurdos possíveis) em discussões políticas é sim um absurdo. Desejar a morte dos outros é outra coisa.

Judas

Mensagem por Judas »

Fernando Silva escreveu:Não dá para evitar a polêmica num mundo onde cada milímetro que a ciência avança é um milímetro que a religião teve que recuar.

E ainda querem uma "parceria" entre estas partes.
Uma parceria onde um sócio lucra com a desgraça do outro.

Fernando

Mensagem por Fernando »

Fernando Silva escreveu:Dá para ser religioso e evolucionista ao mesmo tempo, mas o evolucionismo e o criacionismo são incompatíveis e isto deve ficar claro ao se ensinar ciência às crianças, ainda que cause polêmica.

Se o crente admite que grandes partes da Bíblia são metafóricas, tudo bem, caso contrário teremos que aceitar também que pessoas morram por não receberem transfusões de sangue, que bruxas sejam mortas etc.

Por criacionismo vc diz aquela corrente que defende que a Terra tem realmente 6000 anos e que o homem foi criado do barro e que, preste atenção pq este é o ponto mais importante de todos, ainda se declara ser uma ciência? É óbvio que essa tese CIENTÍFICA (pq os defensores dessa teoria acham que ela é científica) é incompatível com o evolucionismo. Não vou entrar nos méritos se essa tese é ou não científica. Mas confesso que nunca me dei por satisfeito com argumentos criacionistas.

O problema é que vcs pensam assim: Criacionismo é copyright do cristianismo. Evolucionismo é copyright do ateísmo. Vc não querem que cristãos sejam evolucionistas. Vcs querem que cristãos deixem de existir. Esse pensamento é de natureza completamente contrária à democracia, e coloca no plano intelectual um preconceito que poderia ser muito bem transposto pro plano político. Um dia desses um ateu com base nesses pensamentos assume o poder e vira um Stalin e vcs, com a maior cara de pau do mundo, dizem que não têm nada a ver com o que acontece.
"Nada tem valor algum senão dentro do coração, e não como coisa" (Hegel)

francioalmeida
Gênero: Masculino
Contato:

Mensagem por francioalmeida »

Jeanioz escreveu:
francioalmeida escreveu:Mas se as crianças fossem ensinadas que a teoria da evolução não critica a bíblia, mas pode ser uma forma de tentar explicar como Deus criou a vida, eu tenho certeza que a discussão criacionismo x evolucionismo não estaria nesse pé ridículo que está hj em dia.

O evolucionismo não critica nem faz qualquer outra referência sobre qualquer livro religioso e nem tenta explicar coisa alguma sobre como qualquer deus tenha criado qualquer coisa que seja, mas sim explica como os seres vivos evoluiram. De acordo? :emoticon26:

Ô loco! Eu não falei isso. :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Fernando

Mensagem por Fernando »

Apo escreveu:Este Fernando é muito cara de pau.

Ateu perseguindo religioso só pode ser piada!

Putz, é verdade, Lênin era pastor da Igreja pentecostal do Fogo Divino, né? Vc está certa, desconsiderem o que eu disse. :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Fernando

Mensagem por Fernando »

francioalmeida escreveu:Lugar de criacionismo é na igreja e não na escola.
Lugar de criacionismo é na igreja e não na escola.

Temos igreja até no c* do Brasil porque não ensimamos Criacionismo na igreja? Cada macaco no seu galho, seria ridículo tornar obrigatório nas igrejas o ensino do Evolucionismo. Não?

Mas é claro que não seria o cúmulo! Quando a população for devidamente instruída, e não afrontada e ridicularizada (coisas que vcs adoram fazer), o evolucionismo poderá ser citado, ou até mesmo servir como pressupostos para explicação da bíblia. Eu mesmo já faço isso na minha Igreja. E não vejo intolerância da parte de ninguém.

Vc dividem, dividem, continuam dividindo e depois se espantam afirmando: "é impossível juntar". Vcs se acham donos do método científico. Mas quem disse que são?

Fernando

Mensagem por Fernando »

Apo escreveu:Olha isto! :emoticon22: :emoticon22: :emoticon22:

Cara de pau.

Como ela adora um ad hominen. Incrível.

Fernando

Mensagem por Fernando »

Judas escreveu:Xerife!! você é um fanfarrão xerife!!!
O método ciêntífico está À dispocisão de quem quiser, agora basta vocês fazerem o seguinte:
USEM o método ciemtífico para provar que o criacionismo É CIENTÌFICO, após isto vamos incluir esta matéria no currículo escolar.

Nossa, mas eu estou defendendo que o criacionismo deveria ser incluído no currículo escolar? Que maravilha, fiquei interessado no assunto, mesmo pq eu nunca defendi isso. :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Judas escreveu:Caso contrário só posso zombar da arca de noé e de quem acredita nela.
Quando algém precisa exigir respeito (como a religião faz) é porque não o merece, caso o contrário já o teria.

Claro, campeão! Continue zombando das pessoas que vc vai revolucionar o mundo. :emoticon22:

Fernando

Mensagem por Fernando »

Judas escreveu:Qualquer piada que fazemos sobre os dogmas idiotas deles são vistos como falta de educação. Aliás os livros religiosos já são piadas prontas, nem disso temos culpa.

Eu me divirto com a hipocrisia. Depois um cara desses reclama do preconceito dos cristãos.

francioalmeida
Contato:

aff!

francioalmeida
Contato:

Fernando escreveu:
francioalmeida escreveu:Lugar de criacionismo é na igreja e não na escola.

Temos igreja até no c* do Brasil porque não ensimamos Criacionismo na igreja? Cada macaco no seu galho, seria ridículo tornar obrigatório nas igrejas o ensino do Evolucionismo. Não?

Mas é claro que não seria o cúmulo! Quando a população for devidamente instruída, e não afrontada e ridicularizada (coisas que vcs adoram fazer), o evolucionismo poderá ser citado, ou até mesmo servir como pressupostos para explicação da bíblia. Eu mesmo já faço isso na minha Igreja. E não vejo intolerância da parte de ninguém.

Vc dividem, dividem, continuam dividindo e depois se espantam afirmando: "é impossível juntar". Vcs se acham donos do método científico. Mas quem disse que são?

Sem ironia Fernando, como você explica evolucionismo na sua igreja? Você tá inovando!

Fernando

Mensagem por Fernando »

Nossa, o nível do debate nesse tópico está muito fraco. Não vejo argumentos. Eu já sei onde isso vai terminar, e não vou perder o meu tempo pra ver acontecer. Quando vierem com algo mais do que um "nossa, isso é absurdo" ou um "como vc é cara-de-pau" eu vou considerar. Não vou ficar respondendo este tipo de mensagem.

francioalmeida
Contato:

Isso vale pra minha pergunta?

Fernando

Mensagem por Fernando »

E só pra finalizar. Não, eu não defendo que coisas que a ciência não explica são provas do sobrenatural pra que se fique alegando que quanto mais a ciência explica fenômenos, menor é o espaço pra religião. Muito pelo contrário. Penso que quanto mais a ciência avança, mais entendo de Deus. Se alguém se interessar eu posso tentar explicar.
Editado pela última vez por Fernando em 13 Jun 2008, 17:44, em um total de 1 vez.

Fernando

Mensagem por Fernando »

OFF TOPIC

Não existe mais a função pra deletar mensagens? O Servidor está lento e as vezes a mesma msg é postada duas vezes.

francioalmeida
Contato:

Nossa! Essa é a nova saída pela tangente?

francioalmeida
Contato:

Fernando, já que você não vai responder, tudo bem. Mas eu nunca ví um pastor falar de evolucionismo sem falar asneira.

Fernando

Mensagem por Fernando »

francioalmeida escreveu:Sem ironia Fernando, como você explica evolucionismo na sua igreja? Você tá inovando!

Primeiro eu cito versículos que mostram a importância do desenvolvimento da racionalidade. E como isso é uma ordem de Deus. Por exemplo Marcos 12:30, que todos comentam o amar com o coração, alguns falam da alma, mas ninguém fala do entendimento. Conhecer a Deus é uma forma de amá-lo. Da mesma forma conhecer toda a criação. Romanos 1:20 afirma "Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas". Então conhecer a natureza é o mesmo que conhecer a Deus.

Então eu falo que a evolução não é uma prova da inexistência de Deus, nem da falsidade de Gêneses 1. A evolução é uma tentativa humana de explicar COMO Deus criou a vida. E pra ciência o mais importante é justamente esse COMO. Assim a ciência seria uma ferramenta segundo a qual poderíamos amar a Deus.

Fernando

Mensagem por Fernando »

Desculpe, eu esqueci de citar o versículo:

Marcos 12:30 - Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento.

Insane_Boy

Mensagem por Insane_Boy »

Fernando escreveu:
francioalmeida escreveu:Sem ironia Fernando, como você explica evolucionismo na sua igreja? Você tá inovando!

Primeiro eu cito versículos que mostram a importância do desenvolvimento da racionalidade. E como isso é uma ordem de Deus. Por exemplo Marcos 12:30, que todos comentam o amar com o coração, alguns falam da alma, mas ninguém fala do entendimento. Conhecer a Deus é uma forma de amá-lo. Da mesma forma conhecer toda a criação. Romanos 1:20 afirma "Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas". Então conhecer a natureza é o mesmo que conhecer a Deus.

Então eu falo que a evolução não é uma prova da inexistência de Deus, nem da falsidade de Gêneses 1. A evolução é uma tentativa humana de explicar COMO Deus criou a vida. E pra ciência o mais importante é justamente esse COMO. Assim a ciência seria uma ferramenta segundo a qual poderíamos amar a Deus.

Nós aqui no fórum já conheciamos esse patch doutrinário (alias, está mais para um Service Pack), o problema é que a adoção ainda não foi massiva (mas a Godsoft já disse que vai liberar a atualização via Faith Update).

Confira o "changelog":

Cristianismo versão 10.6.12 build 230666

- Maior compatibilidade com o evolucionismo;
- Aperfeiçoada a interoperabilidade com a ciência
- Igrejas arrecadam 10% mais rápido;
- Fator de cura e milagres 60% mais eficiente, graças ao elemento ciência;
- Total compatibilidade com crendices;
- Adicionado duplipensar.dll para garantir a compatibilidade com o criacionismo;
- Aperfeiçoada compatibilidade com os padrões sociais e o politicamente correto;

---

OBS: Está em Alpha Release pelo Vaticano a próxima versão do cristianismo com suporte a Seres Extraterrestres, confira abaixo:

Christian Theologians Prepare for Extraterrestrial Life

Little green men might shock the secular public. But the Catholic Church would welcome them as brothers.

That's what Vatican chief astronomer and papal science adviser Gabriel Funes explained in a recent article in L'Osservatore Romano, the newsletter of the Vatican Observatory (translated here). His conclusion might surprise nonbelievers. After all, isn't this the same church that imprisoned Galileo for saying that the Earth revolves around the sun? Doesn't the Bible say that God created man -- not little green men -- in his image?

Indeed, many observers assert that aliens would be bad for believers. Jill Tarter, director of the Center for SETI Research, once wrote that finding intelligent other-worldly life "will be inconsistent with the existence of God or at least organized religions." But such predictions tend to come from outside Christianity. From within, theologians have debated the implications of alien contact for centuries. And if one already believes in angels, no great leap of faith is required to accept the possibility of other extraterrestrial intelligences.

Since God created the universe, theologians say, he would have created aliens, too. And far from being weakened by contact, Christianity would adapt. Its doctrines would be interpreted anew, the aliens greeted with open -- and not necessarily Bible-bearing -- arms.

"The main question is, 'Would religion survive this contact?'" said NASA chief historian Steven J. Dick, author of The Biological Universe. "Religion hasn't gone away after Copernican theory, after Darwin. They've found ways to adapt, and they'll find a way if this happens, too," Dick says.

http://www.wired.com/science/space/news ... n_religion

Enjoy
Hic sapientia est. Qui habet intellectum, computet numerum bestiæ. Numerus enim hominis est: et numerus ejus sexcenti sexaginta sex.

Insane_Boy

Mensagem por Insane_Boy »

O cristianismo me lembra a Microsoft...

Quando a Intel ou AMD, lança um novo processador a Microsoft libera uma nota dizendo que os novos chips apesar de utilizar uma tecnologia revolucionária/evolucionária são totalmente compatíveis com o Windows, do mesmo jeito são os teólogos modernos, a ciência efetua novas descobertas e eles mais do que rapidamente afirmam que a nova descoberta é completamente compatível com a doutrina atual, e fazem apenas alguns pequenos ajustes no dogma.

Não importa quantas descobertas a ciência faça, a religião eternamente será compatível. Até no dia em que surgir Inteligência Artificial Forte ou encontrarmos uma civilização superior, mesmo assim, a religião encontrará uma saída. Ela sempre encontra...
Hic sapientia est. Qui habet intellectum, computet numerum bestiæ. Numerus enim hominis est: et numerus ejus sexcenti sexaginta sex.

Judas

Mensagem por Judas »

Fernando escreveu: Penso que quanto mais a ciência avança, mais entendo de Deus. Se alguém se interessar eu posso tentar explicar.

Na base da afirmação existe a idéia de que deus existe e pronto. Pra mim não precisa explicar nada o que está por vir ja ouvi um milhão de vezes.
E o metedo científico está ai à sua disposição, como disse antes, USE-O para provar deus, fique à vontade, como vc mesmo disse, o método é da humanidade, não dos ateus, faça bom proveito.

Trancado