Fernando escreveu:Vamos ao ponto central da discussão. Se conseguirmos resolver esse problema até podemos nos dar ao luxo de ir para outros detalhes menos importantes.
Vc concordou que a ciência não pode provar a existência ou inexistência de Deus. Logo, tudo que se pode afirmar é o seguinte. Deus não é um conceito necessário pra explicação do mundo fenomênico. Logo o sistema de raciocínios que se deduz a partir das premissas do método científico nem coloca nem exclui Deus da existência. Noutras palavras, Deus simplesmente não é assunto da ciência. Logo sempre que um ateu afirma que a teoria da evolução é uma prova da inexistência ou mesmo da probabilidade da inexistência de Deus está sendo tendencioso.
Me parece que sim. Pois, se se considerar irrelevante para a teoria da evolucao que exista ou nao um Deus, logo a evolucao nao esta autorizada a dizer que a mesma é prova da inexistencia deste Deus. Logica 101.
Mas note o seguinte: se isto for dito por um defensor da ID, do criacionismo, ele estara, de certa forma, dando um tiro no pé.
Ao menos assim me parece.
A evolucao diz, dentre outras coisas, respeito as mudanças que sofreram os seres ao longo do tempo, quais permaneceram, quais pereceram e nisto tanto o ID como a evolucao concordam, pois nao creio que o ID negue a existencia de fosseis de seres que nao mais existem, bem como de outros com algum parentesco com seres que ainda vivem.
As diferencas surgem quando ambas buscam o
porque disso.
Ora, se a evolucao nao esta autorizada a dizer X ou Y sobre a existencia ou inexistencia de Deus, a partir destes fatos, porque razao o ID estaria autorizado a fazer o mesmo?
Pois o que impede que a evolucao o faca nao e justamente a logica?
um non sequitur?
Assim sendo, faz sentido que a logica autorize a existencia de Deus para o ID, por um lado e exclua a questao se Deus existe/nao existe para a evolucao por outro? a logica que se baseia nas mesmas coisas que ambos (Evolucao e ID) tem a frente de si nao e a mesma??
Fernando escreveu:Com isso se prova que Fé e Ciência não são excludentes. O que significa que ambos podem andar juntos, desde que se saiba das limitações da fé e da ciência. Não quero dizer que todo cientista tem que ser cristão, mas apenas que cientistas podem sê-lo. E não há nenhuma contradição nesse fato. O que significa que uma pessoa pode acreditar na ciência sem desacreditar da religião.
Nao sao excludentes, mas o oposto de ser excludente nao e
sempre andar juntos!
Voce entende por
andar junto o fato de que um cientista possa ter crencas e, suponho, que um religioso possa se interessar por ciencia.
E isto e perfeitamente legitimo, pelo que diz respeito a liberdade individual que da o direito de cada um de se interessar pelo que lhe apetece.
Eu entendo por
andar junto o fato de que se possa fazer uso de metodos/paradigmas da religiao na ciencia e vice-versa.
Fernando escreveu:Estamos de acordo até aqui?
Precisamos antes definir sobre se voce se refere apenas ao primeiro
andar junto ou tambem ao segundo.