Regras de etiqueta: Palitar ou não palitar? Eis a questão!
Regras de etiqueta: Palitar ou não palitar? Eis a questão!
Estou em uma churrascaria. Termino de devorar pedaços variados de alcatra, de picanha, de costela. Sinto um pedacinho de carne infiltrado em meus dentes. Tento arrancar com a língua de leve. Inútil. Aspiro. Um ruído sai da minha boca. Shieeeeee! Os companheiros de mesa levantam os olhos. Estendo a mão para pegar o paliteiro. Sim, em churrascarias ainda existem paliteiros. Nos restaurantes mais finos, eles vêm encapsulados. Ou nem mesmo são colocados na mesa. Agarro um palito. A moça na minha frente me olha horrorizada. Lembro-me de todos os manuais de etiqueta. É proibido palitar os dentes em público. No máximo se pode palitar trancado no toalete, como se fosse um segredo inconfessável. Abandono o palito na mesa. Em seguida, penso:
– Por que é proibido palitar os dentes?
Não há motivo lógico para tornar o ato tão vergonhoso. Enfio o palito nos dentes, sob o olhar constrangido da mesa. Sorrio, deliciado. Existe coisa melhor que palitar os dentes após uma refeição?
Dizem que é feio fazer isso, fazer aquilo. Já não sei. Outro dia estava andando no condomínio. Um cachorrinho saiu de uma casa, correu, mordeu e rasgou minha calça. A moça – por sinal veterinária, como soube depois –, em vez de perguntar se eu estava machucado, gritou, furiosa:
– Desculpa.
– Rasgou minha calça! – respondi.
– O que você quer que eu faça, já pedi desculpa!? – revidou a dama.
Exigi uma calça nova. Não só por ser meu direito. Mas pela atitude dela, que nem se preocupou em saber se eu estava ferido. Dias depois, insisti em receber a calça. Um amigo torceu o nariz.
– Mas pode parecer mesquinharia.
– E daí, se estou sendo mesquinho? – respondi. – Então é feio exigir o que é justo?
Acontece sempre. Basta a gente pedir alguma coisa que é direito nosso, e que envolve uma pequena quantia, para receber cara feia. Quantas vezes em restaurantes são esquecidas as moedas, ou as notas mais baixas? Sem nenhuma explicação. Outro dia, no Shopping D&D, paguei o estacionamento. De troco, 1 real. O rapaz nem se mexeu. Foi preciso dizer:
– Pode me dar o troco, faz favor?
Atirou a nota nos meus dedos, como se eu fosse um monstro.
Há uma infinidade de coisas banidas da vida social. Comer frango com a mão, por exemplo. É delicioso agarrar uma coxa com as mãos! As regras de etiqueta até permitem, mas ninguém tem coragem. As pessoas ficam cortando pedacinhos com a faca, enquanto o osso rola no prato. E chupar o tutano? Quem nunca provou não sabe o que está perdendo. É uma delícia. Já me avisaram:
– Você vai ficar com a boca lambuzada.
– Lambuzou, lavou! – respondo.
Na trilha do frango, vai a manga. Cravar os dentes no caroço de uma manga bem madura é inesquecível. Todo mundo serve a fruta cortadinha. Existem frutas que nem são servidas diante de convidados. Jaca, por exemplo. Impossível comer jaca de garfo e faca. Resultado: ninguém mais oferece. Tem gente que acha feio até comer sanduíche com a mão. Já recebi muitos olhares de acusação, ao agarrar um cheeseburguer e meter os dentes, enquanto a pessoa na minha frente corta os pedacinhos. São tantas as falsidades que nem sei como me comportar. Outro dia cheguei a uma festa de aniversário e perguntei, alegre:
– Quantos anos?
A aniversariante virou a cara. Na hora do bolo, só uma vela solitária. Acabei comentando:
– Se ela botasse todas as velinhas, provocaria um incêndio!
Quase fui expulso.
Alguém me responda: como dar festa de aniversário sem que perguntem a idade?
Já me conformei. Se é para deixar de ser espontâneo, prefiro ser chamado de mal-educado. Pelo menos, a vida se torna mais confortável.
Não há motivo lógico para tornar o ato tão vergonhoso. Enfio o palito nos dentes, sob o olhar constrangido da mesa. Sorrio, deliciado. Existe coisa melhor que palitar os dentes após uma refeição?
Dizem que é feio fazer isso, fazer aquilo. Já não sei. Outro dia estava andando no condomínio. Um cachorrinho saiu de uma casa, correu, mordeu e rasgou minha calça. A moça – por sinal veterinária, como soube depois –, em vez de perguntar se eu estava machucado, gritou, furiosa:
– Desculpa.
Exigi uma calça nova. Não só por ser meu direito. Mas pela atitude dela, que nem se preocupou em saber se eu estava ferido. Dias depois, insisti em receber a calça. Um amigo torceu o nariz.
– E daí, se estou sendo mesquinho? – respondi. – Então é feio exigir o que é justo?
Acontece sempre. Basta a gente pedir alguma coisa que é direito nosso, e que envolve uma pequena quantia, para receber cara feia. Quantas vezes em restaurantes são esquecidas as moedas, ou as notas mais baixas? Sem nenhuma explicação. Outro dia, no Shopping D&D, paguei o estacionamento. De troco, 1 real. O rapaz nem se mexeu. Foi preciso dizer:
Há uma infinidade de coisas banidas da vida social. Comer frango com a mão, por exemplo. É delicioso agarrar uma coxa com as mãos! As regras de etiqueta até permitem, mas ninguém tem coragem. As pessoas ficam cortando pedacinhos com a faca, enquanto o osso rola no prato. E chupar o tutano? Quem nunca provou não sabe o que está perdendo. É uma delícia. Já me avisaram:
Na trilha do frango, vai a manga. Cravar os dentes no caroço de uma manga bem madura é inesquecível. Todo mundo serve a fruta cortadinha. Existem frutas que nem são servidas diante de convidados. Jaca, por exemplo. Impossível comer jaca de garfo e faca. Resultado: ninguém mais oferece. Tem gente que acha feio até comer sanduíche com a mão. Já recebi muitos olhares de acusação, ao agarrar um cheeseburguer e meter os dentes, enquanto a pessoa na minha frente corta os pedacinhos. São tantas as falsidades que nem sei como me comportar. Outro dia cheguei a uma festa de aniversário e perguntei, alegre:
– Quantos anos?
A aniversariante virou a cara. Na hora do bolo, só uma vela solitária. Acabei comentando:
Quase fui expulso.
Já me conformei. Se é para deixar de ser espontâneo, prefiro ser chamado de mal-educado. Pelo menos, a vida se torna mais confortável.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

- Fedidovisk
Re: Regras de etiqueta: Palitar ou não palitar? Eis a questão!
A maioria das pessoas que tomam isso como requisito essencial, não que isso não possa ser esperado, são aquelas que não valem realmente a pena conviver, e normalmente "defecam pela boca" quando conversam.
Aliás, o texto está muito bem escrito!
Aliás, o texto está muito bem escrito!
Editado pela última vez por Fedidovisk em 22 Jun 2008, 09:13, em um total de 1 vez.
Eu tô me lixando pra regras de etiqueta, danem-se quase todas! O maximo que temos que ter é educação. Esta palhaçada de 5 garfos, 3 colheres, 9 facas diferentes pro cortar comida é coisa de frango.
Algumas coisas são normais, (mastigar de boca fechada) outras são frescura (R$ 3000,00 em uma taça para se tomar vinho tinto da região de Bordeaux, esta taça deve ter a boca mais fechada para conprimir o aroma do vinho, o vinho desta região também deve ser despejado na parte esquerda da lingua etc...)
Se uma bichinha destas visse eu abrir uma Chandom com um garfo, colocar em um copo de requeijão aproveitado, tomar tudo em três goles e dar um arrôto no fim, precisariamos chamar os paramédicos.
Algumas coisas são normais, (mastigar de boca fechada) outras são frescura (R$ 3000,00 em uma taça para se tomar vinho tinto da região de Bordeaux, esta taça deve ter a boca mais fechada para conprimir o aroma do vinho, o vinho desta região também deve ser despejado na parte esquerda da lingua etc...)
Se uma bichinha destas visse eu abrir uma Chandom com um garfo, colocar em um copo de requeijão aproveitado, tomar tudo em três goles e dar um arrôto no fim, precisariamos chamar os paramédicos.
Quando vejo um religioso protestando, irritado, exigindo respeito às suas crenças idiotas, penso logo...BOM SINAL! Sinal de que alguém esta fazendo alguma coisa certa.
- Apo
- Gênero: Feminino
Palitar os dentes em público só fica pior ainda quando a pessoa ( se achando muito educada ) coloca a mão sobre a que está palitando, para esconder a futricação nos dentes. É como mexer com a fantasia: com lingerie é mais fetiche do que sem nada.
Mas o pior que eu presenciei foi uma mulher que tirou o fio dental da bolsa depois que jantou no restaurante. E passou a utilizá-lo de forma vertiginosa. UM NOJO!
Mas o pior que eu presenciei foi uma mulher que tirou o fio dental da bolsa depois que jantou no restaurante. E passou a utilizá-lo de forma vertiginosa. UM NOJO!

- Apáte
- Gênero: Masculino
- Contato:
– Desculpa.
Exigi uma calça nova. Não só por ser meu direito. Mas pela atitude dela, que nem se preocupou em saber se eu estava ferido. Dias depois, insisti em receber a calça.
Quando um animal ataca um humano, ele deve ser sacrificado. Como sou bonzinho, apenas cuidaria para que ele não atacasse mais ninguém. Confesso que sentiria um imenso prazer enquanto arranco dente por dente, unha por unha, do infeliz.
Há uma infinidade de coisas banidas da vida social. Comer frango com a mão, por exemplo. É delicioso agarrar uma coxa com as mãos!
Eu gosto de ter contato com aquilo que morreu para me alimentar.
"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi
Luiz Carlos Querido escreveu:Estou em uma churrascaria. Termino de devorar pedaços variados de alcatra, de picanha, de costela. Sinto um pedacinho de carne infiltrado em meus dentes. Tento arrancar com a língua de leve. Inútil. Aspiro. Um ruído sai da minha boca. Shieeeeee! Os companheiros de mesa levantam os olhos. Estendo a mão para pegar o paliteiro. Sim, em churrascarias ainda existem paliteiros. Nos restaurantes mais finos, eles vêm encapsulados. Ou nem mesmo são colocados na mesa. Agarro um palito. A moça na minha frente me olha horrorizada. Lembro-me de todos os manuais de etiqueta. É proibido palitar os dentes em público. No máximo se pode palitar trancado no toalete, como se fosse um segredo inconfessável. Abandono o palito na mesa. Em seguida, penso:
– Desculpa.
– Quantos anos?
Quase fui expulso.
Haha, bom texto.
Um dia eu encontrei um livro de etiqueta na biblioteca, e resolvi ler só de curiosidade. Não conseguia parar de ler. São tantos "malabarismos" para se parecer aquilo que não se é, tanta frescura, que chega a ser engraçado.
Cara, tu tens todo o direito de reclamar uma calça nova, essa pilantra safada e irresponsável tem mais que agradecer por tu não ter denunciado a policía o ataque canino.
TULIO
WE ARE ALL MONKEYS

Tulio escreveu:Cara, tu tens todo o direito de reclamar uma calça nova, essa pilantra safada e irresponsável tem mais que agradecer por tu não ter denunciado a policía o ataque canino.
Concordo, os donos de animais estão a cada dia mais irresponsáveis e mal educados!
Cérebro é uma coisa maravilhosa. Todos deveriam ter um.
Anna escreveu:Tulio escreveu:Cara, tu tens todo o direito de reclamar uma calça nova, essa pilantra safada e irresponsável tem mais que agradecer por tu não ter denunciado a policía o ataque canino.
Concordo, os donos de animais estão a cada dia mais irresponsáveis e mal educados!
Tem um amigo que quer me doar um pitbull todo preto...
A vingança é um prato que se come frio...
Mas deixe pra lá... o texto nem é meu, apenas estava pesquisando sobre palitar os dentes. Isso não se aplica em restaurantes em que se come de batelada. Trabalhei para um japones que ele comia como porco, até rosnava e fungava ao comer. Palitar o dente seria nobre perto de ver ele comendo.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

- francioalmeida
- Contato:
Anna escreveu:Tulio escreveu:Cara, tu tens todo o direito de reclamar uma calça nova, essa pilantra safada e irresponsável tem mais que agradecer por tu não ter denunciado a policía o ataque canino.
Correto. A culpa é do dono.
O problema está quando se transfere a culpa pro animal.
- Sorrelfa
- Contato:
Apo escreveu:Palitar os dentes em público só fica pior ainda quando a pessoa ( se achando muito educada ) coloca a mão sobre a que está palitando, para esconder a futricação nos dentes. É como mexer com a fantasia: com lingerie é mais fetiche do que sem nada.
Deixa de frescura mulher.

Qual é o problema em se usar fio dental no meio de um restoranti ?
regras de etiqueta = lixo, coisa de burgues cheio de viadagem, coisa de riquinho cheio de c* doce.
Tá loco, num pode coloca cotovelo na mesa, não pode comer usando colher, num pode palitar os dentes, tem que usar faca pra fatiar até arroz, tudo pra manter a pose, tudo isso não tem nexo algum.
Ótimo texto Luiz Carlos Querido (mas que porra de nome feio é esse em Jhonny ?)
Vendo a justificável insistência de todos, humildemente sou forçado à admitir que sou um cara incrível !
O que que eu posso fazer? Me deram este nome e este sobrenome, oras!
Mas foi bom ter comentado. O que tem a ver colocar o cotovelo na mesa? Palitar o dente, poderiam alegar, poderia arremessar bocados de comida pré-digerida ao léu. E comer melancia com garfo e faca então? Putz, quero ganhar na megasena e comprar um sitio, fazenda sei lá e mandar esta turma pros quintos dos infernos.
Mas foi bom ter comentado. O que tem a ver colocar o cotovelo na mesa? Palitar o dente, poderiam alegar, poderia arremessar bocados de comida pré-digerida ao léu. E comer melancia com garfo e faca então? Putz, quero ganhar na megasena e comprar um sitio, fazenda sei lá e mandar esta turma pros quintos dos infernos.

- Apo
Jolly_Roger escreveu:Apo escreveu:Palitar os dentes em público só fica pior ainda quando a pessoa ( se achando muito educada ) coloca a mão sobre a que está palitando, para esconder a futricação nos dentes. É como mexer com a fantasia: com lingerie é mais fetiche do que sem nada.
Deixa de frescura mulher.![]()
![]()
Qual é o problema em se usar fio dental no meio de um restoranti ?
regras de etiqueta = lixo, coisa de burgues cheio de viadagem, coisa de riquinho cheio de c* doce.
Tá loco, num pode coloca cotovelo na mesa, não pode comer usando colher, num pode palitar os dentes, tem que usar faca pra fatiar até arroz, tudo pra manter a pose, tudo isso não tem nexo algum.
Maloquêro!

- Apo
Colocar o cotovelo em cima da mesa até escapa de vez em quando ( em restaurante, em casa faço muito pior).
Mas barraco mesmo foi uma mulher num restaurante com os dois pés em cima da cadeira ao lado dela ( que estava vaga), roçando um pé no outro e ainda deu uma coçada entre os dedos. Coisa mais requintada!
Mas barraco mesmo foi uma mulher num restaurante com os dois pés em cima da cadeira ao lado dela ( que estava vaga), roçando um pé no outro e ainda deu uma coçada entre os dedos. Coisa mais requintada!

Judas escreveu:Eu tô me lixando pra regras de etiqueta, danem-se quase todas! O maximo que temos que ter é educação. Esta palhaçada de 5 garfos, 3 colheres, 9 facas diferentes pro cortar comida é coisa de frango.
As regras de etiqueta tem origem justamente na educação, na busca de um consenso do que é aceitável ou não a mesa.
É desagradável comer ao lado de um porco sem noção e, um porco nem sempre sabe que o é, dai devemos recorrer ao conhecimento das regras de etiqueta básicas.
Frango a passarinho vai bem com as mãos e o correto mesmo, é servir uma tijela com aguá morna e limão para que se possa lavar os dedos depois.
Claro que, como tudo na vida, essas regras algumas vezes tomam proporções maiores do que deveriam, sob influencia de gente afetada em busca de luxo e refinamento... mas é a vida...
Quanto aos talheres, foram projetados segundo sua função, normalmente visam a facilidade.
Uma faca de mesa não é adequada para comer churrasco, assim como uma colher de sobremesa não serve pra sopa.
Podemos burlar a regra?
Sim, mas uma sopa é sempre uma sopa.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".
Apo escreveu:Colocar o cotovelo em cima da mesa até escapa de vez em quando ...
Um exemplo de regra util para não atrapalhar a refeição dos outros.
Em mesa cheia, se o cotovelo do vizinho estiver na mesa, tende a reduzir nosso espaço.
A questão é o bom senso, não tenho problemas em por meus cotovelos na mesa quando estou sem ninguém ao lado.
As regras são uteis, o problema é que o pessoal se apega a regra e não a sua função.
Quem quiser comer um pudim com colher de sopa que o faça, se assim é sua vontade e não atrapalha o outro, então não tem problema nenhum.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".
- Apo
NadaSei escreveu:Apo escreveu:Colocar o cotovelo em cima da mesa até escapa de vez em quando ...
Um exemplo de regra util para não atrapalhar a refeição dos outros.
Em mesa cheia, se o cotovelo do vizinho estiver na mesa, tende a reduzir nosso espaço.
A questão é o bom senso, não tenho problemas em por meus cotovelos na mesa quando estou sem ninguém ao lado.
As regras são uteis, o problema é que o pessoal se apega a regra e não a sua função.
Quem quiser comer um pudim com colher de sopa que o faça, se assim é sua vontade e não atrapalha o outro, então não tem problema nenhum.
Então...em casa, à vontade posso fazer um pouco de bagunça ou a bagunça que eu quiser com os meus modos. Mas na rua temos que respeitar espaços do outros e as regras válidas para tais ambientes. Senão, vira uma favela generalizada. Favela não é feita só de pobreza, mas de falta de educação também.
Assim como se tenta seguir normas de educação na casa dos outros e em outros países. Ou escolho não ir e ficar em casa.
Não gosto de extremos, mas não me custa nada comer com o tralher certo, ser discreta e não fazer lambança.
Duas coisas que não suporto: gente que vai a restaurante para ficar falando alto ( e aparecer, lógico) e criança mal educada em público ( seja em restaurante, em shopping ou em avião, enfim). Tenho vontade de esganar.

NadaSei escreveu:Judas escreveu:Eu tô me lixando pra regras de etiqueta, danem-se quase todas! O maximo que temos que ter é educação. Esta palhaçada de 5 garfos, 3 colheres, 9 facas diferentes pro cortar comida é coisa de frango.
Claro que, como tudo na vida, essas regras algumas vezes tomam proporções maiores do que deveriam, sob influencia de gente afetada em busca de luxo e refinamento... mas é a vida...
Eu estava me referindo a isso aqui que você disse.
Quando vejo um religioso protestando, irritado, exigindo respeito às suas crenças idiotas, penso logo...BOM SINAL! Sinal de que alguém esta fazendo alguma coisa certa.
Fonte do texto, por favor.
- King In Crimson
É verdade. heheheAs regras de etiqueta até permitem, mas ninguém tem coragem.
Um dia desses fui comer no Habib's com uns amigos. Todos comiam de garfo e eu com a mão. Firam me olhando estranho, e eu fingi que não era comigo.
- King In Crimson
Aliás... vou contra a corrente aqui.
Praticamente todas as regras de etiquetas são irracionais, portanto ficar apontando o absurdo delas não vai tirar sua razão de ser, que não é serem práticas, mas sim permitir que as pessoas testem umas às outras em vários níveis.
As mesmas pessoas que palitam os dentes e cobram troquinhos achariam absurda a idéia de ir a um casamento de pijama.
Praticamente todas as regras de etiquetas são irracionais, portanto ficar apontando o absurdo delas não vai tirar sua razão de ser, que não é serem práticas, mas sim permitir que as pessoas testem umas às outras em vários níveis.
As mesmas pessoas que palitam os dentes e cobram troquinhos achariam absurda a idéia de ir a um casamento de pijama.
- Apáte
- Contato:
Luiz Carlos Querido escreveu:O que que eu posso fazer? Me deram este nome e este sobrenome, oras!
Querido, Tesouro, Querubim, Coração, Anjo Meu, Precioso.

Chapéu!
"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi