E se Jesus não tivesse nascido?
E se Jesus não tivesse nascido?
Considerando que "nascido" seja a figura mitica ou não, seus ensinamentos ou aqueles contidos no chamado Novo Testamento, independente se você creia ou não na divindade dele ou em qualquer outra, como você, meu colega ateu, agnostico emcimadomurista, espirita kadudo, religioso de forma geral acha que seria o mundo de 2008 sem a figura de Jesus e, consequentemente, do cristianismo?

- Gilghamesh
- Gênero: Masculino
- Contato:
Re: E se Jesus não tivesse nascido?
Ah, já houve um escritor de ficção científica que escreveu uma estória sobre o assunto: "Esperando os Olimpianos", o nome do autor, agora não lembro. 

Eu Sou Gilghamesh!
Versão: 5.1 última versão!!!!
.

O Mundo só será feliz à partir do dia em que enforcarmos o último político, usando como corda, as tripas do último lider religioso e cremarmos seus corpos utilizando como combustível, seus podres livros sagrados!
.

Versão: 5.1 última versão!!!!

.

O Mundo só será feliz à partir do dia em que enforcarmos o último político, usando como corda, as tripas do último lider religioso e cremarmos seus corpos utilizando como combustível, seus podres livros sagrados!
.

Hmmmm...seguiríamos o panteão romano, com modificações devido a passagem dos séculos, quem sabe?
Ou os Mongóis teriam conquistado a Europa e descoberto a América...
Editado pela última vez por DIG em 23 Jun 2008, 18:13, em um total de 1 vez.
Tem 1 tópico parecido aqui:
viewtopic.php?f=1&t=1825&st=0&sk=t&sd=a&hilit=cristianismo+nunca+existido
viewtopic.php?f=1&t=1825&st=0&sk=t&sd=a&hilit=cristianismo+nunca+existido
DIG escreveu:Hmmmm...seguiríamos o panteão romano, com modificações devido a passagem dos séculos, quem sabe?
Acho mais provável um mundo mulça...

Wallace escreveu:DIG escreveu:Hmmmm...seguiríamos o panteão romano, com modificações devido a passagem dos séculos, quem sabe?
Acho mais provável um mundo mulça...Pra mim seria um mundo mais violento, com poucas leis e teocratico, onde a classe dominante seria as dos sacerdotes.
Jesus toma conta!! As praias daqui cheias de mulheres de burca!!!!!!! SOCORRO!!!
Quando vejo um religioso protestando, irritado, exigindo respeito às suas crenças idiotas, penso logo...BOM SINAL! Sinal de que alguém esta fazendo alguma coisa certa.
Judas escreveu:Wallace escreveu:DIG escreveu:Hmmmm...seguiríamos o panteão romano, com modificações devido a passagem dos séculos, quem sabe?
Acho mais provável um mundo mulça...Pra mim seria um mundo mais violento, com poucas leis e teocratico, onde a classe dominante seria as dos sacerdotes.
Jesus toma conta!! As praias daqui cheias de mulheres de burca!!!!!!! SOCORRO!!!
Ihhh cara!!!! Nem tinha pensado nisso... PQP...

Também temo que não estaríamos aqui no fórum, muito provavelmente ele não existiria... Ou talvez nem estaríamos nesse mundo!!! 

Wallace escreveu:DIG escreveu:Hmmmm...seguiríamos o panteão romano, com modificações devido a passagem dos séculos, quem sabe?
Acho mais provável um mundo mulça...Pra mim seria um mundo mais violento, com poucas leis e teocratico, onde a classe dominante seria as dos sacerdotes religiosos.
Ia digitar isso, mas lendo o post do Acauan lá no outro tópico, ele disse que:
Um ponto importante a ser considerado é que sem o Cristianismo não existiria o Islã.
Mohamed formatou sua religião a partir do monoteísmo judaico e da proposta cristã de uma religião universal e antropocêntrica.
Sem o Islã, a história do Ocidente seria completamente outra, já que foi a expansão do Império Árabe pelo Oriente Médio e costa mediterrânica da África que encerrou as antigas rotas comerciais do mundo greco-romano, sendo esta uma das mudanças econômicas que levaram ao feudalismo europeu.
Ou seja, toma Jesus, esse filho TAMBÉM é seu

- Lúcifer
- Contato:
Eu já li uma matéria dessas.
Se não me engano o islã tomaria conta.
Eu vou procurar e, em alguns dias (se encontrar) eu posto aqui.
Se não me engano o islã tomaria conta.
Eu vou procurar e, em alguns dias (se encontrar) eu posto aqui.

- Insane_Boy
Deus o livre... Islã é muito pior...
Hic sapientia est. Qui habet intellectum, computet numerum bestiæ. Numerus enim hominis est: et numerus ejus sexcenti sexaginta sex.
DIG escreveu:Wallace escreveu:DIG escreveu:Hmmmm...seguiríamos o panteão romano, com modificações devido a passagem dos séculos, quem sabe?
Acho mais provável um mundo mulça...Pra mim seria um mundo mais violento, com poucas leis e teocratico, onde a classe dominante seria as dos sacerdotes religiosos.
Ia digitar isso, mas lendo o post do Acauan lá no outro tópico, ele disse que:Um ponto importante a ser considerado é que sem o Cristianismo não existiria o Islã.
Mohamed formatou sua religião a partir do monoteísmo judaico e da proposta cristã de uma religião universal e antropocêntrica.
Cara, tá aí a primeira coisa que li do Acauan que sou obrigado a discordar.... Lembro-me de vários textos dizendo que o Judaismo seria um coletânea de dogmas de outras religiões de culturas do oriente médio, lembro-me de um texto de o sociologo, se não me falha a memória, que dizia que as religiões se formam dos anseios inconcientes de um povo e questão de inconciente coletivo e bla-bla-bla... Mais recentemente vi video Zeitgeist - Jesus Cristo o Mito copiado dos Pagãos PARTE 1/3. Considerando o video e se formos considerar a cultura e a geografia dos Mulças, estes, por serem arabes, estariam mais para o Egito do que para os Judes. Segundo o video o momoteísmo teria sido inventado no Egito logo não haveira necessidade do Cristianismo para que Allah fosse Allah....

Creio que não.
O mundo cristão já foi tão macabro quanto o mundo islamico e, o ultimo, já foi melhor.
Sem as cruzadas e sem o imperialismo de uma nação cristã em suposta oposição ao mundo islâmico as coisas seriam diferentes.
Acho que seriamos muçulmanos em condições bem melhores as que vivemos hoje como cristãos.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".
Wallace escreveu:Cara, tá aí a primeira coisa que li do Acauan que sou obrigado a discordar.... Lembro-me de vários textos dizendo que o Judaismo seria um coletânea de dogmas de outras religiões de culturas do oriente médio, lembro-me de um texto de o sociologo, se não me falha a memória, que dizia que as religiões se formam dos anseios inconcientes de um povo e questão de inconciente coletivo e bla-bla-bla... Mais recentemente vi video Zeitgeist - Jesus Cristo o Mito copiado dos Pagãos PARTE 1/3. Considerando o video e se formos considerar a cultura e a geografia dos Mulças, estes, por serem arabes, estariam mais para o Egito do que para os Judes. Segundo o video o momoteísmo teria sido inventado no Egito logo não haveira necessidade do Cristianismo para que Allah fosse Allah....
Existem muitos achismos entre sociólogos... Já o Zeitgeist é pouquíssimo confiável, é só um documentário bobo. (não relacionado ao que falei sobre a opinião do sociólogo)
Mas eu também acho que a religião muçulmana independe da cristã, mas certamente seria um tanto diferente sem a segunda.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".
- Fernando Silva
- Administrador
- Contato:
Wallace escreveu:Considerando o video e se formos considerar a cultura e a geografia dos Mulças, estes, por serem arabes, estariam mais para o Egito do que para os Judes. Segundo o video o momoteísmo teria sido inventado no Egito logo não haveira necessidade do Cristianismo para que Allah fosse Allah....
Alá já existia e tinha uma mulher chamada Alat.
Ele é uma variação do deus El.
Maomé apenas eliminou os demais deuses e criou uma fantasia derivada da Bíblia.
O Pug acha que o Alcorão parece com a Bíblia porque se baseia na mesma tradição, só que vista pelo lado dos árabes. Seria a mesma história contada de duas formas diferentes e não uma cópia.
Queridos,
Se Jesus não tivesse nascidos estariam todos nós condenados ao fogo eterno da perdição...
Se Jesus não tivesse nascidos estariam todos nós condenados ao fogo eterno da perdição...

Wallace escreveu:Cara, tá aí a primeira coisa que li do Acauan que sou obrigado a discordar.... Lembro-me de vários textos dizendo que o Judaismo seria um coletânea de dogmas de outras religiões de culturas do oriente médio, lembro-me de um texto de o sociologo, se não me falha a memória, que dizia que as religiões se formam dos anseios inconcientes de um povo e questão de inconciente coletivo e bla-bla-bla... Mais recentemente vi video Zeitgeist - Jesus Cristo o Mito copiado dos Pagãos PARTE 1/3. Considerando o video e se formos considerar a cultura e a geografia dos Mulças, estes, por serem arabes, estariam mais para o Egito do que para os Judes. Segundo o video o momoteísmo teria sido inventado no Egito logo não haveira necessidade do Cristianismo para que Allah fosse Allah....
Bem, na verdade as análises destes sociólogos são um amontoado de bobagens que não apreendem o básico do básico do estudo teológico que é distinguir os conteúdos essenciais de uma religião dos simbolismos superficiais que lhe dão forma, linguagem e atrativo.
No geral pegam no pé de alegorias irrelevantes como o nascimento virginal, reis magos e, superficialmente, a trindade, enquanto ignoram aspectos essenciais do mito civilizacional, como a sacralização do indivíduo ou o Verbo Divino como decifrador da ordem cósmica.
No caso específico do Islã, quem diz que sem o cristianismo não haveria Islamismo não sou eu, mas o próprio Maomé, que ao longo de todo o Corão deixa claro que sua religião e sua pregação é continuidade e finalização da mesma revelação progressiva, trazida antes dele por Noé, Abraão, Moisés e Jesus.
Então, após eles, enviamos outros mensageiros Nossos e, após estes, enviamos Jesus, filho de Maria, a quem concedemos o Evangelho; e infundimos nos corações daqueles que o seguem compaixão e clemência.
Alcorão, Surata 57: 27
Note que dificilmente encontramos no Islã algum conceito teológico ou moral que já não conste no Judaísmo ou Cristianismo e sim a reafirmação objetiva de preceitos religiosos judeus, como monoteísmo, enquanto expande universalmente a abrangência de preceitos então restritos como nacionais judeus, cuja universalização no cristianismo era por vezes implícita.
Boa parte do Corão pode ser entendida assim, uma universalização explícita e objetiva do judaísmo, como contraponto da universalização implícita e subjetiva contida nos simbolismos cristãos.
A grande novidade do Islã é a sistematização disto tudo no DIN, que integra os planos público e privado, sagrado e profano da vida humana em um conjunto de regras universais, conhecido como Sharia.
Outra novidade são os desdobramentos esotéricos do Islã, como o sufismo, mas cristianismo e judaísmo também possuem desdobramentos similares.
E é praticamente impossível traçar qualquer correlação mais profunda entre o Islã e o monoteísmo egípcio, que por sinal nunca vingou verdadeiramente em uma religião consolidada, embora sempre se possa encontrar simbolismos semelhantes na forma, quando se aborda superficialmente o tema.
Nós, Índios.
Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.
Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!
Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.
Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!
- O ENCOSTO
- Contato:
Eu gostaria de ler respostas dos religiosos para essa pergunta, só para rir um pouco.
O ENCOSTO
http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.
"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”
http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.
"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”
O fórum está sofrendo de racionamento de crentes, só tem os espiritóides mesmo.
Quando vejo um religioso protestando, irritado, exigindo respeito às suas crenças idiotas, penso logo...BOM SINAL! Sinal de que alguém esta fazendo alguma coisa certa.
- Apo
- Gênero: Feminino
É tá ficando chato.
Vou no orkut convidar um cristão xiita para comparecer aqui no recinto.
Vou no orkut convidar um cristão xiita para comparecer aqui no recinto.

Acauan escreveu:Wallace escreveu:Cara, tá aí a primeira coisa que li do Acauan que sou obrigado a discordar.... Lembro-me de vários textos dizendo que o Judaismo seria um coletânea de dogmas de outras religiões de culturas do oriente médio, lembro-me de um texto de o sociologo, se não me falha a memória, que dizia que as religiões se formam dos anseios inconcientes de um povo e questão de inconciente coletivo e bla-bla-bla... Mais recentemente vi video Zeitgeist - Jesus Cristo o Mito copiado dos Pagãos PARTE 1/3. Considerando o video e se formos considerar a cultura e a geografia dos Mulças, estes, por serem arabes, estariam mais para o Egito do que para os Judes. Segundo o video o momoteísmo teria sido inventado no Egito logo não haveira necessidade do Cristianismo para que Allah fosse Allah....
Bem, na verdade as análises destes sociólogos são um amontoado de bobagens que não apreendem o básico do básico do estudo teológico que é distinguir os conteúdos essenciais de uma religião dos simbolismos superficiais que lhe dão forma, linguagem e atrativo.
No geral pegam no pé de alegorias irrelevantes como o nascimento virginal, reis magos e, superficialmente, a trindade, enquanto ignoram aspectos essenciais do mito civilizacional, como a sacralização do indivíduo ou o Verbo Divino como decifrador da ordem cósmica.
No caso específico do Islã, quem diz que sem o cristianismo não haveria Islamismo não sou eu, mas o próprio Maomé, que ao longo de todo o Corão deixa claro que sua religião e sua pregação é continuidade e finalização da mesma revelação progressiva, trazida antes dele por Noé, Abraão, Moisés e Jesus.Então, após eles, enviamos outros mensageiros Nossos e, após estes, enviamos Jesus, filho de Maria, a quem concedemos o Evangelho; e infundimos nos corações daqueles que o seguem compaixão e clemência.
Alcorão, Surata 57: 27
Note que dificilmente encontramos no Islã algum conceito teológico ou moral que já não conste no Judaísmo ou Cristianismo e sim a reafirmação objetiva de preceitos religiosos judeus, como monoteísmo, enquanto expande universalmente a abrangência de preceitos então restritos como nacionais judeus, cuja universalização no cristianismo era por vezes implícita.
Boa parte do Corão pode ser entendida assim, uma universalização explícita e objetiva do judaísmo, como contraponto da universalização implícita e subjetiva contida nos simbolismos cristãos.
A grande novidade do Islã é a sistematização disto tudo no DIN, que integra os planos público e privado, sagrado e profano da vida humana em um conjunto de regras universais, conhecido como Sharia.
Outra novidade são os desdobramentos esotéricos do Islã, como o sufismo, mas cristianismo e judaísmo também possuem desdobramentos similares.
E é praticamente impossível traçar qualquer correlação mais profunda entre o Islã e o monoteísmo egípcio, que por sinal nunca vingou verdadeiramente em uma religião consolidada, embora sempre se possa encontrar simbolismos semelhantes na forma, quando se aborda superficialmente o tema.
Abordagem interessante Acauan. Como sempre!
Mas para ser mais claro o que eu quiz dizer é que não creio que o Islã não existisse caso não existisse o Cristianismo....
Mas deixa eu fazer uma pergunta: Que porra é essa?????

Acauan escreveu:...aspectos essenciais do mito civilizacional, como a sacralização do indivíduo ou o Verbo Divino como decifrador da ordem cósmica.
E por favor responda antes que o NadaSei venha dar pitaco dele... Por falar nisso, estou sentindo uma áurea mistica nos usuários nesses últimos dias... Até a Apo se avatariou de freira.

Editado pela última vez por Wallace em 25 Jun 2008, 21:41, em um total de 1 vez.

Acauan escreveu:
No caso específico do Islã, quem diz que sem o cristianismo não haveria Islamismo não sou eu, mas o próprio Maomé, que ao longo de todo o Corão deixa claro que sua religião e sua pregação é continuidade e finalização da mesma revelação progressiva, trazida antes dele por Noé, Abraão, Moisés e Jesus.
Acauan, mas você não acha que muito provavelmente, caso Jesus não tivesse existido, Maomé teria feito a continuidade e finalização com base apenas nas personagens anteriores a Cristo?
Eu diria que sem o judaismo não existiria o islã, quanto ao cristianismo, penso mais como sendo apenas uma influencia adicional a pregação maometana.
Imagino que o islamismo em si seria ligeiramente diferente sem Cristo, mas não inexistente.
- Fernando Silva
- Administrador
- Contato:
NadaSei escreveu:Acauan, mas você não acha que muito provavelmente, caso Jesus não tivesse existido, Maomé teria feito a continuidade e finalização com base apenas nas personagens anteriores a Cristo?
Talvez ele só tenha tido contacto com essa mitologia toda devido à difusão do cristianismo.
Ou talvez o mito de Jesus o tenha inspirado a criar uma continuação centrada nos árabes.
Se Jesus nãi tivesse nascido:
Não teriam escrito Operação Cavalo de Tróia
Teríamos menos marceneiros
Rio de Janeiro seria menos violento
Roberto Carlos não existiria (seria muia felicidade...) ou cantaria Padre Cícero, Padre Cícero, Padre Cícero eu estou aqui...
Teríamos menos marceneiros

Roberto Carlos não existiria (seria muia felicidade...) ou cantaria Padre Cícero, Padre Cícero, Padre Cícero eu estou aqui...
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

- Lúcifer
- Contato:
Luiz Carlos Querido escreveu:Se Jesus nãi tivesse nascido:
Teríamos menos marceneiros![]()