Desafio ao Fernando Silva: O Criador tortura?

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Apo
Gênero: Feminino

Re: Desafio ao Fernando Silva: O Criador tortura?

Mensagem por Apo »

Abmael escreveu:
docdeoz escreveu:Já ouviu falar da ANTROPOFAGIA E CANIBALISMO????????????????????????????????????????

Sacrifícios de crianças que esses povos que foram destruídos, pois passavam seus FILHOS na FOGUEIRA?

Um sacrifício humano consiste no ato de sacrificar um ou mais seres humanos para algum fim, usualmente de cunho religioso. Tal prática remonta desde a Antiguidade, quando matavam-se pessoas ritualmente de forma que agradasse algum deus ou força espiritual. Apesar das tentativas de se eliminar tais práticas, ainda há alguns grupos ou culturas que praticam sacrifícios humanos.

Ocasiões em que se sacrificavam homens:

Para a criação de um novo templo ou ponte;
Quando da morte de um rei ou membro do alto clero, para que o sacrificado servisse ao morto na próxima vida;
Em tempos de desastres naturais. Secas, terremotos, erupções vulcânicas, maremotos, etc, seriam sinais de fúria dos deuses - sacrifícios eram a forma de acalmá-los.
Algumas civilizações da atual América Central praticavam o sacrifício humano. Os Astecas eram um caso especial pois praticavam tal sacrifício em grande escala; um sacrifício humano seria feito todos os dias para ajudar o Sol a nascer, em homenagem ao grande templo de Tenochtitlán, entre outros.

Na antiga religião da Escandinávia também se praticavam sacrifícios humanos (Nórdicos).

Existem vestígios de que a cultura pré-helênica Minóica praticava sacrifícios humanos. Corpos sacrificados foram encontrados em numerosos locais na cidadela de Cnossos em Creta. Um achado na Casa Norte em Cnossos numerou 337 ossos de crianças aparentemente chacinadas. É possível que o tenham sido para consumo humano, na tradição de oferendas da civilização helênica. Não há prova de ter sido uma prática disseminada pela cultura Minóica. É possível que os sacrifícios humanos em Creta sejam casos especiais, pois em Cnossos, naquela época, ocorreu um tremendo desastre natural tectônico no local onde se acharam, preservados. Assim, tais sacrifícios humanos poderiam ser explicados pelo desespero Minóico em face da catástrofe e não como rotina. O templo de Anemospilia em Knossos exemplifica tal opinião. Nele se encontraram vestigios do sacrifício de um adolescente, interrompido pelo colapso do templo sobre os participantes por um sismo ocorrido no momento.

O mito de Teseu (ou Theseus) e do Minotauro (situado no labirinto de Knossos) evidencia que o sacrifício humano era comum. No mito, diz-se que Atenas enviou sete rapazes e sete raparigas para Creta como sacrifício ao Minotauro. Os achados arqueológicos evidenciam que a maioria dos sacrifícios era de jovens ou crianças. Tal corrente de opinião contrasta com a corrente utópica dos minóicos divulgada pelo arqueólogo Arthur Evans.

O sacrifício humano ainda acontece actualmente como prática secreta em certas religiões tradicionais, por exemplo nas matanças Muti. O sacrifício humano hoje já não está tipificado em nenhum código penal do mundo, pois tais casos são considerados assassínio.

Muitas pessoas na India são fiéis de uma religião chamada Tantrismo; pequena percentagem de praticantes Tantricos sem escrúpulos induzem pessoas ao sacrifício humano, com a promessa de provocar a gravidez em casais estéreis (ver Leituras Adicionais). Na Eneida de Virgilio a personagem Sinon declara que estava destinado a ser um sacrifício humano a Poseidon para acalmar os mares (claro que Sinon mentia). O Sacrifício humano é um assunto comum nas religiões e mitologia de diversas culturas.

O Cristianismo acredita que a morte de Jesus foi o perfeito sacrifício que pode nos purificar de pecados.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Sacrif%C3%ADcio_humano

- E você acha que no Judaísmo não se praticavam sacrifícios humanos? - É claro que aqueles bárbaros que sacrificavam crianças de peito faziam sacrifício humano também, veja só esta linda passagem em Juízes 11:

30 E Jefté fez um voto ao SENHOR, e disse: Se totalmente deres os filhos de Amom na minha mão,
31 Aquilo que, saindo da porta de minha casa, me sair ao encontro, voltando eu dos filhos de Amom em paz, isso será do SENHOR, e o oferecerei em holocausto.
32 Assim Jefté passou aos filhos de Amom, a combater contra eles; e o SENHOR os deu na sua mão.
33 E os feriu com grande mortandade, desde Aroer até chegar a Minite, vinte cidades, e até Abel-Queramim; assim foram subjugados os filhos de Amom diante dos filhos de Israel.
34 Vindo, pois, Jefté a Mizpá, à sua casa, eis que a sua filha lhe saiu ao encontro com adufes e com danças; e era ela a única filha; não tinha ele outro filho nem filha.
35 E aconteceu que, quando a viu, rasgou as suas vestes, e disse: Ah! filha minha, muito me abateste, e estás entre os que me turbam! Porque eu abri a minha boca ao SENHOR, e não tornarei atrás.
36 E ela lhe disse: Meu pai, tu deste a palavra ao SENHOR, faze de mim conforme o que prometeste; pois o SENHOR te vingou dos teus inimigos, os filhos de Amom.
37 Disse mais a seu pai: Conceda-me isto: Deixa-me por dois meses que vá, e desça pelos montes, e chore a minha virgindade, eu e as minhas companheiras.
38 E disse ele: Vai. E deixou-a ir por dois meses; então foi ela com as suas companheiras, e chorou a sua virgindade pelos montes.
39 E sucedeu que, ao fim de dois meses, tornou ela para seu pai, o qual cumpriu nela o seu voto que tinha feito; e ela não conheceu homem; e daí veio o costume de Israel,
40 Que as filhas de Israel iam de ano em ano lamentar, por quatro dias, a filha de Jefté, o gileadita.

- Então Docdeoz, isso aí é ou não é um baita dum sacrifício humano típico de religiões filhasdasputas !?!?!?!

Abraços,

Não. Ele julga perfeitamente aceitável, JÁ que ateus também cometem atrocidades. E em nome de Deus algum, apenas por prazer. LOGO, rituais sangüinários com matanças e crueldade imoral é mais ético.
Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

docdeoz escreveu:
docdeoz escreveu:Se você reconhecer na Bíblia Deus torturando suas criaturas, com algo parecido assim, reconheço meu erro, Deus é muito mau!

http://tortura.wordpress.com/

Não fujam pela tangente! Vejam as fotos, vejam o horror!

Se você pegasse um torturador desses não faria JUSTIÇA?

Se você mandar fotografar ou ilustrar todas as atrocidades constantes na Bíblia, você se convenceria? Ou é mais fácil sem imagens, pois assim você apela para algum tipo de interpretação mágica?
Imagem

docdeoz

Mensagem por docdeoz »

Apo escreveu:
docdeoz escreveu:
docdeoz escreveu:Se você reconhecer na Bíblia Deus torturando suas criaturas, com algo parecido assim, reconheço meu erro, Deus é muito mau!

http://tortura.wordpress.com/

Não fujam pela tangente! Vejam as fotos, vejam o horror!

Se você pegasse um torturador desses não faria JUSTIÇA?

Se você mandar fotografar ou ilustrar todas as atrocidades constantes na Bíblia, você se convenceria? Ou é mais fácil sem imagens, pois assim você apela para algum tipo de interpretação mágica?

Indique uma TORTURA na Bíblia!

Atrocidade você (e eu) também faz quando alguém morre de fome!

18 Na verdade, as nações se enfureceram;
chegou, porém, a tua ira, x
e o tempo determinado para serem julgados os mortos,
para se dar o galardão aos teus servos, os profetas,
aos santos e aos que temem o teu nome,
tanto aos pequenos como aos grandes, z
e para destruíres os que destroem a terra.
Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida - Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Ap 11:18

O contexto bíblico indica que chegou o tempo deles, assim como chegará o tempo atual...
(HNT) ויאמר אלי אחד מן־הזקנים אל־תבכה הנה נצח האריה אשר הוא משבט Rev 5:5
http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?t=13986
http://rv.cnt.br/viewtopic.php?t=14653

docdeoz

Mensagem por docdeoz »

10 Mas o j Dia do Senhor virá como o ladrão de noite, no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra e as obras que nela há se queimarão.
11 Havendo, pois, de perecer todas estas coisas, l que pessoas vos convém ser em santo trato e piedade,
12 aguardando m e apressando-vos para a vinda do Dia de Deus, em que os céus, em fogo, se desfarão, e os elementos, ardendo, se fundirão?
13 Mas nós, n segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra, em que habita a justiça
Sociedade Bíblica do Brasil: Almeida Revista E Corrigida. Sociedade Bíblica do Brasil, 1995; 2005, S. 2Pe 3:13

Justiça e injustiça não vivem juntas. No fim voc~es tem razão, o fim é a extinção!

docdeoz

Mensagem por docdeoz »

4 E começou Jonas a entrar pela cidade caminho de um dia, e pregava, e dizia: Ainda quarenta dias, e Nínive será subvertida.

5 E os homens de Nínive a creram em Deus, e proclamaram um jejum, e vestiram-se de panos de saco, desde o maior até ao menor.
6 Porque esta palavra chegou ao rei de Nínive, e levantou-se do seu trono, e tirou de si as suas vestes, e cobriu-se de pano de saco, b e assentou-se sobre a cinza.
7 E c fez uma proclamação, que se divulgou em Nínive, por mandado do rei e dos seus grandes, dizendo: Nem homens, nem animais, nem bois, nem ovelhas provem coisa alguma, nem se lhes dê pasto, nem bebam água.
8 Mas os homens e os animais estarão cobertos de panos de saco, e clamarão fortemente a Deus, d e se converterão, cada um do seu mau caminho e da violência que há nas suas mãos.
9 Quem e sabe se se voltará Deus, e se arrependerá, e se apartará do furor da sua ira, de sorte que não pereçamos?

10 E f Deus viu as obras deles, como se converteram do seu mau caminho; e Deus se arrependeu do mal que tinha dito lhes faria e não o fez.

4
O descontentamento de Jonas e a resposta do Senhor
1 Mas desgostou-se Jonas extremamente disso e ficou todo ressentido.
2 E orou ao Senhor e disse: Ah! Senhor! Não foi isso o que eu disse, estando ainda na minha terra? a Por isso, me preveni, fugindo para Társis, pois sabia que és Deus piedoso b e misericordioso, longânimo e grande em benignidade e que te arrependes do mal.
3 Peço-te, pois, c ó Senhor, tira-me a minha vida, d porque melhor me é morrer do que viver.
4 E disse o Senhor: É razoável esse teu ressentimento?
5 Então, Jonas saiu da cidade, e assentou-se ao oriente da cidade, e ali fez uma cabana, e se assentou debaixo dela, à sombra, até ver o que aconteceria à cidade.

6 E fez o Senhor Deus nascer uma aboboreira, que subiu por cima de Jonas, para que fizesse sombra sobre a sua cabeça, a fim de o livrar do seu enfado; e Jonas se alegrou em extremo por causa da aboboreira.
7 Mas Deus enviou um bicho, no dia seguinte, ao subir da alva, o qual feriu a aboboreira, e esta se secou.
8 E aconteceu que, aparecendo o sol, Deus mandou um vento calmoso, oriental, e o sol feriu a cabeça de Jonas e ele desmaiou, e desejou com toda a sua alma morrer, dizendo: e Melhor me é morrer do que viver.
9 Então, disse Deus a Jonas: É acaso razoável que assim te enfades por causa da aboboreira? E ele disse: É justo que me enfade a ponto de desejar a morte.
10 E disse o Senhor: Tiveste compaixão da aboboreira, na qual não trabalhaste, nem a fizeste crescer; que, em uma noite, nasceu e, em uma noite, pereceu;
11 e f não hei de eu ter compaixão da grande cidade de Nínive, em que estão mais de cento e vinte mil homens, g que não sabem discernir entre a sua mão direita e a sua mão esquerda, e também muitos animais?

Sociedade Bíblica do Brasil: Almeida Revista E Corrigida. Sociedade Bíblica do Brasil, 1995; 2005, S. Jn 4:11

Apo

Mensagem por Apo »

Rehab, Doc! urgente! :emoticon12:

Amanhã talvez eu cate algumas atrocidades na Bíblia. Sem foto, mesmo. É um saco ler aquela droga, mas por uma causa nobre...
Imagem

Fernando Silva
Administrador
Gênero: Masculino
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

Apo escreveu:Rehab, Doc! urgente! :emoticon12:

Amanhã talvez eu cate algumas atrocidades na Bíblia. Sem foto, mesmo. É um saco ler aquela droga, mas por uma causa nobre...

Uma lista delas:
http://ateusdobrasil.com.br/artigos/con ... s_deus.php

E uma lista de "explicações" dos crentes:
http://ateusdobrasil.com.br/artigos/com ... blicas.php

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

docdeoz escreveu: 11 e f não hei de eu ter compaixão da grande cidade de Nínive, em que estão mais de cento e vinte mil homens, g que não sabem discernir entre a sua mão direita e a sua mão esquerda, e também muitos animais?

Sociedade Bíblica do Brasil: Almeida Revista E Corrigida. Sociedade Bíblica do Brasil, 1995; 2005, S. Jn 4:11

Então você cita um caso em que Javé se arrependeu (?!) e voltou atrás e usa isto como prova?
E os muitos casos em que ele não se arrependeu e barbarizou com culpados e inocentes?

Apo

Mensagem por Apo »

Fernando Silva escreveu:
docdeoz escreveu: 11 e f não hei de eu ter compaixão da grande cidade de Nínive, em que estão mais de cento e vinte mil homens, g que não sabem discernir entre a sua mão direita e a sua mão esquerda, e também muitos animais?

Então você cita um caso em que Javé se arrependeu (?!) e voltou atrás e usa isto como prova?
E os muitos casos em que ele não se arrependeu e barbarizou com culpados e inocentes?

Esta é a mentalidade que nega a barbaridade. Funciona assim. Qualquer sádico segue este tipo de retórica.
Este é o exemplo que emana do Pai. Um bom e caridoso Pai. Seus filhos acabam por temê-lo e respeitá-lo igualmente.
Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

Fernando Silva escreveu:
Apo escreveu:Rehab, Doc! urgente! :emoticon12:

Uma lista delas:
http://ateusdobrasil.com.br/artigos/con ... s_deus.php

E uma lista de "explicações" dos crentes:
http://ateusdobrasil.com.br/artigos/com ... blicas.php

Obrigada, Fernando. Poupou-me uma manhã de buscas nauseantes na Bíblia.

Pena que não tenha fotos..
Imagem

Gilghamesh
Contato:

Mensagem por Gilghamesh »

Bom...

Agora, depois de toda essa melecação em cima da "honra" do deus cristão, vamos responder a pergunta do docdemo de uma forma definitiva:

Não, o tal deus criador dos hebreus, cristãos e católicos não tortura.

Chocados com essa afirmação?

É simples:

Como é que algo que absolutamente não existe, pode fazer o bem ou o mal ou qualquer outra coisa?

O deusinho mal talhado dos hebreus, cristãos e católicos, nada mais é do que uma colcha de retalhos feita apressadamente sobre os deuses do panteão Sumério.

Condensou-se toda a liturgia Suméria que possuía vários deuses em um único deus, daí as discrepâncias encontradas na bíblia, quando deparamos com atitudes completamente inversas desse deus: hora ele é bom para a humanidade, hora é um verdadeiro capeta sanguinolento.

Um deusinho mal e porcamente recriado, em cima da "personalidade" de vários deuses, daí as suas múltiplas personalidades.

Um deusinho tipo "Suco de frutas concentrado"

Enfim, um deusinho inútil. :emoticon12:
Eu Sou Gilghamesh!
Versão: 5.1 última versão!!!! :emoticon81:
.
:emoticon81: :emoticon81: :emoticon81: :emoticon81: :emoticon81: :emoticon81:
O Mundo só será feliz à partir do dia em que enforcarmos o último político, usando como corda, as tripas do último lider religioso e cremarmos seus corpos utilizando como combustível, seus podres livros sagrados!
.
:emoticon81: :emoticon81: :emoticon81:

DIG

Mensagem por DIG »

Atrocidade você (e eu) também faz quando alguém morre de fome!

A diferença é que a grandessíssima droga do seu D'us onitudimdiumaveiz supostamente é bondoso e perfeito, esqueceu???

Insane_Boy

Mensagem por Insane_Boy »

Gilghamesh escreveu:Bom...

Agora, depois de toda essa melecação em cima da "honra" do deus cristão, vamos responder a pergunta do docdemo de uma forma definitiva:

Não, o tal deus criador dos hebreus, cristãos e católicos não tortura.

Chocados com essa afirmação?

É simples:

Como é que algo que absolutamente não existe, pode fazer o bem ou o mal ou qualquer outra coisa?

O deusinho mal talhado dos hebreus, cristãos e católicos, nada mais é do que uma colcha de retalhos feita apressadamente sobre os deuses do panteão Sumério.

Condensou-se toda a liturgia Suméria que possuía vários deuses em um único deus, daí as discrepâncias encontradas na bíblia, quando deparamos com atitudes completamente inversas desse deus: hora ele é bom para a humanidade, hora é um verdadeiro capeta sanguinolento.

Um deusinho mal e porcamente recriado, em cima da "personalidade" de vários deuses, daí as suas múltiplas personalidades.

Um deusinho tipo "Suco de frutas concentrado"

Enfim, um deusinho inútil. :emoticon12:

Você não conseguiu responder!!!1 Intaun vossê saiu pela tãnjente hein?
Hic sapientia est. Qui habet intellectum, computet numerum bestiæ. Numerus enim hominis est: et numerus ejus sexcenti sexaginta sex.

Apo

Mensagem por Apo »

D'us onitudimdiumaveiz

:emoticon12:

tãnjente

:emoticon22:
Imagem

Judas

Mensagem por Judas »

Se desonestide e cara-de-pau matasse...
Quando vejo um religioso protestando, irritado, exigindo respeito às suas crenças idiotas, penso logo...BOM SINAL! Sinal de que alguém esta fazendo alguma coisa certa.

docdeoz

Mensagem por docdeoz »

Judas escreveu:Se desonestide e cara-de-pau matasse...

Tujá terias morrido infestado de cupim!

Que enrolação!

Atrocidade para mim é jogar crianças no Nilo, onde morrem aos pouquinhos, ou enfiar uma estaca no ânus, ou arrancar os olhos!

Onde IHVH fez isso?

Gilghamesh
Contato:

Mensagem por Gilghamesh »

docdeoz escreveu:

Que enrolação!

Atrocidade para mim é jogar crianças no Nilo, onde morrem aos pouquinhos, ou enfiar uma estaca no ânus, ou arrancar os olhos!

Onde IHVH fez isso?

Uh?

Deixa ver se eu entendi:

Atrocidade é jogar crianças no nilo para se afogarem aos poucos.

Já: deus mandar passar a fio de espada crianças de colo não é atrocidade?

Puxa, mas que interessante docdemo, essa sua ideologia teista é mesmo do capeta! :emoticon12:
.
. :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:
Eu Sou Gilghamesh!
Versão: 5.1 última versão!!!! :emoticon81:
.
:emoticon81: :emoticon81: :emoticon81: :emoticon81: :emoticon81: :emoticon81:
O Mundo só será feliz à partir do dia em que enforcarmos o último político, usando como corda, as tripas do último lider religioso e cremarmos seus corpos utilizando como combustível, seus podres livros sagrados!
.
:emoticon81: :emoticon81: :emoticon81:

Fedidovisk

Mensagem por Fedidovisk »

docdeoz escreveu:

Que enrolação!

Onde IHVH fez isso?

Você acha que as vítimas do dilúvio morreram subitamente ? Fosse assim, não precisaria de um dilúvio, mandasse um raio catódico de uma vez... sob a cabeça de casa ser humano, exceto da de noé...

Mais uma prova que Deus é sádico... quis fazer aos pouquinhos, deixar sofrer as vítimas do dilúvio, fisicamente, e Noé, psicologicamente.

Apo

Mensagem por Apo »

Muitos psicopatas criminosos têm seus princípios morais rigidamente regidos por uma ética própria, que eles costumam defender quando na frente na Lei.

Uns dizem que agem sob determinado padrão porque é o que as pessoas, escolhidas por ele, assim pediram ou mereceram.
Outros defendem uma morte lenta, para haver algum tipo de resgate ou purificação, cujos critérios seguem ordens superiores, como a de algum deus ou chefe.
Há os que matam rápido e com técnicas certeiras, pois eles não suportam o sofrimento do outro, embora sua eliminação seja necessária.
E finalmente, aqueles que não matam, apenas torturam, pois este ritual inclui observar o sofrimento e suas reações. Para tanto, o ser precisa estar vivo, e de preferência, consciente.
Imagem

Judas

Mensagem por Judas »

Foram inúmeras formas de crueldade demosntradas aqui pra você Docdiota, mas você muda de assuto na maior cara-de-pau (como de costume). Se matar crianças, ordenar chacinas,tomar mulheres virgens à força, afogar a humanidade não são atos de pura crueldade pra você, começo a entender a mentalidade dos adventistas que resolveram apoiar o nazismo, a acho até que fizeram por boa vontade e não por falta de opção.
Quando vejo um religioso protestando, irritado, exigindo respeito às suas crenças idiotas, penso logo...BOM SINAL! Sinal de que alguém esta fazendo alguma coisa certa.

Judas

Mensagem por Judas »

Fedidovisk escreveu:
docdeoz escreveu:

Que enrolação!

Onde IHVH fez isso?

Você acha que as vítimas do dilúvio morreram subitamente ? Fosse assim, não precisaria de um dilúvio, mandasse um raio catódico de uma vez... sob a cabeça de casa ser humano, exceto da de noé...

Mais uma prova que Deus é sádico... quis fazer aos pouquinhos, deixar sofrer as vítimas do dilúvio, fisicamente, e Noé, psicologicamente.

Lembrando que morrer afogado, sufocado ou queimado são algumas das formas mais horríveis de morer, esta última aí teve seus rituais e métodos refinados pela santa inquisição. Mas na cabeça de tapados e desonestos "deus é amor"

Fedidovisk

Mensagem por Fedidovisk »

O autor do tópico peidou na farofa!

Fenrir

Mensagem por Fenrir »

Pergunta: Porque, diabos, chamou o topico "... O Criador tortura?"

Eu teria chamado ao desafio algo como "... O Criador pratica o mal?"

E das inumeras passagens biblicas postadas, a resposta é evidente.

E se houve ou não tortura, seja assim ou assado, seja conforme fulano ou ciclano entenda por "tortura", isto é irrelevante, posto que o que o famigerado criador andou fazendo naqueles tempos teria causado inveja no capeta. Ou então era o próprio se fazendo passar por Deus e enganando os judeus otários.
"Man is the measure of all gods"
(Fenrígoras, o sofista pós-socrático)

"The things are what they are and are not what they are not"
(Fenrígoras, o sofista pós-socrático)

"As mentes mentem"
(Fenrir, o mentiroso)

Aranha
Contato:

Mensagem por Aranha »

Fedidovisk escreveu:Você acha que as vítimas do dilúvio morreram subitamente ? Fosse assim, não precisaria de um dilúvio, mandasse um raio catódico de uma vez... sob a cabeça de casa ser humano, exceto da de noé...

- O pessoal de Sodoma e Gomorra também viraram churrasquinho devagarinho.

Abraços,
"Grandes Poderes Trazem Grandes Responsabilidades"
Ben Parker

Insane_Boy

Mensagem por Insane_Boy »

Abmael escreveu:
Fedidovisk escreveu:Você acha que as vítimas do dilúvio morreram subitamente ? Fosse assim, não precisaria de um dilúvio, mandasse um raio catódico de uma vez... sob a cabeça de casa ser humano, exceto da de noé...

- O pessoal de Sodoma e Gomorra também viraram churrasquinho devagarinho.

Abraços,

O profeta jonas que foi engolido pela baleia.
Hic sapientia est. Qui habet intellectum, computet numerum bestiæ. Numerus enim hominis est: et numerus ejus sexcenti sexaginta sex.

Trancado