aknatom escreveu:Cartão azul pelo sobe nonsense...
Obrigado.
aknatom escreveu:Cartão azul pelo sobe nonsense...
o pensador escreveu:Um dos principais pressupostos da MQ é que a esssência última da realidade reside no microcosmo,no infinitesimal,propondo assim uma dicotomia entre a Física Clássica(uma aproximaçâo da realidade) e a Física Quântica(A própria realidade última).
Darkangel escreveu:o pensador escreveu:Um dos principais pressupostos da MQ é que a esssência última da realidade reside no microcosmo,no infinitesimal,propondo assim uma dicotomia entre a Física Clássica(uma aproximaçâo da realidade) e a Física Quântica(A própria realidade última).
Tudo é realidade, de cima abaixo. Não há primeiro e último acho eu. Essa forma de pensar depende muito de definições... não gosto muito disso...
o pensador escreveu:PS:Depois eu respondo ao post do Fayman porque agora estou cansado.
Darkangel escreveu:Pois é Fayman. A fisica quântica actua a um nível e explica as coisas usando uma linguagem apropriada a esse nível fundamental. Mas isso não quer dizer que não hajam outros níveis. Esses niveis assentam no mais básico, mas não estão separados dele. Acontece apenas que explicar outros níveis (por exemplo, explicar a Biologia) usando a Física é impensável. Como diz o Daniel Dennett, só um louco tenta explicar os engarrafamentos do Trânsito computando as trajectórias das particulas fundamentais de todos os carros. Mas é óbvio que os carros são feitos de particulas. Não há dicotomia nenhuma. Apenas a necessidade de estudar coisas em niveis diferentes...
Darkangel escreveu:Pois é Fayman. A fisica quântica actua a um nível e explica as coisas usando uma linguagem apropriada a esse nível fundamental. Mas isso não quer dizer que não hajam outros níveis. Esses niveis assentam no mais básico, mas não estão separados dele. Acontece apenas que explicar outros níveis (por exemplo, explicar a Biologia) usando a Física é impensável. Como diz o Daniel Dennett, só um louco tenta explicar os engarrafamentos do Trânsito computando as trajectórias das particulas fundamentais de todos os carros. Mas é óbvio que os carros são feitos de particulas. Não há dicotomia nenhuma. Apenas a necessidade de estudar coisas em niveis diferentes...
o pensador escreveu:"Microcosmo" é o termo definidor dos componentes básicos da estrutura do cosmo enquanto "macrocosmo" é um termo que define o produto final da aglutinaçâo das unidades básicas.
o pensador escreveu:Isso depende da densidade.Mas nâo importa a densidade de informaçâos empíricas de qualquer qudrante espacial,em toda e qualquer soma total de informaçôes por determinado quadrante a quantidade universal de informaçôes seria inferior se a escala de grandeza do quadrante fosse inferior.
Equívoco 1: Tal “dicotomia” existe, por exemplo, na Interpretação de Copenhagem da MQ, a qual, se você tivesse lido sequer uma das vezes que eu sugeri que lesse o tópico A REALIDADE QUÂNTICA, saberia que, nas palavras de Gell-Mann, ele a classifica de prática, porém, tosca. Se você tivesse sequer lido o tópico em questão, ao menos uma vez, você saberia que essa dicotomia em Macro e Micro inexiste, tal como ali é apresentado. Fora o fato de que NÃO existe duas Físicas; existe apenas a Quântica, sendo a Física Clássica um caso especial, ou uma aproximação, se você preferir, da Mecânica Quântica.
Equívoco 2: Há mais informação em um bilhão de toneladas de açúcar do que em uma molécula de açúcar, mas a que tipo de informação você se refere? Não é ao peso, por exemplo, uma vez que essa informação existe tanto na montanha de açúcar como na molécula, a menos, é óbvio, que você se refira ao tamanho do número que representa esse peso; não deve ser à temperatura, pois também podemos calcular tal número para as duas quantidades, o mesmo se dando com a densidade, peso próprio, e tantas outras grandezas, portanto, a qual INFORMAÇÃO você se refere?
Equívoco 3: As propriedades básicas de um bilhão de toneladas de açúcar, enquanto açúcar, são dadas pelas propriedades básicas de suas moléculas, que são exatamente as mesmas, molécula por molécula; em outras palavras, as informações pertinentes ao que é açúcar estão definidas em UMA MOLÉCULA de açúcar. A partir deste ponto, independe de você trabalhar com duas ou dois quintilhões de molécula.
Sugestão 1: Se você pretende levar este tópico à frente, tratando de Informação, sugiro que você introduza o conceito de QUBIT e toda a conceituação e pesquisa atual sobre o tema, para não perdermos tempo com redundâncias.
[color=#40ff00]Equivoco 4: Estranho comentário, uma vez que o número de QUBIT’s é proporcional à ÁREA e não ao VOLUME. Pressuponho que alguém que se propõe a tratar um tópico sobre o tema conheça este fato básico. A chamada área de Plank possui 4 QUBIT’s, sendo este o QUANTUM. Como você pode ver, mesmo em questão de Informação, o QAUNTUM é o ponto mais fundamental.
O que conta não é a quantidade de Informação, mas sim, se tal Informação é fundamental ou não. Obviamente, tudo depende do tipo de informação que se necessita.
As propriedades de qualquer elemento são resultantes das propriedades de seus constituintes. Isso é fato, queira você ou não, goste ou não. As propriedades químicas são resultantes da inteiração entre Elétrons, Prótons e Nêutrons, ponto! E TODA a Química poderia ser deduzia a partir dos preceitos fundamentais da Mecânica Quântica.
Novamente, se você tivesse lido uma única vez, sequer, o tópico A REALIDADE QUÂNTICA, se lembraria que Gell-Mann trata exatamente sobre esta questão, onde em campos menos fundamentais há, em contrapartida, muito, mas muito mais COMPLEXIDADE, que também pode ser traduzida em Informação.
Como deixei claro, não é uma questão de QUANTIDADE, mas sim de RELEVÂNCIA ao que se necessita. A Física Atômica estuda as "informações" mais fundamentais da Realidade!
:
Não em termos esotéricos, como introduzi na argumentação. Mas este não é o fórum propício a tal discussão.
Novamente, conforme já foi dito aqui, vc começa uma diéia que não tem consistência e tenta moldá-lo quando argumentos são mostrados que contradizem SUA idéia. Não cansa disso?
Vc escreveu sobre dimensões (usou o “volume” para enfatizar). Agora tenta introduzir “densidade”.
Assim concluo que vc parece querer sustentar que a quantidade de informações (não volume, área, dimensões e coisas do tipo, estas são meras conseqüências, não causas) deve ser abrangida pelo todo e não pelas partes.
Se for isso, discordo. Não existe parte sem todo e todo sem partes. Um estudo que exclua qualquer destes dois aspectos é deficiente. Leo
o pensador escreveu:
Nâo estou debatendo esoterismo.
o pensador escreveu:
Nâo existe todo sem partes e nem partes sem o todo,mas o todo é mais completo que uma destas partes considerada individualmente.
Karasu escreveu:Bom, eu não manjo nada do que vocês estão debatendo. Mas, em muitos debates com o Carlus, vejo que vocês sempre pedem equações para ele demonstrar a teoria dele. Eu acredito que o Carlus sabe somente o que dá pra decorar, por exempo; definições de leis, teoremas, termos, etc algo que dá pra decorar através de muita leitura, o que é diferente de saber fórmulas e aplicá-las, ainda mais Física de nível acadêmico. Eu também acho que ele não resolveria uma questão de Física de um vestibular de nível razoável.
Me respondam, o que ele escreve necessita-se aprender fórmulas? Com muita leitura dá pra aprender o mesmo que ele? Digo saomente leitura, sem a necessidade de aprender equações.
PS.: Carlus, te considero um amigo, espero que o meu post acima não tenha sido ofensivo.
o pensador escreveu:
Eu venho com este texto propor uma maneira alternativa de interpretar a mecânica quântica e suas implicaçôes.A minha reformulaçâo seria basicamente a seguinte:A unidade mais simples e mais fundamental do universo nâo é a mais precisa cientificamente porque o espaço amostral é cubicamente menor (menor dimensâo do volume espacial)e portanto a quantidade máxima de informações empíricas em qualquer escala quântica também será inferior.
Karasu escreveu:Bom, eu não manjo nada do que vocês estão debatendo. Mas, em muitos debates com o Carlus, vejo que vocês sempre pedem equações para ele demonstrar a teoria dele. Eu acredito que o Carlus sabe somente o que dá pra decorar, por exempo; definições de leis, teoremas, termos, etc algo que dá pra decorar através de muita leitura, o que é diferente de saber fórmulas e aplicá-las, ainda mais Física de nível acadêmico. Eu também acho que ele não resolveria uma questão de Física de um vestibular de nível razoável.
Me respondam, o que ele escreve necessita-se aprender fórmulas? Com muita leitura dá pra aprender o mesmo que ele? Digo saomente leitura, sem a necessidade de aprender equações.
PS.: Carlus, te considero um amigo, espero que o meu post acima não tenha sido ofensivo.
Dante, the Wicked escreveu:o pensador escreveu:
Eu venho com este texto propor uma maneira alternativa de interpretar a mecânica quântica e suas implicaçôes.A minha reformulaçâo seria basicamente a seguinte:A unidade mais simples e mais fundamental do universo nâo é a mais precisa cientificamente porque o espaço amostral é cubicamente menor (menor dimensâo do volume espacial)e portanto a quantidade máxima de informações empíricas em qualquer escala quântica também será inferior.
Que alegação idiota, pensador!
Você pode ter tantas informações empíricas olhando num telescópio quanto olhando num microscópio. Uma gota de água pode conter mais informações empíricas que uma sala sem ar de 10m3.
Mr. Crowley escreveu:meu!
vocês ainda discutrem com o pensador?
manda ele ir tomar no cu e tá certo!