Abmael escreveu:Apo escreveu:Abmael escreveu:Apo escreveu:Claro que se dá conta. Ninguém é estúpido a este ponto.
- Não é questão de ser estúpido, é cultura.
Mas as pessoas se dão conta, o que não quer dizer que alguém vai mudar porque o grande irmão patrulheiro ideológico vai querer dar uma de fingido.
- Aiiii...queria tanto ter aquela carapinha! É o meu sonho de consumo...
- Não, as pessoas não se dão conta, Seu problema é que você acha que existe um padrão estético universal independente da cultura, você está errada, os valores estéticos são culturais, você queira ou não, já paguei várias cadeiras na faculdade de artes plásticas e já estudei isto, dá uma lida no link abaixo, quem sabe isto te faça entender, caso mesmo assim não entenda, deixa prá lá, pense do jeito que te deixa mais feliz.
http://www.espacoacademico.com.br/025/25bueno.htm
Ab...prestenção. Este assunto da estética relativa culturalmente imposta blablabla e das mulheres de pescoço de girafa é velho e debatido à exaustão no meio acadêmico.
Ninguém disse que um grupo não se ache bonito dentro das suas criações culturais. Mesmo porque a moda mostra que o ridículo de ontem pode voltar a ser o must de hoje. Já se usou cabelo encrespado e diziam que era melhor de deixar arrumado ( o que é ridículo e se refere a deixar o cabelo armado e sem sair do lugar). Isto é cultural.
Outra coisa, é você admitir que, dentro da cultura/moda/estética crespa e ondulada, se prefira os de toque seco e opaco. Se for assim ( porque a indústria ou alguma turminha de cabeleiros inventa para faturar durante uma ou duas temporadas, alimentados pela indústria capilar), não vai durar muito. A tendência é querermos voltar a um certo padrão universalmente mais cômodo : cabelos macios, soltos ( que podem ser penteados e arrumados, sim, ao contrário dos crespos, que só tem um jeito).
E uma perguntinha: alguém aí acha estas mulheres girafa bonitas, atraentes de verdade? Veja, o pescoço delas é praticamente fraturado. Se elas tiram estas argolas, a coluna despenca e a cabeça cái. Só isto já mostra que desconforto é algo a ser tolerado, com sacrifício, como é a depilação a cera e a aplicação de Botox. O mais aceitável é que não tivéssemos pelos espetados e espetantes , que nossa pele fosse sempre macia e sem rugas. E que nosso cabelo fosse macio e brilhante. Este é padrão estético mais universalmente atraente em nossa espécie. Crianças preferem cabelos lisos a cabelos ásperos, assim como qualquer superfície.
Se sua mãe tiver cabelo seco e crespo, esta é a sua referência particular e cultural mais tenra. Mas no momento que ela conhecer uma "tia" com cabelo macio e sedoso, vai até estranhar, mas vai achar muito melhor tocar nele. Isto não tem a ver com o amor à mãe, à respeito e consideração. Mas a uma questão sensorial. Cabelo ruim é crespo e seco. Cabelo bom é mais macio e mais liso. Porque cabelo liso tende a ser mais macio.
Apo escreveu:Apo escreveu:O que eu digo é que este é o padrão porque ninguém gosta de cabelo que não é macio ao toque, porque o ser humano gosta de passar a mão em tecidos macios, texturas suaves e não o contrário. Pele seca e áspera não é agradável também, seja lá de cor for. É fato. Por que negar? Vivemos numa atmosfera que provoca nossos sentidos. E apreciamos o efeitos como o movimento, o som, o cheiro, o toque, o brilho. Vai negar?
- Ora Apo tente abstrair um pouco, imagine que, de repente, fossémos visitados por extraterrestres verdes parecidos com polvos com pele de sapo e peludos como aranhas, naturalmente você os acharia horrorosos mas tente por um momento se colocar no lugar deles e imaginar o que acharia de você mesma, é disso que estou falando.
Devo cobrar que me achem sexy e desejável? Isto é muita infantilidade.
Cuidado, você fez uma analogia entre um negro e um ser medonho extraterrestre.
- Não estou tentando te convencer, estou tentando te MOSTRAR, a reação acima demonstra bem que você não vê por teimosia, assim sendo, apresento minha desistência, pense o que quiser.
Não disse que estás tentando me convencer, Ab. Temos formas diferentes de pensar, mas o politicamente correto segue estas "teorias", como forma de tentar manter a tensão da sociedade hipocritamente sob controle. O que é um equívoco. Só piora.
Apo escreveu:Apo escreveu:Já disse: se alguém achar mais atraente cabelo seco e rígido, que curta. Vão processar quem não gosta, só porque os negros, ou os judeus ou os alemães podem se ofender? Absurdo.
- TV's são concessões públicas, TV's educativas tem fins que estão na própria definição da mesma, se alguém que difundir suas preferências raciais que o faça com seus meios e não com meus impostos.
Por quê? Patrulha racial ao contrário? Se o cara aparecer com famigerada camiseta 100% negro aí é conscientização?
Ok, já que pagamos impostos, vamos fazer um plebiscito para todo brasileiro votar em pautas aceitáveis para as editorias das TVs.
O cara não tá difundindo nada. Só fez uma brincadeira.
Quem difunda asneira na TV é o Presidente da República e a Ministra do relaxe e goze, entre outros.
- Prá que envolver um milhão de outros assuntos? - Não vou me desviar do tema do tôpico.
Então responda minha pergunta sobre o tema. Patrulha ou não?
Apo escreveu:- Na minha opinião, uma sociedade multiracial e multicultural como a nossa deve investir na divulgação de padrões estéticos variados e não na valoração do branco em detrimento dos demais, pelo menos deveria ser assim numa TV Educativa.
Deve nada. Liberdade. TV educativa não educa porcaria alguma. E educação obrigando as pessoas a contrariarem seus gostos pessoais é o cúmulo.
- De onde você tirou essa estória de contrariar gostos pessoais?
- Onde eu defendi que alguma liberdade fosse tirada? - Eu escrevi "na minha opinião" e "deveria".
- Sua opinião sobre a TV Educativa é irrelevante para a discussão.
O politicamente correto tenta moldar opinião através da correção pública do que está posto e causando desconforto.
Quem deu a opinião sobre o que deve ou não passar na TV educativa foi você primeiro. Esqueceu? -" Eu escrevi "na minha opinião" e "deveria"."
Apo escreveu:- Onde eu escrevi que gostos pessoais devem ser contrariados? - Gostos pessoais são pessoais e não conteúdo de uma TV educativa.
Ué, o que é o conteúdo de uma tv educativa? Não pode ter conversa informal? Só Blablabla de propaganda do Governo? Eu, ein...parece TV do tempo da ditadura de direita, bem parecido. Manda fechar, manda calar a boca!
- Conversa particular tipo essa? comparando os cabelos de um negro aos cabelos do cú?!?!? - Tenha paciência.
Mas Ab, o cara tava brincando! Se ele é bagaceiro e vulgar é outra coisa! Estamos falando de educação ou de fechar uma concessão por motivos politicamente corretos? É patrulha ideológica, sim! Se a TV quiser demitir o cara porque é um baçago, que ela demita!
Apo escreveu:
Já disse, se é pela brincadeira com o cabelo do outro, o outro que se entenda com o apresentador e não o Procurador que se arvore xiliques.
Se é por ser uma tv educativa, baixem a lei da mordaça:não pode ter conversa informal, só quadro, giz e palmatória ao vivo.
- Defende que o cara fale qualquer merda que quizer, depois reclama que a TV Educativa é ruim, interessante.
Ab, a TV educativa tem coisas razoavelmente boas e coisas muito, muito ruins. Dentro do ruim, pode estar este programa imbecil e inútil. Dentro dele, um apresentador mal-educado ( porque disse Cú).
Mas o que isto tem a ver com a suposta ofensa racista? Nada.
Beijos,
Outros.