Era das lojas de discos chega à trilha final

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Johnny
Gênero: Masculino

Re: Era das lojas de discos chega à trilha final

Mensagem por Johnny »

Fernando escreveu:
rapha... escreveu:Vinil já tá meio batidão.

Acho que é hora da fitinha cassete voltar triunfante.

Eu acho k7 MUITO ruim. Sem condições. Mas vinil é sem sombra de dúvidas melhor que CD, pois o CD tem uma resposta menor de freqüências e vinil não tem limiação. MP3 é pior ainda. Quando eles tiram as frequências que o ouvido humano "não escuta" o som perde muita qualidade.

Agora, não é ser retrô. Mas nada como ouvir um vinil em uma pickup amplificada por válvulas. É simplesmente alucinante. Em termos de construção e robustez os amplificadores atuais dão um pau nos antigos. Mas NADA se compara ao timbre de uma válvula pelando!

Oh yeah.. :emoticon45:
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

Luiz Carlos Querido escreveu:CI é circuito integrado. Depois das válvulas surgiram os transistores e depois destes os circuitos integrados, pastilhas que possuem muitos transistores e com funções variadas. Mas os amplificadores com CI não tinham a resposta de frequencia e a potencia que tinham os transistores e estes não tinham a potencia e pureza das valvulas devido ao ruido termico.

As válvulas também distorcem, só que é uma distorção com harmônicas pares, que não incomoda.
A forma de onda fica arredondada quando há corte e saturação, e não achatada como no caso dos transistores.
Ou seja, não é um som fiel ao original, mas agrada.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Fernando escreveu:Eu acho k7 MUITO ruim. Sem condições. Mas vinil é sem sombra de dúvidas melhor que CD, pois o CD tem uma resposta menor de freqüências e vinil não tem limiação. MP3 é pior ainda. Quando eles tiram as frequências que o ouvido humano "não escuta" o som perde muita qualidade.

O vinil se desgasta e deforma com o uso e os sulcos entopem com poeira, ao contrário do CD.
Além disto, o som do vinil é comprimido, caso contrário os sulcos ficariam muito largos e se reduziria a capacidade do disco. Isto não acontece no CD, onde você pode ter todos os pianíssimos e fortíssimos de uma orquestra.

O problema do CD é que o som é amostrado e depois reconstituído, enquanto que no vinil a gravação é contínua, mas, em compensação, a faixa dinâmica é bem maior e não vai ficando com chiados e ruídos à medida em que envelhece.

Judas

Mensagem por Judas »

Fernando Silva escreveu:
Luiz Carlos Querido escreveu:CI é circuito integrado. Depois das válvulas surgiram os transistores e depois destes os circuitos integrados, pastilhas que possuem muitos transistores e com funções variadas. Mas os amplificadores com CI não tinham a resposta de frequencia e a potencia que tinham os transistores e estes não tinham a potencia e pureza das valvulas devido ao ruido termico.

As válvulas também distorcem, só que é uma distorção com harmônicas pares, que não incomoda.
A forma de onda fica arredondada quando há corte e saturação, e não achatada como no caso dos transistores.
Ou seja, não é um som fiel ao original, mas agrada.

Por causa disso uso um amplificador valvulado no meu set up :emoticon12: O som (mesmo o distorcido) é muito melhor do que os transistores.
Imagem
Quando vejo um religioso protestando, irritado, exigindo respeito às suas crenças idiotas, penso logo...BOM SINAL! Sinal de que alguém esta fazendo alguma coisa certa.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

King In Crimson escreveu:
O ENCOSTO escreveu:Oque dispenso é o mp3. Realmente não há qualidade nesse formato. Não pego nem de graça e muito menos pagando.

Vamo fazer um teste cego de CD x MP3 de 192kbs(que nem é das mais altas) no mesmo aparelho.
Quero ver se dá pra notar.

Cresci ouvindo rádio AM, vitrolinhas vagabundas e fitas cassetes mal gravadas.
Ou a música era boa ou não era. A qualidade do som não era o importante.
O MP3 é bom o bastante e muitas vezes é o único jeito de se conseguirem músicas raras. Muita coisa do meu passado distante eu baixei do Youtube e depois extraí o MP3.

Falando em qualidade do som, lembrei-me da história do sujeito que tinha um sistema de som sofisticado, moderníssimo, daqueles que anunciavam "é como se a orquestra estivesse tocando na sua sala".

Um dia, ele foi a um concerto ao vivo e não gostou. Não era como nos discos. Sentiu falta dos controles de grave, agudo e médio ...

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Luiz Carlos Querido escreveu:Por favor, se é para falar em fita, pelo menos que seja um gravador de rolo. Aquilo era bom.

Mais ou menos. A fita era frágil demais e às vezes ficava raspando nas bordas do carretel e enchia o saco.

Eu ainda tenho um Akai 4000dB (com dolby).

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Apo escreveu:O que ser uma Garrard? E um pré RIAA?

Garrard: marca famosa de toca-disco.
RIAA: curva de equalização que era aplicada durante a gravação no vinil para evitar distorções nos graves. Na reprodução, era necessário um pré-amplificador com a mesma equalização, só que ao contrário, para compensar e restaurar o som original.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Luiz Carlos Querido escreveu:
Apo escreveu:Minha casa tem 4 andares. ...

Parei aqui...

Tenho uma colega de trabalho que mora numa casa assim, com piscina e tudo, mas não tem dinheiro nem para consertar os dentes. O problema dela é morar num bairro pobre. Se fosse num bairro melhor, ela vendia, comprava um apartamento bom e ainda sobrava muito dinheiro.

E ela não é o único caso que eu conheço. De puxadinho em puxadinho, chega-se a uma mansão.

Apo
Gênero: Feminino

Mensagem por Apo »

Fernando Silva escreveu:
King In Crimson escreveu:
O ENCOSTO escreveu:Oque dispenso é o mp3. Realmente não há qualidade nesse formato. Não pego nem de graça e muito menos pagando.

Vamo fazer um teste cego de CD x MP3 de 192kbs(que nem é das mais altas) no mesmo aparelho.
Quero ver se dá pra notar.

Cresci ouvindo rádio AM, vitrolinhas vagabundas e fitas cassetes mal gravadas.
Ou a música era boa ou não era. A qualidade do som não era o importante.

pô, Fernando, não é beeeeem assim, né? Era muito diferente ouvir The Fevers :emoticon22: no meu toca-discos Philips vagabundo e na eletrola de móvel da minha prima. Assim como era diferente ouvir Barry Manillow :emoticon12: no meu tocafitas National e no gravador de rolo da mesma prima.

Falando em qualidade do som, lembrei-me da história do sujeito que tinha um sistema de som sofisticado, moderníssimo, daqueles que anunciavam "é como se a orquestra estivesse tocando na sua sala".

Um dia, ele foi a um concerto ao vivo e não gostou. Não era como nos discos. Sentiu falta dos controles de grave, agudo e médio ...

Mas isto é normal em muitos shows. O que se faz no estúdio nunca é igual ao que se ouve ao vivo. Pode ser bom e pode ser frustrante. Se a banda realmente é boa tecnicamente e musicalmente, nada se compara à uma audição ao vivo e a cores. Mas alguns sentem faltam da seleção de canais e do som "abafado" indoor.
Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

Fernando Silva escreveu:
Luiz Carlos Querido escreveu:
Apo escreveu:Minha casa tem 4 andares. ...

Parei aqui...

Tenho uma colega de trabalho que mora numa casa assim, com piscina e tudo, mas não tem dinheiro nem para consertar os dentes. O problema dela é morar num bairro pobre. Se fosse num bairro melhor, ela vendia, comprava um apartamento bom e ainda sobrava muito dinheiro.

E ela não é o único caso que eu conheço. De puxadinho em puxadinho, chega-se a uma mansão.

Minha casa também tem piscina na cobertura, junto com a sala de churrasco e tal. É cansativo ter 4 andares para limpar e tudo parece estar sempre muito longe. As coisas se perdem com facilidade. O bom é que tenho segurança 24 horas ( pois é condomínio ), ninguém enchendo o saco em cima de mim e ninguém para reclamar embaixo. É tudo meu. O problema é que o condomínio é muito caro, pois são apenas 7 casas.
Apartamento pelo preço de casa ( com a mesma metragem) não existe. Por isto ainda estou aqui. O bairro é classe A, com nichos de pobreza aqui e acolá. Os melhores colégio da cidade, um dos melhores shoppings e lojas de decoração estão aqui. Há outros bairros nobres, mas este é mais aberto, tem mais sol e é mais calmo à noite, pois algumas ruas ( como a minha) são apenas residenciais. Estou a 3 quadras do shopping e de uma avenida charmosa e não ouço coisa alguma. Aliás, a maior parte do tempo é um tédio.
Mais um defeito: o sino da Igrejinha na rua de cima. :emoticon13:
Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

Fernando Silva escreveu:
Apo escreveu:O que ser uma Garrard? E um pré RIAA?

Garrard: marca famosa de toca-disco.

É eu tinha esquecido. Tenho um prato Gradiente. Garrard é da Gradiente.

RIAA: curva de equalização que era aplicada durante a gravação no vinil para evitar distorções nos graves. Na reprodução, era necessário um pré-amplificador com a mesma equalização, só que ao contrário, para compensar e restaurar o som original.

Isto eu não sabia...
Imagem

King In Crimson

Mensagem por King In Crimson »

Não moraria numa casa enorme. Quanto maior a casa, maior o tempo gasto pra cuidar dela.

Apo

Mensagem por Apo »

King In Crimson escreveu:Não moraria numa casa enorme. Quanto maior a casa, maior o tempo gasto pra cuidar dela.

E mais grana também. Mas não suporto apertamentos. Ou o apartamento é espaçoso ou fico aqui.
Imagem

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Apo escreveu:
King In Crimson escreveu:Não moraria numa casa enorme. Quanto maior a casa, maior o tempo gasto pra cuidar dela.

E mais grana também. Mas não suporto apertamentos. Ou o apartamento é espaçoso ou fico aqui.

Meu apartamento tem 60m² e eu me sinto bem nele. Só sinto falta de mais estantes para arrumar tudo de forma acessível, mas um dia ainda terei, já que ainda há paredes livres.
Como moro no último andar, também não tenho vizinhos chatos fazendo barulho. Quem incomoda são os favelados em frente.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Apo escreveu:Johnny e demais aficcionados ( eu sou aficcionada por som, mas design é fundamental...)
Vejam, escolham o seu e parem de falar no final do vinil!

Não se esqueça das agulhas de diamante elípticas, dos captadores de bobina móvel fabricados à mão por uma família japonesa, de braços de tungstênio balanceados, amortecedores de silicone e tudo mais que aparecia nos anúncios da década de 70.

Johnny

Mensagem por Johnny »

Depois de tudo isso, estou me sentindo mais jovem hoje.... :emoticon12:
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

Fernando Silva escreveu:
Apo escreveu:

Meu apartamento tem 60m² e eu me sinto bem nele. Só sinto falta de mais estantes para arrumar tudo de forma acessível, mas um dia ainda terei, já que ainda há paredes livres.
Como moro no último andar, também não tenho vizinhos chatos fazendo barulho. Quem incomoda são os favelados em frente.

Já morei num ap de 45m2. E éramos duas pessoas. Mas agora somos 3. Acho que ia ficar meio apertadinho...

Parede$ vazia$ pedem coi$a$. :emoticon1:
Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

Fernando Silva escreveu:
Apo escreveu:Johnny e demais aficcionados ( eu sou aficcionada por som, mas design é fundamental...)
Vejam, escolham o seu e parem de falar no final do vinil!

Não se esqueça das agulhas de diamante elípticas, dos captadores de bobina móvel fabricados à mão por uma família japonesa, de braços de tungstênio balanceados, amortecedores de silicone e tudo mais que aparecia nos anúncios da década de 70.

Ah que espetáculo. Mas em 70 eu nem lia este tipo de anúncio. Entre os 10 e os 20 anos eu nem pensava neste tipo de investimento. Só rádio FM mesmo ( já que meu toca-discos nem caixa de som tinha). Nem grana prá disco eu tinha... :emoticon26:
Imagem

Trancado