Os Linux e os mini modens:

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Johnny
Gênero: Masculino

Os Linux e os mini modens:

Mensagem por Johnny »

Estava eu a buscar uma solução para fazer o meu MSA501HS (com TIM WEB mas tem da Claro too) com o kurumin ng ou biglinux ou ubuntu ou mandriva ou suse ou kuzãolinux e acabei achando um usuário que me deixou rindo muito. É sério, não parei de rir até agora...

Segue...

Propaganda enganosa sobre o TIM Web

Prezados,

No dia 22 de Setembro passado, liguei para o *144 de um celular TIM emprestado e perguntei ao atendente dos Serviços Especializados se o TIM Web funcionava no Linux. Me foi informado que sim. Também entrei no site da TIM e verifiquei que o serviço suportava o Linux. Fui até a loja da TIM no Shopping Estação em Curitiba e contratei o serviço de 1GB. Me foi fornecido o modem Huawei E220. Depois de uma semana tentando, não consegui configurar o modem no Linux. Apesar de que outras operadoras como Vodafone e outras companhias européias utilizem esse modem e dêem suporte para ele no Linux, a TIM não dá o suporte. Após uma semana, liguei novamente para o serviço *144 - Serviços Especializados - e informei o problema. Me informaram, então que o modem que a TIM suporta no Linux é o Telsec. Retornei à loja e pedi a substituição. A moça da loja (uma revenda TIM no Shopping Estação, em Curitiba), me informou que não tinha e nem teria o modem Telsec para comercialização porque não havia sido liberado pela TIM. Liguei da loja para o *144 - Serviços Especializados - e me informaram que o modem Telsec estava disponível em qualquer loja TIM. Fui orientado pelo atendente a cancelar o TIM Web que tinha contratado na revenda e me dirigir a uma loja própria da TIM e recontratar o serviço (o que eu achei um absurdo). Pedi o cancelamento e fui até a loja própria da TIM no Shopping Curitiba e, chegando lá, a primeira pessoa que me atendeu, falou que o TIM Web não suportava Linux. Liguei da loja para o *144 - Serviços Especializados - e novamente, me informaram exatamente o contrário. A segunda pessoa que me atendeu me disse que existia um modem (sim, a cada vez que eu me retirava pra ligar pro *144 - Serviços Especializados - eles trocavam de atendente e eu tinha que explicar o problema todo de novo. Isso aconteceu umas oito vezes), mas ela não tinha e nem teria porque o contrato entre a TIM e o fornecedor havia sido cancelado (no caso, a Siemens). Liguei novamente para o *144 - Serviços Especializados - E dessa vez a atendente me informou que não tinha modem pra Linux. Outro absurdo porque tanto o site, quanto a intranet da TIM (que consultei junto com uma das atendentes na loja TIM do Shopping Curitiba) informam o contrário. Desliguei, extremamente contrariado e liguei novamente. E a nova atendente me informou que no sistema o modem estava disponível para comercialização. Resumindo: A TIM me incomoda, quase que diariamente, ligando pra me oferecer planos e sair da Vivo (minha operadora atual). Quando resolvo contratar um serviço da TIM, sou praticamente impedido e tratado como um ET só porque optei por usar um sistema operacional gratuito. Andei pelo menos uns cinco quilômetros à pé nessas idas e vindas. Me humilhei, pedi pelo amor de Deus pra alguém resolver meu problema e ninguém me deu a mínima atenção, como se isso não fosse problema deles. Os atendentes do *144 - Serviços Especializados - e o site da TIM informam coisas completamente diferentes do que o pessoal das lojas (revendas ou próprias). Se é assim que a TIM trata seus possíveis clientes, imagino depois que eu me tornasse cliente. Essa empresa não tem maturidade pra se relacionar com os clientes de varejo, nem capacidade técnica pra atender usuários de linux, que é o sistema operacional que tem sido oferecido nos computadores populares. Além disso, me considero discriminado e considero que a TIM incentiva a pirataria de software, quando força o cliente a usar um sistema operacional pago para que seu acesso à internet funcione. Como os senhores devem saber, cerca de 70% dos computadores fornecidos com Linux ao varejo, têm seus sistemas operacionais trocados por Windows pirata, justamente por problemas desse tipo, segundo o site de notícias IDG Now (http://www.idgnow.com.br). Abri duas reclamações, uma no 08007414141 e outra pelo site da TIM, no link "Fale Conosco". Me deram um prazo de resposta de cinco dias úteis. Hoje completou o sexto e ninguém sequer me ligou pra dizer que está verificando o problema.
O que eu quero da empresa é que honre nas lojas o que anuncia no site. A empresa publica uma informação na internet e divulga para a sua rede de varejo outra, completamente diferente. Se a empresa publica que dá suporte pro Linux, então forneça os modems adequados para sua rede de varejo para que eles possam atender à demanda. Se a empresa não quer dar suporte a Linux, então não diga que dá.

Atenciosamente,

Paulo de Souza Lima
Curitiba - PR

Por que estou rindo? Por que sou mais uma anta que fica querendo fazer essa porra funcionar no Linux...
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Johnny

Re: Os Linux e os mini modens:

Mensagem por Johnny »

Uma coisa que este nobre otário não percebeu é que este modem funciona SIM no Linux. Eu mesmo consegui fazer o dito cujo dicar e conectar e nem precisou muita coisa, só uns sudo daqui, kate modem.rules dali e kppp e foi. Pelo método do vwdial não vai, diz que o dispositivo (o mesmo que funciona no kppp) está ocupado. Agora só falta saber por que raios eu não consigo abrir página nenhuma. Isso aconteceu no XP quando eu estava fuçando no software da Onda/Tim e tentei forçar o 3G e depois, só desinstalando e reinstalando o software.

Já viu algum problema desses Fernando? O de conectar e não aceitar navegação? Uma vez eu lembro que deum no Mandrake (que Deus o tenha..) e era discada e não conseguia navegar...
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Johnny

Mensagem por Johnny »

Que saco! Conecta e não navega! Deve ter alguma treta nisso...tem que ter...

Imagem

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

Luiz Carlos Querido escreveu:Uma coisa que este nobre otário não percebeu é que este modem funciona SIM no Linux. Eu mesmo consegui fazer o dito cujo dicar e conectar e nem precisou muita coisa, só uns sudo daqui, kate modem.rules dali e kppp e foi. Pelo método do vwdial não vai, diz que o dispositivo (o mesmo que funciona no kppp) está ocupado. Agora só falta saber por que raios eu não consigo abrir página nenhuma. Isso aconteceu no XP quando eu estava fuçando no software da Onda/Tim e tentei forçar o 3G e depois, só desinstalando e reinstalando o software.

Já viu algum problema desses Fernando? O de conectar e não aceitar navegação? Uma vez eu lembro que deum no Mandrake (que Deus o tenha..) e era discada e não conseguia navegar...

Ainda não testei o minimodem. Estou juntando documentação a respeito mas só vou testar no futuro.

Achei esta sugestão em
http://www.guiadohardware.net/comunidade/v-t/826901/
Pelo que eu entendi, é um problema de DNS: você tem que informar a ele o DNS do provedor (editando o arquivo /etc/resolv.conf), já que ele não acha sozinho.
ola. em primeiro lugar valeu mesmo pelas orientacoes sobre o arquivo que corrige o problema (postado na mensagem anterior). e em segundo lugar, um problema. eu consigo conectar, mas nao navega. resolvo o problema pelo painel do kurumin, onde temos o botao "conecta mas nao navega". o sistema abre o arquivo resolv.conf, eu ponho o endereco sugerido na msg anterior mas nao salva para a proxima conxao. tenho q executar os mesmos passos 1. painel do kurumin 2. conecta mas nao navega 3 resolv.conf. ja tentei como root editar e salvar os enderecos de DNS mas eh sempre a mesma coisa. eh normal???? existe remedio pra isso???

Johnny

Mensagem por Johnny »

Fernando Silva escreveu:Achei esta sugestão em
http://www.guiadohardware.net/comunidade/v-t/826901/

Já vi e achei que o Hwauei fosse similar mas não deu certo... :emoticon8:
Aliás, este se não me engano tinha até suporte para o Linux. Já o que uso (Onda) não.

Fernando Silva escreveu:Pelo que eu entendi, é um problema de DNS: você tem que informar a ele o DNS do provedor (editando o arquivo /etc/resolv.conf), já que ele não acha sozinho.
ola. em primeiro lugar valeu mesmo pelas orientacoes sobre o arquivo que corrige o problema (postado na mensagem anterior). e em segundo lugar, um problema. eu consigo conectar, mas nao navega. resolvo o problema pelo painel do kurumin, onde temos o botao "conecta mas nao navega". o sistema abre o arquivo resolv.conf, eu ponho o endereco sugerido na msg anterior mas nao salva para a proxima conxao. tenho q executar os mesmos passos 1. painel do kurumin 2. conecta mas nao navega 3 resolv.conf. ja tentei como root editar e salvar os enderecos de DNS mas eh sempre a mesma coisa. eh normal???? existe remedio pra isso???

Já fiz isso pois o tutorial que tenho do Livio mostra tudo isso. Já tentei inicializando com o modem plugado, plugando-o depois e não consegui nada de diferente. Verifiquei no XP os DNS que está usando (com ipconfig /all) e coloquei os mesmos lá e nada. Li ontem que num outro tutorial que mostrava um howto e depois o cara dizia que abrindo o Firefox mostrava como não estivesse conectado e que isso era uma falha e que deveria ir no Firefox e mudar o off-line. Ia fazer isso hoje de manhã mas acabei perdendo hora. Vou fazer à noite ou amanhã de manhã. Mas não creio que seja isso mas gostaria que sim pois o bendito está conectando. ME cadastrei lá no fórum do kurumin ng para ver se alguém me ajuda.

Outra coisa Fernando: Porque o ng veio sem o updatedb? Aliás, acho que nem consegui usar o slocate (o locate também não estava instalado...)

Já tentou usar?

Abraços!

Imagem

rapha...
Administrador

Mensagem por rapha... »

Pela primeira vez estou testando uma distro no Mac.

A principio, tentei o Fedora 9, mas ficou com frescura para iniciar.

O Ubunu esta rodando perfeitamente. Como esperado, o driver generico nao funciona legal. Baixei o da ATI. Instalacao rapida e facil, reboot no servidor grafico e problema resolvido.

Performance excelente. Ubuntu cada vez mais simples. Tudo funcionando "on the fly", sem a minima configuracao.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Luiz Carlos Querido escreveu:Outra coisa Fernando: Porque o ng veio sem o updatedb? Aliás, acho que nem consegui usar o slocate (o locate também não estava instalado...)

Já tentou usar?

Abraços!

Já rodei do CD algumas vezes só para testar detalhes, mas ainda não tive tempo de instalar.
Além do mais, é tanta coisa para baixar e atualizar que, com conexão discada em casa, fica difícil.
Na firma, já tenho o Kubuntu rodando sem problemas e acabou o espaço em disco para nova partição.
Vou ver se troco por HD maior para minhas experiências.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

rapha... escreveu:Pela primeira vez estou testando uma distro no Mac.

O Fedora 9 não está sendo muito bem visto. Dizem que ele é quase um Beta 1 lançado às pressas, com novidades desnecessárias, e que a versão 8 é bem melhor.

Johnny

Mensagem por Johnny »

Bem, realmente o problema está no Firefox que insiste em abrir sempre em off-line. Menos mal. Mas agora quero porque quero resolver isso pois o konqueror também não navega e não faço idéia onde mexer nele. Esta postagem já estou fazendo no kuruma (aeeeeeeee....)

Agora vou reiniciar a máquina porque preciso dar continuidade no "abaixamento" do Revit pelo emule (pois já baixou uns 30% no XP)

Que saco este negócio do Firefox (no Linux) viu!

Imagem

Johnny

Mensagem por Johnny »

Pô meu! tem algo errado! Pelo XP está muito mais rapida a conexão! Será que é o DNS?

Imagem

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Luiz Carlos Querido escreveu:Bem, realmente o problema está no Firefox que insiste em abrir sempre em off-line.

O Firefox e o IE fazem isto no Windows também se a conexão não está funcionando na hora em que são abertos.

against

Mensagem por against »

Galera...
Quem aqui usa 3G ? Qual o seu plano e como está sua conexão?

Eu sou usuário da Claro 3G de 1Mbps desde fevereiro... Tive muitos problemas com o serviço no início mas nos últimos 2 meses o plano está funcionando que é uma beleza.

Único problema está no meu upload que é bem lento a maioria das vezes. Download é uma maravilha.

Download que estou fazendo agora:
Imagem
Imagem
Teste feito no http://www.speedtest.net

Reparem como meu upload é PODRE!!!! :emoticon21: :emoticon21: :emoticon21: :emoticon21:
What are you looking for?

rapha...
Administrador

Mensagem por rapha... »

Imagem

against

Mensagem por against »

6Mbps é conexão lenta no Japão.... Lá, conexão FTTH de 100mbps custa 30 dólares por mes... Nos EUA já tem FTTH com velocidade de 50/50mbps por $180 por mes.

A propósito.. isso daí é 3G ??

A Claro só precisa reduzir a latência, melhorar o upload e lançar plano de 7.2Mbps !! :emoticon33:
What are you looking for?

rapha...
Administrador

Mensagem por rapha... »

Já me ofereceram serviços melhores, mas estou satisfeito com este. Custa cerca de R$20,00 por mês.

Johnny

Mensagem por Johnny »

Imagem

Imagem

Johnny

Mensagem por Johnny »

Fernando Silva escreveu:
Luiz Carlos Querido escreveu:Bem, realmente o problema está no Firefox que insiste em abrir sempre em off-line.

O Firefox e o IE fazem isto no Windows também se a conexão não está funcionando na hora em que são abertos.

Mas o priblema Fernando é que a conexão está ativa.

Imagem

Johnny

Mensagem por Johnny »

against escreveu:Galera...
Quem aqui usa 3G ? Qual o seu plano e como está sua conexão?

Eu sou usuário da Claro 3G de 1Mbps desde fevereiro... Tive muitos problemas com o serviço no início mas nos últimos 2 meses o plano está funcionando que é uma beleza.

Único problema está no meu upload que é bem lento a maioria das vezes. Download é uma maravilha.

O meu é 2G pois aqui em Aracaju o 3G não é suportado (até consegui conexão mas cai direto, sem chance de uso...)

Mas pelo menos minha taxa está em torno de 20 a 30 kbps e sei que vou pagar sempre 100 reaus por mes, diferente da Oi Fixo que, de final de semana, o de graça saia por 180 reais por mes para ter 5kbps.

Eu estou satisfeito pois muita gente que tem o Velox 300 fica nesta faixa de velocidade. Eu ainda tenho a vantagem de levar o bixinho para onde eu quiser. Só não sei como eu levo o meu DeskTop :emoticon26:

Imagem

rapha...
Administrador

Mensagem por rapha... »

Fernando Silva escreveu:
rapha... escreveu:Pela primeira vez estou testando uma distro no Mac.

O Fedora 9 não está sendo muito bem visto. Dizem que ele é quase um Beta 1 lançado às pressas, com novidades desnecessárias, e que a versão 8 é bem melhor.

Uma pena, pois realmente ouvi falar muito bem das versões anteriores recentes. Vou testar mais depois.

Trancado