Como surgiram a ética e a moral?

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Johnny
Gênero: Masculino

Como surgiram a ética e a moral?

Mensagem por Johnny »

Em que se baseiam (leis?) Quem as define, a sociedade? Baseada em que, sociologia, religião, costumes, senso comum?
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Apo
Gênero: Feminino

Re: Como surgiram a ética e a moral?

Mensagem por Apo »

Temos 3 caminhos aqui. As respostas acadêmicas ( que vão chover, com certeza), as de fundo confessional e as que vão compondo a realidade ( mistura do que é imposto e do que achamos melhor para nossas vidas, individualmente ou em grupos).

Mas acho que Adão, Eva e algum brasileiro estão envolvidos nisto.
Imagem

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

Luiz Carlos Querido escreveu:Em que se baseiam (leis?) Quem as define, a sociedade? Baseada em que, sociologia, religião, costumes, senso comum?

Minha opinião, seguida de comentários e contribuições diversos:
http://fernandosilva.multiply.com/journal/item/2/2

Johnny

Mensagem por Johnny »

Fernando Silva escreveu:
Luiz Carlos Querido escreveu:Em que se baseiam (leis?) Quem as define, a sociedade? Baseada em que, sociologia, religião, costumes, senso comum?

Minha opinião, seguida de comentários e contribuições diversos:
http://fernandosilva.multiply.com/journal/item/2/2

É, tem muita coisa interessante para se ler na hora do almoço...

Mas estava pensando Fernando em um tete a tete menos filosófico, com menos fontes complexas, algo mais resumido e de cunho pessoal, do tipo o que temos aqui, descontraído. Não vou deixar de ler sua postagem e de Acauan, mas queria algo mais pessoal mesmo, para todos colocarem suas opiniões ou pensamentos.

Eu não sei onde começou, tal vasta é a literatura à respeito e ainda levando em conta o pouquinho que li no multiply. Teria seu início em algum aprimoramento de leis "humanas" (sócio-econômicas) ou baseada em alguma ditadura pré-colonial?
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Luiz Carlos Querido escreveu:Mas estava pensando Fernando em um tete a tete menos filosófico, com menos fontes complexas, algo mais resumido e de cunho pessoal, do tipo o que temos aqui, descontraído. Não vou deixar de ler sua postagem e de Acauan, mas queria algo mais pessoal mesmo, para todos colocarem suas opiniões ou pensamentos.

Eu não sei onde começou, tal vasta é a literatura à respeito e ainda levando em conta o pouquinho que li no multiply. Teria seu início em algum aprimoramento de leis "humanas" (sócio-econômicas) ou baseada em alguma ditadura pré-colonial?

A moral e a ética são necessárias para se poder viver em sociedade.
Começou com os animais, que têm regras e punições. E continuou com os humanos.
Se não quer viver com medo de que lhe roubem, não roube os outros, por exemplo.

Judas

Mensagem por Judas »

A moral veio da biblia! Antes dela, dos dez mandamentos, o povo andava por ai matando, roubando, estuprando...Sem se dar conta de que isso era errado!
Quando vejo um religioso protestando, irritado, exigindo respeito às suas crenças idiotas, penso logo...BOM SINAL! Sinal de que alguém esta fazendo alguma coisa certa.

Johnny

Mensagem por Johnny »

Fernando Silva escreveu:A moral e a ética são necessárias para se poder viver em sociedade.

E este conceito veio de onde? Começou na biblia ou a biblia pegou uns ganchos e fez um compilado?

Por que algumas pessoas são mais éticas e "corretamente morais" que outras?

Imagem

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Luiz Carlos Querido escreveu:
Fernando Silva escreveu:A moral e a ética são necessárias para se poder viver em sociedade.

E este conceito veio de onde? Começou na biblia ou a biblia pegou uns ganchos e fez um compilado?

Por que algumas pessoas são mais éticas e "corretamente morais" que outras?

O código de Hamurabi é o conjunto de leis mais antigo que se conhece e é bem anterior à Bíblia.
Nos 10 mandamentos, o que presta já existia, o que é novo é besteira.

Quando começou? Antes de sermos humanos. Depois de adquirirmos inteligência, apenas passamos a matutar a respeito.

Por que uns são mais éticos que outros? Sei lá...
Somos muito diferentes uns dos outros.

Johnny

Mensagem por Johnny »

Fernando Silva escreveu:O código de Hamurabi é o conjunto de leis mais antigo que se conhece e é bem anterior à Bíblia.
Nos 10 mandamentos, o que presta já existia, o que é novo é besteira.

Isso eu me lembro...

Fernando Silva escreveu:Quando começou? Antes de sermos humanos. Depois de adquirirmos inteligência, apenas passamos a matutar a respeito.

Não entendi ou acho que misturei as coisas.

Fernando Silva escreveu:Por que uns são mais éticos que outros? Sei lá...
Somos muito diferentes uns dos outros.

A questão aqui que estou querendo chegar é que, à primeira vista, parece que uma grande maioria tem uma tendência de ser ético e moral e outra não. Talvez este código de hamurabi tenha sido criado para "domesticar" estas que não se integram no código. Daí eu arriscaria que o ser humano tem uma tendência de ser moral e ético mas por algum motivo, alguns não são, sejam de qual religião for. Mesmo assim, levando em consideração que a maioria de familias não educam seus filhos e portanto, os deixam à mercê da auto-educação moral e percepção ética, para estes casos eu acho que algumas religiões servem como um freio para que estas não saiam muito fora dos trilhos.

Imagem

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Fernando Silva escreveu:Quando começou? Antes de sermos humanos. Depois de adquirirmos inteligência, apenas passamos a matutar a respeito.

Os animais também seguem regras de convivência, também têm uma moral, também têm leis e punições.
Os elefantes, por exemplo, aprendem com os mais velhos a respeitar os outros elefantes e os outros animais. Elefantes que foram criados longe do bando se tornam "playboys" violentos e irresponsáveis, que se divertem usando sua força e seu tamanho para abusar dos outros. Não é instinto, é algo que eles aprendem.
As gralhas fazem seus ninhos no chão, todas juntas. Cada uma tem que catar material para seu próprio ninho, mas sempre há uma "esperta" que rouba do ninho das outras. Se alguém percebe, começa a gritar para denunciar a ladra.
Os primatas têm sociedades bem complexas, com hierarquia, leis e punições.
Lobo não come lobo, ou já estariam extintos.
Etc. etc.

Johnny

Mensagem por Johnny »

Fernando Silva escreveu:Os animais também seguem regras de convivência, também têm uma moral, também têm leis e punições.

Estou começando agora a aprender mais disso vendo canais pagos. Quanto perdi de informação sem estas opções...

Fernando Silva escreveu:Os elefantes, por exemplo, aprendem com os mais velhos a respeitar os outros elefantes e os outros animais. Elefantes que foram criados longe do bando se tornam "playboys" violentos e irresponsáveis, que se divertem usando sua força e seu tamanho para abusar dos outros. Não é instinto, é algo que eles aprendem.

Os que ficam, aprendem. E os que vão? Aprenderam com quem? Ou será que são os "céticos" dos animais. Ou seriam ainda os rebeldes, os que não obedecem à hierarquia...

Fernando Silva escreveu:As gralhas fazem seus ninhos no chão, todas juntas. Cada uma tem que catar material para seu próprio ninho, mas sempre há uma "esperta" que rouba do ninho das outras. Se alguém percebe, começa a gritar para denunciar a ladra.

Até aqui, acho mais simples e defino como instinto social de sobrevivência coletiva... :emoticon19:

Fernando Silva escreveu:Os primatas têm sociedades bem complexas, com hierarquia, leis e punições.
Etc. etc.

É, inclusive com sociedades promiscuas...acho que copiaram "isso" deles...

Imagem

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Fernando Silva escreveu:Os primatas têm sociedades bem complexas, com hierarquia, leis e punições.
Etc. etc.

É, inclusive com sociedades promiscuas...acho que copiaram "isso" deles...

O conceito de promiscuidade só existe quando se parte do princípio de que a opção certa é o casamento monogâmico.

Res Cogitans

Mensagem por Res Cogitans »

PELOS TRILHOS DA ÉTICA
Stephan Schleim e Henrik Walter
Tomografias cerebrais levantam suspeitas de que nossas avaliações se baseiam mais na emoção que em processos racionais

PRIMEIRO SENTIMOS, DEPOIS JULGAMOS
Jorge Moll e Ricardo de Oliveira-Souza
A forma como tratamos questões éticas tem atraído atenção por parte de pesquisadores; o quão racionais podemos ser a ponto de sacrificar uma vida, por exemplo, para salvar várias outras?

NEM ANJOS, NEM DEMÔNIOS
Monika Keller e Rabea Rentschler
No segundo ano de vida, as crianças já conseguem dividir brinquedos e consolar os outros; aparentemente, temos a capacidade intuitiva de agir segundo o princípio de justiça

http://www2.uol.com.br/vivermente/sumario/

Os três artigos são bons e usam um tanto de psicologia evolutiva, além do paralelo com outros primatas. É um bom começo.
*Estou REALMENTE muito ocupado. Você pode ficar sem resposta em algum tópico. Se tiver sorte... talvez eu lhe dê uma resposta sarcástica.

*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.

RCAdeBH

Mensagem por RCAdeBH »

Tudo veio da bíblia.
"MAS A BÍBLIA MANDOU MATAR MULHERES E CRIANCINHAS !!!!!1111"
Mesmo assim, tudo veio da bíblia.
" ...I'm running to stand still... "

Apo

Mensagem por Apo »

RCAdeBH escreveu:

Tudo veio da bíblia.
"MAS A BÍBLIA MANDOU MATAR MULHERES E CRIANCINHAS !!!!!1111"
Mesmo assim, tudo veio da bíblia.

Ah a ironia é a mãe da sabedoria.
Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

E a mentira? Inerente à natureza humana, está impregnada de tanta vergonha e culpa a partir de que ponto da civilização? Assim mesmo é uma potente defesa contra os demais da espécie e contra nós mesmos, pois se baseia no princípio de que a verdade pode ser manipulada, omitida, recontada, mascarada. O blefe é a segunda coisa que se aprende depois de aprender a mentir. Bebês fazem isto.
Imagem

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Apo escreveu:E a mentira? Inerente à natureza humana, está impregnada de tanta vergonha e culpa a partir de que ponto da civilização? Assim mesmo é uma potente defesa contra os demais da espécie e contra nós mesmos, pois se baseia no princípio de que a verdade pode ser manipulada, omitida, recontada, mascarada. O blefe é a segunda coisa que se aprende depois de aprender a mentir. Bebês fazem isto.

A vida em sociedade é um difícil equilíbrio entre o "Não faças aos outros o que não queres te façam" e o "Farinha pouca, meu pirão primeiro".

Quanto à hipocrisia, a vida em sociedade seria impossível sem ela. Não dá certo dizer tudo o que a gente pensa.

Apo

Mensagem por Apo »

Fernando Silva escreveu:
Apo escreveu:E a mentira? Inerente à natureza humana, está impregnada de tanta vergonha e culpa a partir de que ponto da civilização? Assim mesmo é uma potente defesa contra os demais da espécie e contra nós mesmos, pois se baseia no princípio de que a verdade pode ser manipulada, omitida, recontada, mascarada. O blefe é a segunda coisa que se aprende depois de aprender a mentir. Bebês fazem isto.

A vida em sociedade é um difícil equilíbrio entre o "Não faças aos outros o que não queres te façam" e o "Farinha pouca, meu pirão primeiro".

Quanto à hipocrisia, a vida em sociedade seria impossível sem ela. Não dá certo dizer tudo o que a gente pensa.

Mas então...será que esta "consciência" sobre "o outro não sabe o que eu sei ou o que estou pensando, logo..." teve algum momento especial na história da civilização ou já acontecia lá quando ainda éramos "meio-macaquinhos"?

Quero dizer mais ou menos o seguinte: macacos são artistas em blefar quando tem algum interesse como roubar comida, esconder alguma coisa, se adonar até de filhotes de outras espécies. O que difere, é que não sentem culpa alguma disto. Se fogem ou desistem é por medo. Mas o ser humano faz isto e só não sente culpa ou remorso se for um psicopata. Ou seja, o conflito existe nos indivíduos "normais".
Imagem

Lúcifer
Contato:

Mensagem por Lúcifer »

Fernando Silva escreveu:

Os animais também seguem regras de convivência, também têm uma moral, também têm leis e punições.
Os elefantes, por exemplo, aprendem com os mais velhos a respeitar os outros elefantes e os outros animais. Elefantes que foram criados longe do bando se tornam "playboys" violentos e irresponsáveis, que se divertem usando sua força e seu tamanho para abusar dos outros. Não é instinto, é algo que eles aprendem.
As gralhas fazem seus ninhos no chão, todas juntas. Cada uma tem que catar material para seu próprio ninho, mas sempre há uma "esperta" que rouba do ninho das outras. Se alguém percebe, começa a gritar para denunciar a ladra.
Os primatas têm sociedades bem complexas, com hierarquia, leis e punições.
Etc. etc.

Só uma pequena correção,se me permitir.
São as fêmeas dos elefantes que vivem em bandos. Os jovens machos só ficam com elas até os seus hormônios aflorarem. Quando os jovens machos entram na "adolescência" e só pensam "naquilo", eles se tornam mais violentos e, portanto são expulsos da manada e, a partir daí, vagam sozinhos até chegar a época do cio, onde eles procuram as fêmeas para acasalar.
Imagem

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Lúcifer escreveu:Só uma pequena correção,se me permitir.
São as fêmeas dos elefantes que vivem em bandos. Os jovens machos só ficam com elas até os seus hormônios aflorarem. Quando os jovens machos entram na "adolescência" e só pensam "naquilo", eles se tornam mais violentos e, portanto são expulsos da manada e, a partir daí, vagam sozinhos até chegar a época do cio, onde eles procuram as fêmeas para acasalar.

Estou falando dos elefantes que foram criados por humanos desde o início e nunca conviveram com seus semelhantes.

Trancado