Lúcifer escreveu:Judas, até te entendo e o que voce está se sentindo, mas vamos pensar um pouco, está bem?
Eu sei que para você a sua avó desrespeitou a ultima vontade de seu avô, mas será que ela não fez isso por amor a ele e, como religiosa que é, não ficou temendo pelo que a alma de seu avô pudesse sofrer após a morte? Tente entender o lado dela.
Acredito eu que ela não tenha feito isso por mal, mas, sim, por amor. Amor ao seu avô. Olha, tente se colocar um pouco no lugar dela e aacho que você vai conseguir entender um pouco o que ela está sentindo. Não conheço você e sua família pessoalmente, mas acredito que ela o amava e está sentindo muito a falta dele. Se pedir a oração vai amenizar um pouco o sofrimento dela, por que se importar? Afinal os ateus legítimos não se importam com isso, não é mesmo? Afinal eles não estavam roubando o seu avô ou violando o seu corpo, mas sim, tentando dar um alento, se não for na alma dele, nas deles próprias, como um pouco de morfina onde está doendo.
E, para finalizar, eu não sei qual é a idade de sua avó, mas pense no seguinte: ela não vai ficar com vocês para sempre e uma palavra errada pode magoar mais do que mil tiros de metralhadora. Acredito que você não iria querer ficar com remorso por uma coisa dita no calor do momento, por isso, releve a sua avó e aproveite o máximo de tempo com ela. Eu não tive essa oportunidade, portanto não perca a sua por besteira, tá.
Não sei se você vai me dar atenção, mas a única coisa que lhe peço é que pense no que eu disse, tá? Como amigo.
Abraços.
Fala Lúcifer! Não tem nem como não te dar atenção meu chapa! Obrigado por se importar realmente! Mas acho que você confundiu o lance aí cara, vamos lá
1- Minha avó morreu primeiro, eu não falei nada no enterro dela pois ela era devota de Nsr.a e tal.
2- 8 meses depois, MEU AVÔ se foi também e MINHA TIA inventou a missa pro enterro dele, mesmo ele tendo dispensado cerimonias religiosas quando vivo.
3- Ifelizmente vou ter que usar de um recurso que não me agrada, o apelo à autoridade. Tenho certeza de que no meu lugar meu avô faria o mesmo. Ele era ateu, meu pai é ateu (participa aqui do ReV com o próprio nome, Gilson), e eu, sou ateu. A discussão na família é muito mais velha do que eu.
Mas é compreensível o que você disse, nestas horas as pessoas querem mesmo é confortar a própria "alma", acredito na boa intenção de meus parentes, mas não posso concordar com eles. A hora da morte é o momento onde mais se fala de religião, tudo por causa do consolo que esta promete em situações assim. A morte é uma das principais fontes de vida da religião, é atrás da morte que ela se esconde, de onde nenhum ateu ou crente voltou até hoje pra dizer, "Viu, eu estava certo." Não é justo que ateus permitam que isso continue, logo em momentos onde a memória de um deles servirá como voz ativa contra esta forma de dar combustível à religião. Pra mim, os crentes devem aprender a seguinte lição:
EXISTEM ATEUS, E ALGUNS DELES PODEM SER NOSSOS PARENTES, PRECISAMOS APRENDER A RESPEITÁ-LOS COMO ELES NOS RESPEITAM!
Te agradeço de coração! Obrigado!
Quando vejo um religioso protestando, irritado, exigindo respeito às suas crenças idiotas, penso logo...BOM SINAL! Sinal de que alguém esta fazendo alguma coisa certa.