Pergunta aos espíritas nº 10765380475635728...

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Apo
Gênero: Feminino

Pergunta aos espíritas nº 10765380475635728...

Mensagem por Apo »

SE, por ventura, a vida humana vier a findar sobre a face da Terra, o que será da vida espiritual por aqui ( na atmosfera terrestre, sei lá em que condições os espíritos ficam enquanto estão à nossa volta...)?

Se a motivação e o meio usado para que a trajetória da evolução espiritual é o corpo, qual será a função e a razão da existência espiritual? Ficará estagnada no tempo? Terá que se transferir para outro tipo de encarnação não-humana?

Ou Deus não vai permitir que isto aconteça, pois será como anular um processo necessário e que, de certa forma, deve servir de motivação para o próprio Deus ( que vive tão ocupado conosco desde que nos inventou )?

E antes do homem existir e servir de capacho à vida espiritual? Os espíritos estavam em outra dimensão, em outro planeta, habitavam corpos de seres como baratas ou amebas?

Já devem ter discutido isto aqui, mas não me recordo ou não é do meu tempo...

Grata desde já.
Imagem

Fernando Silva
Administrador
Gênero: Masculino
Contato:

Re: Pergunta aos espíritas nº 10765380475635728...

Mensagem por Fernando Silva »

A cientologia explica que a Terra é povoada por bilhões de espíritos de um povo que foi exilado para cá por um ditador e depois exterminado.
Talvez aconteça a mesma coisa conosco se a vida se acabar.

Johnny

Mensagem por Johnny »

Apo escreveu:SE, por ventura, a vida humana vier a findar sobre a face da Terra, o que será da vida espiritual por aqui ( na atmosfera terrestre, sei lá em que condições os espíritos ficam enquanto estão à nossa volta...)?

Vou responder por mim e onde eu estiver errado, peço aos meus cupanheros que me ajude. Pelo pouco conhecimento que ainda tenho. Levando em conta que, segundo a doutrina, a vida física não se limita ao nosso planeta, e ainda, supondo-se que a vida aqui no planeta terra não pudesse mais ser "refeita" (o planeta foi desintegrado...), então, estes espiritos seriam deslocados para outros planetas que pudessem proporcionar tais feitos (encarnar e etc...)
Lembre-se que você apenas citou que a vida aqui cessou mas não disse em que condições. Se apenas foi um Armagedom, nada impediria que estes espiritos ficassem na "erraticidade" aguardando uma nova oportunidade (assim como já ficam hoje.

Apo escreveu:Se a motivação e o meio usado para que a trajetória da evolução espiritual é o corpo, qual será a função e a razão da existência espiritual?

Veja bem APO. Eu costumo dizer o seguinte: Se você viver num monastério, sem contato com dinheiro, mulheres (ou homens...) e fartura não tem como saber se você não será atraído para uma vida desregrada (segundo padrões sociais conhecidos). Admitindo-se que o espirito é imortal (senão não seria espirito... :emoticon38: ) e na vida espiritual não se precisa de nada do que usamos aqui, só mesmo nas condições de vida mortal para se ter contato com tudo isso.

Apo escreveu:Ficará estagnada no tempo?

Pelo que consta, quem não encarna, fica estagnado pois o conhecimento, vicios e virtudes são adquiridos aqui, caso contrário não faria sentido encarnar...

Apo escreveu:Terá que se transferir para outro tipo de encarnação não-humana?

O que seria encarnação não humana?

Apo escreveu:Ou Deus não vai permitir que isto aconteça, pois será como anular um processo necessário e que, de certa forma, deve servir de motivação para o próprio Deus ( que vive tão ocupado conosco desde que nos inventou )?

Segundo o meu pouco conhecimento e levando em conta o que já disse na primeira parte da pergunta, creio que Deus não interfira em nada ou melhor dizendo, tudo já foi iniciado e corre segundo o que foi projetado. Que eu saiba, Deus não fica ocupado conosco (nossos problemas e vida) diretamente e sim seus auxiliares que já foram espiritos como nós.

Apo escreveu:E antes do homem existir e servir de capacho à vida espiritual? Os espíritos estavam em outra dimensão, em outro planeta, habitavam corpos de seres como baratas ou amebas?

Aí está uma pergunta que quero fazer daqui a pouco aos meus comadres. Mas vamos por partes do que eu li:
Os espiritos (nós) não foram criados prontos e sim simples e ignorantes ou seja, foi criado o principio inteligente que evoluiu para espirito e vice versa (por falta de termo para expor o assunto). Ou seja, seguindo os passos da abiogênese, Deus teria criado o efeito que fez a vida se iniciar em determinado planeta, esta agora possui o principio vital. A partir deste momento, Deus adicionaria o principio inteligente que acompanhará este ser vivente até sua evolução progressiva à se tornar um espírito inteligente e consciente de sua existência. Resumindo seria isso.

Apo escreveu:Já devem ter discutido isto aqui, mas não me recordo ou não é do meu tempo...

Minha esposa vive dizendo isso. Mania de achar que a gente vai achar vocês velhas... :emoticon12:

Apo escreveu:Grata desde já.

Vamos ver no que dá...vai com calma tá!

Em tempo: Salvo pelo FireFox. Uma popup de MP abriu e fui ver. Depois que me toquei que não tinha ainda enviado os comentários. Ainda bem que voltei e não é que o texto estava todo lá! Muito DEZ este Firefox!!!
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Fedidovisk

Mensagem por Fedidovisk »

São os tais "Exilados da Capela"... :emoticon12:

Johnny

Mensagem por Johnny »

Fedidovisk escreveu:São os tais "Exilados da Capela"... :emoticon12:

Os exilados de Capela seriam os espiritos que a APO citou, só que neste caso estes exilados seriam nós mesmos indo para outro planeta e povoando-o (com mesclagem ou não) os seres vivos de lá.

Conta-se que, estes espiritos que eram mais intelectualmente (mas não moralmente) evoluídos que os seres daqui (hominídeos) teriam sido destinados aos mesmos para gatilhar a nossa evolução tecnológica como a conhecemos, ou acho que é isso. Mas como o Botânico mesmo disse certa vez, existe uma "verdade" sobre os capelinos que consta no livro Evolução em dois mundos e outra mais "fajuta" no livro título sugerido.

E ainda não me responderam se o livro A Física de Jornada nas Estrelas tem fundamento... :emoticon45:
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

Antes de mais nada...então quer dizer que há registros na doutrina de que CERTAMENTE existe vida em outros planetas? Isto seria fato? E se não for vida humana, os espíritos encarnam em qualquer coisa viva? Ou seja, os atos naturais e inerentes à carne humana com sua inteligência e livre-arbítrio também existem noutros planetas? Se não existem e os espíritos teriam que migrar para algum tipo de bactéria fora da Via Láctea, as bactérias de tal planeta têm livre arbítrio? Sem livre arbítrio, a evolução espiritual não parece fazer o sentido "codificado" pela DE... :emoticon26:
Imagem

Suyndara

Mensagem por Suyndara »

Daí que a gente migra e vai destruir e sodomizar outros planetas :emoticon26: :emoticon26:
"Deus empurra para a morte tudo o que lhe resiste. Em primeiro lugar a razão, depois a inteligência e o espírito crítico" (Onfray)

"Your God is dead and no one cares" (Sartre)

Apo

Mensagem por Apo »

Suyndara escreveu:Daí que a gente migra e vai destruir e sodomizar outros planetas :emoticon26: :emoticon26:

"A gente " significa que cada grupo espiritual é destinado aquele planeta especificamente? Ou seja, já devem existir espíritos em outros mundos, não sei se com o mesmo DNA. :emoticon12:

Se "gente espiritual" daqui da Terra tiver qie migrar para outro mundo, será para conviver com espíritos de outros tipos ( pelo que sei, quando desencarnamos ficamos como estávamos quando morremos ). Como será feita esta transformação espiritual? A DE deve saber todas estas respostas. Mas de repente, não sabe, pois talvez nem aos espíritos é dado saber que o mundo pode se explodir e eles teriam de migrar.

Su, talvez se a gente invadir outro planeta, nós é que teremos que nos submeter a ser sodomizados por lá.... :emoticon28:
Imagem

rapha...
Administrador

Mensagem por rapha... »

Um dos espíritas daqui já disse que há espíritos de Júpiter.

Apo

Mensagem por Apo »

rapha... escreveu:Um dos espíritas daqui já disse que há espíritos de Júpiter.

E ele tirou isto da obra de Kardec?
Imagem

Johnny

Mensagem por Johnny »

Apo escreveu:Antes de mais nada...então quer dizer que há registros na doutrina de que CERTAMENTE existe vida em outros planetas?

Depende do que você chama de "registros". Mas, levando em consideração que pegou a carona no que eu disse, sim, há relatos...

Apo escreveu: Isto seria fato? E se não for vida humana, os espíritos encarnam em qualquer coisa viva?

Aí misturou-se algumas coisas pois, pela regra, nenhum espirito pode regredir, apenas estagnar ou seja, um espirito pode NO MÁXIMO, encarnar em um corpo compatível com sua evolução. Esse negócio de barata, rato é pra budista ou sei lá eu...
Se bem que me comporto como um porco de vez em quando...

Apo escreveu:Ou seja, os atos naturais e inerentes à carne humana com sua inteligência e livre-arbítrio também existem noutros planetas?

Eu acho que, se não existisse, não seria digno de um criador estável e portanto, este ser que os criou não existiria...

Apo escreveu:Se não existem e os espíritos teriam que migrar para algum tipo de bactéria fora da Via Láctea, as bactérias de tal planeta têm livre arbítrio? Sem livre arbítrio, a evolução espiritual não parece fazer o sentido "codificado" pela DE... :emoticon26:

Já comentado. Bactérias possuem principio vital e princípio de inteligência apenas ou seja, são seres vivos não evoluidos. Nós somos seres evoluídos comparando-se à estes, aos macacos, etc...

Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

Luiz Carlos Querido escreveu:
Apo escreveu:Antes de mais nada...então quer dizer que há registros na doutrina de que CERTAMENTE existe vida em outros planetas?

Depende do que você chama de "registros". Mas, levando em consideração que pegou a carona no que eu disse, sim, há relatos...

Não, eu quero saber onde está escrito na doutrina que os espíritos relatam que há vida inteligente e onde.

Apo escreveu: Isto seria fato? E se não for vida humana, os espíritos encarnam em qualquer coisa viva?

Aí misturou-se algumas coisas pois, pela regra, nenhum espirito pode regredir, apenas estagnar ou seja, um espirito pode NO MÁXIMO, encarnar em um corpo compatível com sua evolução. Esse negócio de barata, rato é pra budista ou sei lá eu...

Sim, mas em outro planeta, se não for coisa parecida com ser humano ( mentalmente parecida), os espíritos todos são menos desenvolvidos os espíritos daqui? Que regra é esta? Cada planeta tem uma categoria de espírito? Tá explicitado na De isto? onde? Se cachorro tem espírito, por que rato não tem? :emoticon41: Onde está escrito isto? E mesmo que não esteja, quem disse que não é?

Se bem que me comporto como um porco de vez em quando...

Pode me chamar de louca, mas eu sou mais uma mistura de gato, cachorro, tatu, fuinha e estes bichos enroscados do que ser humano, propriamente dito. Tenho certeza disto. Nasci num corpo errado. É duro isto...

Apo escreveu:Ou seja, os atos naturais e inerentes à carne humana com sua inteligência e livre-arbítrio também existem noutros planetas?

Eu acho que, se não existisse, não seria digno de um criador estável e portanto, este ser que os criou não existiria...

That's the point, meu caro...

Apo escreveu:Se não existem e os espíritos teriam que migrar para algum tipo de bactéria fora da Via Láctea, as bactérias de tal planeta têm livre arbítrio? Sem livre arbítrio, a evolução espiritual não parece fazer o sentido "codificado" pela DE... :emoticon26:

Já comentado. Bactérias possuem principio vital e princípio de inteligência apenas ou seja, são seres vivos não evoluidos. Nós somos seres evoluídos comparando-se à estes, aos macacos, etc...

Qual o ponto de divisão entre espécies para determinar quem se compara a quem?

É...as coisas da DE se misturam mais que gases...
Imagem

Johnny

Mensagem por Johnny »

Apo escreveu:

Não, eu quero saber onde está escrito na doutrina que os espíritos relatam que há vida inteligente e onde.

Que eu saiba, na maioria dos livros básicos...

Apo escreveu:

Sim, mas em outro planeta, se não for coisa parecida com ser humano ( mentalmente parecida), os espíritos todos são menos desenvolvidos os espíritos daqui? Que regra é esta? Cada planeta tem uma categoria de espírito? Tá explicitado na De isto? onde? Se cachorro tem espírito, por que rato não tem? :emoticon41: Onde está escrito isto? E mesmo que não esteja, quem disse que não é?

Não consigo imaginar uma "mente" diferente de outra APO. O que para nós pode ser um absurdo à primeira vista, não o é para a vida. Por que a consciência tem que acompanhar a circunscrição humana? E quem falou que rato, espirito e cachorro é a mesma coisa?

Apo escreveu:
Luiz Carlos Querido escreveu:Se bem que me comporto como um porco de vez em quando...

Pode me chamar de louca, mas eu sou mais uma mistura de gato, cachorro, tatu, fuinha e estes bichos enroscados do que ser humano, propriamente dito. Tenho certeza disto. Nasci num corpo errado. É duro isto...

hã?

Apo escreveu:

Qual ponto? Quem nasceu primeiro, Deus ou o Universo? A consciência ou a matéria? :emoticon5:

Apo escreveu:

A consciência de si mesmo como ser vivo. Isso é a definição básica!

Apo escreveu:É...as coisas da DE se misturam mais que gases...

E as da física? E da psicologia e parapsicologia? Você tira de letra?

Tá, me engana que eu gosto fofucha...

Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

Apo escreveu:

Que eu saiba, na maioria dos livros básicos...

Os espíritos sussuraram isto? Vou ler, deve haver um monte de coisas que os cientistas jamais saberão e o ser humano jamais comprovará. Então a DE pode dizer o que quiser mesmo.

Apo escreveu:

Não consigo imaginar uma "mente" diferente de outra APO. O que para nós pode ser um absurdo à primeira vista, não o é para a vida. Por que a consciência tem que acompanhar a circunscrição humana? E quem falou que rato, espirito e cachorro é a mesma coisa?

Mas deve haver alguma espécie de divisor, já que a mente de uma pessoa é meio diferente da de um rato ou outro ser cerebrado. Anencéfalos não tem alma, espírito...tem?
Apo escreveu:
Luiz Carlos Querido escreveu:Se bem que me comporto como um porco de vez em quando...

hã?

:emoticon22: :emoticon22: :emoticon22:

É, posso aparentar uma ser humana, mas não sou exatamente isto. Tenho certeza que não, tanto quanto você tem certeza do que viu naquele dia. Eu me sinto outras coisas. Talvez meu espírito seja estranho aos moldes da DE. Alguém precisa acreditar em mim.

Apo escreveu:

Qual ponto? Quem nasceu primeiro, Deus ou o Universo? A consciência ou a matéria? :emoticon5:

Não, o ponto de que talvez deste Deus estável e criador não exista, fofuxo...

Apo escreveu:

A consciência de si mesmo como ser vivo. Isso é a definição básica!

Ué, todo ser vivo tem consciência de si mesmo? :emoticon26: Pode ser básico, mas não tem lógica e não se aplica à simples observação da realidade.

Apo escreveu:É...as coisas da DE se misturam mais que gases...

E as da física? E da psicologia e parapsicologia? Você tira de letra?

Tá, me engana que eu gosto fofucha...

Eu já disse e vou dizer de novo: não tiro, ninguém tira, nem a DE tira. Quem achar que tira esta mass toda de letra tá maluco de pedra.

Não se engane, fofuxo...
Imagem

Johnny

Mensagem por Johnny »

POr que fofuxo é com x e fofucha é com ch?

Tá bom...já fui....

abraços a todos...

Imagem

Fenrir

Mensagem por Fenrir »

Apo escreveu:SE, por ventura, a vida humana vier a findar sobre a face da Terra, o que será da vida espiritual por aqui ( na atmosfera terrestre, sei lá em que condições os espíritos ficam enquanto estão à nossa volta...)?

Se a motivação e o meio usado para que a trajetória da evolução espiritual é o corpo, qual será a função e a razão da existência espiritual? Ficará estagnada no tempo? Terá que se transferir para outro tipo de encarnação não-humana?

Ou Deus não vai permitir que isto aconteça, pois será como anular um processo necessário e que, de certa forma, deve servir de motivação para o próprio Deus ( que vive tão ocupado conosco desde que nos inventou )?

E antes do homem existir e servir de capacho à vida espiritual? Os espíritos estavam em outra dimensão, em outro planeta, habitavam corpos de seres como baratas ou amebas?

Grata desde já.

É foda ter que responder estas perguntas obvias de pricipiantes.
É claro que Ashtar Sheran e da Frota Estelar do Comando Ashtar vai vir das Pleiades, da 5 dimensao de vibracoes sutis e etéreis e ira salvar aqueles que as almas tambem estao na 5a dimensao. Eles irao para Arcturo viver uma vida de bem junto com animaes carnivoros que nao matam mais seus irmaos animal, numa vibracao de amor e properidadi que ira envoluir todos para o bem do universo e das outra dimensao vibracionais.
"Man is the measure of all gods"
(Fenrígoras, o sofista pós-socrático)

"The things are what they are and are not what they are not"
(Fenrígoras, o sofista pós-socrático)

"As mentes mentem"
(Fenrir, o mentiroso)

Apo

Mensagem por Apo »

:emoticon22:

A DE me faz rir. Estou sempre perguntando coisas básicas e retardadas. E as respostas são sempre circulares, ou seja, não respondem a nada do que eu pergunto.

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Mas eu me divirto.
Imagem

Deise Garcia

Mensagem por Deise Garcia »

É engraçada as dúvidas que assaltam os foristas céticos. As vezes parece que são céticos por não conhecer nada mais. Mais interessante se tornam quando usam da família católica, espírita ou evangélica para assentar suas bases no ceticismo.

Discutimos trocentas e noventa e nove vezes, mas não vem ao caso para o cético que no mínimo deveria ter algum conhecimento, dentro ou fora deste fórum, para sustentar sua descrença. Não ficarei surpresa, no entanto, se afirmarem por aqui que seus conhecimentos foram adquiridos por osmose.

Grata desde já.

De nada!
Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre, tal é a lei.

Apo

Mensagem por Apo »

APOOOOO! VOCÊ NÃO SABE NADA DE NADAAAA!!!!! :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:
Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

Que descrença... eu só perguntei. Perguntar não ofende. Mas sei lá, nunca há respostas coerentes, íntegras, concisas. E nem tem como.

Interessante. Se eu pergunto alguma coisa sobre algo que não domino sobre uma área qualquer ( onde haja um mínimo de lógica), a pessoa explica e eu digo ok.

É assim que aprendi tudo que sei na vida.

Ou eu seria cética com tudo. E não sou.
Imagem

Deise Garcia

Apo escreveu:Que descrença... eu só perguntei. Perguntar não ofende. Mas sei lá, nunca há respostas coerentes, íntegras, concisas. E nem tem como.

Interessante. Se eu pergunto alguma coisa sobre algo que não domino sobre uma área qualquer ( onde haja um mínimo de lógica), a pessoa explica e eu digo ok.

Respostas íntegras, coerentes e concisas também nunca encontrei no meio cético. Mas hoje consigo penetrar seu mundo ainda que permanecendo no meu.

Apo

Mensagem por Apo »

Deise Garcia escreveu:
Apo escreveu:Que descrença... eu só perguntei. Perguntar não ofende. Mas sei lá, nunca há respostas coerentes, íntegras, concisas. E nem tem como.

Respostas íntegras, coerentes e concisas também nunca encontrei no meio cético. Mas hoje consigo penetrar seu mundo ainda que permanecendo no meu.

No meio cético? Com relação a quê?
Eu estou falando de assuntos em geral, até se um prego pode perfurar pedra. A pessoa me explica de tal forma que eu possa achar lógico ou não. O máximo que pode acontecer é eu experimentar para ver como funciona e voltar a discutir com ela. Não há ceticismo nisto.

Mas com religião é impossível. Crença não se discute.
Imagem

Botanico

Mensagem por Botanico »

Se a vida se findar na face da Terra, então o planeta voltará à condição de mundo transitório, que são mundos áridos, que servem apenas para repouso de espíritos que dele necessitam. Enquanto o planeta existir, ficará nesta condição. Quando enfim for destruído, entra para a ciclagem dos elementos. Os espíritos (não aqueles que estão em processo de atividade), portanto, ficam em fase de repouso na condição de planeta sem vida.

Apo escreveu:Se a motivação e o meio usado para que a trajetória da evolução espiritual é o corpo, qual será a função e a razão da existência espiritual? Ficará estagnada no tempo? Terá que se transferir para outro tipo de encarnação não-humana?

Enquanto o espírito não atinge a condição de espírito puro, necessita reencarnar-se. Se não há mais condições de vida humana na Terra, então partem para outros mundos. Esses espíritos, em outros mundos, encarnariam em 'humanos no sensu lato", ou seja, não seriam humanos como nós no sentido físico, mas manteriam as características humanas quanto ao psicológico.

Apo escreveu:Ou Deus não vai permitir que isto aconteça, pois será como anular um processo necessário e que, de certa forma, deve servir de motivação para o próprio Deus ( que vive tão ocupado conosco desde que nos inventou )?

Deus não muda. Os homens é que mudam e evoluem, retificando suas idéias ou fazendo outras a partir de novas descobertas. Logo, o processo natural de nascimento, vida e morte do Universo não será alterado. Alterados serão sim nossos conceitos de como tal evolução universal ocorre.

Apo escreveu:E antes do homem existir e servir de capacho à vida espiritual? Os espíritos estavam em outra dimensão, em outro planeta, habitavam corpos de seres como baratas ou amebas?

Sim.

Apo escreveu:Já devem ter discutido isto aqui, mas não me recordo ou não é do meu tempo...

Grata desde já.

O agradecimento é sincero?

Deise Garcia

Apo escreveu:
Deise Garcia escreveu:

No meio cético? Com relação a quê?
Eu estou falando de assuntos em geral, até se um prego pode perfurar pedra. A pessoa me explica de tal forma que eu possa achar lógico ou não. O máximo que pode acontecer é eu experimentar para ver como funciona e voltar a discutir com ela. Não há ceticismo nisto.

Ah tá! O prego ... não tinha pensado nisto!

Mas com religião é impossível. Crença não se discute.

Claro! Nem futebol e política!

Apo

Mensagem por Apo »

Botanico escreveu:

Se a vida se findar na face da Terra, então o planeta voltará à condição de mundo transitório, que são mundos áridos, que servem apenas para repouso de espíritos que dele necessitam. Enquanto o planeta existir, ficará nesta condição. Quando enfim for destruído, entra para a ciclagem dos elementos. Os espíritos (não aqueles que estão em processo de atividade), portanto, ficam em fase de repouso na condição de planeta sem vida.

Portanto, a existência espiritual perde o sentido. Para que foi inventada se não para ter função o tempo todo? O que seria " em processo de atividade"? Pensei que a vida espiritual estivesse sempre em processo de atividade.

Falar nisto, o ser humano sempre se coloca como se fosse uma parte importante na criação divina, já que fica o tempo todo se cobrando posturas, dogmatizando tudo, brigando em nome Dele, querendo ser escolhido, salvo. Parece que não é assim...já que de uma hora para outra, a gente pode simplesmente acabar. E Deus vai se preocupar com o quê? Ele dispõe de "brinquedinhos" infinitos no Universo? A gente não tem tanta importância assim. Por que devemos temer tanto e nos preocupar tanto com isto?

Apo escreveu:Se a motivação e o meio usado para que a trajetória da evolução espiritual é o corpo, qual será a função e a razão da existência espiritual? Ficará estagnada no tempo? Terá que se transferir para outro tipo de encarnação não-humana?

Enquanto o espírito não atinge a condição de espírito puro, necessita reencarnar-se. Se não há mais condições de vida humana na Terra, então partem para outros mundos. Esses espíritos, em outros mundos, encarnariam em 'humanos no sensu lato", ou seja, não seriam humanos como nós no sentido físico, mas manteriam as características humanas quanto ao psicológico.

Manteriam? Por que o Futuro do Pretérito? :emoticon26: Ou é ou não é.

Deus não muda. Os homens é que mudam e evoluem, retificando suas idéias ou fazendo outras a partir de novas descobertas. Logo, o processo natural de nascimento, vida e morte do Universo não será alterado. Alterados serão sim nossos conceitos de como tal evolução universal ocorre.

Como você pode ter tanta certeza disto? E se o Universo for dinâmico? E se Deus for mais esperto do que prevê a DE em sua limitada filosofia? E se os espíritos são todos zombeteiros?
Sei lá, não leve como deboche ( eu tenho esta coisa de achar graça no universo ), eu só procuro manter a mente aberta a muitas possibilidades.

Sim.

Pensei que este negócio de espírito, livre-arbítrio tinha surgido com Adão e Eva ou algo com consciência. Não sabia que barata e ameba tinham consciência ou livre -arbítrio... :emoticon41:

Grata desde já.

O agradecimento é sincero?

Óbvio. Eu preciso entender. MAs não basta qualquer explicação. Quando elas fizerem sentido, não preciso mais encher a paciência dos mestres.
Imagem

Trancado