Pergunta aos espíritas nº 10765380475635728...

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Botanico

Re: Pergunta aos espíritas nº 10765380475635728...

Mensagem por Botanico »

Erro, a mensagem foi duplicada - não sei como excluir
Editado pela última vez por Botanico em 10 Ago 2008, 06:00, em um total de 1 vez.

Botanico

Mensagem por Botanico »

Botanico escreveu:
Apo escreveu:SE, por ventura, a vida humana vier a findar sobre a face da Terra, o que será da vida espiritual por aqui ( na atmosfera terrestre, sei lá em que condições os espíritos ficam enquanto estão à nossa volta...)?

Se a vida se findar na face da Terra, então o planeta voltará à condição de mundo transitório, que são mundos áridos, que servem apenas para repouso de espíritos que dele necessitam. Enquanto o planeta existir, ficará nesta condição. Quando enfim for destruído, entra para a ciclagem dos elementos. Os espíritos (não aqueles que estão em processo de atividade), portanto, ficam em fase de repouso na condição de planeta sem vida.

Apo escreveu:Portanto, a existência espiritual perde o sentido. Para que foi inventada se não para ter função o tempo todo?

Por que não teria sentido? Bom, assumindo o ponto de vista cético/ateísta: a vida física no nosso mundo ou mesmo em outros tem algum sentido?

Apo escreveu:O que seria " em processo de atividade"? Pensei que a vida espiritual estivesse sempre em processo de atividade.

Sim, exatamente como nós. Podemos passar meses do ano trabalhando, mas chegam dias que tiramos folgas. Assim são os espíritos também. Só que a folga deles ocorre em mundos áridos. Quando a Terra se tornar um assim novamente (já o foi durante sua formação), então passará a ser um mundo transitório, apenas uma pousada para repouso dos espíritos.

Apo escreveu:Falar nisto, o ser humano sempre se coloca como se fosse uma parte importante na criação divina, já que fica o tempo todo se cobrando posturas, dogmatizando tudo, brigando em nome Dele, querendo ser escolhido, salvo.

Aí você vá discutir com os católicos, evangélicos, muçulmanos, judeus, etc e tal. São suas respectivas religiões que sustentam este ponto de vista.

Apo escreveu:Parece que não é assim...já que de uma hora para outra, a gente pode simplesmente acabar.

Isso mesmo. A DE já nos colocou aqui com uma existência temporária. Só o espírito é permanente. Assim como as pessoas nascem e morrem, a humanidade um dia morrerá, assim como o planeta.

Apo escreveu:E Deus vai se preocupar com o quê?

Pergunte a ele. Da minha parte, se é o criador e gerente do Universo, então deve ser um cara muito ocupado.

Apo escreveu:Ele dispõe de "brinquedinhos" infinitos no Universo? A gente não tem tanta importância assim. Por que devemos temer tanto e nos preocupar tanto com isto?

Ah sim! Deus tem muitos brinquedinhos por aí. É um cara muito ocupado, como eu disse.

A gente se dá muita importância, mas fazer o quê? Somos o único tipo de gente que conhecemos.

Cada qual sabe ou sente com o que se deve preocupar. Assim como um tio meu, que não quis saber de ter casa própria para não deixar nada para os filhos, há pessoas e governantes que não estão nem aí com o planeta. Se a natureza se fodeu toda com as devastações e consumo de recursos e no futuro vai foder a humanidade com desastres e escassez, que se dane: quando isso acontecer não vou estar mais aqui. E tem a corrente contrária, que pensa em seus descendentes e cuida de fazer "algum pé de meia" para que eles se saiam melhor.
Pois bem, os imediatistas seriam vocês céticos/ateus, onde a vida é aqui e agora. Os que querem algo sustentável seriam os religiosos, que se preocupam com o futuro. Não quer dizer que estejam necessariamente certos quanto aos seus argumentos: é só uma questão de postura.

Apo escreveu:Se a motivação e o meio usado para que a trajetória da evolução espiritual é o corpo, qual será a função e a razão da existência espiritual? Ficará estagnada no tempo? Terá que se transferir para outro tipo de encarnação não-humana?

Enquanto o espírito não atinge a condição de espírito puro, necessita reencarnar-se. Se não há mais condições de vida humana na Terra, então partem para outros mundos. Esses espíritos, em outros mundos, encarnariam em 'humanos no sensu lato", ou seja, não seriam humanos como nós no sentido físico, mas manteriam as características humanas quanto ao psicológico.

Apo escreveu:Manteriam? Por que o Futuro do Pretérito? :emoticon26: Ou é ou não é.

Questão de concordância verbal: toda a frase está no futuro do pretérito. Mas se não gostou, posso redigi-la de outra maneira: "... encarnam em "humanos no sensu lato", ou seja, não são humanos como nós no sentido físico, mas mantêm as características humanas quanto ao psicológico." Ficou melhor?

Apo escreveu:Ou Deus não vai permitir que isto aconteça, pois será como anular um processo necessário e que, de certa forma, deve servir de motivação para o próprio Deus ( que vive tão ocupado conosco desde que nos inventou )?

Deus não muda. Os homens é que mudam e evoluem, retificando suas idéias ou fazendo outras a partir de novas descobertas. Logo, o processo natural de nascimento, vida e morte do Universo não será alterado. Alterados serão sim nossos conceitos de como tal evolução universal ocorre.

Apo escreveu:Como você pode ter tanta certeza disto?

Certeza é uma mercadoria muito rara e cara. Até na Ciência, apesar de os céticos/ateus me garantirem que nesta sim sempre há a certeza absoluta.

Apo escreveu:E se o Universo for dinâmico?

Mas na DE ele é. Se nas outras doutrinas religiosas ele não for, vá se queixar com elas. Favor não misturar estação.

Apo escreveu:E se Deus for mais esperto do que prevê a DE em sua limitada filosofia?

Conhece alguma filosofia que não seja limitada? Aliás, céticos entendem de filosofia? Pensei que só entendessem de Ciência... :emoticon12:

Apo escreveu:E se os espíritos são todos zombeteiros?

Já admitiu a existência de espíritos? Estamos progredindo então. Bem, quem não os conhece pensaria assim. Não nos dizem os evangélicos que são todos demos?

Apo escreveu:Sei lá, não leve como deboche ( eu tenho esta coisa de achar graça no universo ), eu só procuro manter a mente aberta a muitas possibilidades.

O problema não é a mente aberta (a menos que o cérebro caia ao chão...) e sim o que fazer para montar algo lógico e racional em cima dessas muitas possibilidades...

Apo escreveu:E antes do homem existir e servir de capacho à vida espiritual? Os espíritos estavam em outra dimensão, em outro planeta, habitavam corpos de seres como baratas ou amebas?

Sim.

Apo escreveu:Pensei que este negócio de espírito, livre-arbítrio tinha surgido com Adão e Eva ou algo com consciência. Não sabia que barata e ameba tinham consciência ou livre -arbítrio... :emoticon41:

Já disse antes: na DE Deus cria os espíritos como PRINCÍPIOS INTELIGENTES, ou seja, entes SEM CONSCIÊNCIA E VAZIOS DE CONHECIMENTO. Eles, pela experimentação com a matéria irão, aos poucos, adquirindo essas duas coisas. Assim então eles encarnam primeiro em corpos animais, cada vez mais complexos e numa escala cada vez menos dependentes de instinto, até que chega um momento em que essas experiências somadas o fazem adquirir consciência de sua existência. Nesse momento é que ele SE TORNA UM ESPÍRITO e aí retoma a existência em mundos inferiores, mas na condição de humano. Numa nova escala evolutiva, ele progride até que o espírito não precise mais encarnar-se. Torna-se então um espírito puro.
Apo escreveu:Já devem ter discutido isto aqui, mas não me recordo ou não é do meu tempo...

Grata desde já.

O agradecimento é sincero?

Apo escreveu:Óbvio. Eu preciso entender. MAs não basta qualquer explicação. Quando elas fizerem sentido, não preciso mais encher a paciência dos mestres.

Bem, tenho uma vizinha já formada em Física. Se eu lhe pedir explicações sobre Física Quântica, ela poderá até me explicar, mas vai encontrar enormes dificuldades, pois sou alérgico a Matemática e nada sei de Física além do que aprendi no colegial. Aliás, até esqueci muita coisa. E com você e muito do pessoal cético por aqui, noto algo semelhante. Querem discutir sem ter lido ou se informado sobre a DE e volta e meia estamos aqui, repetindo os mesmos pontos e as mesmas elucubrações.
Daí fica a dúvida se querem mesmo esclarecer as dúvidas ou só encher o saco.

Johnny
Gênero: Masculino

Mensagem por Johnny »

Botânico, a APO fez uma pergunta lá atrás que me deixou com uma dúvida ou melhor, não teno esclarecimento sobre: Qual seria o limiar entre um ser não consciente de si e outro consciente, já que estagiamos em seres não conscientes primeiro?
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

Botanico escreveu:Certeza é uma mercadoria muito rara e cara. Até na Ciência, apesar de os céticos/ateus me garantirem que nesta sim sempre há a certeza absoluta.

Acho que você anda conversando com os céticos/ateus errados. Ou não entendeu o que eles disseram.
Certeza, só na religião e na matemática.

Deise Garcia
Gênero: Feminino

Mensagem por Deise Garcia »

Apo escreveu:APOOOOO! VOCÊ NÃO SABE NADA DE NADAAAA!!!!! :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

É a concusão óbvia depois de ver formulada a pergunta de nº 107653....
Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre, tal é a lei.

Apo

Mensagem por Apo »

Fernando Silva escreveu:
Botanico escreveu:Certeza é uma mercadoria muito rara e cara. Até na Ciência, apesar de os céticos/ateus me garantirem que nesta sim sempre há a certeza absoluta.

Acho que você anda conversando com os céticos/ateus errados. Ou não entendeu o que eles disseram.

Eu ia responder a esta pérola, mas você já o fez. Grata.
Editado pela última vez por Apo em 10 Ago 2008, 16:03, em um total de 1 vez.
Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

Luiz Carlos Querido escreveu:Botânico, a APO fez uma pergunta lá atrás que me deixou com uma dúvida ou melhor, não teno esclarecimento sobre: Qual seria o limiar entre um ser não consciente de si e outro consciente, já que estagiamos em seres não conscientes primeiro?

Sim, este é um ponto em que não consigo ver o espiritismo ser claro. Tirando as "verdades" expressas na doutrina, este limiar me parece impossóvel de ser definido.
Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

Deise Garcia escreveu:
Apo escreveu:APOOOOO! VOCÊ NÃO SABE NADA DE NADAAAA!!!!! :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Feliz dia dos Pais, deise.
Imagem

Deise Garcia

Mensagem por Deise Garcia »

Apo escreveu:
Deise Garcia escreveu:

Feliz dia dos Pais, deise.

Opa, feliz dia dos pais, apo.

Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre, tal é a lei.

Botanico

Mensagem por Botanico »

Luiz Carlos Querido escreveu:Botânico, a APO fez uma pergunta lá atrás que me deixou com uma dúvida ou melhor, não teno esclarecimento sobre: Qual seria o limiar entre um ser não consciente de si e outro consciente, já que estagiamos em seres não conscientes primeiro?

No processo evolutivo do princípio inteligente, ele começa em animais mais sedentários, que exigem pouca ação do espírito sobre a matéria. É o caso de esponjas, cracas, ostras, etc e tal. À medida em que progride, o princípio inteligente passa a animar animais mais ativos, mas ainda fortemente dominados pelos instintos. A mosca, por exemplo, é um inseto ativo, mas não consegue aprender, pois seus instintos primários a dominam. Carniça, por exemplo, é entendido pelos seus instintos como comida e matriz para a reprodução. A mosca entra numa flor de papo-de-peru, pois ela tem cheiro de carniça. Ela não consegue aprender que aquela flor é um engodo. O cavalo já é um animal com capacidade de aprender muitas coisas, mas também tem domínio dos instintos: você não consegue fazer uma família de cavalos como uma família humana... Assim então os animais que têm contato com o ser humano, que é domesticado por este, começam a se depararem com situações que não estão previstas pelo instinto. Nos mundos superiores, os animais têm ainda mais capacidades, MAS SÃO SEMPRE ANIMAIS. Eles não têm capacidade de raciocínio, embora possam ter ainda mais capacidade de aprendizado. E finalmente então, na fase final desse processo, é que o princípio inteligente consegue separar-se do mundo e ter consciência de si mesmo. Como exatamente isso acontece, em minúcias, eu não sei dizer, mas em termos de lógica é assim. Acaso sabem os evolucionistas me dizer como é que o ser humano se tornou inteligente e consciente?

Botanico

Mensagem por Botanico »

Fernando Silva escreveu:

A mente desse pessoal cético não parece funcionar assim. Já mais de uma vez eu disse aqui que numerosos cientistas fizeram pesquisas com médiuns e obtiveram resultados positivos. Contudo, o restante da comunidade científica entendeu que tais cientistas ficaram malucos, pois mediunidade contraria as leis da natureza. Lógico não podia então ser verdade: seria uma fraude e os cientistas que a endossaram ou eram canalhas, ou eram muito míopes, ou era alucinados, etc e tal. Como vê, meu caro, "Leis Naturais" têm um poder merífico sobre a mente científica tal como "Palavra de Deus" têm sobre a mente evangélica. Se a descrição de um certo fenômeno contradizer o esperado pelas leis naturais, para os cientistas isto é tão blasfemo quanto o é para um evangélico dizer que a Terra tem 4,5 bi de anos...

O pessoal cético têm CERTEZA de que aqueles cientistas pisaram na bola em suas investigações mediúnicas. Eu só fico com a dúvida de como é que os camaradas, que bolaram sistemas de fiscalizações aos quais nem os mágicos conseguiam burlar, teriam sido enganados tão habilmente por gente que ganharia muito mais num teatro lotado do que em sessões particulares com meia-dúzia de gatos pingados.

O lance de certeza cética não é de palavras. Oficialmente dizem o que você disse: certeza só na Matemática e na Religião. A certeza, contudo, surge da postura e atitudes. O parâmetro da verdade para os céticos está na Ciência. Assim então se algo não vai bem entre uma proposta da religião e outra da ciência, a opção cética será pela proposta da Ciência. Certo ou errado?

E assim anda a carruagem.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

Botanico escreveu:A mente desse pessoal cético não parece funcionar assim. Já mais de uma vez eu disse aqui que numerosos cientistas fizeram pesquisas com médiuns e obtiveram resultados positivos. Contudo, o restante da comunidade científica entendeu que tais cientistas ficaram malucos, pois mediunidade contraria as leis da natureza. Lógico não podia então ser verdade: seria uma fraude e os cientistas que a endossaram ou eram canalhas, ou eram muito míopes, ou era alucinados, etc e tal. Como vê, meu caro, "Leis Naturais" têm um poder merífico sobre a mente científica tal como "Palavra de Deus" têm sobre a mente evangélica. Se a descrição de um certo fenômeno contradizer o esperado pelas leis naturais, para os cientistas isto é tão blasfemo quanto o é para um evangélico dizer que a Terra tem 4,5 bi de anos...

Duas opções:
1. Esses "numerosos cientistas" se enganaram ou são uma fraude.
2. Há uma gigantesca conspiração do silêncio para abafar a verdade.

Botanico

Mensagem por Botanico »

Fernando Silva escreveu:Duas opções:
1. Esses "numerosos cientistas" se enganaram ou são uma fraude.

Não me parece uma boa opção. Afinal, em Ciência, se apenas UM cientista descreve um ser vivo, um evento astronômico, ou um experimento e NINGUÉM mais fala a respeito, então como diz uma certa Sra Apodman, isso seria uma evidência anedota. Se essa evidência não contradiz os dogmas da ciência, então pode figurar em algum trabalho científico e fica lá, esquecida. Agora se 20, 40 ou 100 cientistas fazem experimentos com diversas amostras, de forma independente, e chegam a um resultado semelhante, é muito para a minha cabeça achar que TODOS eles fossem tão incompetentes e cometessem os mesmo erros, ou estivessem macomunados com uma fraude gigantesca, a qual não lhes dava qualquer ganho de prestígio. Nenhum cético me explicou até hoje como e porque isso se deu. Só exigem que CREIA que foi assim.

Fernando Silva escreveu:2. Há uma gigantesca conspiração do silêncio para abafar a verdade.

Não acho que seja uma "conspiração", mas simplesmente um jogo de prestígio. Uma vez que desses experimentos nem sempre saem os resultados esperados, então é complicado haver cientistas dedicados apenas a isso e convencer seus colegas. E se não convencem, lá se vai o prestígio. Os cientistas que investigaram os médiuns faziam tais pesquisas nas horas vagas; no resto do tempo, estavam fazendo as pesquisas "aprovadas" pela comunidade científica. O que me deixa com o pé atrás, mas que a comunidade cético-científica considera cientificamente correto, é aqueles caras, que NUNCA fizeram qualquer experimento com os médiuns, dizerem que os que fizeram eram imbecis ou canalhas. Realmente é complicado para mim entender porque quem não fez tem sempre mais razão do que quem fez.

Johnny

Mensagem por Johnny »

Botanico escreveu:

No processo evolutivo do princípio inteligente, ele começa em animais mais sedentários, que exigem pouca ação do espírito sobre a matéria. É o caso de esponjas, cracas, ostras, etc e tal. À medida em que progride, o princípio inteligente passa a animar animais mais ativos, mas ainda fortemente dominados pelos instintos.

Pelo que lembro de ter lido à pouco tempo, é difícil definir o limiar entre o que é instinto e inteligência...

Botanico escreveu:A mosca, por exemplo, é um inseto ativo, mas não consegue aprender, pois seus instintos primários a dominam. Carniça, por exemplo, é entendido pelos seus instintos como comida e matriz para a reprodução. A mosca entra numa flor de papo-de-peru, pois ela tem cheiro de carniça. Ela não consegue aprender que aquela flor é um engodo.

Outra coisa interessante estas peças que plantas pregam e ninguém consegue explicar como uma planta "resolveu" evoluir para tal flor, prevendo que determinada mosca se utilizaria disso (ou baseado na sua "experiência")

Botanico escreveu:O cavalo já é um animal com capacidade de aprender muitas coisas, mas também tem domínio dos instintos: você não consegue fazer uma família de cavalos como uma família humana... Assim então os animais que têm contato com o ser humano, que é domesticado por este, começam a se depararem com situações que não estão previstas pelo instinto.

Éééhhh...ham...Ninguém também explicou ainda como determinados animais pressentem a aproximação de seus donos (chegando à uns 10 km por exemplo após terem saído) e por que e como determinados animais conseguem salvar seus donos de cartas catástrofes...

Botanico escreveu:Nos mundos superiores, os animais têm ainda mais capacidades, MAS SÃO SEMPRE ANIMAIS. Eles não têm capacidade de raciocínio, embora possam ter ainda mais capacidade de aprendizado.

Então Botânico, aqui entra de novo aquela história. O que seria raciocínio? Quando assisti aquele documentário sobre os pássaros mais inteligentes, em que eram colocadas situações específicas com problemas variando, tínhamos um pássaro da inglaterra no qual foi colocado alimento (semente que ele adora e só aparece numa determinada época do ano) dentro um recipiente com palitos em que, para se retirar a semente, o pássaro teria que retirar tais palitos (enfiados em orifícios) numa sequencia determinada e, este bichinho o fêz, após olhar para o aparato e após algum tempo, como se analisando o problema, removeu cada palito na sequencia corrreta. Isso não é inteligência?

Botanico escreveu:E finalmente então, na fase final desse processo, é que o princípio inteligente consegue separar-se do mundo e ter consciência de si mesmo. Como exatamente isso acontece, em minúcias, eu não sei dizer, mas em termos de lógica é assim. Acaso sabem os evolucionistas me dizer como é que o ser humano se tornou inteligente e consciente?

Tamém não achei nada na DE sobre isso. Do resto então, bem...nossos amigos cientistas devem ter uma explicação para isso...
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

RCAdeBH

Mensagem por RCAdeBH »

Cara Apo, estando notória sua incapacidade de lidar com suas mais profundas e sinceras dúvidas a cerca da doutrina espírita e consequentemente arrolando nas suas loucas elocubrações nós, os espíritas, que um dia chamaste de irracionais te digo com toda sinceriadade, não esquenta a cabeça com esse negócio de espíritos, reencarnação, mediunidade e etc. Isso não ecxiste, como diz o Quevedo. É mais fácil pra voce entender assim.
Abraços.
" ...I'm running to stand still... "

Judas

Mensagem por Judas »

RCAdeBH escreveu:Cara Apo, estando notória sua incapacidade de lidar com suas mais profundas e sinceras dúvidas a cerca da doutrina espírita e consequentemente arrolando nas suas loucas elocubrações nós, os espíritas, que um dia chamaste de irracionais te digo com toda sinceriadade, não esquenta a cabeça com esse negócio de espíritos, reencarnação, mediunidade e etc. Isso não ecxiste, como diz o Quevedo. É mais fácil pra voce entender assim.
Abraços.

Caro cruzeirense e conterâneo:
Conheçe algum centro espírita que me reçeba a aqui em BH, para que eu possa por venutura tentar atestar que as coisas que você citou existem ou no mínimo ficar meio "grilado" sobre o assunto?
O centro que meu amigo conheçe fica há mais ou meno 100km daqui! Não queria viajar tanto só para isso.
Quando vejo um religioso protestando, irritado, exigindo respeito às suas crenças idiotas, penso logo...BOM SINAL! Sinal de que alguém esta fazendo alguma coisa certa.

Judas

Mensagem por Judas »

Apo escreveu:
Fernando Silva escreveu:

Eu ia responder a esta pérola, mas você já o fez. Grata.

Deixe eu entender, primeiro isso:

Depois isso:
Botanico escreveu:Acaso sabem os evolucionistas me dizer como é que o ser humano se tornou inteligente e consciente?

Pobre Botânico tsc tsc... ficando Karduco... :emoticon19:
Quando vejo um religioso protestando, irritado, exigindo respeito às suas crenças idiotas, penso logo...BOM SINAL! Sinal de que alguém esta fazendo alguma coisa certa.

Apo

Mensagem por Apo »

RCAdeBH escreveu:Cara Apo, estando notória sua incapacidade de lidar com suas mais profundas e sinceras dúvidas a cerca da doutrina espírita e consequentemente arrolando nas suas loucas elocubrações nós, os espíritas, que um dia chamaste de irracionais te digo com toda sinceriadade, não esquenta a cabeça com esse negócio de espíritos, reencarnação, mediunidade e etc. Isso não ecxiste, como diz o Quevedo. É mais fácil pra voce entender assim.
Abraços.

Tá bom. Eu nunca me preocupei muito com isto, embora veja uns fantasminhas se atravessando na minha frente vez por outra ( eles pouco tem a ver com a doutrina, são apenas os fantasminhas :emoticon19: ).
Mas sei lá, depois que entrei aqui no RV já que estão a discutir estas coisas, por que não, néam? :emoticon4:

Eu chamei os espíritas de irracionais? É? Eu acho que chamei a DE de ilógica... :emoticon26: Mas pode ter sido, em momentos calientes, sou humana e tal.

Beijos.
Imagem

RCAdeBH

Mensagem por RCAdeBH »

Judas escreveu:Caro cruzeirense e conterâneo:
Conheçe algum centro espírita que me reçeba a aqui em BH, para que eu possa por venutura tentar atestar que as coisas que você citou existem ou no mínimo ficar meio "grilado" sobre o assunto?
O centro que meu amigo conheçe fica há mais ou meno 100km daqui! Não queria viajar tanto só para isso.

Fala atleticano sofredor!
O centro que frequento é o Grande Oriente que fica na rua Aquiles Lobo, nº 52, Bairro Floresta. Acredito que voce não possa participar de imediato das reuniões mediúnicas mais pesadas como as de desobsessão , que penso que sejam as que voce procura pelas manifestações mediúnicas mais marcantes. Se queiser aparecer por lá vai ser uma honra e será muito bem recebido apesar de não te garantir uma experiência como voce quer. Mas vou ver outro centro que não segue a linha Kardecista e a coisa é bem mais "aberta" a curiosos pelo menos para voce ficar um pouco "cismado", basta me dizer o que quer, por exemplo, quer que algum caboclo te diga o que voce escreveu num bilhete que está dentro de seu bolso ou que te fale o que voce fez durante o dia... isso é relativamente fácil.

RCAdeBH

Mensagem por RCAdeBH »

Apo escreveu:Tá bom. Eu nunca me preocupei muito com isto, embora veja uns fantasminhas se atravessando na minha frente vez por outra ( eles pouco tem a ver com a doutrina, são apenas os fantasminhas :emoticon19: ).

Várias medicações ou combinações delas fazem voce parar de ver essas coisas chatas. Converse com seu médico.

Apo escreveu:
Mas sei lá, depois que entrei aqui no RV já que estão a discutir estas coisas, por que não, néam? :emoticon4:

Certo, as pessoas aqui gostam de debater, mas lembre-se que debater é uma arte. Uma dica: antes de se arraigar num debate, pelo menos veja o material que o outro lado apresenta, como por exemplo o tópico das cirurgias mediúnicas que voce admitiu que não "quis ver" ou não "aguentou ver" e ainda refutou e escarneceu. Assim fica difícil.

Apo escreveu:Eu chamei os espíritas de irracionais? É? Eu acho que chamei a DE de ilógica... :emoticon26: Mas pode ter sido, em momentos calientes, sou humana e tal.

Chamou. Mas como sempre digo, craque de futebol e mulher bonita a gente sempre perdoa.

Apo

Mensagem por Apo »

RCAdeBH escreveu:
Apo escreveu:Tá bom. Eu nunca me preocupei muito com isto, embora veja uns fantasminhas se atravessando na minha frente vez por outra ( eles pouco tem a ver com a doutrina, são apenas os fantasminhas :emoticon19: ).

Várias medicações ou combinações delas fazem voce parar de ver essas coisas chatas. Converse com seu médico.

Ele disse que estes meus fantasminhas são saudáveis porque não se classificam em tipo algum de demência...por enquanto. se não estão nos livros, é porque não existem como preocupantes ok?
:emoticon12:
Eu perguntei se ele queria ver os bichinhos, mas ele falou que também tem os dele. Deve ser normal, né?
Mas eles não são chatos. São tipo assim como eu e você: suportáveis. :emoticon16:

Apo escreveu:

Certo, as pessoas aqui gostam de debater, mas lembre-se que debater é uma arte. Uma dica: antes de se arraigar num debate, pelo menos veja o material que o outro lado apresenta, como por exemplo o tópico das cirurgias mediúnicas que voce admitiu que não "quis ver" ou não "aguentou ver" e ainda refutou e escarneceu. Assim fica difícil.

Ah não! ahuhauah Não vem com esta conversa de ler, pesquisar, estudar e se aprofundar! Por favor, doutor, esta á batida demais. Acha que se eu ver aquelas drogas todas ( eu já vi tantas na minha vida!) vou mudar meu parecer a respeito? Pelamor.

Apo escreveu:Eu chamei os espíritas de irracionais? É? Eu acho que chamei a DE de ilógica... :emoticon26: Mas pode ter sido, em momentos calientes, sou humana e tal.

Chamou. Mas como sempre digo, craque de futebol e mulher bonita a gente sempre perdoa.

Putz. Ofendeu pesado. :emoticon8:
Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

Falar nisto, minha casa da praia tem umas aparições espíritas ( quando eu estou lá, pelo menos).
Tem fotos no orkut, pra quem quiser ver. Duvido alguém refutar que aquilo é estranho.
Imagem

Johnny

Mensagem por Johnny »

que tal se a gente parasse com avacalhações e passássemos a questionar sobre os assuntos em questão? Todo mundo aqui já está careca de saber no que se baseia isso e aquilo, certo? E muita gente aqui está casada de colocar e /ou receber críticas à respeito disso ou daquilo.
Então, já que é para debatermos como um mínimo de postura, porque não começarmos do básico ou seja, vamos colocar as perguntas e respostas e réplicas e tréplicas conforme forem colocadas as dúvidas?

Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

Desculpas. Sinceras.

Uma pena que a deise me chamou de ignorante por fazer tanta pergunta...tb fica difícil.
Imagem

Johnny

Mensagem por Johnny »

Apo escreveu:Desculpas. Sinceras.

Uma pena que a Deise me chamou de ignorante por fazer tanta pergunta...tb fica difícil.

Olha APO! A Deise provavelmente deve ter suas razões para perder a paciência com muitas "colocações" feitas aqui. EU particularmente entendo você por "saber" como você pensa ou com você é simplesmente pelo fato de eu não ter sido espírita sempre. Não cobre da Deise mais do que ela possa dar à você pois você também não se "esforça" para saber ou entender o que ela sabe ou entende.

Amizade é isso! Caridade é isso!

Beijos às duas..

Imagem

Trancado